Edição 360 | Ano II

Lusaca / África do Sul
Lula afirma que Brasil vai disputar mercado africano com países ricos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, dia 8/7, que o Brasil vai disputar com os países mais ricos "cada metro quadrado da África". Lula manteve encontros pela manhã com o presidente da Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, autoridades locais e empresários brasileiros e zambianos. Ao sair do encontro, ele ressaltou que o Brasil está mesmo na disputa com as grandes economias pela África. "É claro que a China, a Índia e os Estados Unidos, como são economias muito competitivas, estão disputando cada metro quadrado aqui [na África]. Então, nós não podemos ficar sentados em uma cadeira de balanço esperando", disse o presidente antes de embarcar para a África do Sul, último país a receber a visita de Lula em sua viagem ao continente africano. Na Zâmbia, o presidente Lula voltou a criticar o comportamento do FMI - Fundo Monetário Internacional - e do Banco Mundial que, segundo o presidente brasileiro, ficaram em "silêncio profundo" diante da crise mundial. "Quando a crise era em um país como Zâmbia ou em um país como o Brasil, aqui apareciam o FMI e o Banco Mundial para nos ensinar o que fazer e para dar palpite nas nossas políticas. Agora que a crise é nos países ricos, o FMI está em um silêncio profundo e o Banco Mundial ficou mudo. Ou seja, eles não sabem como tratar a crise como pensavam que sabiam tratar a crise nos países pobres." Lula repetiu o alerta que fez em outros países visitados de que as nações em desenvolvimento devem tentar resolver sozinhos seus problemas e evitar as soluções propostas dentro da esfera dos países ricos. "Durante grande parte do século 20 nós tivemos a expectativa de que os países ricos resolveriam nossos problemas. A crise mostrou que nós é que temos de resolver nossos próprios problemas", disse. (Agência Brasil)

Brasília / DF
Novo Sped funcionará como malha fina eletrônica para empresas
A obrigatoriedade de registro digital do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para pessoas jurídicas é mais uma forma de o Fisco controlar as empresas em tempo real. Segundo o coordenador-geral de Fiscalização da Receita Federal, Antonio Zomer, o sistema é uma espécie de malha fina eletrônica. Com o envio online dos dados do PIS e Cofins pelo Sistema de Escrituração Digital (Sped) a partir de 2011, o Fisco pretende cruzar dados enviados pelas empresas com os pedidos de compensação e ressarcimento dos dois tributos.
O PIS é uma contribuição social de natureza tributária que financia o seguro-desemprego e o abono dos trabalhadores que ganham até dois salários mínimos. A Cofins paga a seguridade social (Previdência Social, saúde e assistência social). Ambas são devidas pelas empresas.O sistema digital vai registrar débitos e créditos tributários da empresa e, segundo Zomer, prevenirá abusos. É semelhante à malha fina do Imposto de Renda das pessoas físicas que fiscaliza os que pedem restituição indevida.
No caso do PIS/Cofins, a malha fina funcionará apenas para os pedidos de compensação e ressarcimento. As empresas enviam as entradas e saídas de recursos e, com base nessas informações e a Receita vai conferir a procedência do pedido de crédito. Zomer garante que a escrituração eletrônica do PIS/Cofins acelerará a análise dos pedidos de devolução ao tornar a fiscalização mais ágil. De acordo com ele, o sistema permitirá que os créditos de PIS/Cofins das empresas exportadoras seja devolvido em até 30 dias, como anunciado no pacote de estímulo à exportação. (Agência Brasil)

_____________________________
INDICADORES ECONÔMICOS


Da redação - São Paulo / SP
Confiança de Serviços se mantém elevada, mas cai em junho
O Índice de Confiança de Serviços (ICS), da Fundação Getulio Vargas, reduziu-se em 1,4% entre maio e junho de 2010, ao passar de 133,4 para 131,5 pontos. Apesar de registrar a terceira queda consecutiva, o índice mantém-se em patamar elevado, não muito distante do nível pré-crise financeira internacional (média de 134,8 pontos entre junho e agosto de 2008). Nos 25 meses da pesquisa, a média do índice é de 121,1 pontos. O mínimo observado foi de 98,0 pontos, em janeiro de 2009, e o máximo de 138,4 pontos, em agosto de 2008.
O Índice da Situação Atual (ISA-S) ficou praticamente estável no mês, ao passar de 119,4 pontos, em maio, para 119,7 pontos. Este é o melhor resultado desde outubro de 2008 (120,9 pontos). O ISA-S está agora 12,8 pontos acima da média histórica e apenas 2,6 pontos abaixo do período pré-crise. Já o Índice de Expectativas (IE-S) recuou 2,8% em junho, de 147,4 para 143,3 pontos. Foi a quarta queda consecutiva deste indicador, que havia atingido seu ponto máximo em fevereiro passado (153,7 pontos).
No segundo trimestre de 2010, a redução do ICS resultou de uma trajetória ascendente do ISA-S e declinante do IE-S. Na média, o ISA-S ficou em 119,5 pontos no trimestre, superando os 113,0 pontos do trimestre anterior e atingindo o segundo maior nível da série, inferior apenas ao terceiro trimestre de 2008 (121,1 pontos). O IE-S médio do segundo trimestre ficou em 146,4 pontos, nível inferior aos 152,1 pontos do primeiro trimestre deste ano (recorde histórico) e muito parecido com o do terceiro trimestre de 2008 (146,3 pontos).
O nível de demanda no momento atual foi avaliado da melhor forma desde outubro de 2008: das 2.097 empresas consultadas, 23,2% o avaliaram como forte, e 12,5% o consideraram fraco. Em maio, estas proporções haviam sido de 21,0% e 11,5%, respectivamente. O quesito que mais contribuiu para a queda do IE-S no mês foi o que mede a expectativa com a evolução dos negócios no horizonte de seis meses: a parcela de empresas que preveem melhora diminuiu de 53,0% para 49,0% do total; enquanto a proporção das que projetam piora passou de 4,2% para 4,9%.

________________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)



ONTEM – Fechamento das Bolsas: Bovespa, NY e Europa

São Paulo / SP
Bovespa sobe 0,30% no fechamento e ganha 3,3% em semana curta
A Bovespa encerrou com uma alta somente modesta o pregão de ontem, dia 8/7, véspera de feriado em São Paulo. O mercado brasileiro de ações teve um dia volátil, devido à cautela do investidor, com a interrupção dos negócios de amanhã e a Bolsa de Nova York em atividade.
- O Ibovespa teve alta de 0,30%, aos 63.476 pontos.
- O giro financeiro foi de R$ 5,6 bilhões.
- O dólar comercial foi cotado por R$ 1,763, em queda de 0,22% sobre o fechamento de ontem.
- A taxa de risco-país 229 pontos, número 1,71% abaixo da pontuação anterior.
Análise - Profissionais de mercado destacaram que a falta de notícias desfavoráveis, de maior peso, abriu espaço para uma retomada das ordens de compra, principalmente após semanas de perdas na Bolsa. "Realmente, não houve um fluxo de notícias negativas para justificar um movimento de 'sell-off' [liquidação de ativos de risco], mas por outro lado também não vimos nenhum dado que animasse muito os investidores", sintetiza Osmar Camilo, analista da Socopa Corretora. "Acho que nas próximas semanas nós devemos continuar vendo a Bolsa oscilar em torno desses 60 mil pontos. Agora, a grande expectativa é pela temporada de resultados do segundo trimestre", acrescenta. No front doméstico, o IBGE apontou uma expansão de 0,3% no nível de emprego do setor industrial em maio, o quinto mês consecutivo de crescimento. No confronto com maio de 2009, a expansão foi de 4,2%, a quarta consecutiva.

Nova Iorque / EUA
Bolsas americanas têm 3ª alta seguida por dados econômicos positivos
As Bolsas de Valores dos EUA encerraram valorizadas pelo terceiro dia seguido os pregões de ontem, dia 8/7, com investidores encorajados pela queda nos pedidos de auxílio-desemprego e por sólidas vendas de um bom número de grandes varejistas.
- O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, avançou 1,20%, para 10.138 pontos.
- O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,74%, para 2.175 pontos.
- O Standard & Poor's 500 ganhou 0,94%, para 1.070 pontos.
Análise 1 - As ações recuperaram o vigor após uma série de fracos dados macroeconômicos elevarem temores de uma recaída na recessão. Mas o baixo volume de negócios sugeriu que os investidores ainda estão céticos e esperam um rali mais sustentável. A alta superior a 1% do Dow Jones foi impulsionada por uma onda de compras no final da sessão. O índice que acompanha empresas de consumo, apreciado em 1,5%, foi o de melhor desempenho entre os índices setoriais do S&P. Costco Wholesale subiu 2,6%. "Os dados que vimos hoje vieram melhores que os que estamos acostumados a ver... eles deram um pouco de esperança", disse Steve Goldman, estrategista de mercado da Weeden & Co, em Greenwich, Connecticut. "Mas ainda há muitos elementos negativos no mercado que estão fazendo as ações oscilarem de uma maneira muito brusca."
Análise 2 - Varejistas de roupas voltadas para o público adolescente, como Abercrombie & Fitch, e redes de loja de departamento, como a JC Penney, superaram as expectativas nas vendas de junho. Os papéis da JC Penney avançaram 6,7%, e os da Abercrombie & Fitch saltaram 7,8%. Também ajudaram o mercado números mostrando que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego diminuíram em 21 mil na semana terminada em 3 de julho, para 454 mil, com ajustes sazonais. Foi o menor nível desde o início de maio, segundo o Departamento do Trabalho dos EUA . Mas as ações de semicondutores recuaram, após na véspera registrarem o maior ganho diário em semanas. Micron Technology perdeu 2,3%, e o índice de semicondutores PHLX cedeu 0,1%, ante alta de 5% na quarta-feira. As ações da Apple e da Intel caíram 0,2%.

Londres / Inglaterra
Bolsas europeias têm maior nível em dez dias; bancos avançam
As ações europeias fecharam no maior nível em mais de uma semana nesta quinta-feira, após dados encorajadores aliviarem o temor em relação à retomada global, enquanto os bancos subiram diante da divulgação de mais detalhes sobre os testes de estresse no setor na Europa.
- O FTSEurofirst 300, mais importante índice acionário europeu, subiu 0,79%, aos 1.013 pontos, o mais alto nível desde meados de junho. Foi a terceira alta consecutiva do índice, que perdeu mais de 7% nas últimas duas semanas.
- Bolsa de Londres fechou em alta de 1,81% no índice FTSE 100, aos 5.105 pontos.
- Bolsa de Frankfurt subiu 0,71% no índice DAX, para 6.035 pontos.
- Bolsa de Paris ganhou 1,57% no índice CAC-40, indo a 3.538 pontos.
- Bolsa de Milão teve valorização de 1,15% no índice Ftse/Mib, fechando aos 20.243 pontos.
- Bolsa de Madri subiu 0,93% no índice Ibex-35, para 10.080 pontos.
- Bolsa de Lisboa encerrou em alta de 0,9% no índice PSI20, a 7.442 pontos.
Análise 1 - Novidades sobre ganhos de algumas empresas da região também ajudaram a criar otimismo. O apetite do investidor por risco cresceu, com o índice VDAX-NEW de volatilidade caindo para o menor nível em mais de duas semanas. "Estava caindo bastante e muito rápido. O mercado agora está precificado em função de notícias negativas e incerteza", disse Giuseppe-Guido Amato, estrategista da Lang & Schwarz, em Frankfurt. "Outro elemento que pode fortalecer a recuperação é a expectativa para os resultados do segundo trimestre."
Análise 2 - As ações do setor financeiros ficaram entre as líderes de ganhos, com o índice bancário STOXX Europe 600 subindo 1,5%. Barclays, Lloyds, BNP Paribas e Societe Generale avançaram entre 3,2% e 4,3%. No front macroeconômico, os pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caíram mais do que o esperado na semana passada, para o menor nível em dois meses, levantando uma esperança cautelosa de retomada econômica, que recentemente deu sinais de fadiga. A agenda econômica trouxe ainda vários dados de redes varejistas que reportaram números melhores do que o esperado nas vendas de junho no conceito de mesmas lojas.

________________________
MERCADO FINANCEIRO

Zurique / Suiça
Segmento bancário para grandes investidores tem US$ 10 trilhões disponíveis
O mercado mundial de private banking - segmento dos bancos voltado para clientes de patrimônio elevado ou grandes investidores - tem o potencial para quase dobrar de tamanho graças a cerca de US$ 10 trilhões de riqueza ainda não explorada e disponível, afirma levantamento anual produzido pela Scorpio Partnership. Mas o setor, ainda liderado pelo Bank of America e seguido por UBS e Morgan Stanley, precisa trabalhar mais para atrair novos clientes em um momento que retornos melhores e ineficiências estão mantendo afastados potenciais clientes abastados, afirma a pesquisa realizada com cerca de 230 gestores de recursos. Bancos privados tinham em carteira cerca de US$ 16,5 trilhões sob sua gestão no final de 2009, uma alta ante os US$ 14,5 trilhões no fim de 2008, gerada principalmente por uma performance melhor do mercado. O setor administra atualmente somente 42% de cerca de US$ 40 trilhões em recursos que poderiam ser investidos em poder de indivíduos com pelo menos US$ 1 milhão para aplicar. "Baseado em nossa pesquisa global com milhares de clientes e gestores, o volume realista de ativos bancários provavelmente disponível para a indústria é de cerca de dois terços do total", disse Catherine Tillotson, consultor da Scorpio Partnership. "Isso implica que há aproximadamente US$ 10 trilhões de ativos líquidos que podem ser assessorados pelos bancos." "A captura desses ativos é a real resposta para recuperação da indústria", disse ela. Os bancos consultados registraram em média cerca de US$ 900 milhões em novos recursos de clientes em 2009, um tombo de 60% em relação ao ano anterior. O resultado aconteceu apesar dos sinais de nova riqueza sendo gerada especialmente em mercados emergentes e na Ásia. "Um dos maiores impactos da crise financeira tem sido uma perda de confiança entre os clientes", disse Tillotson. "Muito precisa ser feito em termos de transparência de serviços de investimentos e produtos bem como para manter o cliente informado." (Agência Reuters)


___________
INDÚSTRIA


Nova Iorque/EUA e São Paulo/SP
Laboratório Merck vai cortar 15% de seu pessoal, inclusive no Brasil
O laboratório farmacêutico americano Merck & Co., que se uniu, no ano passado, a seu concorrente Schering-Plough, anunciou ontem, dia 8/7, o fechamento de oito de suas instalações de pesquisa e oito de produção em vários países, inclusive no Brasil, bem como o corte de 15% de seu pessoal. Os cortes de postos de trabalho somam mais de 14 mil dos 95 mil que a empresa tinha no mundo em 31/3.
O laboratório, que depois da fusão tornou-se o número dois do mundo depois da Pfizer, informou que continuará contratando paralelamente a esta reestruturação. 'O objetivo da reestruturação é criar uma organização de pesquisa-desenvolvimento flexível que cultive a inovação científica e facilite as colaborações externas, bem como uma rede de produção mais econômica', explicou o grupo em um comunicado.
No Brasil, a empresa, que atua com o nome de MSD, pretende encerrar as atividades da fábrica de Santo Amaro até 2012. A planta tem 270 funcionários. A companhia informou em nota que fará "todo o esforço para vender o site será feito, mas se essa não for uma opção viável, ele será fechado". Segundo ela, caso a unidade não seja vendida, a empresa irá avaliar se realocará os trabalhadores.
Entre outras instalações afetadas estão as fábricas na Argentina, no México, na Itália, em Portugal, Cingapura, e na Flórida (sudeste dos EUA), bem como as instituições de pesquisa na Alemanha, no Canadá, na Dinamarca, na Escócia, na Holanda e em Massachusetts (nordeste dos Estados Unidos). O anúncio não inclui as 29 fábricas de saúde animal Intervet/Schering-Plough que a MSD possui em todo o mundo e incluem outras três fábricas no Brasil. (Agence France Presse / AFP)


_________________
AGRONEGÓCIOS


Da redação – Brasília / DF
Safra de grãos mantém produção recorde
A safra de grãos no Brasil, ciclo 2009/2010, foi estimada, nesta quinta-feira (08/07), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em 146,75 milhões de toneladas. O 10º levantamento aponta colheita recorde de 8,6% a mais que as 135,13 milhões t da última safra. Com relação ao levantamento de junho (146,92 milhões t), houve redução de 168,4 mil t. O motivo é a correção na área de plantio e na produtividade do feijão terceira safra, afetado pelo clima, no estado da Bahia. Ainda assim, o quadro geral registra boa produtividade do milho primeira e segunda safras em alguns estados do Centro-Sul. A soja deve alcançar 68,7 milhões t, 20,2% ou 11,5 milhões t a mais que na safra anterior. Para o milho segunda safra, o crescimento previsto é de 11,9%, com um total de 19,41 milhões t. A produção total do cereal deverá atingir 53,46 milhões t, somadas a primeira e a segunda safras, com ganho de 4,8% em relação ao período passado. A colheita do milho primeira safra, no País, está quase no final, enquanto o de segunda safra está em cerca de 30%. Já o feijão primeira safra foi todo colhido, o de segunda está com 85% e o de terceira com 35 %. No caso do arroz, o produto já atinge 98% da colheita.
Área - O total de área plantada é de 47,34 milhões de hectares, inferior em 0,7% (338,9 mil ha) à safra 2008/2009. O milho segunda safra registrou aumento de 3,9% (188,8 mil ha), passando de 4,9 milhões para 5,1milhões de ha. A soja também teve elevação de área de 7,4% (1,6 milhão ha). A área do algodão aumentou 3,3 mil ha, saindo de 843,2 mil ha, no último período, para 846,5 mil ha. A área total de milho deve chegar a 12,94 milhões de ha, com redução de 8,7% sobre o último período (14,17 milhões de ha). Outros grãos não tiveram o mesmo desempenho, como o arroz (- 139,6 mil ha), o milho primeira safra (-1,42 milhão ha) e o feijão segunda safra (- 415 mil ha). Os técnicos da Conab foram a campo e ouviram representantes de cooperativas e sindicatos rurais, órgãos públicos e privados em todos os estados, no período de 21/6 a 24/6. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Mapa - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento)

Da redação – Brasília / DF
Pagamento do 'Pró-Leite' em Sergipe é regularizado
Pequenos produtores de leite do município de Poço Verde, distante 148 Km de Aracaju, reclamam que o pagamento do Governo do Estado referente ao Programa Pró-Leite, do Governo Federal, está atrasado há 45 dias. O pagamento é realizado em um período quinzenal, o que resulta em um atraso de três parcelas. Em contato com a reportagem do Portal Infonet, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seides) informou, entretanto, que o repasse foi regularizado na última terça-feira, dia 6/7. Segundo um dos produtores que preferiu não se identificar, o atraso causou alguns transtornos. “O problema é que nós temos custos e mesmo em atraso não temos como suspender a produção, pois é a minha única fonte de renda”, disse. De acordo com a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, Vânia Junqueira Rodrigues, o problema foi decorrente de uma limitação no orçamento da secretaria. “Realmente o último pagamento que tínhamos feito foi no dia 25 de maio. Ficamos três quinzenas em atraso, mas já foi tudo resolvido. O problema do atraso foi por conta do teto orçamentário da Secretaria, então o governador entrou em contato com a secretaria de planejamento para aumentar o orçamento da Seides suprindo a necessidade do programa para o ano todo”, afirmou.
Pró-Leite - O Programa Pró-leite é realizado com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social com uma contra partida do governo de Sergipe. Os destinatários são associações de beneficiamento do leite pequenos produtores que não tem outra fonte de renda, eles podem vender até 30 litros de leite por dia. O tipo do leite produzido é o “C” utilizado para a merenda escolar e para os beneficiários de baixa renda cadastrados no governo como crianças de dois a sete anos, idosos, mães que tem bebê de até seis meses e crianças em quadro de desnutrição comprovada.

Da redação – São Paulo / SP
Procura maior pelo boi magro
Mercado de reposição frouxo para as categorias mais jovens, em comparação com as demais. Esse cenário é devido ao pequeno aumento da oferta de bezerros, ainda que de forma localizada, ao mesmo tempo em que a demanda está enfraquecida. A maior procura tem sido pelo boi magro. Com isso, as alterações registradas foram: queda na cotação do bezerro e alta para o garrote e boi magro em algumas praças, melhorando a relação de troca entre o boi gordo e o bezerro. Em São Paulo, por exemplo, houve recuo de 1,4% nos preços do bezerro desmama e no Mato Grosso do Sul, queda de 0,7% para a mesma categoria. A piora das condições das pastagens e a menor movimentação no mercado do boi gordo ajudam a esfriar as cotações. Na região Sul, o gado já está em sua maioria em processo de engorda nas pastagens de inverno. O maior volume de negociações com o boi magro já foi realizado. Em São Paulo, Goiás e Mato Grosso, o boi magro anelorado de 12@ está cotado em R$1.080,00; R$1.000,00 e R$920,00/cabeça, respectivamente. (Fonte: Scot Consultoria)

_____________________
SETOR AUTOMOTIVO


Boulogne-Billancourt / França
Renault eleva previsão de vendas globais de veículos
A montadora francesa Renault elevou sua perspectiva para os mercados globais este ano, afirmando que a demanda se mostrou mais robusta em algumas regiões do que o anteriormente previsto. A Renault acredita que o mercado europeu de carros cairá entre 7% e 9% este ano, contra uma previsão anterior de redução de 10% nas vendas por toda a indústria no continente. Quando considerado o mercado mundial, a Renault estima alta de 8% nas vendas de automóveis, puxadas por mercados emergentes. A empresa disse que o lançamento de novos produtos como o Megane Coupe-Cabriolet ajudou a impulsionar suas vendas e fatia de mercado no primeiro semestre. "Há mercados que estão melhores que o esperado", disse o diretor comercial da montadora, Jerome Stoll, em entrevista coletiva. "Quando fizemos nossas previsões anteriores esperávamos, por exemplo, que o mercado alemão recuasse fortemente contra 2009. A queda vem ocorrendo, mas em um ritmo mais suave que o previsto." A Renault disse que suas vendas globais de automóveis e comerciais leves subiram 21,6% no primeiro semestre, para 1,347 milhão de unidades, representando market share de 3,9%, ou 0,2 ponto a mais que um ano antes. O grupo disse que sua fatia de mercado cresceu em 12 de seus 15 principais mercados, apesar de a participação ter caído na Alemanha, maior mercado automotivo da Europa. (Agência Reuters)


_____________________
SERVIÇOS & VAREJO

Da redação – São Paulo / SP
Rede Bob's planeja expansão e prevê contratar 1,5 mil neste ano
A rede de lanchonetes Bob's anunciou ontem, dia 8/7, que planeja inaugurar 135 pontos de vendas até dezembro. A expectativa é de gerar 1,5 mil vagas de trabalho com a expansão, sendo a maioria no estado de São Paulo (350) - a região deverá ter 30 novas unidades. Em nota, a empresa afirma ainda que pretende abrir 10 lojas no Rio de Janeiro, com 150 postos de trabalho, 25 em Minas Gerais e no Espírito Santo (300 vagas), 40 nas regiões Norte e Nordeste (350), 20 no Sul (250) e 12 no Centro-Oeste (120 empregos diretos). Atualmente, a rede possui 706 unidades em todos os Estados brasileiros, com mais de 11 mil vagas de trabalho.


_____________________
TECNOLOGIA & WEB

Idaho / EUA
Magnatas da tecnologia se encontram em conferência nos EUA
O banco de investimentos Allen & Co. sedia novamente a conferência anual entre os grandes executivos de mídia tecnológica em Sun Valley, Idaho/EUA, desde quarta-feira, dia 7/7. De acordo com informações do diário norte-americano "The Wall Street Journal", eles estão "tocando novos alarmes sobre a economia", preocupados com um possível esgarçamento dentro do crescimento recente pelo qual ela passa. Na visão dos executivos entrevistados pelo jornal, há uma incerteza quanto aos problemas econômicos europeus - como a expiração de cortes de impostos para possíveis negócios no segmento tecnológico. O Business Insider ironizou o encontro, e aponta a participação dos "caras brancos e ricos". Participam dele o cofundador do Google, Larry Page, o magnata das comunicações Rupert Murdoch, o cofundador do Facebook Mark Zuckerberg, "e alguns outros que voaram em seus próprios jatinhos", afirma o braço do site especializado no Vale do Silício. Há dois anos, o evento foi marcado pelo ex-executivo-chefe do Yahoo!, Jerry Yang, lamentando o fracasso na fusão com a Microsoft.

Nova Iorque / EUA
Quanta, fabricante de laptops Sony, Dell e HP, tem venda recorde
O resultado da maior fabricante de laptops do mundo em regime de terceirização, Quanta Computer, deu um sinal de que a demanda por PCs em todo o mundo continua grande, apesar da crise na Europa. No último mês de junho, a companhia apresentou um recorde de vendas. companhia de Taiwan, que conta com Sony, Dell e Hewlett-Packard entre seus clientes, atribuiu o feito a alguns fatores, incluindo a flexibilização na linha de produção e, principalmente, porque encomendas que, tradicionalmente, seriam realizadas no mês de julho foram antecipadas para o mês de junho.
"Em julho deverá haver uma redução no nivel de vendas, mas esperamos retornar ao padrão já no mês de agosto", disse um representante da empresa. A companhia vendeu 4,8 milhões de laptops em junho e ganhou 3,1 bilhões de dólares em receitas. Seu recorde anterior, em um único mês, foi em abril, quando a Quanta vendeu 4,5 milhões de notebooks.
A Quanta também indicou que a falta de alguns componentes pode ter colaborado para diminuir o potencial total de vendas, que foi afetado pela falta de microprocessadores Arrandale, da Intel, para laptops, como o Core i3 e Core i5. A Intel, maior fabricante de chips do mundo, já aumentou a produção de microprocessadores com o objetivo de acompanhar a demanda do mercado.
Os processadores Arrandale são projetados para laptops mais finos e são compostos por um pacote com dois chips, que inclui um núcleo de processamento feito com a utilização da tecnologia de produção de 32 nanômetros e um processador gráfico usando a tecnologia de 45 nm. A escassez de componentes, desde telas de LCD até chips de memória DRAM, têm sido um problema para a indústria de PCs este ano. (Agência IDG News Service)

________________________________
INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA


Copenhague / Dinamarca
Transportadora Moller-Maersk eleva estimativas de desempenho no ano
O grupo dinamarquês de transporte de contêineres Moller-Maersk (maior do mundo) melhorou sua estimativa de desempenho para o ano, afirmando nesta quinta-feira que seus negócios estão se recuperando de maneira mais rápida que o previsto. "A atualização deve-se à combinação de tarifas [de frete] e reduções de custos", disse o presidente-executivo da companhia, Nils Smedegaard Andersen. "Eliminamos US$ 3 bilhões da base de custos em termos anuais e isso nos torna mais competitivos." Após mergulhar em seu primeiro prejuízo em 2009, o grupo, que possui a maior companhia do mundo de transporte de contêineres, a Maersk Line, esperava ter um "lucro modesto" em 2010 quando divulgou a previsão no início de março. "A melhora dos negócios de contêineres tem sido maior que o esperada e a companhia prevê agora que o lucro de 2010 exceda o de 2008 [que foi de US$ 3,5 bilhões de dólares correspondente a 17,6 bilhões de coroas dinamarquesas na época]. A previsão é baseada em um cenário estável de preços de frete, petróleo e câmbio." Apesar disso, o cenário para 2010 ainda é sujeito a considerável incerteza, por conta da situação da economia global, afirma a empresa. No início desta semana, a alemã TUI também melhorou suas expectativas para sua empresa de transporte de contêineres Hapag-Lloyd, uma rival da Maersk, afirmando que os volumes transportados e os níveis de fretes têm continuamente melhorado. (Agência Reuters)


____________________
MERCADO DE LUXO


Da redação - São Paulo / SP
Boutique Daslu entra com pedido de recuperação judicial
A Daslu, maior butique de luxo do país, informou ontem, dia 8/7, que entrou com pedido de recuperação judicial na Vara de Recuperações Judiciais da Capital. Em nota, afirma que "trata-se de um processo planejado de reestruturação para equacionar e solucionar os problemas que a Daslu tem enfrentado desde 2005". A empresa diz que com a recuperação judicial poderá readequar seus compromissos "de uma forma organizada e com o apoio dos credores". (LEIA MAIS)


___________________________________
ARTIGOS - Conheça nossos especialistas

- Hidrovias são opção segura para otimização da logística do RS. Ricardo Guimarães (Advogado, Ex-diretor de Infraestrutura da Seinfra/RS e ex-Diretor Adm-Financeiro do DAER) (LEIA)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2010 - Todos os direitos reservados