Coluna do Dia

By Kátya Desessards
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To think today ...
“Tolo é aquele que afundou seu navio duas vezes e ainda culpa o mar.”

Publilus Syrus (poeta italiano)
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Pão de Açúcar investirá R$ 733 milhões em 2008
O grupo carioca Pão de Açúcar, segundo no ranking brasileiro de supermercados, investirá R$ 733 milhões ainda este ano, sendo R$ 160 milhões em inaugurações e conversões de lojas. Serão 91 pontos de venda que serão abertos, sendo dois hipermercados Extra, cinco supermercados (três da bandeira Pão de Açúcar e dois CompreBem), 60 Extra Fácil (loja de vizinhança), 14 Assai (cash & carry) e dez postos de combustíveis. O restante do valor será investido, R$ 250 milhões, para a aquisição de novos terrenos, R$ 260 milhões em reformas e infra-estrutura, além de R$ 64 milhões na operação Assai. A expectativa do grupo é de alcançar R$ 20 bilhões em vendas brutas este ano, com crescimento nominal de 6,5% pelo critério mesmas lojas (unidades abertas há pelo menos um ano).

Disputa pelo trem-bala
A licitação para a construção do trem-bala que vai ligar São Paulo e Rio de Janeiro, que deverá se realizar em 2009, já está dando o que falar. Várias empresas estrangeiras estão de olho no pomposo valor da obra: US$ 11 bilhões. Representantes da empresa JR Company, mesma que administra os trens-bala do Japão, estiveram no Brasil semana passada para conferir o potencial do empreendimento. Empresas da Alemanha e norte-americanas também devem entrar no páreo, mas é do Japão que deve vir uma ofensiva. Aguardemos.

Pequenos shoppings invadiram o mercado
Está se configurando no Brasil uma forte tendência de surgir centros de conveniência e shoppings de menor porte, graças ao crescimento da renda do público da classe média. A empresa brasileira REP - Real State Partners e a norte-americana Kimco, que são especializadas no segmento de shoppings de vizinhança, pretendem investir cerca de R$ 850 milhões em empreendimentos com esse perfil até 2009, dentro dos R$ 5,3 bilhões que o setor receberá de aportes já previstos. A meta principal é expandir este tipo de negócio, primeiramente, para o interior de São Paulo, na Baixada Santista, e nos estados do Espírito Santo e da Bahia.

Cartões Visa fecha parceria com rede Cinemark
A Visa e a rede de cinemas Cinemark lançaram o Visa Passfirst, um serviço que permite a utilização do cartão de crédito não apenas como meio de pagamento do ingresso, mas também como instrumento de entrada no cinema. O serviço, disponível inicialmente no Shopping Iguatemi de São Paulo, torna a experiência de ir ao cinema mais agradável e prática ao eliminar um passo no processo de compra pela internet: a necessidade de imprimir o bilhete em casa ou retirá-lo na bilheteria. A VisaNet Brasil será a responsável pela implementação desta tecnologia nos estabelecimentos comerciais brasileiros. O processo de compra e utilização do cartão de crédito Visa para ingresso na Cinemark é conveniente e seguro. O cliente deve entrar no site da Cinemark, escolher a sessão e o filme que quer assistir no Shopping Iguatemi e, por fim, clicar na opção Acesso com cartão de crédito Visa. Depois, basta o usuário confirmar os dados de pagamento e levar o mesmo cartão para o cinema, sem precisar passar pela bilheteria. Pode-se, ainda, comprar ingressos de diferentes sessões usando o mesmo cartão. Esta operação é um projeto-piloto de experimentação, com o objetivo de preparar a empresa para uma expansão nacional. Certo é que a idéia é magnífica e deve emplacar muito rápido.

Pirataria desemprega cada vez mais

Empresários do segmento de CDs e DVDs já se preparam para a extinção prematura. Em 2007, as vendas globais destes produtos caíram, assombrosamente, 13%. Grande parte desta queda é atribuída à pirataria que continua crescendo sem parar. A alternativa do setor é a aposta na venda de música digital, especialmente de downloads pela internet, que registrou aumento de 34%. A pirataria tem desmantelado este setor e deixado legiões de desempregados. A indústria fonográfica está buscando se manter, mas o que se mostra mais provável é da migração para o produto digital via web, onde o cliente poderá encomendar seu CD personalizado se quiser. Fato é que muitos profissionais perderam seus empregos por conta da pirataria e não pela opção digital na web, que seria uma evolução natural, se não fosse pela sua entrada prematura por conta da invasão de produtos piratas. É um ciclo vicioso que as empresas do setor estão tentando quebrar, mas ainda sem sucesso.

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ANÁLISE SETORIAL

Educação vira um bom negócio
Ainda há certo preconceito no Brasil, mas é irreversível o fato do setor da educação estar sendo visado por grandes empresas como uma boa opção de negócio para se investir. Neste movimento que o mercado começa a fazer, ganha o estudante, ganham os profissionais da educação e ganha a sociedade. Se o setor da educação evoluir para posto de opção de mercado, a tendência natural é de haver um direcionamento da gestão das instituições de ensino, principalmente das universitárias, para focarem em resultados. E não será apenas dos números financeiros, mas do desempenho da educação em si, ou seja, uma gestão com foco na geração de resultados deverá se refletir na qualidade do produto: o nível da educação. Mas ainda é uma tendência, forte, mas uma indicação. Movimentos como a que a GP investimentos fez, mostra uma possibilidade real disto acontecer. Em maio a GP comprou 20% do capital da maior universidade privada do País, a paulista Estácio de Sá. Outro exemplo, foram às inúmeras aquisições que a universidade Anhanguera Educacional, primeira instituição de ensino a abrir seu capital em bolsa, quando comprou seis outras instituições de ensino superior em 2007. O mercado, porém, aguarda com grande expectativa aquela que poderá ser considerada a maior compra do setor. As próximas semanas serão de espera ansiosa, pois a Apollo, um dos principais conglomerados de educação do mundo, fez uma oferta de R$ 2,5 bilhões pelo grupo Objetivo, do professor e empresário João Carlos Di Genio. O Objetivo possui 27 campi, 700 escolas e 130 mil alunos. Caso a oferta seja aceita por Di Genio, este será o maior negócio já realizado na história do setor da educação no Brasil. Todas as negociações vêm sendo tratadas entre o Merrill Lynch, banco de investimentos dos EUA contratado por Di Genio, e a Morgan Stanley que representa a Apollo. Fontes que acompanham os bastidores desta negociação, afirmam que falta muito pouco, coisa de pequenos detalhes para que seja batido o martelo para a compra. A expectativa é grande, pois abre oportunidades de investimentos cada vez maiores no setor.


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CURIOSIDADE

Separe mais alguns milhões...
Ontem mostrei uma sandália. Hoje trago uma bolsa que sai por um preço módico de US$ 2 milhões. A peça rara é confeccionada em platina e vem cravejada com dois mil diamantes. A responsável pela criação da jóia foi a design japonesa Ginza Tanaka, que apresentou a peça num dos maiores eventos de jóias da União Européia, a London Jewellery Week, que acontece em Londres, na Inglaterra. Quem tiver o interesse de conhecer a bolsa pode acessar www.londonjewelleryweek.com e se deliciar com tanta pompa e circunstância.

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OBSERVATÓRIO

Falta de mão-de-obra em TI é entrave para crescimento
Uma bomba-relógio prestes a explodir. Desta forma, os participantes do Ciclo Amcham de Decisões – etapa CIO Fórum – classificaram o problema da falta de mão-de-obra no setor de Tecnologia da Informação (TI). O evento, realizado pela Amcham-Porto Alegre, aconteceu ontem (dia 24/6), no hotel Deville. O primeiro a revelar preocupação com o cenário foi Ricardo De Rose, CIO da fabricante de capacitores plásticos EPCOS. Segundo ele, o déficit de profissionais qualificados é grande e as universidades, que seriam responsáveis por formá-los, não o fazem adequadamente. “Esta adaptação das academias não existe. O que procuramos fazer é incentivar que pessoas se interessem cada vez mais por TI, seja na área técnica, de graduação ou mesmo em nível de mestrado para que as empresas possam absorvê-las. Temos também que tirar ese estigma de que TI só existe para resolver problemas”, explicou o executivo, que participou do primeiro painel do evento.De Rose citou o exemplo da própria EPCOS, que possui duas vagas de trabalho abertas há mais de seis meses em sua planta de Gravataí, Região Metropolitana de Porto Alegre. “Temos estas vagas desde dezembro e não conseguimos preenchê-las”, lamentou. Já para o diretor de Desenvolvimento e Tecnologia do Terra Networks, Rafael Kuhn, o setor de TI carece de analistas de mercado mais voltados para negócios na área de tecnologia, ou seja, não tão técnicos. “O que ocorre hoje é que as universidades, na maioria das vezes, formam profissionais aptos para trabalhar com análise de sistemas e programação. A análise de mercado exige que a pessoa entenda um pouco mais as empresas e os negócios de cada uma delas, mas isto não está nos currículos das academias”, constatou. De acordo com o executivo, aqueles que desejam seguir por este caminho precisam buscar pós-graduações. O CIO da Eleva, Rogério Schultz Rodrigues, segue a mesma linha. Para ele, não só os profissionais de TI deveriam focar nos negócios ligados a tecnologia, mas também pessoas formadas em administração. Todavia, é difícil encontrar este perfil nas universidades. “O profissional da administração não quer entender como pode trabalhar e fazer negócios na área de TI.Por outro lado, os profissionais da área não se dispõem a aprender a fazer negócios neste setor. Temos aí, portanto, um buraco que impede que as empresas encontrem profissionais capacitados para atender suas demandas”, observou Rodrigues. O CIO da Eleva define um analista de negócios completo na área de TI, como o profissional que tem capacidade de agregar negócio e tecnologia, deixando de ser um simples prestador de serviços dentro da própria companhia. “Um profissional de TI muito técnico, que ouve as demandas do diretor de Logística, para citar um exemplo, acabará fabricando um software para atender aquela demanda. Já de um analista de negócios espera-se que discuta o problema com o setor de logística de forma que juntos, consigam chegar a uma alternativa eficiente, ou seja, é um trabalho mais voltado para uma consultoria”, ilustrou o executivo. (Fonte: Matéria enviada pela assessoria de comuncação da Amcham-Porto Alegre)

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AGENDA BRASIL
Junho

Hoje - 25 – Gramado/RS
A demanda aquecida por alimentos será o primeiro tópico do 23º Seminário Cooplantio - "Produção para o Novo Mercado Mundial", que ocorre de 23/6 a 25/6 em Gramado, na Serra Gaúcha. O engenheiro agrônomo Fábio Chaddad, com doutorado em Economia Aplicada pela Universidade do Missouri, fará a palestra inicial, abordando as "Oportunidades para o Produtor Brasileiro". Na seqüência, o "Cenário Internacional" ganha ênfase, com o economista Paulo Guedes, doutor pela Universidade de Chicago e colunista do jornal O Globo e da revista Época. Guedes explanará sobre a crise econômica nos Estados Unidos, a fraqueza do dólar e a força atual do euro, além da elevação dos preços das commodities e suas conseqüências.

Hoje - Dia 25 – São Paulo/SP
Acontece o World Management 2008, no World Trade Center São Paulo, com nomes como Matthew May, estrategista da Toyota, que vai falar sobre Strategy Day; ou Stephen MR Covey, o guru mundial em confiança, ou ainda Bernard Bauhmol, premiado jornalista da Revista Time. Além de Germano Rigoto, ex-governador do RS, Maurício Eugênio, dentre outros. Confira os detalhes no www.worldmanagement.com.br ou pelo +55 11 3323.1689. Um evento imperdível!

Hoje - Dia 25 – Porto Alegre/RS

O presidente do Conselho Administrativo da Vonpar, Ricardo Vontobel, será o palestrante do almoço ‘Tá na Mesa’ do dia 25/6, quarta-feira, na sede da Federasul, em Porto Alegre (Largo Visconde de Cairu, 17/6º andar, Centro). Vontobel abordará o tema “O Mundo é dos Descontentes!”. O encontro inicia às 11h30min, com entrevista coletiva à imprensa, seguido da abertura do evento, às 12h30min. A palestra está marcada para às 13h. O empresário falará sobre o mercado de refrigerantes, resgatando dados históricos do setor e levantando aspectos sobre gestão.

Hoje - Dia 25 – Porto Alegre/RS
O diretor de Reabastecimento do Wal-Mart Brasil na região Sul, Luiz Pedro da Cunha Albornoz, é o convidado do encontro do Comitê de Comércio Exterior e Logística da Amcham-Porto Alegre - Câmara Americana de Comércio, na quarta-feira (dia 25), às 8h30min, na rua Mostardeiro, 322, 11º andar. O executivo abordará sobre a política de logística de uma das principais redes de varejo do país e a importância da integração entre os elos da cadeia de abastecimento, e como cada etapa pode influenciar nos negócios, no atendimento ao cliente e na sustentabilidade da empresa.

Hoje - Dia 25 a 27 – Mangaratiba/RJ
Acontece o III Encontro de Executivos de Logística e Supply Chain, no Portobello Hotel Resort & Safari, em Mangaratiba/RJ. O objetivo principal do evento é propiciar um fórum de debates e troca de informações entre um seleto grupo de executivos seniores da área de logística e Supply Chain Management, professores do COPPEAD e da Michigan State University. O programa abordará três temas de destaque na agenda dos executivos da área de logística, identificados através de pesquisa realizada pelo CEL/COPPEAD com os potenciais participantes deste evento. Os temas serão explorados em módulos compostos por tutoriais, apresentações de casos empresariais e discussões dirigidas em grupos e plenárias, onde serão debatidas as experiências das empresas participantes sobre os temas em questão. Os temas eleitos para o programa 2008: Tendências dos Custos de Transportes; Impactos da Legislação Tributária nas Operações Logísticas; e Global Supply & Global Logistics. O programa é limitado a 25 participantes e é exclusivo aos alunos e ex-alunos do MBA Logística e do Curso Logística Empresarial para Alta Gerência do COPPEAD. Para esclarecimento de quaisquer dúvidas ou informações sobre outros cursos entre em contato com o Centro de Estudos em Logística, pelos telefones +55 21 2598-9812 e 2573-7416 ou pelos e-mails: cel@centrodelogistica.com.br / reginab@centrodelogistica.com.br.

Dia 27 – Porto Alegre/RS
O Seprorgs - Sindicato das Empresas de Informática do RS – realiza a edição de junho do Mesas Redondas, reunião-almoço que reúne empresários da área de Tecnologia da Informação, discutirá o tema "Como fazer marketing em uma empresa prestadora de serviços". O encontro ocorrerá no dia 27 de junho, das 12h às 14h, no Ritter Hotéis (Lago Vespasiano J. Veppo, 55, Porto Alegre, RS). Os palestrantes serão Luis Eduardo Amaro e Marcelo Nonohay, ambos mestres em Marketing pela UFRGS. O evento tem o apoio de entidades de TI (Assespro-RS, InternetSul, Softsul e Sucesu-RS). Interessados podem enviar e-mail para: relacionamento@seprorgs.org.br ou solicitar informações pelo telefone +55 51 3311.5533.

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