Edição 462 | Ano III



Da redação – Brasília / DF
Novembro superou meta do ano na geração de empregos com 138,2 mil vagas
O Brasil teve a criação líquida (número de contratações menos o total de demissões) de 138.247 vagas de trabalho com carteira assinada no mês de novembro, informou, ontem, dia 16/12, o Ministério do Trabalho e Emprego, com base no Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Em novembro, foram criadas 1,576 milhão de vagas formais, enquanto foram demitidas 1,438 milhão de pessoas. O resultado ficou abaixo do resultado apurado em igual mês de 2009, de criação líquida de 246,695 mil vagas, recorde da série histórica do Ministério do Trabalho para meses de novembro. Ainda assim, o dado deste ano é o segundo melhor da série. Com o resultado de novembro, o país acumula 2,544 milhões de vagas formais criadas no ano, um recorde histórico para os onze primeiros meses do ano. O melhor resultado anterior em período equivalente, de 2,107 milhões de empregos com carteira assinada, havia sido apurado em 2008. O desempenho do mercado formal superou a meta de geração de empregos estipulada pelo governo para este ano, que é de 2,5 milhões de vagas. Contudo, o mês de dezembro sazonalmente tem mais demissões do que contratações, e dependendo do resultado do último mês do ano, a meta pode não ser atingida. Desde o início do governo Lula, em 2003, já foram criados 15,068 milhões de empregos com carteira assinada, de acordo com a base de dados do Ministério do Trabalho. (Fontes: Agências Brasil e Reuters)

São Francisco / EUA
Twitter é avaliado em US$ 3,7 bilhões
O Twitter levantou US$ 200 milhões em capital, em uma transação que avalia a companhia de microblogs em US$ 3,7 bilhões, menos de um ano depois que ela iniciou seus primeiros esforços sérios para ganhar dinheiro. O capital, aportado pela Kleiner Perkins Caufield & Byers, uma empresa de investimentos do Vale do Silício, e por investidores existentes do Twitter sugere as fortes esperanças dos investidores quanto às companhias de redes sociais. "É um múltiplo considerável. Mas a ideia é que a escala [do Twitter] possa ser monetizada", disse Colin Gillis, analista da BGC Partners, que estima que a receita anual atual do Twitter esteja abaixo dos US$ 100 milhões. O dinheiro ajudará o Twitter a se expandir, afirmou a empresa em seu blog oficial, na quarta-feira. A mensagem não deu detalhes sobre a operação e um porta-voz se recusou a discutir aspectos específicos da transação.
O Twitter, que tinha 175 milhões de usuários até setembro, faz parte da nova safra de empresas de redes sociais que atravessa rápida expansão, que inclui também Facebook e Zynga. O Facebook foi avaliado em mais de US$ 45 bilhões de dólares em recentes transações de ações realizadas no mercado secundário, de acordo com o Sharepost, um mercado on-line para a negociação de ações de empresas de capital fechado. Os investidores acompanham atentamente empresas como Facebook e Twitter, na expectativa de eventualmente comprarem ações dessas empresas quando elas abrirem capital.
Gillis disse que a nova avaliação do Twitter pode resultar na postergação de uma oferta pública inicial de ações, já que a empresa precisaria "crescer para se enquadrar à avaliação", e gerar mais receita a fim de se justificar perante os investidores do mercado aberto. Mas Sandeep Aggarwal, analista da Caris & Co., diz acreditar que o Twitter pode abrir seu capital já em 2011, especialmente porque a empresa necessitaria de recursos novos para "aproveitar novas oportunidades". "Essas empresas estão famintas por recursos", disse Aggarwal. (Agência Reuters)

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INDICADORES ECONÔMICOS


Da redação – São Paulo / SP
ANÁLISE - Uma ata truncada
A leitura preliminar da ata do COPOM, apresentada na manhã de hoje, suscitou mais dúvidas do que esclarecimentos em relação a decisão do colegiado pela manutenção da SELIC semana passada. São vários os pontos conflitantes, mas vamos por partes. O primeiro ponto é sobre a utilização do compulsório como instrumento de política monetária. O BC reiterou que este expediente não é um substituto da taxa de juros na condução da política monetária, mas no item 27 pondera que “O Comitê ressalta que há certa equivalência entre ações macroprudenciais e ações convencionais de política monetária e que a importância desse vínculo tende a crescer com o aprofundamento do mercado de crédito, fenômeno este observado no Brasil nos últimos anos.” Em outras palavras: O BC irá utilizar sim o compulsório como instrumentos de política monetária.
Este expediente do compulsório é um instrumento válido de política monetária e sua utilização não é de fato nenhum problema. Só nos incomoda saber que se isto (compulsório) se tornou instrumento, a decisão sobre sua utilização deveria ter sido deliberada na reunião do COPOM, não num comunicado sumário e de surpresa no fim da semana anterior à reunião.
A utilização do compulsório é a tentativa de conduzir uma política monetária contracionista sem o ônus que acarreta aumentar os juros (apreciação do câmbio, diminuição do investimento, etc..). A China se valeu do compulsório recentemente pelas mesmas razões, nos parece que será o tom para 2011. Outra “novidade” que teve desta que na ata foi o comunicado reiterado de que a taxa de juros neutra do país caiu devido a consistência do sistema de metas de inflação nos últimos anos. No item 22 o BC aponta: “Além disso, note-se que, na avaliação de 49% dos analistas que responderam à consulta feita pelo Banco Central, a taxa neutra no Brasil estaria em níveis iguais ou inferiores a 6,50%”. É como se o colegiado dissesse ao mercado: vocês mesmos acreditam que os juros neutros são bem mais baixos do que o atual, então porque vocês acham
que devemos aumentar os juros? Bem, se a intenção deles foi essa, temos aqui que ponderar algumas questões. Em primeiro lugar o cálculo da taxa de juros neutra é uma variável não observável, e, por conseguinte, sua mensuração é um exercício delicado.
A segunda questão – e para mim a mais relevante – é que o Brasil nunca terá taxa de juros nominais em torno de 6,5% se não mudarmos a lei da poupança que é um verdadeiro piso institucional ao arrefecimento dos juros. Lembremos que recentemente a SELIC foi obrigada a parar em 8,75 por conta da remuneração (capital garantida, é bom lembrar) de 0,5% ao mês mais TR da poupança. Como não acredito que nenhum presidente vá alterar essa lei, falar em juros neutros em 6,5% é um tanto quanto fora do lugar, para dizer o mínimo.
A ata identifica que a pressão nos índices de preços deu-se, fundamentalmente, devido à alta do grupo alimentação. De fato foi este grupo que fez o IPCA de novembro fechar em patamar historicamente alto, e que fez o IGP-10 de dezembro divulgado hoje pela FGV bater também recordes.
O IGP-10 de dezembro é o segundo maior da Era Lula, perdendo apenas para 2007 quando a alta do petróleo foi responsável pela subida dos preços em escala global. Hoje não foram as commodities que inflacionaram o índice, mas sim os preços ao consumidor. O IPC-10 é o maior do mandato Meirelles, e fecha em 1,05% a.m.. O grupo alimentos subiu de uma alta de 1,39% em novembro para robustos 2,45% em dezembro e os vilões foram as carnes (alcatra, carne moída e contra-filé) e outros itens, entre estes aluguel residencial e açúcar. O BC identifica parte da alta dos alimentos na ponta da oferta, ou seja, subir os juros não adiantam de nada para combater os preços deste grupo. Talvez estejamos vendo a volta da famigerada inflação do chuchu do Delfin Neto. Só espero que a solução à este problema não seja simplesmente expurgar o grupo alimentação do índice como sugeriu recentemente o ministro da fazenda recentemente ao invocar a criação de um índice de núcleo de inflação (como se não bastassem os 11 índices de inflação divulgados mensalmente no país teríamos agora mais um).
A criação de um índice de inflação de núcleo é uma discussão válida e devemos avançar nesse tema. Mas trazer esse assunto à tona neste momento soa casuístico e só amplia as dúvidas em relação à condução da política monetária. O BC sabe que a demanda está acelerada, e nós sabemos que eles não vão querer estragar a festa do consumo via juros, pois isto criaria constrangimentos ainda maiores à indústria que já está bastante pressionada devido ao câmbio. Quem vai ter que fazer isso não vai ser o BC, mas sim a Fazenda e o Planejamento ao colocar em ação o ajuste fiscal.
Me parece que o BC fez nessa ata foi passar a bola para a Fazenda; é o ministro Mantega quem tem a responsabilidade de trazer a má notícia à sociedade que teremos que crescer menos para controlar os preços. Este papel sempre coube ao BC, de ser o estraga-festa. O BC jogou essa função para o ajuste fiscal. O BC sabe que não podemos perder o controle das expectativas de inflação. Come ele mesmo aponta no item 21: “A evidência internacional, no que é ratificada pela experiência brasileira, indica que taxas de inflação elevadas levam ao aumento dos prêmios de risco, tanto para o financiamento privado quanto para o público, e ao encurtamento dos horizontes de planejamento, tanto das famílias quanto das empresas.” Economizar alguns pontos de alta agora podem significar um custo maior mais a frente. É uma economia que não faz sentido. (Fonte: André Perfeito – Gradual Investimentos)


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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas da Ásia

Hong Kong / China
Asiáticas sobem após dois dias no vermelho
As Bolsas de Valores da Ásia fecharam no azul nesta sexta-feira, após dois dias de declínios, enquanto o dólar se depreciava com a amenização da alta dos bônus norte-americanos.
- A Bolsa de Tóquio encerrou em baixa de 0,1%, aos 10.303 pontos, mas ainda acumula alta de 10% no último trimestre do ano. O índice Nikkei pode ter o maior avanço trimestral desde o segundo trimestre de 2009, impulsionado pela caça de ações baratas por investidores estrangeiros.
- Após dois dias de queda, o índice MSCI que reúne as Bolsas de Valores da região Ásia-Pacífico, exceto Japão, subia 0,39%, com ganhos espalhados igualmente entre os setores.
- Em Seul, a Bolsa subiu 0,85%.
- Hong Kong avançou 0,20%.
- Taiwan fechou em alta de 0,41%.
- Enquanto isso, em Xangai o mercado recuou 0,15%.
- A Bolsa de Cingapura subiu 0,17.
- Sydney registrou oscilação negativa de 0,44%.

HOJE – Abertura das Bolsas da Europa

Londres / Inglaterra
Bolsas europeias avançam após acordo na UE
As bolsas europeias registram leve alta, beneficiadas por notícias de que os líderes da União Europeia (UE) chegaram a um acordo sobre mudanças no tratado do bloco que são necessárias para estabelecer um mecanismo permanente contra crises em 2013. No entanto, as preocupações com a dívida soberana de países mais fracos da zona do euro foram relembradas pelo rebaixamento do rating (classificação de risco) da Irlanda em cinco notas pela Moody's.
Hoje, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou que o mecanismo "precisa ser suficiente" em termos de tamanho. "O mecanismo contra crises será desenvolvido em detalhes até março", afirmou Merkel. A declaração não confirma uma reportagem do jornal alemão Die Welt de que o mecanismo terá tamanho ilimitado.
Uma fonte de sustentação para as bolsas nesta manhã é o índice Ifo de sentimento das empresas da Alemanha, que atingiu um nível recorde em dezembro. Mas o corte do rating da Irlanda de Aa2 para Baa1, pela Moody's, com perspectiva negativa, limita os ganhos das ações. Às 8h15 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,01%, a Bolsa de Paris avançava 0,26% e a Bolsa de Frankfurt tinha alta de 0,02%.

ONTEM – Fechamento da Bovespa, NY e Europeias:

São Paulo / SP
Bovespa cai 0,8% no fechamento e recua para menor nível desde setembro
A Bovespa mais uma vez se descolou de sua principal referência externa, as Bolsas americanas, e encerrou as operações de hoje no campo negativo. Analistas destacaram expectativas com a reunião de autoridades da União Europeia, que pode anunciar medidas para conter a crise da região. Os indicadores divulgados nos EUA apresentaram um quadro misto, com uma certa melhora no mercado de trabalho, mas apontando números frustrantes no setor imobiliário.
- O índice Ibovespa, que reflete os preços das ações mais negociadas, retrocedeu 0,83%, aos 67.306 pontos, o nível baixo desde setembro.
- O giro financeiro foi de R$ 6,8 bilhões.
- O dólar comercial foi cotado por R$ 1,702, em um avanço modesto de 0,05%.
- A taxa de risco-país marca 1821 pontos, número 7% acima da pontuação anterior.
Análise 1 - As ações da Vale puxaram queda de hoje, sendo de longe os papéis mais negociados do mercado (volume de R$ 604,8 milhões), registrando desvalorização de 0,87%. "A queda de hoje pode ser a antecipação do vencimento de opções na segunda. No mercado futuro, os índices projetados mostram um patamar mais alto, mais próximo, na verdade, dos 70 mil pontos", comenta Waldney Trindade, da mesa de operações da Uniletra Corretora. Opções são contratos que negociam direitos de compra ou de venda de um ativo, neste caso, ações da Bovespa. As opções sobre os papéis da Vale são, tradicionalmente, as mais movimentadas nos vencimento, e portanto, podem ser os maiores alvos de especulação no mercado.
Análise 2 - O Banco Central avaliou que as medidas anunciadas há duas semanas para conter o crédito ao consumo podem ser seguidas de um aumento da taxa básica de juros para segurar a inflação. A informação consta da ata divulgada hoje, mas relativa à reunião da semana passada, quando a autoridade monetária decidiu manter a taxa em 10,75% ao ano. E o Ministério do Trabalho e Emprego comunicou que foram criadas 138,247 mil vagas, com carteira assinada, no mês passado, já descontadas as demissões do período. Com o resultado de novembro, o país acumula 2,544 milhões de vagas formais criadas no ano, um recorde histórico para os onze primeiros meses do ano.


Nova Iorque / EUA
Bolsas dos EUA fecham em alta animadas com projeções da FedEx
O mercado de ações norte-americano fechou em alta nesta quinta-feira, resistindo a uma onda de vendas no final da sessão, com a divulgação de uma previsão de lucro otimista da FedEx, companhia considerada um termômetro da economia norte-americana.
- O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova Iorque, avançou 0,36%, para 11.499 pontos.
- O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,77%, para 2.637 pontos.
- O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,62%, para 1.242 pontos.
Análise - Papéis que registraram bom desempenho em 2010 estiveram entre os destaques da sessão, uma vez que investidores buscavam impulsionar seus ganhos próximo do final do ano. O número de ações em alta foi mais que o dobro do volume de papéis em queda, tanto na Bolsa de Nova York quanto na Nasdaq. A companhia de entregas FedEx elevou suas projeções para o ano, embora seu lucro e receita trimestrais tenham ficado abaixo do esperado. As ações da companhia subiram 2% para US$ 94,22, enquanto que sua principal concorrente, a United Parcel Services, avançou 2,1% para US$ 73,76. Já o índice de transporte da Dow Jones indicava ganhos de 1,3%. "O fato de que os resultados da FedEx ficaram abaixo do esperado foi ofuscado por suas projeções fortes, o que é um bom indicador de que temos um ambiente econômico positivo pela frente", disse Kimberly Foss, presidente da Empyrion Wealth Management, que gerencia mais de US$ 200 milhões em ativos.

Londres / Inglaterra
Bolsas europeias fecham sem direção comum
As principais Bolsas europeias tiveram pregões sem rumo comum ontem, dia 16/12, com o principal índice regional subindo ajudado por ganhos em ações do setor alimentício após o salto nos papéis da Danisco devido a bons resultados, apesar dos receios sobre a zona do euro terem pesado na confiança do investidor.
- O índice FTSEurofirst 300, que acompanha as principais empresas da região, fechou em alta de 0,36%, para 1.131 pontos, perto das máximas em 26 meses.
- Em Londres, o índice Financial Times fechou com oscilação negativa de 0,02%, em 5.881 pontos.
- Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,11%, para 7.024 pontos.
- Em Paris, o índice CAC-40 avançou 0,21%, para 3.888 pontos.
- Em Milão, o índice Ftse/Mib encerrou em queda de 0,21%, a 20.366 pontos.
- Em Madri, o índice Ibex-35 encerrou estável, aos 10.010 pontos.
- Em Lisboa, o índice PSI20 teve queda de 0,71%, para 7.833 pontos.
Análise - Investidores ficaram atentos ao encontro de dois dias da União Europeia, que ocorre ao mesmo tempo em que Espanha e Portugal enfrentam crescentes pressões nos mercados de bônus depois dos pacotes de resgate às endividadas Grécia e Irlanda, concedidos pela UE e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em troca de implementação de medidas de austeridade. "O perigo de contágio continua na cabeça dos investidores e esse é sem dúvida um dos maiores riscos macroeconômicos que se pode apontar quando se mira em 2011", disse Henk Potts, estrategista de ações no Barclays Wealth. "Mas o cenário corporativo ainda parece muito bom, a tendência de alta nos lucros continua e as políticas públicas devem continuar benignas aos acionistas. O nome do jogo é tentar segurar os ganhos observados nas duas últimas semanas." A ação da fabricante de ingredientes para alimentos Danisco subiram 4,4% após a empresa ter apresentado uma alta maior que a esperada no lucro trimestral e ter elevado as previsões para o ano.


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INDÚSTRIA


Da redação – São Paulo / SP
Produção de aço é menor em novembro na comparação com outubro
A produção brasileira de aço bruto em novembro de 2010 foi de 2,6 milhões de toneladas, representando queda de 11,2% em relação a outubro e decréscimo de 2,8% quando comparada com o mesmo mês em 2009. Em relação aos laminados, a produção de novembro, de 2,1 milhões de toneladas, representou redução de 9,1% na comparação com o mês anterior e aumento de 5,3% quando comparada com novembro do ano passado. Com esses resultados, a produção acumulada em 2010 totalizou 30,4 milhões de toneladas de aço bruto e 24,1 milhões de toneladas de laminados, o que significou aumento de 27,1% e 32,5% respectivamente, sobre o mesmo período de 2009.
Quanto às vendas internas, o resultado de novembro de 2010 foi de 1,6 milhões de toneladas de produtos, queda de 4,3 % em relação ao mês anterior. Quando comparado com igual período de 2009, registra-se redução de 0,8%. As vendas acumuladas em 2010, de 19,6 milhões de toneladas, mostram crescimento de 32,3% com relação ao mesmo período do ano anterior.As exportações de produtos siderúrgicos em novembro de 2010 atingiram 987 mil toneladas no valor de 646 milhões de dólares. Com esse resultado, as exportações em 2010 totalizaram 7,9 milhões de toneladas e 5,0 bilhões de dólares, representando queda de 1,1% em volume e aumento de 15,9% em valor quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
No que se refere às importações, registrou-se em novembro volume de 454 mil toneladas (US$ 465 milhões) totalizando, desse modo, 5,5 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos importados no ano, 158,5% acima do mesmo período do ano anterior. O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos em novembro foi de 2,1 milhões de toneladas, totalizando 24,6 milhões de toneladas em 2010. Esses valores representaram elevação de 10,9% e 46,2%, respectivamente, em relação a igual período do ano anterior. (Fonte: Superintendência de Comunicação Instituto Aço Brasil)

Da redação – São Paulo / SP
Claudia Leitte é a grande estrela da Nestlé
A musa Claudia Leitte é a nova cara da Nestlé exatamente no ano em que a marca completa 90 anos. O anúncio oficial foi feito na madrugada de ontem, dia 16/12, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, durante o encerramento da oitava edição do Natal do Bem, pelo empresário João Doria, organizador da festa, ao lado do presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita. Foi uma noite de festa para arrecadar fundos para o Natal dos menos assistidos, em benefício de diversas instituições Brasil afora e, emocionada, primeiro por participar pelo terceiro ano consecutivo do evento e segundo, pelo anúncio da parceria ser feito num momento tão especial. “É um momento mágico em minha vida. A Nestlé me acompanha desde meus primeiros meses de vida e agora posso comemorar que sou a garota Nestlé neste ano tão especial dos seus 90 anos”, revelou Cláudia. Responsável pelo anúncio, o empresário João Doria disse que ali se celebrava mais do que uma parceria, um dos maiores contratos já feitos por um artista brasileiro. “Ano passado vocês viram aqui essa menina maravilhosa fazer um show inesquecível. Hoje tenho a honra de anunciar que depois de três anos, Claudia Leitte é a grande estrela da Nestlé”. Feliz e emocionada, Claudia não quis falar em números. Para ela, que dividiu o palco ao fim do show com a dupla Victor e Leo, 2010 foi um ano especialíssimo em sua vida e se encerra como um sonho. “Vou romper o ano em minha Salvador, onde faço pela primeira vez o Réveillon da Cidade, na Marina da Contorno. Será uma festa linda e acabo de ficar sabendo que todas as mesas já estão esgotadas. No Carnaval, estarei na Avenida e pela primeira vez, com meu camarote, no circuito Barra/Ondina. E agora, essa parceria com a Nestlé. São muitas emoções” brincou ela, numa alusão ao Rei Roberto Carlos, que nos últimos anos emprestou sua imagem à Nestlé. O jantar, que reuniu grandes nomes da sociedade paulistana e brasileira, contou com a presença de Daniela Mercury, Luiza Brunet, Daniela Zurita, entre outras personalidades. (Fonte: Holofote Comunicação)

São Paulo / SP
Cosan e Amyris vão produzir óleo renovável automotivo
A Amyris e a Cosan S/A Indústria e Comércio anunciaram ontem a tarde, dia 16/12, um acordo para a criação de uma joint venture destinada a desenvolver, produzir e comercializar mundialmente óleos básicos renováveis junto ao setor automotivo. Os termos da parceria foram delineados em um documento em junho de 2010. Inicialmente, a joint venture vai obter a matéria-prima, chamada de farneseno, de outras instalações de produção da Amyris. As duas companhias vão dividir os custos operacionais e de marketing. A Amyris já possui uma joint com a São Martinho na qual está previsto a produção de farneseno. A expectativa é de que a joint entre Cosan e Amyris venha a produzir óleos básicos em breve a partir da cana-de-açúcar, convertendo o caldo de cana em farneseno, processo semelhante ao que será feito na São Martinho. "Esta joint venture demonstra nossa capacidade de atuar em grandes mercados estabelecidos com um produto renovável que representa uma mudança de paradigma", disse John Melo, executivo-chefe da Amyris, em nota. Para Marcos Marinho Lutz, executivo-chefe da Cosan, a tecnologia da Amyris "vai expandir extraordinariamente a gama e o valor dos produtos que podemos extrair da cana-de-açúcar e aprimorar o portfólio da Cosan fora do âmbito da joint venture Cosan/Shell." (Agência Estado)


Da redação – Porto Alegre / RS
Vinícola Campo Largo apresenta novo posicionamento no mercado
O crescimento da linha de produtos e a conseqüente ampliação de share (com novos pontos de representação e distribuição abertos no Ceará, Recife, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo Capital e interior, Goiás e Brasília) levaram a Vinícola Campo Largo, maior indústria de vinhos de mesa do Brasil, com um completo mix de produtos e detentora da mais moderna linha de envase da América Latina com equipamentos importados da Itália e Alemanha, a atualizar seu posicionamento junto ao mercado e ao consumidor. A partir de novembro, a empresa assumiu nova denominação social: Famiglia Zanlorenzi S/A.A modificação da razão social acontece em um momento de plena evolução do negócio – o balanço do primeiro semestre de 2010 apontou um incremento de 14% em seu faturamento, com a expectativa de fechar 2010 com um crescimento de 22% -, agora claramente dividido em duas linhas: os produtos de acesso, representados pela Vinícola Campo Largo, e os produtos finos, encabeçados pela Vinícola Serra Gaúcha.
A companhia é reconhecida nacional e internacionalmente desde 2007, ao receber 08 prêmios de grande significado internacional: V Concurso Internacional de Vinhos do Brasil 2010, Concours Mondial de Bruxelles 2010 (Italia), 25º The International Wine Challenge 2008 (Inglaterra), 8º Thessaloniki International Wine Competition 2008 (Grecia), Vino Forum 2007 (Republica Tcheca), Vinalies Internationale 2007 (França), Concurso Selections Mondiales 2007 (Canadá) e Concurso Internacional de Vinos y Licores La Mujer Elige (Argentina) 2010. “A expansão ocorrida nos últimos anos representa um novo posicionamento da marca e desencadeou o processo de mudança que culminou na escolha do nome Famiglia Zanlorenzi”, explica Giorgeo Zanlorenzi, neto do fundador da empresa, o imigrante Carlos Zanlorenzi (que batizou a Vinícola de Zanlorenzi & Irmão Ltda), e diretor presidente do Grupo.
A nova denominação representa um resgate à tradição e à história da indústria que, ao se instalar no interior do Paraná na década de 30, utilizava o nome da família, Zanlorenzi, para assinar a produção dos vinhos artesanais. “Resgatar o sobrenome é uma forma de imortalizar uma família que fez história no Estado e está fazendo no País”, diz. A Famiglia Zanlorenzi abriga rótulos como o Lunar (produzido exclusivamente com uvas Moscato Bianco, a partir de castas selecionadas da Serra Gaúcha), o Baccio Moscatel (premiado com medalha de prata no Concours Mondial de Bruxelles, realizado na Itália – terra dos Moscatéis – em abril com a presença de 6.623 amostras de todo o mundo analisadas por 275 degustadores) e o Casa da Uva (suco inserido na linha wellness e produzido com uvas selecionadas a mão, utilizando um processo de filtragem diferenciado e mais encorpado), além de responder por produtos tradicionais como o Vinho de Mesa Campo Largo, o Vinho do Avô e Suco de Uva Campo Largo.
Com 37 novos produtos lançados em apenas cinco anos, detentora do Top of Mind por dez anos consecutivos entre os consumidores e Top Five entre os supermercadistas e inovadora ao lançar com exclusividade no Brasil rótulos em QRCode, atualmente nos produtos Lunar e Freeze Up, a Famiglia Zanlorenzi mostra que está em evolução constante e antenada com as exigências do mercado e do consumidor moderno. “Mudanças são necessárias e nosso novo posicionamento mescla o desenvolvimento com o respeito pelo passado, sem nunca deixar de lado a excelência e a preocupação com a qualidade, que são as marcas do nosso trabalho”, completa Zanlorenzi.

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SERVIÇOS & VAREJO


Da redação – São Paulo / SP
ACSP afirma que as vendas do varejo serão as melhores da década
A ACSP - Associação Comercial de São Paulo - anunciou ontem, dia 16/12, que espera para o ano e Natal de 2010, o melhor resultado da década nas vendas do varejo. A expectativa anual é de alta de cerca de 10% ante 2009, sendo uma elevação de 10,3% nas vendas a prazo e de 8,1% nas à vista. O melhor resultado antes desse ocorreu em 2007, com alta de 8%. Para o Natal, a expectativa é de alta de 12%, ante o mesmo período do ano passado. "Um conjunto de fatores colaborou para esse resultado, como a evolução do crédito, alongamento de prazos e crescimento do emprego e massa salarial", afirmou Emílio Alfieri, economista da associação. Outro fator apontado foi a base fraca de comparação, já que 2009 ainda sofria os efeitos da crise. Para 2011, a expectava da associação é de alta entre 6,5% e 7%. Entre os motivos para a desaceleração estão os juros maiores e os prazos mais curtos, além de não haver previsão de incentivos fiscais ao consumo, aumento do endividamento, base de comparação forte e menor crescimento do gasto público.

Da redação – São Paulo / SP
Boticário prevê crescimento de 25% em 2010
O Boticário, maior varejista de cosméticos do mundo em número de lojas, deverá fechar este ano com um aumento de cerca de 25% no seu número de lojas na comparação com 2009. Para a temporada de Natal, a expectativa é de uma expansão de 20%. Neste ano, foram abertos 160 pontos de venda (a projeção inicial era de 100 unidades), chegando a 3.000 lojas em 1.570 municípios do país.

Da redação – São Paulo / SP
Adolfo Dominguez inaugura segunda loja no Brasil
A marca espanhola de vestuário Adolfo Dominguez avança em sua expansão no país com a abertura de seu segundo ponto de venda, dessa vez na nova área do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. A rede abrirá, até o final de 2012, 25 lojas em todas as regiões do país. Atualmente a marca está presente em 27 países, nos cinco continentes.

Da redação – Brasília / DF
Sorveteria argentina Freddo chega ao Brasil
A rede argentina Freddo, que lidera o mercado de sorvetes artesanais em seu país, abre no próximo sábado seu primeiro ponto de venda no Brasil, no shopping Iguatemi de Brasília/DF. A empresa pretende instalar outras duas sorveterias em São Paulo, no início de 2011; e outra no Rio de Janeiro, em 2012. A marca, que tem como carro-chefe o sorvete de doce de leite, é uma das mais populares entre os turistas brasileiros na Argentina.

Da redação – São Paulo / SP
Atacadista Roldão abrirá sete lojas em 2011
O grupo atacadista Roldão pretende abrir sete lojas no ano que vem, começando por uma já em janeiro no Guarujá/SP para atender pizzarias, padarias, restaurantes, lanchonetes, dogueiros e mercados na região. Na Baixada Santista, a rede também está presente na Praia Grande e em Santos.

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COMÉRCIO EXTERIOR


Da redação – São Paulo / SP
Na região Sul frango e peru geram 13,5% de toda a receita cambial regional
Essa projeção baseia-se nos resultados registrados nos 11 primeiros meses do ano, período em que as vendas externas dos dois produtos obtiveram receita cambial próxima de US$4,850 bilhões, aumentando 15% em relação ao mesmo período de 2009. Como os dados da SECEX/MDIC mostram que o índice de expansão do volume exportado foi bem mais modesto – incremento de 4% no período – conclui-se que o aumento da receita é resultado, principalmente, de uma melhora no preço médio. Efetivamente, apenas um dos cinco itens exportados apresentou recuo de preço no período: os industrializados de frango, com queda de 2,2%. No entanto, essa redução foi amplamente compensada com valorização acima de dois dígitos dos cortes de frango (+15,9%), da carne de frango salgada (+13,9%), dos industrializados de peru (+14,3%) e dos cortes de peru (+17,8%). A valorização do frango inteiro foi de pouco mais de 9%.
Juntos, esses cinco itens responderam por 13,5% da receita cambial total obtida pela Região Sul nos onze primeiros meses de 2010.

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TI, WEB & e-COMMERCE


Nova Iorque / EUA
Lucro da Oracle cresce 28%, para US$ 1,87 bilhão no trimestre
Impulsionada tanto pelos negócios de software, quanto pelos de hardware, os resultados da Oracle vieram melhores do que o esperado no segundo trimestre fiscal. A empresa registrou lucro líquido de US$ 1,87 bilhão, ou US$ 0,37 por ação, o que representou uma elevação de 28% na comparação anual. Quando se excluem os itens não-recorrentes, a companhia ganhou US$ 0,51 por ação, acima dos US$ 0,46 por ação estimados por alguns analistas. A receita da companhia avançou 47% para US$ 8,6 bilhões.A base de seus negócios de software apresentou desempenho positivo, com vendas de novas licenças marcando avanço de 21%, para US$ 2 bilhões, enquanto os negócios de manutenção e suporte cresceram 12%, para US$ 3,6 bilhões. A receita da área de hardware, por sua vez, somou US$ 1,1 bilhões, representando 20% da receita total. No início deste ano, a companhia entrou neste mercado por meio da compra da Sun Microsystems.


São Francisco / EUA
eBay compra empresa de software de aplicativos móveis
O site de leilões eBay anunciou a compra da Critical Path Software, companhia que desenvolve aplicativos para aparelhos móveis, em busca de expandir para vendas pelo celular. Os termos do acordo não foram divulgados. A Critical Path Software trabalha com o eBay há dois anos no desenvolvimento de seu aplicativo para o iPhone, que, segundo o eBay, já foi baixado por mais de 14 milhões de usuários. Outros aplicativos criados pela companhia incluem o site de vendas de ingressos do eBay, StubHub, e sua página de classificados e compras Shopping.com. O valor de todas as vendas de produtos via eBay por dispositivos móveis foi superior a US$ 600 milhões em 2009 e deve crescer para US$ 1,5 bilhão neste ano. A companhia também controla o site de pagamentos PayPal, que espera um volume de US$ 500 milhões em pagamentos via celular em todo o mundo em 2010. (Agência Reuters)

São Francisco / EUA
eBay tem alta de 165% nas vendas via celular
O eBay, maior site de leilões do mundo, registrou no dia 12/12, domingo, US$ 13 milhões em vendas pelo celular, 165% mais que no dia equivalente do ano passado. As categorias com maior movimentação foram vestuário e acessórios; automóveis; e jóias e acessórios. (Agência EFE)

Da redação – São Paulo / SP
American Apparel faz ação no Brasil em parceria com Groupon
A rede americana de vestuário American Apparel desenvolve nesta semana uma ação com o site de compras coletivas Groupon no Reino Unido, outros países da União Europeia, México e Brasil, buscando aproveitar a corrida pelas compras de Natal. A varejista realizou uma ação com o Groupon no mês passado nos Estados Unidos e, com os bons resultados obtidos (130 mil cupons vendidos em 24 horas), decidiu aproveitar a presença internacional do parceiro para expandir seus negócios.

Nova Iorque / EUA
Sites Yahoo!, Linkedin e Twitter pedem que usuários troquem senhas
Os sites Yahoo!, Linkedin e Twitter solicitaram ontem a alguns usuários que troquem sua senha de acesso às páginas. A solicitação se deu após um ataque de hackers à página Gawker, que agrega blogs e sites de notícias, como Gizmodo, Lifehacker e Kotaku. Os hackers captaram os dados de milhões de usuários e os publicaram na internet. O receio dos administradores do Yahoo!, do Linkedin e do Twitter é que o internauta utilize apenas uma senha para acessar diversos sites, por isso recomendaram a mudança. Nesta mesma semana, outras duas páginas foram vítimas de hackers: a do McDonald's e o Twitter, cujo ataque foi para distribuir spam. No início do ano, o microblog publicou lista com 300 senhas que foram proibidas por serem consideradas vulneráveis. (Agência EFE)

São Paulo / SP
Totvs fecha acordo com IBM para comércio de softwares
A Totvs anunciou ontem, dia 16/12, nova aliança com a IBM, empresa com a qual já possui parceria há mais de dez anos. O novo acordo global é direcionado à venda de software de gestão corporativa (ERP) para pequenas e médias empresas em regiões com economia em crescimento. O foco inicial será Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Esses países foram escolhidos também pelo fato de o ERP "já estar preparado e adaptado" em língua espanhola para esses mercados, "seguindo as regras e especificações locais", como explica em nota o presidente da Totvs, Laércio Cosentino.
De acordo com a companhia, o acordo contempla ofertas destinadas a todas as linhas de ERP Totvs, com foco nas tecnologias de "cloud computing" (referente ao acesso e armazenamento remoto de dados) e business analytics (para avaliação e planejamento), da IBM. No caso de Argentina, Chile e Colômbia, a aliança se iniciará com a oferta de ERP via cloud computing no modelo de serviço, com uma oferta complementar de business analytics.
As empresas dizem que, na oferta de cloud computing, a IBM se posiciona como fornecedor de infraestrutura e hosting para suportar a plataforma ERP da Totvs. Já em business analytics, a linha de software IBM Cognos complementa a plataforma de negócio para os produtos da Totvs. "A Totvs tem como estratégia de crescimento internacionalizar cada vez mais o seu negócio e continuar a oferecer aos seus clientes produtos e serviços que atendam a sua demanda por tecnologia. Tanto a solução de ERP da Totvs em cloud computing, quanto à de business analytics da IBM foram customizadas, visando a complementar o nosso portfólio e contribuir para o alcance desses objetivos", acrescenta Cosentino na nota.
Já a IBM afirma, por meio do comunicado, que o novo acordo proporcionará o fortalecimento de sua estratégia de expansão geográfica em países emergentes, que têm foco especialmente no segmento de pequenas e médias empresas. As empresas citam dados da consultoria IDC, segundo os quais o mercado de ERP para o segmento de pequenas e médias empresas em países emergentes é da ordem de US$ 1,8 bilhão, com previsão de crescimento de 9,4% até 2013. E também dizem que, de acordo com especialistas, a próxima demanda de tecnologia da informação (TI) será o mercado de business Intelligence (processo de coleta, organização, análise, partilha e monitoramento de informações para dar suporte à gestão de negócios), que para pequenas e médias no Brasil está avaliado em US$ 88,4 milhões. (Agência Estado)

São Paulo / SP
Resource cresce 70% em 2010 e mantém plano de aquisições
A Resource, integradora de TI que atua na área de softwares e serviços, fechará 2010 com crescimento de 70%, atingindo um faturamento de 200 milhões de reais e dois mil funcionários, mil a mais que em 2009. Uma das principais razões para o número foi as aquisições de fornecedores menores. Segundo o presidente da Resource, Gilmar Batistela, as compras foram feitas com dinheiro em caixa e a estratégia deve ser mantida em 2011, ano no qual a meta é atingir 260 milhões de reais em faturamento, alta de 30%. Na mira da companhia, estão integradores menores que ofereçam possibilidade de penetração regional. "Montamos recentemente uma divisão SAP. Logo, qualquer oportunidade de compra de empresas que atuam nessa área serão estudadas", afirma. Outras áreas de interesse são fornecedores para indústria financeira, principalmente seguradoras, manufatura e indústria automotiva. "Pretendemos ampliar a oferta de produtos em todas essas áreas", conta Batistela.
Há aproximadamente quatro anos, a empresa começou a se preparar para uma eventual entrada de capital, com um processo de governança para a profissionalização de gestão. A hora ideal para captação de investimentos ou realização de abertura de capital ainda não chegou, mas Batistela afirma que a preparação foi importante para que a empresa se tornasse mais sólida. "No entanto, uma eventual entrada de capital depende muito de momento de mercado. As eventuais oportunidades continuam no nosso radar", diz. Hoje, a receita da Resource vem, principalmente da área de terceirização de desenvolvimento de sistemas, seguida pelo negócio de meios eletrônicos de pagamento. A vertical que traz mais receita é o setor financeiro.

Da redação – Porto Alegre / RS
Sadig desenvolve solução para a RR Etiquetas que projeta aumentar seu faturamento
Responsável por fabricar e comercializar etiquetas auto-adesivas de código de barras para balanças eletrônicas, frisos de gôndolas, tags, ribbons, etiquetas para prevenção de perdas, equipamentos de rotulagem e etiquetagem manuais e automáticos, a RR Etiquetas, que é detentora de 60% desse mercado no Brasil, viu a necessidade de adquirir uma solução inteligente que permitisse visualizar todas as operações da empresa. Com 150 colaboradores e mais de 14 mil clientes cadastrados, sendo 70% de varejo, 30% de indústria e serviço, a empresa armazenava todos os seus dados em excel, obtendo informações que, muitas vezes, não eram precisas e que davam margem para diversas interpretações. Para centralizar os dados e torná-los estratégicos, foi implantado o Sadig Análises que atualmente, está inserido em todos os setores como comercial, contabilidade, controladoria, administrativo-financeiro, entre outros.
O produto promoveu uma verdadeira mudança ao permitir analisar informações detalhadas gerando relatórios sobre desempenho de venda de cada representante, o que foi comercializado para cada região, preferência dos clientes, margem de contribuição comercial e financeira, freqüência de compras, período de mais vendas, entre outras informações. Além disso, faz simulações de cenários futuros permitindo que os gestores tomem decisões necessárias para promover o crescimento da empresa. Segundo o Diretor Comercial e de Marketing da RR Etiquetas, Reinaldo Rodrigues, a solução Sadig auxilia muito na gestão de negócio no que se refere a budget (orçamento empresarial anual) e forecast (previsão de vendas). “Com a ferramenta tivemos a possibilidade de saber detalhes das operações realizadas pela RR e tomar providencias necessárias para potencializar nossa atuação, alcançando a marca de R$ 80 milhões de faturamento e mantendo a rentabilidade esperada”.
O gestor ainda ressalta que esse resultado foi possível porque a Sadig “vestiu a camisa” da RR entendendo a necessidade da empresa e se preocupando em atender sua real demanda. Além disso, a Sadig está desenvolvendo uma versão forecast e de cockpit, utilizando o Sadig Painéis, para que a RR Etiquetas possa alcançar seu crescimento projetado de 15% no próximo ano. Para Maurício Voltolin, diretor de Mercado da Sadig, a RR Etiquetas é um ótimo exemplo de relacionamento que a Sadig tem com seus clientes onde o objetivo é produzir soluções inteligentes, flexíveis e personalizadas, com integração e interação total entre diretores, gerentes, consultores e analistas de ambas as empresas. “Nos dias de hoje em que a empresa tem que ser a melhor, ter qualidade, ter bons serviços, preço competitivo, é preciso estar medindo, a todo o instante, a performance de todas as partes da empresa para alcançar excelência. A solução da Sadig, que foi sabatinada e aprovada em tudo, tem esse grande diferencial que permite melhorar ainda mais os nossos resultados para que continuemos consolidando nossa participação no mercado nacional e internacional”, completa Reinaldo Rodrigues. (Fonte: Comunicative + Ideali)

Da redação – Porto Alegre / RS
T@rgetTrust doa computadores para reaproveitamento em obras sociais
A empresa especializada em treinamento e tecnologia, T@rgetTrust, aderiu à iniciativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e doou 32 monitores e oito CPUs, além de diversos equipamentos periféricos, para a 1ª Feira de Descarte de Equipamentos de Informática da capital. A promoção, realizado por meio do Gabinete de Inovação e Tecnologia (InovaPoa) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), superou a expectativa de público e doações, recebendo mais de 12 toneladas de equipamentos. A Feira, realizada na Usina do Gazômetro, contou com a participação de cerca de 500 pessoas, que doaram computadores, monitores, estabilizadores, peças de HD, impressoras, CPUs, tonners, scaners e até mesmo modelos mais antigos de palm tops. Os equipamentos em condições são recondicionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar), e enviados para entidades beneficentes. Os materiais que não possam ser reaproveitados são recolhidos pelo DMLU, que envia os componentes para empresas especializadas em reciclagem, garantindo assim a preservação da natureza.
Iniciativa importante - Simone Kosmalski, diretora da T@rgetTrust, destacou a importância de projetos como a Feira realizada pela Prefeitura, que além de despertar a consciência ambiental das pessoas, no momento de descartar aparelhos eletrônicos, ainda ajuda instituições carentes. “Ficamos muito felizes em participar desta iniciativa, que poupa a natureza com descartes deste tipo de material em locais inapropriados, além de aproximar pessoas menos favorecidas do encantador e indispensável mundo da tecnologia”, salienta. De acordo com informações da Prefeitura, esta foi a primeira experiência de recolhimento de resíduos tecnológicos em Porto Alegre. A previsão é de criação de pontos permanentes de coleta, que serão distribuídos na capital, a partir do primeiro semestre de 2011. (Fonte: Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


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TELECOM


São Paulo / SP
Telefónica projeta conectar 1 milhão de brasileiros por fibra óptica até 2015
A operadora espanhola Telefónica espera alcançar o número de 1 milhão de clientes conectados por fibra óptica no Brasil até 2015, anunciou uma fonte da companhia. Atualmente, a operadora possui 11,5 mil clientes conectados a fibra óptica no estado de São Paulo, a maior base de assinantes na América do Sul, assegurou o presidente da empresa no Brasil, Antonio Carlos Valente. Ele, quem qualificou 2010 como um dos melhores anos do grupo no país, ressaltou que em São Paulo e nos municípios vizinhos há 470 mil domicílios que dispõem de acesso à tecnologia de fibra óptica.
Em declarações à imprensa, Valente declarou que foi uma conquista o fato de entre março e setembro o grupo ter conseguido aumentar o número de clientes de telefonia fixa, contra a tendência internacional do setor. "Entre as 20 maiores empresas de telefonia fixa do mundo só a Telefónica em São Paulo aumentou o número de clientes em 2010", destaca um comunicado da firma. Neste segmento, a companhia obteve um crescimento contínuo, que ela atribui à melhora da política comercial e à consolidação dos grupos de classe média. Além disso, a empresa somou 597 mil novos clientes de banda larga entre janeiro e novembro deste ano, alcançando 3,2 milhões de usuários.
O elemento de maior destaque para a companhia em 2010, no entanto, foi a operação fechada em setembro que deu à Telefónica o controle de Vivo. Para Valente, o Brasil é "um dos mercados mais competitivos do mundo" em telefonia celular, um segmento onde a presença da Telefónica "era limitada" até a operação de compra da Vivo. (Agência EFE)


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MERCADO DE LUXO


Da redação – Paris / França (Jean Pierre Sorteau, correspondente)
Taittinger revela novo modelo para coleção de garrafas decoradas por artistas
A famosa casa de champanhe francês Taittinger apresentará a mais nova garrafa em edição limitada de sua cobiçada série Taittinger Collection em um evento especial, para brindar o pontapé inicial da Art Basel Miami, no luxuoso Setai em South Beach. Desde 1985 a marca convida um artista para criar um frasco especial de sua gloriosa espumante a cada ano. (LEIA na íntegra)


Da redação – São Paulo / SP
Chega ao Brasil o relógio Sport DLC Chronograph Automatic, da Montblanc
O Sport DLC Chronograph Automatic, novo modelo esportivo da Montblanc, chega ao Brasil com o diferencial do revestimento da caixa em DLC (Diamond Like Carbon). Mais duro e resistente que o aço, o DLC é sinônimo de alta tecnologia. Seu material básico é o carbono, e usando parâmetros corretos, o DLC é depositado à vácuo no aço e nele fixado graças a uma película de diamante, transformando-se no revestimento mais resistente já produzido pela engenharia, com dureza de cerca de 50% do diamante. (LEIA na íntegra)

Da redação – São Paulo / SP
Restaurante Antiquarius celebra 20 anos em São Paulo
O restaurante Antiquarius, referência de alta gastronomia portuguesa na cidade, completou 20 anos em São Paulo. Ele reúne antiguidades e decoração requintada em ambiente acolhedor, em um cenário que se completa com criações culinárias que se confundem com a própria história do lugar. Tradicional, mudanças no cardápio são raras, muitas vezes perceptíveis ou na apresentação de pratos ou em alguma novidade apresentada muitas vezes fora do menu após aprovação de amigos e clientes assíduos. (LEIA na íntegra)


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AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras


Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Concurso Cultural de O Livreiro dará dois iPads para vencedor
No momento em que o tão desejado tablet da Apple simplesmente desapareceu das prateleiras das lojas, a rede social O Livreiro lança o concurso cultural Melhor Amigo, que premiará o vencedor e seu melhor amigo com iPads (32GB/ 3G/WI-FI) . Para concorrer aos dois iPads basta acessar www.olivreiro.com.br/melhoramigo, fazer um rápido cadastro na rede e responder “qual a história inesquecível que você viveu com seu melhor amigo?” O concurso vai até 17/1/ 2011 e a resposta mais criativa leva o prêmio. (LEIA na íntegra)

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ARTIGO


A Tecnologia da Informação que queremos
Por Reges Bronzatti, presidente da Assespro-RS eleito para a gestão 2011/2012 (LEIA)





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