Coluna do Dia

Kátya Desessards

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ANÁLISE SETORIAL

Preço do arroz para o consumidor caiu 32% em cinco anos
A recente alta nos preços do arroz no mercado internacional não se refletiu no preço do produto no mercado doméstico. De 2004 a 2008, o preço do arroz nos supermercados, registrou queda de 32% significando que o consumidor tem pago menos pelo cereal. O valor médio de comercialização de 1 kg nas capitais do Brasil foi de R$ 1,85 entre janeiro e junho deste ano, segundo levantamento do Irga - Instituto Riograndense do Arroz -, tendo como base dados do Dieese.
Em 2003, por exemplo, para adquirir 1 kg do produto, o consumidor gastava, em média, R$ 2,72. Apesar de ser um dos itens que mais subiram na cesta básica, o arroz contribui com apenas 2,3% do valor total da cesta porto-alegrense. Já em São Paulo, a participação do arroz sobe para 2,6%. Entre junho de 2007 a junho de 2008, as cotações no mercado internacional subiram mais de 100%, ou seja, a safra nacional possibilitou ao consumidor continuar adquirindo o cereal com valores acessíveis, pois internamente os preços ajustaram-se em torno de 50%.
Para o Irga, o ajuste nos preços garante a manutenção da produção brasileira. Nos últimos anos, o produtor acumulou prejuízos, com fortes quedas na cotação. Por pelo menos três anos seguidos, o agricultor amargou preços abaixo do custo de produção e até inferior ao preço mínimo, que deveria ser garantido pelo governo federal.
A baixa cotação desestimulava a continuidade da atividade. E o efeito disto, teve reflexo no consumidor, que se assustou com os percentuais apresentados pelos institutos que medem a inflação, mas na verdade está pagando apenas R$ 0,11 a mais do que em 2007. O arrozeiro vendeu seu produto no último ano, em média, a R$ 21,60 enquanto gastou R$ 26,28 para cultivar uma saca de 50 quilos.
Apesar do período difícil, os produtores gaúchos aumentaram a produtividade das lavouras para 7 toneladas por hectare. Recordes de produção foram batidos e, mesmo com as dificuldades, ampliaram a eficiência com a utilização de novas tecnologias, em busca de manutenção na cultura do arroz irrigado.
A melhora na cotação permitiu um investimento maior em tecnologia, um produto de melhor qualidade e zerando o risco de desabastecimento no País. O RS tem a maior produção do cereal do Brasil, com 7,5 milhões de toneladas, e representa 61% da safra nacional de arroz.


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NOTÍCIAS

Governo do RS lança Expointer 2008
Na próxima quarta-feira, dia 30/7, acontece o lançamento oficial da Expointer 2008, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A governadora Yeda Crusius e o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, recebem convidados e a imprensa em um almoço para apresentação das atrações, novidades e a campanha publicitária da 31ª edição da feira, marcada para acontecer de 30/8 a 7/9. Desenvolvida pela agência SLM Ogilvy, a campanha publicitária segue a linha original de 2007. O almoço será no Restaurante Internacional, às 12h, com entrada pela Avenida Celina Kroeff, acesso pelo portão 7.

Confiança do consumidor é a menor em dois anos
O ICC - Índice de Confiança do Consumidor - da FGV - Fundação Getulio Vargas - caiu 4,9% em julho sobre junho, ficando em 101,9 pontos. Esse é o menor nível desde os 101 pontos registrados em junho de 2006. Na comparação com julho de 2007, o ICC teve queda de 5,8%. O ISA - Índice da Situação Atual - caiu para 101,2, menor nível desde março de 2007 (99,3). Já o IE - Índice de Expectativas - caiu 1,8%, entre junho e julho, para 102,3, menor nível desde julho de 2006 (101,6). A piora em julho foi mais acentuada nas avaliações e previsões sobre a situação da economia local e mais moderada quanto à situação financeira da família e ao mercado de trabalho.

Seprorgs inaugurou escritório regional
O Seprorgs - Sindicato das Empresas de Informática do RS – inaugurou na semana passada em Santa Maria/RS, o seu segundo escritório regional. A iniciativa faz parte do projeto de interiorização do Sindicato, que visa fomentar o desenvolvimento das empresas de TI de todo o RS. A primeira unidade do Seprorgs no Interior foi aberta em Caxias do Sul em novembro do ano passado. A meta da entidade é implantar 20 escritórios regionais até 2020.

Pão de Açúcar desenvolve programa de garantia de origem
O Grupo Pão de Açúcar, segundo maior varejista do País, anunciou no seu encontro anual com fornecedores, na semana passada, o programa ‘Qualidade desde a origem’, que irá monitorar do campo ao consumidor todo o processo de produção de produtos in natura comercializados pelas lojas das redes Pão de Açúcar, Extra, Extra Perto, Extra Fácil, CompreBem e Sendas. Nos últimos dois anos, a varejista investiu R$ 3 milhões no programa, incluindo desenvolvimento e implantação do software de rastreabilidade Paripassu, do CDF - Controle de Desempenho de Fornecedor - e a capacitação dos fornecedores. Em 2008, serão aplicados mais R$ 2 milhões, incluindo também as ações para divulgação do programa. O programa estabelece diretrizes para garantir um produto in natura de maior qualidade. Um sistema informatizado permitirá o monitoramento de defensivos agrícolas e o controle de contaminações por microorganismos, como vírus e bactérias.

MBC com novo presidente
O MBC - Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo - formalizou durante 26ª Reunião em Brasília, o nome de Claudio Gastal como diretor-presidente do Movimento, cargo antes desempenhado por José Fernando Mattos. Há 6 anos, Gastal atua no MBC como diretor administrativo financeiro. Ele acompanhou as primeiras ações e o desenvolvimento do Movimento, que hoje tem grande reconhecimento entre os cidadãos e instituições brasileiras. Em 2009, na nova gestão, o foco do MBC será direcionado para ações comprometidas com o Brasil em toda sua extensão e diversidade. Serão priorizados os projetos do PMGP - Programa Modernizando a Gestão Pública - e da Rede de Cooperação Brasil+, com fortalecimento da rede de programas estaduais de qualidade, produtividade e competitividade e dos prêmios para micro e pequenas empresas, além de levantamentos e estudos relacionados a indicadores de competitividade nacional. Há mais de 15 anos comprometido com a qualidade e a competitividade do Brasil, a trajetória de Claudio Gastal fala por si. Entre as lideranças que integram o MBC estão a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; o presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter; o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli; o presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca; o diretor da Odebrecht, José de Freitas Mascarenhas e o presidente da CPFL Energia, Wilson Ferreira.

Semestre bom de venda
O setor de material de construção apresentou no primeiro semestre deste ano, uma alta de 28,21% nas vendas em relação a igual período de 2007, impulsionado pelo crescimento das receitas com materiais de base e pelo super-aquecimento do setor da construção civil (aumentou a quantidade de edifícios nas fases iniciais de construção), segundo dados da Abramat - Associação Brasileira da Indústria de Material de Construção. Em junho, houve crescimento de 34,22% nas vendas na comparação anual e de 7,14% em relação a maio. A entidade projeta para 2008, crescimento de 18% nas receitas na comparação com 2007.

Aprovado zoneamento agrícola para banana e mandioca
Portarias aprovando zoneamento agrícola para as culturas da banana e da mandioca para a safra 2008/2009 foram publicadas pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, no Diário Oficial da União no dia 25/7. A portaria Nº 154 aprova zoneamento para plantio de banana no estado de Santa Catarina, terceiro maior produtor nacional, com 10% da produção do País. As portarias 155, 156 e 157 tratam do cultivo da mandioca no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Originária da América do Sul, a mandioca, variedades Manihot utilíssima Pohl e Manihot esculenta Crantz, é cultivada em todas as regiões do País e tem alto potencial de rendimento, com baixa aplicação de insumos. São Paulo produz aproximadamente 1,1 milhão de toneladas de mandioca, sendo 85% para o setor industrial e 15% para o consumo doméstico.

Petrobras ofereceu US$ 500 milhões pela Esso do Chile
A estatal brasileira ofereceu US$ 500 milhões para adquirir 240 postos de combustíveis que a Esso possui no mercado chileno. A companhia americana vem se desfazendo das operações de distribuição para se dedicar somente à produção de combustíveis. A Petrobras competiu pelos ativos da Esso no Brasil, arrematadas pela alcooleira Cosan, que também concorre pelos postos no Chile, assim como o grupo local Luksic e a colombiana Terpel.

Hering investe em e-commerce
Como parte do projeto de expansão, que pretende ampliar sua rede de lojas para 325 pontos de venda até 2010 nas principais cidades do País, a Hering inicia as operações de sua loja virtual. A empresa investiu R$ 100 mil na operação, que vai comercializar as coleções das marcas Hering e Hering Kids. A empresa utilizará o sistema de gerenciamento e logística já existente, concentrando os despachos na sua matriz em Blumenau/SC. O layout da loja online utiliza cores em tons de marrom, remetendo ao novo projeto arquitetônico das lojas Hering Store. A loja tem previsão de atingir um faturamento de R$ 1 milhão até 2010. Em breve, as marcas Dzarm. e PUC também serão comercializadas pela internet.

Apple cresce 58%
No segundo trimestre do ano, a fabricante de equipamentos eletrônicos Apple registrou um aumento de 37,9% em seu faturamento, para US$ 7,46 bilhões, com um lucro líquido de US$ 1,07 bilhão, 30,5% mais que há um ano. A divisão de varejo da empresa apresentou um incremento de 58% em suas receitas, para US$ 1,44 bilhão, com expansão de 61% nos lucros, para US$ 297 milhões. A empresa teve vendas recordes de computadores Macintosh e forte demanda pela versão 3G do iPhone.

Cartões de crédito respondem por 12,9% do consumo
O cartão de crédito está cada vez mais presente no dia-a-dia do brasileiro. Com o aumento no número de transações e a redução do valor do tíquete médio, o volume de pagamentos com o meio eletrônico alcançou no primeiro semestre, o índice de 12,9% do consumo das famílias no País. De acordo com dados da Itaucard, o meio de pagamento eletrônico aumentou sua participação no volume de crédito disponível no mercado, mesmo com o forte avanço do crédito pessoal, em especial o consignado. No período de 2004 a 2007, a participação do cartão no volume total das operações de crédito cresceu de 23,4% para 25,2%. Em 1994, no início do Plano Real, as transações com cartões de crédito representavam 0,5% do volume de cheques compensados. A expectativa é de que no final de 2008 a inversão observada em 2006 se reforce, com o número de operações com o meio eletrônico representando o dobro do total de cheques compensados no ano. Serão 2,9 bilhões de transações com cartão, contra 1,4 bilhão de cheques compensados.

McDonald's lucra US$ 1,19 bilhão no trimestre
O McDonald’s, maior operador de fast food do mundo, declarou que no segundo trimestre do ano alcançou um lucro líquido de US$ 1,19 bilhão (US$ 1,04 por ação), contra um prejuízo de US$ 711,7 milhões (US$ 0,60 por ação) no mesmo período de 2007. Com isso, a empresa acumula no semestre um resultado positivo de US$ 2,13 bilhões (US$ 1,85 por ação), contra US$ 50,7 milhões (US$ 0,04 por ação) no mesmo período de 2007. As vendas no trimestre cresceram 4% na comparação anual, para US$ 6,07 bilhões, e totalizaram US$ 11,69 bilhões no semestre.

Walmart abre supercenter em São Paulo
O Walmart, terceiro maior supermercadista do País, abriu seu primeiro supercenter na zona oeste da cidade de São Paulo. A nova loja, na Vila Leopoldina, recebeu investimentos de R$ 66 milhões e oferece mais de 60 mil itens, em alimentos e não-alimentos, em uma área de vendas de 6,5 mil m². A área de vendas tem um layout organizado no conceito de mundos, em que as mercadorias ficam agrupadas por categorias para facilitar as compras. A loja é a segunda da rede a contar com um Download Center, com quatro totens interativos de download de música digital com um acervo de mais de 400 mil músicas de artistas nacionais e internacionais. O supercenter também conta com uma farmácia, a Drogaria Walmart, que oferece mais de 5 mil itens, dos quais 500 genéricos por até R$ 9,90.

Megamidia Group lança TV Indoor nas Lojas Colombo
A rede de eletroeletrônicos das Lojas Colombo, lançou um canal de televisão exclusivo, disponível hoje em 200 das 340 lojas da rede, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O conteúdo dos programas é gerado e coordenado pela área de marketing da empresa e aborda capacitação de colaboradores e promoção de vendas.

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AO PONTO...

- Os subsídios agrícolas concedidos pelos Estados Unidos não podem passar de US$ 13 bilhões, como já consta do texto atual das negociações da Rodada Doha. Essa é a proposta apresentada pelo Brasil durante a reunião que a OMC.

- Organização Mundial do Comércio - realiza esta semana, em sua sede, em Genebra, com objetivo de destravar o comércio global.

- O principal executivo da Fedex, Fred Smith, disse que a economia norte-americana não está em recessão e que os preços do petróleo vão "baixar um pouco.” O petróleo subiu mais de 70% no ano passado, fechando em recordes US$ 145,29 por barril no dia 3/7.

- A Santos Brasil Participações, responsável por 19,7% da movimentação nacional de contêineres e de 50,1% no Porto de Santos, investe R$ 300 milhões de recursos próprios no Porto de Imbituba, no litoral Sul de Santa Catarina.

- Dona do maior terminal de contêineres do País, na margem esquerda do porto de Santos, a Santos Brasil está investindo para atingir a mesma produtividade dos portos instalados na Europa e Ásia.- A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, e o presidente indicado da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec, participam hoje, às 11 horas, da entrevista coletiva à imprensa, em Salvador/BA. Eles falarão sobre a inauguração da primeira usina de biodiesel da Petrobras, em Candeias/BA, e a posse da diretoria da Petrobras Biocombustível, amanhã dia 29/7.


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CURIOSIDADE

Uma Ferrari para poucos
Chegou o carro mais aguardado do ano. A Importadora oficial da Ferrari no Brasil, a Via Europa, iniciou na semana passada a comercialização de uma verdadeira jóia sobre rodas: o modelo F-430 Scuderia. Esta belezinha, que teve como consultor o heptacampeão mundial da F-1 Michael Schumacher, possui motor de 510 cavalos de potência, conseguindo atingir uma velocidade de 320 km/h. Curiosidade: ele faz 100km/h em apenas 3,6 segundos. Preço da emoção: R$ 1,6 milhão. A fila para comprar já era bem grande, mas se você quer se candidatar ou apenas para conhecer o F-430 Scuderia, acesse www.viaeuropa.com.br.

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OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Criterium compra Movisoft
A Criterium Business Mobile, de Porto Alegre adquiriu os direitos totais da Movisoft, empresa de software para computação móvel, localizada no Pólo de Informática de São Leopoldo/RS. Com a aquisição, a Criterium confirma seu pioneirismo absoluto no mercado de desenvolvimento de soluções em tecnologias móveis para o mercado corporativo. A Movisoft, que era concorrente direta da Criterium repassou todos seus serviços e produtos, em negociações cujos valores não foram divulgados.Segundo o diretor presidente da Criterium, Ricardo Piccoli, o processo faz parte da estratégia de expansão mercadológica da empresa: "Estamos aumentando o nosso market share através de aquisições, com a nova composição a Criterium passa a ser a maior empresa de computação móvel do sul do país e referência nacional nesse setor", conta. Com os direitos da Movisoft, todos os clientes da empresa migram para o atendimento da Criterium, sem alterações nas soluções utilizadas: "Daremos o suporte aos antigos clientes da Movisoft, sem dificuldades de adequação de sistemas, ou seja, eles continuarão usando os mesmos produtos, mas com o diferencial de atendimento da equipe Criterium" relata Piccoli. Clientes como Marcopolo, Stemac, Tintas Renner, Arezzo, GVD, KBHC e Afubra, serão agora, administrados pela Criterium.Segundo Piccoli, a Movisoft já enfrentava dificuldades técnicas para atender a demanda crescente de projetos e necessitava de uma estrutura maior, daí a venda para Criterium, que dará continuidade ao trabalho, inclusive com o antigo diretor técnico da MoviSoft, Jorge Felipe de Sá, que passará a atuar como gerente de desenvolvimento na Criterium: "Acredito que a soma das experiências de ambas as empresas resultará em produtos mais competitivos e inovadores. Assim tenho a convicção que tanto os clientes Movisoft quanto Criterium só têm a ganhar com isso", conta Sá.Além de suas dez soluções em mobilidade que a Criterium disponibiliza aos clientes, como bestSales (automação de vendas), Interview (automação de pesquisas), PromotorOnline (automação de promotores), bestService (automação de serviços) e bestInventory (automação de inventários) entre outras, a empresa possui total direito também agora sobre os produtos Movisoft: Movisales, Mobile CRM, entre outros, aumentando assim, sua carta de clientes em 10%, e firmando-se como líder absoluta em soluções de tecnologia móvel.
Movisoft - A Movisoft está sediada na Unidade de Desenvolvimento Tecnológico da Unisinos, no Pólo de Informática de São Leopoldo/RS. A convivência no conglomerado de empresas de informática e no campus da Unisinos, cria um ambiente ideal para desenvolvimento de projetos de alta tecnologia. A empresa cria softwares que ampliam os resultados de negócios. Com softwares inteligentes que aumentam a produtividade do trabalho, que desenvolvem o conhecimento das pessoas e que aprimoram o relacionamento com clientes, a empresa possui produtos sempre a disposição, com mobilidade. Criada em 1996 com o nome de Strata Sistemas de Automação, a empresa, fundada em Porto Alegre mudou em 1999 sua sede para a UNITEC - Unidade de Desenvolvimento Tecnológico do Pólo de Informática de São Leopoldo, mudando o nome para Movisoft em 2000, quando se especializa em sistemas online e computação móvel, vendendo seus produtos e soluções para a Criterium Business Mobile em 2008.
Criterium - Fundada em 1992, a Criterium Mobile, empresa gaúcha, conta com mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis tais como: celulares, palms, pockets PC, smarthphones, table PC, coletores de dados e notebooks. A Criterium é uma empresa 100% brasileira pioneira no desenvolvimento de soluções em tecnologias móveis para o mercado corporativo. A empresa possui uma sólida carteira de clientes com grandes players do mercado, além de fortes parcerias com fabricantes de hardwares, softwares, telecom´s e centros de pesquisa. Como princípios, a Criterium prioriza o alto nível de investimentos em P&D, qualificação de pessoal e processos, além de atualizações constantes de infra-estrutura capaz de atender a todas as necessidades de clientes. Com o uso e domínio de diversificadas tecnologias tais como: Java, Symbian, Wap, Black Berry, Brew entre outras, a empresa cria produtos que combinam alta performance e simplicidade, trazendo grandes diferenciais competitivos ao mercado corporativo.

(FONTE: Assecom - Assessoria de imprensa da Criterium)

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AGENDA BRASIL
Julho

Dia 29 – São Paulo/SP
A Conferência e-Commerce realizada pela IQPC - International Quality & Productivity Center - trará para São Paulo, Capital, sua 3ª edição, que será realizada no dia 29/7, na Vila Olímpia. O evento contará com a participação do diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, que ministrará uma palestra sobre o ‘Comportamento de consumo e tendências no comércio eletrônico brasileiro’, abordando assuntos como a mudança no perfil do e-consumidor e perspectivas para esse mercado.

Agosto
Dia 19 e 20 – Rio de Janeiro/RJ

A integração e a gestão do relacionamento com os participantes de uma cadeia de suprimentos possibilitam a adequada coordenação dos fluxos de produtos, serviços e informações, minimizando os custos totais de servir determinado canal de distribuição. Para empresas que buscam oportunidades nos modelos de relacionamento e integração com seus parceiros comerciais, seja na distribuição ou no suprimento, o Centro de Estudos em Logística oferecerá em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, o curso de Gestão Integrada de Cadeias de Suprimento. As inscrições e os detalhes do programa podem ser obtidos no site www.centrodelogistica.com.br ou pelo telefone +55 21 2598-9812.

Dia 30 – Porto Alegre/RS
Universitários entre 18 e 28 anos, podem aproveitar suas férias para ganhar dólares e experiência de vida. Estão abertas as inscrições para participar da Feira CI de Trabalho de Férias. Empregadores de empresas norte-americanas do ramo de entretenimento e turismo, como parques temáticos, hotéis, resorts, restaurantes, redes de fast-food, etc., estarão em Porto Alegre no dia 30 de agosto para o recrutamento. Interessados devem inscrever-se com antecedência para a Feira. É uma oportunidade desafiadora de vivenciar a cultura e o modo de vida dos americanos e ainda trabalhar ganhando em dólar. A Feira CI de Trabalho de Férias se realiza no dia 30 de agosto, sábado, na sede do Unificado da Nilo Peçanha, em Porto Alegre. No evento, empregadores norte-americanos vinculados a GAP, Banana Republic, Sing Shot (parque de diversões), Express Management (hotéis na Flórida), Nike, Tommy Hilfiger, Guess, irão explicar o funcionamento do programa e apresentar as vagas de trabalho. Informações pelo telefone +55 51 3346.4654.

São Paulo/SP
Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.

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