Edição 275 | Ano II

Da redação - Brasília / DF
Brasil pode se transformar no centro financeiro da América Latina
Governo e setor privado discutem mudanças nas regras cambiais, tributárias e de funcionamento dos mercados para tornar o Brasil referência financeira na América Latina. A ideia é que o país seja um centro regional, concentrando o fluxo de entrada e saída de recursos dessa região.Com isso, além de abrir capital das suas empresas na Bolsa brasileira para vender ações a investidores estrangeiros, os países vizinhos poderão, a partir do Brasil, distribuir suas aplicações nos mais variados tipos de mercado mundo afora. A exemplo do caminho traçado por Madri, na Espanha, e Miami, nos EUA, São Paulo seria uma espécie de "hub" da América Latina (expressão usada para identificar aeroportos que são os principais centros de operações de voos comerciais), deixando para trás Santiago/Chile, que trabalha ideia semelhante na região.


Londres / Inglaterra
Czarnikow eleva previsão para deficit de açúcar em 2009/10
A consultoria Czarnikow elevou ontem, dia 16/2, sua previsão para o deficit global de açúcar em 2009/10 em 10%, após revisar para baixo suas projeções de safra para o hemisfério norte. A Czarnikow revisou para cima suas estimativas para um déficit de 14,8 milhões de toneladas, perto do recorde em 2008/09 estimado em 15,6 milhões de toneladas. "Agora está ficando claro que as esperanças iniciais de uma forte recuperação na produção durante a temporada 2009/10 não serão concretizadas", disse a consultoria com sede em Londres em comunicado. A alteração da estimativa para o mercado de açúcar foi elaborada com base na revisão para baixo das previsões para a produção em importantes safras incluindo Tailândia, México e China, disse Toby Cohen, diretor de pesquisa da Czarnikow. "Os números (da safra) não são tão elevados como esperávamos um ano ou mais atrás", disse Cohen à Reuters. As últimas revisões sugerem que a produção global de açúcar deve chegar a 152,8 milhões de toneladas, comparado com 150,2 milhões no último ano, que é substancialmente menor contra estimativa inicial em agosto de 158,2 milhões de toneladas. "A oferta não será suficiente para corresponder à demanda e nós continuamos prevendo uma redução forçada no consumo durante 2010", acrescentou a Czarnikow. (Agência Reuters)


Washington / EUA
Japão se torna maior detentor mundial de títulos públicos americanos
O Japão se tornou o país que mais possui bônus do Tesouro americano, pela primeira vez desde setembro de 2008, superando a China, segundo dados publicados ontem, dia 16/2, pelo Departamento do Tesouro. Os credores japoneses (públicos e privados) tinham, em dezembro do ano passado, US$ 768,8 bilhões desses bônus, isto é, 1,5% a mais do que em novembro, enquanto os chineses (com exceção de Hong Kong) possuíam US$ 755,4 bilhões, 4,3% a menos nesse mesmo comparativo. O terceiro maior credor, a Grã-Bretanha, está bem abaixo dessas cifras, com US$ 302,5 bilhões. (Agence France Presse / AFP)

______________________________________________
MANCHETES dos principais JORNAIS no Brasil e na Mundo



______________________
INDICADORES ECONOMICOS




___________________
MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas asiáticas

Tóquio / Japão
Bolsas da Ásia sobem com ações financeiras e commodities
As principais Bolsas asiáticas fecharam no maior nível em três semanas nesta quarta-feira, impulsionadas pelos setores financeiro e de matérias-primas depois que investidores compraram commodities atraídos por um dólar mais fraco.
- O índice MSCI que acompanha as principais Bolsas da Ásia Pacífico, exceto Japão, tinha alta de 1,7%, aos 398 pontos. O índice Hang Seng fechou com valorização de 1,8% depois do feriado do Ano Novo Lunar, com os bancos subindo em reação à alta no compulsório chinês na sexta-feira, estabelecido por Pequim para tentar moderar o crescimento do crédito e as pressões inflacionárias.
- Em Xangai, os mercados permanecem fechados nesta semana devido ao feriado do Ano Novo.
- O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio subiu 2,72%, maior ganho diário desde 3 de dezembro, mas o volume de negócios foi um dos menores do ano, com os investidores inseguros sobre a duração da recuperação.
- Em Seul, a Bolsa fechou com alta de 1,65%, para 1.627 pontos, depois que dados dos Estados Unidos mostrando uma retomanda na atividade de Nova York animaram investidores estrangeiros para o setor financeiro e de tecnologia.
- O mercado de Sidney avançou 2,19%, a 4.667 pontos, maior ganho diário em dois meses e meio. As mineradoras BHP Billiton e Rio Tinto subiram 2,1% e 3,3%, respectivamente.
- Em Cingapura, a alta foi de 1,27%, a 2.794 pontos.
Análise - Ações de empresas de matérias-primas subiam depois que o cobre puxou um rali no ramo de metais na terça-feira graças a uma queda no dólar e a uma recuperação do mercado ante os recentes movimentos de vendas desencadeados pelos problemas com a dívida grega. "Há uma mudança para os ativos de mais risco, especialmente os ligados a commodities, e isso pode continuar por um dia ou dois", disse Tomomi Yamashita, gerente de fundos na Shinkin Asset Management, em Tóquio. "Parece que o mercado já precificou o aumento no compulsório", disse Castor Pang, diretor de pesquisa na Cinda International.


HOJE – Na abertura das Bolsas Européias
- Londres / Inglaterra - A Bolsa de Valores de Londres abriu hoje em alta, e seu índice geral, o FTSE-100, subia 26,29 pontos (0,5%), até 5.270,35.
- Frankfurt / Alemanha - O índice DAX 30 da Bolsa de Valores de Frankfurt abriu hoje em alta de 0,85%, aos 5.640 pontos. O euro abriu nesta quarta-feira em alta em relação ao dólar no mercado de divisas de Frankfurt, cotado a US$ 1,3747, frente aos US$ 1,3703 da tarde de terça. O Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio oficial do euro na terça-feira em US$ 1,3649.
- Roma / Itália - A Bolsa de Valores de Milão abriu hoje em alta, e seu índice seletivo, o FTSE MIB, subiu 1,12%, até 21.527,97 pontos. O barril de petróleo Brent para entrega em março abriu hoje em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 75,81, US$ 0,13 a mais que no fechamento da jornada anterior.
- Madri / Espanha - A Bolsa de Valores de Madri abriu hoje em alta, e seu principal indicador, o Ibex-35, subiu 100,60 pontos (0,97%), até 10.500.
- Paris / França - O índice geral da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, abriu hoje em alta de 1%, aos 3.705,64 pontos, contra 3.669,04 do fechamento de ontem.

ONTEM – Fechamento das Bolsas: Bovespa, NY e Europa

Nova Iorque / EUA
Bolsas de NY sobem e petróleo avança mais de 3%
As bolsas norte-americanas fecharam em alta, com as ações da Alcoa, Chevron e Exxon Mobil constando como as de melhor desempenho, na medida em que diminuíram as preocupações sobre a crise provocada pelo endividamento de países europeus, enquanto um relatório mostrou um desempenho melhor da atividade manufatureira em Nova York.
- O índice Dow Jones subiu 169,67 pontos (1,68%), para os 10.268,81 pontos, registrando o maior ganho em um único dia desde 9/11/2009. O índice computa valorização de 2% no mês, mas ainda ostenta uma queda acumulada de 1,53% no ano.
- O índice S&P 500 subiu 19,36 (1,80%), para os 1.094,87 pontos, também computando a maior alta desde 9 de novembro.
- O Nasdaq Composto evoluiu 30,66 pontos (1,40%), para os 2.214,19 pontos, registrando o melhor dia desde 19 de janeiro.
Análise - O Bank of America ocupou o posto de maior alta do pregão, com um salto de 4,9%, para US$ 15,16. O gigante bancário anunciou uma taxa menor de baixa contábil da sua unidade de cartão de crédito em dezembro. Separadamente, o banco informou que registrou "ganhos significativos" em uma série de hipotecas modificadas por intermédio do programa governamental Home Affordable Modification Program, que foi elaborado para reduzir o valor das hipotecas mensais pagas por pessoas que não conseguiam mais honrar com os valores anteriores. A Alcoa avançou 3,5%, para US$ 13,74; a Chevron subiu 2,8%, para US$ 72,99 e a Exxon Mobil, 2,3%, para US$ 66,28. Essas três ações foram alavancadas pelo desempenho das commodities, já que os investidores que retornaram do feriado norte-americano se mostraram dispostos a assumir posições em ativos mais arriscados, após encontros dos ministros das finanças da Europa darem visibilidade maior à coordenação para ajudar a endividada Grécia. Ao mesmo tempo, o índice de atividade manufatureira em Nova York apontou uma alta expressiva. O índice Empire State, divulgado pelo Federal Reserve de Nova York, subiu de 15,92 em janeiro para 24,91 em fevereiro, superando por margem ampla o patamar de 16 previsto pelos economistas. O subitem associado a contratações na área de Nova York subiu de 4 para 5,56.
Petróleo - Entre as commodities, o petróleo WTI para entrega em março disparou US$ 2,88 (3,9%), para US$ 77,01 por barril, na New York Mercantile Exchange. O Brent para o mesmo vencimento avançou US$ 3,17 (4,4%), para os US$ 75,68 por barril, na ICE Futures Exchange. A commodity foi beneficiada também pela movimentação do investidor mais disposto a tomar ativos mais arriscados.
Moedas - No mercado de câmbio, a espiral de ganhos do dólar ante o euro foi rompida nesta terça-feira, com o alívio em relação à constante preocupação sobre as finanças na Europa. Com isso, o euro disparou 1,3%, auferindo sua maior valorização em um único dia desde julho. Mas as moedas mais beneficiadas pela melhora do ambiente externo foram os dólares australiano e neozelandês. No final do pregão em Nova York, o euro era cotado a US$ 1,3772, de US$ 1,3598 no fim da segunda-feira. O dólar era cotado a 90,11 ienes, de 90 ienes, enquanto a libra esterlina valia US$ 1,5787, de US$ 1,5660. O índice dólar, calculado pela ICE Futures e que monitora o comportamento da moeda em relação a uma cesta de moedas, estava em 79,630, de 80,366. No final da sexta-feira, dia 12/2, o euro valia US$ 1,3618; o dólar, 89,98 ienes.
Treasuries - Mesmo com a aparente disposição maior para posições mais arriscadas nesta terça-feira, os Treasuries ainda conseguiram terminar o dia com leve alta, após um dia de volume fraco de negócios. No final do dia, o juro projetado pela T-Note de 2 anos estava em 0,806%; o da T-Note de 10 anos, em 3,663% e o do T-Bond de 30 anos, em 4,636%. Na sexta-feira, antes do feriado norte-americano, o juro da T-Note de 2 anos estava em 0,822%; o da T-Note de 10 anos, em 3,689% e o T-Bond de 30 anos, em 4,654%.


Londres / Inglaterra
Bolsas europeias fecham no maior nível desde 3 de fevereiro
O mercado de ações europeu avançou nesta terça-feira, com o banco britânico Barclays liderando a alta dos bancos após abrir a temporada de balanços na Grã-Bretanha com resultados acima das expectativas. As ações do setor de commodities subiram com os preços de metais e petróleo bruto, amparados por dados de atividade manufatureira dos Estados Unidos.
- O índice FTSEurofirst 300 avançou 0,96%, fechando a sessão aos 1.001 pontos, seu fechamento mais alto desde 3 de fevereiro. O índice caiu 4,2% neste ano devido, em parte, às preocupações em relação ao deficit da Grécia, mas está em alta superior a 55% sobre a mínima histórica atingida em 9 de março de 2009.
- Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 1,48%, a 5.244 pontos.
- Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,47%, para 5.592 pontos.
- Em Paris, o índice CAC-40 avançou 1,66%, para 3.669 pontos.
- Em Milão, o índice Ftse/Mib encerrou em alta de 0,79%, a 21.289 pontos.
- Em Madri, o índice Ibex-35 registrou valorização de 0,97%, para 10.393 pontos.
- Em Lisboa, o índice PSI20 teve variação positiva de 0,43%, para 7.539 pontos.
Análise - "O vento cíclico ainda está intacto, com um bom apoio de dados econômicos, assim como de resultados de empresas", disse o estrategista da UniCredit Group, Tammo Greetfeld. "Mas há um risco baixista em relação a como os problemas de déficit da Grécia irão evoluir". O setor bancário foi o que mais sustentou a alta do índice. O Barclays saltou 6,8% após afirmar que começou o ano bem, superando expectativas, com um lucro antes de impostos de 11,6 bilhões de libras (US$ 18,2 bilhões) em 2009. Credit Suisse, Deutsche Bank, HSBC, Lloyds and Société Générale subiram entre 1,6% e 5%.



___________________
MERCADO FINANCEIRO


Paris / Franças
Lucro do BNP Paribas sobe 4,6% no quarto trimestre
O banco BNP Paribas, maior listado em Bolsa de Valores da França, assumiu provisões para dívidas de difícil recuperação menores do que o esperado no quarto trimestre, encerrando o período com lucro acima das estimativas. A instituição afirmou que as provisões vão se manter em baixa em 2010. O resultado do trimestre passado é maior que o do período imediatamente anterior e marca a virada ante um grande prejuízo registrado um ano antes. O lucro líquido subiu 4,6%, para 1,365 bilhão de euros (US$ 1,9 bilhão), também apoiado em resultado maior na área de banco de investimento e pela aquisição de ativos do Fortis. A receita ficou ligeiramente abaixo do previsto, em 10,06 bilhões de euros. O presidente-executivo, Baudouin Prot, afirmou que espera que o custo de risco caia neste ano e que o BNP tenha uma exposição relativamente pequena aos problemas da economia da Grécia. O rival Société Générale divulga seus números na quinta-feira, enquanto o Crédit Agricole e o BPCE publicam balanços na próxima semana. O setor global de bancos tem até agora divulgado resultados que apontam para lados diferentes, com lucros maiores de Barclays, Credit Suisse e JP Morgan contrastando com prejuízos de Citigroup e Bank of America e retiradas de recursos de clientes sendo registradas no UBS. (Agência Reuters)



Amsterdã / Holanda
ING tem resultado abaixo do esperado e sofre prejuízo em seguros
O grupo financeiro holandês ING Groep publicou nesta quarta-feira um prejuízo duas vezes maior que o esperado pelo mercado, lançando uma sombra sobre os planos de separação da área de seguros e forcar as operações em banco de varejo. O ING também informou hoje, quarta-feira, dia 17/2, que planeja passar o resto do ano trabalhando em como se separar da divisão de seguros, tornando uma venda ou uma oferta pública inicial de ações improvável até pelo menos 2011. Parte do mercado esperava um IPO para este ano. O ING precisa vender ou se separar da divisão de seguros, a sexta maior do mundo, até o final de 2013 como parte de acordo com a Comissão Europeia, que autorizou a instituição a receber apoio estatal durante a crise financeira. O grupo teve prejuízo de quarto trimestre de 712 milhões de euros (US$ 972 milhões), ante uma previsão de perda de 306 milhões de euros segundo uma pesquisa da Reuters com analistas. A unidade de seguros teve um prejuízo de 47 milhões de euros, contra uma previsão de lucro de 380 milhões. O ING informou que o resultado foi impactado por encargo de 343 milhões de euros. (Agência Reuters)



__________
INDÚSTRIA

Da redação – São Paulo / SP
Sondagem da Abinee sinaliza crescimento do setor em 2010
Uma sondagem realizada pela Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - entre seus associados indica que o setor teve melhora em janeiro e está otimista para 2010. Das empresas consultadas, 60% afirmaram que as vendas cresceram ou ficaram estáveis na comparação com o resultado de dezembro de 2009. Já na comparação com janeiro, esse índice sobe para 83%. Em termos de emprego, 23% dos consultados afirmaram que a oferta de vagas cresceu, e 66% disseram ter nível estável. Os estoques, por sua vez, ficaram dentro do previsto para 69%. Segundo a Abinee, a perspectiva favorável foi resultado do bom desempenho do mercado externo, já que as exportações não deram sinais evidentes de reação. Para 38%, as exportações diminuíram e para 33%, ficaram estáveis. A expectativa para os próximos meses é de crescimento: 75% dos entrevistados disseram acreditar no crescimento das vendas em fevereiro, em comparação com o mesmo mês de 2009. Em relação ao 1.º trimestre de 2010, um número ainda maior - 80% esperam crescimento em comparação com o mesmo período do ano passado. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Abinee)



Nova Iorque / EUA
Lucro sobe e Kraft prevê melhora a longo prazo com Cadbury
A Kraft Foods informou um lucro trimestral alto e afirmou que sua recente aquisição da confeiteira britânica Cadbury
irá ajudar a acelerar seu crescimento a longo prazo. A fabricante dos biscoitos Oreo informou um aumento no lucro do quarto trimestre para US$ 710 milhões, ou US$ 0,48 por ação, ante os US$ 178 milhões, ou US$ 0,12 por ação, registrados um ano antes, e que incluem os gastos ligados ao programa de reestruturação da empresa de alimentos. Analistas previam, em média, um lucro de US$ 0,45 por ação, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S. Já sua receita teve alta de 3,2%, para US$ 11 bilhões. A Kraft concluiu, em 19 de janeiro, sua compra da Cadbury após cinco meses de negociações, quando concordou em aumentar sua oferta para US$ 19,6 bilhões. Na época, a empresa afirmou que o acordo poderia afetar seus resultados de 2010. Nesta terça-feira, no entanto, a Kraft afirmou que sua meta para o lucro de 2011 é de um acréscimo de US$ 0,05 por ação com a compra e um crescimento de 9% a 11% no lucro por ação a longo prazo. (Agência Reuters)


Rio de Janeiro / RJ
CSN prorroga prazo de oferta de compra de ações da Cimpor
A CSN prorrogou para o dia 22/2 o fim do prazo de sua oferta de compra de ações da produtora de cimento portuguesa Cimpor, informou a companhia brasileira em comunicado ao mercado nesta terça-feira. Originalmente, a oferta da CSN, de 6,18 euros (R$ 15,69) por ação da Cimpor, venceria na quarta-feira, dia 17 de fevereiro. A cimenteira portuguesa é alvo de uma disputa ferrenha entre grupos brasileiros, que inclui, além da CSN, a Votorantim e a Camargo Corrêa, que também nesta terça-feira informou ter elevado sua fatia na Cimpor para 31%. Antes disso, a Votorantim, maior produtora brasileira de cimento com 40% de participação de mercado, havia acertado a compra de 17,3% da Cimpor que estavam em poder da francesa Lafarge, em uma operação de troca de ativos. Além disso, a Votorantim também fechou acordo de acionistas com a estatal Caixa Geral de Depósitos, dona de outros 9,6% da cimenteira portuguesa. Alguns analistas acreditam ser baixo o valor de 6,18 euros por ação oferecido pela CSN, devido à forte disputa pelos papéis. Na compra adicional desta terça-feira, por exemplo, a Camargo Corrêa pagou 6,50 euros (R$ 16,44, conforme cotação da última sexta-feira). (Agência Reuters)


Da redação – Porto Alegre / RS
Salton supera metas de 2009
Com as metas superadas. Assim a Salton fechou 2009 e define as estratégias para 2010, ano que marca o primeiro centenário da vinícola. O faturamento da empresa chegou aos R$ 207 milhões, ultrapassando os R$ 200 milhões previstos. Para este ano, a meta é atingir os R$ 240 milhões. Os números estão embasados, principalmente, no aumento das vendas de espumantes, segmento em que a Salton destaca-se como a maior produtora do país e líder na sua comercialização nacional há cinco anos consecutivos, traduzindo a alta qualidade dos rótulos. No total, mais de 6 milhões de garrafas de espumantes finos e frisantes foram comercializadas no ano passado, um acréscimo de 24,5 % em relação a 2008. Os produtos representaram 33,5 % do faturamento da vinícola. O espumante Salton Brut Tradicional mantém-se como campeão de vendas, apresentando um aumento de 10% em relação a 2008. Outro destaque foi o Salton Moscatel que, a cada ano aponta a conquista de novos consumidores: o crescimento, em 2009, foi de 23,2%, com 670 mil garrafas comercializadas. A linha frisante, dos rótulos Salton Lunae, apresentou uma demanda significativamente superior ao esperado, como revela o presidente da vinícola, Daniel Salton: “Um total de 160 mil caixas foram vendidas em 2009, contra as 50 mil em 2008. É um produto que agradou muito aos consumidores, assim como os espumantes. A tendência é que a demanda cresça ainda mais.” Para 2010, a expectativa é a comercialização de 6 milhões de garrafas de espumantes e 1,44 milhão de garrafas de frisantes, num total de 7,44 milhões de garrafas. O segmento de vinhos finos, também apontou uma demanda expressiva em 2009. A linha Reserva Salton Classic, por exemplo, teve um crescimento de 33,6 % em comparação a 2008. Formada por cinco varietais – Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Riesling e Chardonnay, a linha se apresenta com uma das mais significativas para a imagem da vinícola, pois conquistou um público fiel e exigente ao longo de cada ano. A Salton ainda constatou a tendência que vem se tornando evidente nos últimos anos: uma maior procura pelo suco de uva. Ainda em novembro, o estoque da empresa foi zerado. De olho neste mercado potencial, a vinícola adquiriu 12 novos tanques, com capacidade para 660 milhões de litros, prevendo uma produção 24% maior nesta safra, em relação a 2009.
Investimentos e estratégias para 2010 - No ano em que completa um século de história, a Salton aposta no crescimento do setor e projeta importantes investimentos. Uma nova linha de produção será instalada na, ampliando em 80% a capacidade da vinícola. O equipamento será capaz de engarrafar 12 mil garrafas de vinho/hora e 9 mil garrafas de espumante/hora. A intenção é deixar uma linha de produção exclusiva para vinhos e outra para espumantes, mas com a possibilidade de utilização de ambas de acordo com a demanda de mercado. A construção de duas novas caves subterrâneas também estão em estudo para este ano. Ampliar as atrações dos turistas é outra estratégia da vinícola neste ano, quando projeta receber 65 mil turistas – em 2009 foram 56 mil. Nos próximos 60 dias, a vinícola conclui a construção do Restaurante Turístico Molin d’Aqua. Com arquitetura peculiar e exclusiva, a edificação contará com um autêntico moinho colonial, movido por roda d’água de sete metros de diâmetro. Para chegar ao moinho, os visitantes irão atravessar uma ponte coberta, de pedra e estrutura em arco, que terá no centro um balcão de belvedere sobre uma cascata. Durante as refeições, as pessoas poderão apreciar as mós de pedra moendo a farinha utilizada no cardápio do estabelecimento, que terá uma gastronomia diferenciada. Nos próximos dias também estarão finalizadas as rampas das passarelas aéreas, que permitem o acompanhamento dos processos de elaboração do vinho, e a instalação de dois elevadores, que irão para facilitar a visitação de necessidades especiais, como cadeirantes, e da terceira idade. Quem passou pela vinícola já no início de janeiro também pode desfrutar de um novo espaço: a Sala Vip para degustação. Localizado junto à Loja de Vinhos, o espaço foi projetado para garantir ainda mais conforto para os enófilos que desejam provar os rótulos mais nobres da vinícola, como Salton Talento, Salton Desejo, Salton Virtude, Salton Volpi Pinot Noir, Espumante Èvidence, Salton Séries, com a orientação de um profissional. (Fonte: Enter Consultoria em Comunicação)


______________
AGRONEGÓCIOS


Belém / Pará
Cacau orgânico do Pará será exposto na Alemanha
O Pará produz 60 mil toneladas de cacau, a segunda maior produção do país, ficando atrás apenas da Bahia. O cacau orgânico produzido na Transamazônica (sudoeste do Pará), região com maior produtividade do fruto no mundo, estará pela primeira vez em exposição na maior feira de negócios do setor orgânico internacional, a Biofach, realizada na cidade de Nuremberg, Alemanha, de 17/2 a 20/2. O Pará será representado por 12 pequenos e médios produtores de cacau orgânico, que embora estejam expondo seu produto pela primeira vez fora do Brasil, já o exportam, desde 2008, para Áustria e Alemanha. A expectativa é conhecer a dinâmica do beneficiamento e produção do chocolate, formar um intercâmbio com as indústrias chocolateiras de outros países e conquistar novos mercados. O cacau orgânico paraense tem certificação IMO -Instituto do Mercado Orgânico -, emitida pela Suíça, e sua produção deverá crescer cerca de 15% neste ano, segundo a Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri). “O cacau orgânico paraense tem mercado garantido nos países produtores de chocolate, sendo que hoje a procura pelo produto é bem maior do que a oferta”, afirma João Batista, gerente Sagri de Altamira. O otimismo quanto ao crescimento da produção orgânica na região da Transamazônica se deve principalmente ao Centro de Referência de Produtos Orgânicos, que será inaugurado no próximo dia 23, em Altamira. O centro, construído com apoio do Governo do Estado, receberá a produção de oito cooperativas da região. Lá os produtos passarão por testes de laboratório para classificação e serão embalados para exportação. O Pará produz 60 mil toneladas de cacau, a segunda maior produção do país, ficando atrás apenas da Bahia. Só a Transamazônica produz 40 mil toneladas, com 10 mil famílias envolvidas na atividade cacaueira na região. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Pará)



_________________
SETOR AUTOMOTIVO


Detroit / EUA
Ford vai demitir 900 funcionários em fábrica da Mustang nos EUA
A Ford anunciou ontem, dia 16/2, que planeja demitir 900 funcionários na fábrica da Mustang em Michigan/EUA, depois de uma queda no ritmo de vendas no ano passado em consequência da crise e da competição com o Camaro, da Chevrolet. A montadora vai reduzir a produção de dois para um turno em julho. A fábrica AutoAlliance International, da qual a Ford é proprietária juntamente com a Mazda Motor, também fábrica o sedã Mazda6. A instalação emprega cerca de 2.300 pessoas. A maioria das demissões será feita entre trabalhadores que ganham por hora, mas alguns assalariados também podem ser cortados, de acordo com a porta-voz da Ford, Marcey Evans. Segundo ela, a Ford pode conseguir o volume pretendido de produção com apenas um turno. As vendas do Mustang caíram 27% no ano passado, em parte por causa da competição com o Camaro, que começou a ser vendido na primavera (outono no Brasil) e ficou a 5 mil carros de ultrapassar as vendas do Mustang. O Camaro não vende mais que a marca desde 1985. As vendas do Mazda6 caíram 34%. A maioria dos trabalhadores vão receber ofertas para trabalhar em outras fábricas da montadora, afirmou Evans. A Ford anunciou no mês passado que vai contratar 1.200 trabalhadores em sua fábrica de Chicago para montar o novo Ford Explorer. A produção do Explorer vai começar no fim deste ano. A Ford também divulgou recentemente um plano para criar mil vagas em Michigan para produzir baterias elétricas para os veículos. Evans afirmou que a companhia também precisa de trabalhadores na fábrica de Wayne, que deve começar a produzir o novo Ford Focus ainda este ano. (Agência Associated Press)


Tóquio / Japão
Toyota reduz produção nos EUA após série de recalls
A montadora japonesa Toyota Motor decidiu cancelar sua produção em duas fábricas por duas semanas, em antecipação a uma queda nas vendas após seus recalls por falhas mecânicas, afirmou um porta-voz da empresa nesta terça-feira. A maior fabricante de automóveis do mundo planeja interromper suas operações na fábrica do Estado norte-americano de Kentucky por um dia em fevereiro e vários em março, segundo o porta-voz da unidade Toyota Motor Engineering & Manufacturing North America, Mike Goss. Já na fábrica do Texas, a produção será interrompida entre os dias 15 e 19 de março e 12 e 16 de abril, afirmou Goss, que acrescentou que, nesses dias, haverá a instalação previamente planejada de equipamentos. O porta-voz disse que os trabalhadores terão a opção escolher entre atividade de capacitação e treinamento, trabalhos de aperfeiçoamento da fábrica ou tirar folgas no dias livres sem remuneração. O jornal japonês Chunichi Shimbun publicou nesta terça-feira que a suspensão da produção nas fábricas de Kentucky e Texas se deve às menores vendas dos modelos Camry, Avalon, Tundra e outros, retirados das lojas por falhas nos pedais. A Toyota enfrenta uma redução nas vendas nos Estados Unidos, seu maior e normalmente o mais rentável mercado, depois da retirada de mais de 8,5 milhões de veículo no mundo todo por três defeitos diferentes desde o fim de 2009. (Agência Reuters)


_________________
VAREJO & SERVIÇO


Da redação – Porto Alegre / RS
Etna inaugura loja no Iguatemi Caxias do Sul
O Iguatemi Caxias do Sul foi o empreendimento no eixo sul escolhido pela Etna para lançar seu novo conceito de loja: um formato funcional, customizado para shopping centers, com cerca de três mil metros quadrados. Reconhecida por ser a mais completa megastore brasileira de decoração e móveis, a marca passa a oferecer o que há de mais moderno e atual em conceito de decoração na região. A inauguração da loja será em março e irá gerar 86 empregos diretos. Com o lema "design ao seu alcance”, a marca disponibiliza uma grande variedade de produtos de decoração, móveis, cama mesa e banho, utilidades, infantil, garden, office, iluminação, tapetes, cortinas e étnicos, que somam mais de 10 mil itens. “Acreditamos que levar o conceito Etna para o Iguatemi Caxias é uma excelente oportunidade para as pessoas terem acesso a produtos diferenciados de decoração a uma ótima relação custo/benefício para os clientes”, aposta José Augusto Urquiza, diretor superintendente da Etna. “Teremos um amplo mix de produtos, a maior força da marca, e temos a plena convicção de agradar aos consumidores de vários estilos” conclui.
Sobre a Etna - Pertence ao mesmo grupo da Vivara, que possui 100 lojas no Brasil, quatro no Rio Grande do Sul e está há quatro anos no Iguatemi Caxias do Sul, com destacado sucesso em vendas. A primeira loja da ETNA foi inaugurada no Brasil em 2004 e hoje a marca possui seis unidades (duas em São Paulo, e uma nas seguintes cidades: Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Natal e a sétima loja será a de Caxias do Sul. Estão previstas ainda para o primeiro semestre a inauguração de mais três unidades: uma em Joinville/SC, uma em Uberlândia/MG e Brasília/DF. Nos próximos anos novas lojas estão previstas para serem instaladas nos principais Shoppings do Brasil. (Fonte: Enter Consultoria em Comunicação)


Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Mercado carioca vira “praça de guerra” de redes de iogurterias


Isso não é um sorvete, é iogurte gelado. E a calda de frutas vermelhas que vai por cima não é calda, mas sim um "topping" que serve para "customizar" o sorvete, ops!, frozen. Está feita a iogurteria, uma versão moderninha e saudável da sorveteria, que tem pelo menos cinco redes no país - a maioria delas nasce e cresce no verão carioca, que ganhou duas novas lojas só neste mês. A Yoggi inaugurou a primeira unidade no Leblon em dezembro de 2008 e, seis meses depois, já tinha outras duas. Agora, a rede soma oito lojas no Rio, uma em Brasília/DF, uma em Goiânia/GO e uma em SP. O faturamento médio mensal de cada uma é de R$ 90 mil, e o investimento inicial, de cerca de R$ 300 mil. A história da Yoggi se parece com a da Bendita Fruta, do grupo Parmê (que mantém a rede de restaurantes Spoletto e de pizzarias Domino's): a rede abriu a primeira loja e, sete meses depois, outras três no Rio e duas em Brasília/DF. Cada uma fatura de R$ 35 mil a R$ 55 mil por mês. Para Francisco Barone, professor de empreendedorismo da Ebape (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) da Fundação Getulio Vargas, fenômenos como o do iogurte ou o das temakerias ganham força no Rio não só em decorrência da "informalidade do carioca". "Está mais relacionado à oportunidade do negócio e à capacidade do empreendedor de conseguir um ponto bom, com layout bonitinho, adequado ao público-alvo, das classes A e B", afirma Barone. A teoria ajuda a explicar o mapa de nascimento das iogurterias cariocas: os alvos são áreas nobres da zona sul, como Leblon e Ipanema. Na Yogoberry, que começou em Ipanema e abriu 21 lojas em três anos (entre Rio, SP, BH e Brasília), o layout "bonitinho" inclui cadeiras assinadas pelo designer Philippe Starck. O Rio também era o alvo inicial da líder mundial do setor, a canadense Yogen Früz, que tem lojas em 25 países e faturou US$ 341 milhões em 2008. Mas os quatro brasileiros do Distrito Federal que compraram (por R$ 1 milhão) o direito de franquear a marca optaram por estrear em Brasília. O grupo, que já abriu filial em SP, conta com uma loja no Rio, na Barra. Ipanema terá uma unidade neste mês e os sócios planejam inaugurar outras 20 lojas este ano. O plano de expansão prevê 230 lojas no Brasil.


Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Parmê inicia expansão pelo Brasil


Após se consolidar na cidade do Rio de Janeiro e região metropolitana, a rede de restaurantes, pizzarias e lanchonetes Parmê inicia sua expansão nacional, com a abertura de uma loja Express no Shopping Metrô Santa Cruz, em São Paulo. O local exigiu um investimento de R$ 500 mil. Paralelamente, e empresa aposta em novo projeto na área de alimentação, focado também em outros Estados. Trata-se da Bendita Fruta, lançada há apenas nove meses na capital carioca, onde possui quatro operações próprias, e que traz como carro-chefe o frozen yogurt. Em janeiro, a nova marca investiu R$ 500 mil na abertura das duas primeiras unidades de Brasília, ambas no shopping Conjunto Nacional. Em breve iniciará sua expansão em São Paulo e Salvador (BA). Até o final de 2010, a rede Parmê planeja abrir mais quatro unidades na capital paulista e também expandir para outros Estados, como Minas Gerais e Espírito Santo. Hoje com 27 unidades, totalizando 52 operações (restaurante, lanchonete, express e delivery), a meta é chegar a 42 lojas nos próximos dois anos.


Da redação – São Paulo / SP
Chilli Beans faz parceria com Mattel para linha infantil de óculos


A Chilli Beans colocou no mercado sua linha infantil de óculos, em parceria com a Mattel. A empresa espera aumentar em 40% as vendas com os produtos das marcas Barbie e Hot Wheels. Serão 22 modelos produzidos neste ano. Destaque para as embalagens: uma bolsinha rosa acompanha os óculos das meninas e um estojo customizado da Hot Wheels o dos garotos. Os kits saem por R$ 78. A Chilli Beans tem 266 lojas no Brasil, Estados Unidos, Panamá e Portugal, que vendem 1,5 milhão de peças por ano.


Da redação – São Paulo / SP
Soft Tacos quer fechar ano com 35 franquias no Brasil


A rede de culinária mexicana Soft Tacos pretende fechar 2010 com 35 unidades franqueadas. A empresa abriu o primeiro restaurante em 2006, implementou o sistema de franchising em 2007 e conta hoje com 17 unidades em nove Estados e no Distrito Federal. Outras cinco estão com data de inauguração marcada.


Da redação – São Paulo / SP
Água de Cheiro quer mercado do Boticário


A mineira Água de Cheiro quer disputar o mercado de varejo de cosméticos e perfumes com o grupo paranaense Boticário. Depois de passar para as mãos do empresário Henrique Alves Pinto, ex-controlador da construtora Tenda, adquirida pela Gafisa no ano passado, a rede de lojas voltou à mídia, mudou o logotipo, o layout das lojas e abriu 30 unidades pelo País. Seu faturamento subiu 50% desde novembro do ano passado, quando marcou sua reestreia na televisão, com um comercial estrelado pela atriz Taís Araújo. Nos últimos três meses, a Água de Cheiro investiu R$ 18 milhões em propaganda e promoção. Com uma rede de 350 lojas, 60% delas franqueadas, a empresa pretende chegar a 1 mil lojas no Brasil. "A Água de Cheiro viu uma grande oportunidade de expandir a quantidade de franquias, já que o seu principal concorrente, o Boticário, acumula uma fila de mais de dois mil candidatos a franqueados", diz Allan Barros, diretor comercial da Fischer + Fala!, agência de publicidade responsável pela conta da rede.



_________________
COMÉRCIO EXTERIOR



______________________
MERCADO DE TECNOLOGIA

Nova Iorque / EUA
Receita líquida da McAfee cresce 24% no 4º trimestre de 2009
A McAfee, empresa de segurança, registrou um aumento recorde de sua receita líquida no quarto trimestre fiscal de 2009, encerrado em 31/12/2009. A empresa movimentou US$ 525,7 milhões, com crescimento de 24% sobre os US$ 424 milhões obtidos no mesmo período no ano anterior, segundo balanço financeiro divulgado pela empresa no dia 12/02. Desse total, as vendas para o mercado corporativo responderam por US$ 338 milhões no trimestre, com incremento de 30% em comparação com período igual em 2008. A empresa fechou 623 contratos. Já os negócios no segmento de consumidor final contribuíram com US$ 188 milhões, com elevação de 15% sobre o ano anterior. Segundo a McAfee, a empresa renovou 34 contratos fechou 63 alianças, somando mais de 200 parceiros em todo o mundo. O faturamento anual ficou em US$ 1,4 bilhão, com aumento de 9% sobre os US$ 1,2 milhão obtidos em época igual em 2008. Já o lucro líquido foi de US$ 102,9 milhões, 25% maior que o mesmo período no exercício anterior. (Agência EFE)


Da redação – Porto Alegre / RS
Projeção de crescimento é alcançar 30 novos clientes este ano
A Advanced IT, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão corporativa e administração de bancos de dados, finalizou seu planejamento estratégico para 2010 e divulgou as metas para o ano. Entre os objetivos está a ampliação da área comercial com a abertura de filiais nos principais estados do Brasil, além de implementar parcerias comerciais através do modelo de franquias. Será intensificado o investimento em marketing e vendas no software desenvolvido pela Advanced IT com apoio da Finep, "Software de Recomendações para Portais Corporativos" que baseia-se em técnicas de ontologia e inteligência artificial para traçar perfis de comportamento de clientes em sites de e-commerce. Foram criadas metas de capacitação e certificação dos colaboradores, como certificações em ambientes Oracle Tech, Microsoft, Java, EPM e cursos de Inglês. A empresa pretende conquistar 30 clientes novos em 2010. Mantendo sempre a alta qualidade no atendimento aos clientes atuais. Para o faturamento, é esperado um aumento de 30% sobre o conquistado em 2009. Uma parcela significativa deste aumento deverá ser convertido em investimento na própria empresa, em qualidade de processos e infraestrutura. Em 2010 a Advanced IT investirá na busca da certificação CMMI nível 3. Quanto à internacionalização a Advanced IT atuará fortemente através da empresa Unacorp SA, da qual é sócia fundadora, em ações para geração de negócios no mercado internacional, participando das maiores feiras mundiais do setor de TI e prospectando projetos de fábrica de software e outsourcing, como os já realizados. (Fonte: Departamento de Marketing da Advanced IT)


_____________
MERCADO WEB

Da redação – Lisboa / Portugal
Warner Music desiste de oferecer streamings grátis
Serviços de streaming como o Spotify , We7 e a Last.FM , que se valem de anúncios e incrições para oferecer acesso livre, legal e instantâneo a milhares de músicas, podem estar com os dias contados. Edgar Bronfman Jr., chefe executivo da Warner Brothers, afirmou que os serviços de streaming gratuitos não estão sendo positivos para a indústria musical, segundo o site de notícias da BBC de Londres. Bronfman conta que essa estratégia não será mais utilizada no futuro, o que excluiria artistas como Muse, REM , Red Hot Chili Peppers, entre outros, destes sites. O executivo quer conseguir mais usuários para aplicativos exclusivos da Warner Music, que cobrariam taxas pelo seu conteúdo. Ele acrescenta que, dessa maneira, o potencial de inscrições “ensurdeceria” o número de pessoas que compram músicas de sites como o iTunes, já que atrairia milhões ou talvez bilhões de novos usuários. Um porta-voz da Warner Music confirmou para o jornal The Guardian que, até o momento, os novos planos afetam apenas os acordos futuros, o que significa que serviços como o Spotify, que já hospedam artistas da Warner Music continuarão a fazê-lo. O problema é: até quando?


São Francisco / EUA
Google faz mistério sobre versão separada de site social Buzz
O Google afirmou que pode criar uma versão separada de seu produto de rede social Buzz, mas não vai isolar a ferramenta do serviço Gmail, uma vinculação que tem criado uma questão polêmica sobre privacidade. O Google, maior site de buscas do mundo, lançou o Buzz no início desta semana em uma tentativa de reforçar sua posição no crescente mercado de redes sociais dominado por companhias como Facebook e Twitter. O Buzz permite que os usuários publiquem mensagens e compartilhem fotos e vídeos com amigos e colegas online, como acontece no Facebook ou Twitter. Mas diferente desses serviços, o Buzz foi criado dentro do Gmail e o produto automaticamente cria a rede social do usuário com base nos contatos de email mais frequentes do usuário. "Estamos considerando, entre outros recursos que vamos adicionar ao Buzz no futuro, a criação de uma versão separada", afirmou a porta-voz do Google, Victoria Katsarou, à Reuters. Nos dias de lançamento do produto, uma série de blogs e publicações afirmou que a vinculação do Buzz ao Gmail cria um problema de privacidade uma vez que a rede de contatos do Buzz se torna publicamente visível por padrão e pode expor os contatos privados dos usuários. Na quinta-feira, o Google anunciou mudanças para atender algumas dessas preocupações, incluindo tornar mais fácil para os usuários do Buzz manter sua lista de contatos privada. O blog Search Engine Land citou o vice-presidente de administração de produto do Google, Bradley Horowitz, afirmando que a companhia estava considerando remover o Buzz do Gmail, mas Katsarou negou a informação e o blog da empresa mais tarde publicou que o Buzz seguirá dentro do Gmail. O Google também informou em seu blog na quinta-feira que mais de 9 milhões de mensagens e comentários foram criados no Buzz desde o lançamento do produto e que dezenas de milhões de pessoas já conferiram o produto. O Gmail é o terceiro serviço de email mais popular do mundo, com 176,5 milhões de visitantes únicos em dezembro, segundo a empresa de pesquisa comScore. Na frente estão Windows Web e Yahoo. (Agência Reuters)


__________________________
LOGISTICA & INFRAESTRUTURA


Washington / EUA
American Airlines vai retomar voos comerciais ao Haiti
A companhia aérea American Airlines anunciou na noite de ontem, dia 16/2, que vai retomar os voos entre Miami e o Haiti no próximo fim de semana e que a partir de 12/3 terá novas rotas até Porto Príncipe, com decolagens de Porto Rico e da República Dominicana. As autoridades haitianas anunciaram na segunda-feira a reabertura para voos comerciais do aeroporto internacional de Porto Príncipe, que desde os danos provocados à torre de controle no terremoto de 12/1 só recebia aviões com ajuda humanitária para os mais de 1,2 milhão de haitianos que ficaram desabrigados na catástrofe, que matou pelo menos 217.000 pessoas. (Agence France Presse / AFP)


_________________
TELECOM & ENERGIA


Da redação – São Paulo / SP
British Telecom oferece telefonia fixa para o mercado corporativo no Brasil
A BT - British Telecom - anuncia o lançamento comercial do seu serviço de telefonia fixa local e de longa distância (STFC - Serviço de Telefonia Fixa Comutada) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. O código da BT para as ligações interurbanas e internacionais é o 47. O serviço complementa o portfólio de soluções de Comunicação Unificada da BT que inclui, entre outros, telefonia IP corporativa, áudio e videoconferência e plataformas de colaboração. A partir deste lançamento, a BT planeja incrementar sua oferta tanto com novos serviços quanto com a expansão da telefonia fixa para outras regiões do país. Após rigoroso processo de seleção, a Trópico foi escolhida como fornecedora e parceira tecnológica e de serviços. Os principais fatores que levaram a tal escolha foram solidez empresarial, larga experiência com o sistema brasileiro de telefonia fixa, tecnologia de ponta e atendimento aos requisitos da BT. Além de fornecer centrais de comutação convergentes desenvolvidas e fabricadas no Brasil, a Trópico se encarrega da operação das centrais, da gestão da interconexão com as demais operadoras fixas e celulares e dos sistemas de faturamento.
O diretor geral da BT no Brasil, Sérgio Paulo Gallindo, observa que “é uma grande satisfação contar com a Trópico nesta empreitada. Principalmente, tendo sido escolhida em um processo de concorrência onde competiu em igualdade de condições com fornecedores globais, o que demonstra a competência da empresa e a maturidade da tecnologia brasileira”. Com este lançamento, a BT credencia-se junto aos clientes corporativos como provedora única e diferenciada de comunicações. Sérgio Paulo Gallindo comenta que “a telefonia fixa é mais um elemento importante do nosso portfólio integrado que já conta com redes MPLS de abrangência doméstica e internacional, redes satelitais VSAT, SCPC e mídia broadcast, datacenter, segurança de redes, comunicações unificadas e serviços profissionais”.
Telefonia e comunicações unificadas - O acordo com a Trópico prevê a instalação de equipamentos em quatro cidades. Os gateways de rede estarão localizados em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo - onde haverá um softswitch, capaz de assegurar a interoperabilidade dos gateways de voz, responsáveis pela comutação das chamadas. Uma quarta central ficará em Hortolândia, no Datacenter da BT, de onde se fará o gerenciamento de todo o sistema. Os serviços da Trópico para a BT compreendem a operação e o gerenciamento da plataforma; o "billing" para o cliente final e o "clearing" (acerto de contas) com as demais operadoras. Para Raul Del Fiol, presidente da Trópico, “é importante para nós o fato de sermos escolhidos por uma empresa com a reputação de qualidade que a BT possui em todo o mundo. Esperamos que com nosso trabalho e nossos equipamentos, fruto de importantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, possamos contribuir para o sucesso cada vez maior da BT no Brasil”.
Com o novo sistema, os clientes corporativos da BT poderão consolidar junto à BT todos os serviços de voz que utilizam. A BT pode gerenciar o sistema de telefonia da empresa, apresentando todas as despesas em uma só fatura - o que representa maior eficiência operacional e, além disso, uma ferramenta para gestão de custos, já que os gastos com chamadas telefônicas podem ser discriminados por troncos e ramais. Os números de telefone existentes permanecem os mesmos, em virtude da portabilidade numérica. Em uma segunda etapa, os serviços de voz podem se integrar a uma rede convergente IP, unificando-se as comunicações de voz e dados. Para Sérgio Paulo Gallindo, “a integração do sistema de telefonia é o primeiro passo para uma estratégia de comunicações unificadas, que sem dúvida contribuirão positivamente para a produtividade e o sucesso de empresas e instituições governamentais”. (Fonte: SHEDI - Silvia Helena Editora)



________________
MERCADO DE LUXO


Da redação – São Paulo / SP
Presentes de luxo, mimos para viajar e artigos para se divertir
O ano começou muitas pessoas estão viajando, outras trabalhando ou simplesmente em casa descansando. Para todas as opções a boutique masculina, Le Paquet, tem o mimo ideal. Veja algumas dicas de como começar o ano bem. Para quem já voltou a trabalhar e quer aproveitar o fim de semana, ou mesmo para os que ainda estão em férias em suas casas, a boutique masculina tem ótimas opções como: kit de bilhar ou poker e balde de gelo com kit caipirinha. Afinal de contas não há nada melhor que chamar os amigos para um joguinho e lhes oferecer drinks bons e gelados. Quem vai viajar com certeza irá encontrar o que está faltando na mala. Os incríveis kits manhã deixam todos elegantes e confortáveis. E para que tudo fique em ordem é possível encontrar as luxuosas nécessaires da Victorinox. (Fonte: Drummond Comunicação)



________________________________
RESPONSABILIDADE Social e Ambiental


______________________________
AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras


Da redação – Porto Alegre / RS
Assespro realiza missão comercial ao Business TIC 2010
Após meses de negociação, a Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Regional São Paulo (Assespro-SP) fechou a organização de missão comercial de empresários brasileiros para o III Fórum de Negócios, do Business TIC 2010. A ação, realizada em parceria com a Agência Andaluza de Promoção Exterior (Extenda) e Associação de Empresários de Tecnologias da Informação e Comunicação de Andalucía (Eticom), com o apoio da Assespro-RS, tem como objetivo fomentar parcerias de corporações brasileiras com as espanholas, oportunizando negociações internacionais. O evento, que terá o Brasil como convidado de honra, acontece em 17 e 18 de março, em Sevilha, na Espanha. Com previsão de participação de 380 empresas de diversos países, o Business TIC 2010, considerado o maior encontro B2B internacional organizado por e para empresas de TIC, foi criado com a finalidade de estimular o negócio, a cooperação e as transações de empreendimentos espanhóis com de outros países. A Extenda subsidiará passagens aéreas de ida e volta, deslocamentos locais, hospedagem e café da manhã dos participantes brasileiros no evento. Interessados devem se cadastrar até 10 de fevereiro diretamente na Assespro, preenchendo ficha de inscrição do evento e quitando a taxa de participação no valor de 200 euros por empresa. A contribuição inclui almoço dos dois dias do evento e jantar da primeira noite. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone 3433-5181. (Fonte: Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


Da redação – Porto Alegre / RS
Frisante Salton Lunae na Feijoada do Cacau
A linha frisante da Salton, de Bento Gonçalves, foi escolhida para animar a tradicional Feijoada do Cacau, que reuniu mais de 6 mil pessoas no canal da Barra da Lagoa, em Florianópolis, no sábado, dia 13/2. Na festa, que deu as boas vindas ao Carnaval e fez o aquecimento para os dias de folia, os participantes puderam saborear o Salton Lunae Branco e Salton Lunae Rosé, ideais para o calor da estação. Lançada em 2008 nas versões branco e rosé, a linha Salton Lunae superou as expectativas ao conquistar a preferência dos consumidores. O sucesso foi tanto que em novembro de 2009 a vinícola lançou o produto em versão tinta. (Fonte: Enter Consultoria em Comunicação)


------------------------------


EXPEDIENTE: REDAÇÃO - Rua Menezes Paredes, 124 – Nonoai – CEP 90830-070 – Porto Alegre/RS – Tels.: +55 51 3276.2143 – E-mail:

redacaoipressbiz@gmail.com * Editora-chefe Kátya Desessards – katya.desessards@gmail.com * Editora Letícia Vargas Tel.: +55 51 8206.7350 * Repórter Caren Martins Oliveira - Revisora Lúcia Iná Sá d’Oliveira -professoraluciaina@gmail.com * Fotógrafo Nilton Santolin - www.niltonsanolin.com.br * Sucursal São Paulo/SP Ana Díaz Monteiro – Editora Assistente * Sucursal Brasília/DF Marco Aurélio Reis – Repórter * Sucursal Rio de Janeiro/RJ Luiz A. Mascarenhas – Repórter * Sucursal Internacional Lisboa/Portugal Maria João Souto Freitas – Correspondente * EMPRESAS PARCEIRAS Pezco Consultoria & Pesquisa (www.pezco.com.br) / PRNewswire Brasil (www.prnewswire.com.br) * DEPARTAMENTO COMERCIAL Flávia Pereira Neto – Executiva de Conta – Cel.: +55 51 9136.2404

i-press.biz - Direitos autorais e comerciais reservados.É proibida a reprodução, total ou parcial, distribuição ou disponibilização pública, por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa. A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal) com pena de prisão e multa; conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 105, 108 e incisos da Lei 9.610, de 19.2.98, Lei dos Direitos Autorais). i-press.biz - Copyright © 2008/2009 - Todos os direitos reservados