Edição 775 | Ano IV


Washington / EUA
FMI alerta sobre 'efeitos indesejados' de política monetária expansionista

Os remédios contra a crise adotados pelos bancos centrais nos Estados Unidos e Europa, seja através da compra de bônus ou reduzindo as taxas de juros a um nível próximo de zero, podem ter "efeitos indesejados" enquanto não for implementada a reforma do sistema financeiro, disse o FMI nesta quarta-feira em um relatório sobre a estabilidade financeira mundial. O Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) tem flexibilizado de maneira significativa sua política monetária, principalmente através da manutenção da taxa básica de juros a um nível próximo de zero. Esta postura, somada a amplos programas de compra de dívida, "tem sido útil durante a crise", disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) em um relatório 
sobre a estabilidade financeira mundial. Na segunda-feira, a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, reconheceu que os bancos centrais poderiam ter um 
"maior rol" para impulsionar a economia mundial a sair da crise. Contudo, o estudo destaca que esta política também poderia ter efeitos indesejados enquanto o sistema financeiro continua sendo muito complexo e vulnerável, cinco anos depois da crise econômica provocada pelo colapso do setor imobiliário nos Estados Unidos. Com as taxas de juros próximas de zero, "os lucros que os bancos obtêm de atividades habituais devem continuar sendo frágeis durante um longo período de tempo", disse o Fundo. Como reação, os bancos poderiam voltar a atividades mais rentáveis e mais arriscadas, como as que há cinco anos provocaram um colapso financeiro pelas massivas tomadas de créditos hipotecários de alto risco (subprime) nos EUA. 
(Agence France Presse  AFP)

_______________________
INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP
Em setembro, IGP-M registra desaceleração
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) variou 0,97%, em setembro. Em agosto, o índice variou 1,43%. Em setembro de 2011, a variação foi de 0,65%. Em 12 meses, o IGP-M variou 8,07%. A taxa acumulada no ano é de 7,09%. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou taxa de variação de 1,25%. No mês anterior, a taxa foi de 1,99%. O índice relativo aos Bens Finais variou 0,99%, em setembro. Em agosto, este grupo de produtos mostrou variação de 0,71%. Contribuiu para a aceleração o subgrupo alimentos processados, cuja taxa de variação passou de 1,67% para 3,34%. Excluindo-se os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, o índice de Bens Finais (ex) registrou variação de 1,17%. Em agosto, a taxa foi de 0,75%.

O índice referente ao grupo Bens Intermediários variou 0,90%. Em agosto, a taxa foi de 0,83%. O subgrupo materiais e componentes para a manufatura registrou acréscimo em sua taxa de variação, que passou de 0,59% para 1,04%, sendo o principal responsável pela aceleração do grupo. O índice de Bens Intermediários (ex), calculado após a exclusão do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, variou 0,91%, ante 0,54%, em agosto.

No estágio inicial da produção, o índice de Matérias-Primas Brutas variou 1,95%, em setembro. Em agosto, o índice registrou variação de 4,92%. Os principais responsáveis pela desaceleração do grupo foram os itens: milho (em grão) (20,33% para 0,11%), soja (em grão) (10,72% para 4,70%) e café (em grão) (4,23% para -3,65%). Ao mesmo tempo, registraram-se acelerações em itens como: bovinos (-1,20% para 2,79%), arroz (em casca) (6,35% para 13,56%) e algodão (em caroço) (2,15% para 6,29%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,49%, em setembro, ante 0,33%, em agosto. A principal contribuição para o acréscimo da taxa do índice partiu do grupo Transportes (-0,34% para 0,18%). Nesta classe de despesa, vale citar o comportamento do item automóvel novo, cuja taxa de variação passou de -0,49% para 0,54%.

Também foram computados acréscimos nas taxas de variação de outras três classes de despesa:
- Vestuário (-0,58% para 0,44%);
- Alimentação (1,00% para 1,18%); e 
- Habitação (0,29% para 0,33%).

Os itens que mais contribuíram para estes movimentos foram: roupas (-0,85% para 0,43%), carnes bovinas (-0,06% para 2,32%) e tarifa de eletricidade residencial (-0,28% para 0,14%), respectivamente.

Em contrapartida, apresentaram recuo em suas taxas de variação, os grupos:
- Educação, Leitura e Recreação (0,54% para 0,10%);
- Comunicação (0,31% para 0,21%); e 
- Saúde e Cuidados Pessoais (0,43% para 0,38%).

Para estas classes de despesa, vale citar o comportamento dos preços dos itens: passagem aérea (3,33% para -3,95%), pacotes de telefonia fixa e internet (0,65% para -0,10%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,52% para 0,19%), respectivamente.

O grupo Despesas Diversas repetiu a taxa de variação apurada no mês anterior, que foi de 0,24%. Os destaques no sentido ascendente e descente foram: clínica veterinária (-0,05% para 0,60%) e serviço religioso e funerário (1,47% para 1,27%), respectivamente.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em setembro variação de 0,21%, abaixo do resultado de agosto, de 0,32%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,42%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,36%. O índice que representa o custo da Mão de Obra não variou, em setembro. Na apuração referente ao mês anterior, o índice variou 0,28%. (Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

___________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE - Fechamento:

Tóquio / Japão
Bolsas da Ásia se recuperam com a forte alta em Xangai
Os mercados asiáticos fecharam no campo positivo nos pregões de hoje, dia 27/9, após os fracos resultados da véspera. O bom desempenho da Bolsa de Xangai alavancou os mercados da região. Os investidores, contudo, mantiveram os temores sobre a crise da dívida da zona do euro.
- Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que teve um forte rali na sessão da tarde, estimulada pela repentina reviravolta nos mercados chineses. O Hang Seng ganhou 1,1% e encerrou aos 20.762,29 pontos. Entre as blue chips, os ganhos foram liderados por empresas chinesas.
- Na China, as Bolsas tiveram forte alta, após encerrarem a quarta-feira no menor nível em 44 meses. Aumentaram as expectativas de que Pequim poderá tomar mais medidas para estimular a confiança dos investidores. A injeção de liquidez no sistema bancário também deu suporte ao mercado. O Xangai Composto subiu 2,6% e encerrou aos 2.056,32 pontos, no maior ganho porcentual diário desde 7 de setembro. O Shenzhen Composto também subiu 2,6%, aos 837,96 pontos.
- Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em alta. O índice Taiwan Weighted terminou o pregão com ganho de 0,18%, aos 7.683,80 pontos, sustentado pelas ações chinesas, embora os entendimentos sobre a dívida soberana da Espanha tenham diminuído o apetite do mercado.
- Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul fechou em alta de 0,42%, aos 1.988,70 pontos. O mercado de Xangai deu sustentação ao mercado, apesar de os investidores se mostrarem relutantes em tomar posições agressivas antes do feriado de Chuseok, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro.
- Na Austrália, o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, fechou em alta de 0,52%, aos 4.384,17 pontos. O mercado colocou fim a três pregões seguidos de perdas com a notícia de injeção maciça de liquidez na China. Apesar disso, a tensão na Espanha e Grécia pesaram sobre a bolsa.
- A Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve ligeira alta, ajudada pelo window dressing do final do trimestre. O índice PSEi subiu 0,2% e fechou aos 5.301,49 
pontos, com moderado volume de negociações.


ONTEM - Fechamento Bovespa, NY e Bolsas Europeias

São Paulo / SP
Bovespa fecha estável, mas situação da Grécia e da Espanha ainda preocupa investidores
A Bovespa reduziu as perdas e encerrou o pregão de ontem, dia 26/9, praticamente estável, com a crescente preocupação com a situação fiscal da Espanha e Grécia pesando nos mercados externos e motivando investidores a fugir de ativos de risco.
- O Ibovespa teve variação negativa de 0,04 por cento, a 60.478 pontos, após ter chegado a cair 1,28 por cento na mínima intradiária. Segundo operadores, a melhora do mercado foi um ajuste após o forte recuo da véspera, de 2,3 por cento. 
- O giro financeiro do pregão foi de R$ 7,26 bilhões.

Análise 1 - "A bolsa está dependente das notícias vindas da Europa, onde as coisas pioraram nos últimos dias, especialmente na Espanha", disse o economista Gustavo Mendonça, da Saga Capital, no Rio de Janeiro. "O índice deve continuar um pouco refém do cenário externo." Violentos protestos em Madri e conversas de separatismo na Catalunha reforçaram temores entre investidores com relação à capacidade da Espanha de implementar medidas de austeridade, tendo em vista um resgate soberano.Além disso, uma greve geral na Grécia e sinais de discórdia entre as principais autoridades da zona do euro sobre como resolver a crise do país trouxeram preocupação adicional aos mercados.

Análise 2 - Por aqui, as ações da OGX pesaram no Ibovespa, com queda de 1,4 por cento, a 6,35 reais, seguidas por Fibria, que perdeu 6,34 por cento, a 17,87 reais --foi a maior queda diária do papel em um ano. Em relatório, o JP Morgan recomendou a seus clientes nesta quarta-feira uma operação de venda das ações de Fibria e compra de Domtar, que atua no segmento de papel e celulose nos Estados Unidos e Canadá. Dentre as blue chips nacionais, a preferencial da Vale subiu 0,31 por cento, a 35,94 reais, e a da Petrobras teve leve alta de 0,13 por cento, a 22,77 reais.
As ações ordinárias da Usiminas lideraram os ganhos do Ibovespa, com alta de 4,44 por cento, a 12,22 reais, movimento definido por operadores como uma correção após o forte tombo da véspera. Apesar dos movimentos de realização de lucros observados na bolsa brasileira nas últimas sessões, analistas avaliam que a tendência para o índice ainda é de alta. "Agora é esperar um fato positivo que possa desencadear um novo avanço do índice, especialmente notícias melhores da Europa", afirmou o analista Ivo Moreira, da Banrisul Corretora, em Porto Alegre. Segundo pesquisa da Reuters publicada ontem, o Ibovespa deve chegar a 65 mil pontos no fim de 2012, considerando a mediana das estimativas de 30 profissionais de mercado.


Nova Iorque / EUA
Bolsas de NY fecham em queda pelo 3º dia seguido
As bolsas americanas fecharam em território negativo, com a índice S&P 500 registrando sua quinta sessão consecutiva de queda e a maior sequência de 
declínios desde 12 de julho, afetadas por dados decepcionantes do setor imobiliário dos EUA e sinais de instabilidade crescente na zona do euro. Os setores de tecnologia e de energia foram os destaques negativos do pregão.

- O Dow Jones fechou com queda de 44,04 pontos (0,33%), para 13.413,51, marcando a quarta sessão consecutiva de declínio. 
- O S&P caiu 8,27 (0,6%) para 1.433,32. 
- O Nasdaq caiu 24,03 pontos (0,77%), para 3.093,70.

Análise 1 - As ações do setor de energia recuaram, em linha com os contratos futuros do petróleo, apesar de um declínio surpreendente dos estoques nos EUA. Entre as empresas de tecnologia, as ações da Apple caíram pelo terceiro dia seguido e acumulam queda de 5% desde sexta-feira, após as vendas do iPhone 5 reportadas pela empresa desapontarem analistas. As vendas de novas residências nos EUA recuaram 0,3% em agosto, na comparação com julho, para uma taxa ajustada sazonalmente de 373 mil unidades. Ao mesmo tempo, o preço médio de uma casa nova aumentou 17% em agosto, em bases anuais, atingindo um nível visto pela última vez em março de 2007. Números anunciados na terça-feira mostraram que os preços dos imóveis tiveram sua maior alta até agora neste ano desde 2005. Mesmo assim, três dos cinco maiores declínios do índice S&P 500 foram registrados pelas construtoras PulteGroup (-4,7%), Lennar (-4,5%) e D.R. Horton (-3,9%).

Análise 2 - No cenário externo, as preocupações sobre a Espanha e a Grécia se intensificaram no início da sessão, levando os mercados europeus a registrarem queda forte. A Espanha parece incrivelmente instável, após a convocação de eleições antecipadas na Catalunha e protestos contra medidas de austeridade, especialmente após o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmar que os programas de aposentadoria antecipada serão limitados. Os sindicatos da Grécia realizaram uma greve geral sobre as medidas de austeridade. O governo está se preparando para apresentar planos de cortes de orçamento a autoridade da zona do euro nesta semana. No front corporativo, as ações do Grupo Financiero Santander Mexico SAB de CV subiram 5,95% na estreia da negociação pública dos papéis. O negócio, que teve ações listadas na Cidade do México e em Nova York, totalizou mais de US$ 4 bilhões. A maior parte dos papéis foi listada na New York Stock Exchange, e a oferta foi a maior realizada na bolsa norte-americana desde o lançamento das ações do Facebook. As ações da fabricante de eletrônicas Jabil Circuit registraram a maior queda do índice S&P 500, de 9,9%, após a companhia anunciar resultados do quatro trimestre fiscal abaixo das previsões e um programa de recompra de ações de US$ 100 milhões. 

__________________
MERCADO FINANCEIRO

São Paulo / SP
Caixa reduz juros do Construcard e lança Moveiscard
A Caixa Econômica Federal anunciou ontem, dia 26/9, novas condições para o Construcard, cartão destinado à aquisição de materiais de construção. Os ajustes no produto são válidos para clientes com renda individual mensal de até R$ 1.600,00. Após recentes modificações feitas no cartão, que teve prazo ampliado de 60 para 96 meses e taxas de juros reduzidas, a Caixa criou agora nova faixa de taxa para o produto. As novas condições permitem juros de 0,90% ao mês + TR e prazo de até 72 meses para pagar, atendendo à parcela da população com menor renda. A taxa passa a valer a partir de 1º de outubro. Com mais de 65 mil lojas credenciadas, o Construcard já beneficiou cerca de 1,2 milhão de famílias nos últimos cinco anos, segundo a Caixa, financiando um total de R$ 15 bilhões nesse período.

Moveiscard - A Caixa também divulgou ontem, dia 26/9, a criação do Moveiscard, um cartão para financiamento de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. O novo cartão será comercializado a partir do dia 1º de outubro nas agências da instituição financeira e poderá ser utilizado em diversas lojas credenciadas em todo o País. Segundo o vice-presidente de Pessoa Física da Caixa, Fábio Lenza, o cartão foi criado para atender às necessidades daqueles que querem mobiliar suas casas, e em especial dos clientes do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). "A expectativa é que o Moveiscard atenda 1,6 milhão de famílias até o final de 2013", comentou Lenza. O cartão financia até 100% do bem, com prazo de até 60 meses, sendo dois meses de utilização e 58 meses de amortização, com taxas de juros que variam de 0,90% a 1,80% a.m. A menor taxa é destinada aos clientes do PMCMV - Faixa I, com renda familiar de até R$ 1.600,00.
Para ter acesso ao Moveiscard, o interessado deve se dirigir a uma agência da Caixa e apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de renda e 
endereço. A utilização dos recursos será feita por meio de um cartão e o pagamento das prestações, em débito em conta. (Agência Estado)

_________
INDÚSTRIA

São Paulo / SP
Coca-Cola atrai maior fábrica do mundo de garrafa PET ecológica
A Coca-Cola Brasil anuncia hoje, dia 27/9, planos de expandir para todas as suas garrafas PET o uso de plástico de origem vegetal, feito de etanol.
Para que isso se torne possível, a empresa indiana JBF fará em Araraquara a maior fábrica do mundo da resina bioMEG, principal ingrediente do vasilhame 
ecológico. A iniciativa permitirá à Coca-Cola expandir o alcance da sua PlantBottle, lançada em 2009 com produção de 10 bilhões de unidades. O uso da embalagem em 24 países eliminou quase 100 mil toneladas de emissões de dióxido carbono, o equivalente a 200 mil barris de petróleo, de acordo com dados da Coca. A resina bioMEG será produzida a partir de cana-de-açúcar. O projeto é visto como um alento para o setor sucroenergético paulista, que enfrenta uma forte queda na demanda por etanol no mercado brasileiro. O investimento é de R$ 814 milhões e a previsão é que 80% de produção seja destinada à exportação. A meta da Coca-Cola é adotar a tecnologia em todas as garrafas do portfólio até o final 2015. A viabilização do projeto contou com o apoio da Investe São Paulo e o anúncio será feito no Palácio dos Bandeirantes. A fábrica deve gerar 150 empregos diretos e 1.500 indiretos. A expectativa é iniciar a produção em 2015. (Agência Folha)


Londres / Inglaterra
AngloGold suspende operações na África do Sul
A maior produtora de ouro na África do Sul, a mineradora AngloGold Ashanti Ltd., informou ontem a tarde, dia 26/9, que suspendeu todas as suas operações no país, após a greve que começou em uma das suas jazidas na semana passada ter se espalhado para outras minas. Mineradores das jazidas de West Wits e da região de Val River se juntaram aos trabalhadores que já estavam em greve na mina de Kopanang, que pararam no dia 20 de setembro, informou a empresa. A partir de 10 de agosto, os mineiros da África do Sul começaram uma série de greves ilegais que pararam várias jazidas - em movimentos muitas vezes violentos, como na greve da mina de platina de Marikana, da mineradora Lonmin, onde foram mortas 46 pessoas. A AngloGold diz que negocia com os trabalhadores em greve. A empresa tem 35 mil empregados no país. (Agência Dow Jones)

_____________
AGROBUSINESS

Brasília / DF
Rússia estuda vender grãos de estoques de intervenção
A comissão agrícola do governo russo, chefiada pelo vice-primeiro-ministro, Arkady Dvorkovich, vai considerar um possível início das vendas de grãos dos 
estoques de intervenção estatal na próxima semana, disse Dvorkovich a jornalistas ontem, dia 26/9. Um clima quente e seco afetou a colheita de cereais da Rússia, reduzindo a produtividade em mais de um quarto, enquanto os Estados Unidos enfrentam a pior colheita em mais de meio século, elevando os preços globais do trigo e do milho. A Rússia possui cerca de 5 milhões de toneladas de grãos em seus estoques de intervenção, os quais pode usar para estabilizar os preços no mercado doméstico. "Isso (a venda de estoques de intervenção) é capaz de estabilizar os preços ou começar uma tendência de queda (dos preços)", disse Dvorkovich. (Agência Reuters)

________________
SERVIÇOS e VAREJO

Nova Iorque / EUA
Starbucks planeja expansão nos países nórdicos
Após décadas praticamente ignorando o maior mercado consumidor de café do mundo, o Starbucks planeja aumentar sua presença nos países nórdicos, informa matéria do Wall Street Journal a ser publicada hoje, dia 27/9. A empresa, criticada por analistas por seu crescimento lento na Europa, vai abrir a primeira de uma série de lojas na capital da Noruega, Oslo, no próximo ano, e depois expandir para Estocolmo, na Suécia. Atualmente, a empresa americana de Seattle tem oito lojas nesses países, a maioria próxima de estações de trens ou em aeroportos. Em um esforço de atrair mais consumidores, o Starbucks assinou um acordo com uma empresa norueguesa - Umoe Restaurant Group - para tentar construir uma rede mais robusta numa das economias mais saudáveis do mundo. O Starbucks tem um valor de mercado de US$ 38 milhões e 8,5% de sua receita anual vem de vendas na "região da  Europa", que inclui a África e o Oriente Médio. (Agência Dow Jones)

Da redação - Porto Alegre / RS
Gestão de pessoas colabora para o valor da empresa 
São dois os pontos que os profissionais do mercado destacam ao valorizar uma empresa: gestão com muito foco no profissional e gestão aberta para escutar os colaboradores em diversos modos. A afirmação é do economista José Luiz Amaral Machado, também diretor da Gerencial Auditoria e Consultoria. De acordo com o economista, a empresa pode ter instrumentos de apoio à gestão pessoal, ter ideias, plano de carreira, mas paras ser eficaz nos seus processos, realmente precisa de colaboradores que queiram crescer e que demonstrem isso com clareza. "Afinal, o único lugar onde o sucesso vem antes de trabalho é no dicionário", alerta ao empreendedor. Machado explica que ter foco em si e na sua carreira é essencial para o crescimento de qualquer profissional, contudo, se trabalha para produzir pela empresa em troca de remuneração. "Quem fica parado esperando ser reconhecido, merece ficar no limbo mesmo", observa. Da mesma forma, diz Machado, os canais da empresa devem estar abertos para ouvir e perceber os melhores. Não adianta apenas treinar e pagar bem, a administração precisa mostrar perspectivas e possibilidades reais de crescimento. "O melhor é estar entre os melhores, aprender com eles e crescer sempre. Tanto para o empregado como para o empregador, vale a máxima de que ter pessoas medíocres ao lado em nada colabora, somente traz todo o time para um nível menor. Pessoas ideais, junto com focos ideais, formam empresas ideais!", sugere. (Fonte: WH Comunicação)

_________________
COMÉRCIO EXTERIOR

Da redação - São Paulo / SP
Queda de 41% nas exportações de carne bovina da UE no acumulado até julho
As exportações de carne bovina da União Europeia (UE) caíram 41% nos primeiros sete meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2011, segundo o Meat and Livestock Australia (MLA). O volume embarcado passou de 193,1 mil toneladas métricas para 113,9 mil toneladas métricas. As exportações do bloco econômico dispararam em 2011 devido à desvalorização do Euro e à forte demanda internacional. Com a redução na oferta interna de carne e diminuição da demanda em vários mercados mundiais as exportações caíram este ano. O principal comprador da carne europeia em 2011 foi a Turquia. Nos primeiros sete meses daquele ano o país consumiu 88,6 mil toneladas métricas. Neste ano foram compradas 25,7 mil toneladas métricas, queda de 71%. (Fonte: Scot Consultoria)

___________________
TI, WEB e e-COMMERCE

Da redação - Porto Alegre / RS
Assespro fortalece o setor de TI com criação de núcleos pelo interior do RS
De acordo com números da FEE (Fundação de Economia e Estatística), a Tecnologia da Informação (TI) é o segundo setor com maior crescimento percentual no Estado do RS nos últimos 8 anos. Empresas de TI crescem mais que a média de desenvolvimento do País, e mostram potencial e competitividade. Neste cenário de muitas oportunidades, falta ainda materializar a força do setor com o crescimento econômico. Pensando nesta ideia, a Assespro-RS está identificando novos polos e buscando mercados pelo interior do Rio Grande do Sul, criando núcleos para sincronizar resultados, oferecendo know how necessário para conectar o interior com projeto de expansão nacional  alavancando o crescimento do setor.    
A região escolhida para dar o pontapé inicial é Santa Maria, onde 9 empresas estão se inserindo à proposta da entidade. Para o presidente da Assespro-RS, 
Reges Bronzatti, a parceria de empresas do centro do Estado é muito importante, e a meta é expandir a ideia para outras regiões gaúchas: “Santa Maria é uma cidade universitária, polo central do Estado, e conta com mão de obra qualificada”. 
Porta-voz do grupo santa-mariense, o empresário Santos Vianna acredita que é preciso aumentar a força associativista em TI no Estado. “Queremos coordenar, unir e alinhar pensamentos. Estamos em sentidos diferentes e necessitamos centralizar o foco na busca por novos resultados. Faltava a postura da Assespro para transformar a TI em assunto estratégico para nossos líderes políticos”, comenta. Diferente do mercado tradicional em vários aspectos, a Tecnologia da Informação quer agora conectar o interior gaúcho à oportunidade e ao desafio de movimentar empreendedores para que fortaleçam suas empresas e ajudem a aumentar a representatividade da TI no Rio Grande do Sul. (Fonte: Assecom - Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)

________________
MERCADO DE LUXO

São Paulo / SP
BMW deve decidir sobre fábrica no Brasil em até 4 semanas

A BMW afirmou hoje, dia 27/9, que a decisão sobre abrir uma fábrica no Brasil deve sair dentro de três ou quatro semanas. (LEIA NA ÍNTEGRA)

___________________
REPORTAGEM ESPECIAL

Nova Iorque / EUA
Empresas buscam imagem ecologicamente correta, mas consomem muita energia

Por James Glanz , do NEW YORK TIMES

As máquinas de Jeff Rotshchild no Facebook tinham um problema que ele sabia que precisava ser resolvido imediatamente. Estavam a ponto de derreter. A companhia ocupava um imóvel alugado em Santa Clara, um galpão de 18 por 12 metros, com fileiras de servidores necessários para armazenar e processar as informações sobre as contas de seus membros. A eletricidade que fluía para os computadores estava causando o derretimento de portas de rede e outros componentes cruciais. Pensando rápido, Rotshchild, o diretor de engenharia da companhia, enviou seus subordinados em uma expedição para comprar todos os ventiladores que pudessem. "Nós esgotamos o estoque de todas as lojas Walgreens da área", ele disse --para soprar ar frio na direção do equipamento e impedir que o site caísse.  (LEIA NA ÍNTEGRA)



PARA ASSINAR NOSSA NEWS, SOLICITE CADASTRO PELO redacao@i-press.biz
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2012 - Todos os direitos reservados