Edição 881 | Ano IV


Magda Chambriard, diretora geral da
Agência Nacional de Petróleo
Rio de Janeiro / RJ

Brasil licitará campo de pré-sal com maiores reservas de petróleo do país

O Brasil licitará em outubro o campo de Libra, com reservas de petróleo recuperáveis de entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris, segundo novas estimativas, que se transformam na maior descoberta de petróleo na história do país, anunciou na tarde de ontem, dia 23/5, Magda Chambriard, diretora geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O campo, uma área de 1.500 km² em águas ultraprofundas, conhecidas como pré-sal, tem um volume de petróleo estimado que é "absolutamente incrível" e provocou "deslumbramento" entre especialistas do petróleo brasileiros, disse Chambriard. A título de comparação, o campo de Marlim, atualmente o maior do Brasil em produção (600 mil barris diários de petróleo), tem um volume recuperável de 2 bilhões de barris e o de Roncador, de 2,5 bilhões, informou. "Libra é um campo muito grande, muito diferente do que tínhamos até agora. (...) Tenho 30 anos na indústria de petróleo e nunca vi algo parecido. Algo deste porte chamará a atenção de todo o mundo", disse a diretora da ANP. As reservas in situ do campo de Libra, situado na bacia de Santos, a cerca de 180 km da costa do Rio de Janeiro, são estimadas pela ANP entre 26 e 42 bilhões de barris. Chambriard explicou que a cifra de reservas recuperáveis, de 8 a 12 bilhões, é calculada com base "em um número razoável de 30%" de recuperação das reservas in situ. Estas estimativas, realizadas no mês de maio e que consideram dados obtidos após a perfuração de um poço na área, substituem cifras anteriores menos confiáveis. O consumo anual de petróleo no Brasil "é de cerca de 800 milhões de barris, apenas na reserva de Libra haveria petróleo para satisfazer durante 12 anos o consumo atual", disse Florival Carvalho, integrante da diretoria da ANP. 



A licitação anunciada pelo Brasil para outubro é a primeira de áreas no pré-sal, desde que essas jazidas gigantes de águas ultraprofundas foram descobertos em 2007. As jazidas do pré-sal, de 149 mil km², localizadas sob uma espessa camada de sal entre 5 km e 7 km abaixo do nível do mar, foram descobertas em 2007. Depois deste leilão, que seria realizado no dia 28 de novembro, mas foi antecipada para a segunda quinzena de outubro, a próxima do pré-sal acontecerá em 2015, disse Chambriard. O campo será leiloado em um só bloco, sob a nova legislação do "regime de produção compartilhado" aprovado em 2010 e que amplia o controle do Estado e seu lucro sobre as reservas do pré-sal.

A Petrobras, será a única operadora e terá 30% de participação obrigatória em todas as concessões do pré-sal, segundo a lei. A ANP licita os 70% restantes, em que a Petrobras também pode ter uma participação se ganhar a licitação sozinha ou em consórcio com outras empresas. Atualmente, o Brasil extrai do pré-sal cerca de 300.000 b/d de petróleo. Para 2017, a Petrobras pretende extrair 962.500 b/d de petróleo do pré-sal, o triplo da quantia atual, e para 2020 espera que 52% de sua produção total de petróleo venha do pré-sal. A Petrobras produziu um meio de 1,98 milhão de b/d em 2012, uma cifra que busca mais que duplicar para 2020.

Em meados de maio, o primeiro leilão petrolífero no Brasil em cinco anos - fora das áreas do pré-sal- obteve uma arrecadação recorde de 1,4 bilhão de dólares pela concessão de 142 blocos petrolíferos em terra e mar, localizados, sobretudo, em regiões inexploradas do norte e nordeste do país.
Desses 142 blocos, 34 foram obtidos pela Petrobras.   
(Agence France Presse / AFP)



Da redação - São Paulo / SP

Acaba a obrigatoriedade da contratação de provedor para acesso Internet

A Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel aprovou no final da tarde desta quinta (23) uma mudança que deve ter grande impacto no mercado brasileiro de provedores de Internet. O novo regulamento de Serviço de Comunicação Multimídia (SCM), aprovado hoje pela agência, acaba com a obrigatoriedade de se contratar um provedor para acessar a Internet. Dessa forma, as teles poderão vender seus pacotes de conexão sem precisar incluir uma empresa que faça o "meio campo" para o usuário. A mudança desagrada em cheio a Associação dos Provedores de Internet, que hoje publicou nos jornais de todo o País uma nota em que dizia temer justamente por essa decisão da agência reguladora.

Segundo Eduardo Parajo, presidente do Conselho Consultivo da Abranet, a aprovação do novo regulamento para o SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) pode significar a eliminação do tratamento isonômico e o risco do desemprego de mais de 150 mil trabalhadores diretos e indiretos do setor, "sem prévio e necessário debate quanto a eliminação dos provedores".
A decisão não afeta, na prática, os usuários de operadoras de TV a cabo como a NET, que já ofereciam acesso sem necessidade de provedor. No entanto, na maior parte do País, ainda era necessário essa contratação. "O novo regulamento permite que as empresas donas da infraestrutura, as empresas de telecomunicações, passem por cima dos 3,8 mil provedores de internet do Brasil e passem a oferecer diretamente, além do acesso banda larga, o serviço de conexão, que é responsável pela segurança e neutralidade da navegação", reclama a Abranet.

Segundo a entidade, esses provedores, além de colocarem os usuários efetivamente na rede, são responsáveis por cuidar, entre outras coisas, dos e-mails, da segurança dos serviços online e de todo o conteúdo.  "A Abranet entende que a mudança do regulamento pela Anatel, no que diz respeito ao serviço de conexão, representa um retrocesso em pleno momento em que o País discute no Congresso Nacional a criação de um Marco Civil da Internet. Entregar o serviço de conexão à internet às companhias telefônicas fere um ponto fundamental  para a garantia, na prática, da chamada neutralidade das redes", diz a entidade. "É uma competição desleal. Elas poderão praticar o preço que quiserem", diz ele. Um executivo de um grande portal também criticou a decisão. "Havia toda uma discussão dentro do Marco Civil, e aí vem a Anatel e atropela todo mundo", disse. Ele também disse que é provavelmente haverá contestação judicial, embora a medida já fosse esperada.

Atualização das regras - Já para o SindiTelebrasil, que representa as operadoras, a decisão é um avanço que "atualiza as regras estabelecidas há quase duas décadas, em que o acesso à internet se dava, exclusivamente, via linha telefônica. E essa atualização trará benefícios para o consumidor, que deixará de ser obrigado a contratar, de forma totalmente desnecessária, serviços de que ele não precisa", diz comunicado da entidade.

A entidade diz que atualmente, dos 100 milhões de acessos em banda larga no País, 78,7 milhões são de conexões em banda larga móvel, "segmento no qual o usuário nunca precisou contratar um terceiro para ter o serviço".
O SindiTelebrasil também atacou a associação dos provedores. "A Abranet faz a defesa da manutenção de regras tecnicamente desatualizadas e fora do contexto atual de exploração do serviço de acesso à internet, fazendo claramente a defesa de grupos econômicos em detrimento dos interesses da sociedade brasileira e dos internautas em geral", disse comunicado da entidade. "No mundo da fibra e do 4G, internet discada é coisa do passado", diz a associação.


_______________________
INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP

Novos riscos no horizonte?

O Boletim Macro IBRE de maio aponta novos indicadores que começam a se apresentar no rol de riscos e incertezas que vem caracterizando a economia brasileira este ano, além da persistência da inflação no limite da meta e de uma política fiscal expansionista. Desta vez, a origem dos riscos está em uma área que até então não parecia apresentar sérios problemas: a das contas externas. Segundo o boletim, a principal fonte de preocupação é a balança comercial, que acumulou neste ano, até abril último, um déficit de US$ 6,2 bilhões. O resultado, o mais alto da série histórica desde 1950, embute tendências mais permanentes do que o aumento da importação de combustíveis. Entre elas, o fato de que o quantum de exportações apresentou no primeiro trimestre deste ano queda de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado, com os básicos caindo 12% e os manufaturados 5%, enquanto o de importações registrava aumento de 8,1%. Mesmo com a reativação da atividade econômica doméstica, o IBRE prevê um aumento das importações em 2013, com a provável implicação de que as exportações líquidas contribuem para um crescimento do PIB mais negativamente do que em 2012.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

__________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE na Ásia:

Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

Os mercados acionários da Ásia fecharam em direções divergentes os pregões de hoje, dia 24/5, com especulações e preocupações sobre os possíveis desenvolvimentos na China.
As ações na maior economia da Ásia avançaram com a expectativa de que o governo central deve acelerar reformas orientadas ao mercado na tentativa de garantir que o crescimento econômico recupere força.

O índice Xangai Composto subiu 0,6%, para 2.288,53 pontos, elevando o ganho da semana para 0,2%. O índice Shenzhen Composto ganhou 1,5% e fechou aos 1.029,30 pontos.
"Os investidores estão antecipando que o governo acelerará reformas orientadas ao mercado, o que poderá oferecer um novo impulso para a economia", disse Li Bin, analista da Capital Securities. Um artigo com comentários do premiê chinês, Li Keqiang, alimentou esperanças dos investidores, disse Li. "Nós vamos fazer um esforço completo para aprofundar a reforma orientada ao mercado, liberar os dividendos da mudança e continuar a fazer a economia crescer, melhorando os meios de subsistência e promovendo a equidade social", escreveu o premiê em um artigo publicado na quinta-feira no diário suíço Neue Zürcher Zeitung, antes de sua visita à Europa a partir de hoje, dia 24/5.

Por outro lado, os investidores em Hong Kong e em Taiwan ainda permanecem preocupados com o crescimento chinês. O índice Hang Seng caiu 0,2%, para 22.635,66 pontos, e o índice Taiwan Weighted perdeu 0,3%, aos 8.209,78 pontos. "A maior preocupação para as ações em Hong Kong continua a ser a desaceleração da economia chinesa", disse Ben Kwong, diretor da KGI Asia. "Ficou claro que a nova liderança chinesa está disposta a tolerar um crescimento menor em troca de uma expansão de qualidade, mas o risco é de que a desaceleração aumente demais".

A Bolsa de Sydney também fechou em terreno negativo. O índice S&P/ASX 200 caiu 1,6%, para 4.983,50 pontos, ampliando as perdas sofridas na quinta-feira. O mercado de Sydney registrou seu pior desempenho semanal em um ano, perdendo 3,9%. A ações de alto rendimento e mineradoras caíram em Sydney. A Telstra recuou 2,4% e a BHP Billiton perdeu 1,4%.

Já na Coreia do Sul, o índice Kospi terminou em alta de 0,2%, aos 1.973,45 pontos, com ações de montadoras e empresas do setor financeiro liderando os ganhos. Com menos preocupações sobre o impacto do enfraquecimento do iene sobre as montadoras locais e outros exportadores, o índice conseguiu se recuperar ante as quedas acentuadas de quinta-feira. Segundo analistas, as ações de empresas do setor financeiro também subiram com expectativas de crescimento da demanda doméstica.

O ritmo de queda do iene passou a diminuir, tendo em vista que o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, não conseguiu aliviar as preocupações na sexta-feira acerca do aumento nos yields (retorno ao investidor) de bônus do governo.
Outra preocupação na região é a possível desaceleração do programa de compras de ativos do Federal Bank, dos EUA. Recentemente, o presidente do Fed, Ben Bernanke, indicou a possibilidade de redução nos estímulos nos próximos meses.

Influenciados pelas possíveis decisões do Fed, os investidores nas Filipinas passaram a realizar lucros e, nesta sexta-feira, a Bolsa de Manila terminou em terreno negativo pelo segundo dia. O índice PSEI caiu 0,6%, para 7.268,91 pontos, perdendo 1,5% nos últimos dois dias, mas com queda de apenas 0,2% na semana. 


ONTEM no Brasil:

Bovespa esvazia perdas no final, mas tem 1a queda em 5 sessões

A Bovespa esvaziou as perdas no final do pregão de ontem, dia 23/5, mas fechou no vermelho pela primeira vez em cinco sessões, com a fraqueza da indústria chinesa e preocupações sobre o futuro do programa de estímulos monetários nos Estados Unidos abatendo os mercados acionários globais.

O Ibovespa perdeu 0,14 por cento, a 56.349 pontos. Na mínima, o índice chegou a cair 1,86 por cento. O giro financeiro da sessão foi de 6,88 bilhões de reais.

Mais cedo, o clima externo negativo pesou nos negócios - o referencial norte-americano S&P 500 caiu 0,29 por cento e o principal índice europeu de ações perdeu 2,1 por cento. Em Tóquio, o Nikkei desabou 7,3 por cento, sua maior queda percentual diária em dois anos.
Segundo profissionais do mercado, os investidores vinham procurando um motivo para realizar lucro e atribuíram o movimento à afirmação do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, na quarta-feira, de que o BC norte-americano poderia decidir reduzir o ritmo de compras de títulos em uma de suas próximas reuniões.

O humor piorou após a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) da China de maio, que mostrou que a atividade industrial do país encolheu pela primeira vez em sete meses, ampliando temores sobre a recuperação econômica. "Mas esse movimento perdeu força porque foi ficando mais claro que os vendedores estavam forçando a barra, arrumando desculpa para realizar lucros", disse Álvaro Bandeira, sócio da Órama Investimentos.
As blue chips Vale, OGX e Petrobras estavam entre as principais contribuições negativas para o Ibovespa.

Dentre as poucas altas do índice, destaque para Eletrobras, em meio à percepção de que a estatal de energia elétrica continuará a pagar dividendos para suas ações preferenciais e que dará sequência ao plano de reestruturação. Além disso, a ação da petroleira OGX, do empresário Eike Batista, firmou alta na reta final do pregão, aliviando a pressão sobre o índice.



ONTEM nos EUA:

Wall Street fecha com leve queda:

Wall Street resistiu nos pregões de ontem, dia 23/5, quase sem perdas à onda que atingiu os mercados asiáticos e as bolsas europeias após a publicação de dados frágeis da atividade industrial na China: o Dow Jones caiu 0,08% e o Nasdaq 0,11%. Segundo os dados provisórios do fechamento, o Dow Jones Industrial Average, caiu 12,67 pontos, a 15.294,50 unidades e o tecnológico Nasdaq 3,88 pontos a 3.459,42 unidades.

O índice Standard & Poor's 500 caiu 0,29% (-4,84 pontos) a 1.650,51 unidades.
A bolsa de Nova York, que iniciou o dia com fortes perdas, conseguiu se recuperar e oscilou em torno do equilíbrio.

Wall Street conseguiu fechar bem em comparação a outras bolsas: o Nikkei de Tóquio perdeu 7,32% e os mercados de Paris, Londres e Frankfurt caíram mais de 2% cada um.
Dan Greenhaus, da BTIG, lembrou que há seis meses não são registradas quedas de mais de 2% na bolsa, já que, quando os índices caem a este nível, novos compradores chegam ao mercado. A bolsa foi pressionada pelos frágeis dados da produção industrial na China, segundo cifras do banco HSBC, o que provocou novos temores sobre o crescimento da segunda economia mundial.

No começo, os operadores norte-americanos se preocuparam com a possibilidade de que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) diminua suas injeções de liquidez aos mercados após declarações de seus membros divulgadas na quarta-feira.
"Os investidores exageraram" na quarta-feira e na quinta-feira quanto às declarações do presidente do Fed, Ben Bernanke, e à publicação das atas da última reunião de política monetária do banco central, mas depois retomaram a tendência compradora, explicou Hugh Johnson. "Se esses dados forem observados com atenção, percebe-se que o Fed prevê diminuir suas compras, mas que não vai fazer isso imediatamente", explicou.
O mercado das obrigações fechou em leve alta. O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos caiu a 2,023% contra 2,026% de quarta-feira e o do papel a 30 anos, a 2,197% contra 3,209%.


___________________
MERCADO FINANCEIRO

Brasília / DF

Banco do Brasil negocia aquisições nos EUA, Chile e Colômbia

O Banco do Brasil mantém negociação para aquisições nos Estados Unidos, na Colômbia e no Chile, dentro sua estratégia de aumentar a fatia internacional em seus resultados, disse na tarde de ontem, dia 23/5, um vice-presidente da maior instituição financeira da América Latina. O objetivo é ter instituições financeiras completas em cada país, que atuem com varejo e atacado, mas esta não tem sido uma tarefa fácil, disse. "Estamos dispostos a construir uma plataforma gradualmente, peça por peça", disse o vice-presidente de atacado, negócios internacionais e private bank do BB, Paulo Rogério Caffarelli, em entrevista durante o Reuters Latin American Investment Summit.
Neste momento, o preço dos ativos nestes mercados não é um problema pois, na avaliação de Caffarelli, estão "em patamares adequados para cada país".

O executivo reiterou o interesse em aquisições na Flórida e em Nova Jersey, mas não quis comentar a negociação que está em curso para a compra do Citi National Bank of Florida, controlado pelo espanhol Bankia. "O BB quer uma operação robusta nos EUA, senão não justifica investir", disse.
O projeto de internacionalização do banco está em curso desde 2009, quando esta área representava apenas 1% do seu resultado recorrente. No ano passado, esta fatia chegou a 12%, e para 2013 a expectativa é atingir 15%. Neste período, o BB comprou o Banco da Patagônia, na Argentina, e o Eurobank, nos EUA. No Peru, outro alvo do Banco do Brasil no exterior, não há negociações em andamento, disse Caffarelli. Já os planos de iniciar operações na África, com foco em países de língua portuguesa, continuam no radar da instituição, mas devem ficar para um 2º momento, disse o executivo.

Votorantim -Simultaneamente, o BB segue avaliando alternativas para fortalecer sua franquia de banco de investimentos, que inclui possível aumento da participação no Banco Votorantim e acordos no exterior. "Mas em qualquer parceria, não faz sentido termos menos de 75% do capital", disse.
O objetivo do BB é deter 49,99% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais das instituições parceiras. Para Caffarelli, a principal "lição de casa" a ser feita pelo Banco do Brasil na atividade de banco de investimentos está nas áreas de fusões e aquisições, área de pesquisa e corretagem.
O fortalecimento da operação do banco de investimentos tem como objetivo aumentar as receitas com serviços, de forma a compensar a menor rentabilidade das operações de crédito, diante do atual cenário de taxas de juros mais baixas.

O executivo disse ainda que o banco deve fechar 2013 com uma carteira de financiamentos para infraestrutura de cerca de R$ 90 bilhões, ante R$ 59 bilhões atualmente. O banco calcula já ter R$ 145 bilhões de saldo de carteira para o setor até 2018. Os investimentos relativos a projetos de infraestrutura de clientes privados e entes públicos, principalmente governos estaduais, somam R$ 318 bilhões atualmente, segundo o BB. Deste montante, R$ 230 milhões será financiado, enquanto o restante ficará por conta dos investidores. O Banco do Brasil prevê contribuir com uma fatia de R$ 103 bilhões desta demanda, dos quais R$ 45 bilhões já estão aprovados e contam com o compromisso do banco.

Carteira total - Caffarelli reiterou a previsão de crescimento do estoque de crédito da instituição para este ano, de 16 a 20%, avaliando que essa evolução não compromete a qualidade dos ativos. "Não temos a mínima preocupação com uma possível deterioração da carteira", disse o executivo, salientando que a maior parte do crédito recentemente gerado pelo banco é de linhas mais seguras, como consignado. No período de 12 meses encerrado em março, a carteira de empréstimos do BB cresceu 25,7%, com um índice de inadimplência acima de 90 dias em 2%. O executivo prevê um acirramento da concessão de crédito pelos bancos privados ainda em 2013. "Os bancos que não ampliaram a carteira estão voltando para o jogo a partir de agora", disse.
(Agência Reuters)


__________
INDÚSTRIA

São Paulo / SP

Klabin vende fábrica de papel reciclado para a Tocantins

A Klabin vendeu para a Indústria de Embalagens Tocantins a fábrica de papéis reciclados instalada em Ponte Nova (MG), cujas operações estavam paralisadas desde março de 2009. Procurada, a Klabin confirmou o negócio, mas não forneceu detalhes da operação. O acordo, segundo apurou o Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, é protegido por cláusulas de confidencialidade assinadas pelas empresas. A reportagem não localizou nenhum diretor da Tocantins para comentar o negócio.
A unidade tinha capacidade para produzir aproximadamente 50 mil toneladas anuais de papel reciclado e deverá voltar a operar oficialmente dentro de algumas semanas. O processo de contratação de pessoal já foi iniciado. Quando anunciou a paralisação da unidade, a Klabin formalizou a demissão de 118 funcionários. Alguns permaneceram empregados e ficaram responsáveis pela manutenção do local e dos equipamentos.

O comando da unidade mudou de mãos há aproximadamente dois meses. A Tocantins foi fundada em 1986 e também é sediada em Minas Gerais. É uma empresa de pequeno porte para os padrões da cadeia de papelão ondulado, liderada por grandes empresas como Klabin, a norte-americana MWV Rigesa e a Orsa International Paper Embalagens. Esta última é uma associação entre a brasileira Orsa e a norte-americana International Paper e passou a operar no modelo de joint venture no início deste ano.

A Klabin opera fábricas de papéis reciclados em Goiana (PE), Guapimirim (RJ) e Piracicaba (SP), com capacidade instalada conjunta de pouco mais de 150 mil toneladas anuais. Esse montante será ampliado em meados de 2014, quando será instalada uma nova máquina de papéis reciclados em Goiana (PE), com capacidade anual de 110 mil toneladas anuais. O projeto está avaliado em R$ 300 milhões. Antes do anúncio dos investimentos na unidade pernambucana, a Klabin cogitou investir aproximadamente R$ 350 milhões na instalação de uma máquina de papel reciclado em Angatuba (SP), com capacidade anual de aproximadamente 250 mil toneladas anuais. O projeto, porém, deixou de ser comentado conforme os investimentos em Goiaba avançaram.  (Agência Estado)


Sorocaba / SP

Guardian anuncia fábrica de espelho-jumbo em Tatuí

A multinacional norte-americana Guardian, uma das principais fabricantes mundiais de vidros planos e especiais, anunciou a construção de uma unidade para a fabricação de espelhos, em Tatuí, na região de Sorocaba (SP).
A Guardian já possui uma unidade industrial na cidade, com capacidade para produzir 800 toneladas diárias de vidros. A nova fábrica vai produzir o espelho-jumbo, com 19,2 m² de superfície, considerado o maior espelho em peça única do mundo. O investimento será de R$ 30 milhões. A produção inicial será de 70 mil toneladas de espelho por ano. As obras começam em junho e devem estar concluídas em fevereiro de 2014, quando se inicia a produção. De acordo com o diretor de operações da Guardian, Eduardo Borri, a unidade funcionará em três turnos com linha de produção automatizada e conceitos de sustentabilidade. "Será a mais moderna fábrica de espelho-jumbo em operação", disse Borri em reunião com o prefeito da cidade, Manoel Correa Coelho (PMDB).  (Agência Estado)


Campinas / SP
Fabrica alemã KSPG no Brasil terá de pagar R$ 450 mil por dano moral
A fabricante alemã de autopeças KSPG Automotive assinou acordo judicial com o Ministério Público do Trabalho (MPT), ontem a tarde, dia 23/5. Fica agora obrigada a pagar R$ 450 mil por danos morais coletivos e a regularizar as condições de trabalho na fábrica de Nova Odessa, no interior de SP, para reduzir acidentes e doenças ocupacionais. No processo, movido em 2012, perícias apontaram graves riscos ergonômicos nas atividades na fábrica, que potencializaram o prejuízo à saúde dos trabalhadores. Eles eram submetidos a horas extras, prática comum dentro da empresa, acusou o Ministério Público do Trabalho. Quem propôs o acordo foi o procurador Silvio Beltramelli Neto.

O descumprimento das obrigações assumidas no acordo prevê multa diária de R$ 10 mil para cada infração. Entre as medidas, a KSPG terá que implantar assentos nos postos de trabalho, programas de ergonomia e rodízio de funcionários em atividades que exigem esforço contínuo. Trabalham na unidade cerca de 800 funcionários.  O dinheiro pago no acordo será dividido entre o Corpo de Bombeiros de Americana (SP (R$ 100 mil), a Universidade de São Paulo (R$ 233 mil) e Universidade Estadual Paulista R$ 117 mil). As instituições de ensino usarão os recursos para pesquisa em prevenção de acidentes de trabalho. O acordo foi homologado na 1ª Vara do Trabalho de Americana, pela juíza Luciana Nasr. 

Reincidente - Em outra ação movida na Justiça, a empresa alemã já foi obrigada por liminar da Justiça do Trabalho, concedida em novembro do ano passado, a regularizar a jornada de trabalho dos empregados. Eram desrespeitados limite de até duas horas extras por dia, intervalo de uma hora para refeição e de 11 horas entre uma jornada e outra e descanso semanal de 24 horas consecutivas.

Na ação civil pública, os procuradores constataram "uma epidemia de doenças ocupacionais" na KSPG, tais como tendinites, bursites, dores lombares, doenças da coluna, entre outras. Eles pedem regularização da jornada de trabalho e uma indenização de R$ 1 milhão por danos morais.
Nesse processo, uma testemunha ouvida afirmou que, após a crise econômica mundial de 2008, a empresa teve uma rápida recuperação de mercado e que, por conta dessa situação, "foi obrigada a fazer hora extra para compensar o volume de produção". A KSPG informou que só se pronunciaria sobre o assunto hoje, dia 24/5.  (Agência Estado)


Da redação - São Paulo / SP

Suzano interrompe produção de duas fábricas por causa do mercado em baixa

A Suzano Papel e Celulose interromperá a produção em duas unidades por 30 dias por condições de mercado desfavoráveis, decorrente do aumento de custos de produção e perda de competitividade, afirmou a empresa no final da tardem de ontem, dia 23/5. "Essa medida foi motivada pela crescente perda de competitividade em alguns segmentos de mercado, decorrente da elevação acumulada dos custos de produção da indústria nacional, custos logísticos maiores na exportação e a 'competição' desleal frente ao desvio de finalidade do papel imune", disse a Suzano em comunicado.

A unidade de Embu, que produz papel cartão, ficará parada de 15 de julho a 15 de agosto, enquanto a de Rio Verde, que fabrica papel offset, vai parar entre 1º de junho e 2 de julho. Ambas ficam no Estado de São Paulo. As paradas de produção nas duas unidades representam 0,6 por cento da capacidade de produção de papel total da Suzano. A capacidade total de produção da fábrica de Embu é de 53 mil toneladas por ano de papel cartão e a de Rio Verde é de 55 mil toneladas por ano de papel não-revestido.
De acordo com a Suzano, a ação não compromete suas demais operações. "Tais paradas terão impacto apenas nas linhas de não-revestidos especiais e papel cartão, não comprometendo o atendimento de pedidos já aplicados pelos clientes", afirmou. No mês passado, a companhia, segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, informou que iria elevar os preços da celulose em 30 dólares a partir de maio para todos os mercados, seguindo movimento iniciado pela Fibria.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da Suzano)


_____________
AGROBUSINESS

Da redação - Porto Alegre / RS

Financiamentos do Badesul aumentam quase 300% nos 5 primeiros meses do ano

O Badesul liberou R$ 720,9 milhões em financiamentos nos primeiros cinco meses do ano, quase 300% a mais do que em igual período do ano passado. 
O valor equivale a 72% do total de recursos liberados pelo banco em 2012, encerrado com R$ 998,09 milhões. Só a agroindústria respondeu por R$ 300 milhões do total acumulado entre 1º de janeiro e 22 de maio. Os dados foram apresentados, na terça-feira (21), na posse dos novos diretores da instituição, que integra o Sistema de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI). 
O economista Aldino Bernardo Dick assumiu a diretoria Financeira do Badesul. Antes, ocupava a superintendência de Operações Rurais. Já Luis Felipe Maldaner é o novo diretor de Participações e Inovação. Administrador com especialização em marketing, finanças e comércio exterior, Maldaner é professor na Unisinos. 

Com o desempenho acumulado até maio, o Badesul retomou a vice-liderança em repasses do BNDES no Rio Grande do Sul, superando o Bradesco e atrás apenas do Banco do Brasil. A posição, conquistada em janeiro, havia sido perdida em abril. "O resultado foi muito além da nossa expectativa", afirmou o titular da SDPI, Mauro Knijnik. O Badesul detém hoje 11% do mercado gaúcho de crédito de longo prazo.  "O desempenho revela que o trabalho de reposicionamento do banco começa a dar resultado, em um prazo considerado excepcional até para instituições privadas. O Badesul reforçou seu papel estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul", afirma o presidente Marcelo Lopes. (Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo do RS)


Da redação - São Paulo / SP

“Pacote” de milho/soja volta a superar preço recebido pelo frango vivo

Pela primeira vez nos últimos seis meses, o volume de milho e farelo de soja necessário à produção de um quilograma de frango vivo (um “pacote” aqui composto por 75% de milho e 25% de farelo de soja) supera o preço recebido pelo produtor. Isso não ocorria desde dezembro de 2012, ocasião em que – a despeito da contínua valorização do “pacote” – a forte retomada de preços do frango permitiu cobrir o custo das duas matérias-primas. Mesmo com a fortíssima desvalorização enfrentada pelo frango desde o início de 2013, a diferença se manteve nos três primeiros meses do ano, pois milho e farelo de soja também registraram forte desvalorização. 

Mas isso cessou em abril passado, quando o preço médio do frango e o valor do “pacote” praticamente se igualaram. E sofre nova reversão em maio corrente, pois o frango vivo continuou registrando queda em relação ao mês anterior, enquanto as duas matérias-primas básicas dão sinais de estabilização e/ou reversão. Os valores apontados pelo gráfico para maio corrente correspondem aos preços registrados ontem, 22, no interior de São Paulo. E indicam que o valor do “pacote” é 25% superior à cotação máxima atualmente obtida pelo frango vivo.

Notar que as duas matérias-primas integrantes do “pacote” representam apenas a maior parcela do custo de produção do frango. Ou seja: ainda que seu custo tenha recuado nos últimos meses, os demais custos não sofreram redução. Assim, a defasagem ora existente entre custo de produção e preço de venda pode ser bem maior que a que vem sendo admitida.
(Fonte: AviSite)


Da redação - São Paulo / SP

Mercado de suínos segue cauteloso projeta investimentos para 2° semestre

Mesmo tímidas, as aplicações esperadas passam diretamente pela busca dos produtores por tecnologia e automação, característica importante para manter o setor movimentado e em desenvolvimento. Atualmente priorizando a redução de gastos com mão de obra, que está em falta, e melhorias de resultados, os criadores de suínos devem investir em produtos modernos, levando as empresas do setor a aprimorarem seus produtos. Essa perspectiva mostra que as indústrias apostarão na inovação da atual cadeia produtiva, esperando uma mudança de mercado com a volta ao crescimento e novos investimentos.

Preparada para este cenário, a Big Dutchman Brasil atuará ao lado dos produtores como sempre fez, levanto até eles novas tecnologias, soluções e melhorias de produtos. A equipe da multinacional também está se especializando e buscando novos conhecimentos. Assim, os clientes terão a disposição muitas vantagens, poderão aperfeiçoar os ganhos e evitar desperdícios. “A Big Dutchman tem se voltado para o mercado de suínos, não como uma linha complementar de vendas, mas sim com a dedicação que o mercado exige. Com preços competitivos, estamos trazendo o que há de mais moderno para o setor e disponibilizando as reais adaptações necessárias ao Brasil”, revela Vilceu Almeida de Oliveira, gerente comercial do departamento de suínos da multinacional. “Continuaremos apostando na inovação e modernização da atual cadeia produtiva, esperando a volta de crescimento do mercado e liberação de novos investimentos”, completa Ricardo Santanna, diretor geral da Big Dutchman Brasil.  (Fonte: Porkworld)



São Paulo / SP
Colheita de cana de MG deve crescer 10% na safra 2013/14
Minas Gerais deve produzir o recorde de 57 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2013/14, iniciada em abril, de acordo com a primeira estimativa da Associação das Indústrias Sucroenergéticas do Estado (Siamig). O volume é 10% maior que as 51,7 milhões de toneladas registradas em 2012/13. A produção de açúcar foi projetada em 3,6 milhões de toneladas, aumento de 5%, e a de etanol, em 2,4 bilhões de litros, 19% superior ao fabricado no último ciclo. O mix de produção deve ficar em 52% da oferta de cana para o biocombustível e 48%, para açúcar. A produtividade deve ser de 78 toneladas de cana por hectare. A renovação de canaviais para a atual safra alcançou cerca de 20% da área total, segundo o secretário-executivo da Siamig, Mário Campos. A área com cana no Estado está projetada em 890 mil hectares, o que corresponde a um aumento de 10% em comparação com a safra anterior (810 mil hectares). Ainda de acordo com Campos, no total, 41 usinas processarão a safra no Estado, das quais 13 produzirão açúcar e etanol, 13 só etanol e 2 apenas açúcar. Se as projeções se confirmarem, Minas Gerais colherá a terceira maior safra do País, atrás de Goiás e São Paulo.   (Agência Estado)


_________________________
COMÉRCIO, SERVIÇOS e VAREJO

Da redação - São Paulo / SP

Casa Cor 2013 ganha estilo hi-tech com parceria entre D-Link e Jóia Bergamo   

Seguindo a tendência do mercado de residências cada vez mais conectadas, a D-Link apresentará, em parceria com a arquiteta Jóia Bergamo, o ambiente mais tecnológico da Casa Cor 2013. Para compor o projeto, Jóia escolheu os equipamentos da linha Cloud, que trouxeram ao ambiente tecnologia de ponta e design arrojado, ideal para aqueles que querem tecnologia e conexão, sem abrir mão de sofisticação e bom gosto. De acordo com a D-Link, os ambientes estão totalmente conectados por uma rede WiFi robusta, com capacidade de 600 Megabits, que oferece uma experiência única para dispositivos como monitores touchscreen, tablets, smartphones, ultrabooks e, até mesmo, smart TVs. Com esse sistema, as pessoas poderão conectar ainda seus consoles de videogame ou dispositivos de streaming de mídia, sem comprometer a qualidade da internet e o visual da sala de estar, por exemplo.

Além disso, a D-Link contribuiu com o sistema de câmeras distribuído pela casa. Nesse ambiente estão instalados equipamentos das famílias Cloud e Surveillance, responsáveis pelo monitoramento dos espaços, que podem ser visualizados remotamente, inclusive por dispositivos móveis, sejam eles Apple IOS ou Android.  Isso é possível por meio do aplicativo gratuito MYDLINK, plataforma que integra tablets e smartphones aos equipamentos da marca D-Link com extrema facilidade e interação.  

Os produtos da D-Link conectados com o MYDLINK permitem, por exemplo, que os moradores acompanhem através dos seus smartphones ou tablets, os pontos de interesse da sua casa ou escritório, seus filhos, seus animais de estimação ou até uma mesmo uma reforma da casa. “Tivemos uma participação muito importante na composição dos ambientes. A intenção foi trazer à Casa Cor o que há de mais moderno em tecnologia, sem se esquecer do design sofisticado”, explica Victor Proscurchin, country manager da D-Link para o Brasil. “Esse desafio está no DNA da empresa e é algo que tem sido cada vez mais valorizado pelas pessoas. Que bom foi poder realizar esse projeto ao lado de uma parceira com o reconhecimento da Jóia Bergamo”, finaliza.   (Fonte: S2Publicom)


Da redação - Porto Alegre / RS

Junior Achievement mostra resultados do Programa Miniempresa 

A Junior Achievement, maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo, estará participando entre os dias 27 e 29 de maio do Seminário de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, em Brasília/DF. Durante o evento, estudantes de quatro escolas de Brasília e outras quatro de Goiás estarão expondo e comercializando os produtos elaborados neste primeiro semestre através do Programa Miniempresa, carro-chefe da organização, realizado em parceria com o Sebrae Nacional. “Os alunos poderão comercializar seus produtos e mostrar ao público o aprendizado recebido durante o Programa”, avalia a Diretora Superintendente da Junior Achievement Brasil, Wilma Resende Araujo Santos. Também haverá um espaço institucional, no qual os participantes poderão conhecer mais sobre os programas da organização. O Seminário é promovido pelo Sebrae Nacional, parceiro da Junior Achievement no País.
O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. É desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h30min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção e são acompanhados por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste Programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.  (Fonte: Amorim Comunicação)  



Da redação - Porto Alegre / RS

Guarida Imóveis marca presença no 9° Feirão da Caixa 2013

A Guarida Imóveis, uma das maiores imobiliárias do país, estará presente no 9° Feirão Caixa da Casa Própria 2013, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, na Fiergs, na Capital. No evento, a empresa oferecerá aos clientes milhares de imóveis localizados em diversas áreas do estado, entre novos, seminovos e em lançamento. De acordo com o diretor de vendas da Guarida Imóveis, Alexandre Spolavori, o Feirão é uma oportunidade de fechar o melhor negócio com a avaliação ágil e a facilidade da assessoria da Caixa, que oferecerá condições de pagamento acessíveis, bem como taxas atrativas. “Para aqueles que desejam comprar o primeiro apartamento ou para os que desejam trocar o seu imóvel é uma grande chance. Nossa expectativa é atingir o maior número de clientes, proporcionando a realização de um grande sonho na vida dessas pessoas”, destaca Spolavori. No evento, considerado o maior do setor do país, a Guarida Imóveis disponibilizará sua equipe de profissionais para atender os visitantes, tirar dúvidas e auxiliar na escolha do imóvel ideal para cada perfil.  (Fonte: Enfato Multicomunicação)


___________________
TI, WEB e e-COMMERCE

Da redação - Porto Alegre / RS

Peixe Urbano e TOTVS contam suas histórias no segundo dia do CONGREGARH

“O exercício da liderança acaba sendo solitário”, foi assim que o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e mediador do painel, Jerônimo Lima,deu as boas-vindas aos participantes do CONGREGARH, maior evento de gestão de pessoas do Sul do país, na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre. Na ocasião, Laércio Cosentino,presidente e idealizador da empresa TOTVS, disse que para realizar sonhos é preciso pessoas que acreditem nele. “É fundamental abrir um espaço de comunicação e inovação dentro da empresa”, contou. “De que maneira estamos lidando com o novo indivíduo colaborativo? Atrair alguém para nossa empresa vai além da oferta de um bom salario, é preciso oferecer um ambiente de inovação”, disse. 
Emerson Andrade, sócio-fundador e COO do Peixe Urbano, contou sobre o começo da empresa. “Tive que tomar a decisão de deixar os EUA e um emprego na Microsoft para apostar no Peixe Urbano. Eu sempre pensei que me arrependeria mais se não tivesse vindo”, contou. Em nove meses saímos de três pessoas para 270, foi tudo muito intenso. “Com um ano de empresa já estávamos com mais de 500 colaboradores”, lembrou. 

Casentino acrescentou a importância de que todos participem da história da empresa. “Temos um programa de treinamento e colocamos em prática. Somos uma instituição baseada em pessoas. Em uma franquia da TOTVS, por exemplo, o ambiente é de integração e unidade”, contou. Com isso, segundo o empresário, é possível fazer as pessoas acreditarem na ideia do negócio. “Com determinação e padrões definidos, conseguimos permear as 13 mil pessoas que estão ao redor da nossa empresa”, disse. Quanto aos problemas, Andrade disse que é importante escolher bem seus parceiros para evitar os incidentes. “Além de definir com critérios rigorosos o parceiro que vamos colocar no site, temos que ter em mente que três grupos devem estar felizes com esse processo: os usuários, os parceiros e os colaboradores”, contou. 

A interação, complementou Cosentino, é uma necessidade urgente. “Entender que é preciso interatividade utilizando a forma que os colaboradores utilizam no dia a dia de suas vidas é fundamental. Não dá para viver de uma maneira fora e de outra maneira dentro da empresa. A colaboração precisa acontecer igualmente. É uma quebra de paradigma”, revelou. Para ele, não é necessário impor decisões. “É preciso sempre abrir para a discussão e viver essa nova sociedade incluindo os indivíduos colaborativos no processo. É um caminho sem volta, precisa ser feito”, disse. 

Os desafios para lidar com os erros que acontecem durante a construção das empresas podem ser relacionados, segundo Cosentino, com estratégia e planejamento. “Não vemos erro como insucesso, pois temos plano a e plano b, o que nos facilita pegar outro caminho com mais facilidade ao invés de começar do zero”, disse.No caso do Peixe Urbano, Andrade destacou que alguns erros aconteceram pela falta de atenção. “Não tínhamos a noção de que a qualidade da nossa empresa não dava garantia de qualidade dos serviços prestados pelo nosso parceiro”, exemplificou. Sobre o futuro da empresa, Andrade disse que o Peixe Urbano ainda vai inovar e ampliar seus serviços. “Nossa visão tem duas direções. Uma vai de encontro com o usuário, proporcionando uma melhor forma de explorar a sua cidade. O outro olho é direcionado ao nosso parceiro e de que forma conseguimos ajudar a aumentar e gerenciar o negócio dele”, finalizou. (Fonte: Enfato Multicomunicação)


Da redação - São Paulo / SP

Buscapé integra informações e cria novos produtos ao investir em análise de dados com IBM 

O Buscapé Company, grupo de 18 empresas com foco em comércio digital, investiu em uma plataforma inteligente para integrar as informações armazenadas pelas empresas do grupo. O principal objetivo do projeto era entender as demandas e anseios dos seus usuários, aumentando a sua competitividade no mercado. Sendo assim, resolveram adotar uma solução para permitir que a empresa adquirisse capacidade de análise inteligente do grande volume de dados com o qual tinham que lidar. A adoção da tecnologia IBM Cognos 10 permitiu que os relatórios fossem gerados de forma mais rápida, reduzindo em 80% o tempo, além de permitir a criação de novos produtos. 

Como o desafio da integração das informações era complexo, em função da diversidade de sistemas transacionais no grupo, a empresa procurou soluções de mercado que contassem com o respaldo de parceiros com histórico de experiência, consultoria e suporte para ter todas as ferramentas analíticas necessárias. Primeiramente, reuniram em um datamart os dados das áreas de comparação de preços, facilidade de pagamentos, distribuição de material publicitário e pesquisas. “Com o projeto, conseguimos reduzir em 80% o tempo gasto gerando relatórios, com a vantagem de podermos modificá-los sem a ajuda da equipe de TI”, diz Paulo Henrique Costa, gerente de Business Intelligence da Buscapé. Segundo o executivo, ao integrar as principais unidades à solução, o sistema tornou-se um organismo vivo, podendo ser facilmente alterado.

A iniciativa acabou gerando, também, novas oportunidades de negócios, com o desenvolvimento de novos produtos a partir do uso inteligente das informações. É o caso do índice de preços FIPE, que mede a variação dos preços de bens de consumo comercializados na internet. “Cada empresa do nosso grupo atua de forma independente, tendo seu próprio repositório de dados e sistema de inteligência. Resolvemos criar uma infraestrutura comum, capaz de fazer análises mais ricas para gerar tráfegos mais qualificados para nossos clientes e para o consumidor final”, explica Costa. “Dados já são considerados o novo recurso natural para empresas que precisam se diferenciar, crescer e sair à frente dos concorrentes. Big Data e Business Analytics estão sendo para as empresas o que a eletricidade, o vapor e o óleo significaram para a era industrial, um verdadeiro diferencial competitivo”, diz Carlos Tunes, líder de soluções de SW para Business Analytics da IBM Brasil. 

Entre os benefícios alcançados com o projeto estão: acesso a informações confiáveis, no tempo e formato adequados para tomada de decisão; integração de forma sistematizada e automática ao sistema, proporcionando nível elevado de inteligência analítica às várias empresas do grupo; e aumento do poder de negociação entre consumidores e empresas a partir da criação de novos produtos. “Pretendemos, no longo prazo, aprimorar a solução para poder acompanhar os principais indicadores em tempo real nos tornando referência em conhecimento sobre o consumidor da internet”, finaliza Costa. 
(Fonte: Assessoria de Imprensa IBM - In Press Brodeur) 


Da redação - Porto Alegre / RS
Vendendo Moda Online é tema de encontro na capital gaúcha
Dando continuidade a uma ação de sucesso realizada em 2012, Porto Alegre recebe no próximo mês uma nova edição dos cursos “A evolução do Negócio da Moda”, vinculado a um dos mais importantes seminários do cenário de moda no Brasil, o Negócio da Moda. Nos dias 7 e 8 de junho o Iguatemi Corporate (Av. Dr. Nilo Peçanha, 2825) será o local para debater o tema Vendendo Moda Online, o encontro terá como palestrante o diretor de produto e social media da E Like Social Commerce, Rapahel Lassance. Itens de moda estão entre os produtos que lideram os rankings de vendas via e-commerce no Brasil de acordo com o E-bit, referência no fornecimento de informações do comércio eletrônico nacional. Lassance irá apresentar aos participantes diversas experiências de quando atuou como gerente de e-Commerce na Polishop e também da divisão de projetos digitais da agência de marketing de relacionamento i9Brasil.

Todo o curso é baseado em cases de varejo de moda, contextualizando e apresentando as estratégias utilizadas pelas marcas e empresas. Outros conteúdos abordados pelo ministrante são: introdução ao comércio eletrônico, plataformas, ferramentas de atendimento, meios de pagamento, investimento, embalagens, pós-venda e compra coletiva.O encontro é uma realização da Azov, Spirito Santo e Implementta e seus temas propõe a discussão de ferramentas e conceitos práticos para a gestão na prática do segmento. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no http://www.azovsul.com.br/. (Fonte: Assessora de Imprensa - Fabulosa Ideia)


Da redação - São Paulo / SP

HP tem queda de 32% nos lucros e redução na venda de PCs e servidores

A Hewlett-Packard anunciou hoje redução de 32% no seu lucro do segundo trimestre do ano fiscal, queda provocada em boa parte pela diminuição da venda de PCs e servidores. A receita da companhia no trimestre que encerrou em 30 de abril foi de 27,6 bilhões de dólares, 10% menor que a do mesmo período do ano anterior. Apesar das vendas fracas, os ganhos da HP ficaram acima da expectativa do mercado na chamada base "pro forma", que exclui despesas eventuais do período. Os ganhos pro forma foram de 87 centavos por ação no trimestre, superiores ao que esperava um grupo de analistas ouvidos pela Thomson Reuters que apostavam em 81 centavos por ação.
A receita da divisão de PCs da companhia caiu 20% no trimestre, abalada por uma queda grande na venda de notebooks. A área sistemas de negócios de missão crítica, que inclui os servidores Itanium, enfrentou igualmente um trimestre fraco, com queda de 37% nas vendas. 

A divisão de impressoras manteve-se no entanto praticamente estável, com queda de vendas de apenas 1%, enquanto que as áreas de produtos de rede e serviços corporativos cresceram. A CEO da HP, Meg Whitman, declarou que está "encorajada" pelos resultados, que atribuiu a uma performance melhor que a esperada na divisão de impressoras e serviços corporativos, e aos esforços de redução de custos. Mas ela admite que a empresa "ainda tem um longo caminho a percorrer". Segundo Whitman, a previsão dos resultados da companhia para o final do ano fiscal não mudou.

A HP vem batalhando há um bom tempo para empreender um gigantesco processo de reformulação do seu negócio, impactado por decisões complicadas no passado. O problema, no entanto, é que a tarefa está sendo executada num momento em que os ventos provocados pela redução do mercado de computadores pessoais e a morosidade da economia mundial sopram na direção contrária.  (Fonte:  Agência IDG News Service)


_________________________
INFRAESTRUTURA e LOGISTICA


Executiva Claudia Sender

São Paulo / SP

Sender é a primeira mulher a presidir uma companhia aérea no Brasil

A TAM Linhas Aéreas anunciou ontem a tarde, dia 23/5, que a executiva Claudia Sender assumiu a presidência da companhia. É a primeira mulher a comandar uma companhia aérea no Brasil. O presidente da controladora TAM S.A., Marco Antonio Bologna, acumulava o cargo desde fevereiro do ano passado. Claudia era vice-presidente da Unidade de Negócios Doméstica Brasil da TAM Linhas Aéreas, e vai se dedicar integralmente às operações aéreas de passageiros no território brasileiro.

Já o presidente da TAM S.A. se concentrará na consolidação da fusão com a LAN , nas relações institucionais da empresa e do Grupo Latam Airlines no Brasil e na representação da gestão brasileira no Grupo LATAM Airlines, informou a TAM, em nota.

Trajetória - Claudia tem 38 anos, entrou na TAM Linhas Aéreas como vice-presidente Comercial e de Marketing e, depois da fusão com a chilena LAN, assumiu a Unidade de Negócios Doméstica Brasil. Antes, a executiva ocupou o cargo de vice-presidente de Marketing da Whirlpool Latin America e foi consultora da Bain&Company, onde desenvolveu projetos para grandes empresas, entre elas a própria TAM.  (Agência Reuters)


_________
TELECOM

São Paulo / SP

Anatel aprova reestruturação da Telefônica

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu anuência prévia para operação de reestruturação societária das empresas do grupo econômico da Telefônica, que será feita em quatro etapas. Em seu pedido, o grupo argumentou que a intenção é racionalizar e simplificar a estrutura das prestadoras do grupo e defendeu que a operação não terá impacto na prestação do serviço público.

O relator da proposta, conselheiro Marcelo Bechara, ressaltou que diversos serviços passarão a ser feitos por uma única pessoa jurídica, de forma que uma série de receitas e despesas das operações entre as empresas do mesmo grupo, sobre as quais havia incidência de impostos, deixarão de existir.
A operação diminui, portanto, a base de cálculo de impostos como PIS/Cofins, ICMS e fundos setoriais. De acordo com o voto de Bechara, os ganhos econômicos decorrentes dessa operação deverão ser integralmente transferidos aos clientes da concessionária - neste caso, os clientes da telefonia fixa do Estado de São Paulo.

Bechara citou que a estimativa da Telefônica indica que a operação deve gerar uma redução nas tarifas para os usuários de telefonia fixa da região de São Paulo entre 16% e 25%. Mas essa queda somente será calculada e confirmada em processo de revisão tarifária que só deve ocorrer daqui a cinco meses.
(Agência Estado)


_______________________
MÍDIA, MKT e COMUNICAÇÃO

Da redação - São Paulo / SP

Agência Cartaz é a nova assessoria de comunicação da Crayola

Agência Cartaz é a nova assessoria de comunicação da Crayola, que no Brasil é distribuída com exclusividade pela empresa Abrakidabra. A Crayola ficou mundialmente conhecida por sua linha de giz de cera, mas assim como a imaginação das crianças, ela é muito mais extensa. São produtos para desenhar e pintar, além de brinquedos que estimulam a criatividade e imaginação de forma lúdica. Todos os itens são atóxicos e a maioria lavável, e possuem muita inovação tecnológica, qualidade inigualável e satisfação do consumidor. A jornalista Naiane Santos será responsável pelo atendimento da conta, com auxilio de Adriana Correa.


_____________
MERCADO LUXO


Da redação - São Paulo / SP

Empresa alemã lança relógio de US$ 2,5 milhões

Para que um relógio custe mais de US$ 1 milhão não é necessariamente que ele seja cravejado de diamantes ou tenha um valor histórico, a prova disso é o relógio da marca alemã, A. Lange & Söhne. Recentemente, a empresa lançou um relógio de US$ 2,5 milhões.  (LEIA NA ÍNTEGRA)




São Paulo / SP

Ralph Lauren tem lucro líquido maior no trimestre

A grife de vestuários Ralph Lauren Corp divulgou no final da tarde de ontem, dia 23/5, um lucro trimestral maior, ajudado pela alta nas vendas de suas próprias lojas e menores custos com algodão. O lucro líquido avançou para US$ 127,2 milhões, ou US$ 1,37 por ação, ante US$ 94,4 milhões, ou US$ 0,99 por ação, um ano antes.  (LEIA NA ÍNTEGRA)


_______________
AGENDA i-press.biz


Da redação - Porto Alegre / RS
Inscrições para participar da Febravar estão abertas 
Os interessados em visitarem estandes durante a Febravar e participarem do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo, que ocorre nos mesmos dias e local da Feira, já podem se inscrever. As inscrições para visitação são gratuitas. Basta preencher o credenciamento online no site da Febravar www.febravar.com.br. 

O passaporte que contempla os três dias do evento e acesso a toda a programação do Congresso para o Desenvolvimento do Varejo, incluindo palestras, mesas-redondas e workshops, tem o preço reduzido até o dia 15 de junho e custa R$ 90 para associado efetivo do Sindilojas Porto Alegre, R$ 120 para associado colaborador, R$ 150 para estudantes e idosos e R$ 300 para público em geral. Após essa data, há alteração nos valores. Também há a opção de comprar ingressos únicos para diferentes palestras. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo site do evento. 
(Fonte: Enfato Multicomunicação)



PARA ASSINAR NOSSA NEWS, SOLICITE CADASTRO PELO redacao.ipressbiz@gmail.com
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2013 - Todos os direitos reservados