Edição Especial | 005

Estamos em OBRAS...
Prezados Leitores,Estamos desenvolvendo a implantação do novo layout do nosso site, por esse motivo estaremos fora do ar por alguns dias. Contamos com a compreensão de vocês e a paciência para não nos deixar.

Equipe i-Press.biz

-------------------------------

Prezado Leitor,

Enquanto estamos desenvolvendo nosso novo site, nossa edição diária estará suspensa. Mas vamos disponibilizar alguns artigos de assuntos em voga na pauta nacional e mundial. O primeiro á sobre Meio Ambiente.


-------------------------------

Artigo

Alerta ecológico nos centros urbanos

Beto Moesch*

Mais da metade dos 6,7 bilhões de habitantes do planeta vive no meio urbano. No Brasil, cerca de 80% das pessoas residem nas cidades. O crescimento demográfico e o avanço das mais diversas atividades econômicas, conjugados à cultura do consumismo, desencadearam uma exploração sem precedentes dos recursos naturais. A Terra já superou em 30% sua capacidade de regeneração. O Conselho Mundial da Água alerta que a população triplicou no século 20, enquanto o uso de água cresceu seis vezes para atender às novas demandas de produção e consumo.
Além disso, a frota de veículos, principal responsável pela emissão de poluentes atmosféricos nos grandes municípios, aumentou em torno de 40% entre 2006 e 2008 no Brasil. Segundo pesquisa da USP, são gastos mais de R$ 14 por segundo para tratar sequelas respiratórias e cardiovasculares das vítimas da poluição veicular das metrópoles analisadas.
Em um planeta onde tudo está interligado, o desenvolvimento das urbes causa impactos locais e globais. A utilização de combustíveis fósseis, a exploração do solo, das florestas e da água e a geração de resíduos afetam não somente os ecossistemas do entorno, mas podem ser sentidas em lugares muito afastados do núcleo gerador.
O atual estilo de vida urbano só pode ser sustentado com copiosas quantidades de território e de bens naturais. Amiúde, o abuso dos recursos é proporcional ao poder aquisitivo. Se todos os habitantes da Terra tivessem o mesmo padrão de consumo dos norte-americanos, por exemplo, seriam necessários 5,3 planetas para suprir a demanda.
É imprescindível que as cidades respondam com lucidez aos desafios ambientais e implantem sistemas de transporte alternativos (cicloviário, fluvial, ferroviário), políticas de preservação da vegetação, controle de poluentes e efluentes, reaproveitamento da água da chuva e dos resíduos em geral e captação de energia solar. Os consumidores também devem procurar conhecer a procedência dos produtos, dando preferência aos orgânicos, produzidos o mais próximo possível e em conformidade com a legislação ambiental.
Com efeito, são justamente os centros urbanos os que mais sofrem com a degradação do meio ambiente. Para aproximá-los da sustentabilidade, urge um diálogo permanente entre todos os atores sociais. Não se trata de utopia; a consolidação de conceitos de ecologia mínimos é indispensável para uma vida mais íntegra, saudável e segura.

* Vereador do município de Porto Alegre e ex-secretário do Meio Ambiente da Capital gaúcha.


--------------------------------------------
EXPEDIENTE:
REDAÇÃO - Rua Menezes Paredes, 124 – Nonoai – CEP 90830-070 – Porto Alegre/RS – Tel.: +55 51 3276.2143 * Editora-chefe Kátya Desessards * Editora Letícia Vargas Tel.: +55 51 8206.7350 * Repórter Caren Martins Oliveira -
redacao@i-press.biz * Revisora Lúcia Iná Sá d’Oliveira -professoraluciaina@gmail.com * Fotógrafo Nilton Santolin - www.niltonsanolin.com.br * Sucursal São Paulo/SP Ana Lúcia Diaz – Editora Assistente * Sucursal Brasília/DF Marco Aurélio Reis – Repórter * Sucursal Rio de Janeiro/RJ Luiz A. Mascarenhas – Repórter * Sucursal Internacional Lisboa/Portugal Maria João S. Freitas – Correspondente * EMPRESAS PARCEIRAS Pezco Consultoria & Pesquisa (www.pezco.com.br) / PRNewswire Brasil (www.prnewswire.com.br) * DEPARTAMENTO COMERCIAL Flávia Pereira Neto – Executiva de Conta - comercial@i-press.biz Cel.: +55 51 9136.2404

I-Press.biz - Direitos autorais e comerciais reservados.É proibida a reprodução, total ou parcial, distribuição ou disponibilização pública, por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa. A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal) com pena de prisão e multa; conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 105, 108 e incisos da Lei 9.610, de 19.2.98, Lei dos Direitos Autorais). I-Press.biz - Copyright © 2008/2009 - Todos os direitos reservados