Edição 509 | Ano III




Brasília / DF
Há fragilidade na recuperação da economia global
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que "há uma fragilidade da recuperação da economia global" devido a vários fatores, inclusive, mais recentemente, à tragédia ocorrida na semana passada no Japão. Tombini, que participou hoje da cerimônia de posse do novo presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou que um dos motivos que causam incerteza para a retomada da expansão firme da economia mundial é "o choque dos preços de commodities" que é registrado em todo o mundo. Esse fenômeno, segundo ele, está provocando muitas pressões inflacionárias em países emergentes. "Desde agosto, as commodities agrícolas tiveram alta de mais de 50%, o que causou preocupação nos bancos centrais do mundo." O presidente do BC também destacou que desde que começou a recente onda de movimentos sociais clamando por democracia em países do Oriente Médio o preço do barril de petróleo subiu cerca de 25%. Tombini ressaltou que o recente terremoto no Japão provocou grande dose de incertezas no mercado internacional. Segundo ele, no curto prazo, pode até ocorrer certo movimento de repatriação de recursos para aquele país, com o objetivo de ajudar na reconstrução das áreas destruídas. Mas ele disse que tal fato, se ocorrer, não deve trazer impactos significativos ao Brasil. Tombini destacou que as incertezas que hoje existem na economia global não devem dar espaço para a passividade da autoridade monetária. Assim, exigem um processo de análise mais profundo com o objetivo de tomar decisões importantes de forma precisa. (Agência Estado)

Paris / França
G7 decide "ação coordenada" para conter alta do iene
Os bancos centrais dos países do G7 (países mais ricos do mundo) realizão a partir de hoje, dia 18/3, "uma intervenção coordenada sobre os mercados de câmbio", para responder à alta do iene causada pela crise nuclear e o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão há uma semana. "Em resposta aos recentes movimentos das taxas de câmbio do iene, associados aos trágicos acontecimentos ocorridos no Japão e ao pedido das autoridades japonesas, as autoridades de Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e do Banco Central Europeu se unem ao Japão, em 18 de março de 2011, para uma intervenção coordenada sobre os mercados de câmbio", destaca o G7. "Como destacamos há tempos, a volatilidade excessiva e os movimentos desordenados das taxas de câmbio têm consequências negativas para a estabilidade econômica e financeira". "Continuaremos seguindo com atenção a evolução dos mercados de câmbio e colaborando com o que for necessário", decidiram os ministros das Finanças e os governadores dos bancos centrais dos sete países mais industrializados do planeta (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido). Após o anúncio do G7, o dólar ultrapassou a barreira dos 80 ienes em Tóquio, sendo cotado a 81,22, contra 78,95 ienes no fechamento de quinta-feira. A moeda japonesa havia atingido um valor recorde na quinta-feira, a 76,52 ienes o dólar. (Agence France Presse / AFP)

São Paulo / SP
Obama quer dar show de deixa Dilma brava
Barack Obama ainda não chegou, mas Dilma Rousseff já está brava com ele. A presidente do Brasil ficou contrariada com a decisão do colega americano de discursar na Cinelândia no Rio de Janeiro, no domingo, dia 20/3. Já faz algumas semanas que o Palácio do Planalto vem tentando dissuadir a Casa Branca. Primeiro, auxiliares da presidente manifestaram dúvida em relação ao êxito de público do comício de Obama. Depois, alegaram que haveria dificuldade para garantir toda a segurança necessária ao homem mais poderoso do mundo. Por fim, foi revelado aos americanos que Dilma achava estranha a ideia. Reservadamente, um ministro chegou a dizer que equivaleria a um discurso da brasileira na Times Square de Nova York. Não funcionou. A Casa Branca manteve o plano original. Obama é um presidente que deve boa parte de sua eleição à capacidade midiática. Político pop star, ele próprio considerou o Rio de Janeiro um palco imperdível na luta para tentar diminuir o antiamericanismo no planeta. Os EUA contaram com a ajuda valiosa do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Detalhe: Dilma detesta a corda que Cabral vem dando a Obama. O governador divide com os americanos a intenção de uso midiático do discurso. relação entre Cabral e Luiz Inácio Lula da Silva era excelente. Com Dilma, ela é boa. O governador não engoliu até hoje a demissão de Sérgio Côrtes do cargo de ministro da Saúde antes de tomar posse. Ele combinou com Dilma que cederia o seu secretário da Saúde para o governo federal. Na versão dele, o anúncio antecipado havia sido combinado com Dilma. Na versão dela, Cabral se precipitou, amealhou inimigos no PMDB e inviabilizou Côrtes. Este é o contexto de um capítulo importante da visita de Obama ao Brasil. (Fonte: Kennedy Alencar / Agência Folha)


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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento na Ásia:

Tóquio / Japão
Tóquio sobe 2,7% após intervenção cambial do G-7
A Bolsa de Tóquio fechou em alta depois que as maiores potências do mundo concordaram em realizar uma intervenção conjunta para rechaçar a indesejada valorização do iene, dando algum alívio a um país devastado pelo terremoto.
- Uma modesta amenização da emergência nuclear também ajudou o índice Nikkei 225 a ganhar 244,08 pontos, ou 2,7%, para fechar aos 9.206,75 pontos.
Análise - Contudo, realçando a magnitude da crise que o país enfrenta, o índice encerrou a semana com uma perda acumulada de 10,2%, a maior queda semanal desde o final de outubro de 2008, na esteira da falência do banco norte-americano Lehman Brothers. Na segunda-feira, os mercados ficarão fechados por causa do feriado da Primavera. O acordo firmado pelo G-7 (grupo dos sete países mais ricos do mundo) para uma intervenção conjunta com o objetivo de estancar a recente alta do iene deu ao mercado um revigorante muito necessário depois de uma semana de agonia. Hideyuki Ishiguro, supervisor da estratégia de investimentos da Okasan Securities, manifestou o alívio pelo fato de a intervenção conjunta do G-7 ter mostrado que as autoridades no exterior também estão levando a sério a situação no Japão. "O risco de desaceleração da economia global continua com a elevação dos preços do petróleo", disse Ishiguro. "O G-7 quer que o Japão evite uma recessão." A notícia de que o governo japonês planeja emitir mais de 10 trilhões de ienes em bônus de reconstrução pós terremoto - a serem comprados integralmente pelo Banco do Japão (BOJ, banco central) - também seria, se confirmada, favorável ao preço das ações, disse Ishiguro.

HOJE – Abertura das Bolsas Europeias:
- Londres / Inglaterra - O principal índice da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu a sessão desta sexta-feira em alta de 0,42%, aos 5.720,26 pontos. O barril de petróleo Brent para entrega em abril iniciou a sessão desta sexta-feira em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres e às 4h09 de Brasília era cotado a US$ 115,98, US$ 1,08 mais que no fechamento do pregão anterior.
- Frankfurt / Alemanha - O índice principal da Bolsa de Valores de Frankfurt, o DAX-30, iniciou a sessão desta sexta-feira com alta de 0,81%, aos 6.710 pontos. O euro abriu a sessão desta sexta-feira em alta no mercado de divisas de Frankfurt e às 4h de Brasília era cotado a US$ 1,4066, frente aos US$ 1,4020 do pregão anterior.O Banco Central Europeu (BCE) fixou na quinta-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,4004.
- Madri / Espanha - O principal indicador da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, abriu a sessão desta sexta-feira com alta de 0,67%, aos 10.395 pontos.
- Roma / Itália - O índice principal da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE MIB, abriu a sessão desta sexta-feira em alta de 0,64%, aos 21.275,52 pontos. Já o índice geral FTSE Itália All-Share avançava 0,55%, aos 21.908,31 pontos.
- Paris / França - O índice geral da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, registrou alta de 0,59% na abertura da sessão desta sexta-feira, aos 3.808,68 pontos.



ONTEM – Fechamento da Bovespa, NY e Europeias:

São Paulo / SP
Bovespa tem ganho modesto, com forte alta em ações da Vale
A Bovespa teve uma recuperação moderada na jornada de ontem, dia 17/3, puxada principalmente pelos papéis da mineradora Vale, que chegaram a responder por 30% do volume financeiro total em alguns momentos do pregão. Nos demais mercados, o dia também foi positivo, principalmente porque alguns investidores, de "cabeça fria" após a onda de pânico de ontem, voltaram às compras com notícias um pouco mais tranquilizadoras sobre a crise nuclear japonesa. Os indicadores desfavoráveis da economia americana não foram bem recebidos, mas a captação bilionária da Espanha aliviou um pouco os temores sobre a crise europeia.
- O índice Ibovespa valorizou 0,32% no fechamento, aos 66.215 pontos.
- O giro financeiro foi de R$ 5,8 bilhões.
- O dólar comercial foi cotado por R$ 1,686, em alta de 0,71%, após oscilar entre R$ 1,668 e R$ 1,693 ao longo do expediente. Trata-se da maior cotação desde janeiro. Operadores relataram fortes rumores sobre um novo pacote de medidas do governo para conter a desvalorização cambial.
Análise - A alta de ontem bastante dependente dos papéis da Vale, que subiram 2,72% no caso das preferenciais, e 2,83% no caso das ordinárias. Ontem, as ações desse companhia haviam recuado para seus menores preços desde setembro do ano passado. Hoje, a empresa afirmou que as vendas de minério de ferro ainda não foram afetadas pela crise japonesa. Também nesta quinta, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, avaliou que o preço da commodity metálica pode até subir com a crise no país asiático. "Vai ser necessário reconstrução de uma grande área do Japão. Essa reconstrução exigirá, sobretudo, minério de ferro para fazer as obras. Imagino que o preço possa se elevar um pouco", disse ele, em Brasília. "Até esclarecer o dito pelo não dito, o dólar subiu com mais força. Mas nós já vimos algum recuo [das taxas] perto do fechamento, e é possível que volte a cair um pouco amanhã", disse Luiz Fernando Moreira, da mesa de operações da corretora Dascam.

Nova Iorque / EUA
Bolsas dos EUA se recuperam, mas baixo volume ainda preocupa
As Bolsas de Valores dos Estados Unidos fecharam em alta nos pregões de ontem, dia 17/3, após três dias de quedas, mas a recuperação pode ser apenas temporária, já que preocupações com a crise nuclear no Japão persistem.
- O Dow Jones avançou 1,39%, para 11.774 pontos.
- O Standard & Poor's 500 subiu 1,34%, para 1.273 pontos.
- O Nasdaq teve valorização de 0,73%, para 2.636 pontos.
Análise - O S&P 500 se recuperou após passar para o negativo em 2011 na quarta-feira, mas a atividade do mercado de opções mostrou que operadores estão aumentando a proteção contra outro declínio no valor das ações. "Com as notícias vindas do Japão, há mais operadores nervosos liquidando suas posições compradas no mercado de futuros desta manhã", afirmou Steve Leuer, trader de futuros na X-FA Trading, em Chicago. As recentes perdas fizeram com que investidores buscassem barganhas. No entanto, o volume foi morno, com somente 7,89 bilhões de ações trocando de mãos na Bolsa de Nova York, na American Stock Exchange e na Nasdaq, abaixo da média diária anual de 8,47 bilhões e muito abaixo do recorde de 2011 atingido na quarta-feira, de 11,1 bilhões de papeis negociados. Se o mercado for se focar novamente na análise de fundamentos, mais notícias sobre companhias como a FedEx irão ajudar. A companhia de transporte expresso internacional aumentou suas previsões de receita devido à forte demanda, puxando suas ações em 3,1%.


Londres / EUA
Bolsas europeias se recuperam com atuação de hedge funds
As ações europeias se recuperaram das mínimas em três meses no pregão de ontem, dia 17/3, devido principalmente a compras técnicas e à demanda de hedge funds por ações castigadas. Analistas disseram que a tendência de alta nos papéis provavelmente deve continuar.
- O FTSEurofirst 300, índice que mede o desempenho das principais ações europeias, fechou em alta de 1,77%, aos 1.086 pontos. Na quarta-feira, o indicador recuou à mínima em mais de três meses.
- Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,75%, a 5.696 pontos.
- Em Frankfurt, o índice DAX subiu 2,2%, para 6.656 pontos.
- Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 2,43%, a 3.786 pontos.
- Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,46%, para 21.140 pontos.
- Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 2,31%, a 10.325 pontos.
- Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,33%, para 7.766 pontos.
Análise - As seguradores, golpeadas nas últimas sessões, estiveram no topo entre os setores com alta depois que um regulador da União Europeia (EU) disse que as companhias europeias deverão ser capazes de absorver os prejuízos com o terremoto no Japão. O índice que aompanha o setor subiu 2,8%, com a AXA ganhando 4,3%. "Na Europa, predominantemente os hedge funds estão conduzindo o mercado. O mercado estava excessivamente vendido e chegou a um nível em que os compradores estão satisfeitos em entrar, principalmente nos futuros, como é visto no grande salto nos volumes", disse Adrian Fitzpatrick, chefe de gestão de investimento da Aegon Asset, que gerencia cerca de US$ 80 bilhõess. Analistas também afirmaram que permanecem positivos com relação ao mercado de ações europeu no longo prazo, devido à melhora nas perspectivas econômicas para os Estados Unidos, à realocação de fluxos por parte de fundos em direção às ações e à atratividade dos preços.


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INDÚSTRIA


Tóquio / Japão
Toshiba fecha fábrica de LCD por um mês devido ao terremoto
A Toshiba afirmou que uma de suas linhas de montagem no Japão, que fabrica pequenos displays de cristal líquido (LCD) ficará fechada durante um mês, e a fabricante de PCs Lenovo demonstrou preocupações a respeito de componentes, enfatizando a ameaça às cadeias de fornecimento provocada pelo terremoto do Japão. A Hitachi também afirmou que a produção de pequenos painéis de cristal líquido será interrompida em sua fábrica próxima a Tóquio por um mês enquanto a empresa lida com danos e a falta de energia decorrentes do terremoto.
Os fechamentos de fábricas da Toshiba e da Hitachi são apenas os últimos de uma série de casos semelhantes em outras companhias japonesas após o terremoto acompanhado de tsunami e da crise nuclear, que ameaçam o fornecimento de toda sorte de componentes à indústria mundial, desde semicondutores a peças de carros. As fábricas da Toshiba abastecem a indústria de telefones celulares e montadoras de carro com paineis de aparelhos de navegação. Suas duas fábricas, incluindo outra localizada no Japão que não foi afetada, respondem por cerca de 5% do mercado mundial de pequenos LCDs, afirmou Damian Thong, analista da Macquarie Capital Securities, no Japão. A fabricante de chips Maxim Integrated Products e a Lenovo, a quarta maior marca de PCs do mundo, também fazem parte da lista de empresas de vários setores que alertam para as interrupções na produção. "No curto prazo não haverá muito impacto. Estamos mais preocupados com o impacto no próximo trimestre", afirmou o presidente-executivo da empresa, Yang Yuanqing, a jornalistas de Xangai nesta quinta-feira. Mesmo se as fabricantes de PC como a Lenovo quisessem encontrar fornecedores em outros países, é questionável se eles teriam capacidade para atender a demanda. (Agência Reuters)

Brasília / DF
Fabricantes afirmam que cerveja e refrigerante vão subir mais de 10%
Cerveja, refrigerante e água embalada terão tributos reajustados, nos próximos 60 dias. O valor do reajuste ainda não foi divulgado, mas "certamente será mais de 10%", disse o vice-presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Milton Seligman. O reajuste será relativo ao período de janeiro de 2009 até agora, com base na variação dos preços de referência sobre produtos e embalagens. Essa tabela é feita com base em pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Receita Federal. Ao sair de reunião no Ministério da Fazenda, Seligman disse que o ministro Guido Mantega rejeitou a manutenção dos preços atuais. Sem reajuste, a proposta do setor de bebidas era de investir cerca de R$ 7,7 bilhões em 2011, com geração de cerca de 60 mil empregos. Seligman, que também é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas (Abir), disse que o setor está "entre os que mais pagam impostos", e também entre os que mais lucram no mundo. "E aumento de impostos, claro, não é bem vindo", continuou ele. Ao corrigir a tabela de preços de referência, automaticamente o governo arrecadará com PIS/Cofins e IPI incidentes sobre a produção e venda de cerveja, refrigerante e água envazada. A Receita Federal e a assessoria de Mantega ainda não se pronunciaram sobre a reunião que ocorreu com os empresários. (Agência Valor)



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AGROBUSINESS


Da redação - Não Me Toque / RS
Sementes Agroceres apresenta o maior portfólio de sementes de milho na Expodireto Cotrijal 2011
Com uma história de mais de 60 anos no Brasil, a Sementes Agroceres tem o compromisso de levar soluções em produtividade e rentabilidade para o produtor em todas as fronteiras agrícolas do País, levando em consideração o meio ambiente e o crescimento sustentável. Em alinhamento a esse compromisso, a equipe da marca apresentará na Expodireto Cotrijal, que vai até hoje, dia 18/3, em Não-Me-Toque/RS os diferenciais sobre dois importantes lançamentos com a segunda geração de biotecnologia, o YieldGard VT PRO. São eles: o AG 8022 PRO, com excelente qualidade de grãos com alta produtividade, o AG 8011 PRO, de excelente produtividade e silagem de altíssima qualidade para a região sul, e o AG 9020 PRO, com rendimento superior com superprecocidade e excelente qualidade de colmo. Outros híbridos com a tecnologia são AG 8088 PRO, de alto potencial produtivo e silagem de altíssima qualidade, e o AG 9010 PRO, superprecoce de alto potencial produtivo e excelente sistema radicular.
O milho YieldGard VT PRO é um avanço em relação a controle de pragas, quando comparado às tecnologias lançadas anteriormente. Por ser a única tecnologia que possui duas proteínas de Bt (Bacillus thuringiensis) com modos de ação efetivos, o YieldGard VT PRO garante um controle superior das principais pragas da cultura do milho (lagarta-do-cartucho, lagarta-da-espiga e a broca-do-colmo), assegurando proteção do potencial produtivo e, consequentemente, aumento da produtividade. Além disso, o YieldGard VT PRO é a única tecnologia que permite a redução da área de refúgio de 10% para 5% da área plantada com milho convencional. O Bacillus thuringiensis é uma bactéria encontrada naturalmente no solo e que, por sua ação inseticida contra lagartas, é utilizada na agricultura orgânica há décadas. “Esses lançamentos são mais uma prova da nossa trajetória de qualidade e de nosso grande diferencial: oferecer híbridos com precocidade, produtividade e sanidade que levem rentabilidade, flexibilidade e o melhor negócio aos agricultores”, destaca Marcel Torres, gerente da Sementes Agroceres. Para mostrar aos visitantes todos os benefícios das tecnologias, no estande da Sementes Agroceres será o palco de palestras sobre a tecnologia YieldGard VT PRO. As apresentações acontecerão todos os dias, ministradas por técnicos em desenvolvimento tecnológico, que também irão abordar importantes assuntos como silagem, plantio de refúgio e normas de coexistência, manejo e resistência de insetos e tratamento industrial de sementes. (Fonte: CDI Comunicação Corporativa)


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SERVIÇOS & VAREJO


Da redação - São Paulo / SP
Walmart projeta aumentar as vendas em mais de 80% na Páscoa
O Walmart Brasil projeta para esta temporada de Páscoa um aumento de até 80% nas vendas de bacalhau em relação ao mesmo período do ano passado. Para isso, a empresa aposta na estratégia de negócios Preço Baixo Todo Dia e no reforço de seu relacionamento com o governo da Noruega, através do Conselho Norueguês de Pesca, para oferecer bacalhau com preços até 15% mais baixos do que os praticados em 2010. A empresa adquiriu mais de um milhão de quilos do produto, que estará nas gôndolas nas versões Porto Imperial, Saith, Ling e Zarbo. Para a categoria de azeites a empresa espera um aumento de 20%, puxado especialmente pela venda do azeite importado de marca própria – Azeite Português Great Value Extra Virgem, que apresenta preços em média 30% abaixo dos líderes de mercado. O mix da categoria de azeite conta ainda com itens importados de Portugal, Itália e Argentina. Em chocolates, as vendas devem ser 30% superiores na mesma base de comparação. A aposta da rede está nos ovos de chocolate de marca própria, com brindes e licenciados com os principais personagens infantis.

Da redação - São Paulo / SP
Yes Rent a Car prepara expansão no mercado paulista
A Yes Rent a Car, quarta maior rede brasileira de locação de veículos, concentra esforços no interior de São Paulo para garantir a expansão nacional da rede. Atualmente são seis franquias no Estado e a expectativa é que, até o fim do ano, 50% de todo crescimento estimado para 2010 (de 30%) venha da região. Ao todo, a Yes está presente em mais de 80 localidades e vem apresentando crescimento de mais de 20% ao ano.

Da redação - São Paulo / SP
Coop reforma e troca bandeira de loja em Santo André
A Coop – Cooperativa de Consumo ampliará sua loja Zapt Coop (formato de vizinhança da rede) no bairro Palmares, em Santo André/SP, por conta do crescente movimento de clientes e faturamento do local. Com isso, o ponto de venda deixará de ter o conceito de loja de proximidade e adotará a bandeira Coop. O local terá sua área ampliada de 650 para 1.120 metros quadrados.


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TI, WEB & e-COMMERCE


Da redação – São Paulo / SP
Home Page do UOL alcança a marca de 41 milhõesde impressões publicitárias por dia
O UOL (www.uol.com.br), maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de internet, alcançou uma marca história em seu portal durante o mês de fevereiro. Segundo dados do adserver DART - Double Click, a home page do UOL atingiu a média de mais de 41 milhões de impressões publicitárias diárias nos seus principais formatos, consolidando sua posição como principal canal para a exposição de marcas e produtos na web. O resultado acompanha o crescimento na audiência do portal. Segundo dados do Omniture – ferramenta usada pelo UOL –, o número de visitantes únicos registrados em janeiro de 2011 foi 16% maior que o mesmo período do ano anterior. Em relação ao número de páginas vistas, o crescimento foi de 7%. Para Enor Paiano, diretor de Publicidade do UOL, “os números mostram que, além da referência de qualidade de conteúdo, inovação e pioneirismo, temos a liderança em audiência no segmento. Com isso, a homepage do UOL se consolida como o mais efetivo canal de mídia online para cobertura e frequência, trazendo cada vez mais resultados positivos para os negócios dos seus anunciantes”. Segundo dados da ComScore, 8 em cada 10 internautas brasileiros visitam o UOL todos os meses.
Sobre o UOL - O UOL é a maior empresa brasileira de conteúdo e serviços de Internet. Segundo dados do sistema Omniture, ferramenta utilizada pelo UOL para mensuração de audiência, seu portal apresenta uma média de 4,4 bilhões de páginas vistas todo mês. Outro destaque é a sua home page, que recebe, mensalmente, cerca de 50 milhões de visitantes únicos. Pioneiro na Internet brasileira, o UOL conta com 2,5 milhões de assinantes pagantes para os serviços de acesso, conteúdo e produtos. Oferece o mais extenso conteúdo disponível em língua portuguesa, com mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Credibilidade e inovação são valores da empresa. Possui a mais completa plataforma de produtos e serviços da Internet, nas áreas de publicidade online, comunicação, comércio eletrônico, hospedagem e segurança. (Fonte: Assessoria de Imprensa do UOL)

São Paulo / SP
Itautec busca retomar lucratividade após reestruturação
O ano de 2010 foi de dificuldades e transição para a Itautec. A empresa registrou queda de 78,5% no lucro líquido, que ficou em R$ 11,5 milhões em 2010, ante R$ 53,6 milhões registrados no ano anterior. De acordo com o presidente da Itautec, Mário Anseloni, o resultado foi influenciado por uma série de fatores, que incluiu atuação abaixo da expectativa na linha de computação pessoal e o projeto de transformação da empresa, com a reestruturação inclusive das unidades de negócios. Em relação aos computadores, Anseloni ressaltou que o portfólio era pequeno e limitava a atuação da companhia. “O problema será atacado com o aumento da linha de produtos, que vai de três para dez itens entre notebooks e desktops, além de uma reformulação administrativa, que deu mais robustez à área e mais preparo para enfrentar a competição.” Para aumentar a lucratividade e conseguir briga mais acirrada de preços com competidores globais, a empresa articula acordos com fornecedores asiáticos de componentes para tentar minimizar a vantagem competitiva de alguns concorrentes. “Com isso, esperamos retomar na linha de computadores os níveis de lucratividade de 2009”, diz Anseloni.
As correções operacionais na empresa também almejam uma melhor atuação nas áreas financeira e de varejo, buscando a incorporação de mais valor nos produtos e soluções oferecidas. “A meta é chegar à liderança do mercado brasileiro de automação comercial, atuando com plataforma e softwares aperfeiçoados”, explica. A área de computadores ainda é a de maior faturamento da companhia, correspondendo a 45% dos negócios, contudo, ela cresceu menos de 10% em 2010 e perdeu espaço para a área de soluções de automação bancária e comercial. Esta última cresceu 60% em 2010 e já corresponde a 30% da receita. Os demais 25% ficam na área de serviços, que abriga suporte, projetos, integração, entre outros. A Itautec também planeja o lançamento de seu equipamento do tipo tablet, que deve sair no segundo semestre de 2011 e já conta com um protótipo em avaliação. Segundo Anseloni, o lançamento acontecerá dentro do contexto de solução, para servir a um ecossistema específico.“Um dos segmentos no foco para o lançamento do aparelho é o de educação, para o qual a empresa pretende criar um dispositivo em um plano de longo prazo, com proposta de valor completo”, afirma Anseloni. “Nesse contexto, a oferta pode evoluir para outros segmentos no mercado corporativo”, completa.

Da redação - Paris / França (Jean Pierre Sorteau, correspondente)
Dez maiores varejistas online europeus faturam 27,4 bilhões de euros
Um levantamento realizado pela Internet Retailer mostra que os dez maiores varejistas online do mercado europeu acumularam no ano passado um volume de vendas de 27,4 bilhões de euros, ou 23,4% do faturamento estimado para o setor em 2010, de 118,3 bilhões de euros. A Amazon é a líder disparada, com 9,36 bilhões de euros em vendas, com crescimento de 39,7% na comparação anual e uma participação de mercado de 16,3%. A empresa é seguida pelo grupo Otto (3,83 bilhões de euros), Tesco (3,15 bilhões de euros), Staples (2,83 bilhões de euros) e PPR (2,3 bilhões de euros).

Da redação - Porto Alegre / RS
Peixe Urbano ultrapassa marca de 7 milhões de usuários
O site de compras coletivas Peixe Urbano chegou, em 11 meses de operação, a três milhões de cupons de ofertas vendidos. O número de acessos ao site da empresa chega a 20 milhões por mês e em fevereiro foi ultrapassada a marca de sete milhões de usuários cadastrados.


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INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

Brasília / DF
Anac afirma que Gol é a nova líder do mercado de aviação doméstica
A companhia aérea Gol superou a TAM pela primeira vez e assumiu a liderança no transporte aéreo dentro do Brasil em fevereiro, mostraram dados da ANAC - Associação Nacional de Aviação Civil - divulgados nesta quinta-feira. De acordo com a Anac, a Gol - que também opera com a bandeira Varig - ficou com 39,77% de market share nos voos no mercado interno no mês passado, enquanto a TAM aparece na segunda posição, com 39,59%. É a primeira vez, pelo menos desde janeiro de 2006, que a TAM é superada, segundo o histórico disponível na Anac, criada após a extinção do DAC - Departamento de Aviação Civil. Uma assessora de imprensa da Gol, companhia aérea que começou a operar no início de 2001, confirmou que é a primeira vez que a empresa ultrapassa a rival TAM. Segundo a Anac, as demais empresas elevaram sua participação e juntas ficaram com 20,64% do mercado em fevereiro. A Azul ficou com 7,96%, seguida por WebJet (5,89%), Trip (2,77%) e Avianca -antiga OceanAir (2,58%).
O tráfego total de passageiros em voos no Brasil em fevereiro cresceu 9,34% sobre igual mês do ano passado, informou a Anac. Já a oferta de assentos cresceu em ritmo maior, com avanço de 13,31% na mesma base de comparação. "A tendência de crescimento do mercado aéreo brasileiro se manteve, mas a taxa de ocupação caiu em relação a fevereiro de 2010, de 70,96% para 68,48%", segundo a Anac.
O mercado de voos internacionais operados por empresas aéreas brasileiras teve aumento de 12,19% na demanda, enquanto a oferta subiu 13,28%. A ocupação nos aviões, nesse caso, passou de 75,35% em fevereiro do ano passado para 74,62% no último mês. Nas rotas internacionais, a TAM ficou com market share de 85,85%, enquanto a Gol teve 12,92% e a Avianca, 1,22%. Procurada, a TAM - que está no meio do processo de união com a chilena LAN - não tinha comentários imediatamente sobre os dados divulgados pela Anac.

São Paulo / SP
CCR tem lucro de R$ 671,7 milhões em 2010, queda de 5,2%
A empresa de concessões rodoviárias CCR teve lucro líquido de R$ 671,7 milhões em 2010, queda de 5,2% na comparação com 2009, apesar do aumento superior a 20% da receita e de alta expressiva da geração de caixa.Segundo a CCR, a queda no lucro "deveu-se principalmente ao aumento em despesas financeiras, consequência do maior estoque da dívida e ajuste da provisão de manutenção, além da maior da taxa de amortização". A empresa não apresentou o resultado do quarto trimestre de 2010, apenas as informações anuais completas pelo padrão contábil internacional IFRS. O desempenho do último trimestre seguindo o IFRS será divulgado até 15/5.A receita líquida no ano passado subiu 22,2%, para R$ 3,78 bilhões. O Ebitda - sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação - ficou em R$ 2,26 bilhão, contra R$ 1,92 bilhão em 2009. A margem Ebitda teve queda de 2,3 pontos percentuais, ficando em 59,8% no ano passado.A CCR estima investir R$ 1,49 bilhão em 2011. O maior valor será destinado à NovaDutra, estrada que liga São Paulo e Rio de Janeiro, com R$ 391,4 milhões. (Agência Reuters)

Da redação – São Paulo / SP
Comstor conquista prêmio de Distribuidor Global do Ano da A Comstor, unidade de negócios do Westcon Group especializada na distribuição de valor agregado das soluções Cisco para redes, colaboração e data centers, recebeu o prêmio de Distribuidor Global do Ano no evento que a Cisco promove anualmente para reunir seus parceiros. A Comstor Brasil conquistou três prêmios - um global, um regional e um nacional. Ficou com o Prêmio Global pela execução do programa DAP (Distribution Accelerated Partner) da Cisco e com os prêmios de Distribuidor do Ano na América Latina e no Brasil. Os prêmios da Cisco a seus parceiros têm como objetivo reconhecer canais de venda que sejam um exemplo pelas suas práticas de negócio e um modelo a ser seguido. Entre os itens considerados para a premiação estão: práticas inovadoras, sucesso em aplicações; programas exclusivos; solução de problemas e estratégia de vendas. Os vencedores são selecionados por executivos da divisão da Cisco diretamente envolvidos com os canais em nível global e nas diversas regiões do mundo.“É um orgulho para a Cisco ter como parceiros organizações que, no mundo inteiro, ocupam posição de liderança e conquistaram uma posição de destaque no mercado, e eu tenho o privilégio de declarar a Comstor o Distribuidor Global do Ano”, declarou Scott Brown, vice-presidente global de distribuição por canais da Cisco. “Esse prêmio global que oferecemos à Comstor representa o reconhecimento pelo seu extraordinário desempenho como parceiro Cisco durante o ano de 2010”, acrescentou. “Por mais de uma década, a Comstor vem demonstrando ser um dos principais distribuidores de valor agregado da Cisco. O foco de nosso trabalho é contribuir para que as revendas que são nossas parceiras em todo o mundo possam acelerar seus negócios com as tecnologias Cisco de rede, colaboração e data center”, afirmou Jon Pritchard, presidente da Comstor. Pritchard disse ainda que para a Comstor “é um orgulho o relacionamento de longa data com a Cisco. Estamos muito honrados pela Cisco nos haver escolhido entre seus parceiros estratégicos para distribuição no mundo inteiro”.
Otavio Lazarini Barbosa, vice-presidente sênior do Westcon Group para a América Latina acrescenta que o reconhecimento conquistado pela Comstor Brasil “vem premiar o trabalho competente que nossa equipe vem desenvolvendo no país e demonstra que realmente conseguimos oferecer a nossas revendas as ferramentas e o conhecimento de que necessitam para o sucesso em um mercado muito competitivo”. Humberto Menezes, diretor da unidade de negócios Comstor no Brasil, encara os prêmios recebidos “como um tributo à sinergia criada entre nossos profissionais e os canais de venda, que, num trabalho conjunto, alcançaram excelentes resultados. Realmente é um orgulho liderar a Comstor no Brasil e estou certo de que essa premiação servirá para reforçar nosso relacionamento com as revendas brasileiras, impulsionando ainda mais as vendas”. (Fonte: SHEDI – Silvia Helena Editora)



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TELECOM


Da redação – Porto Alegre / RS
Vivo lança Recarga Sertaneja
A música sertaneja invadiu as rádios em todo o Brasil. Até aí, nenhuma novidade. A grande sacada é que, de olho nessa tendência, a Vivo lançou a promoção Recarga Sertaneja para clientes Vivo Pré e Vivo Controle. A promoção funciona da seguinte maneira: ao fazer uma recarga com o valor de R$18,00 ou mais, o cliente receberá um SMS com um link para fazer o download das canções sertanejas na Loja de Serviços Vivo. Existem as opções de baixar a música completa em MP3, um tom MP3 ou ainda um tom polifônico. A Recarga Sertaneja durará três meses e nesse período duas canções estarão disponíveis por mês. Dentre as músicas disponíveis, no primeiro mês estão Amor Não Vai Faltar, de Bruno & Marrone, Ei Psiu!, de Michel Teló. Os próximos meses da promoção ainda trarão canções de Luan Santana, Fernando e Sorocaba, Hugo Pena & Gabriel e Victor & Léo. (Fonte: Comunicação VIVO - Regional Sul)



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TURISMO & GASTRONOMIA


Berlim / Alemanha
Brasileiros estão na mira da Alemanha
Representante do Centro de Turismo Alemão/ DZT em São Paulo, Maria Valle Lopez relatou que a Alemanha está de olho no mercado brasileiro. Ela informou que workshops nos dia 19, em Curitiba, e 21, em São Paulo, devem reunir operadores dos dois países. Segundo Lopez, a maioria das viagens de visitantes brasileiros para a Alemanha conjuga negócios e prazer, uma vez que é grande a ligação comercial entre os dois países. "Se nós compararmos os números de 2010 com os de 2009, houve um aumento de 42% do número de pernoites dos brasileiros em cidades alemãs, disse". País especializado em eventos profissionais como a ITB, a Alemanha quer atrair os turistas brasileiros. Além de feiras de cunho comercial, quer atrair o turista do Brasil para festas típicas. É o caso da Oktoberfest, que reúne em Munique, ao redor de canecas de cerveja, visitantes de todo o mundo. (Agência Folha)


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MERCADO DE LUXO


Londres / Inglaterra
Maior diamante amarelo do mundo é exposto em museu de Londres
Em forma de pêra, com 110 quilates, o diamante amarelo da mina africana Cora Sun Drop é o maior desta linha do mundo. (LEIA na íntegra)


Da redação – São Paulo / SP
Oliver Peoples relança modelos da coleção ´Vintage´
Uma das mais prestigiadas marcas de óculos em todo o mundo, a Oliver Peoples, lança três modelos que homenageiam a tão especial coleção `Vintage´. (LEIA na íntegra)




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MÍDIA

Da redação - Belo Horizonte / MG
Ingleza retoma investimentos na mídia nacional

Resgatando sua tradição de presença marcante na publicidade brasileira, apresentando as últimas novidades em soluções inteligentes de limpeza para todos os ambientes da casa, a Ingleza está de volta à mídia nacional. O objetivo é apresentar a nova linha de comunicação da marca UAU, que completa dez anos de sucesso no mercado brasileiro, ampliando o alcance da marca no país. (LEIA na íntegra)




Da redação – São Paulo / SP
CDI é a agência de comunicação da Yara Brasil
A CDI Comunicação Corporativa é a agência de comunicação da Yara, empresa global especializada em nutrição vegetal e agentes industriais de proteção ambiental. (LEIA na íntegra)




Da redação – Porto Alegre / RS
Agência caxiense Tonificante assina ação de marketing do O Boticário na Universidade de Caxias do Sul
Para divulgar as linhas de produtos do O Boticário para os estudantes da Universidade de Caxias do Sul, a agência Tonificante - Marketing Estimulante assinou, no início desta semana, o Trote da Beleza - uma grande e diferente ação de marketing interativo. A campanha teve como foco trazer inovação nas estratégias de marketing da marca de cosméticos promovendo-a diretamente com seu público alvo. (LEIA na íntegra)


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AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras


Da redação – Porto Alegre / RS
Seprorgs apresenta Convenção Coletiva de Trabalho na Assespro-RS
Na próxima segunda-feira, dia 21/3, a Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, regional RS (Assespro-RS) contará com a participação de representantes do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs) na reunião de Diretoria e Associados. Na ocasião, o presidente e o diretor de Relações do Trabalho do Seprorgs, Edgar Serrano e Jaime Hamester, respectivamente, farão a exposição da Convenção Coletiva de Trabalho 2010, apresentando seus resultados. (LEIA na íntegra)

Da redação – São Paulo / SP
IBM e FIAP fazem parceria para capacitação com foco em certificações IBM
A FIAP, faculdade de tecnologia sediada em São Paulo, acaba de se associar à IBM Brasil em um projeto inovador de capacitação, que tem por objetivo atender à demanda do mercado por profissionais da área de tecnologia da informação. O programa “IBM Smart Professional” envolve parceria entre empresas e universidades de todo o Brasil, com o objetivo de capacitar e certificar estudantes, professores e profissionais de TI em tecnologia IBM, de acordo com a necessidade do mercado local. (LEIA na íntegra)




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ARTIGO


Integrar na nuvem também é importante
Por David Taber, CEO da SalesLogistix. (LEIA)





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