Coluna do Dia

Kátya Desessards

_________________________
ANÁLISE SETORIAL

Comércio exterior é prejudicado pela greve na Anvisa
Depois de quase três meses de greve por parte dos fiscais aduaneiros, agora, chegou a vez dos servidores da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Estes já entram na terceira semana de paralisação, prejudicando em muito o comércio exterior do Brasil. Vários navios já têm sofrido atrasos em suas datas de atracação em decorrência da Greve. Os Fiscais da ANVISA são responsáveis pela liberação de todas as cargas em que necessitem de verificação sanitária, ou seja, todos aqueles de origem animal ou vegetal, medicamentos e implementos agrícolas, em vias de importação ou exportação.
O movimento atinge todos os portos brasileiros, com os terminais exportadores de grãos, como por exemplo, dos Portos de Santos/SP e Paranaguá/PR, que têm sofrido enormes dificuldades em suas operações diárias. Os prejuízos não alcançam somente as operações a granéis, mas também, sólidos e containeres, lotando assim os pátios dos portos e sobrecarregando os armazéns, prejudicando assim diretamente as exportações e importações brasileiras. Nas EADI's - Estações Aduaneiras do Interior -, apenas caminhões contendo cargas não submetidas à vigilância sanitária ou, ainda, carregamentos com produtos perecíveis estão sendo liberados, os demais tem ficado retidos nos pátios ou em filas, no aguardo de fiscalização.
Segundo a Anvisa as únicas exceções aos efeitos do movimento são com relação aqueles processos que foram protocolados até sexta-feira, dia 27/06, um dia antes do início da Greve, que serão inspecionados normalmente. Além daqueles protocolados antes da deflagração do movimento, serão atendidos, independente da data de protocolo: mercadorias integrantes de programas públicos; perecíveis (prazo de validade curto); e com temperatura de -70°C a -80°C.
O que tem ocorrido é que, os produtos destinados à saúde ou não estão sendo liberados, ou têm sofrido grande demora em suas liberações, provocando atrasos nos fornecimentos, inclusive para hospitais da rede pública. Em função deste represamento de mercadorias, algumas empresas não estão conseguindo cumprir seus contratos, contabilizando alguns setores enormes prejuízos. A situação se agrava, os importadores e exportadores vão acumulando prejuízos e atrasos em suas entregas; cresce o impasse entre Governo e os servidores, que não conseguem encontrar um ponto em comum para o fim da Greve.
Ante a situação insustentável, algumas empresas têm buscado pleitos individuais urgentes junto ao Poder Judiciário, visando pelo menos uma redução destes prejuízos. Estas medidas podem ser fundamentais tanto para entraves nos casos de importações, como para exportações, visando assim, a liberação das mercadorias retidas em EADI'S, portos e aeroportos em todo país.
O receio maior é que, com a manutenção do movimento grevista, poderão ocorrer cancelamentos de cirurgias e falta de medicamentos que são fabricados a base de insumos importados.Agindo com excesso sobre as suas prerrogativas, com base em uma atividade que é considerada essencial ao Estado, na manutenção do comércio exterior do Brasil, os servidores em greve vêm ocasionando um grave prejuízo ao país e aos setores farmacêutico, médico, alimentícios todos aqueles que dependam de fiscalização da Anvisa para liberação de suas mercadorias e que se vêem impedidos, importar e comercializar suas mercadorias.
Desta forma, mais uma vez o empresário brasileiro paga o preço por desacordos entre Governo e funcionalismo público, mais uma vez são colocados de lado os interesses coletivos, garantidos na constituição, em razão de interesses de determinadas categorias. Até quando, terão os empresários, já castigados pela carga tributária nacional, ter suas atividades dificultadas pela omissão do Estado? Até quando grupos, categorias, como fiscais sanitários, aduaneiros, e outros essenciais ao comércio, terão em suas mãos um poder tão grande a ponto de paralisar inteiros setores econômicos?


____________
NOTÍCIAS

Crescimento nas vendas no Dia dos Pais
A Abrasce - Associação Brasileira de Shopping Centers - estima que neste Dia dos Pais, as vendas dos centros de compras deverão avançar 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Aparelhos eletroeletrônicos, roupas e calçados devem ser os principais itens escolhidos pelos filhos. A previsão para o aumento médio de fluxo de pessoas é de 6% para a data, considerada a quarta melhor em vendas no varejo, atrás do Natal, Dia das Mães e Namorados. Em 2007, o crescimento foi de 11% sobre o ano anterior e os itens mais demandados foram: vestuário, celulares, livros, CDs e DVDs.

BuscaPé e Cetelem fecham acordo
A BuscaPé Financial Services, divisão de serviços financeiros do BuscaPé, maior site de comparação de preços da América Latina, fechou um acordo com a Cetelem, financeira do grupo BNP Paribas, para concessão de crédito ao consumo a clientes de micro, pequenas e médias empresas que atuam no comércio eletrônico. O acordo será assinado pela financeira e pelo Pagamento Digital, empresa do grupo BuscaPé, e permitirá que os lojistas cadastrados emitam o cartão Pagamento Digital Aura para os clientes que não possuem um cartão de crédito ou que precisem de uma linha adicional de crédito. Os consumidores que receberem o cartão terão acesso a promoções especiais e linhas de Crédito Direto ao Consumidor com planos em até 24 vezes com débito direto em conta.

Tradução facilitada para mercado corporativo
A Central de Softwares, com sede em Porto Alegre/RS e filial em São Paulo/SP, inicia a comercialização no mercado nacional das ferramentas Power Translator 12 em cinco versões diferentes para cada tipo de necessidade nos negócios. As ferramentas, desenvolvidos pela LEC, tradicional empresa de soluções em tradução, estão embasadas em tecnologias utilizadas por mais de três milhões de pessoas no mundo inteiro. O Power Translator 12 Essentials, por exemplo, traduz páginas da web, e-mails, mensagens instantâneas e chats, confere as traduções retornando à língua original, além de contar com o Sistema Speech, que por meio de áudio pronuncia os textos que estão em inglês. Com o módulo LEC LogoTrans, é oferecida tradução imediata dos textos inseridos na janela superior do programa, sem necessidade de clicar em nenhum botão. Também pode ser integrado aos navegadores web Firefox ou Internet Explorer, traduzindo as páginas instantaneamente. Já o Power Translator 12 Euro dispõe ainda, da tradução completa do português para Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Russo.

Dr. Oetker e Brastemp fazem parceria inédita
Numa parceria inédita, a Brastemp e a Dr. Oetker desenvolveram uma ação de relacionamento junto aos assinantes do purificador de água da marca de eletrodomésticos. Durante as visitas de manutenção preventiva, consultores de relacionamento da Brastemp entregam aos consumidores saches de chás nos sabores chá verde com menta e marrocos, além de folheto com características do produto. A ação será realizada até a primeira quinzena de setembro, nos Estados de SP, RS, PR e SC. Serão cerca de 24 mil visitas.

No ar, mais um canal de rádio on-line
A Agência Radioweb colocou no ar em julho mais uma rádio on-line, um dos serviços prestados pela empresa. Trata-se da Rádio Câmara de Porto Alegre. A programação privilegia a música brasileira, com destaque para talentos do Rio Grande do Sul. O perfil musical é intercalado por notícias produzidas pela Editoria de Rádio da Câmara de Vereadores da capital gaúcha. Uma das novidades é o design do player da rádio, que durante o dia exibe uma imagem do Cais do Porto e à noite troca para uma cena noturna da capital. A Agência Radioweb ofereceu o suporte tecnológico para a montagem da rádio e é responsável pela manutenção do canal. Além da programação diária, a rádio permite transmissões ao vivo de eventos e das sessões da Câmara. Além da nova rádio on-line, a Agência Radioweb é responsável pela Rádio Indústria (CNI), Rádio OAB/RS e Vitrola Brasileira.


Monoprix compra rede de supermercados orgânicos na França

A varejista francesa Monoprix, uma joint-venture entre os grupos Casino e Galeries Lafayette, adquiriu a totalidade das ações da rede de supermercados orgânicos Naturalia, por um valor não divulgado. Em 2007, a Naturalia teve um faturamento de 39 milhões de euros e 85% das vendas vieram de alimentos. A rede, criada em 1973, conta atualmente com 38 lojas e foca o mercado premium. Para a Monoprix, a compra da rede amplia sua presença no segmento de produtos orgânicos e abre a possibilidade de uma expansão mais rápida da bandeira de supermercados, tanto de forma independente quanto como store-in-store nas unidades Monoprix.

Antag apresenta anuário estatístico portuário
Foi divulgado no dia 28/7, o Anuário Estatístico Portuário pela Antag - Agência Nacional de Transportes Aquaviários. O estudo, disponível no site www.antaq.gov.br, foi elaborado com base em informações enviadas pelas autoridades portuárias e terminais de uso privativo (TUPs). No ranking nacional, o porto de Paranaguá ocupa a sexta posição entre os que movimentam maior volume de cargas, com participação de 4,98% do total. Segundo o estudo, dos 37,6 milhões de toneladas que passaram pelo porto paranaense, a maior parte (25,1 milhões de toneladas) era granel sólido, seguido por carga geral (8,5 milhões de toneladas) e granel líquido (3,8 milhões). O estudo mostra que em 2007 o terminal de uso privativo de Tubarão/ES manteve a liderança nacional, ao movimentar 104,6 milhões de toneladas, sendo a maior parte de suas cargas, granéis sólidos, especialmente minério de ferro. A segunda posição coube ao porto de Itaqui/MA, com 98,8 milhões de toneladas, das quais 73,8%, também de minério de ferro, foram movimentados pelo terminal de Ponta da Madeira. Na seqüência do ranking dos portos e terminais que mais movimentaram cargas no País, em 2007, ficaram os portos de Itaguaí/RJ (87,7 milhões de toneladas), Santos/SP (80,7 milhões de toneladas), São Sebastião/SP (50,3 milhões de toneladas), Paranaguá/PR (37,6 milhões de toneladas), Aratu/BA (30,3 milhões de toneladas), Angra dos Reis/RJ (29,5 milhões de toneladas), Rio Grande/RS (26,6 milhões de toneladas) e Belém/PA (21,1 milhões de toneladas). O incremento, em 2007, foi de 50,6% em relação a 2006 na movimentação do Porto de Angra dos Reis/RJ, cujo Terminal da Petrobras respondeu por toda movimentação de granéis líquidos, e o desempenho dos portos de Suape/PE e Rio Grande/RS, que registraram crescimento de 24,4% e 19%, respectivamente, em relação à movimentação total.

Makro investirá US$ 200 milhões na Argentina
O grupo atacadista de origem holandesa Makro anunciou que investirá nos próximos cinco anos US$ 200 milhões no mercado argentino para abrir 20 novas lojas. A expansão será financiada com fundos próprios e créditos obtidos no mercado internacional. Desde 1988 na Argentina, o Makro conta com 16 lojas no país, sendo que três unidades serão inauguradas ainda em 2008, em Rio Cuarto, San Juan e Corrientes. Para 2009 estão previstas outras cinco lojas, todas com 10 mil a 30 mil metros quadrados de superfície. A empresa espera fechar 2008 com um faturamento de cerca de US$ 500 milhões no mercado argentino, 48% mais que no exercício anterior.

Seguro de Responsabilidade Civil Familiar
A SMJ Seguros há 18 anos no mercado de seguros e atuação forte no lançamento de novos produtos, em parceria com as mais sólidas companhias de seguros que atuam no Brasil, chama a atenção para uma cobertura pouco difundida no setor e que é muito importante no cotidiano do cidadão. Trata-se da Responsabilidade Civil Familiar, uma cobertura com custo acessível e que dá amparo para situações imprevistas que venham a causar danos ou prejuízos a terceiros. O objetivo desta cobertura é permitir que o segurado tenha condições de reembolsar terceiros que tenham sido envolvidos em evento no qual ele (segurado) seja responsabilizado. Entre as situações mais conhecidas temos o ataque de animais domésticos e a queda de objetos de janelas ou sacadas. Ninguém está livre de um cachorro que escapa do dono e morde alguém, de um vaso que cai e causa danos, do filho que quebra a vidraça do vizinho. Esta cobertura está disponível também nos Seguros Residenciais.


Petrobras quer investir em 22 usinas de álcool
A estatal brasileira Petrobras vai intensificar seus investimentos na produção de álcool no país. A empresa anunciou parceria com a japonesa Mitsui para produzir etanol em Goiás. O sócio local será o grupo Cerrado, que terá uma usina em Itarumã/GO. Ontem, durante inauguração da usina de biodiesel da estatal em Candeias, na Bahia, o diretor de combustíveis da Petrobras, Alan Kardec, afirmou que o grupo investirá em mais 22 usinas de etanol no País. O objetivo da estatal é produzir 4,75 bilhões de litros de etanol por ano até 2012. Esse álcool será destinado ao mercado externo. A primeira unidade do grupo, a usina Itarumã, deverá produzir 200 milhões de litros de etanol por safra. As operações da unidade terão início em 2011.

Pernod fecha o ano com crescimento
A Pernod Ricard, segunda maior fabricante mundial de bebidas destiladas, aumentou a sua previsão anual de lucros depois de um incremento nas suas vendas de uísques premium e do rum Havana Club. O lucro das operações subiu mais de 13% no ano fiscal que se encerrou no último mês, acima dos 12% previstos, informou ontem em comunicado a companhia com sede em Paris. As ações subiram 7%, maior alta desde janeiro, no pregão de Paris. No quarto trimestre, a receita caiu 3%, para €1,5 bilhão, ante €1,54 bilhão do mesmo período do ano anterior. As vendas anuais cresceram 2%, para € 6,59 bilhões. Excluídas as diferenças cambiais, os ganhos foram de € 8,7%. No último mês de abril, a empresa anunciou a aquisição da Vin & Spirit, fabricante da vodka Absolut.

_______________
AO PONTO...

- O Iguatemi Caxias do Sul, de Caxias do Sul/RS, recebeu a primeira franquia da rede de chocolaterias Cacau Show na cidade. A Cacau Show é a maior varejista do setor na América Latina, com 365 unidades.

- A Vale lançou um total de R$ 19,4 bilhões (ou US$ 12,17 bilhões) na emissão primária de ações ordinárias e preferenciais na Bovespa.

- Nem o Papa escapou do conturbado cenário mundial. Hoje o Estado do Vaticano tem um déficit de 9 milhões de euros (ou R$ 22,7 milhões). Em 2007, as receitas somaram cerca de 237 milhões de euros. Só os veículos de comunicação do Vaticano fecharam com 14 milhões de euros no vermelho. Em ativos financeiros, a Santa Fé obteve apenas 1,4 milhões de lucro. Dentre os motivos atribuídos para tamanho rombo estão a oscilação do câmbio e as mudanças repentinas no cenário econômico. Haja reza pra tapar o fundo...

- O empresário Eike Batista já anda fazendo reza brava. A venda por US$ 5 bilhões da MMX para a empresa Anglo American está sendo ameaçada por uma ação da Polícia Federal. A operação Toque de Midas da PF, já causou um encolhimento de R$ 6 bilhões no patrimônio pessoal de Eike, provocado pela queda do valor das ações da OGX e da MMX. Além da perda do pagamento de US$ 3,4 bilhões pela venda da mineradora MMX ao grupo Anglo American, que suspendeu a entrega do cheque por tempo indeterminado.


- O Porto de Paranaguá movimentou no ano passado 37,599 milhões de toneladas de cargas, volume 17,5% maior do que o registrado em 2006 - quando a quantidade chegou a 31,985 milhões de toneladas - e o melhor resultado nos últimos cinco anos. Foi o segundo ano consecutivo em que o volume de cargas cresceu em Paranaguá. Em 2004 e 2005, o volume havia caído em relação aos anos anteriores - foram 32,4 milhões de toneladas em 2003, reduziu para 31,4 milhões no ano seguinte e para 29,2 milhões em 2005. Em nível nacional, também houve crescimento no volume movimentado, mas menor: o aumento foi de 9%, passando de 692,8 milhões de toneladas de cargas em 2006 para 754,7 milhões de toneladas no ano passado.


__________________
CURIOSIDADE

Bem na foto
Uma das câmaras mais cultuadas por fotógrafos no mundo inteiro se moderniza e cria sua versão digital prometendo deixar a concorrência pra trás. A Hasselblad vai lançar em outubro o modelo H3DII-50, com uma resolução de 50 megapixels e gerando fotos de 300 MB. Preço da belezinha: US$ 37 mil. Interessados em conhecer o modelo ou fazer sua encomenda podem acessar www.hasselbladusa.com.

____________________
OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Prefeitura de Canoas faz balanço de ações
A Administração do Prefeito Marcos Ronchetti divulga balanço do Restaurante Solidário em Canoas. Desde a sua criação em 2005, o Restaurante Solidário já serviu 183.427 pratos, pelo preço de R$ 1. De janeiro até julho deste ano, foram servidas 40.417 refeições. Atualmente são 3 mil usuários cadastrados para almoçar no local. De acordo com o Prefeito Marcos Ronchetti, 18,84% da população beneficiada é formada por idosos com idade superior a 60 anos, 41,19% dos freqüentadores não possuem renda e 40,19% recebem até um salário mínimo.Garantir o acesso a uma alimentação de qualidade e resgatar a dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, esse é o principal objetivo do Restaurante Solidário. No cardápio, arroz, feijão, carne, salada e sobremesa.O Restaurante Solidário de Canoas fica na Avenida Boqueirão, 3258, bairro Guajuviras. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, sempre das 11h30min às 13h30min.

(FONTE: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Canoas/RS)

____________________
AGENDA BRASIL
Julho

Dia 31 – Porto Alegre/RS
A Fecomércio/RS recebe amanhã o projeto Pesquisa Transparente, às 12h30min, na sede da entidade. O Pesquisa Transparente é uma iniciativa inédita no País, criada pelo Instituto Methodus e pelo jornal Correio do Povo, onde as duas empresas abrem para empresários as metodologias das pesquisas eleitorais. No pleito municipal à prefeitura de Porto Alegre deste ano, a Methodus é o instituto de pesquisa oficial do Correio do Povo. Confira as pesquisa nos sites www.institutomethodus.com.br ou www.correiodopovo.com.br.

Agosto
Dia 1 – Bento Gonçalves/RS

Acontece dia 1° de agosto de 2008, sexta-feira, nas dependências do Villa Europa Hotel & SPA do Vinho Caudalie Vinothérapie Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos na cidade de Bento Gonçalves/RS, o VI Fórum Jurídico Empresarial – Ênfase para Sustentabilidade. Temáticas Propostas: Segurança da Informação, Nota Fiscal Eletrônica, Desenvolvimento Econômico x Desenvolvimento Sustentável e Planejamento Tributário Industrial – Ênfase Sucessão de Empresas Familiares. Informações na OAB – Subseção de Bento Gonçalves, pelo telefone +55 54 3453.8221, +55 54 3454.4422 ou pelo site www.projuriseventos.com.br.

Dia 11 a 13 – Rio de Janeiro/RJ
O XIV Fórum Internacional de Logística & Expo. Logística, será realizado de 11 a 13 de agosto de 2008, no Hotel InterContinental, Rio de Janeiro/RJ. Quais as atividades logísticas mais terceirizadas no Brasil? Quais os critérios de seleção dos operadores logísticos? Como as empresas estão evoluindo e o que pensam sobre o futuro da terceirização no país? Estas e outras perguntas serão discutidas na Sessão Geral que terá como tema "Terceirização Logística no Brasil: a perspectiva dos embarcadores". A palestra será apresentada pelo Diretor de Consultoria do Centro de Estudos em Logística do COPPEAD/UFRJ, Paulo Nazário. Veja a programação completa e maiores informações no site www.forumlogistica.net ou informações pelos telefones +55 21 2524.4401, 2220.2555 e 2240.9313.

Dia 19 e 20 – Rio de Janeiro/RJ
A integração e a gestão do relacionamento com os participantes de uma cadeia de suprimentos possibilitam adequada coordenação dos fluxos de produtos, serviços e informações, minimizando os custos totais de servir determinado canal de distribuição. Para empresas que buscam oportunidades nos modelos de relacionamento e integração com seus parceiros comerciais, seja na distribuição ou no suprimento, o Centro de Estudos em Logística oferecerá em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, o curso de Gestão Integrada de Cadeias de Suprimento. As inscrições e os detalhes do programa podem ser obtidos no site www.centrodelogistica.com.br ou pelo telefone +55 21 2598-9812.

Dia 27 a 29 – Porto Alegre/RS
Entre os dias 27 e 29 de agosto, a ABES/RS - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental -, promove o III Seminário Sulbrasileiro de Engenharia Ambiental no Auditório Itapema do Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento tem objetivo trocar experiências e promover um debate atualizado sobre as principais questões que cercam a relação saneamento-saúde, especialmente na Região Sul do País. Dentre os convidados especiais destaca-se o professor Roberto Medronho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A apresentação do epidemiologista e infectologista, que atua na Fiocruz, versará sobre as informações georreferenciadas em saúde, um novo e dinâmico instrumento que possibilita o uso do sistema geográfico para o cruzamento de dados em saúde. No lugar de tabelas e números, a espacialização possibilita rapidez, economia e eficiência na construção da base de informações em saúde pública. “É um novo olhar sobre as cidades para definir padrões atualizados dia-a-dia em saúde”, ressalta o pesquisador. Outro nome importante é a presença do diretor executivo do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, e de especialistas nacionais renomados em saneamento ambiental. Informações no site www.abes-rs.org.br/sssa ou pelo telefone +55 51 3231.0311.

Dia 30 – Porto Alegre/RS
Universitários entre 18 e 28 anos, podem aproveitar suas férias para ganhar dólares e experiência de vida. Estão abertas as inscrições para participar da Feira CI de Trabalho de Férias. Empregadores de empresas norte-americanas do ramo de entretenimento e turismo, como parques temáticos, hotéis, resorts, restaurantes, redes de fast-food, etc., estarão em Porto Alegre no dia 30 de agosto para o recrutamento. Interessados devem inscrever-se com antecedência para a Feira. É uma oportunidade desafiadora de vivenciar a cultura e o modo de vida dos americanos e ainda trabalhar ganhando em dólar. A Feira CI de Trabalho de Férias se realiza no dia 30 de agosto, sábado, na sede do Unificado da Nilo Peçanha, em Porto Alegre. No evento, empregadores norte-americanos vinculados a GAP, Banana Republic, Sing Shot (parque de diversões), Express Management (hotéis na Flórida), Nike, Tommy Hilfiger, Guess, irão explicar o funcionamento do programa e apresentar as vagas de trabalho. Informações pelo telefone +55 51 3346.4654.

São Paulo/SP

Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.

__________________
EXPEDIENTE

Produção: WLine.biz - Intelligent Business Strategies /
wline@wline.biz
Consultoria TI: De Santi - It Solutions /
www.desanti.com.br / +55 51 8124.9772
Revisão: Professora Lúcia Iná Sá d’Oliveira / + 55 51 9299.1274

Assessoria de Imprensa: Leed Inteligência e Soluções em Comunicação
Letícia Souza - +55 51 9946.0809 /
Letícia@leedcomunicacao.com.br
Edith Auler /
edith@leedcomunicacao.com.br
www.leedcomunicacao.com.br

Envie sua sugestão de pauta ou press-releases para
katya@wline.biz e contate diretamente com a colunista. O mailing é nacional e atinge mais de 10 mil pessoas nos estados do RS, SC, PR, SP, RJ e DF. Perfil do público: empresários, jornalistas, diretores de veículos, executivos, profissionais liberais e consultores.

Os direitos autorais deste Blog são protegidos pela lei nº 9.610/98.
E-Press.biz - Copyright © 2008 - Todos os direitos reservados a Kátya Desessards