Edição 306 | Ano II

Brasília / DF
Meirelles e Mantega esperam melhor rating para Brasil
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disseram ontem, dia 14/4, esperar que o Brasil tenha uma melhora na avaliação concedida por agências de risco após ter passado bem pela crise financeira mundial. "Depois de o Brasil sair da crise mais forte do que entrou e mais forte do que muitos outros países, a tendência é de que os ratings brasileiros sejam melhorados", disse Meirelles a jornalistas, após participar de audiência na Câmara dos Deputados. Ele ressaltou que tem como princípio "deixar as agências fazer o trabalho delas". "Nós fazemos nosso trabalho e esperamos que isso seja reconhecido no devido momento, como tem sido. O resultado da economia brasileira é hoje indubitável." Mais cedo, durante audiência na CPI da Dívida Pública da qual Meirelles participou, Mantega afirmou que o Brasil deveria ter uma classificação melhor do que a Grécia, país que enfrenta desconfiança do mercado por conta da deterioração de suas contas fiscais. O Brasil é classificado na primeira faixa considerada como grau de investimento pelas três principais agências de risco internacionais -Standard & Poor's, Moody's e Fitch. A nota é inferior à concedida pela Grécia. "Poderíamos ter ratings melhores", afirmou Mantega. "Estamos conversando com as agências", acrescentou.
Compulsório - Questionado se o BC poderia realizar um novo aumento do depósito compulsório para conter a inflação, Meirelles reiterou que os compulsórios são usados essencialmente para lidar com questões de liquidez. "Não só a liquidez do sistema, mas a liquidez das grandes instituições. É este o critério que se usa no mundo", afirmou. "A gestão da política monetária do BC é feita pelo Copom (Comitê de Política Monetária). Temos uma reunião neste mês, e aí sim endereçaremos a questão da inflação." O presidente do BC lembrou, ainda, que os compulsórios foram recentemente elevados para níveis próximos aos vigentes antes do agravamento da crise global. Mais cedo, durante apresentação na CPI, Meirelles havia afirmado que a política econômica deve ser medida por resultados e enalteceu a melhora dos indicadores no Brasil, como do desemprego e renda. "O que importa em política econômica é o resultado... Não se pode apenas analisar coisas pontuais", disse ele, acrescentando que a responsabilidade econômica do governo possibilitou um crescimento mais forte da economia. (Agência Reuters)

Da redação – Porto Alegre / RS
Executivos da CMPC visitam unidade da Celulose Riograndense
A comitiva de executivos chilenos da CMPC visitou ontem, dia 14/4, as instalações industriais da Celulose Riograndense, em Guaíba. O grupo está no Estado desde o último domingo e parte hoje de volta para o Chile. Acompanhados pelo presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio, os executivos percorreram as principais áreas da fábrica de celulose, conversaram com funcionários e conheceram de perto todo o processo de produção da indústria. Também visitaram o Parque Ecológico José Lutzenberger, dentro da área da empresa.
Ao lado do presidente do Conselho Administrativo da CMPC, Eliodoro Matte, Walter Lídio concedeu uma entrevista coletiva aos jornalistas que acompanharam a visita. Entre os temas abordados, os executivos falaram sobre os planos de expansão da unidade de Guaíba, que prevêem o aumento da atual produção de celulose, que é de 450 mil toneladas/ano, para 1,750 milhão de toneladas/ano. “Estamos refazendo as projeções orçamentárias para a expansão da fábrica, pois o cálculo que temos está desatualizado. Estamos num outro momento da economia mundial, os preços do aço, do concreto, do cobre, do alumínio e de outros insumos baixaram. Inicialmente, tínhamos a estimativa de investir 2,8 bilhões de reais na expansão, mas esse valor deve ser atualizado”, informou Walter Lídio.
O presidente da Celulose Riograndense disse, também, que os investimentos na ampliação da base florestal visando a atender a futura demanda com a expansão da fábrica já começou: “Em 2010, vamos investir 250 milhões de reais na aquisição 13 mil hectares de terras e nos 19 mil hectares que já possuímos”. O projeto também prevê a implantação de um sistema logístico, que implica estruturas para utilização da hidrovia do Jacuí (para transporte de madeira), hidrovia da Lagoa dos Patos e construção de um terminal portuário em São José do Norte, para transporte e exportação de celulose. Eliodoro Matte falou aos jornalistas sobre a situação da empresa após o terremoto ocorrido em fevereiro no Chile: “Nossas estruturas não foram abaladas em nenhuma das cinco unidades fabris que mantemos no Chile. No entanto, sofremos perdas devido a problemas de eletricidade e de comunicação. Estimamos que deixamos de produzir de 200 a 250 mil toneladas de celulose nesse período, mas a expectativa é que até o final de abril tenhamos retomado 100% a nossa capacidade produtiva”, disse o Presidente do Conselho Administrativo da CMPC.
Matte se declarou bastante satisfeito com os projetos desenvolvidos pela Celulose Riograndense e com a administração da empresa: “Walter Lídio e sua equipe estão muito afinados com o nosso modo de trabalhar. Para a expansão da fábrica de Guaíba, todos os passos estão sendo cuidadosamente tomados: ampliação da base florestal para atender à futura demanda, encaminhamentos das obras de infraestrutura, licenciamentos e avaliação do mercado”. O chileno disse que está encantado com a maneira calorosa e receptiva com que foi recebido pelos gaúchos: “A Celulose Riograndense tem uma imagem muito positiva, boas relações com a comunidade, projetos ambientais e sociais reconhecidos. A maneira como estamos tocando a unidade de Guaíba é bastante similar à maneira como atuamos no Chile, o que nos garante boas perspectivas de crescimento no Estado”, finalizou Eliodoro Matte. (Fonte: Assessora de Imprensa Celulose Riograndense)


Da redação – São Paulo / SP
NET anuncia investimento de R$ 200 milhões para expansão de tecnologia 3D
Depois de transmitir experimentalmente dois eventos em tecnologia 3D no Brasil, o Carnaval e a fórmula Indy em São Paulo, a NET anuncia investimentos de R$ 200 milhões só neste ano para expandir a sua rede digital e abrir caminho para expansão da tecnologia em terceira dimensão. "Quem possui NET HD ou HD Max, já está pronto para receber imagens em 3D, precisando apenas trocar o televisor", conta o diretor de produtos da empresa, Marcio Carvalho. Segundo Carvalho, o sinal será aceito por todas as marcas fabricantes e, quando o aparelho não possuir a tecnologia 3D e quiser acessar o conteúdo, o que virá será uma tela dividida ao meio, com imagem para o olho esquerdo e outra para o direito, a base da criação da terceira dimensão. Para os assinantes, a adaptação da rede de transmissão vai impactar no valor da assinatura, mas os sinais experimentais serão oferecidos sem custo. 'É tudo ainda muito recente para avaliarmos o quanto refletirá nos preços, mas a rede passará a receber o dobro de carga', explica o executivo da NET.


_____________________________
INDICADORES ECONOMICOS


Rio de Janeiro / RJ
Vendas do comércio sobem 1,6% em fevereiro
As vendas no comércio no país em fevereiro cresceram 1,6%, na comparação com janeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em janeiro, o desempenho do varejo havia subido 3,0%. Em relação a fevereiro de 2009, houve alta de 12,3%. Já no primeiro bimestre, houve avanço de 11,3% na comparação com igual intervalo no ano passado. No acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro, as vendas cresceram 6,9%. A receita nominal de vendas no comércio teve expansão de 2,2% em fevereiro, na comparação com o mês anterior. Em relação a fevereiro de 2009, a receita do comércio aumentou 15,3%, com destaque para o setor de móveis e eletrodomésticos (21,7%) e artigos farmacêuticos, medicamentos e de perfumaria (20,4%). No bimestre, subiu 13,9%. As vendas no comércio varejista ampliado - que inclui ainda o desempenho das vendas de veículos e motos, partes e peças e material de construção apenas no varejo - registraram alta de 2,1% em fevereiro frente a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2009 houve alta de 13,6%. As vendas de veículos e motos, partes e peças subiram 2,5% na comparação com janeiro e 16,0% ante o mesmo mês do ano passado. Já as vendas de material de construção no varejo registraram alta de 2,8% sobre janeiro e 15,1% sobre fevereiro de 2009. Na comparação com janeiro, seis das oito atividades pesquisadas registraram crescimento no volume de vendas, com destaque para artigos farmacêuticos, medicamentos e de perfumaria (3,9%), tecidos, vestuário e calçados (3,4%) e hiper, supermercados,produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,0%). Por outro lado, houve retração nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-2,2%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-0,8%). Em relação a fevereiro de 2009, todas as oito áreas avaliadas apresentaram expansão, principalmente os setores de móveis e eletrodomésticos (22,2%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (18,8%).


________________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)


HOJE – Fechamento das Bolsas asiáticas

Cingapura
PIB Chinês e balanços impulsionam bolsas asiáticas
As principais bolsas asiáticas subiram nesta quinta-feira, com o crescimento chinês e o bom desempenho de empresas de tecnologia e financeiras nos Estados Unidos dando força ao apetite por risco.
- O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão subia 0,18% para 439 pontos, próximo à máxima em dois anos.
- O índice Nikkei da bolsa de TÓQUIO fechou com ganhos de 0,61% para 11.273 pontos.
- O índice Hang Seng da bolsa de HONG KONG fechou com alta de 0,16% para 22.157 pontos.
- TAIWAN teve valorização de 0,92% para 8.171 pontos.
- O mercado SUL-COREANO ganhou 0,49% para 1.743 pontos.
- A AUSTRÁLIA fechou com alta de 0,15% a 5.001 pontos.
- Já XANGAI fechou com variação negativa de 0,04% a 3.164 pontos. O forte crescimento econômico levantou temores de um aperto monetário.
- CINGAPURA teve leve queda de 0,09% a 3.016 pontos.
Análise - O setor de energia foi o destaque de alta, depois que os preços do petróleo subiram mais de 2 por cento no overnight, impulsionados por uma queda inesperada nos estoques nos EUA. "Provavelmente há catalisadores suficientes para nos manter subindo, pressupondo que os resultados estão sólidos como se esperava", disse Cameron Peacock, analista na IG Markets.
O crescimento econômico anual chinês acelerou no primeiro trimestre para 11,9% maior ritmo desde 2007, beneficiando-se de uma base de comparação fraca no ano passado e pelos correntes estímulos econômicos, acima da expectativa do mercado. A China tem puxado a recuperação econômica global em meio à persistente fraqueza nas economias ocidentais, e sua demanda por matérias-primas tem sustentado o rali no mercado de commodities. "Para aqueles que procuravam um ajuste iminente na taxa de juros, isso aponta para uma medida monetária na direção de uma valorização do iuan", disse Glenn Maguire, economista-chefe de Ásia no Société Générale.


HOJE – Abertura das Bolsas Européia

- Londres / Inglaterra - A Bolsa de Valores de Londres abriu em alta nesta quinta-feira, e seu índice geral, o FTSE-100, subiu 4,31 pontos (0,07%), até 5.800,56. O barril de petróleo Brent para entrega em maio abriu em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres nesta quinta-feira, cotado a US$ 86,46, US$ 0,31 a mais que no fechamento da jornada anterior.
- Frankfurt / Alemanha - A Bolsa de Valores de Frankfurt abriu em alta nesta quinta-feira, e seu principal índice, o DAX 30, subiu 0,16%, até 6.289 pontos. O euro abriu estável em relação ao dólar nesta quinta-feira no mercado de divisas de Frankfurt, cotado a US$ 1,3635, mesmo valor da tarde de quarta. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na quarta-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,3615.
- Roma / Itália - A Bolsa de Valores de Milão abriu em alta nesta quinta-feira, e seu índice seletivo, o FTSE-MIB, subiu 0,22%, até 23.531,83 pontos.
- Paris / França - A Bolsa de Valores de Paris abriu em alta nesta quinta-feira, e seu índice geral, o CAC 40, subiu 0,26%, até 4.068,16 pontos, contra 4.057,70 do fechamento de terça.
- Madri / Espanha - Contrariando a tendência dos principais mercados europeus, a Bolsa de Valores de Madri abriu em baixa nesta quinta-feira, e seu principal indicador, o Ibex-35, perdeu 17,90 pontos (0,16%), até 11.483.

ONTEM – Fechamento das Bolsas: Bovespa, NY e Europa

São Paulo / SP
Bovespa fecha em alta de 0,34%
A Bovespa valorizou de forma moderada na rodada de negócios dos pregões de ontem, dia 14/4, mesmo num dia de fortes altas tanto nas Bolsas americanas quanto nos mercados europeus. Balanços de grandes empresas melhores do que o previsto e indicadores mais positivos animaram os investidores.
- O Ibovespa avançou 0,34% no fechamento, aos 71.034 pontos.
- O giro financeiro foi de R$ 8,79 bilhões, inflado pelo vencimento de opções sobre índice.
- O dólar comercial foi vendido por R$ 1,749, em um recuo de 0,51%.
- A taxa de risco-país marca 168 pontos, número 5,61% abaixo da pontuação anterior.
Análise 1 - Opções são contratos que negociam direitos de compra ou de venda de um ativo financeiro. Esses contratos devem ser exercidos até um determinado prazo. Na data de vencimento costuma haver uma volatilidade maior por conta da ação de agentes financeiros, que atuam nos mercados conforme interesse a alta ou a baixa das cotações desse ativo. "O mercado está um pouco 'estranho' já faz alguns dias. Enquanto o Dow Jones [índice da Bolsa de NY] tem subido direto, a Bovespa tem até recuado, indo para trás. Acho que está atrapalhando um pouco o vencimento de opções sobre índice [hoje] e o vencimento de opções sobre ações na segunda. Isso sempre provoca uma volatilidade um pouco maior", comenta Júlio Mora, operador sênior da corretora TOV. "Além disso, o mercado está esperando um aumento dos juros [taxa Selic] neste mês, e isso é sempre prejudicial para Bolsa de Valores".
Análise 2 - As projeções de juros formadas na BM&F subiram hoje, depois que o IBGE divulgou que as vendas de varejo subiram 1,6% em fevereiro, bem acima do consenso de mercado (0,6%). O Comitê de Política Monetária, do Banco Central, volta a se reunir nos dias 27 e 28, e muitos economistas do setor financeiro já preveem um ajuste de 0,75 ponto percentual. "A novela da Grécia já começou a tomar algum rumo. Já tem a ajuda da União Europeia e do FMI. O país colocou US$ 1,5 bilhão e o mercado absorveu tudo", comenta Reginaldo Galhardo, diretor da corretora de câmbio Treviso. 'Acho que muita gente que vendeu dólar porque rifou o euro no pior momento da crise grega, vai começar a voltar para a moeda europeia', acrescenta. No front doméstico, o IBGE divulgou que as vendas do setor varejista brasileiro tiveram um crescimento de 1,6% em fevereiro, ante uma variação de 3% em janeiro.
Empresas - O Banco do Brasil anunciou hoje que deve fazer uma operação de aumento de capital em quase R$ 9 bilhões. Embora analistas destaquem a operação no longo prazo seja positiva, porque aumenta a circulação das ações o banco no mercado, deve ter impacto negativo no curto prazo, já que tende a diluir a participação dos minoritários. A ação ordinária do BB caiu 1,36%, enquanto as ações (preferenciais) dos rivais Bradesco e Itaú-Unibanco valorizaram 0,39% e 0,68%, respectivamente.


Nova Iorque / EUA
Bolsas americanas sobem com início de temporada dos balanços
As Bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira graças ao início da temporada de divulgação de balanços de empresas, cujos resultados foram positivos, como mostraram Intel e JPMorgan Chase. Os bons dados sobre a economia americana também ampliaram o otimismo. O Dow Jones subiu 0,94% e o Nasdaq, 1,58%, alcançando novos picos.
- O Dow Jones Industrial Avarage subiu 103,69 pontos, para 11.123,11 pontos.
- O índice ampliado Standard & Poor's 500 avançou 1,12% (13,35 pontos), para 1.210,65 pontos, superando a barreira dos 1.200 pontos pela primeira vez desde o final de setembro de 2008. Tratam-se de novos tetos para ambos os índices desde essa data.
- O Nasdaq subiu 38,87 pontos, para 2.504,86 pontos, permitindo ao índice alcançar seu nível mais alto desde o início de junho de 2008.
Análise - "O mercado recebeu muitas notícias positivas", destacou Mace Blicksilver, da Marblehead Asset Management. Em relação às empresas, os resultados vieram melhores que o previsto, especialmente para o fabricante de microprocessadores Intel e para o banco JPMorgan Chase. Mas também houve notícias positivas do ponto de vista macroeconômico. As vendas varejistas nos Estados Unidos subiram em março pelo terceiro mês consecutivo e mais do que o previsto (alta de 1,6% contra previsões de 1,2%), permitindo antever uma boa contribuição do consumo ao crescimento da economia no primeiro trimestre, levando analistas do Barclays Capital a afirmar que "o consumidor voltou" ao mercado. No início da tarde, o Livro Bege do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano) consolidou o otimismo dos investidores. O Fed destacou uma leve melhora na atividade dos Estados Unidos em março, apesar da persistência de alguns obstáculos ao crescimento. "O mercado especula menos, apoiado nos resultados positivos e nos dados [econômicos] quando, a princípio, a alta era mais alimentada pelos fundos especulativos [hedge funds], do que pelos pequenos investidores', observou Gregori Volokhin, do Meeschaert Nova York. O mercado obrigatório teve alta. O rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos subiu para 3,855% contra 3,811% na noite de terça-feira e dos títulos de 30 anos para 4,722%, contra 4,669%. O rendimento das obrigações evolui no sentido oposto a seus preços.


________________________
MERCADO FINANCEIRO


Rio de Janeiro / RJ
Desembolsos do BNDES crescem 37% no trimestre e batem recorde
Os desembolsos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) bateram recorde e chegaram a R$ 25,5 bilhões no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira. O número representa crescimento de 37% na comparação com igual período do ano passado. As aprovações de empréstimos, no valor de R$ 26,5 bilhões, cresceram 31%, na mesma comparação. No mesmo período, as consultas por financiamentos do banco subiram 21%, atingindo R$ 45,3 bilhões. Considerando apenas o mês de março, as liberações de financiamento do banco somaram R$ 9,4 bilhões, com alta de 12,5% na comparação com o mesmo mês de 2009. Nos últimos 12 meses encerrados em março, os desembolsos somaram R$ 144,3 bilhões, alta de 53% em relação a igual período imediatamente anterior.
Ano - Apesar dos desembolsos crescentes no trimestre, oficialmente a expectativa é que o banco termine o ano empatado ou até com um volume menor de liberações, na comparação com 2009 --que fechou em R$ 137,4 bilhões. Isso porque, de acordo com o BNDES, o grande crescimento nos financiamentos no ano passado foi, em grande parte, consequência das medidas anticrise implementadas pelo governo federal.


Da redação – São Paulo / SP
Transferência bancária a partir de R$ 3.000 será feita em tempo real
O limite mínimo para as chamadas TEDs - Transferências Eletrônicas Disponíveis -, que permitem a transferência de valores praticamente em tempo real, será reduzido a partir de 21/5, de R$ 5 mil para R$ 3 mil, possibilitando transferências bancárias de valores menores em apenas um dia. A decisão foi tomada pela Febraban - Federação Brasileira de Bancos. Para fazer transferências entre contas de dois bancos diferentes os clientes têm, atualmente, duas opções: DOCs - Documentos de ordem de crédito - ou TEDs. Os DOCs são utilizados para repassar valores de até R$ 4.999,99 e esses recursos aparecem na conta do beneficiado no dia útil seguinte à operação. Já os recursos transferidos através das TEDs caem na conta do destinatário no momento da operação. Essas transferências, porém, têm um limite mínimo diário, que hoje é de R$ 5 mil. O limite máximo por dia deste tipo de transação é de R$ 30 mil. Em março, a Câmara Interbancária de Pagamentos, responsável, no Sistema de Pagamentos Brasileiro, pelo processamento desse tipo de operação, realizou um total de 279 mil TEDs por dia. Com o novo limite de R$ 3.000, a partir do dia 21/5, estima-se que processará aproximadamente 335 mil TEDs diariamente.


___________
INDÚSTRIA

São Paulo / SP
Produção de aço cresce quase 60% no Brasil no trimestre
A produção brasileira de aço bruto cresceu 59,3% no primeiro trimestre de 2010 ante igual período de 2009, para 8 milhões de toneladas, informou nesta quarta-feira o IABr (Instituto Aço Brasil). Na comparação com o último trimestre de 2009, contudo, a produção caiu 1,1%. No começo de 2009, as usinas siderúrgicas em todo o mundo pisaram no freio em meio à recessão global, desligando máquinas e reduzindo de forma significativa a produção de aço. A retomada desse setor indica um aquecimento em setores que utilizam o produto, como a construção civil, a indústria naval e o setor automotivo, por exemplo. A previsão do instituto para este ano é de uma produção de 33,2 milhões de toneladas de aço, o que deve superar o desempenho de 2009 em 25,1%. As previsões relativas às vendas, cujos resultados foram fortemente impactados pela crise econômica, são de aumento de 25% no ano. No primeiro trimestre, as vendas somaram 5 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos no mercado interno, alta de 2,9% em relação aos últimos três meses de 2009 e de 62% sobre o mesmo período do ano passado. As exportações de produtos siderúrgicos atingiram 2 milhões de toneladas e US$ 1,2 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Para 2010, a previsão é de exportar 11 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos. O consumo aparente (vendas internas mais importações) de produtos siderúrgicos totalizou 6,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, 12,9% acima do último trimestre de 2009.

Da redação – São Paulo / SP
Gigabyte avalia abertura de fábrica no Brasil
A fabricante taiwanesa de placas-mãe Gigabyte avalia a abertura de uma fábrica própria no Brasil nos próximos três anos. A empresa calcula que será necessário investir cerca de US$ 30 milhões no projeto. A planta seria a terceira unidade fabril da companhia no mundo – as outras duas ficam em Taiwan e na China. Segundo o country manager da Gigabyte no Brasil, Eric Lu, “as perspectivas para o mercado brasileiro são muito boas e o País é um dos focos da empresa nos próximos anos”. Apesar de já ter a previsão de investimento na fábrica, Lu diz que o projeto está na fase de planejamento. “As regras tributárias no Brasil são muito complicadas. Queremos fazer as coisas corretamente”, afirma. Ainda não há definição sobre o local onde a fábrica seria estabelecida. As outras unidades da Gigabyte produzem ainda notebook e celulares. Lu diz que a fábrica do Brasil será focada em placas mãe, mas não descarta aumentar o escopo de atuação no País, entrando nesses dois mercados. “Placas-mãe são nosso principal produto, somos fortes nesse mercado, por isso queremos começar por aí”. Atualmente, a Gigabyte detém entre 10% e 15% de participação de mercado no Brasil, segundo o executivo. Em três anos, a companhia prevê ampliar sua participação de mercado para um percentual entre 30% e 35%. A empresa opera no Brasil por meio da OEM Teikon, que fatura mensalmente 15 milhões de reais com a produção e montagem de produtos Gigabyte. A fábrica da Teikon fica em Manaus e produz cerca de 12 modelos de placas mãe da companhia taiwanesa. A linha de montagem da Teikon tem capacidade para produzir 150 mil unidades mensais da Gigabyte. A expectativa é aumentar este volume em 50% nos próximos dois anos. A empresa anunciou também, nesta quarta-feira a inauguração de um centro de serviços e suporte no Brasil que recebeu o investimento de 1 milhão de reais. Foram contratadas 15 pessoas para trabalhar no centro e Lu prevê que esse número seja aumentado para 25 até o final do ano.


_________________
AGRONEGÓCIOS


Rio de Janeiro / RJ
Unica prevê queda do preço do etanol nas próximas semanas
A Unica - União da Indústria de Cana-de-Açúcar -, organização que representa o setor, prevê queda do preço do etanol nas próximas semanas. Depois da redução de preços no mês passado, o diretor executivo da instituição, Eduardo Leão de Sousa, avalia que a alta registrada recentemente é apenas um "soluço", decorrente do excesso de chuvas. Leão descarta o risco de desabastecimento e explica que o problema é pontual, provocado pela redução da oferta, prejudicada pelas chuvas no interior de São Paulo. O Estado concentra cerca de 50% da produção nacional. "Tivemos um início de safra um pouco atípico", afirmou. Embora os custos estejam sendo repassados para as bombas durante este mês, com a melhora nas condições climáticas, o diretor estima que os preços devam cair. "É uma situação temporária que deve se normalizar nos próximo dias, seguramente. A redução leva um tempo", completou. "O consumidor brasileiro mostrou maturidade, entendendo a demanda do carro flex. Ele tem o poder na mão para definir qual produto quer utilizar. No ano passado, entendeu que, em algumas situações, a gasolina ficou mais competitiva e reduziu o consumo de etanol. Isso, somado ao início de safra, fez cair o preço do etanol e o consumidor migrou de volta", disse.
Crédito - Leão afirmou ainda que os produtores de cana estão negociando com o governo uma linha de crédito para viabilizar a formação de estoques de álcool e evitar a flutuação excessiva de preço para o consumidor. Segundo ele, a expectativa é que a linha seja anunciada nos próximos dias. O crédito seria via Banco do Brasil e outros agentes financeiros. Um dos principais pontos em discussão é o valor dos juros. Os produtores de cana querem que a taxa fique abaixo de 11,25% ao ano. A Única prevê um aumento da demanda de álcool de 22% no mercado interno e uma queda de 35% das exportações. A produção de álcool deve crescer 15% e a de açúcar, 19%.

Da redação - São Paulo / SP
Cargill lança nova linha de produtos para nutrição animal de alta performance
A Cargill, empresa líder mundial em nutrição animal, lança uma nova linha de produtos destinada às indústrias de ração. É a linha TopFeed Cargill, composta por ingredientes tecnológicos que aumentam a performance da indústria e, principalmente, melhoram o desempenho animal. A linha foi desenvolvida para suprir as diferentes necessidades nutricionais dos animais e oferecer um melhor aproveitamento da ração. Em um primeiro momento, estão sendo comercializados três produtos: MaltoFeed, DexFeed e AciFeed, todos em embalagens de 25 kg. Os produtos apresentam alta performance em seus mercados. O MaltoFeed, ingrediente energético de fácil digestão, é composto por maltodextrina. O produto traz bons resultados quando adicionado à ração de animais debilitados (aves e suínos), recém-desmamados (leitões e bezerros) ou animais atletas (cães e equinos), além de auxiliar na sanidade intestinal do animal. Já o DexFeed é um amido modificado termicamente, sendo um ótimo aglutinante, natural e nutritivo, que auxilia e aumenta a capacidade de adesão dos ingredientes, melhorando a qualidade do pellet, tornando-o estável em água e permitindo a adição de óleos e gorduras em produtos prensados. Indicado para reduzir custos na indústria e melhorar o desempenho animal, seu uso resulta, por exemplo, em menor energia dispendida com apreensão de alimento e redução do desperdício de ração no cocho em até 70%. O AciFeed, composto por ácido cítrico, atua como agente antimicrobiano tanto na ração quanto no sistema digestivo do animal, melhorando a conversão alimentar e o ganho de peso em frangos e leitões. Estudos científicos comprovam que a inclusão de ácido cítrico na ração, de 1% a 3% para suínos e até 6% em frangos, auxilia no controle de doenças entéricas e na absorção de cálcio e fósforo, melhorando a conversão alimentar e o ganho de peso dos animais. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Cargill)

Da redação – Caxias do Sul / RS
Festa Nacional da Uva divulga balanço
A 28ª Festa Nacional da Uva e 22ª Feira Agroindustrial recebeu nota 8,9 do público e dos expositores. Entre os pontos mais elogiados estão a Estação do Abraço (pela forma carinhosa com que as pessoas foram recebidas), a Estação da Música (Espaço Multicultural que foi construído a partir da cancha de rodeios para os shows), a Estação da Serra (espaço onde os distritos estiveram representados) e o resgate histórico que o tema Nos trilhos da história, a estação da colheita proporcionou para aos visitantes e à comunidade caxiense.
“O fato de o público e os expositores terem dado nota 8,9 ao evento nos deixa extremamente felizes, afinal o principal objetivo da Festa da Uva é satisfazer os visitantes e proporcionar bons negócios aos expositores”, destacou o presidente Gelson Palavro nesta manhã de quarta-feira, dia 14 de abril, durante coletiva de imprensa que divulgou o Balanço Final e a Pesquisa de Satisfação da 28ª Festa Nacional da Uva e 22ª Feira Agroindustrial.
Com um incremento de 46% na Captação de Recursos, de 26% no faturamento com a venda de espaços e de 92% em obras de infraestrutura no Parque, esta edição da Festa da Uva obteve um Resultado Operacional R$ 2.817.260,01 (valores abertos abaixo) e envolveu 849.010 pessoas (números especificados abaixo), com uma distribuição gratuita de mais de 226 toneladas de uvas.
“Os números, tanto de público quanto de receita, com certeza são importantes, mas não devem ser colocados acima do principal objetivo do evento que é o de bem divulgar a cidade. A Festa da Uva é comunitária e a nossa Comissão, assim com as anteriores, desenvolveu o trabalho tendo como foco a satisfação dos visitantes e da comunidade caxiense”, frisou Palavro. O presidente também observou que a Festa é um evento que aproxima vários segmentos de nossa cidade e região, por isso é um exemplo de união e de comemoração.
Entre as conquistas e aspectos positivos desta edição, Palavro destacou a Medalha Comemorativa à 28ª Festa da Uva recebida pela Casa da Moeda, a declaração de Patrimônio Histórico e Cultural do RS pela Assembléia Legislativa, a interatividade tecnológica presente em vários pontos do Parque e as 29 obras de infraestrutura executadas e que se incorporam ao Patrimônio do Parque de Eventos.
“As necessárias obras físicas trouxeram maior conforto e segurança a todas as pessoas que visitaram a Festa e que ainda passarão pelo Parque, pois são permanentes e estão à disposição da comunidade. Fundamentais para a manutenção e o crescimento do espaço, essas obras agregam um valor inestimável ao nosso Parque.” A Festa Nacional da Uva 2010 foi realizada entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março com o patrocínio âncora do Bradesco, Banrisul, Petrobrás e Prefeitura de Caxias do Sul, e patrocínio da Eletrobrás, Randon, Ministério do Turismo e Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Índices significativos
Captação de Recursos (incentivos fiscais e patrocínios) cresceu 46%
Faturamento com a venda de espaços a expositores teve incremento de 26%
Receita com bilheteria aumentou 4%
Investimentos em obras para o Parque cresceu 92%

Balanço da Festa Nacional da Uva 2010
Receita 12.540.272,33
Receita a Receber 574.000,00
Despesas Operacionais (10.297.012,32)
Resultado Operacional da Festa 2.817.260,01

Investimentos em infraestrura:
Valor aplicados em obras para o Parque 2.766.068,49 - Esses recursos foram investidos em 29 obras – de construção, ampliação ou melhorias – executadas no Parque e que se incorporam ao Patrimônio da Festa e da comunidade.
Outros números importantes:
Distribuição de 50.240 mil ingressos-cortesia para a União das Associações de Bairros (UAB), figurantes do Corso Alegórico, veículos de comunicação e entidades e empresas que participam e apoiaram e patrocinaram o evento.
227.086 mil quilos de uvas consumidas (ou toneladas)
290 compromissos de 30 de agosto a 17 de fevereiro – divulgação
350 expositores distribuídos em 460 espaços – indústria, comércio, serviços e espaços de patrocinadores e entidades
357 expositores de uvas
375 peças decorativas distribuídas entre o Parque e a cidade
28 eventos esportivos – com a participação direta de 3.270 atletas
359 troféus entregues
1.907 medalhas entregues
Mais de 1 mil apresentações artísticas
220 profissionais de segurança trabalhando diretamente na Festa
1,7 mil figurantes em 10 quadros dos seis desfiles do Corso Alegórico
951 ônibus de excursão com 29.619 pessoas
1.228 pessoas participaram dos treinamentos relativos à Festa, turismo e bom atendimento
117 veículos de comunicação de 29 cidades envolvendo mais de 660 profissionais
(Fonte: Enter Consultoria em Comunicação)


_____________________
SETOR AUTOMOTIVO


São Paulo / SP
Venda de veículos importados sobe 61% em março ante fevereiro
As vendas de veículos das montadoras que fazem parte da Abeiva - Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores - tiveram aumento de 60,7% em março (8.716 unidades) no confronto com o mês anterior, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira pela entidade. Já no comparativo com o mesmo período em 2009, quando o desempenho dos licenciamentos foi afetado pela crise econômica mundial, o crescimento foi de 245%.
No primeiro trimestre (19.211 unidades), a expansão alcançou 198,3%%, em relação a igual intervalo no ano passado - os números não consideram as importações feitas por montadoras que têm fábrica no país e são representadas pela Anfavea. Os dados levam em conta apenas o desempenho das atuais 22 associadas da Abeiva: Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo.
"Em março, todo o setor automotivo brasileiro foi muito bem. Os carros importados acompanharam a tendência de alta e com muita consistência, por terem uma gama bastante ampla de oferta, tecnologia e preços competitivos", afirma José Luiz Gandini, presidente da entidade. Ao considerar somente as 14 marcas que faziam parte da entidade em março de 2009, o crescimento nos emplacamentos foi de 194,37% nesse confronto anual, atingindo 7.424 unidades no mês passado. No primeiro trimestre (16.219 unidades), também nessa análise, houve aumento de 152,3%.


____________________
VAREJO & SERVIÇO


Da redação - Rio de Janeiro / RJ
Pão de Açúcar tem forte expansão no trimestre
O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista nacional, disse que suas vendas brutas em mesmas lojas tiveram um crescimento de 15% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2009. Em termos absolutos, as vendas saltaram 47,1%, para R$ 7,78 bilhões. Excluindo as lojas Ponto Frio, o crescimento foi de 19,9% na comparação anual. A Páscoa no início de abril puxou as vendas no fim de março e, segundo a empresa, foi responsável por um aumento de 1,8 ponto percentual nas vendas. Em mesmas lojas, as vendas brutas de alimentos cresceram 13,5%, com destaque para Bebidas e Mercearia. Já os não-alimentos tiveram alta de 19,5%, com destaque para Bazar, Drogarias e Eletroeletrônicos. Entre as bandeiras do grupo, os melhores desempenhos ficaram com Extra (hipermercados e supermercados), Extra Eletro e Assai. As vendas brutas das operações online registraram crescimento de 65,3% no trimestre.

Da redação – São Paulo / SP
Bob‘s chega a 700 lojas no país
A rede de fast food Bob‘s abriu na semana passada sua loja de número 700 no mercado brasileiro. O novo ponto de venda demandou cerca de R$ 1 milhão em investimentos e está localizado em Volta Redonda (RJ). A unidade, com 300 m², possui sistema delivery, salão para festa e menu completo de produtos, que inclui as linhas de sanduíche, gelada, sobremesa, salada e bebida. Até dezembro, o Bob’s vai inaugurar mais de 180 pontos de venda em todo o país, o que representa um crescimento de cerca de 30% em relação ao ano passado. Neste ano, já foram abertas 26 lojas.

Da redação- São Paulo / SP
Mercado de filmadoras cai 8% no ano
Números divulgados pelo instituto de pesquisas GfK mostram que o mercado de filmadoras teve uma queda de 8% em unidades em fevereiro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em valor, as vendas ficaram estáveis, por conta de um aumento de 9% no preço dos produtos. As filmadoras Micro SD praticamente desapareceram do mercado, caindo de 47% de participação um ano atrás para apenas 7%. Já as filmadoras com formato de vídeo DVD foram as mais vendidas em fevereiro de 2010, seguidas pelas com Memória Flash.

Da redação – São Paulo / SP
Carrefour prepara abertura de Atacadão na Argentina
Depois de levar o conceito de lojas cash & carry Atacadão para o mercado colombiano no mês passado, com uma unidade em Bogotá, o grupo francês Carrefour pretende abrir unidades da bandeira no mercado argentino, a partir de setembro ou outubro.

Da redação - Curitiba / PR
VarejoMAIS em Ação fortalece comércio em Lidianópolis
O lançamento do Programa que eleva os lucros e a competitividade do comércio varejista será na próxima quinta-feira, dia 15. Fortalecer as vendas no varejo e a economia dos municípios, tornando o comércio mais forte e competitivo é a proposta do Programa VarejoMAIS em Ação que será lançado, pela primeira vez, no município de Lidianópolis, região norte do Paraná. A cerimônia de apresentação do Programa acontece na Câmara dos Vereadores da cidade, no próximo dia 15 de abril, às 19h30.
O VarejoMAIS em Ação é uma parceria do Sebrae/PR e Sistema Fecomércio/PR. A metodologia do Programa prevê a realização de um diagnóstico organizacional dos empreendimentos participantes, no qual são avaliados pontos como atendimento, estrutura física das lojas e gestão financeira. O resultado do levantamento subsidia a elaboração de um plano de ação para a melhoria dos negócios. Consultorias e capacitações abordando temas como promoções coletivas, finanças, atendimento, comunicação visual e vitrinismo também fazem parte dos conteúdos do VarejoMAIS em Ação.
A consultora do Sebrae/PR em Ivaiporã, Leda Harue Terabe, lembra que os resultados obtidos com realização do Sebrae Itinerante na cidade mostram o interesse da comunidade empresarial do município em obter conhecimento para alavancar suas atividades. O VarejoMAIS vai auxiliar os empresários a melhorarem a gestão de suas carteiras de clientes, a buscarem a fidelização, a definirem novos produtos, serviços e processos, a investirem no desenvolvimento das equipes e a aprimorarem a gestão de seus negócios. Essas e outras ações vão permitir que os participantes elevem suas vendas?, frisa a consultora.
O Sebrae Itinerante é um escritório-móvel que leva orientações empresariais, atendimentos e consultorias gratuitas para os mais diversos municípios do Estado que não contam com um escritório ou Ponto de Atendimento do Sebrae/PR. Os atendimentos são abertos a todos os empreendedores interessados e realizados, pelo período de um ou dois dias, em locais de grande circulação nas cidades. Na opinião da vereadora em Lidianópolis, Lucia Buzatto, a realização do Programa na localidade vai impulsionar o comércio do município.
?Percebo que muitos negócios foram iniciados sem o planejamento necessário e que grande parte das dificuldades enfrentadas pelas empresas são decorrentes de problemas de gestão. Creio que a maior preparação dos empresários e a adoção da cultura da cooperação vão beneficiar muito a cidade?, destacou a vereadora. A realização do VarejoMAIS em Ação no município é resultado da parceria entre o Sebrae/PR, Associação Comercial e Industrial de Lidianópolis e Prefeitura. Mais informações sobre o lançamento do Programa VarejoMAIS em Ação em Lidianópolis podem ser obtidas pelo telefone (43) 3472.1307. (Fonte: Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR)


______________________
COMÉRCIO EXTERIOR


Rio de Janeiro / RJ
Comércio do Brasil com os Brics deve chegar a R$ 60 bilhões
O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem a tarde, dia 14/4, que o comércio do Brasil com os Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) deve alcançar pelo menos US$ 60 bilhões em 2010, contra cerca de US$ 50 bilhões em 2009. Ele destacou que, nos próximos anos, a expectativa é que o grupo responda por entre 61% e 62% do crescimento mundial, contra apenas 13% da Europa. "Hoje, o PIB dos Brics medido em termos de poder de compra já é superior tanto ao dos Estados Unidos quanto ao da Europa", afirmou o ministro no 1º Encontro Empresarial BRIC-IBAS, no Rio, que reuniu representantes do Brasil, da Rússia, da China, da Índia e da África do Sul. Amorim disse ainda que os bancos centrais, de desenvolvimento e comerciais desses países estão travando encontros para discutir formas de incrementar o comércio e os investimentos nos Brics. No caso dos bancos centrais, um dos assuntos tratados é a possibilidade de que as transações comerciais entre esses países sejam realizadas em moeda local. "Estamos levando a experiência que já temos com a Argentina. É uma experiência que beneficia sobretudo as empresas menores, mas pode beneficiar também as grandes empresas e nos colocar a salvo um pouco dos problemas internacionais", disse. O ministro indicou que o governo não irá interferir na pressão americana sobre a Petrobras devido aos negócios da empresa com o Irã. "Existem leis nos Estados Unidos que dificultam a empresas que tenham operação lá a ter operações acima de um certo limite no Irã. São leis unilaterais, que não apreciamos. Mas é uma realidade, e a empresa terá que fazer seu julgamento", afirmou. (Agência Brasil)


São Paulo / SP
Exportadores de carne suína projetam bom desempenho em 2010
O aumento de quase 8% na receita das exportações de carne suína no primeiro trimestre , comparado a igual período do ano passado, projeta um bom desempenho do setor em 2010, na avaliação do presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto. De janeiro a março, as 125, 4 mil toneladas embarcadas ainda são inferiores às 134, 8 mil toneladas do primeiro trimestre de 2009, mas a receita de US$ 293, 77 milhões supera em quase 8%, à daquele período em função dos melhores preços.
Camargo Neto atribuiu o bom resultado à demanda interna, que absorve 80% da produção e vem aumentando com o crescimento da economia e o aumento do poder aquisitivo do brasileiro. Nos últimos anos, o consumo de carne suína no Brasil passou de uma média de 10,6 quilos por habitante em 2000 para 12,7 quilos atualmente, crescimento em torno de 12%. Em março, Rússia, Hong Kong, Ucrânia, Argentina e Cingapura foram os principais mercados compradores da carne suína brasileira. De acordo com dados da Abipecs, para a Rússia, foram embarcadas 21, 67 mil toneladas, uma queda de 7,49% em relação ao mesmo período de 2009, mas em valor houve um aumento de 16,76% (US$ 57,40 milhões).
Segundo o presidente da associação, é grande a expectativa de abertura do comércio com a China, assunto que será tratado durante a visita que o presidente Hu Jintao, faz ao Brasil nesta semana.
O Paraná, de acordo com o Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, tem o terceiro maior rebanho de suínos do país, com 4,6 milhões de cabeças. O estado ocupa a terceira posição na produção e abate, ficando somente atrás de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No primeiro bimestre deste ano, o Paraná exportou 7,06 mil toneladas de carne suína, 26% a mais do que em 2009, obtendo uma receita de US$ 15,762 milhões. Os dados de março ainda não foram divulgados


____________________________
MERCADO DE TECNOLOGIA


São Francisco / SP
Office 2007 terá upgrade gratuito para versão 2010
A Microsoft estendeu ao pacote de produtividade Office, a política de upgrade gratuito aplicada a novas versões do sistema operacional Windows. Usuários que comprarem o Office 2007 entre o mês de abril e o dia 30 de setembro terão direito a atualizar o pacote gratuitamente para o Office 2010, informou a Microsoft Brasil nesta quarta-feira (14/4). O programa 'Office 2010 Technology Guarantee' garante a atualização para o Office 2010 por meio de download, sem custo. "O upgrade estará disponível a partir do lançamento do novo produto no mercado previsto para segundo semestre de 2010", informa a Microsoft. O download poderá ser feito no site www.office.com/techg . Poderão participar do programa os consumidores que adquiriram um computador novo com o Office 2007 ou o produto separadamente no varejo. Os programas Office 2007 elegíveis são os comprados em caixinha no varejo, em revendedores autorizados da Microsoft, e os que vem pré-instalados em novos computadores - a versão de testes não é valida, informa a empresa. O Office 2007 Standard é vendido atualmente por 1.299 reais – há oferta no site da Microsoft por R$ 799, mas o valor depende da disponibilidade em estoque. A empresa oferece uma versão do Office 2007 Home Student, que dá direito a três licenças do pacote para usuários residenciais ou estudantes por 199 reais. A Microsoft Brasil informou que espera reduzir o preço do Office 2010 completo em relação ao valor da versão 2007. Para garantir o upgrade gratuito do Office 2010 é necessário adotar os seguintes passos: 1) Comprar e ativar o Office 2007 no período do programa; 2) Abrir uma conta do Windows Live ID; 3) Fazer o download do produto até 30 de setembro; 4) Guardar a nota fiscal de compra do Office 2007.

São Paulo / SP
SySymantec lança quatro soluções para proteger dados corporativo

Sysmantec lança quatro soluções para proteger dados corporativos. Cerca de 75% das companhias reportaram ter sido vítimas de ciberataques nos últimos 12 meses e 60% tiveram suas identidades expostas, revela um estudo global realizado pela Symantec. Para ajudar as organizações a reforçarem a proteção de suas informações, a empresa, especializada em segurança da informação, anunciou durante o seu evento anual Vision 2010, em Las Vegas (EUA), quatro versões novas de suas soluções voltadas ao mercado corporativo. Durante a abertura da conferência, o presidente e CEO da Symantec, Enrique Salem, destacou a importância de as companhias terem o controle da segurança de sua infraestrutura, o que segundo ele é grande desafio, considerando que o volume de informações se multiplica dia-a-dia. Ele observa que as pessoas precisam acessar dados onde quer que estejam e pelos mais diferentes tipos de dispositivos. Cita como exemplo, a expansão rápida dos smartphones e o aumento do seu uso no meio corporativo. Além disso, o executivo afirma que virtualização e cloud computing são uma realidade e as companhias terão de reforçar mais ainda a proteção de seus ambientes de TI. Há ainda o aumento do uso das redes sociais. Salem constata, no entanto, que os orçamentos para investimentos em segurança estão reduzidos e as equipes de TI não dão conta de cuidar da grande massa de dados dentro das empresas.
Informação sensível - Como está cada vez mais difícil proteger tudo e ter controle de todos os acessos à rede, inclusive os remotos pelos laptops e smartphones, a recomendação de Salem é que as companhias passem a gerenciar o risco de suas informações para saberem o que é mais importante para os negócios. “É importante saber quais são os dados mais sensíveis para a empresa e reforçar a segurança dessas informações”, sugere o CEO da Symantec, que percebe que as companhias têm dificuldade para saber o que realmente precisam proteger. Seu conselho é que os Chief Security Officers (CSOs) comecem esse trabalho preservando 10% dos dados confidenciais para a organização em aumentem aos poucos. O CEO da Symantec recomenda que as companhias também adotem ferramentas integradas de segurança da informação para preservar sua infraestrutura, com monitoramento em tempo real. Para garantir a proteção do ambiente é importante ainda reforçar as políticas de TI e educar os usuários.
Novas soluções da Symantec - Durante o Vision 2010, a Symantec lançou quatro versões de suas soluções de segurança da informação para o mercado corporativo. As novas tecnologias chegam para ajudar as companhias a reforçarem as políticas de TI e protegerem a infraestrutura.
Uma das soluções é a Control Compliance Suíte 10.0, que tem a proposta de aumentar a visibilidade dos riscos de segurança e desenvolver políticas de segurança. Essa ferramenta funciona integrada com o pacote Data Loss Prevention, que chega ao mercado na versão atualizada 10.5 e ganhou novas ferramentas para avaliar informações sensíveis ao negócio e preservar ambientes privados como os que processam aplicações em cloud computing. O terceiro produto novo apresentado pela Symantec é o Altiris IT Management Suite 7.0 para gerenciar a infraestrutrura de TI, implementar sistemas de segurança, atualizar correções (patches), automatizar processos de migração para o Windows 7 e monitorar o reporte de ocorrências no ambiente de rede. O último pacote é o Symantec Protection Suites, desenhado para administrar e proteger toda a rede corporativa, com gerenciamento unificado. Todas as soluções lançadas no mercado mundial chegam simultaneamente ao Brasil na versão em inglês.


Da redação – Porto Alegre / RS
JME presente no 32º Encontro Catarinense de Hospitais
A JME Informática, de Porto Alegre, marca presença no 32º Encontro Catarinense de Hospitais, de 14 a 16 de abril, no Centro Multiuso, localizado na Avenida Beira Mar, do município de São José, em Santa Catarina. Com o objetivo de prospectar novos clientes e divulgar a empresa no mercado de Saúde do estado, os diretores da JME, Rita de Cássia Schlickmann e Sandro Schlickmann, participarão da Feira de Soluções, expondo os sistemas produzidos pela JME. Segundo Jorge Branco, presidente da JME, o Encontro Catarinense de Hospitais é uma excelente oportunidade de negócios para sua empresa, já que é especializado em soluções de gestão voltadas à saúde. “A participação neste evento com certeza nos trará bons resultados, já que temos um sistema produzido exclusivamente para auxiliar na administração de hospitais, o SIS-HOS”, acrescenta. (Fonte: Assecom - Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


________________
MERCADO WEB


São Paulo / SP
Google vai recorrer de decisão que determina auditoria em links patrocinados
O Google vai recorrer de uma decisão judicial que determinou a realização de auditoria no seu serviço de link patrocinado conhecido como "Adwords", que responde por mais de 80% do faturamento da companhia. A decisão do juiz Luiz Fernando Cirillo, da 31ª Vara Cível de São Paulo, foi tomada após uma ação movida pela Hotlist, uma agência de publicidade digital que hoje está praticamente inativa. O processo se arrasta desde 2007. Na ação, a Hotlist alega que seus clientes contestaram os valores cobrados pelo Google exigindo auditoria no cálculo da audiência. Segundo o advogado da Hotlist, José Maria Trepat Cases, essas empresas querem ter certeza se os cliques gerados ocorreram. Toda vez que um internauta faz uma pesquisa no Google digitando uma palavra, aparecem links de empresas relacionadas ao tema da busca ao lado. Caso um desses links seja clicado, a empresa paga um valor pré-definido ao Google. Em comunicado, o Google diz que, ao assinar o contrato, a Hotlist reconheceu que a ferramenta de contagem de cliques do Google elimina cliques forjados por robôs desenvolvidos por criminosos virtuais para fraudar o acesso às páginas. Ainda de acordo com o contrato, o Google diz que seus clientes aceitam as condições de que não haverá auditoria nos cliques. A decisão da Justiça determina que o Google abra seu sistema para que essa checagem seja feita. Com base nela, a Hotlist espera ter como resultado uma diferença de R$ 2 milhões, valor que ela espera receber do Google.


São Francisco / SP
Google vai oferecer busca referenciada no tempo para arquivos do Twitter
A Google anunciou recentemente que irá possibilitar a busca em arquivos das mensagens enviadas ao Twitter. Apesar de não parecer algo muito novo – tanto o Twitter como o Bing, da Microsoft, já permitem isso – a Google pretende inovar ao implementar uma interface de busca baseada em uma espécie de linha do tempo. Nela, será possível escolher um determinado período e visualizar o que estava sendo comentado naquele momento no Twitter e em outras redes sociais como o Facebook, Buzz e MySpace, explica o site TechCrunch. De acordo com o site techradar , a pesquisa no Twitter a partir do Google deve ser disponibilizada aos usuários nos próximos dias, e deve incluir, além das buscas, a possibilidade de replicar e republicar conteúdos diretamente a partir da página de resultados de busca. No entanto, quem estiver impaciente e quiser muito ver como o novo buscador de tweets irá funcionar pode acessar o atalho bit.ly/d6f7 para testar. Mais informações e detalhes podem ser obtidos no blog oficial do Google pelo atalho bit.ly/cocfAj (Agência EFE)


São Paulo / SP
Site revela documentos que comprovam corrupção e abuso de poder
Surgido em 2006, o WikiLeaks.org esteve nas manchetes por todo o mundo na semana passada por ter divulgado o vídeo gravado em 2007 de um helicóptero militar Apache norte-americano atacando um grupo de pessoas no Iraque. A ação matou 12 inocentes, entre eles um fotógrafo da agência Reuters e seu assistente e motorista. O site tem sido uma plataforma para revelar anonimamente documentos que possam comprovar casos de corrupção, abuso de poder ou qualquer conduta ilegal de políticos ou corporações. O formato wiki deixou de ser usado para reduzir custos no fim de 2009.
WIKIS
WIKIMAPIA - Um mapa online colaborativo em que os próprios usuários marcam ruas, cidades e definem fronteiras.
WIKIQUOTE - Projeto da fundação que faz a Wikipedia, traz um arquivo wiki de citações famosas.
WIKITRAVEL - Artigos para ajudar viajantes a encontrar o melhor passeio pelo mundo. Também em português.
MEDPEDIA - A página, ainda em versão beta, traz artigos sobre saúde escritos por profissionais de universidades dos Estados Unidos.
DESCICLOPEDIA - Vinte e três mil artigos do avesso, para se divertir com brincadeiras colaborativas sobre personalidades, lugares, etc.
LEAKS
ACTA - O obscuro "Acordo Comercial Anti-Falsificação" (ACTA) vazou na web em março, revelando detalhes de possíveis medidas para combater a troca de arquivos na internet.
CLIMA - Hackers vazam e-mails de pesquisadores de uma das universidades mais respeitadas em estudos de mudanças climáticas. Alguns e-mails sugerem maquiar os estudos para mostrar situações piores do que realmente eram.
HARRY POTTER - Uma pessoa fotografa todas as páginas do último volume de "Harry Potter", poucos dias antes do lançamento do livro, e publica as fotos na internet. Fãs no Brasil fazem a tradução em massa. (Agência Estado)


________________________________
LOGÍSTICA & INFRAESTRUTURA


Rio de Janeiro / RJ
Odebrecht aponta indefinições no projeto do trem-bala
O responsável pela gestão corporativa da Odebrecht Infraestrutura, Carlos Hermanny, disse ontem, dia 14/4, no 1º Encontro Empresarial Bric-Ibas, no Rio, que ainda há muitas indefinições em torno do projeto do trem de alta velocidade que ligará as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. O projeto, que ainda não tem previsão de licitação, faz parte do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. "O maior pleito do ponto de vista dos investidores é que é preciso ter um pouco mais de segurança em alguns parâmetros. Qual vai ser o volume de passageiros do trem de alta velocidade? Não sei dizer. E qual é a tarifa ideal para nós trabalharmos? Também não sei", afirmou Carlos Hermanny, que apontou ainda o alto risco geológico e ambiental do trem-bala. Ele defendeu a proposta de que o governo assuma parte do risco envolvido no projeto. "Isso é absolutamente normal. Dentro de determinadas faixas de tráfego, o risco fica conosco. Se extrapolar fica com o governo", disse à imprensa. Mais cedo, em palestra no evento, Hermanny tinha citado a modelagem das concessões como um dos obstáculos aos investimentos no Brasil. Para ele, é preciso dar mais garantias de receitas aos investidores. Ele criticou ainda a alta taxa de juros, a demora no licenciamento ambiental, a dificuldade de se apresentar garantias e a falta de regras claras para as parcerias público-privadas. O executivo não quis comentar, porém, se esses fatores pesaram na decisão da Odebrecht de não participar do leilão da usina de Belo Monte, no rio Xingu, que deve ter apenas dois consórcios participantes.


____________________
MERCADO DE LUXO


Nova Iorque / EUA
Levi's quer reinventar sua imagem e se tornar uma marca de luxo
A Levi Strauss, empresa que fabrica os conhecidos jeans Levi's, iniciou um processo de reinvenção de sua imagem e pretende aproximar a marca do luxo com a venda de peças mais caras e a abertura de botiques, publicou hoje o "The Wall Street Journal". Com isso a companhia, com 157 anos de história, quer, além de ser uma referência no setor de roupas básicas, situar-se entre as marcas preferidas dos "fashionistas" ao mesmo tempo em que impulsiona as vendas definidas pelo jornal como "estagnadas". Segundo o "Wall Street Journal", as vendas da Levi Strauss se mantiveram em torno dos US$ 4 bilhões nos últimos anos, bem abaixo dos US$ 7,1 bilhões que a empresa alcançou em 1997. "A Levi Strauss apresentará de novo aos consumidores suas calças jeans de US$ 198", afirma o jornal, que explica que o segmento de alta qualidade é ainda "uma pequena parte de seu negócio". A empresa optou, assim, por abrir "botiques suntuosas", como uma em Londres, dar um novo nome a suas marcas de alta qualidade e contratar diretores que trabalhavam para concorrentes como a Ralph Lauren", detalha o jornal. Em 2009 a companhia criou uma divisão dedicada a roupas de luxo chamada "Levi's XX" em Amsterdã e se esforçou para consolidar outras marcas de qualidade sob dois nomes: Made & Craftedy, na qual utiliza tecidos e acabamentos melhores, e Vintage Clothing, que oferece reproduções de desenhos históricos. Esta semana a Levi Strauss apresentou os resultados relativos ao primeiro trimestre do ano, quando conseguiu um lucro de US$ 56 milhões, 17% a mais que o mesmo período do ano anterior. (Agência EFE)

Paris / França
Galeries Lafayette fecha ano com números ruins
A rede francesa de lojas de departamentos Galeries Lafayette fechou o ano de 2009 com uma queda de 16% nos lucros líquidos, para 189 milhões de euros, como resultado da crise econômica. O resultado foi prejudicado pela divisão Laser, uma espécie de laboratório de inovação, que, no contexto da crise, tornou-se uma operação mais arriscada e com crédito mais caro. As vendas da empresa caíram 3,8% na comparação anual, para 4,7 bilhões de euros, com queda de 0,7% em mesmas lojas.


________________________________
AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras


Florianópolis / SC
AveSui discute rumos do mercado de aves e suínos pós fusões na agroindústria
Durante o segundo semestre de 2009, o segmento de aves e suínos vivenciou uma grande movimentação no mercado, marcada por fusões na agroindústria avícola e suinícola. Essas mudanças, advindas da junção de empresas como Sadia e Perdigão, e da aquisição da Seara pela Marfrig Alimentos – algumas das mais significativas para o mercado nacional –, reconfiguraram todo o cenário econômico e trouxeram muitas incertezas aos criadores e demais fornecedores desta cadeia, que aguardam definições mais claras sobre as conseqüências desses processos.
Para o sócio- diretor da GS&M - empresas de consultoria em varejo e consumo, Marcos Gouvêa, esse movimento de concentração traz ao setor de proteína animal e ao setor varejista uma adequação de mercado. "Existe uma consolidação do lado do varejo, como existe também uma consolidação do lado da oferta, isso cria um reequilíbrio de forças", explica. Gouvêa acredita que esta movimentação faz com que players com maior capacidade de pesquisa, de comunicação, de desenvolvimento de novos produtos, estejam competindo. Desta forma, o consumidor será beneficiado. "A forma básica de competição é oferecer melhores soluções ao consumidor, procurar entendê-lo para antecipar seus desejos".
Este cenário será um dos focos dos debates durante a AveSui América Latina 2010, maior feira de aves, ovos e suínos latino-americana, a ser realizada entre os dias 11/5 13/5, no Centro de Convenções Centro Sul, em Florianópolis/SC. No primeiro dia do evento, Marcos Gouvêa se reúne com o ex-Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Co-Presidente do Conselho de Administração da BRF Brasil Foods, Luiz Fernando Furlan, com o economista e apresentador do programa Manhattan Connection (transmitido pela GNT), Ricardo Amorim e com o Presidente e CEO da empresa canadense de genética suína Genesus Inc, Jim Long no "Painel Conjuntural de Mercado: as mudanças no perfil dos mercados avícola e suinícola com a nova economia". De acordo com a diretora da AveSui, Andrea Gessulli, no painel conjuntural, que marca a abertura do IX Seminário Internacional de Aves e Suínos, os renomados especialistas de mercado usarão seu conhecimento do setor para sinalizar à cadeia, algumas definições a respeito do setor de proteína animal, com uma abordagem bastante direta sobre este momento de concentração.
Embora exista uma insegurança por parte de muitos criadores, com receio do estabelecimento de um oligopólio em algumas regiões, Andrea acredita que as fusões também poderão trazer algumas mudanças favoráveis ao setor, a partir do know how que estas empresas têm em outras áreas.
A intenção do painel conjuntural, que abrirá a programação da Feira no dia 11 de maio, será contribuir com informações aos mais diversos elos produtivos dos segmentos de aves e suínos, mediante este novo cenário dos setores. “Será uma oportunidade ímpar, para que todos esses atores estejam reunidos para debater as novas configurações deste cenário e apontar alternativas que fortaleçam estas atividades. Esta é uma das propostas da feira, ao idealizar estes tipos de discussões”, finaliza Andrea.

AveSui América Latina 2010
Data: 11, 12 e 13 de maio de 2010
Local: CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis (http://www.centrosul.net)
Av. Gustavo Richard, s/n - Baía Sul – Centro
Florianópolis – Santa Catarina – Brasil
E-mail: avesui@gessulli.com.br
Site: www.avesui.com
(Fonte: Texto Assessoria de Comunicações)

------------------------------------------------------------
i-press.biz economia & mercado - Direitos autorais e comerciais reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, distribuição ou disponibilização pública, por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa. A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal) com pena de prisão e multa; conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 105, 108 e incisos da Lei 9.610, de 19.2.98, Lei dos Direitos Autorais). i-press.biz - Copyright © 2008/2009 - Todos os direitos reservados