Edição 232 | Ano II

São Paulo / SP
O gigante Brasil é despertado pelo petróleo
Com o petróleo da camada do pré-sal como munição, o gigante Brasil despertou, afirma uma reportagem especial da edição deste domingo do jornal espanhol "El País". A notícia de capa da revista semanal do diário afirma que o "tsunami de ouro negro" na costa brasileira pode financiar as principais ambições do governo de Luiz Inácio Lula da Silva: "Acabar com a pobreza e transformar o Brasil na 6ª potência do mundo, em porta-voz dos países emergentes; em líder da América Latina; integrante do Conselho de Segurança; financiar a saúde e a pesquisa. Cimentar uma industria nacional poderosa." A reportagem afirma também que "o futuro do Brasil repousa nas entranhas do Atlântico", mas lembra que para atingir os seus objetivos, o país vai ter que superar a "eterna maldição da repressão, corrupção e desigualdade" que se abateu sobre diversos grandes produtores de petróleo - Nigéria, Venezuela e Irã, além de "monarquias do Oriente Médio". O jornal espanhol comenta ainda o histórico brasileiro de dependência de importações de petróleo, "até meados dos anos 50, importava 95% do petróleo que consumia".
Modelo dinamarquês - Hoje, por outro lado, destaca o País, as necessidades da indústria petroleira doméstica estão reanimando a economia do Brasil. "O petróleo está reativando toda a indústria. Desde a siderurgia até o setor têxtil e de comunicações; desde os estudos sísmicos até o armazenamento do cru, do tratamento do gás e da elaboração de fertilizantes." A reportagem do diário espanhol afirma que o Brasil de Lula quer seguir o modelo da Dinamarca, que "se transformou em uma peculiar e discreta potência petroleira administrada com cautela pelo Estado." No entanto, a reportagem lembra que o Brasil "não é a Noruega", com sua população de quase 190 milhões de pessoas, 25% de pobres, altas taxas de violência e "más níveis de infra-estrutura e educação. Entre os desafios brasileiros, o jornal enumera: "burocracia excessiva e corrupção. Graves problemas ambientais na Amazônia. Desequilibrios territoriais entre o paupérrimo norte e o ensolarado sul. E a enorme e histórica desigualdade da divisão da riqueza." Por isso, a reportagem conclui que o petróleo precisa ser "o motor da mudança", "a pedra angular" do Brasil. A notícia do El País também afirma que embora a promessa da riqueza do pré-sal ainda esteja "distante", ela teria alimentado a esperança do país e posto o país em movimento. Por fim, o jornal ressalta o fato de o Brasil ter sido um dos primeiros países a dar mostras de recuperação após a crise econômica mundial e afirma que o país tem, sobretudo, "as maiores reservas de otimismo do planeta". (BBC Brasil)

Washington / EUA
Economia global segue vulnerável
A economia global está vulnerável, disse o chefe do FMI - Fundo Monetário Internacional - nesta segunda-feira, dia 23/11, acrescentando que uma recuperação duradoura dependerá de as autoridades tomarem medidas apropriadas nos próximos meses. Dominique Strauss-Kahn, diretor-gerente do fundo, acrescentou que a prioridade dos países desenvolvidos deve ser pensar em medidas para arrumar a parte fiscal, mas ressaltou ainda ser muito cedo para retirar as políticas de estímulo à economia. "Recomendamos pecar por excesso, já que retirar as medidas cedo demais é mais custoso do que retirá-las depois", afirmou ele em discurso preparado para um evento. (Agência Reuters)


Madri / Espanha
Telefónica estuda comprar participação na espanhola Digital Plus
O grupo espanhol de telecomunicações Telefónica considera pagar entre 400 milhões de euros e 450 milhões de euros por uma participação de 20% na espanhola Digital Plus, plataforma de TV por assinatura do grupo de mídia Prisa, segundo notícias publicadas na imprensa espanhola neste sábado. A Telefónica tem mantido negociações para a aquisição há meses, e jornais espanhóis disseram que a empresa pode tomar uma decisão final na próxima semana, segundo fontes familiarizadas com o acordo. O jornal "El Economista" disse que o preço de compra será de 400 milhões de euros, enquanto o diário de economia "Expansion" estimou o custo em 450 milhões de euros. A Prisa tem vendido ativos para tentar abater parte da sua dívida de 5 bilhões de euros e reconfigurar seus negócios de mídia. O grupo rejeitou uma oferta conjunta da Telefónica e da Vivendi pela Digital Plus no ano passado por considerá-la muito baixa. Desde então, a Telefónica tem dito que segue interessada em adquirir uma participação minoritária na plataforma de TV por assinatura com um sócio. Mas agora não está claro se ela comprará uma participação sozinha ou com outra empresa. (Agência Reuters)


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INDICADORES ECONÔMICOS


Da redação São Paulo / SP
IPC-S acelera para 0,22% na 3ª prévia de novembro
A inflação mensurada pelo Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) acelerou para 0,22% na terceira prévia do mês, cujo período de coleta de preços foi até dia 22/11, ante taxa de 0,20% no período imediatamente anterior, encerrado em 15/11. A informação foi divulgada hoje pela FGV - Fundação Getúlio Vargas. Ainda segundo a fundação, a principal contribuição para o resultado maior do IPC-S partiu do grupo Alimentação, cuja taxa de inflação acelerou de 0,01% para 0,13% entre a segunda e a terceira prévia de novembro.
Três das sete classes de despesa contribuíram para a taxa maior do IPC-S. Segundo a FGV, as classes de despesa que apresentaram aceleração de preços foram, além de Alimentação, Vestuário (de 0,45% para 0,82%) e Educação, Leitura e Recreação (de 0,17% para 0,33%). No caso de Alimentação, houve fim de deflação nos preços das frutas (-2,49% para 0,17%). Já as outras classes de despesa foram influenciadas por acelerações de preços em roupas (de 0,43% para 0,85%) e em salas de espetáculo (de 1,22% para 2,43%).
As outras classes de despesa apresentaram desaceleração ou queda mais intensa de preços. É o caso de Habitação (de 0,29% para 0,26%), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,14% para 0,10%), Transportes (de 0,56% para 0,33%) e Despesas Diversas (de -0,16% para -0,20%). Entre os produtos pesquisados para o cálculo do índice, os que apresentaram as altas de preços mais expressivas no IPC-S de até 22 de novembro foram batata inglesa (27,19%), tomate (10,64%) e cebola (13,33%). Já os produtos que registram as quedas de preços mais intensas foram leite tipo longa vida (-7,78%), manga (-30,29%) e pimentão (-8,37%). (Fonte: Assessoria de Imprensa FGV)


RESUMO da Semana – 16 a 20 de novembro de 2009

- O Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina - elaborado em parceria entre o Instituto alemão Ifo e a FGV - elevou-se de 4,0 pontos para 5,2 pontos entre julho e outubro de 2009, superando, pela primeira vez desde janeiro de 2008, a média dos últimos dez anos (5,1 pontos). O índice, que vinha caindo desde julho de 2007, atingiu, em janeiro de 2009, o menor nível da série histórica iniciada em 1990: 2,9 pontos.

- O IGP-M registrou, no segundo decêndio de novembro, variação de 0,09%. Em outubro, no mesmo período de apuração, a taxa foi de 0,04%. Os três componentes do IGP-M apresentaram as seguintes trajetórias, na passagem do segundo decêndio de outubro para o segundo decêndio de novembro: IPA, de 0,02% para 0,09%; IPC, de 0,03% para 0,07% e INCC, de 0,13% para 0,12%.

- O IGP-10 registrou em novembro variação de 0,07%. Em outubro, a taxa foi de 0,10%. Os três componentes do IGP-10 apresentaram as seguintes trajetórias, na passagem de outubro para novembro: IPA, de 0,09% para 0,08%, IPC, de 0,11% para 0,02% e INCC, de 0,20% para 0,11%.

- O IPC-S de 15/11 registrou variação de 0,20%, taxa 0,10 ponto percentual (p.p.) acima da apurada na última divulgação. Este foi o maior resultado desde a primeira semana de outubro de 2009, quando o índice apresentou variação de 0,25%.


ECONOMIA NACIONAL
Dólar Comercial
Data R$/US$
16/11 1,7127
17/11 1,7153
18/11 1,7103
19/11 1,7310*
20/11 FERIADO


Índices de Preços ao Consumidor
IPC da Fipe - A segunda quadrissemana de novembro do índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou inflação de 0,34% na cidade de São Paulo, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na última terça-feira. O resultado ficou acima do índice da primeira semana do mês (0,31%). Dos sete itens que compõem o IPC da Fipe, os resultados apurados foram: Habitação (0,52%), Alimentação (-0,10%), Transportes (0,68%), Despesas Pessoais (0,2%), Saúde (0,37%), Vestuário (0,16%) e Educação (0,34%).

Setor Externo
Superávit da segunda semana de novembro é de US$ 165 milhões
A balança comercial da segunda semana de novembro de 2009 teve superávit de US$ 165 milhões (média diária de US$ US$ 33 milhões). O valor é resultado da diferença entre as exportações e as importações, nos cinco dias úteis da segunda semana do mês (de 9 a 15). Nesse período, as exportações foram de US$ 3,276 bilhões (média de US$ 655,2 milhões) e as importações de US$ 3,111 bilhões (média de US$ 622,2 milhões). A corrente de comércio (soma das exportações e importações) fechou em US$ 6,387 bilhões (média de US$ 1,277 bilhão). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na comparação com a média diária da primeira semana de novembro (US$ 651,5 milhões), as exportações desta segunda semana tiveram acréscimo de 0,6% devido ao aumento nas vendas externas de bens manufaturados (+16,9%).


Economia Internacional
Produção industrial sobe 0,1% em outubro nos EUA
De acordo com informação divulgada no último dia 17/11, pelo Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, a produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,1% em outubro. Este foi o quarto mês consecutivo de alta. Em setembro, a produção industrial norte-americana cresceu 0,6%, dado revisado em relação à alta de 0,7% anunciada anteriormente. A produção anufatureira caiu 0,1% em outubro. Excluindo automóveis, a produção industrial dos EUA ficou estável. A taxa de utilização da capacidade instalada aumentou para 70,7%, conforme o previsto, em comparação com o dado não revisado de 70,5% de setembro. A média de utilização da capacidade, de 1972 a 2008, foi de 80,9%.


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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas da Ásia

Hong Kong / China
Bolsas da Ásia iniciam semana em alta
A maioria dos mercados asiáticos apresentou resultados positivos nesta segunda-feira. As bolsas da região foram influenciadas pela alta nos preços das commodities. Não houve negociações na Bolsa de Tóquio por ser feriado. A presença de investidores em busca de ofertas em ações do setor financeiro chinês fez a Bolsa de Hong Kong fechar em alta, após quatro sessões consecutivas de perdas.

- O índice Hang Seng subiu 315,55 pontos, ou 1,4%, e terminou aos 22.771,39 pontos. As bolsas da China retomaram o sinal positivo, lideradas pelas ações de produtores de metais e de carvão devido à contínua elevação dos preços dos recursos naturais.
- O índice Xangai Composto ganhou 0,9% e encerrou aos 3.338,66 pontos.
- Já o Shenzhen Composto subiu 1,5% e terminou aos 1.227,26 pontos. Com a pouca variação na taxa de paridade central dólar-yuan, a moeda chinesa ficou estável em relação à unidade norte-americana na maior parte da sessão. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8283 yuans, de 6,8278 yuans do fechamento de sexta-feira.
- Com fraco volume de negociações, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou ligeira alta. O índice Taiwan Weighted subiu 0,1% e encerrou aos 7.687,15 pontos.
- A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou praticamente estável, dividida entre as perdas em ações de montadoras e ganhos no setor bancário. O índice Kospi recuou apenas 0,1% e fechou aos 1.619,05 pontos.
- Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,7% e fechou aos 4.717,0 pontos. Segundo traders, a queda das bolsas de Nova York na sexta-feira foi menor do que a esperada pelo mercado.
- O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, teve ligeira queda de 0,2%, fechando aos 3.059,57 pontos.
- A Bolsa de Cingapura terminou em novo recorde de alta este ano, liderado por bancos e fabricantes de equipamentos pesados. O índice Straits Times subiu 1,3% e fechou aos 2.797,88 pontos.
- O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,2% e fechou aos 2.481,41 pontos, com realizações de lucros por fundos estrangeiros.
- O índice SET da Bolsa de Bangcoc cedia 0,69% e estava aos 690,48 pontos.
- O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,3% e fechou aos 1.270,88 pontos, com a ausência de fatores que estimulassem negócios.


HOJE – A abertura das Bolsas da Europa

- Londres / Inglaterra - O índice geral da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu em alta de 59,3 pontos (1,13%), aos 5.310,7. O barril de petróleo Brent para entrega em janeiro abriu hoje no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres cotado a US$ 78,21, alta de US$ 1,01.
- Frankfurt / Alemanha - O principal índice da Bolsa de Valores de Frankfurt, o DAX-30, abriu em alta de 1,2%, aos 5.730 pontos. O euro subiu hoje e para US$ 1,4960, frente a US$ 1,4845 dólares da sexta-feira pela tarde no mercado de divisas de Frankfurt. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,4815.
- Paris / França - O principal indicador da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, abriu em baixa de 0,82%, aos 3.729,36 pontos.
- Madri / Espanha - O principal índice da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, abriu em alta de 130,40 pontos (1,14%), aos 11.849, enquanto o Índice Geral da Bolsa de Madri, com todos seus setores em alta, avançava 1,02%.
- Roma / Inglaterra - O índice seletivo da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE-MIB, abriu em alta de 0,84%, aos 22.700,42 pontos. O índice geral FTSE Italia All Share abriu também em positivo e subia 0,80%, para 23.138,95.



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INDÚSTRIA


Zurique / Alemanha
Nestlé pode bater oferta da Kraft e comprar Cadbury
A Nestlé, gigante do setor alimentício, estuda uma oferta pela Cadbury para cobrir a oferta agressiva de 9,9 bilhões de libras (cerca de US$ 16,3 bilhões) da Kraft Foods Inc. e uma potencial ofensiva da Hershey, informou a Bloomberg neste domingo. A Nestlé ainda pesa suas opções e pode decidir não fazer uma oferta, disse a Bloomberg, citando duas fontes anônimas com conhecimento do assunto. A fabricante de chocolate italiano Ferrero e a norte-americana Hershey juntaram forças e disseram na quarta-feira, dia 18/11, estarem analisando uma possível oferta pela Cadbury. O diário italiano Il Sole 24 Ore relatou que executivos da Hershey irão à Itália para realizar uma reunião definitiva com a Ferrero nos próximos dias. Entretanto, Roger Carr, presidente da Cadbury, disse ao jornal Sunday Telegraph que seu grupo preferiria uma fusão com a Hershey ao invés da Kraft, mas acrescentou que as duas ofertas podem fracassar se não forem generosas o suficiente. (Agência Reuters)


São Paulo / SP
Indústria prevê expansão no início de 2010
A indústria iniciará 2010 embalada. Empresários e economistas projetam dois dígitos de crescimento da produção industrial no primeiro trimestre, período tradicionalmente fraco, marcado por férias coletivas e demissão de temporários. A consultoria MB Associados prevê expansão de 12,1% para a indústria no período. Já a LCA Consultores espera crescimento maior, de 16,5%. Parte disso será efeito da base de comparação muito baixa. Basta lembrar que a indústria chegou a cair 17,2% no começo deste ano. Em compensação, as empresas estão diminuindo estoques rapidamente e, com a perspectiva de um bom Natal, o setor deverá chegar na virada do ano sem produtos acabados, o que ajudará ainda mais na reação, no começo de 2010.
Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia e Competitividade da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo -, Roriz Coelho, a grande maioria das empresas que não dependem de exportação trabalha neste fim de ano no limite da produção e recorre ao cancelamento das tradicionais férias de fim de ano. "Os níveis de estoque nos diversos segmentos da indústria continuam muito baixos e os pedidos do varejo ainda não terminaram", diz o executivo. "A logística vai ter que trabalhar muito para não faltar produtos nas lojas, porque este Natal promete ser um dos melhores dos últimos cinco anos."
Nesse contexto, quase não se ouve mais falar em crise, com exceção dos exportadores, que reclamam da valorização do real e da demanda fraca no mundo. "A economia brasileira voltou ao nível pré-crise nesse terceiro trimestre, que terminou em setembro", diz o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges. A recuperação foi rápida (a crise durou quatro trimestres), comparada com outras recessões ocorridas entre 1980 e 2003, quando o País levava de oito a dez meses para retomar o crescimento. (Agência Estado)


Paris / França
Fabricante de pneus Michelin anuncia construção de nova fábrica no Brasil
A fabricante francesa de pneus Michelin vai construir uma nova unidade de produção para automóveis no Brasil, que começará a funcionar em 2013, anunciou o presidente da companhia, Michel Rollier, em entrevista ao jornal econômico "La Tribune" publicada sábado, dia 21/11. A fábrica ficará em Resende/RJ, disse Rollier. Com esta nova unidade, a Michelin "multiplicará por três suas capacidades locais", afirmou, sem dar mais detalhes. "Nossas maiores prioridades são a China e a Índia", ressaltou Rollier, anunciando "um projeto de investimento de US$ 800 milhões" para uma das unidades chinesas da Michelin. Na segunda-feira, dia 16/11, a empresa anunciou a construção de uma fábrica na Índia por US$ 867 milhões. Rollier, que dirige o grupo desde a morte de Edouard Michelin, em 2006, declarou também neste sábado à rádio France Info que o futuro da empresa está "na China, na Índia e no Brasil", afirmando que os países ocidentais "terão pouco crescimento". Questionado sobre a promessa de não demitir funcionários, feita no momento da apresentação do plano social que afeta a Michelin na França, Rollier disse que "ainda é cedo" para saber se esta promessa poderá ser cumprida. O plano de reestruturação anunciado em meados de junho inclui a supressão de 1.093 postos de trabalho na França a partir de 2010. Indagado também sobre a possibilidade de que Michelin volte a ser a fornecedora do Campeonato Mundial de Fórmula 1 após a saída de sua concorrente Bridgestone, Rollier disse que ainda é cedo para falar sobre o assunto. (Agence France Presse / AFP)


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AGRONEGÓCIOS


Da redação - São Paulo / SP
Brasil vai taxar royalties para retaliar americanos
O Brasil já preparou uma nova legislação que prevê a taxação da remessa de royalties vinculados à propriedade intelectual (patentes, marcas, copyright) de companhias dos EUA, no âmbito do contencioso do algodão entre os dois países. A autorização final da OMC - Organização Mundial do Comércio - para o Brasil retaliar produtos americanos foi dada ontem, para compensar a manutenção de subsídios ilegais de milhões de dólares concedidos por Washington a seus cotonicultores.
Retaliação cruzada - Com isso, está aberto o caminho para o governo brasileiro atingir os EUA com a suspensão de direitos de propriedade intelectual através de "retaliação cruzada", que significa não se limitar ao mesmo setor de produtos ou serviços onde ocorreu a disputa. O Valor apurou que um projeto de lei, já aprovado pelos ministros na Camara de Comércio Exterior (Camex), garante a aplicação da retaliação cruzada, porque a administração Obama não mostra disposição de desmontar a ajuda a seus produtores de algodão.
Casa Civil - O documento que autoriza a retaliação será agora enviado à Casa Civil, para que a Presidência da República decida se o enviará ao Congresso como medida provisória, projeto de lei com pedido de urgência ou se substituirá um projeto do deputado Paulo Teixeira (PT/SP) já em tramitação na Câmara. Enquanto a proposta do deputado prevê o bloqueio da remessa de royalties vinculados à propriedade intelectual, o projeto do governo prefere a cobrança de uma taxa que será definida no momento da retaliação.
Duas etapas - A OMC decidiu pela retaliação em agosto, em duas etapas: primeiro, o Brasil pode aplicar sanção fixa de US$ 147,3 milhões ao ano, por causa de subsídios americanos que provocam prejuízo grave aos produtores brasileiros. Segundo, introduziu um montante variável sobre os subsídios proibidos, o que pode elevar enormemente a retaliação. Por essa fórmula, a partir de um determinado montante o país pode retaliar na área de propriedade intelectual. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Ocepar/Sescoop-PR)

São Paulo / SP
Ovo em pó tem receita de US$ 1,2 milhão
Enquanto o frango produzido em terras brasileiras segue firme na liderança do mercado mundial, a indústria avícola brasileira investe em um novo tipo de produto não muito familiar ao consumidor brasileiro: o ovo em pó, ou desidratado. De acordo com dados do Mdic - Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior -, o mercado de ovos desidratados movimentou no ano passado uma receita da ordem de US$ 1,2 milhão, com o embarque de 152,6 toneladas. Produzido já em larga escala na Europa e Estados Unidos, essa variante do velho ovo de galinha chega ao mercado nas versões integral, clara e gema, e possui exatamente as mesmas propriedades funcionais e microbiológicas de seu ‘irmão’ tradicional. Na Naturovos, empresa instalada na cidade gaúcha de Salvador do Sul, o ovo em pó já representa cerca de 10% da produção, o equivalente a 150 toneladas por mês. Produtora de ovos in natura com mais de duas décadas de tradição, a empresa fornece a nova linha principalmente para indústrias de alimentos, confeitarias e padarias. “O mercado interno no Brasil cresce em função da praticidade de utilização do produto. O ovo desidratado tem 12 meses de validade, se mantido em local fresco e arejado”, afirma o gerente industrial da Naturovos, Takesi Tsuchiya. Além de ser totalmente higiênico, o produto acaba com as perdas por rachaduras e exige pouco espaço para armazenagem. “A eliminação das etapas de quebra de casca e separação da gema e clara também reduz os custos e o tempo do processamento”, revela Tsuchiya.
O investimento da Naturovo na nova tecnologia de produção foi de R$ 8 milhões e um dos maiores desafios foi preservar a capacidade de aeração do produto in natura, item essencial para o preparo de bolos e merengues. Segundo o gerente industrial da empresa, o odor e o paladar também são idênticos. “Isso significa que quindins, bolos e massas feitos com esse tipo de ovo são tão saborosos quanto os preparados com o ovo natural”, diz Tsuchiya. A empresa mineira Aviário Santo Antônio, com planta cidade de Nepomuceno, também anunciou este ano o início das suas primeiras exportações de ovo em pó, para o mercado asiático. A capacidade de produção da empresa é de 1 mil toneladas por ano do produto e o projeto demandou investimentos de R$ 5 milhões.


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SETOR AUTOMOTIVO


Camaçari/Bahia
Ford confirma investimento de R$ 4 bilhões no Brasil
A Ford Motor, segunda maior montadora dos EUA, planeja investir R$ 4 bilhões no Brasil para aumentar a produção, disse o presidente da companhia para as Américas, Mark Fields. O governador da Bahia, Jacques Wagner, havia adiantado que a empresa anunciaria investimento de US$ 2 bilhões no Nordeste. A maior parte dos recursos, R$ 2,8 bilhões, será direcionada a duas fábricas, no Ceará e na Bahia, disse Marcos de Oliveira, presidente-executivo da montadora para o Brasil e o Mercosul. A Ford espera que os investimentos criem 1 mil empregos e aumentem a produção das fábricas no Nordeste do Brasil dos atuais 250 mil para 300 mil veículos, acrescentou. Como parte do plano de investimento, divulgado numa cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo ampliará benefícios fiscais estaduais e federais para a Ford. A Ford é a quarta maior montadora do Brasil em vendas, e a segunda dos Estados Unidos, atrás da General Motors. O Brasil é um importante mercado para fabricantes de automóveis como a italiana Fiat, a alemã Volkswagen, e as norte-americanas GM e Ford. Indústrias asiáticas e francesas também têm dependido cada vez mais do Brasil para compensar as perdas nos mercados domésticos. (Agência Reuters)

São Paulo / SP
Chevrolet acorda para o mercado de picapes leves e amplia opções da Montana
Com reconhecido atraso, a Chevrolet resolveu acordar para o segmento de picapes leves e lança duas opções da Montana com motor 1.4 (até 105 cv), a Arena e a Sport. Até agora só havia duas versões (Conquest 1.4 e Sport 1.8), que vendiam 2,6 mil unidades por mês - a líder Fiat comercializa, em média, 7 mil Strada por mês, em 11 diferentes versões. A nova Arena é voltada para uso misto (trabalho e lazer) e vem com capota marítima, santo antônio, roda de aro 14, faróis de neblina, ar-condicionado, direção hidráulica e faixa lateral. Custa R$ 35.087. Já a Sport 1.4, como já diz o nome, é o conteúdo da versão 1.8, mas com o motor menor. Segundo a montadora, é voltada para quem gosta de esportividade numa picape leve, mas com economia de combustível e um preço mais em conta (R$ 38.787). Vem com os itens da versão Arena (exceto a faixa) e mais vidros e travas elétricos, além de "spoiler", para-choque e retrovisores da cor do veículo. As rodas são de aro 15. A Sport 1.8 continuará, agora, com airbag e freios ABS de série por R$ 46.383. As duas novas versões ganharam regulagem elétrica de altura dos faróis. Por mês, a Chevrolet espera vender 600 unidades da Arena e 400 da Sport 1.4. (Agência Folha)


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VAREJO & SERVIÇO


Da redação - São Paulo / SP
Crédito reaquece busca por corretor de imóveis
O mercado de imóveis está recuperando os índices que ostentava antes da crise arrefecer as vendas do setor. Com isso, sobe também a demanda por corretores de imóveis. "Hoje, a indústria da construção civil tem deficit de profissionais em todas as áreas, incluindo vendas", ressalta Alexandre Tirelli, presidente em exercício do Sciesp - Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo. A carreira é considerada promissora pelos especialistas ouvidos pela Folha. Entre as razões, eles apontam o programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal, a retomada do crédito imobiliário e o deficit de habitações.
O interesse pela profissão tem crescido também. Segundo José Augusto Viana Neto, presidente do Creci/SP - Conselho Regional de Corretores de Imóveis -, que credencia esses profissionais, em 2008, o órgão habilitou 6 mil novos corretores. Em 2009, esse número vai passar de 8 mil. "Metade das solicitações de credenciamento é feita por formados em outras áreas, que estão vindo para o mercado imobiliário", aponta Viana. A procura é justificada não apenas pela demanda por parte do setor, mas pela remuneração, que pode chegar a 6% do valor do imóvel, no caso de usados, e pela relativa facilidade de começar na área.
Segundo a regulamentação da profissão (lei nº 6.530/78), para ser corretor é preciso fazer um curso de nível médio, o TTI - Técnico em Transação Imobiliária -, e, depois, pedir credenciamento no Creci. O TTI pode ser feito a distância e tem duração de cerca de seis meses. O Sciesp mantém um curso desse tipo. Apesar de não haver exigência oficial de graduação, ter formação de nível superior - em qualquer área - é um atributo valorizado no mercado.
Fim de semana - Embora tenha remuneração atraente, a área exige. "Quem trabalha muito ganha mais. Não se pode fechar o restaurante na hora do almoço", compara Feliciano Giachetta, diretor da FGi Negócios Imobiliários. Em geral, é preciso trabalhar nos finais de semana e não há remuneração fixa nem benefícios - o corretor é autônomo, na maioria dos casos. Além disso, o profissional precisa ter controle emocional e financeiro, avaliam especialistas.

Da redação - Rio de Janeiro / RJ
Pontos de venda sustentáveis chegam para ficar

A sustentabilidade deixou de ser apenas discurso. Com diversos debates em seminários e workshops, as redes varejistas e até concessionárias estão materializando o conceito através de pontos de venda sustentáveis. Pão de Açúcar, Audi, Leroy Merlin e Carrefour são alguns exemplos de companhias que estão aprendendo e ensinando aos consumidores como ter atitudes que farão a diferença no futuro. De iluminação natural a paredes revestidas com material reciclado, as redes de varejo "verde" continuam se multiplicando, mas com cada vez mais pontos de venda modernos e econômicos. Apesar do maior investimento inicial nestas lojas sustentáveis, o retorno em longo prazo é vantajoso se comparado aos modelos tradicionais das grandes lojas.A Audi inovou e lança em breve a primeira concessionária sustentável da empresa no Brasil. O projeto sugere uma fachada que economiza na iluminação e também na refrigeração do ambiente. Além disso, a montadora alemã já trabalha para reduzir os materiais impressos das lojas e o objetivo é chegar a zero em até cinco anos. Para o Grupo Pão de Açúcar, uma loja sustentável significa uma nova postura e atitude sobre o tema. Até o momento, a rede possui duas unidades sob o conceito. A última inaugurada em setembro deste ano em Ribeirão Preto, São Paulo, teve investimento de R$ 11 milhões contra os R$ 7,6 milhões da primeira loja criada em Indaiatuba/ SP. “A de Ribeirão contém mais de 30 iniciativas sustentáveis”, destaca João Edson Gravata, diretor de operações da rede Pão de Açúcar, em entrevista ao Mundo do Marketing. A rede varejista terá três novos pontos de venda sustentáveis que serão inaugurados em dezembro, sendo que um deles estará dentro de um projeto de certificação internacional.A Leroy Merlin inaugurou no mês passado, em Niterói, no Rio de Janeiro, a sua primeira loja sustentável já com o certificado AQUA - Alta Qualidade Ambiental -, por atender mais de 80 itens de sustentabilidade, considerando a concepção e a construção do empreendimento. A Coca-Cola, por sua vez, investiu em fábricas sustentáveis sob o conceito Viva Positivamente com mecanismos para coleta de água de chuva e melhor aproveitamento da circulação do ar. A nova fábrica de refrigerantes da Leão Júnior fica em Fazenda Rio Grande, Paraná, e segue os padrões da certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design. A estimativa é de que a economia de energia seja de até 23% e a de água 36%

Da redação – São Paulo / SP
Amway inaugura em São Paulo sua segunda loja-conceito

A empresa de vendas diretas Amway abriu na Rua Augusta, em São Paulo, seu segundo Centro de Experiência no mercado brasileiro. A exemplo do empreendimento inaugurado no Rio de Janeiro em agosto, o espaço é voltado ao consumidor final, possibilitando à empresa ampliar o reconhecimento de seus produtos no mercado. O Centro de Experiência marca uma mudança no relacionamento da marca com seus consumidores, uma vez que permite ao público experimentar produtos, traçar perfis de nutrição, definir seu tipo de pele, conhecer os produtos concentrados de limpeza e adquirir o que quiser no local. Modelos semelhantes foram adotados com sucesso pela Amway em El Salvador, México, Colômbia e na Argentina. O ponto de venda de São Paulo ocupa uma área de quase 500 metros quadrados e recebeu um investimento de mais de R$ 1 milhão.

Da redação - São Paulo / SP
Wizard cresce 24% em 2009

A Wizard Idiomas deverá fechar o ano com um faturamento de R$ 1,1 bilhão, um crescimento de 24% em relação a 2008. Em número de alunos, a rede atingiu a marca de 500 mil, 24% mais que no ano passado. Segundo a empresa, os resultados refletem a política de expansão nacional e internacional adotada pela rede e o crescimento do interesse dos brasileiros por cursos de idiomas. A rede teve uma expansão mais forte no Nordeste, onde a penetração das cursos de idiomas vem crescendo muito nos últimos dois anos. Internacionalmente, em 2009 a empresa inaugurou cinco unidades no México e uma na Colômbia, além de anunciar um projeto de abertura da primeira unidade na China em janeiro de 2010, em parceria com o grupo local Intercontinental. Outras nove unidades na China serão inauguras durante o ano e prevêem um investimento de R$ 5 milhões.

Nova Iorque / EUA
Target lucra mais que o esperado no trimestre

A Target, segunda maior varejista de departamentos de descontos dos EUA, disse que no terceiro trimestre seus lucros chegaram a US$ 436 milhões (US$ 0,58 por ação), contra US$ 369 milhões (US$ 0,49 por ação) no mesmo período do ano passado. O mercado financeiro projetava um resultado de US$ 0,50 por ação, em média. O resultado representa o fim de uma série de oito trimestres consecutivos em que a Target registrava redução de seus lucros. As vendas subiram 1,4% na comparação anual, para US$ 14,79 bilhões, com queda de 1,6% em lojas abertas há mais de 12 meses. Para o quarto trimestre, porém, a empresa projeta um lucro de US$ 1,12 por ação, ligeiramente abaixo do registrado no fim de 2008, e também uma ligeira queda em suas vendas em mesmas lojas, devido principalmente à concorrência acirrada, que vem forçando reduções mais fortes de preços. (Agência EFE)



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MERCADO DE TI


São Francisco / EUA
Lucro da Dell despenca 54% no 3º trimestre devido a vendas baixas
O lucro trimestral da Dell despencou 54% devido a vendas menores que o esperado, com perda de mercado para seus concorrentes pela guerra de preços em computadores pessoais. A empresa, terceira maior fabricantes de PCs do mundo, também mostrou uma queda nas margens, o que desnorteou analistas de Wall Street. A companhia apresentou lucro líquido de US$ 337 milhões, ou US$ 0,17, ante US$ 727 milhões, ou US$ 0,37, um ano antes. A receita recuou 15%, para US$ 12,9 bilhões, abaixo da estimativa média de analistas de US$ 13,2 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S. Embora a queda na receita tenha sido problemática, alguns analistas ainda se mostraram preocupados com as margens, particularmente porque a empresa destacou a lucratividade sobre o crescimento em meio a um esforço de corte de custos de US$ 4 bilhões. A Acer tomou o lugar da Dell como a segunda maior fabricante de computadores pessoais no terceiro trimestre, impulsionada pelas vendas de notebooks e netbooks baratos. A Dell, cujo desempenho depende primariamente de venda de PCs para empresas, sofreu com as companhias recuando no gasto durante a recessão econômica. A Acer e a HP ainda têm travado uma batalha feroz de preços, segundo analistas, particularmente em laptops para consumidor. (Agência Reuters)


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MERCADO WEB


Nova Iorque / EUA
eBay tem falhas técnicas e deixa lojistas nervosos
O eBay Inc., portal de comércio eletrônico, afirmou que muitos sites sofreram falhas esporádicas ontem, o que limitou a habilidade de milhões de consumidores em buscar por produtos no portal, já perto da crucial estação de vendas de final do ano nos Estados Unidos, informa o "Wall Street Journal". Os vendedores disseram que primeiro foram informados sobre problemas no sistema de buscas do eBay na manhã do sábado. No final da tarde de ontem, as buscas por iPod no site americano do eBay não davam nenhum resultado e era exibido um erro de mensagem dizendo "Nós não conseguimos realizar a busca. Por favor, tente novamente em alguns minutos". Uma nota do eBay cita que uma das maneiras de contornar o problema é usar a opção de buscas avançadas no website, ou então clicar na opção "Compre agora" após uma busca convencional não ter dado nenhum resultado. Um porta-voz do eBay disse que a empresa teve o seu sistema de buscas totalmente restaurado. "O problema técnico não previsto resultou de um crescimento nas listas de produto à venda, à medida em que os lojistas se fortalecem para a temporada de final do ano", disse o vice-presidente do eBay, John Pluhowski. Os sábados geralmente contam por 11% das vendas semanais do eBay, de acordo com a ChannelAdvisor Corp., um empresa de consultoria a sites do varejo eletrônico, incluído o eBay. Mas o período que precede o feriado de Ações de Graça, o 'thanksgiving', é mais importante para os lojistas, disse o executivo-chefe do ChannelAdvisor, Scot Wingo. "Os lojistas estão nervosos a respeito de quanto tempo eles irão demorar para resolver isso e o que significará para os próximos 30 dias", disse Wingo. (Agência Dow Jones)


Brasília / DF
Governo avalia licitar rede de banda larga do País
O Ministério da Casa Civil irá propor um modelo híbrido para a universalização da banda larga no Brasil. O modelo híbrido prevê o uso da rede pública de fibras óticas - administrada por uma estatal -, e sua operação será entregue a um consórcio privado por meio de licitação. A proposta, desenhada por dois assessores próximos ao presidente e a Dilma Roussef, André Barbosa e Cezar Alvarez, será entregue a Lula na próxima terça-feira, dia 24/11, como parte do Plano Nacional da Banda Larga. Ela é um meio-termo entre a ideia da intervenção estatal direta (rede e operação), defendida pelo Ministério do Planejamento, e a solução de mercado, proposta pelo Ministério das Comunicações.
Pelas regras da Casa Civil, o consórcio que cuidará da operação não poderia ser composto somente por empresas de telefonia, mas teria que incluir, por exemplo, provedores de acesso à internet ou empresas públicas. Além disso, a estatal é que regularia o sistema, o que significa que o consórcio não teria autonomia para definir a política de preços. A proposta prevê, ainda, que a estatal não seria um provedor de acesso à banda larga, mas somente a gestão das redes de infraestrutura ou as ampliaria.
Outras propostas - Junto com este plano da Casa Civil, outras duas propostas serão entregues ao presidente Lula. Uma mais estatizante, de autoria do Ministério do Planejamento, e outra mais mercadológica, elaborada pelas teles com o apoio do Ministério das Comunicações.



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TELECOM & ENERGIA


Helsinque / Finlândia
Nokia corta 330 vagas de pesquisa e desenvolvimento e muda foco
A Nokia vai cortar 330 postos de trabalho na área de pesquisa e desenvolvimento na Finlândia e na Dinamarca. A principal fabricante de celulares do mundo tem lançado cerca de 50 modelos por ano, mas planeja fazer aparelhos em menor quantidade, com modelos mais populares, disse um porta-voz. A Nokia já cortou postos de trabalho e outros custos neste ano, com o objetivo de economizar mais de 700 milhões de euros (US$ 1,04 bilhão) somente na unidade de aparelhos manuais e enfrentar a queda na demanda. (Agência Reuters)


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MERCADO DE LUXO


Nova Iorque / EUA
Loja vende PlayStation 3 banhado a ouro e cheio de diamantes
Que tal desembolsar cerca de US$ 10 mil para comprar um sistema de videogame PlayStation 3 (PS3), da Sony? Achou caro? Pois na loja de luxo tecnológico Computer Choppers esse é o preço. Motivo? A loja é especializada em artigos de luxo e disponibiliza, sob encomenda, um PS3 Slim banhado a ouro, com logotipo feito em ouro 18 quilates (caso prefira, há versão em platina) e cravado de diamantes brancos. Com exceção dos quesitos estéticos e de valor material (diamantes, ouro e platina), o PS3 Slim luxuoso em nada difere do PS3 Slim normal. Quer dizer, tem a mesma velocidade e desempenho. O triste é que o modelo luxuoso tema apenas um controle. A loja oferece ainda customização para todos os consoles das fabricantes Microsoft, Nintendo e Sony, e para vários modelos de computadores e aparelhos de telefonia celular. (Agence France Presse / AFP)



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