Edição 942 | Ano V

Brasília / DF

Brasil tem maior déficit em transações correntes para meses de agosto

O Brasil registrou déficit em conta corrente de 5,505 bilhões de dólares no mês passado, o pior resultado para meses de agosto, elevando o déficit no acumulado de 12 meses a 3,6 por cento do PIB. A deterioração das contas externas brasileiras fica mais evidente com o fato de o rombo no mês passado não ter sido financiado pela entrada de recursos pela conta de capital e financeira, que foi superavitária em 2,119 bilhões de dólares. Com isso, o Brasil teve déficit no balanço de pagamentos de 3,21 bilhões de dólares em agosto, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central.
Os investimentos estrangeiros diretos, que fazem parte da conta de capital, somaram 3,775 bilhões de dólares no mês passado, ante 5 bilhões de dólares em agosto de 2012.

No acumulado do ano, as transações correntes registram déficit de 57,952 bilhões de dólares, superior ao saldo negativo de 54,230 bilhões de dólares em todo o ano passado. Em 12 meses, o rombo chega a 80,642 bilhões de dólares, 3,65 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), pior resultado desde março de 2002. Em julho, essa relação estava em 3,5 por cento.

Apesar do desempenho ruim das contas externas, o BC minimizou os dados. "A parte do déficit em transações correntes que segue financiada pelo IED é muito significativa. Cerca de 80 por cento tende a ser financiado pelo IED e esse é um quadro positivo e confortável para as transações correntes", comentou o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel. A conta corrente - que incluem a importação e exportação de bens e serviços e as transações unilaterais - tem sido fortemente impactada pelo resultado da balança comercial brasileira, que tem apresentado repetidos déficits.
Tanto que o BC reduziu a projeção da balança para o ano, para superávit de 2 bilhões de dólares ante a previsão anterior de saldo positivo de 7 bilhões de dólares.

As projeções - Na segunda revisão no ano das projeções para as contas externas do país em 2013, o BC manteve em 75 bilhões de dólares a previsão de déficit para as transações correntes. Além da balança comercial, a estimativa para IED também foi reduzida para 60 bilhões de dólares ante 65 bilhões de dólares de entrada na projeção anterior. Maciel disse que a redução no IED foi feita a partir do ingresso visto até o momento, comentando ainda que mesmo com a redução dos fluxos o Brasil continua atraindo capital produtivo externo em cifras maiores comparativamente a outros países.
Para contrabalançar essas pioras, o BC reduziu para 24 bilhões de dólares a estimativa de remessa de lucros e dividendos ante a indicação anterior de 30 bilhões de dólares de envios, numa alteração relacionada em parte à valorização da divisa norte-americana.
A redução na estimativa de lucros e dividendos deve-se às fortes oscilações do dólar neste ano. "A movimentação de câmbio torna o envio de remessa mais caro e um desestímulo ao reenvio de dividendos", comentou Maciel.
Apesar disso, a alta do dólar não inibiu os gastos de brasileiro no exterior. A despesa líquida no exterior com viagens ficou em 1,710 bilhão de dólares em agosto, ante 1,674 bilhão de dólares em julho e 1,381 bilhão de dólares em igual mês de 2012.  (Agência Reuters)



São Paulo / SP

Setor de material de construção está pessimista

A intenção de investir ao longo dos próximos 12 meses diminuiu entre empresários da indústria de materiais de construção. Em setembro, 67% manifestaram intenção de investir, patamar inferior aos 74% de agosto deste ano e aos 81% de setembro de 2012, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 25, pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O nível atual de utilização da capacidade instalada se manteve em 83% em setembro, mesmo nível de agosto, mas abaixo dos 83% vistos no mesmo mês de 2012. A sondagem apontou também que 60% das empresas estão indiferentes em relação à suas expectativas sobre as ações do governo para o desenvolvimento do setor a médio prazo. Outras 21% das empresas estão pessimistas e 19%, otimistas.

A Abramat atribuiu a queda nas intenções de investimento à incerteza sobre a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de materiais de construção, após cinco anos de contínua desoneração. Também há incerteza sobre a velocidade de recuperação das vendas para o segmento da infraestrutura, que estiveram fracas em 2012 e neste ano. "As empresas estão em um momento importante de planejar seus investimentos e é um momento bom para o governo anunciar a desoneração para os próximos anos", afirmou o presidente da associação, Walter Cover, em nota. (Agência Estado)


São Paulo / SP

MAN anuncia R$ 1,2 bilhão em negócios com setor público

A MAN Latin America prevê dobrar a fatia da participação do setor público entre nas vendas da montadora de caminhões e ônibus da marca Volkswagen, de uma média 5% a 7% dos negócios nos anos anteriores, para até 15% em 2013, segundo o presidente da companhia Roberto Cortes. A MAN anunciou a venda, em licitações, de 5,2 mil veículos para os governos federal e para o do Estado de São Paulo e deve movimentar R$ 1,2 bilhão e consumir um mês e dez dias de produção da unidade da montadora em Resende. "Esperamos ampliar os negócios e chegar a dois meses de produção de veículos apenas para atender essa demanda", afirmou o executivo.

Dos 5,2 mil veículos anunciados, 1.747 são caminhões para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para programas de fomento à agricultura familiar e combate aos efeitos da seca em 14 Estados, com entregas até 2014. Ainda para o governo federal são 860 ônibus para o Exército.
A MAN anunciou ainda a negociação de 2.603 ônibus escolares do governo do Estado de São Paulo e deve fornecer outros 50 veículos para funcionarem como delegacias móveis da mulher. Cortes avaliou que a empresa não teme tanta dependência dos governos no faturamento. "Nossa expectativa é de que diante da necessidade do setor público haja até uma expansão", afirmou o executivo.
Cortes está na Alemanha para o planejamento dos investimentos anuais da companhia e ratificou a meta de investir R$ 1 bilhão no período 2012 a 2016 no Brasil, maior mercado da MAN no mundo e o único onde as vendas de caminhões e ônibus Volkswagen superam as da concorrente Mercedes-Benz. O executivo mantém ainda a estimativa de crescimento de 10% nas vendas do setor em 2013 e expansão de 35% a 40% na produção, com o excedente utilizado para recuperar os estoques das montadoras. (Agência Estado)

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INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP

IPC-Fipe tem alta de 0,20% na 3ª leitura de setembro

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou uma alta de 0,20% na terceira quadrissemana de setembro. O número representa uma alta maior em relação à segunda leitura do mês, quando apresentou um avanço de 0,16%. Na terceira medição de agosto, o índice havia ficado com alta de 0,23%.
O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou dentro do intervalo das previsões de 15 instituições pesquisadas pelo AE Projeções, que apontavam que o índice poderia ficar entre 0,13% e 0,21%, com mediana em 0,17%.
Habitação teve alta de 0,38% na terceira quadrissemana de setembro, após subir 0,43% na segunda. Despesas Pessoais seguiu o mesmo caminho e registrou uma alta de 0,35% na terceira leitura do mês, ante um avanço de 0,54% na quadrissemana anterior.
Transportes subiu 0,08% na terceira leitura de setembro, em comparação com um avanço de 0,02% na segunda. Saúde avançou 0,59% na terceira leitura e havia registrado alta de 0,51% na segunda quadrissemana de setembro. Vestuário avançou 0,88% na terceira quadrissemana, ante ganho de 0,47% na segunda.
Alimentação recuou 0,31% na terceira leitura de setembro, ante uma baixa de 0,49% na segunda quadrissemana do mês.
Educação teve uma alta de 0,10% na terceira quadrissemana, mesmo avanço registrado na segunda.

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na terceira leitura do mês de setembro:
Habitação: 0,38%
Alimentação: -0,31%
Transportes: 0,08%
Despesas Pessoais: 0,35%
Saúde: 0,59%
Vestuário: 0,88%
Educação: 0,10%
Índice Geral: 0,20%
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Fipe)

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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

São Paulo / SP

Oferta de ações Tupy pode chegar a R$ 673,92 milhões

A Tupy S.A. publicou hoje, dia 25/9, aviso ao mercado de sua oferta primária de 26 milhões de ações ordinárias e secundárias, que poderá corresponder a até 5,2 milhões de papéis, esta no âmbito da colocação do lote adicional. A empresa, que havia publicado o prospecto preliminar, mas não tinha detalhado o número de ações que fariam parte da operação ou o cronograma, havia interrompido a oferta em junho.
Conforme aviso ao mercado publicado hoje, a quantidade de ações poderá ser acrescida em até 15% da oferta primária em lote suplementar, ou seja 3,900 milhões de ações, em caso de excesso de demanda, e até 20% em lote adicional que poderão ser ofertados a critério do acionista vendedor (oferta secundária).
O preço será fixado no dia 16 de outubro, quando se encerra o período de coleta de intenções de investimento (bookbuilding), que se inicia nesta quarta-feira, 25. Pelo valor do fechamento da ação na terça-feira, 24, na Bovespa (R$ 19,20), a oferta pode alcançar, no máximo, R$ 673,92 milhões, com a colocação das oferta secundária e o lote suplementar. Sem contar os lotes suplementar e o adicional (oferta secundária), pode ser de R$ 499,20 milhões.
O período de reserva vai de 2 a 15 de outubro, conforme cronograma. A oferta de varejo será de no mínimo 10% e máximo de 20% das ações, para investimentos de no mínimo R$ 3 mil e no máximo R$ 300 mil. O início da negociação das ações da oferta no Novo Mercado da Bovespa está previsto para 18 de outubro.
A operação, que contará com esforços de colocação no exterior, não admitirá distribuição parcial sendo possível o cancelamento do pedido caso não haja investidores suficientes para subscrever a totalidade das ações até a conclusão do bookbuilding. Segundo divulgado anteriormente, os recursos provenientes da oferta primária serão destinados a projetos de redução de custo e de expansão e adequação de estrutura de capital.
Em fevereiro, os acionistas da fundição Tupy aprovaram, em assembleia geral extraordinária, a conversão da totalidade das ações preferenciais da companhia em ordinárias, o desdobramento das ações ON, o aumento do capital autorizado para R$ 1,2 bilhão e a reforma integral do estatuto. As mudanças faziam parte do plano da companhia para migrar para o Novo Mercado da Bovespa. (Agência Estado)


HOJE - Fechamento na ASIA:

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em baixa

Os mercados de ações da Ásia fecharam majoritariamente em queda nos pregões de hoje, dia 25/9, com preocupações sobre o futuro da economia norte-americana. O cronograma do Federal Reserve sobre uma possível redução de estímulos e os debates sobre o Orçamento dos EUA continuam a pesar sobre os pregões, levando a baixas tanto em Wall Street quanto na Ásia.
O índice Taiwan Weighted fechou em queda de 0,2%, aos 8.283,90 pontos. Na Coreia do Sul, o índice Kospi cedeu 0,45% e encerrou aos 1.998,06 pontos. Já nas Filipinas, o índice PSEi caiu 0,6%, para 6.420,42 pontos.
Na China, grande parte das ações foi alvo de realização de lucros, contudo muitos investidores saudaram as notícias sobre a zona de livre comércio em Xangai, levando a compras em papéis de empresas que podem se beneficiar da medida. A Shanghai Material Trading fechou em alta de 3,9%, a Shanghai International Port Group subiu 0,3% e a Shanghai New World teve avanço de 1%.
Apesar de algumas altas, o índice Xangai Composto fechou em queda de 0,4%, aos 2.198,51 pontos, e o índice Shenzhen Composto caiu 0,5%, para 1.054,07 pontos. Em Hong Kong, contudo, o índice Hang Seng fechou em leve alta de 0,1%, aos 23.209,63 pontos.
Por outro lado, a Bolsa de Sydney surpreendeu e encerrou o pregão com avanço. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,8%, pra 5.275,9 pontos, após três dias seguidos de quedas. Bancos com grande peso no índice ajudaram a levar o pregão para terreno positivo, com o National Australia Bank subindo 2%.


ONTEM - Fechamento no Brasil:

Petrobras e Vale ofuscam alta de quase 10% da TIM e Ibovespa cai 0,31%

O principal índice acionário brasileiro recuou  0,31%, aos 54.431 pontos, no pregão de ontem, dia 24/9. A pressão das blue chips Petrobras (-1,14%) e Vale (-1,56%) ofuscaram a alta expressiva do setor de telecomunicações, comandada por TIM Participações (9,69%). O giro financeiro do pregão foi de R$ 6,1 bilhões.
Ações que na véspera haviam dado sustentação à alta de quase 1% do índice, como as de metais e o bancário, perderam terreno nesta sessão.
A redução da recomendação do mercado acionário brasileiro pelo Morgan Stanley para "underweight", citando problemas estruturais, avaliações não mais atrativas e um patamar supervalorizado do real, pressionou ainda mais.
Além das blue chips, o setor de siderurgia e a ação da petroleira OGX (-2,56%) pressionaram o Ibovespa. Além disso, as empresas de papel e celulose Fibria (-3,82%) e Suzano (-3,14%) tiveram as maiores quedas do índice.
O destaque positivo do pregão foi o setor de telecomunicações, que avançou com força após a espanhola Telefónica anunciar que elevará sua participação na Telco , holding de controle da Telecom Italia, controladora da TIM Participações.
A TIM teve a maior alta do índice, de 9,59%. Analistas já consideram a venda da empresa para alguma operadora sem atuação no País uma alternativa para a Telefónica concluir a tomada de controle da Telecom Italia, já que autoridades brasileiras mostraram ser contrários à chance de TIM, da Telecom Italia, passar às mãos da Vivo, pertencente ao grupo espanhol.
Na esteira da TIM, Vivo (+3,64%) e Oi (+2,49%) também exibiram valorização expressiva.


ONTEM - Fechamento nos EUA:

Bolsas americanas fecham de lado

Wall Street fechou de lado os pregões de ontem, dia 24/9, com o Dow Jones em nova queda (-0,43%), perdendo parte dos lucros das últimas semanas, enquanto o Nasdaq subiu 0,08%.
O Dow Jones caiu 66,79 pontos a 15.334,59 unidades e voltou a seus níveis de antes da decisão do Federal Reserve (banco central dos EUA), de manter sua política monetária inalterada.
O tecnológico Nasdaq ganhou 2,96 pontos a 3.768,25 unidades.
O índice ampliado Standard & Poor's 500 perdeu 0,26% ou 4,42 pontos a 1.697,42 unidades.
"O avanço após a reunião do Fed (que terminou na quarta-feira) se apagou" para o Dow Jones e para o S&P 500 "porque o mercado está totalmente atento ao debate sobre o orçamento nos EUA" em Washington, destacou Gregori Volokhine, presidente da Meeschaert Financial Services.
O Congresso deve votar o orçamento, para evitar um fechamento parcial dos serviços públicos federais no dia 30 de setembro até às 23H59, quando termina o exercício fiscal de 2013. "Se os legisladores não se entenderem, será um mau sinal para a dívida norte-americana e a capacidade do Estado de pagar o que deve", disse Volokhine. O temor de que este episódio volte a afetar a nota da dívida norte-americana pesa sobre os mercados.
"O Fed fala muito e em direções contraditórias", o que desorienta os investidores, acrescentou Volokhine, em alusão a recentes declarações de presidentes de filiais locais do banco central norte-americano.
No mercado de títulos, o rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos fechou em 2,653% contra 2,714% na segunda-feira à noite, enquanto o do bônus a 30 anos fechou em 3,672% contra 3,742%.


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MERCADO FINANCEIRO


São Paulo / SP

Bradesco anuncia R$ 3 bilhões para micro e pequena empresa

O Bradesco anunciou a oferta de R$ 3 bilhões em empréstimos para financiar o crescimento, modernização, produtividade e o capital de giro das micro e pequenas empresas brasileiras. A taxa mínima de juros cobrada é de 1,78% ao mês, e o limite máximo de operação é de R$ 100 mil. Entre as facilidades incluídas nas linhas abertas pelo banco está a carência de até 90 dias para o empresário fazer o pagamento da primeira parcela.
O banco também oferece o 'Giro simples Bradesco', indicada para micro e pequenas empresas que desejam reforçar seu fluxo de caixa. Além de carência de até 90 dias para o pagamento da primeira parcela, o prazo de financiamento é de até 36 meses. A outra linha de crédito oferecida é a CDC Flex Bradesco. Este crédito é destinado a aquisição de bens, inclusive equipamentos usados não contemplados pelas linhas tradicionais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os prazos - O empreendedor poderá financiar até 70% do bem e, neste caso, o prazo poderá chegar até 48 meses. "A economia brasileira é dinâmica e apresenta condições favoráveis para o surgimento de novos empreendedores", diz o diretor executivo do Bradesco, Altair Antonio de Souza, por meio de nota. "É preciso financiar e prestar consultoria aos empresários, e queremos apoiar o crescimento das micro e pequenas empresas brasileiras", acrescenta ele. O Bradesco tem hoje 1,4 milhão de clientes neste segmento, o que representa 92% do número de clientes pessoa jurídica. 
No segundo trimestre deste ano a carteira de micro, pequenas e médias empresas do banco cresceu 3,5% ante os três meses anteriores e 11,2% na comparação anual, totalizando R$ 121,138 bilhões.  Apesar do aumento na liberação de recursos, a inadimplência do segmento baixou no período, de 4,2% no primeiro trimestre para 4,0% no segundo. Em um ano, a queda também foi de 0,2 ponto porcentual. As linhas de crédito que o Bradesco lançou para financiar micro e pequenas empresas, num total de R$ 3 bilhões, estão maiores e adequadas à necessidade desse público de financiamentos de mais longo prazo, de acordo com Octavio de Lazari Junior, diretor executivo do Bradesco. 

O limite de crédito - O limite foi elevado, conforme ele, em mais de 60%, de R$ 60 mil em 2012 para R$ 100 mil este ano. Além disso, o prazo para contratação foi estendido. Passou de 60 dias para cerca de 100 dias. A taxa mínima cobrada é de 1,78% ao mês. "Como aumentamos o valor de limite, achamos importante esticar o tamanho da linha para que não faltem recursos. Se a clientela precisar, o recurso está disponível", disse Lazari Junior, em entrevista ao Broadcast, serviço de informações em tempo real da Agência Estado. Embora o volume liberado este ano, de R$ 3 bilhões, seja maior do que o dos últimos anos, na casa do bilhão, o executivo afirma que, se necessário, o Bradesco está disposto a estender o prazo para contratação e também o montante já aprovado. 

A demanda - Ele admite que este ano a demanda por crédito por parte dos empresários que administram os pequenos e médios grupos foi menor, mas que as expectativas para o último trimestre do ano são melhores. 
"Normalmente, no último trimestre há uma recuperação natural, principalmente das micro e pequenas empresas, pois muitas delas têm 50% do seu faturamento concentrados neste período por conta das encomendas de final de ano", avalia Lazari Junior. O executivo acrescenta ainda que as linhas lançadas hoje pelo Bradesco visam a dar fôlego para as empresas de menor porte que, no final deste ano, demandam crédito mais de longo prazo. São duas modalidades. Uma tem como objetivo financiar equipamentos, inclusive, usados, com prazo de 48 meses e 90 dias de carência. E a outra para capital de giro ,que pode ser usada no pagamento de 13º, compra de matéria-prima e outras necessidades da empresa.

A mudança - Lazari Junior atenta que o Bradesco tem desenhado produtos sob medida para micro e pequenas. No passado, conforme ele, os empresários utilizavam capital de giro para comprar máquina e ferramental, imobilizando os recursos que deveriam ser utilizados para a compra de matéria-prima. 
Agora, tem ocorrido, na sua opinião, uma "mudança silenciosa" desse público que está tem buscado linhas mais adequadas às suas necessidades, o que também tem contribuído para uma menor mortalidade desses grupos. 
Sobre o risco de calotes das micro e pequenas empresas, o diretor do Bradesco diz que o banco está "muito confortável" e que a experiência com este público é de "longa data". A inadimplência deste segmento no Bradesco baixou abril a junho, de 4,2% no primeiro trimestre para 4,0% no segundo. O Bradesco conta atualmente com 1,4 milhão de clientes neste segmento, o que representa 92% do número do público de pessoa jurídica, e uma carteira de mais de R$ 121 bilhões.

Confira abaixo como conseguir um empréstimo e colocar em prática os seus planos como empreendedor:

1. Escolher a agência mais próxima da sua empresa
2. Caso ainda não tenha, abra uma conta corrente
3. Fale com o gerente e informe-se sobre os documentos necessários
4. Justifique a necessidade de financiamento para a empresa
5. Escolha a melhor alternativa e formalize o pedido de empréstimo

Documentos necessários para abrir uma conta bancária e obter empréstimo: 
- Comprovante de residência (Conta de água, luz ou telefone fixo emitidas a até dois meses;
- Procuração (quando a conta for movimentada por procuradores;)
- Registro de Identidade;
- CPF e CNPJ
- Documentos da Constituição da Empresa
(Agência Estado)


Zurique / Alemanha

Credit Suisse planeja sair do private banking

O Credit Suisse planeja sair do segmento de private banking para clientes ricos em dezenas de países, informou o porta-voz da instituição, Marc Dosch, ao Wall Street Journal. "A revisão de mercado considerou os custos gerais de fazer negócios, incluindo aspectos regulatórios e operacionais", disse.
Segundo Dosch, a saída do Credit Suisse se dará em países muito pequenos ou onde a instituição tem poucos clientes. Esse anúncio surge após uma reestruturação que envolveu a venda de outros negócios, o fortalecimento da estrutura de capital do banco e a desistência de aspectos mais arriscados no segmento de banco de investimento.
Mais cedo, o jornal suíço Tages-Anzeiger havia informado que o Credit Suisse fecharia suas operações de gerenciamento de fortunas em 50 países, incluindo Angola, Turcomenistão e Bielo-Rússia. Clientes de Israel e da Dinamarca com ativos de menos de 1 milhão de francos suíços também seriam afetados, completou o jornal. Nos mercados mais maduros, o banco está se focando no que são conhecidos como clientes com patrimônio líquido ultra elevado, com pelo menos 50 milhões de francos suíços (US$ 55 milhões) em ativos sob gestão. (Agência Dow Jones Newswires)


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INDÚSTRIA

Da redação - Porto Alegre / RS

Celulose Riograndense e Demuth apresentam o maior picador de toras do mundo

A fama de que gaúcho tem mania de grandeza já ultrapassou as fronteiras brasileiras. Mas tem coisas que são fatos, e no próximo dia 26 teremos a comprovação de mais uma façanha gaúcha: com tecnologia totalmente brasileira, desenvolvida em Novo Hamburgo e a pedido da Celulose Riograndense, a Demuth fará o teste do maior picador de toras do MUNDO. 
O público irá conhecer o resultado de um trabalho que envolveu diversos profissionais (entre engenheiros, programadores e técnicos), durante cerca de 10 meses: um picador de toras, capaz de produzir 500 metros cúbicos sólidos por hora (pedaços pequenos e uniformes de madeira, dos quais será extraída a celulose) - o que equivale a aproximadamente 500 toneladas. Esta capacidade produtiva em uma única linha é inédita no mundo.

O equipamento, que pesa aproximadamente 80 toneladas, é o primeiro de uma série de três picadores que serão utilizados pela fábrica de celulose depois de concluído o seu projeto de expansão. Os outros dois equipamentos estão em fase de montagem e devem ser concluídos até o final deste ano.
O diretor presidente da Celulose Riograndense explica: “O pátio de madeira da empresa contará com três linhas de picagem de toras, em que o picador desenvolvido pela Demuth é o equipamento principal. O grande ganho é que, com três linhas de picagem, a fábrica vai dar conta da sua produção total de madeira”, explica. 

De acordo com o gerente comercial da Demuth, Marcelo Barros, “Trata-se de um projeto moderno, que proporciona alto índice de produtividade e é de fácil operação e manutenção. E a tecnologia foi totalmente desenvolvida aqui, no Rio Grande do Sul”. Ele explica, ainda, que o projeto exclusivo e inovador de chassis único do picador Demuth torna a movimentação e a operação de montagem, fixação e nivelamento extremamente rápidos, fáceis e confiáveis. O novo picador destaca-se por sua nova e original forma construtiva, tendo como foco a maior qualidade e uniformidade dos cavacos. Projetado para possibilitar um alto índice de aceites, tem como consequência os menores percentuais de perdas de madeira quando comparado com outras máquinas atualmente disponíveis no mercado. Este grande ganho deve-se às características inovadoras do seu projeto. 
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Celulose Riograndense)


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AGROBUSINESS


Da redação - São Paulo / SP

Pintainhas de Postura: alojamento de agosto é 2% menor que o mês anterior

Números divulgados pela UBABEF informam que o volume alojado de pintainhas de postura comercial em agosto foi de 7,549 milhões de cabeças, 77,84% representadas por linhagens produtoras de ovos brancos. O alojamento atual é 2% menor que o mês anterior e 0,6% inferior a agosto de 2012. O volume médio acumulado no ano (7,313 milhões) projeta para o corrente ano um volume aproximado de 87,750 milhões de pintainhas que, se concretizado, será 2,5% superior ao alojado em 2012. Por ora, nos 12 meses encerrados em agosto, o percentual é um pouco maior: 3,34% sobre o mesmo período imediatamente anterior. (Fonte: Avisite)


Da redação - São Paulo / SP

Aurora inicia em novembro o recrutamento para reabrir Joaçaba em janeiro

A Coopercentral Aurora Alimentos inicia em novembro o recrutamento de pessoal para a reabertura – em 2 de janeiro –  da indústria de abate e processamento de suínos de Joaçaba, no meio-oeste catarinense. Ali, a cooperativa investe 61,5 milhões de reais para triplicar a capacidade industrial e geração de produtos cárneos destinados à exportação.
Para recrutamento, seleção e contratação dos trabalhadores será utilizado o auditório da Copérdia (antiga Coperio), localizado às margens da BR-282, a partir do dia primeiro de novembro. Na primeira etapa serão contratados 500 pessoas e, na segunda, mais 500.
A unidade estava paralisada desde abril de 2009 no auge da crise financeira internacional. As obras iniciaram em fins de dezembro do ano passado e têm prazo de conclusão para dezembro deste ano. As operações da indústria serão retomadas no primeiro dia útil de 2014, assegura o presidente Mário Lanznaster. O dirigente antecipou que ficará concentrada em Joaçaba a maior parte da produção de carne suína destinada ao mercado externo.
Os investimentos em construção civil, máquinas e equipamentos permitirão triplicar a capacidade de abate de 1.000 para 3.000 suínos/dia. Na primeira fase, em janeiro de 2014, o abate será de 1.500 animais e, em setembro, sobe para 3.000/dia.
Com a ampliação física – que representa mais 15.000 metros quadrados de área construída e compreende os setores administrativos, industriais, de tratamento de efluentes e de apoio – o complexo ficará com área total de 25.000 metros quadrados.
Mais de 200 trabalhadores atuam na planta industrial, onde 100% das obras civis estão concluídas. Os setores administrativos estão concentrados em um novo prédio de dois pavimentos e 5.000 metros quadrados de área para abrigar ambulatório, dois refeitórios, quatro vestiários, área de lazer, auditório, Serviço de Inspeção Federal (SIF), departamento de recursos  humanos e segurança do trabalho.
O layout interno de vários setores foi alterado e estão em fase de instalação sete câmaras de resfriamento de carcaças, sala de cortes com mezanino, túnel de congelamento contínuo e túnel estático de congelamento. Foi construída uma nova fábrica de farinhas e subprodutos e, ampliada, a casa de máquinas e de caldeiras. O sistema de tratamento de efluentes foi aperfeiçoado com novo tanque de concreto de equalização, novo flotador e nova  casa de química.
Também estão em execução duas obras complementares: a perfuração de mais um poço profundo para captação de água (já está com 480 metros de profundidade) e a construção de canalização em PAD (polímero de alta densidade) com 6 quilômetros de extensão para a destinação dos efluentes tratados até o rio Caraguatá.
Por outro lado, no campo, a ampliação da base produtiva já foi autorizada, com o alojamento de matrizes e a planificação da produção de suínos que serão fornecidos pelas cooperativas agropecuárias filiadas à Coopercentral. 
A reabertura do frigorífico de Joaçaba gerará 1.000 empregos diretos e 3.000 empregos indiretos: quatro vezes o número de postos de trabalho que existia quando a unidade fechou, em 2009.  A mão de obra será recrutada na microrregião do meio-oeste. A inauguração oficial ocorrerá somente em 15 de abril de 2014, no 45o aniversário de fundação da Aurora. Os trabalhos são supervisionados pela equipe de engenharia da Aurora, chefiada pelo engenheiro eletricista Christian  Klauck. O gerente da unidade de Joaçaba é Rodrigo Schwert.

A estrutura - O frigorífico ocupa área de 20 hectares do Distrito Industrial de Joaçaba (à margem da rodovia BR-282) e, antes da ampliação, constituía-se de planta industrial de 9.000 metros quadrados de área coberta, com capacidade para abater 200 suínos por hora ou 1.000 suínos/dia.
O complexo inclui portaria, administração, vestiários e refeitório, pocilgas, linha de abate, resfriamento, congelamento, estocagem e expedição. A linha industrial compreende os setores de choque, sangria, escaldagem, depilação e chamuscador. O sistema de tratamento de efluentes compõe-se de sete lagoas de decantação, peneiras, decantadores e flotadores. Antes da paralisação, a água era captada em riacho e em poço profundo, armazenada em lago artificial para ser utilizada no processo industrial, após o que era novamente tratada e devolvida ao riacho.  (Fonte:  MB Comunicação)

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SERVIÇOS, VAREJO e COMÉRCIO

Da redação - São Paulo / SP

Doutor Resolve lança novidade que facilitará ainda mais a vida de quem contratar seus serviços domésticos

Não é fácil lidar com as despesas do dia a dia. Principalmente para grandes famílias, o número de gastos cresce a proporções assustadoras. E diante da falta de tempo, principalmente para quem vive nas agitadas metrópoles, contratar alguém para fazer o serviço de limpeza virou parte imprescindível na lista de gastos. Mas, muitas vezes, os custos para contratar uma empregada podem ultrapassar e muito o quanto se pretende gastar, principalmente agora com a implantação da PEC das domésticas no começo de 2013. 
Uma das soluções para aliviar o bolso é requisitar os serviços de uma diarista. Porém, muita gente acaba tendo outras dores de cabeça já que não tem mais a confiabilidade da doméstica, que trabalhou durante anos no imóvel. Imagine que a diarista resolva limpar um objeto de muito apreço para o cliente e acabe estragando-o sem querer. Para se livrar deste problema a Doutor Resolve – Serviços de Diaristas, franquia que oferece serviços de diaristas terceirizadas, justamente para poupar o cliente do trabalho de contratar alguém – lançou mais uma novidade: a Resolve Clean.
Trata-se de uma metodologia de limpeza lançada pela franquia, que além de oferecer duas diaristas para executar os serviços, enviará antes do serviço uma supervisora que fará uma vistoria na casa do cliente para fazer o orçamento e ainda analisar todo o imóvel, segundo afirma David Pinto, presidente da Doutor Resolve. “Se o cliente tiver algo de muito valor para ele, como uma coleção de taças ou algo do gênero, ele já avisará a supervisora que repassará as orientações para as diaristas, que deverão ter um cuidado redobrado”, afirma.
Os clientes também não precisarão se preocupar com os produtos de limpeza, já que todos os itens a serem utilizados no serviço serão disponibilizados pela franquia. “Todos os produtos são biodegradáveis, de alta qualidade e pertencentes à marca exclusiva da Doutor Resolve que é a Resolve Clean”, ressalta David.
Outra novidade destacada por David referente à metodologia da franquia é o Resolve Machine, um aspirador de pó exclusivo da empresa dotado da mais alta tecnologia existente no mercado. “Trata-se de um aspirador de pó a base de água que se diferencia dos demais por fazer uma limpeza profunda no piso, sofá, colchão, ajudando a eliminar uma imensa quantidade de ácaros que estão sempre presentes dentro de casa, podendo causar sérios problemas de saúde para os moradores”.
Entre os serviços oferecidos pela Doutor Resolve – Serviços de Diaristas estão o de limpeza, passadeira, cozinheira, copeira e recrutamento. Os interessados em solicitar as atividades da franquia podem ligar para o 0800 da empresa, que redirecionará o pedido para o franqueado mais próximo da região do solicitante, ou ainda fazer o pedido via internet, através do Portal Resolve Orçamentos.  (Fonte: Lucky Assessoria) 


Da redação - São Paulo / SP

Raízen pretende ter 1.500 lojas de conveniência até 2016

Mesmo após o encerramento das negociações com a Internacional Meal Company (IMC), a Raízen (joint venture entre a Cosan e a Shell) mantém a meta de abrir 1.500 lojas de conveniência até o final de 2016. De acordo com Vasco Dias, presidente da empresa, o objetivo é aumentar a oferta principalmente em postos localizados em rodovias. "Isso pode ser feito de forma independente ou ainda por meio de uma parceria, estamos estudando", afirmou Dias durante evento para investidores da Cosan. Até o próximo ano, a expectativa da Raízen é abrir ao menos 960 lojas, com faturamento mensal de R$ 150 mil.  (Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios)


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COMÉRCIO EXTERIOR

Da redação - São Paulo / SP

Desempenho das carnes nas três primeiras semanas de setembro

As carnes fecharam os primeiros 15 dias úteis de setembro (71,4% de um total de 21 dias úteis) com uma receita média diária de US$66,239 milhões, valor 5,1% e 5,9% superior às registradas, respectivamente, no mês anterior e no mesmo mês do ano passado. Também apresentam, por ora, o melhor desempenho dos últimos quatro meses.
Com o atual comportamento, tendem a um resultado positivo em relação a setembro de 2012 (19 dias úteis). Mas podem apresentar retração a agosto passado, que teve um dia útil a mais. Veja-se o caso específico da carne de frango. O volume médio diário de produto in natura embarcado nesses 15 dias (pouco mais de 13,9 mil/t) sinaliza embarque mensal da ordem de 292 mil/t, quantidade que representa aumento próximo de 4% sobre setembro de 2012 (281,4 mil/t. No entanto, em relação ao mês anterior (em agosto passado, quase 304 mil/t) o resultado é inverso – redução próxima de 4%. Já no tocante à receita, a indicação é de redução tanto em relação ao mesmo mês do ano passado quanto em comparação ao mês anterior. Porque, fundamentalmente, o preço médio recebido pelo setor continua em queda e, no momento, atinge o menor nível dos últimos 13 meses. 


São Paulo / SP

Brasil cria linha de produtos para exportação

Com apoio da Apex-Brasil, 11 players do setor de alimentos, entre eles JBS, Seara, Vinícola Aurora e Bauducco, farão uma turnê mundial entre 2013 e 2014 para apresentar ao mercado externo uma nova proposta de produtos nacionais. O projeto foi criado e desenvolvido pela agência internacional de design de alimentos e bebidas Enivrance, e fazem parte da Seleção Brasileira de Alimentos, uma linha com 13 conceitos de produtos para exportação que propõe a reinvenção de ingredientes nacionais, com design exclusivo de embalagem. O investimento no projeto foi de R$ 5,6 milhões e o lançamento oficial será nesta quinta-feira, em São Paulo.
Em seguida, o projeto viajará o mundo em feiras do setor alimentício para apresentar a proposta para compradores estrangeiros da Europa, Ásia e Estados Unidos, com o objetivo de gerar negócios e ampliar exportações para a indústria brasileira de alimentos, mudando a percepção do público estrangeiro sobre a identidade nacional, na busca por um modelo mais moderno e inovador. "O objetivo da Seleção Brasileira de Alimentos é aproveitar o momento de destaque do Brasil no exterior e revelar uma nova identidade da indústria alimentícia nacional ao mercado externo. Destacamos 11 empresas porque o número é uma metáfora à Seleção Brasileira de Futebol, a pluralidade desse setor", diz Edouard Malbois, CEO da Enivrance. "Elas têm em comum o fato de serem representativas em seu segmento de atuação em termos de inovação, marca e posicionamento, com uma forte disposição de representar essa nova liderança criativa em alimentos", completa.
Malbois adianta que, após o pontapé inicial em São Paulo, o time da Seleção Brasileira de Alimentos fará até 2014, apresentações em Paris, Londres, Colônia, Nova York, São Francisco, México, Tóquio, Shangai, Singapura e Dubai, e também nas cidades brasileiras de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Porto Alegre. "Os itens que compõem a seleção serão expostos em feiras do setor alimentício e em eventos de relacionamento com compradores locais. A turnê vai até julho de 2014, quando o time volta ao Brasil para finalizar a viagem durante a Copa do Mundo", explica ele.
Diego Bolson Ruzzarin, diretor da Enivrance destaca que foram desenvolvidas seis ideias para cada empresa integrante da seleção e uma foi eleita. Fundada em 2002, em Paris, a Enivrance nasceu como o primeiro bureau de estilo de comida e bebida e hoje tem escritórios em Paris, Singapura e São Paulo.
"Buscamos criar propostas que mostrem novas possibilidades dos ingredientes típicos, como açaí, mandioca, cachaça e café, saindo do conceito de que o país exporta apenas commodities. Cada item busca ser representativo em seu segmento. Há desde um espumante em garrafa long neck a uma pizza marguerita com o design que homenageia o calçadão de Copacabana. E também opções como os cubos de carne suína cobertos por sementes e frutas secas e até uma cachaça orgânica premium", detalha.
O plano é colocar os produtos da seleção em escala industrial para a venda no mercado externo a partir do segundo semestre do ano que vem, com distribuição em redes de supermercados, delicatessen, lojas de conveniência, acrescenta o executivo da Envirance. O segundo passo, diz Ruzzarin, é a venda também para o mercado interno, no varejo brasileiro.
Com a iniciativa lançada, os dois executivos dizem, no entanto, que ainda é cedo para projetar de quanto será o salto nas exportações com a linha diferenciada de produtos. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), as indústrias do setor exportaram, em 2012, US$ 43,4 bilhões. Já no primeiro semestre de 2013, o volume de exportações foi de US$ 20,1 bilhões, contra US$ 18,8 bilhões do mesmo período do ano passado. Os investimentos também saltaram de US$ 8,2 bilhões para US$ 8,7 bilhões, na comparação entre os semestres. Apesar da crise, o mercado acaba tendo números melhores que o de outros setores da economia.
(Fonte: Brasil Econômico)

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TI - WEB - E-COMMERCE

Da redação - São Paulo / SP

Dilma Rousseff leva princípios de governança da Internet do CGI.br à ONU 

Em discurso na abertura da 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, a presidente Dilma Rousseff declarou que o Brasil proporá um marco civil multilateral para a governança e uso da Internet e de medidas que garantam uma efetiva proteção dos dados que por ela trafegam.
“As Tecnologias de Telecomunicação e Informação não podem ser o novo campo de batalha entre os Estados. Este é o momento de criarmos as condições para evitar que o espaço cibernético seja instrumentalizado como arma de guerra por meio da espionagem, da sabotagem, dos ataques contra sistemas e infraestrutura de outros países”, declarou Dilma. 

Ao mencionar os mecanismos multilaterais capazes de garantir princípios aos usuários de Internet, a presidente citou explicitamente os princípios para governança e uso da Internet no Brasil do CGI.br:  “liberdade de expressão, privacidade do indivíduo e respeito aos direitos humanos”, “governança democrática, multilateral e aberta”, “universalidade”, “diversidade” e “neutralidade da rede”. “O modelo brasileiro de governança da Internet, que congrega representantes da Sociedade Civil e do Governo, foi defendido de forma incontestável pela presidente”, declara Hartmut Glaser, secretário-executivo do CGI.br. “Ao promover na ONU um modelo de governança multissetorial, pluriparticipativo e multilateral, a presidente conclama que todos os interessados na promoção de uma Internet livre no mundo sejam tratados em igualdade. Governos, o setor privado, a sociedade civil, enfim, todos, em seus respectivos papéis, estão sendo chamados a participar da tomada de decisão que modela o uso e desenvolvimento da Internet, tal como o Brasil vem aperfeiçoando no CGI.br”, completa.

O apoio da presidente em seu discurso na ONU é um desdobramento da reunião realizada no dia 16 de setembro de 2013, no Palácio do Planalto com o CGI.br. Naquela ocasião, a presidente também reforçou seu apoio ao Marco Civil da Internet, de acordo com o relatório do Deputado Federal Alessandro Molon, também apoiado pelo CGI.br.  (Fonte: S2Publicom)


Da redação - Porto Alegre / RS

TargetTrust completa 20 anos com expansão de mercado e nova marca

Em 2013 a TargetTrust completa 20 anos de atuação. Com constantes investimentos nas mais recentes tecnologias e parcerias alcança o marco de 40 mil alunos formados e 900 clientes PJ. São mais de 450 turmas e 3.300 alunos ao ano, somando 10 mil horas/aula divididas entre as mais de 20 tecnologias ofertadas. Ainda para esse ano estão previstos projetos de expansão. “A oferta EAD irá iniciar com cursos da Formação Java a partir de setembro. Além disso, estamos atuando no Portal do aluno integrado aos sistemas internos, na Integração dos sistemas ERP, CRM e Portal, em parceria com a empresa Icompany e colaborando com o Projeto de Capacitação para alunos carentes em conjunto com a empresa Reweb e o Projeto Pescar que visa a formar desenvolvedores PHP e selecionar os melhores alunos para serem contratados”, conta Simone Kosmalski, diretora da TargetTrust. Outra novidade é a  renovação da marca e do site do Centro de Treinamento. www.targettrust.com.br .

Feita em referência aos 20 anos, a nova identidade traduz missão, visão e valores da TargetTrust, empresa reconhecida no mercado que fixa, definitivamente, a sua bandeira como  referência de qualidade na formação de profissionais em tecnologia no Brasil. “Somos uma empresa genuinamente brasileira e reforçamos nossos laços sócio-culturais com o país, nos mostrando como uma empresa de tecnologia que tem a criatividade como um aliado ao seu negócio, em constante transformação frente às novas tecnologias”, destaca Simone. Criado da composição de Ts, a estrutura da marca sugere movimento (agilidade) e proximidade (com as pessoas).
(Fonte: Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


Da redação - São Paulo / SP

ABES fecha parceria para oferecer Plano de Saúde aos seus associados

Os gastos em assistência médica empresarial representam aproximadamente 10,4% da folha de pagamento, segundo dados da consultoria de recursos humanos Mercer Marsh. A Caixa de Assistência das Empresas de Software e Serviços Complementares do Brasil (CAESBRA) e a A2G Corretora de Seguros, estimuladas pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), viabilizaram o Seguro Saúde Bradesco, para benefício das empresas de software na redução dos custos em gestão de saúde.

Com esse benefício, os associados da ABES podem ter uma economia de até 40% nos custos com assistência médica, com serviços e cobertura nacional. A economia é proporcionada pelo valor fixo de cada vida. Ou seja, independente da idade o preço do plano é o mesmo para todos os segurados. “Trata-se de uma ótima oportunidade para o micro e pequeno empresário, que não consegue arcar com os altos gastos em saúde ou que tem um quadro reduzido de colaboradores”, revela Carlos Sacco, gerente de marketing da ABES.
Com dois meses de vigência, mais de uma dezena de empresas associadas, representando mais de 800 vidas, entre sócios, diretores, empregados e seus dependentes, já aderiram ao plano. 

As empresas associadas poderão contratar o Seguro Saúde Bradesco por meio da A2G Corretora de Seguros, via apólice da Caixa de Assistência que firmou contrato com a seguradora. Segundo Sacco, qualquer empresa associada pode aderir ao benefício, desde que não possuam o Seguro Saúde Bradesco vigente . No total, foram negociados quatro tipos de planos e todos com cobertura nacional. “O objetivo da iniciativa é oferecer aos nossos associados mais um benefício que agregue valor ao negócio da empresa e gere redução de custos administrativos”, destaca Sacco.

Sobre a ABES - A ABES é a mais representativa entidade do setor de desenvolvimento de softwares no Brasil, com cerca de 1500 empresas associadas e conveniadas, distribuídas em 21 estados brasileiros, e responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 19,8 bilhões. As empresas associadas à ABES representam algo em torno de 80% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do total do setor de TI, equivalente em 2012 a US$ 60,2 bilhões.
Desde sua fundação, em 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços (IBSS), na defesa da propriedade intelectual e combate a pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio as iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional.  (Fonte: S2Publicom) 


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TELECOM

São Paulo / SP

Telefónica amplia participação na Telco, mas controle da TIM segue inalterado

Após meses de rumores, a Telefónica finalmente confirmou na manhã de ontem, dia 24/9, conforme comunicado enviado à bolsa de valores espanhola (CNMV), o aumento de sua participação na Telco, controladora da Telecom Itália . A empresa espanhola, que já fazia parte do bloco de controle da empresa, passa a ter 66% de participação sobre a empresa de telefonia italiana, que detém o controle da TIM Brasil , segunda maior operadora do País.
Para fechar o negócio, foi acertado o desembolso de € 323,8 milhões – pagos por ações sem direito a voto. Conforme a negociação, a participação da Telefónica no capital com direto a voto da Telco mantém-se inalterada; 46,18%. O acordo prevê ainda um segundo aumento de capital na Telco, mediante um aporte de € 117,2 milhões. Essa parte do acerto está condicionada a uma aprovação prévia tanto da autoridades concorrenciais quanto de telecomunicações (do Brasil e da Argentina). Em troca do aporte milionário, a Telefónica receberá ações sem direito a voto.

Segundo o comunicado divulgado pela Telefónica, “a governança atual na Telco permanece inalterada, incluindo a obrigação da Telefónica de se abster de participar ou influenciar em quaisquer decisões que possam afetar os mercados onde ambas, Telefónica e Telecom Itália estão presentes”. Ainda de acordo com a companhia, a Telco usará o aumento de capital para a redução de sua dívida bancária. É nesse caso que entra o mercado brasileiro. Dona da Vivo, a Telefónica foi obrigada, em 2007 – quando entrou para o bloco de controle da Telecom Itália –, a se abster das decisões relacionadas a todas as empresas do grupo Telecom Itália em países onde ambas operam (Brasil e Argentina). A empresa não precisou vender a participação na italiana .
A partir de janeiro de 2014, a Telefónica terá a opção de converter sua participação na Telco para ações com direito a voto. Caso a Telefónica exerça essa opção, a TIM poderá estar na linha de tiro, uma vez que a empresa é impedida de atuar na administração da operadora tanto no Brasil quanto na Argentina.

Nessa nova condição, a Agência Nacional de Telecomunicações ( Anatel ) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica ( Cade ) precisarão arbitrar sobre a decisão.  Para Eduardo Tude, presidente da Teleco, consultoria em telecomunicação, o melhor dos cenários para a Telefónica implicaria na venda da TIM para outra operadora. A empresa conseguiria uma transferência de clientes da TIM, desde que a faixa de freqüência usada pela operadora voltasse para leilão, ou seja, fosse para as mãos da concorrência.

Repercussão na Europa - A decisão da Telefónica teve grande repercussão na imprensa europeia. Segundo o diário financeiro italiano 'll Sole 24 Ore', o acordo "dá tempo para os acinistas, mas não resolve os problemas da companhia". Não é de hoje que se fala da necessidade de capitalização da Telecom Italia, que acumula um dívida representativa. Apesar da dúvida quanto ao futuro, as ações da Telecom Italia reagiram positivamente nesta terça-feira (24). O mesmo movimento foi registrado na bolsa espanhola. Os papéis da Telefónica tiveram uma pequena reação no pregão, mas subiram menos que o índice Ibex, da bolsa de Madri. 

Novos competidores no mercado - Segundo o especialista, nenhuma das operadoras nacionais estaria capitalizada o suficiente para comprar a TIM Brasil. Tude afirma que esse é o cenário ideal para entrada de alguma operadora estrangeira no mercado nacional. Após a venda da sua fatia na Verizon , a Vodafone seria o primeiro palpite de Tude. “Eles estão cheios de dinheiro nos bolsos e já querem o mercado brasileiro há muito tempo”, afirma. “Antes não tinham oportunidade. Se esse mercado se concretizar, pode haver a possibilidade.”


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ENERGIA

Rio de Janeiro / RJ

Shell avalia campo de Libra para se decidir sobre leilão

O presidente da Shell no Brasil, André Araújo, afirmou que a empresa avalia as informações sobre o campo de Libra, na área do pré-sal, antes de decidir se irá participar do leilão no dia 21 de outubro. A empresa é uma das únicas entre as gigantes do setor que se inscreveu para a rodada. "A gente continua analisando o projeto e vamos esperar até o dia 21/10, declarou Araújo a jornalistas, após participar de evento no Rio, nesta terça-feira, 24. O executivo evitou detalhar uma eventual participação no primeiro leilão do pré-sal, como a formação de consórcios para exploração do campo. "A gente conversa sempre com outras empresas, mas só falaremos sobre Libra na tarde do dia 21", reiterou.
Segundo assessores da empresa, a participação nos blocos foi estudada pelo escritório, em Houston, nos Estados Unidos, e mantida em sigilo até para diretores da companhia. Araújo também desconversou sobre o interesse da companhia em exercer o direito de preferência para aquisição da participação da Petrobras no Bloco BC10, na Bacia de Campos. "Temos um prazo e ele está contando. Depois dos 30 dias de prazo, ainda tem a análise das reguladoras. Vamos aguardar."  (Agência Estado)

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MERCADO DE LUXO

Milão / Itália

Bugatti vai entrar no mercado de moda feminina

Famosa por seus carrões de luxo, a Bugatti planeja agora explorar um novo mercado: o de moda. A montadora, que pertence ao grupo Volkswagen, acabou de lançar, na Semana de Moda de Milão, sua primeira coleção de roupas e acessórios, que serão desenvolvidos sob medida para os clientes e a ideia é abrir lojas no varejo exclusivas para vender os novos produtos.
A Bugatti não é pioneira nesse mercado, montadoras como a Ferrari e a Porsche já adotaram muito tempo atrás estratégia semelhante. Para a companhia, no entanto, a diversificação de portfólio tem o objetivo de despertar a atenção de mais consumidores, principalmente as mulheres.
(LEIA NA ÍNTEGRA)

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MÍDIA - MKT - COMUNICAÇÃO

Da redação - São Paulo / SP

Versátil conquistou conta de assessoria de imprensa do Grupo Peraltas

No mercado há mais de 35 anos, o Grupo Peraltas (www.peraltas.com.br), formado pelo Brotas Eco Resort, a agência de viagens Brotas Aventura, o Acampamento Peraltas e a Fundação CEU, está localizado em Brotas, a capital do esporte de aventura, a 220 quilômetros ou cerca de 2 horas e 15 minutos da cidade de São Paulo. As empresas do grupo atuam nas áreas de hospedagem, treinamentos corporativos, acampamento de férias e escolares, excursões pedagógicas, agência de viagens, ecoturismo, ensino de astronomia, geologia, astronáutica e ciências.

O empreendimento iniciou suas atividades como colônia de férias e hoje tem uma completa estrutura de hotel fazenda que reúne a descontração de um acampamento para crianças e jovens e o aprendizado vivencial necessário na fase de estudos do ensino fundamental e médio recebendo escolas de todo o país. E, com o crescimento da procura por este tipo de atividade, as sócias Marília Rabello e Maria Pia Coimbra fundaram o Brotas Eco Resort, local com muito ar puro, tranqüilidade e diversão, contando com um parque aquático com cinco piscinas, toboaguas, quadra de futebol de sabão, quadra de tênis, campo de paintball, ginásio poliesportivo, tirolesa, arborismo, entre outros. Mas para quem quer aventura com muita adrenalina, atividades como: rafting, boiacross, vôo do Tarzan, treeking, moutanin bike, canyoning também podem ser usufruídas como pacotes opcionais.

E em 2003, foi criada a Fundação CEU (Fundação Centro de Estudos do Universo), focada na divulgação e no ensino de Astronomia, Astronáutica, Geologia e Ciências e, conta com um dos primeiros planetários digitais do país, atualmente o mais completo centro de divulgação de astronomia da América Latina com estrutura de última geração para sessões de observação com potentes telescópios – ferramentas muito importantes e didáticas para o ensino de Astronomia -, além de sessão multimídia, tudo elaborado de acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).

Sobre a Versátil - Há onze anos no mercado, a Versátil Comunicação Estratégica possui três unidades de negócios principais:  Assessoria de Imprensa , Produção Editorial (conteúdo de publicações impressas e digitais para os públicos interno e externo) e Marketing Digital (SEO e produção de sites). A unidade deAssessoria de Imprensa concentra o maior número de clientes, 20 no total. Atualmente a agência atende a Abradilan, Bestway Group, Accesstage, Apdata, Ativa Logística, Contmatic Phoenix, FundaçãoSérgio Contente – Idepac, Goobec Brasil, Gunnebo Gateway Brasil, Grupo Combustol & Metalpó, Luminae, Meiry Kamia, Nativ Pescados, Nielsen, Right at Home, Sevilha Contabilidade, TGestiona Logística, Top Cau e Total Express.

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AGENDA i-press.biz

Da redação - São Paulo / SP

Ovos Brasil e Ubabef promovem Simpósio no Congresso Brasileiro de Nutrologia

O INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos de atuação nacional criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre o alimento ovo –, juntamente com a União Brasileira de Avicultura - UBABEF, promove o Simpósio Ubabef/Ovos Brasil dentro da programação do XVII Congresso Brasileiro de Nutrologia, realizado pela Associação Brasileira de Nutrologia entre os dias 25 e 27 de setembro, no Maksoud Plaza, em São Paulo-SP (Al. Campinas, 150 – Bela Vista). 

Durante o Simpósio Ubabef/Ovos Brasil, serão esclarecidos mitos relacionados ao processo agroindustrial da produção de ovos, na palestra “ O uso de novas tecnologias garantem a excelência do alimento Ovo”, que será apresentada pelo Dr. Diogo Tsuyoshi Ito, zootecnista com especialidade na produção de ovos comerciais. Em seguida à palestra, haverá um debate e ao final abertura para perguntas dos participantes. O Simpósio se realiza no dia 27 de setembro, sexta-feira, a partir das 8h, na sala Minas Gerais. 
O Instituto Ovos Brasil marca presença também na feira de exposições do congresso, com estande conjunto com a UBABEF, onde haverá distribuição de informativos técnicos a respeito dos benefícios do ovo e degustação de receitas práticas e nutritivas realizadas com este alimento como ingrediente principal. 
O XVII Congresso Brasileiro de Nutrologia prevê reunir um público de mais de 3 mil participantes, sendo a maioria médicos e especialistas, para discutir temas relacionados à obesidade, gestação, nutrologia esportiva, pediatria, transtornos alimentares entre outros. Um dos destaques da edição será a participação do palestrante internacional, Dr. Richard Atkinson, editor do International Journal of Obesity e ex-presidente da NAASO, ASCN e do IASO (International Association for the Study of Obesity). Pesquisador com foco na fisiopatologia da perda de peso medicamentosa e cirúrgica, ele é autor do primeiro artigo que apresentou um Vírus Humano causador de Obesidade, com diversas pesquisas sobre o papel dos adenovírus no etiologia da Obesidade. 
A exemplo das edições anteriores, o Congresso recebe também, simultaneamente, o XVIII Simpósio de Obesidade e Síndrome Metabólica, a XI Annual Meeting International Colleges for Advancementes of Medical Nutrition e o X Fórum de Direito Humano à Alimentação Adequada. 

SERVIÇO: 
PALESTRA “O uso de novas tecnologias garantem a excelência do alimento Ovo” 
Palestrante: Dr. Diogo Tsuyoshi Ito, zootecnista com especialidade na produção de ovos comerciais 
Data: 27/09/2013 
Horário: 8h às 9h40 (8h às 9h – palestra; 9h às 9h20 debate; 9h20 às 9h40 perguntas e respostas) 
Local: Sala Minas Gerais – Maksoud Plaza 
Endereço: Al. Campinas, 150 – Bela Vista – CEP 01404-900 – São Paulo – SP


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