Edição 956 | Ano V

Brasília / DF

Brasil espera que banco e fundo dos BRICS estejam prontos antes da próxima reunião de 2014

O Brasil espera que o banco de desenvolvimento das potências emergentes BRICS e seu fundo de reserva possam estar prontos antes da próxima cúpula de março de 2014, disse na tarde de ontem, dia 15/10. o chanceler, Luiz Alberto Figueiredo, junto a seu homólogo da Índia, Salman Khurshid. "Os contatos estão muito avançados e esperamos que antes da próxima reunião dos BRICS ou no final desta (reunião), possamos consolidar o banco e o fundo de reserva. Esta intenção é um empenho de todos os membros para que seja assim", disse Figueiredo. Os BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) concluíram em março uma cúpula de dois dias em Durban (África do Sul) sem concretizar o lançamento do banco. Agora seus líderes têm programada uma nova reunião em Fortaleza em março de 2014. "Há alguns aspectos que têm que ser discutidos e esperamos que antes da próxima reunião sejam resolvidos. (...) Isso é importante para nós", disse o ministro Khurshid. Na reunião de setembro, antes da cúpula do G20, os BRICS concordaram em criar um fundo de reserva de 100 bilhões de dólares para se proteger da volatilidade da taxa de câmbio. O organismo busca ser capaz de competir com instituições como o Banco Mundial, dominadas pelos países ocidentais. (Agence France Presse / AFP)



ESPECIAL | IG/SP

Vírus que sequestra e pede resgate chega a smartphones e tablets com Android

Antes restritos aos computadores com sistema Windows, os vírus que sequestram e pedem resgate, também conhecidos como ransomware , estão de olho nos usuários de smartphones e tablets com Android . Os primeiros ataques foram registrados por empresas de segurança em julho deste ano, após um período de cerca de seis meses de crescimento no número de sequestros de PCs em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. O internauta pode instalar um ransomware em seu smartphone ou tablet ao baixar um aplicativo malicioso por meio de uma loja de aplicativos ou se abrir um link suspeito recebido por e-mail.

Uma vez instalado, o vírus bloqueia o uso de alguns recursos, aplicativos e até mesmo de todas as funções do dispositivo. No último caso, o dono perde o acesso às fotos, vídeos e informações guardadas no aparelho. Após o ataque, o smartphone passa a exibir somente uma imagem que exige o pagamento de uma quantia em dinheiro, acompanhada da promessa de que o usuário recuperará o acesso ao aparelho. "O valor do resgate varia. Já encontramos ataques que exigem US$ 30 e outros que pedem US$ 2 mil. Mas o usuário nunca sabe se ele terá acesso ao aparelho de novo", diz Nelson Barbosa, especialista em segurança digital da fabricante de antivírus Norton.
(LEIA NA ÍNTEGRA - Clique AQUI)

_______________________
INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP

IGP-10 registra alta no mês

O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) variou 1,11%, em outubro. A taxa apurada em setembro foi de 1,05%. Em outubro de 2012, a variação foi de 0,42%. A variação acumulada em 2013, até outubro, é de 4,47%. Em 12 meses, o IGP-10 variou 4,84%. O IGP-10 é calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 1,48%, em outubro. Em setembro, a variação foi de 1,46%. Os Bens Finais registraram taxa de variação de 0,70%, em outubro, ante -0,02%, em setembro. Contribuiu para esta aceleração o subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de 0,80% para 2,79%. O índice relativo a Bens Finais (ex), calculado sem os subgrupos alimentos in natura e combustíveis, registrou variação de 1,47%. No mês anterior, a taxa de variação foi de 0,63%.

O índice do grupo Bens Intermediários registrou variação de 1,12%. No mês anterior, a taxa havia sido de 1,87%. Os cinco subgrupos apresentaram desaceleração, com destaque para materiais e componentes para a manufatura, cuja taxa de variação passou de 2,59% para 1,52%. O índice de Bens Intermediários (ex), obtido após a exclusão do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, registrou variação de 1,20%. No mês anterior, foi registrada variação de 2,02%.

O índice do grupo Matérias-Primas Brutas registrou variação de 2,81%. Em setembro, a taxa foi de 2,74%. Contribuíram para a aceleração do grupo os itens: minério de ferro (1,96% para 5,99%), bovinos (-0,28% para 3,50%) e aves (6,45% para 8,72%). Em sentido inverso, destacaram-se os itens: soja (em grão) (6,84% para 3,26%), laranja (22,92% para 7,36%) e café (em grão) (-2,73% para -8,27%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou variação de 0,33%, em outubro, ante 0,22%, em setembro. Quatro das oito classes de despesa componentes do índice registraram acréscimo em suas taxas de variação. O principal destaque partiu do grupo Transportes (-0,18% para 0,14%). Nesta classe de despesa, vale mencionar o comportamento do item automóvel novo, cuja taxa passou de -0,28% para 0,18%.

Também apresentaram acréscimo em suas taxas de variação os grupos:

- Habitação (0,38% para 0,54%);
- Vestuário (0,25% para 0,94%); e 
- Comunicação (0,03% para 0,31%). 

As maiores contribuições para estes movimentos partiram dos itens: equipamentos eletrônicos (-0,84% para 0,60%), roupas (0,31% para 0,96%) e pacotes de telefonia fixa e internet (0,67% para 1,11%), respectivamente.

Em contrapartida, os grupos Educação, Leitura e Recreação (0,43% para 0,16%), Alimentação (0,21% para 0,18%), Despesas Diversas (0,23% para 0,09%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,41% para 0,40%) apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. Nestas classes de despesa, destacam-se os itens: passeios e férias (1,38% para 0,11%), hortaliças e legumes (-7,87% para -11,97%), acesso à internet em loja (0,79% para -0,48%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,51% para 0,47%), nesta ordem.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou, em outubro, taxa de variação de 0,44%, acima do resultado do mês anterior, de 0,34%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,93%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,71%. O índice que representa o custo da Mão de Obra não registrou variação pelo segundo mês consecutivo.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

____________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)


HOJE na Ásia:

Bolsas asiáticas recuam e China cai forte

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda, com destaque negativo para o mercado chinês, que acumulou fortes perdas diante de um movimento de realização de lucros, que teve início no começo do pregão e se intensificou à medida que as negociações chegaram perto do fim da sessão.
O índice Xangai Composto fechou em baixa de 1,8%, aos 2.193,07 pontos, enquanto o Shenzhen Composto recuou 2,6%, para 1.066,33 pontos. As vendas foram impulsionadas pela expectativa por uma retomada nas ofertas públicas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) e na espera por dados macroeconômicos e por uma importante reunião do Partido Comunista.
O conselheiro de investimentos sênior da Everbright Securities, Tangyue Yanglin, disse que há uma especulação no mercado chinês de que o governo em breve retomará os IPOs após uma paralisação desde o fim do ano passado, o que pode inundar o mercado com novas ações e incentivar a realização de lucros pelos investidores. Os investidores também se preparam para os números que serão divulgados amanhã à noite, como o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, dados sobre produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativos fixos.
Em novembro ainda ocorrerá o plenário do Partido Comunista, quando deverá entrar em discussão uma série de reformas. "O impasse orçamentário nos EUA não parece ter algum impacto no mercado acionário da China no momento e, sem nenhum novo catalisador, faz sentido observar essa gangorra nos mercados nesses dias", disse Amy Lin, analista da Capital Securities.
As bolsas da Coreia do Sul e de Hong Kong e Taiwan também encerraram no sinal negativo, enquanto o impasse norte-americano mantém os investidores em uma postura defensiva. O índice Kospi fechou em baixa de 0,3% e atingiu os 2.034, 61 pontos, o Hang Seng caiu 0,5%, para 23.228,33 pontos, e o Taiwan Weighted perdeu 0,4% e fechou aos 8.332,18 pontos.
Ontem, o projeto discutido na Câmara dos Representantes para encerrar o impasse fiscal e elevar o teto da dívida dos EUA não avançou. Assim, a missão de costurar um acordo entre 
republicanos e democratas retorna para o Senado. O Tesouro alertou anteriormente que as medidas extraordinárias para manter os norte-americanos pagando suas dívidas acabarão amanhã, mas ele ainda terá dinheiro em caixa para pagar as obrigações por mais alguns dias.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 sustentou ligeiros ganhos de 0,1%, para 5.262,9 pontos, apoiado nas ações de mineradoras, depois de a Rio Tinto anunciar na véspera, quando os mercados asiáticos já estavam fechados, uma produção recorde de minério de ferro no terceiro trimestre. As ações das mineradoras BHP Billiton, Rio Tinto, Fortescue Metals e Arrium fecharam o pregão local com ganhos entre 1,2% e 4,6%.
Para o conselheiro de investimentos da RBS Morgans, Christopher Macdonald, os investidores estão comprando nas baixas do mercado porque esperam por uma solução para o impasse político no último minuto. Macdonald ainda prevê que a paralisação parcial do governo dos EUA adiará a redução dos estímulos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), mantendo um cenário positivo para as ações.
O índice PSEi, nas Filipinas, fechou em alta de 0,6%, aos 6.483,57 pontos. Para Ghia Yuson, analista da First Metro Securities, o balanço externo do país parece bem posicionado para o caso de um calote norte-americano ou de um rebaixamento dos EUA por uma agência de classificação de risco.


ONTEM no Brasil:

Ibovespa sobe 1,5% apoiado em ação da OGX, que dispara 48%

O principal índice da Bovespa subiu no pregão de ontem, dia 15/10, graças à disparada da petroleira OGX, que teve a maior alta desde a estreia na bolsa, em meio a notícias de que o empresário Eike Batista poderia deixar o controle da companhia.

- O Ibovespa subiu 1,5 por cento, a 54.980 pontos, tendo chegado a superado os 55 mil pontos. Com a alta desta sessão, o índice ampliou seu avanço em outubro para 5,05 por cento. 
- O giro financeiro do pregão foi de 9,5 bilhões de reais, superior à média dos últimos dias.

Análise - Com as ações preferenciais das blue chips Petrobras e Vale tendo variações mais modestas e as bolsas dos Estados Unidos recuando, o Ibovespa avançou majoritariamente por conta de OGX. A ação, que subiu quase 48 por cento, teve sua maior alta percentual desde que chegou à bolsa, em junho de 2008. A disparada da ação ocorreu após o portal Infomoney afirmar que credores da OGX consideram uma proposta que converteria dívida em ações, dando a eles uma fatia na companhia e diluindo a participação do controlador Eike Batista.
"A notícia acabou provocando uma cobertura de posições de quem está vendido no papel com a proximidade do exercício de opções sobre ações (na próxima segunda), já que ninguém vai pagar para ver", afirmou o especialista em renda variável Rogério Oliveira, da Icap Brasil. A MMX, também do Grupo EBX, teve a segunda maior alta do Ibovespa, depois de acertar a transferência do controle do seu porto de minério de ferro para a trading Trafigura e o fundo Mubadala. "Acreditamos que o fechamento desta venda é muito positivo para a MMX, que agora fica sem dívidas, com uma participação significativa nos resultados do porto, sem carregar as dívidas relativas à sua construção", afirmaram analistas da Planner em relatório.
No sentido contrário, recuaram papéis de construtoras, com destaque para a Gafisa, após a Cyrela ter anunciado na véspera redução de vendas e lançamentos no terceiro trimestre, inaugurando a divulgação de dados operacionais do setor. A Embraer teve a maior queda do índice, após suas entregas de aeronaves terem avançado 10 por cento no terceiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, mas os envios a clientes de aviões comerciais terem caído quase 30 por cento.
No cenário macroeconômico, investidores permaneceram atentos aos debates para reabrir o governo dos Estados Unidos e elevar o limite da dívida do país até quinta-feira, a tempo de evitar que o país caminhe para um default. Republicanos na Câmara dos Deputados vão tentar avançar em um novo projeto de lei fiscal que prevê aumentar o limite da dívida até 7 de fevereiro e financiar o governo até 15 de dezembro, disse o deputado Devin Nunes.


ONTEM nos EUA:

Wall Street fecha em queda: Dow Jones -0,88%, Nasdaq -0,56%

As bolsas americanas fecharam em queda nos pregões de ontem, dia 15/10, com a aproximação da data limite para que os EUA aumentem seu limite legal de endividamento, sob pena de entrar em default: o Dow Jones caiu 0,88% e o Nasdaq, 0,56%.

- O Dow Jones teve queda de 133,25 pontos a 15.168,01 unidades.
- O índice tecnológico Nasdaq caiu 21,26 pontos a 3.794,01 unidades.
- O índice ampliado Standard & Poor's 500 perdeu 0,71% (12,08 pontos) a 1.698,06 unidades.

Análise - "Os mercados estavam otimistas até agora. Pensávamos que haveria um acordo ontem ou hoje, mas isso continua suspenso", disse Sam Stovall, da Standard & Poor's Capital IQ, sobre as negociações em Washington para tentar superar o bloqueio político que mantém o país sem orçamento e em risco de moratória. A data limite para que os EUA entrem na zona de risco de default é 17 de outubro. As datas para aprovar o orçamento não foram cumpridas e muitos serviços públicos federais tiveram que fechar suas portas por falta de fundos. "Os investidores esperam mais um acordo de último momento que um default, mas, considerando essa possibilidade, as pessoas estão nervosas", explicou Sam Stovall. O site Briefing.com destacou que "um movimento de vendas aconteceu" por causa do bloqueio desta terça-feira, quando a Casa Branca rejeitou uma proposta dos republicanos da Câmara de Representantes.
Nesse contexto, "os investidores não prestam muita atenção aos resultados de empresas", disse Stovall. No mercado de títulos, fechado na segunda-feira devido ao feriado, o rendimento dos bônus do Tesouro a 10 anos caiu em 2,720% contra 2,682% na sexta-feira à noite, enquanto o rendimento do bônus a 30 anos foi de 3,777%, contra 3,735%.

___________________MERCADO FINANCEIRO


Brasília / SP

Banco do Brasil lidera ranking de reclamações do BC em setembro

Depois de sete meses na liderança do ranking de reclamações do Banco Central (BC) entre as instituições com mais de 1 milhão de clientes, o Banco Santander cedeu espaço para o Banco do Brasil. Em setembro, a instituição oficial registrou um índice de 1,65, número que considera as reclamações procedentes divididas pela quantidade de clientes multiplicada por 100 mil. Já o banco espanhol teve índice 1,64 em igual período. Para fazer o levantamento, o BC considerou que 2.283 reclamações feitas contra as instituições de grande porte no mês passado foram procedentes. 
Desse total, 585 reclamações foram contra o Banco do Brasil e 382 sobre o Santander. Também estão na lista dos cinco mais reclamados o conglomerado HSBC (índice 1,29), conglomerado Itaú (1,22) e Banrisul (0,77). Ao liderar o ranking, o BB demonstrou piora do indicador, já que, em agosto, estava com uma pontuação de 1,18. Já o Santander contava com índice de 1,81 naquele 
mês.
As reclamações mais comuns contra as instituições que chegaram ao BC em setembro foram as mesmas vistas no mês anterior: débitos não autorizados (343), prestação do serviço conta salário de forma irregular (252), esclarecimentos incompletos ou incorretos a respeito da circular 3.289, que trata justamente do Sistema de Registro de Denúncias, Reclamações e Pedidos de Informações (214), e cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados (191). Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC. No ranking de instituições com menos de 1 milhão de clientes, as primeiras posições ficaram com Société Genérale, Bonsucesso, BMG, J. Malucelli e Banco Daycoval. Entre as administradoras de consórcio, lideraram o ranking as instituições Realiza, Panamericano, Convef, Remaza e HSBC Brasil.  (Agência Estado)


São Paulo / SP

Bancos faturam R$ 2,1 bilhões com fundos que perdem para a inflação

A maior parte das pessoas físicas tem perdido poder aquisitivo ao investir em fundos de renda fixa, mas nem por isso os bancos deixaram de faturar com esses clientes. Os seis maiores conglomerados financeiros do país tiveram uma receita de pelo menos R$ 2,1 bilhões nos últimos 12 meses administrando fundos que tiveram uma rentabilidade abaixo da inflação. O número foi levantado pelo blog Achados Econômicos e inclui todos os fundos de Renda Fixa e DI abertos para pessoas físicas, com exceção daqueles da categoria “Private”, voltados para público de altíssima renda. Foram desconsiderados os fundos classificados como Curto Prazo, uma vez que o objetivo do estudo era analisar a rentabilidade em 12 meses.
O blog examinou 162 fundos dos seis maiores bancos. Desses, apenas 33 tiveram rentabilidade líquida acima da inflação. O indicador de preços utilizado foi o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que teve uma alta de 5,86% nos últimos 12 meses. Num período de inflação alta e juros relativamente baixos, a taxa de administração dos fundos acabou sendo a variável entre conseguir ou não manter o poder de compra. Em média, os 165 fundos analisados têm uma taxa de administração de 1,08% ao ano. Se considerarmos apenas aqueles que bateram a inflação, a taxa média foi de 0,43%. Já entre os que perderam para o IPCA, o custo foi de 1,36%. Na próxima quinta-feira, dia 17/10, o blog vai mostrar quais foram os bancos que conseguiram entregar os melhores rendimentos para os clientes. Vai ficar claro que somente os administradores que cobraram taxas baixas é que conseguiram bater a inflação.

Período difícil - Nos últimos meses, foi difícil, mesmo, conseguir um lugar seguro para o pequeno investidor manter o poder aquisitivo de suas reservas. Primeiro, porque a inflação estava em aceleração até pouco tempo atrás, chegando a atingir 6,7% nos 12 meses encerrados em junho. Em segundo lugar, porque a taxa básica de juros (a Selic) estava muito baixa e subiu de repente. Passou de 7,25% no final do ano passado para os atuais 9,5%. Essa variação prejudica quem tem papéis prefixados – caso de vários fundos de investimento. Alguns títulos do Tesouro chegaram a cair mais de 20% por causa da elevação da Selic (navegue pelas imagens abaixo para entender).

Perspectiva melhor - Apesar do mau resultado dos fundos neste ano, é possível que nos próximos meses eles recuperem parte da rentabilidade perdida. De um lado, a inflação sofreu uma desaceleração a partir de junho, quando comparada com um ano antes. Analistas acreditam que ela deva fechar este ano em 5,81%. De outro, a taxa básica de juros deve continuar subindo até atingir 9,75% no fim do ano, segundo os mesmos analistas. Com isso, a taxa real de juros da economia brasileira tende a aumentar – consequentemente, os investidores da renda fixa podem ganhar mais. Um levantamento recente feito pela consultoria ComDinheiro informou que, desde que a Selic chegou a 9,5%, na semana passada, os fundos DI pós-fixados com taxa de administração inferior a 1,9% passam a render 6,39% ao ano, superando a poupança e outros investimentos.  (Fonte: Sílvio Guedes Crespo/Blog Achados Economicos)

__________
INDÚSTRIA

Da redação - Brasília / DF

Aminoagro inaugura fase de novos investimentos, com mudança de controle acionário

Para expandir seus negócios e, assim, aproveitar o momento de oportunidades de crescimento para a indústria de fertilizantes no País, a Aminoagro passou, no final de agosto, seu controle acionário à Aqua Capital, fundo de investimentos cujo compromisso é investir e apostar em empresas promissoras do agronegócio brasileiro. Essa mudança de controle representa, além da implementação de modernas práticas de governança corporativa, oportunidade de crescimento e investimento em tecnologia, em capital intelectual para apoiar todos os setores da empresa e também para o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Detentora de um grande arsenal técnico e de um portfólio de produtos que permite explorar ao máximo o potencial genético das diferentes culturas, nesta nova etapa a Aminoagro deverá se posicionar de forma a se consolidar ainda mais nesse mercado, visando a atender um agricultor cada vez mais exigente por novas tecnologias que promovam um aumento de produção por área. “O crescimento da população mundial apresenta uma oportunidade para o Brasil mostrar-se como maior fornecedor de proteína animal e grãos nos próximos anos. E o investimento em soluções integradas de nutrição e fisiologia vegetal, como as oferecidas pela nossa empresa, trará um salto de produtividade que permitirá ao País produzir mais alimentos, fibras, energia e madeira de forma sustentável”, diz Ricardo Carreon, diretor-presidente da Aminoagro. Como parte da política de investimento realizada pela Aqua Capital, estão previstos lançamentos de produtos ainda para 2013 e também para o primeiro semestre de 2014 para ampliar ainda mais o leque de soluções para o campo e oferecer um bom retorno aos parceiros, clientes e investidores.  (Fonte: Crível Comunicação)


São Paulo / SP
Forjas Taurus divulga prejuízo no 2º trimestre e no semestre
A Forjas Taurus divulgou, na noite de ontem, dia 15/10, resultado do segundo trimestre do ano, com prejuízo de R$ 101,3 milhões, ante lucro líquido de R$ 9,5 milhões no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre, a companhia reportou prejuízo de R$ 89,4 milhões também revertendo o lucro de R$ 21,7 milhões de um ano antes. O Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e Amortização) ajustado da companhia de abril a junho foi de R$ 27,9 milhões, queda de 35,7% na comparação com igual trimestre do ano passado. Na soma dos seis primeiros meses do ano, o Ebitda foi de R$ 74 milhões. A receita líquida ficou positiva em R$ 203,9 milhões, alta de 16,2% contra o segundo trimestre de 2012.
Segundo a companhia, a divulgação tardia do balanço, antes previsto para 14 de agosto último, "ocorreu em função da Taurus ter recebido, em 12 de agosto, notificação extrajudicial com pedido de repactuação das cláusulas da negociação do contrato de compra e venda de quotas e outras avenças, relativo à alienação da controlada Taurus Máquinas Ferramenta Ltda.(TMFL), ocorrida em 21 de junho de 2012, face condições materiais adversas para o comprador após 14 meses da aquisição".  (Agência Estado)

_____________
AGROBUSINESS


Brasília / DF

Plantio da safra 2013/2014 de soja alcança 8% da área estimada

O plantio da safra brasileira de soja 2013/2014 alcançou 8% da área estimada na semana encerrada na sexta-feira passada (11/10). Com avanço de 5 pontos porcentuais em uma semana, o ritmo dos trabalhos não está muito distante dos 9% de um ano atrás e dos 10% da média de cinco anos. O levantamento é da Consultoria AgRural. Em Mato Grosso, principal Estado produtor, o 
aumento da umidade favoreceu o avanço do plantio, que passou de 3% na semana passada para atuais 9%. Mesmo assim, ainda há atraso em relação aos 14% de 2012. Em Lucas do Rio Verde, no médio-norte, fortes pancadas isoladas de chuvas permitiram que os produtores intensificassem os trabalhos. Elas serviram para demonstrar, também, como o andamento da semeadura pode ser rápido quando o clima colabora: em uma semana, o plantio saltou de 2% para 18%. A AgRural destaca, no entanto, que ainda existem áreas secas.

No oeste de Mato Grosso as chuvas ainda estão fracas diante do que seria o ideal, estima a consultoria. Mesmo assim, o plantio continua. Em Sapezal, onde a semeadura está mais adiantada, 18% da área foi plantada. Embora haja um alerta geral entre os produtores, por causa da lagarta Helicoverpa, ainda são raros os relatos sobre sua incidência na região. No leste, um grande volume de chuva na semana passada incentivou o início do plantio, que é a última a começar os trabalhos no Estado. O normal é plantar apenas a partir do dia 20, mas nesta semana 1% da área do leste já estava semeada. Não se espera, de todo modo, grande avanço nos próximos dias, especialmente se o tempo seco voltar.

No sul do Estado, o plantio tem avançado bem, com boas chuvas neste início de outubro em algumas áreas. Os 8% plantados até agora, porém, estão abaixo dos 14% de um ano atrás. A exemplo do que acontece em outras regiões do estado, a principal marca das precipitações ainda é a irregularidade. Em Mato Grosso do Sul, o plantio evoluiu bem até mesmo no norte, que ainda não havia recebido chuvas até a semana passada, informa a AgRural. Na média do Estado, 11% da área está plantada, à frente dos 5% do ano passado.

De acordo com o levantamento da AgRural, no sudoeste de Goiás, o solo seco dificulta o avanço do plantio. Na média do Estado, 2% da área está plantada, atrás dos 4% de 2012. "Em Rio Verde, precipitações esparsas registradas após o fim do vazio sanitário permitiram o início do plantio, mas ainda não houve uma chuva de grande abrangência", informa a consultoria, acrescentando que 
"ainda não se pode falar propriamente em atraso". No Paraná, a redução das chuvas permitiu um salto semanal de 14 pontos porcentuais no plantio, que alcançou 24% da área, superando ligeiramente os 22% de um ano atrás. Em Santa Catarina, o plantio começou no oeste. A semeadura ainda não se iniciou no Rio Grande do Sul. No sul de São Paulo, o plantio começou favorecido pelas chuvas da semana passada e pelo tempo firme dos últimos cinco dias. Em Minas Gerais, já há alguma movimentação no noroeste, mas o total plantado ainda não alcança 1% na média do Estado.  (Agência Estado)


__________________________
SERVIÇOS, COMÉRCIO e VAREJO


Da redação - São Paulo / SP

Rede americana Dunkin' Donuts planeja volta ao País com foco em café da manhã

Lembrada no Brasil por estações com opções coloridas (e calóricas) de seu antigo carro-chefe – os donuts –, a rede de franquias americana Dunkin' Donuts prepara sua volta ao Brasil após oito anos com uma estratégia de negócios aprimorada. Agora, aposta no café da manhã, e também em sanduíches e bebidas geladas. O café, aliás, é seu ponto forte nos Estados Unidos. Em Nova York, pela manhã, é comum observar trabalhadores nas ruas levando a bebida da rede para o trabalho. Além de tipos diversos da bebida, tanto tradicionais como com caramelo e menta, a cadeia oferece no cardápio chás e bebidas geladas, inclusive frozens . Na parte de confeitaria (bagels, donuts e muffins) e sanduíches, a empresa tem uma linha mais light, com redução de 25% de calorias. Ao investir mais no design das lojas e na escolha de pontos, o conceito da marca é ter um ambiente "amigável", com atendimento rápido.
Como consequência, terá como principal concorrente a americana Starbuck's, além de padarias e redes de fast food que oferecem café da manhã. Para consultores, este é um momento propício para apostar no conceito de cafeteria no País. No segundo trimestre deste ano, as vendas da Dunkin' Donuts mantiveram crescimento de 4% nos Estados Unidos, igual ao mesmo período do ano passado. Porém, caíram 1,7% no exterior, puxadas pela joint venture na Espanha. No mesmo período, o lucro da operação internacional caiu 17,9%, impactado por maiores investimentos e pela crise global.

No passado - A rede faz questão de ressaltar que está mais seletiva na escolha de parceiros. A Dunkin´ Donuts encerrou sua operação no Brasil em 2005, após 20 anos de atuação no País, por conflitos com o antigo master franqueado, dizem fontes do mercado. Para o consultor Marcelo Cherto, os executivos americanos não souberam entender as diferenças culturais existentes entre Estados Unidos e Brasil, que, na época, não era considerado um mercado prioritário. Isso acabou tendo impacto negativo na antiga operação. "Nos Estados Unidos, o donut é uma tradição, um item de café da manhã e um produto quase essencial e uma loja Dunkin' Donuts é um "destino". No Brasil, é um docinho, um snack, parente do sonho de padaria e seu consumo se dá puramente por impulso", diz.

Os candidatos - Para retornar ao País, a empresa busca franqueados com capital para investir, conhecimento do mercado e cases de sucesso no ramo de restaurantes. O plano inclui desenvolver entre 20 e 25 restaurantes nas regiões metropolitanas de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A rede aponta que tem formato de restaurante, para lojas de conveniência de postos de gasolina, universidades, entre outros. A volta ao Brasil reforça a presença da marca na América Latina, hoje foco para o crescimento da rede por registrar crescimento superior ao de mercados consolidados. A Dunkin’ Donuts tem mais de 300 restaurantes na América Latina e Caribe, em países como Chile, Colômbia e Peru. No total, são 10,5 mil estabelecimentos em 31 países.  (Fonte: IG/SP)


Paris / França

Avon está para fechar as portas na França

As operações francesas da gigante americana de cosméticos Avon devem ser fechadas até o final deste mês. O escritório parisiense da Avon diz que apenas encomendas atuais serão garantidas e que não tem certeza se seus representantes autônomos serão capazes de obter suprimentos após o final de outubro. Avon está na França há quase 50 anos. A empresa emprega cerca de 120 funcionários em Paris, apoiando 11 mil representantes que visitam os clientes em suas próprias casas. Trabalhadores irritados na França acusaram Avon de esconder a realidade deles e não agir de acordo com os valores publicamente declarados de ser uma empresa socialmente responsável, que defende os valores da confiança, respeito e integridade e de uma cultura de "comunicação aberta e franca. Estelle Croissant, uma funcionária da Avon responsável por apoiar os representantes de vendas diretas, disse que um conselho de trabalhadores que representa o pessoal Avon na França estava desafiando a empresa por não seguir o processo correto.

Reorganizações - "Eles não respeitaram todos os processos de acordo com suas próprias regras e valores", disse. "Sabemos agora que um administrador está trabalhando desde maio deste ano, mas não há esquema algum para ajudar os trabalhadores ainda no local. Nós apenas sentimos abandonados.” "Sabíamos que o negócio não era bom, mas todos nós temos sido muito comprometidos e trabalhamos incansavelmente ao longo de muitos meses para ajudar a empresa a tentar tornar-se rentável .” Outras reuniões estão acontecendo entre os representantes dos trabalhadores e a administração. A Avon é uma das maiores empresas de beleza do mundo e vende a maior parte de seus produtos através da venda direta de representantes independentes que visitam os clientes em suas casas. A empresa-mãe dos EUA tem vivenciado uma série de reorganizações e mudanças de gestão. Há dois anos, ela recusou uma oferta de aquisição da rival empresa de cosméticos Coty. Questionado sobre a filial francesa, o porta-voz da empresa-mãe se recusou a fazer qualquer comentário ou mesmo confirmar o fechamento da unidade.  (Fonte: BBC Brasil)


São Paulo / SP

Walmart planeja fechar algumas unidades no Brasil e na China

O Walmart está tomando várias medidas, incluindo fechar unidades com baixo desempenho no Brasil e na China e a abertura de lojas menores nos Estados Unidos, numa tentativa de melhorar os resultados diante de condições difíceis no mundo todo. A maior varejista do mundo vê o cenário econômico difícil e imprevisível no mundo inteiro, disse o presidente executivo da empresa, Mike 
Duke. O Walmart planeja agora abrir 14 milhões de metros quadrados de novas lojas nos mercados internacionais este ano, abaixo de sua previsão inicial de 20 a 22 milhões de metros quadrados, disse o diretor-executivo do Walmart International, Doug McMillon, em encontro com investidores e analistas no Arkansas na tarde de ontem, dia 15/10.
A empresa está fechando algumas lojas no Brasil e na China, disse McMillon, mercados em que a companhia estava tentando melhorar o desempenho de suas centenas de lojas. Se o Wal-Mart expandir para novos países, teriam de fazer a diferença, acrescentou. A desaceleração do crescimento do Walmart International continua como tendência que coincide com o maior escrutínio sobre as práticas da empresa. Em abril de 2012, o New York Times divulgou acusações de que a companhia teria oferecido propina a autoridades mexicanas para acelerar a aprovação de lojas. O Walmart International somou 19 milhões de metros quadrados de espaço de lojas no ano fiscal de 2013, após ter previsto um crescimento de 30 a 33 milhões de metros quadrados, e depois reduzido a meta para 21 a 23 milhões de metros quadrados.

Os problemas - Nos Estados Unidos, a paralisação do governo está na cabeça dos clientes da empresa, disse Duke. Apesar de o Walmart ainda não ter dado detalhes específicos de como a paralisação está afetando seu negócio, ficou claro que houve impacto. Se as pessoas não estão sendo pagas, compram menos, disse Simon. Mas Duke acrescentou: "não importa em qual ambiente estivermos, o Walmart vai vencer". O Walmart já sentiu a pressão da economia. As vendas na base de mesmas lojas no Walmart dos EUA, seu maior negócio, inesperadamente caíram 0,3% no segundo trimestre. O Walmart dos EUA está satisfeito com seu lucro, mas não com suas vendas, disse o diretor-executivo do Walmart dos EUA, Simon. Pela primeira vez, o Walmart dos EUA planeja abrir mais lojas de pequeno formato que lojas grandes, acrescentou. O Walmart americano planeja usar algumas de suas grandes lojas no país como centros de distribuição para lojas menores próximas, em uma tentativa de estocar mercadorias e reduzir custos, disse Simon. O plano está sendo testado e será adotado em março no primeiro de três mercados, completou.   (Agência Reuters)


São Paulo / SP

Gafisa: lançamentos crescem 10% ante 3º tri de 2012

Os lançamentos do terceiro trimestre de 2013 da Gafisa somaram R$ 498,3 milhões, uma expansão de 10,3% na comparação com igual período de 2012. O resultado, segundo prévia operacional, foi impulsionado pelo atraso na obtenção de algumas licenças e aprovações do segmento Gafisa em São Paulo e Alphaville, o que acabou deslocando alguns lançamentos para o quarto trimestre. "O volume já lançado representa 42% do ponto médio do guidance para o ano, de R$ 2,7 a R$ 3,3 bilhões", informou a companhia.
As vendas contratadas consolidadas de julho a setembro totalizaram R$ 429,6 milhões, queda de 37,7% ante o terceiro trimestre de 2012, quando foram somados R$ 689,4 milhões. De janeiro a setembro, as vendas de lançamentos representaram 44,1% e as de estoque ficaram com 55,9% restantes. De julho a setembro deste ano, as vendas sobre oferta (VSO) consolidada alcançaram 
10,6% contra 18,7% em 2012 e 13,4% no segundo trimestre deste ano. No que se refere aos projetos, a Gafisa entregou 14 projetos, o que representa 3.106 unidades, sendo 1.477 da Gafisa, 1.014 do segmento Tenda e 615 de Alphaville. Em nove meses, a quantidade de imóveis entregues soma 7.779 unidades, o equivalente a 50% do guidance.  (Agência Estado)


Da redação - São Paulo / SP

Casa do Notebook faz 25 anos e aposta em lojas de rua em cidades a partir de 50 mil habitantes

A Casa do Notebook – rede de franquias de assistência técnica e venda de acessórios para notebooks – está comemorando 25 anos e o crescimento constante num mercado onde a carência por este tipo de serviço profissional no varejo é muito grande. A rede, que hoje possui 44 unidades já comercializou mais 6 franquias desde o início desse segundo semestre e está apostando em lojas de rua em cidades a partir de 50 mil habitantes. “A venda de notebooks ultrapassou a de desktops em 2011. Em 2013 a previsão mundial é de alcançar o total de 207 milhões de notebooks vendidos. Por sua vez, os tablets e smartphones vêm superando todas as expectativas e a Casa do Notebook já oferece serviços de assistência técnica e venda de acessórios e peças para esses portáteis”, explica Paulo Castanho, diretor da empresa.
Segundo Castanho, não é somente o aquecimento do mercado e a falta de mão de obra especializada e confiável que tem feito a Casa do Notebook ser tão procurada no último ano para a venda de franquias. “As lojas são extremamente funcionais e o custo é infinitamente inferior a uma franquia deste segmento”, declara ele. As lojas são pequenas, de 35m² a 50 m² e possuem duas áreas: o atendimento ao cliente, com a recepção dos equipamentos e venda de acessórios e peças e um pequeno laboratório técnico ao fundo.

Com um investimento a partir de R$ 85 mil é possível ter uma loja montada e equipada, com todo o treinamento necessário aos franqueados, em cidades até 200 mil habitantes. Uma característica que também tem atraído muitos investidores à Casa do Notebook é o fato dos franqueados terem total liberdade para fechar contratos e vender produtos de diversos fornecedores, sem precisarem repassar uma porcentagem do faturamento à franqueadora, já que os royalties são fixos. “Além disso, é uma das franquias que possuem a lucratividade mais alta do mercado. Uma loja, cujo faturamento médio é de R$ 30 mil, pode render uma lucratividade de 25% aos franqueados”, detalha Castanho. Até o final deste ano, as 6 novas unidades comercializadas serão inauguradas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Araguaína/TO, São Bernardo do Campo/SP, Pouso Alegre/MG, Teresina/PI e Santo André/SP. A meta da empresa para 2014 é alcançar 70 unidades em operação e, em 5 anos, chegar a 200 lojas em todo o país. A Casa do Notebook fechou o ano de 2012 com um faturamento de R$ 8 milhões e deve chegar aos R$ 10 milhões até dezembro deste ano.  (Fonte: Inédita Estratégias) 

__________________
COMÉRCIO EXTERIOR


Da redação - Porto Alegre / RS

Arábia Saudita deverá aumentar importação de carne de frango de Santa Catarina

Aprovado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para a Embaixada do Brasil no reino da Arábia Saudita, o diplomata Flavio Marega informou ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC) que pela extrema escassez de água naquele País, o Brasil será o principal fornecedor de alimentos para os sauditas - especialmente de frangos procedentes de Santa Catarina, que já participa com 78% de exportação da carne. O sabatinado adiantou ao senador que apesar das previsões de que as reservas de petróleo da Arábia Saudita perdurem por 80 anos, fontes alternativas estão nas preocupações das autoridades com o anúncio de autonomia energética dos Estados Unidos - com a produção fóssil do gás natural de xisto por fraturamento hidráulico. Flavio 
Marega concordou com Luiz Henrique de que a nova matriz energética americana mudará a geopolítica do planeta e afetará os países do Oriente Médio, particularmente a Arábia Saudita – maior fornecedor de petróleo para os EUA e segundo maior para o Brasil. E alertou que os EUA já estão revertendo a classificação de seus portos de importadores de petróleo para exportadores de energia de gás de xisto a partir de 2020.
Diante da ameaça e com economia baseada exclusivamente nas reservas exauríveis de petróleo, ele informou ao senador que a Arábia Saudita e outros emirados árabes já optaram por entrepostos comerciais. E que as empresas brasileiras de engenharia terão grandes oportunidades para reforçar a infraestrutura local, cujo programa de investimentos está orçado em US$ 400 
bilhões. Esclareceu ainda, que diferentemente de outros países do Oriente Médio a Arábia Saudita não tem potencial turístico nem sequer visto para turistas. Nessa área o País se resume às peregrinações às mesquitas de Meca e de Medina.  (Fonte: Portal da Ilha)

___________________
TI, WEB e e-COMMERCE

Nova Iorque / EUA

Twitter esnoba Nasdaq e escolhe NYSE

O Twitter informou na tarde de ontem, dia 15/10, que vai listar suas ações na New York Stock Exchange. Uma tremenda esnobada na Nasdaq, que estragou o IPO do Facebook. Em 18/5/2012, falhas técnicas nos sistemas da Nasdaq geraram atraso de 30 minutos na abertura da oferta pública inicial de ações do Facebook e “soluços” técnicos ao longo de todo o primeiro dia de 
negociações. Em uma apresentação do IPO, modificada, o Twitter atualizou seus números, e detalhou seus planos para os investidores. Segundo o microblog, a receita no terceiro trimestre dobrou, atingindo 168,6 milhões dólares. Mas a empresa também ampliou seu prejuízo líquido: 64,6 milhões dólares noterceiro trimestre deste ano, compardo a 21.600 mil dolares ao ano anterior. O microblog tem agora 230 milhões de usuários ativos mensais, contra 215 milhões em junho, número divulgado pela empresa no primeiro documento oficial anexadao ao pedido de abertura de oferta pública de ações (IPO), no dia 3/10. (Fonte: IDG Now!)


São Francisco / EUA

Receita do Yahoo cai no 3º trimestre

A receita líquida do Yahoo! caiu ligeiramente no terceiro trimestre, atingindo  US$ 1,081 bilhão, excluindo taxas pagas a sites de terceiros. O valor é um pouco abaixo do esperado pelo mercado (US$ 1,082 bilhão de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.),  e menor que os US$ 1,089 bilhão registrado no mesmo período de 2012. O lucro líquido foi de US$ 297 milhões no terceiro 
trimestre, ou US$ 0,28 por ação, contra US$ 3,16 bilhões, ou US$ 2,64 no mesmo período de  2012, por conta dos US$ 2,8 bilhões obtidos com a venda da participação da companhia no Alibaba Group. Resultado 91% menor.  A projeção dos analistas era a de que o lucro por ação  fosse de US$ 0,33 no terceiro trimestre deste ano.
O EBITDA ajustado do terceiro trimestre de 2013 foi de 331,000 mil dólares , uma queda de 19 por cento em relação ao mesmo período de 2012. "Operacionalmente, 2013 continua a ser um ano de investimentos e aquisições, preparando o palco para o que acreditamos que será uma retomada do crescimento em 2014", disse em uma nota Youssef Squali, da Cantor Fitzgerald. Desde que Marissa Mayer assumiu como CEO, a empresa passou por algumas mudanças importantes . Em uma notável mudança da prática padrão e, talvez pela primeira vez para uma grande corporação , o Yahoo abriu a sua teleconferência sobre os lucros para o público em geral. Perguntas puderam ser enviadas via Twitter com a tag #YHOOearnings ou por e-mail para yhooearnings@yahoo-inc.com . "Estou muito satisfeita com nosso desempenho , especialmente porque temos continuado a investir e fortalecer o nosso core business", disse o Marissa Mayer.  
Além do lançaento de novos serviços, especialmente em plataformas móveis, a empresa fez oito aquisições durante o terceiro trimestre para fortalecer seus produtos , as ofertas de conteúdo, a tecnologia e seus talentos, incluindo a Bignoggins, Qwiki , Xobni , Admovate , Ztelic , Lexity , RockMelt e o QI. O Yahoo tem agora mais de 800 milhões de usuários mensais - um aumento de 20 por cento ao longo dos últimos 15 meses. (Fonte: IDG Now!)


São Francisco / EUA

Receita e lucros da Intel não saem do lugar no terceiro trimestre

O tempo instável no mercado mundial de computadores pessoais afetou os negócios da Intel durante o terceiro trimestre fiscal, mas a companhia afirma que o sol vai brilhar em breve graças aos seus novos chips Core and Atom chips. A companhia anunciou nesta terça-feira, 15/10, os resultados do seu trimestre, encerrado em 28 de setembro, reportando praticamente a mesma receita e lucros do período equivalente de 2012. Os lucros foram de 2,95 bilhões de dólares, sobre uma receita de 13,48 bilhões de dólares. Em 2012, no mesmo trimestre, a empresa teve lucros de 2,97 bilhões de dólares sobre um faturamento de 13,46 bilhões de dólares. Os ganhos por ação foram de 58 centavos. O resultado da receita foi ligeiramente maior que o esperado pelo grupo de analistas de mercado ouvido pela Thomson Reuters, que esperava faturamento de 13,46 bilhões.

O CEO da Intel, Brian Krzanich, declarou que os resultados foram como os planejados pela companhia, "um crescimento modesto em um ambiente difícil". A longo prazo, a Intel, segundo Krzanich, deverá ver crescimento com os novos produtos: a quarta geração dos processadores Core, batizados de Haswell, para PCs e tablets; e os novos processadores Atom para tablets, 
batizados de Bay Trail, que devem já aparecer em dispositivos digitais vendidos nas lojas na próxima semana. Para a área corporativa, a aposta são os novos chips Xeon baseados na microarquitetura Ivy Bridge, para servidores.
Adicionalmente, a empresa vai perseguir com energia a área de computação vestível e embedded, que deverá ser abarcada pela nova linha de chips chamada Quark, que consome menos energia que os processadores Atom. "Desde agosto lançamos mais de 40 produtos para diferentes segmentos de mercado, da internet das coisas aos data centers, com um foco crescente em 
dispositivos ultra-mobile", disse Krzanich.

A receita do grupo PC Client ficou em 8,4 bilhões, 3,4% menor que no ano passado. O crescimento da receita veio primariamente do grupo Data Center, que lida com servidores, cujas vendas cresceram 12,2%, atingindo 2,9 bilhões. As entregas de PCs durante o terceiro trimestre caíram 7,6% com relação ao mesmo trimestre de 2012, segundo a IDC. A IDC tinha projetado previamente 
uma queda de 9,5% para o trimestre, mas as compras no mercado corporativo foram mais fortes que as esperadas, impulsionadas primariamente pelo fim do suporte ao Windows XP, que acontecerá em abril de 2014. No entanto, o IDC espera um mercado fraco de PCs no final do ano. Para o quarto trimestre fiscal, a Intel está projetando receita de 13,7 bilhões, com uma variação de mais ou menos 500 milhões de dólares.  (Agência Reuters)


_________________________
INFRAESTRUTURA e LOGISTICA

Brasília / DF

Presidente da Gol reúne-se com Gilberto Carvalho

O presidente fundador da Gol, Constantino de Oliveira Junior, e o atual presidente da empresa aérea, Paulo Kakinoff, se reuniram nesta terça-feira, 15, com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Eles negaram que estejam planejando novas demissões, apesar das dificuldades por que passa o setor. "Não tem demissão na empresa. Não estamos pensando nisso", declarou Constantino. Segundo a assessoria de Carvalho, os dois vieram pedir uma solução para o fundo de pensão Aerus, que está sob intervenção desde 2006. Ele reúne dez mil aposentados e pensionistas que trabalharam nas empresas aéreas Varig e Transbrasil e que acabaram desamparados por causa de um rombo financeiro. Por causa disso, o valor de aposentadorias e pensões pagas mensalmente aos ex-funcionários é de apenas 8% do valor devido, conforme as contribuições feitas ao longo dos anos por cada funcionário. De acordo com a assessoria, Gilberto teria dito aos empresários que não estava acompanhando o assunto e não sabia exatamente como o tema estava sendo tratado no governo. Mas disse que iria se inteirar e depois poderia dar um retorno, sem marcar uma data para isso.
Os executivos não abordaram o tema Aerus na entrevista que concederam ao final da audiência. Constantino disse que não trataram de "nenhum tema específico de aviação". Segundo explicou, "os temas que temos tratado de aviação têm sido através da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), de forma institucional". Eles não quiseram falar sobre uma das principais queixas das empresas aéreas, o preço do combustível de aviação que onera as passagens por causa das variações do dólar.
O presidente da Gol, por sua vez, responsabilizou as operadoras de turismo que fazem bloqueios de lugares em voos em determinadas datas pelos altos valores que estão sendo cobrados para as passagens aéreas para o período da Copa do Mundo, em julho do ano que vem. "As operadoras fazem bloqueio para o período da Copa, uma vez que não se sabe ainda quais são as sedes 
que vão receber cada uma das equipes", disse Kakinoff. Ele explicou que, dessa forma, a maior parte dos assentos fica ocupada, o que tem impacto nas tarifas. Porém, essa é uma ocupação que pode não se concretizar. A expectativa é que, uma vez realizado o sorteio das sedes da Copa, haja alteração nos preços.  (Agência Estado)

_______________________
MÍDIA, MKT e COMUNICAÇÃO

Da redação - São Paulo / SP

Nielsen e IBOPE oferecem medição de publicidade online

Nielsen e IBOPE Media, parceiros desde 1998, anunciam o lançamento do Nielsen Online Campaign Ratings no Brasil. Esta ação é um exemplo de como essas duas companhias estão investindo em soluções estratégicas para a medição de audiência de campanhas online. O Brasil é o primeiro mercado da América Latina a oferecer o Nielsen Online Campaign Ratings, a nova geração de serviço de medição online, já consolidado nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Itália, Canadá e Alemanha. Aproveitando a expertise acumulada nestes mercados, a Nielsen assume a liderança da joint venture entre Nielsen e IBOPE Media, que passa a se chamar Nielsen IBOPE.Thiago Moreira, novo diretor comercial da Nielsen IBOPE, explica que o Nielsen Online Campaign Ratings chega em um momento em que a mídia online já detém uma parcela importante do mercado publicitário. A solução da Nielsen IBOPE traz ao mercado a capacidade de compreender o alcance da publicidade online, frequência e GRPs por meio de uma tecnologia inovadora.  Nielsen Online Campaing Ratings é a única medida de GRP em publicidade online 
acreditada nos Estados Unidos pela norte-americana Media Rating Council (MRC).  "Estamos entusiasmados com o lançamento do Nielsen Online Campaign Ratings. Com essa medição, os anunciantes serão capazes de avaliar se suas campanhas publicitárias  estão atingindo seus públicos-alvo e os veículos poderão negociar seus espaços de forma mais efetiva", completa Moreira.  (Fonte: Versátil Comunicação Estratégica)

_______________
AGENDA i-press.biz

Da redação - São Paulo / SP

12º Edição da Pet South America promove Congresso das Especialidades 2013

A NürnbergMesse Brasil, organizadora da Pet South America, principal plataforma de negócios para o segmento pet e veterinário na América Latina, promoverá mais uma vez o Congresso das Especialidades. Voltada às últimas tendências do mercado, a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV) está comprometida em desenvolver um conteúdo de qualidade para a classe veterinária. Em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) proporcionará um conteúdo de vanguarda que unirá temas técnico-científicos, legislação, ética profissional, empreendedorismo, gestão de negócios com foco na valorização profissional do médico veterinário.

Durante os três dias de evento, palestrantes nacionais e internacionais apresentarão assuntos relacionados aos temas: anestesiologia, animais silvestres, aquicultura e pesca, cardiologia, cirurgia de tecidos moles, dermatologia, endocrinologia  e metabologia, fisioterapia, hematologia e hemoterapia, imaginologia, legislação, marketing / CRM, medicina complementar, medicina de felinos, medicina tradicional chinesa (mtc), nefrologia e urologia, neurologia, nutrição, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, reprodução animal, saúde pública e zoonoses, tendências na medicina veterinária e terapia intensiva. 

Além do Congresso das Especialidades 2013, o evento contará com o 9º Seminário de Gestão e Marketing, direcionado aos veterinários, lojistas e empreendedores do segmento pet. A consultoria Gouvêa de Souza (GS&MD) também estará no evento para apresentar os destaques do Estudo Pet Brasil 2013, que indica que o mercado pet faturou 14,4 bilhões em 2012. A palestra Hábitos de Consumo e Dimensão do Mercado Pet será apresentada Luiz Goes – Sócio sênior da GS&MD, no dia 29 de outubro.

A Pet South America reunirá cerca de 600 marcas nacionais e internacionais, pavilhões temáticos e tem a expectativa de receber mais de 20 mil visitantes. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), a Associação para o Desenvolvimento da Medicina Veterinária (ADMV), Gouvêa de Souza (GS&MD), o SINDAN/COMAC são parceiros do evento. A Pet South America reforça a expertise do Grupo NürnbergMesse como a principal plataforma de negócios do setor pet e veterinário ao redor do mundo. Esta edição do Congresso das Especialidades e Pet South America acontece entre os dias 29 e 31 de outubro, no Expo Center Norte, São Paulo.

SERVIÇO:
Data: 29 a 31 de outubro de 2013
Local: Expo Center Norte
Pavilhões Verde e Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme - São Paulo/SP


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2013 - Todos os direitos reservados