O Lixo Tóxico da Terra

 



Kátya Desessards, jornalista e especialista em Comunicação Institucional e ESG

 

No dicionário, Lixo significa: “qualquer tipo de resíduo, seja de origem orgânica ou inorgânica, fruto de descarte, especialmente advindo do desenvolvimento de atividades humanas e produtivas”. 


Fato é que hoje, vemos uma ‘enxurrada’ de artigos, influenciadores digitais, políticos e, até, sendo assunto em debates acalorados nas rodas de Butiquins.

 

Mas qual Lixo – exatamente – devemos nos preocupar!?

 

Por certo, o lixo – do dicionário – necessita de uma nova significância... Existem soluções viáveis há – pelo menos – 20 anos. Mas, o Lixo que mais deveria nos preocupar, não deixa o Certo ser feito de Forma Certa!

 

Se resolver o destino do Lixo... “Como vou Lucrar com a existência do lixo!?”

 

Adivinhou!? Tenho certeza de que você entendeu. Talvez por querer se excluir, ou por vergonha, o cérebro está aí tentando relativizar o peso da resposta Certa.

 

O Lixo da Terra somos nós!

 

Cada qual com sua parcela de mais ou menos más intensões; ou até, com um sentimento de ‘boa intensão’ que, no final, acaba fazendo mais Mal do que Bem. Afinal, fazer o ‘bem’ pelos motivos ou causas erradas...não é – exatamente – um final feliz.

 

Essa é a nossa realidade diária.

 

Ouvia minha avó dizer que tinha mais Medo de pessoas ‘boas’ fazendo o Mal, do que as más que já fazem o mal por esporte. Comungo da mesma opinião. No trabalho, na minha rua, nas escolas que estudei, entre amigos do passado e de agora, o Ser Humano tende a relativizar seu próprio instinto de predador.

 

Já me olhei no espelho e me perguntei: “Quem você é de verdade?”.

 

A diferença entre Nós e os Animais, é que eles caçam para se alimentar e girar a virtuosa roda da Cadeia Alimentar e da Vida na Natureza.

 


E Nós!?
Matamos por Dinheiro, por Ódio, por Sadismo, por Ciúmes... e por Poder político e ideológico. Somos lamentáveis!

 

Ainda assim, tenho no meu coração um sentimento que há no Mundo mais pessoas querendo – ou tentando – fazer o Bem porque é o Certo a se fazer, do que almas sombrias. 

Talvez essa possa ser uma intencionalidade do meu cérebro em não querer perder a Esperança na Humanidade. Pode Ser!

 

Mas sem um propósito, sem alguma fé - nessa materialidade ou na espiritualidade – nenhuma pessoa se mantém lúcida. Por segundos, amar a vida é uma dose de Dopamina extra na alma. Mas...

 

O lado obscuro da Força, tem se mantido mais tempo no Poder. Há 3 mil anos, há 100 anos, ontem e hoje.

 

Observar a nossa História, deixa muito claro que a caminhada do Ser Humano na Terra vem com uma nítida patologia congênita de falta, de perda ou de total inexistência do Sentido Cognitivo de entender e perceber a Verdade e a Realidade – REAL – a sua volta.

 

Temos problemas de diferenciar Opinião pessoal de Fatos Reais.

 

O viés que uma perigosa maioria (de jovens, adolescentes, adultos ou velhos que NUNCA tiveram que lutar por nada na vida e estão entediados de suas vidas sem expressão, ou que se encontram sem qualquer Direito de escolha), o que  ‘conseguem ver’, é aquele lugar onde fazem - a si próprios - se encaixar em Grupos que lhes dão o tal protagonismo (que pensam estar tendo), mas são – DE FATO – e de fácil comprovação, devotos cegos e surdos dos seus próprios algozes.

 

Quando você ouve a frase: “A Terra é uma Só, e só temos esse Planeta”; imagino que você entende que isso é uma VERDADE! Mas, de fato, isso muda a rotina da sua vida AGORA?? Alguns podem pensar, Sim. Mas, sinceramente, isso não tem mudado em nada a minha e a sua vida.

 

Infelizmente, entender que – REALMENTE – nossa existência está em perigo, não tem sido um ‘Bom’ argumento para que a Grande Maioria faça o que é CERTO; ao invés do que lhe é conveniente.

 

Seja por cegueira religiosa, seja por sede louca por Poder, seja por que – talvez – não tenham recebido bons exemplos dos pais; ou até, porque são daqueles que questionam a necessidade de se aprender Química, Física, Filosofia, ou educação sexual na escola.

 

Ou pior, ‘pessoas’ na sua pseudo-superioridade tem certeza de que Mulher, Negro, Judeu, Pai de Santo, Pobre, Africano, LGBTQIA+, ou qualquer um que ouse pensar contrário do seu viés cristalizado: é um Ser inferior.

 

Fato é que, o maior Lixo que a Terra tenta hoje ELIMINAR, somos nós!

 

Perceba, – ainda - temos chance de alterar o curso da escassez que virá. Melodramas a parte, AINDA temos em mãos a oportunidade de – querer - deixar de Ser... o ‘Lixo Tóxico de cada Dia da Terra...

 

Simples assim!