Edição 922 | Ano V

Brasília / DF

Governo cria estatal para gerir contratos do pré-sal

O governo criou hoje, dia 2/8, a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural - Pré-Sal Petróleo (PPSA), que tem como objetivo as gestões dos contratos de partilha de produção celebrados pelo Ministério de Minas e Energia e para a comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos da União. A decisão foi em publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira. O documento é assinado pela presidente Dilma Rousseff e pelos ministros da Fazenda, Guido Mantega, de Minas e Energia, Edison Lobão, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior. A PPSA terá capital social inicial de R$ 50 milhões, com integralização de 30% em pecúnia pela União, está organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado e é vinculada ao Ministério de Minas e Energia. De acordo com o decreto, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional convocará assembleia geral de acionistas para a constituição da PPSA e Lobão designará representante para a prática dos atos necessários à constituição e instalação da empresa pública.  (Agência Estado)



Da redação - São Paulo / SP

Mercado de trabalho inicia segundo semestre em baixa: desemprego deve atingir 6,1% em julho 

Os três indicadores do Mercado de Trabalho Catho-Fipe apontam para uma piora nas condições de emprego no país. A Taxa de Desemprego Antecipada para julho, calculada com os dados imediatamente disponíveis na Internet e na base de dados da Catho, foi estimada em 6,1%. Esse valor é maior do que os 6,0% registrados pelo IBGE em junho e 0,6 ponto percentual maior do que em julho de 2012. Além disso, o Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato (IVC) caiu 3% em relação ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais. Ou seja, em julho a concorrência por um novo emprego ficou relativamente maior do que em junho. Esses movimentos também se refletiram nos salários ofertados. Com ganhos de 2,6% acima da inflação, o Índice Catho-Fipe de Salários Ofertados registrou o menor aumento real no acumulado em 12 meses desde dezembro de 2011. Também em termos reais, o salário médio anunciado subiu 0,3% em julho de 2013. No mesmo mês do ano anterior, a variação mensal havia sido de 3,1% e o aumento em 12 meses era de 9%.

Taxa de Desemprego Antecipada - Ao compilar e processar informações de currículos, anúncios de vagas e de contratações disponibilizados pela Catho, a Fipe calcula uma estimativa para a taxa de desemprego da Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE)*. A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada de julho de 2013 é de 6,1% que, se confirmada, será a maior desde março de 2012. A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada é feita por meio da técnica do “nowcasting”, que utiliza dados disponibilizados em “tempo real” para produzir informações e estatísticas precisas, sem a necessidade de esperar semanas ou meses até os institutos de pesquisa divulgarem os 
indicadores oficiais e defasados. No caso da Taxa de Desemprego, a Fipe cruza informações obtidas com buscas na Internet (por meio de palavras chave relacionadas a emprego, por exemplo) com informações de vagas, candidatos e contratações da Catho, além de outros dados econômicos e 
também a própria série da PME dos meses anteriores para estimar a taxa de desemprego do mês corrente, sempre divulgada no último dia útil do mês. 

_______________________
INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP

IPC-Fipe acumula alta de 1,76% no ano

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que fechou julho em queda de 0,13%, soma altas de 1,76% no acumulado do ano e de 4,92% no acumulado de 12 meses encerrados em julho. Dentre os grupos que fazem parte do IPC, o que apresentou a maior alta no acumulado do ano foi o de Educação (6,80%), seguido por Saúde (4,08%), Alimentação (2,70%), Despesas Pessoais (2,22%), Vestuário (1,50%), Transportes (1,29%) e Habitação (0,06%).
Na comparação de 12 meses terminados em julho, os gastos com Alimentação lideraram a lista das maiores altas, com avanço acumulado de 10,23%. O grupo Despesas Pessoais veio em seguida, com 7,46%. Educação subiu 7,33%. O grupo Saúde acumula acréscimo de 6,22% em 12 meses encerrados em julho. Vestuário subiu 4,23%, Habitação, 1,37%, e Transportes, 2,02%.   (Fonte: Assessoria de Impresa da Fipe)


Da redação - São Paulo / SP

Julho tem recuo do IPC-S em 6 de 7 capitais

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou em seis das sete capitais pesquisadas na quarta quadrissemana de julho em relação à terceira. No geral, o IPC-S registrou variação negativa de 0,17% no fechamento do mês ante recuo de 0,11% na quadrissemana imediatamente anterior. Por região, o IPC-S recuou em Salvador (de -0,15% para -0,25%), Brasília (de 0,21% para 0,16%), Belo Horizonte (de -0,20% para -0,35%), no Rio de Janeiro (de -0,21% para -0,28%), em Porto Alegre (0,04% para -0,01%) e São Paulo (de -0,22% para -0,27%). O IPC-S avançou apenas no Recife, ao passar de 0,05% para 0,06%.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

___________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE na Ásia:

Bolsas asiáticas fecham em alta após avanços em NY

Os mercados de ações da Ásia fecharam em alta os pregões de hoje, dia 2/8, antes da divulgação do relatório de empregos dos EUA. Além disso, os pregões foram influenciados por resultados positivos em Wall Street.
Os investidores na Ásia se inspiraram no rali de quinta-feira observado nas ações em Nova York, que levou o índice S&P 500 acima da marca de 1.700 pontos pela primeira vez. O índice Dow Jones também atingiu um nível recorde na sessão de quinta-feira.
A atenção agora se volta para o relatório de empregos dos EUA, que deve ser divulgado ainda nesta sexta-feira.
Os dados dos EUA têm recebido uma atenção cada vez maior à medida em que os investidores se preparam para receber qualquer sinal de que Federal Reserve vai começar a desacelerar seu programa de compra mensal de US$ 85 bilhões em bônus. Economistas consultados pela Dow Jones esperam o número de postos de trabalho criados em julho aumente em 175 mil, em comparação com os 195 mil adicionados em junho. A taxa de desemprego de julho deve cair para 7,5%, de 7,6% em junho.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 1,1% aos 5.116,80 pontos, seu nível mais alto desde o final de maio. Ações de bancos se recuperaram de perdas observadas na quinta-feira depois da revisão de uma notícia sobre possíveis novas taxas bancárias, amenizando algumas preocupações. O Westpac Banking Corp subiu 1,9% e o Australia and New Zealand Banking Group ganhou 1,8%.
O índice Hang Seng, de Hong Kong, fechou em alta de 0,5%, aos 22.190,97 pontos, após o rali dos EUA. Os resultados melhores do que o esperado da Cheung Kong e da Hutchison Whampoa adicionaram força ao índice. As ações da Hutchison Whampoa fecharam em alta de 4,5% e as da Cheung Kong subiram 1,7%.
Na China continental, o índice Xangai Composto encerrou a sessão estável em 2.029,42 pontos. Analistas disseram que os investidores estão à espera de novos sinais sobre a direção dos planos de reforma do país antes de construir posições maiores. O índice Shenzhen Composto subiu 0,4%, para 975,40 pontos.
O índice Kospi, da Bolsa de Seul, fechou em alta de 0,14% aos 1.923,38 pontos, e o índice Taiwan Weighted ganhou 0,5%, para 8099,88 pontos. Já o índice PSEi, das Filipinas, encerrou o pregão com 6533,95 pontos, com queda de 1,91%. 


ONTEM no Brasil:

Bovespa sobe com China e resultados corporativos

A Bovespa subiu no pregão de ontem, dia 1/8, impulsionada pelas blue chips Petrobras e Vale, após dados mostrarem aceleração moderada da indústria da China e com o mercado ainda repercutindo o comunicado do banco central norte-americano na véspera.
O Ibovespa teve ganho de 1,88 por cento, a 49.140 pontos. O giro financeiro da sessão somou 6,75 bilhões de reais.
O movimento de alta, após três sessões consecutivas de queda, seguiu as bolsas norte-americanas e refletiu o melhor humor de investidores a respeito do cenário internacional.
Números divulgados mais cedo mostraram que a atividade industrial da China foi levemente mais forte que o esperado em julho. O PMI oficial subiu para 50,3 em julho ante 50,1 em junho. O mercado previa queda, para 49,9.
Embora analistas tenham evitado concluir que a segunda maior economia do mundo controlou sua desaceleração, o dado foi bem recebido, após autoridades chinesas terem indicado recentemente que não permitiriam crescimento do Produto Interno Bruto abaixo de 7 por cento. "O reflexo dos números melhores da China na Bovespa foi imediato, com Petrobras e Vale subindo bem", disse o analista de renda variável João Pedro Brugger, da Leme Investimentos.
Petrobras se beneficiou ainda do anúncio de que a produção de petróleo da estatal no Brasil cresceu 4,6 por cento em junho, ante maio. Também ajudou no avanço da bolsa o crescimento acima do esperado, de 1,9 por cento, da produção industrial brasileira em junho frente a maio. "Os dados contribuíram para dar um clima melhor ao mercado, assim como resultados corporativos positivos", afirmou o gerente de renda variável Ariovaldo Santos, da H.Commcor.
Gerdau foi um destaque de alta, após a maior produtora de aços longos das Américas ter divulgado lucro líquido acima do esperado pelo mercado. Já a JBS registrou a maior valorização do índice. Na véspera, a Pilgrim's Pride, divisão de carne de frango da empresa nos Estados Unidos, anunciou um aumento de 175 por cento no lucro líquido no segundo trimestre na comparação anual. O mercado também seguiu otimista com o Federal Reserve, banco central norte-americano, que não deu na quarta-feira indicações de redução iminente em seu plano de estímulo à economia, que tem elevado os fluxos de liquidez globais.
Nesta quinta, também foi vista com bons olhos a decisão do Banco Central Europeu de manter sua principal taxa de juros na mínima recorde de 0,5 por cento.


ONTEM nos EUA:

Dow Jones e SP 500 marcam novos recordes no fechamento de Wall Street

A Bolsa de Nova York registrou novos máximos nos pregões de ontem, dia 1/8, impulsionada pelos dados positivos dos Estados Unidos, que sustentam a confiança na recuperação.
O Dow Jones Industrial Average fechou em um máximo de 15.628,02 pontos, após alta de 0,83% (128,48 pontos), enquanto o índice ampliado S&P 500 ganhou 1,25% (+21,14 unidades) marcando um recorde de 1.706,87 unidades, acima da barreira psicológica de 1.700 pontos.
O tecnológico Nasdaq subiu 1,36% (+49,37 pontos) a 3.675,74 unidades, marcando novo máximo em quase 13 anos.
Para o analista Gregori Volokhine, da Meeschaert New York, os novos recordes da bolsa de Nova York e, em especial, a alta do índice S&P 500, que é referência para os investidores, são bons indícios que confirmam a força do mercado.
Os indicadores foram impulsionados desde a abertura pelos dados positivos da atividade manufatureira na China e na Europa. Além disso, na véspera da publicação dos dados mensais de emprego nos Estados Unidos, a forte queda dos novos pedidos de auxílio desemprego, que se somou aos sólidos dados das contratações do setor privado, indicam uma melhora do setor. "Outra estatística positiva no mercado de emprego", destacou Jim O'Sullivan, economista da High Frequency Economics. Wall Street comemorou também os dados de uma aceleração maior que o esperado da indústria nos Estados Unidos, segundo dados do ISM. "Isso mostra claramente que o setor toma as rédeas", impulsionado pela indústria automotiva e pelo setor da construção, disse Volokhine. O mercado de títulos fechou em queda. O rendimento do bônus do Tesouro a 10 anos subiu 2,723% contra 2,593% de quarta-feira e o do papel a 30 anos avançou a 3,774% contra 3,646%.

____________________
MERCADO FINANCEIRO

Londres / Inglaterra

The Royal Bank registra lucro líquido de 535 milhões de euros

O The Royal Bank of Scotland Group (RBS) anunciou hoje, dia 2/8, que registrou um lucro líquido de £ 535 milhões no primeiro semestre, em comparação com um prejuízo de £ 2,03 bilhões no mesmo período de 2012. A receita da instituição caiu para 10,61 bilhões de libras, ante 11,69 bilhões 
de libras nos seis primeiros meses de 2012, excluindo o valor do crédito próprio e outros valores extraordinários. O RBS também disse nesta sexta-feira que promoveu o chefe do banco de varejo da instituição financeira, Ross McEwan, para o cargo de diretor executivo. A instituição declarou que 
McEwan substituirá o diretor executivo Stephen Hester a partir de 1.º de outubro. O chefe do banco de varejo do RBS receberá um pagamento de £ 1 milhão por ano em salários e concordou em abrir mão do bônus para o restante de 2013 e 2014.  (Agência Dow Jones Newswires)


__________
INDÚSTRIA


São Paulo / SP

Produção industrial brasileira cresce 1,9% em junho

A produção industrial brasileira cresce 1,9% na passagem de maio para junho, informou, nesta quinta-feira, 1, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento da produção em junho é o maior desde janeiro deste ano, quando cresceu 2,7%. Em comparação a junho de 2012 a alta foi de 3,1%. O resultado ficou dentro do intervalo das projeções, que iam de alta de 0,30% a 3,30% e acima da mediana, de crescimento de 2,20%. Até junho, a produção da indústria acumula alta de 1,9% no 1º semestre de 2013 e de 0,2% em 12 meses. No segundo trimestre, a produção aumentou 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado superou o teto das projeções do mercado (que iam de 2,30% a 4,20%).  (Agência Estado)



Da redação - Porto Alegre / RS

Lucro líquido da Gerdau soma R$ 401 milhões

O lucro líquido da Gerdau no segundo trimestre do ano somou R$ 401 milhões, queda de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre do ano houve um aumento de 150,6%, informou a companhia, nesta quinta-feira, 1º de agosto. Já o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 1,196 bilhão, queda de 3,9% em relação ao segundo trimestre de 2012. Ante os três primeiros meses deste ano houve um incremento de 48,6%. A margem Ebitda ficou em 12,1%, queda de 0,4 ponto porcentual em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre do ano, no entanto, houve um crescimento de 3,3 pontos porcentuais. A receita líquida, por sua vez, ficou em R$ 9,882 bilhões no intervalo de abril a junho, recuo de 0,9% ante o segundo trimestre de 2012 e aumento de 7,8% na comparação co o trimestre imediatamente anterior.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da Gerdau)


Da redação - São Paulo / SP

Aurora Alimentos leva mais de 100 produtores e técnicos para o SIAV

A Aurora Alimentos, uma das maiores produtoras, processadoras e exportadoras de proteína animal do país levará uma comitiva com produtores e técnicos para participarem do Salão Internacional da Avicultura, maior evento do setor avícola brasileiro, que será realizado entre 27 e 29 de agosto, no Anhembi, em São Paulo (SP). Ao todo, mais de cem participantes estão confirmados na comitiva da Aurora Alimentos, que visitarão o evento em busca de oportunidades de negócios e investimentos, além de novos conhecimentos, por meio da programação de palestras do 23° Congresso 
Brasileiro de Avicultura, que acontecerá dentro do SIAV. De acordo com o diretor comercial da Aurora, Leomar Somensi, este grande encontro será importante para o setor expor suas demandas, apresentar tendências, mas, principalmente, uma oportunidade única para ouvir e ter acesso aos 
maiores especialistas mundiais desse mercado. “Será um grande espaço de debates sobre a expansão da atividade e uma ocasião única para a troca de conhecimento entre todos os participantes”, afirma Somensi. Além da participação efetiva de produtores e técnicos, a Aurora contará com um 
estande especialmente montado no evento, que terá boa parte de sua equipe comercial a postos no SIAV, onde serão recebidos os clientes dos mercados brasileiro e internacional. Durante o SIAV, haverá o Projeto Comprador, promovido pela UBABEF em parceria com a Apex-Brasil, que trará clientes de outros países para participar do Salão.  "A participação da Aurora Alimentos e sua comitiva no SIAV engrandece o nosso evento. Eles terão muito a acrescentar a esse grande encontro político, técnico e comercial, que é considerado o maior evento da avicultura brasileira”, afirma Francisco Turra, presidente executivo da UBABEF. Nesta edição, o SIAV vai somar em sua programação o 23º Congresso Brasileiro de Avicultura e a maior feira do segmento, com representantes de todos os players do setor. Ao todo, mais de 100 empresas expositoras das áreas de equipamentos, laboratórios, rações, certificadoras, logística, agroindústrias produtoras e exportadoras, entre outras, estarão presentes na maior exposição comercial avicultura em 2013. “Valor Agregado: Novos Caminhos para a Inovação Avícola” será o tema geral do encontro.  (Fonte: Assessoria de Imprensa Insight)


Da redação - São Paulo / SP

Resultados da Portucel são sólidos, mas perspectivas são cautelosas

A casa de investimento considera os resultados trimestrais divulgados “sólidos”, mas mantém reservas em relação às perspectivas da empresa para a segunda metade do ano. O BPI Equity Research considera que os resultados da Portucel, referentes ao segundo trimestre de 2013, divulgados nesta semana, são sólidos. Apesar disto a casa de investimento considera que as perspectivas da Portucel, principalmente na produção de papel UWF, são difíceis. As vendas de papel UWF diminuíram 3%, no segundo trimestre do ano, face igual período do ano anterior, registando um desempenho acima do esperado pelos analistas do BPI. Já no setor da energia, a empresa observou um aumento de 25% das receitas, reflectindo a compra da Sporgen, empresa de cogeração de gás natural, no primeiro trimestre. O valor ficou abaixo do estimado pelos analistas, em 16%, devido a um acidente ocorrido na fábrica de Setúbal. O resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) diminuiu 4%, no segundo trimestre de 2013, ficando abaixo do esperado. Esta queda terá ficado a dever-se a um aumento dos custos com a madeira.

No segundo trimestre de 2013, a Portucel beneficiou de um crédito fiscal ao investimento e à investigação e desenvolvimento de 2012, o que culminou num resultado líquido de 53 milhões de euros, 18% acima do estimado pelo BPI Equity Research. A dívida líquida remunerada da Portucel totalizou 358,3 milhões de euros, no segundo trimestre deste ano, o que corresponde a uma diminuição de 6,5 milhões de euros, em relação ao final de 2012. Isto, apesar de ter-se registado um aumento de 17 milhões de euros no segundo trimestre, que terá reflectido o pagamento de 115,2 milhões de euros, em dividendos, explica a casa de investimento. Os analistas do BPI Equity Research estimam que a dívida líquida remunerada diminua 97 milhões de euros, em 2013. A Portucel deverá continuar a enfrentar uma diminuição do consumo de papel UWF, o que torna as perspectivas da empresa mais difíceis, neste sector. Assiste-se também a uma queda dos preços e da procura de papel na Europa. Já na pasta branqueada de eucalipto a produtora deverá registar um semestre menos favorável, na segunda metade de 2013, segundo a nota de análise divulgada pelo BPI Equity Research.

_____________
AGROBUSINESS


Da redação - São Paulo / SP

Desempenho do frango vivo em julho de 2013

Para produtores, players e analistas, o mercado do frango (vivo e abatido) vem registrando indefinição que preocupa. Porém, considerando as anomalias do mês – período de férias e, portanto, de menor demanda; inesperada onda de frio que afetou o consumo dentro e fora do lar – julho transcorreu de forma positiva, ou seja, sem resultados excepcionais, mas também sem nenhuma ocorrência negativa maior. É verdade que após uma primeira quinzena de ofertas extremamente ajustadas, na qual inclusive se obteve um reajuste (o único do mês) para o frango vivo, o mercado tornou-se preocupantemente calmo. Mas isso apenas refletiu as condições do mercado global (menor movimentação do consumidor e da própria economia), não se traduzindo em aumento da oferta que, aparentemente, foi até menor que a registrada no mês de junho.

Aliás, não fosse assim, o frango vivo não teria alcançado, em julho, valor médio 12,78% superior ao do mês anterior, ao mesmo tempo em que voltou a apresentar o melhor resultado nominal dos últimos quatro meses, ou seja, desde o mês de abril. Mas isso significa, claro, que continua perdendo para o bom desempenho do primeiro trimestre do ano, período em que obteve cotação média quase um terço maior que a de julho passado. Se, porém, esse é um aspecto negativo, outro aspecto positivo está no fato de a cotação do mês ter sido 14,62% superior à de julho do ano passado, apresentando um índice de evolução bem melhor que a dos dois meses anteriores, quando a evolução anual ficou aquém da inflação acumulada em 12 meses. De toda forma, o preço médio alcançado no ano (agora, em sete meses) vai, embora lentamente, caindo e se aproximando cada vez mais da média registrada em 2012. 

No primeiro trimestre de 2013, por exemplo, alcançava valor médio 36% superior ao dos doze meses de 2012; já no encerramento do primeiro semestre esse índice havia recuado para 14,5%. Agora, entre janeiro e julho, o frango vivo registra valor médio (R$2,34/kg) apenas 12,7% superior à média do ano passado.  Nos próximos meses (como sugere outra matéria do AviSite deste 1º de agosto) essa diferença tende a se reduzir ainda mais. Mas sem que isso implique em prejuízo para o setor produtivo, pois os custos agora são acentuadamente menores.  (Fonte: AviSite)



Da redação - São Paulo / SP

Desempenho do ovo em julho de 2013

Em julho, o preço médio do ovo apresentou recuo de cerca de meio por cento em relação ao mês anterior, o que significa que apresentou variação negativa pelo quarto mês consecutivo. Mesmo assim, consideradas as atipicidades do período – mês sem merenda escolar, com muitos consumidores viajando; e, para completar, com uma onda de frio inesperada que inibiu consumidores e consumo – o resultado não foi de todo ruim. Até pelo contrário, pois em relação ao mesmo mês do ano passado registrou-se incremento de 13,87%, cobrindo a inflação acumulada no período. E como em julho do ano passado o produto já havia experimentado outros 13% de valorização, a situação dos produtores se tornou mais tranquila, pois continua sendo coberta a defasagem que prevaleceu nos anos anteriores. Por sinal, talvez pela primeira vez na história da avicultura, o setor de corte sente certa ponta de inveja do setor de postura. Pois enquanto o frango (vivo ou abatido) permanece até agora com preços sensivelmente inferiores aos alcançados no encerramento de 2012, o ovo obtém valorização que cobre folgadamente a inflação acumulada nos sete primeiros meses do ano (pelo IGP-M, 2,01%). É verdade que, doravante, um e outro setor tende a caminhar com mais estabilidade que a observada nos sete meses passados. Ainda assim, o ovo se encontra muito à frente. Tanto que, em relação ao valor médio registrado no decorrer de 2012, registra, entre janeiro e julho, valorização de mais de 25%. (Fonte: AviSite)


Da redação - Brasília / DF

Boletim Conjuntural do Mercado de Café - Julho 2013

O mês de julho foi marcado por volatilidade nos preços do arábica, em Nova York, e valorização do robusta na Euronext Liffe. No Brasil, produtores seguem amargando prejuízos e aguardando o lançamento dos instrumentos de política cafeeira pelo Governo Federal. As cotações futuras do café arábica apresentaram alta volatilidade na Ice Futures US em julho, devido aos prognósticos de frio intenso em algumas origens brasileiras que elevaram os temores dos investidores quanto a danos por geada nos cafezais do País. Os fechamentos diários do vencimento setembro de 2013 do Contrato C variaram entre os limites mínimo e máximo de, respectivamente, US$ 1,1860 e US$ 1,2795 por libra-peso. Os estoques certificados de café na bolsa de Nova York apresentaram tendência de elevação, com aumento acumulado de 7 mil sacas no mês.

Com os sucessivos alertas para a probabilidade de ocorrência de geadas no Brasil, houve tendência de liquidação das posições vendidas pelos fundos. De acordo com as estatísticas da CFTC (Commodity Futures Trading Commission), as posições líquidas vendidas dos grandes operadores nos mercados futuro e de opções de café de Nova York atingiram 14.853 contratos na semana que se encerrou em 23 de julho, o menor volume registrado desde o final de maio. Embora os danos causados pela geada tenham sido severos no estado do Paraná, onde algumas lavouras cafeeiras foram danificadas inclusive por geada negra, o mercado internacional interpretou os eventos climáticos de julho de forma negativa para os produtores. Para os players, o impacto das perdas no balanço entre oferta e demanda mundial foi pequeno, impedindo a recuperação dos preços do arábica e acentuando a dificuldade financeira dos cafeicultores, principalmente dos que terão que enfrentar os prejuízos da geada.

No final do mês, além do prognóstico de clima favorável nas origens brasileiras, a desvalorização do real ante o dólar também contribuiu para pressionar as cotações do arábica. Com a divulgação dos dados de crescimento acima do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2013 e o aumento da expectativa dos investidores quanto ao aperto na política monetária do Banco Central norte-americano, o dólar chegou a atingir patamares próximos de R$ 2,30 no Brasil em 31 de julho, a maior cotação desde abril de 2009.  Nesse mesmo dia foi 
atingida a menor cotação diária de julho do café arábica em Nova York, de US$ 1,1860/lb para o vencimento setembro. A média de julho dos dois primeiros vencimentos do Contrato C ficou em US$ 1,2338/lb, valor 32% inferior ao do mesmo período do ano passado (US$ 1,8085/lb).

Já no mercado futuro da variedade robusta houve recuperação das cotações na bolsa de Londres, que, em junho, haviam alcançado as mínimas dos últimos 32 meses. O cenário de demanda aquecida e retração de oferta por parte dos produtores do Vietnã e da Indonésia, principais exportadores mundiais do conilon, resultou na alta acumulada de US$ 114 por tonelada do vencimento setembro do Contrato 409. Frente à desvalorização do robusta na Euronext Liffe em junho, cafeicultores vietnamitas e indonésios passaram a segurar as vendas, somente efetuando negócios com prêmios superiores a US$ 100/t.

O tempo chuvoso na Indonésia tende a reduzir ainda mais as exportações de café desta origem e já tem efeito negativo sobre a qualidade dos grãos. Fontes ligadas ao setor produtivo daquele país estimam que a produção da atual temporada poderá ser até 25% inferior à do ano antecedente. Com a menor oferta, os estoques certificados na Liffe reduziram-se em 15% em julho, atingindo 1,64 milhão de sacas, o menor volume desde maio de 2009. Estatísticas do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil indicam que até o dia 31 de julho haviam sido emitidos 2,281 milhões de certificados para exportação, volume 1,7% menor quando comparado aos embarques realizados no mesmo intervalo do mês anterior. No entanto, em relação a julho de 2012 (2.123.889 sacas), o volume exportado apresentou aumento de 7,4%.

No mercado doméstico, mesmo com a ocorrência de geadas em algumas regiões produtoras, o preço do arábica não reagiu. Por outro lado, o conilon valorizou-se no mês. A variação acumulada dos indicadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) para o arábica e para o robusta foi de, respectivamente, 0,8% e 4,6%, os quais encerraram julho cotados a R$ 285,74/sc e R$ 253,40/sc. Com a valorização do conilon, houve tendência de estreitamento do diferencial de preços entre as variedades, que passou de R$ 46/sc no início do mês para o patamar de R$ 32/sc na última semana de julho.  (Fonte: Assessoria de Comunicação da CNA)

____________________
MERCADO AUTOMOTIVO


Tóquio / Japão

Lucro da Toyota Motor quase dobra de abril a junho

A Toyota Motor afirmou que o lucro líquido quase dobrou no trimestre de abril a junho em comparação com o mesmo período de 2012. A empresa registrou um lucro líquido de 562,19 bilhões de ienes (US$ 5,6 bilhões) nos três meses encerrados em junho, ante um lucro de 290,35 bilhões de ienes um ano antes, o que representou uma alta de 93,62%. O resultado ficou bem acima da previsão média da FactSet de um lucro líquido de 441,5 bilhões de ienes. A receita subiu 13,7% para 6,255 trilhões de ienes no trimestre, de 5,502 trilhões de ienes no mesmo período do ano anterior, e o lucro operacional avançou 87,9% para 663,38 bilhões de ienes, de 353,14 bilhões de ienes. Para o atual ano fiscal até março, a montadora elevou a previsão de lucro líquido para 1,480 trilhão de ienes, de 1,370 trilhão de ienes na estimativa anterior, e a previsão de lucro operacional subiu para 1,940 trilhão de ienes, de 1,800 trilhão de ienes antes. A receita é vista agora em 24 trilhões de ienes, em comparação com a previsão anterior de 23,5 trilhões de ienes. (Agência Dow Jones Newswires)


São Paulo / SP

GM anuncia novo presidente no Brasil

Pela primeira vez, a General Motors nomeou como presidente da filial brasileira um executivo que já atua no País. Santiago Chamorro, diretor-geral de vendas, serviços e marketing desde maio de 2012, passou a ocupar, na quinta-feira, 1, a presidência da GM do Brasil. Ele também já havia 
trabalhado na subsidiária local entre 2003 e 2007. Os demais executivos que ocuparam o cargo vieram de fora, a maioria dos Estados Unidos. Apenas um deles, Rick Wagoner, havia trabalhado por alguns anos no País, retornou à matriz e depois voltou para assumir o comando da GM brasileira, terceira em vendas globais para a marca Chevrolet. O cargo de presidente vinha sendo acumulado por Jaime Ardila, responsável pelas operações da América do Sul, desde o fim do ano passado, quando a ex-presidente Grace Lieblein foi promovida para a matriz como vice-presidente global de compras e da cadeia de suprimentos.

O novo presidente da GM é colombiano e tem 43 anos. É formado em Economia e fez pós-graduação em Finanças na Universidade de Los Andes, na Colômbia. Ele está na GM há 20 anos. Além do Brasil, trabalhou na GM americana e presidiu a filial da Colômbia, país onde também nasceu Ardila. Chamorro será o quarto executivo a assumir o comando da GM brasileira em três anos. Denise Johnson, a primeira mulher a presidir uma montadora no País, tomou posse em 1º de julho de 2010, mas deixou o cargo oito meses depois. A sucessora Grace ficou 1,5 ano, até dezembro passado, quando Ardila reassumiu o posto interinamente. Ele havia presidido a GM antes de Denise.

Novo investimento - Chamorro assume a companhia em um momento em que a GM, terceira maior montadora brasileira, ganha participação no mercado. Entre as quatro maiores fabricantes (Fiat, Volkswagen, GM e Ford), foi a que mais cresceu em vendas nos primeiros sete meses do ano, passando de 349,7 mil automóveis e comerciais leves vendidos em 2012 para 367,1 mil neste ano, alta de quase 5%. A Ford cresceu 1,7% no período (187,5 mil unidades) e a Fiat, 0,31% (447,3 mil). A Volkswagen registrou queda de 7% (385,4 mil).
Nos últimos dois anos, a GM renovou toda sua linha de produtos com o lançamento de modelos como Cobalt, Cruze, Trailblazer e Onix. 

O grupo tem planos de investir R$ 2,5 bilhões em uma nova unidade em São José dos Campos (SP), para produzir um carro global, mas afirma que o projeto também é disputado por mais dois países e outros Estados. A decisão deve ser comunicada pela matriz em breve. Ao anunciar, na quinta-feira, 1, a escolha do novo presidente, Ardila afirmou, em nota, ser "motivo de satisfação contarmos com o talento e a liderança do Santiago neste momento 
tão importante para a GM do Brasil, em que transformamos nosso modelo de negócios e apresentamos ao mercado uma nova Chevrolet". Para o presidente da GM América do Sul, "com a sólida experiência nas áreas de marketing, vendas e serviços, e na liderança da GM Colômbia, Santiago é a pessoa certa para conduzir nossa empresa em direção ao futuro e assegurar que a GM continue inovando, de forma a desenhar, fabricar e vender veículos, de classe mundial, que atendam as expectativas de nossos clientes". Para substituir Chamorro na diretoria geral de vendas, serviços e marketing, foi nomeado Edgar Lourençon, de 57 anos, atualmente responsável por projetos especiais da GM América do Sul.  (Agência Estado)

_________________________
SERVIÇOS, COMÉRCIO e VAREJO


São Paulo / SP

Dunkin' Donuts anuncia volta ao Brasil

A rede Dunkin' Donuts, parada obrigatória dos americanos para tomar café e comer as famosas rosquinhas, anunciou planos de desenvolver restaurantes nas maiores metrópoles do Brasil. O esforço, de acordo com o comunicado, faz parte da estratégia da empresa de aumentar a sua presença na América Latina, uma região de grande importância para a marca, que continua a crescer globalmente.  A Dunkin’ Donuts está à procura de candidatos qualificados para serem franqueados de múltiplas unidades, de forma a desenvolver a marca no Brasil, com foco inicial em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Os franqueados ideais precisam ter histórico financeiro sólido, profundo conhecimento da sua clientela local, experiência comprovada de sucesso no setor de restaurantes e um desejo de desenvolver, no mínimo, de 20 a 25 unidades Dunkin' Donuts no seu mercado nos próximos anos. "Com uma das maiores economias do mundo e uma classe média em franco crescimento, o Brasil representa uma oportunidade de expansão tremenda para a Dunkin' Donuts", contou Jeremy Vitaro, Vice-Presidente de Desenvolvimento Internacional de Marcas Dunkin'. "No momento, estamos em busca de multifranqueados com uma paixão pela marca, experiência no setor de restaurantes e histórico financeiro sólido para desenvolver a franquia nas maiores cidades do Brasil. Sentimos que a nossa proposta – comida e bebida de alta qualidade, servidas com rapidez em um ambiente amigável, com ótimo valor – terá uma boa resposta do público brasileiro." A Dunkin' Donuts já tem presença estabelecida em outros mercados da América Latina e Caribe. A empresa possui atualmente mais de 300 restaurantes na região, incluindo mais de 200 no Chile, Colômbia e Peru, além de outros pontos do continente como Aruba, Bahamas, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá e Porto Rico. A rede já teve filiais no Brasil, onde ficou de meados da década de 1980 até 2003.  (Fonte: Portal Exame)


São Paulo / SP

Burger King tem lucro acima de projeção de analistas

O Burger King registrou lucro trimestral acima do esperado, ajudado por uma queda acentuada nos custos, enquanto a segunda maior rede de fast food do mundo conclui as vendas da maior parte de seus restaurantes para franqueados. As despesas caíram aproximadamente 65 por cento no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2012, após a empresa pagar menos por empréstimos, embalagens, comida, salários e aluguel. A rede de fast food conhecida por seus hambúrgueres Whopper vendeu 305 restaurantes para franqueados no trimestre. Quase todos os seus 13 mil restaurantes são agora de proprietários independentes. Modelos de negócios baseados em franquias proporcionam um fluxo consistente de receitas de baixo risco para as empresas de restaurante, uma vez que as franquias pagam taxas sobre as vendas totais.

O Burger King informou que seu lucro líquido no segundo trimestre subiu quase 31 por cento, para 62,9 milhões de dólares, ou 0,18 dólar por ação, de 48,2 milhões de dólares no segundo trimestre de 2012. Excluindo itens extraordinários, a empresa teve lucro de 0,21 dólar por ação, superando a média prevista por analistas, de 0,19 dólar, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S. As vendas globais dos restaurantes no trimestre subiram 0,6 por cento, ajudadas principalmente por Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Analistas consultados pela Consensus Metrix esperavam que as vendas caíssem 0,1 por cento. As vendas em restaurantes abertos há mais de 12 meses caíram 0,5 por cento nos Estados Unidos e no Canadá, menos que a queda de 1,1 por cento prevista por analistas, enquanto o Burger King luta contra a dura competição das gigantes McDonald's e Wendy's. As receitas caíram quase pela metade, para 278,3 milhões de dólares, enquanto a companhia migra para um modelo de franquias e a demanda por comida rápida continua baixa. Analistas esperavam receitas de 322,3 milhões de dólares. (Fonte: Portal Exame)


__________________
COMÉRCIO EXTERIOR


Brasília / DF

Balança comercial tem 2º pior déficit da história em julho

Afetada pela forte importação de combustíveis, a balança comercial brasileira registrou em julho o segundo maior déficit mensal em mais de meio século, indicando que a desvalorização do real ainda não teve o impacto desejado nas contas externas brasileiras. O país registrou saldo comercial negativo de 1,897 bilhão de dólares no mês passado - segundo pior déficit desde 1959 - e acumulando no ano perdas líquidas de 4,989 bilhões de dólares, ante superávit de 9,927 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado, informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior na tarde de ontem, dia 1/8. O resultado de julho veio pior que o esperado pela mediana dos especialistas consultados pela Reuters, que projetavam saldo positivo de 480 milhões de dólares no mês. O número de julho só é melhor do que o déficit registrado em janeiro deste ano, de 4,040 bilhões de dólares, segundo a série histórica do Banco Central iniciada em 1959. Em junho, a balança comercial registrou superávit de 2,301 bilhões de dólares. No mês passado, as exportações somaram 20,807 bilhões de dólares, queda de 14,4 por cento pela média diária em relação a junho e de 5,2 por cento ante julho de 2012. Pesou na conta a retração das vendas de semimanufaturados, como ferro fundido e óleo de soja em bruto, de 24,5 por cento em relação a julho de 2012 e de 12,4 por cento ante junho deste ano, e dos produtos básicos.
Já as importações somaram 22,704 bilhões de dólares em julho, alta de 19,7 por cento ante julho de 2012 e de 4,8 por cento sobre junho, influenciadas sobretudo por um forte aumento das compras de combustíveis e lubrificantes, que subiram 67,5 por cento e 85,1 por cento na mesma comparação. "2013 é um ano atípico para o nosso comércio exterior em função, exatamente, da importância da conta petróleo para o desempenho comercial do Brasil", afirmou a jornalistas a secretária de Comércio Exterior do ministério, Tatiana Prazeres.

As importações de petróleo do Brasil em julho aumentaram mais de 140 por cento na comparação com o mesmo mês do ano passado, para 3,12 bilhões de dólares, enquanto as exportações da commodity caíram pela metade no mesmo período, uma vez que a produção local não tem conseguido acompanhar nos últimos anos o crescimento do consumo do mercado interno. No ano até julho, as exportações somam 135,230 bilhões de dólares, 1,5 por cento menor pela média diária em relação ao mesmo período de 2012. Já importações atingiram 140,219 bilhões de dólares no período, 10 por acima das compras realizadas no mesmo período do ano passado. "Nossa avaliação está mantida, de previsão de um saldo postitivo na balança comercial no final (do ano), ainda que bastante inferior ao verificado no ano passado",", afirmou a jornalistas a secretária de Comércio Exterior do ministério, Tatiana Prazeres. Em 2012, o saldo comercial fechou com superávit de 19,4 bilhões de dólares. O desempenho fraco da balança comercial tem levado o país a ter déficit em transações correntes. No ano até junho, o déficit em transações correntes soma 43,478 bilhões de dólares, 72 por cento maior que o déficit apurado em igual período do ano anterior. O dólar acumula no ano valorização de 12,4 por cento em relação ao real.  (Agência Reuters)


Brasília / DF
Importações brasileiras de petróleo mais que dobram em julho; exportações caem 50%
As importações de petróleo do Brasil aumentaram mais de 140 por cento em julho na comparação anual, enquanto as exportações caíram pela metade, uma vez que a produção brasileira da commodity não tem conseguido acompanhar nos últimos anos o crescimento do consumo do mercado interno. As importações de petróleo subiram para 3,124 bilhões de dólares no mês passando, ante 1,233 bilhões de dólares em julho de 2012. Já as exportações recuam para 692,2 milhões de dólares no mês passado, contra 1,348 bilhão de dólares em julho de 2012, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados na tarde de ontem, dia 1/8. Importações maiores e exportações menores de petróleo têm afetado não somente as contas do país - o déficit comercial no acumulado do ano é de 5 bilhões de dólares -, mas também as contas da Petrobras.

No acumulado do ano até julho, a importação de petróleo e combustíveis soma o equivalente a 25,8 bilhões de dólares, ante 21,68 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado, quando o Brasil já estava importando elevados volumes. Considerando somente petróleo, as importações no acumulado do ano somaram 10,5 bilhões de dólares, enquanto as compras externas de combustíveis, incluindo gasolina, somaram 15,28 bilhões de dólares. Já as exportações de petróleo atingiram no acumulado do ano até julho quase 6 bilhões de dólares, ante 11,8 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado. "A conta petróleo está deixando de faturar tanto na exportação quanto na importação algo como 10 bilhões a 12 bilhões (de dólares) aproximadamente" disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira. O ministro, que é presidente do Conselho de Administração da Petrobras, acredita que a situação negativa da balança de petróleo e combustíveis é provisória, já que espera aumento da produção da estatal. "Mas nós estamos aumentando a produção de derivados e a produção da Petrobras está aumentando", disse o ministro, citando dados de junho que mostram aumento da produção da estatal, após paradas para manutenção de plataformas em meses anteriores no ano. Para a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, 2013 é um "ano atípico" para a balança comercial do país em função da chamada conta petróleo.  (Agência Reuters)


___________________
TI, WEB e e-COMMERCE

Nova Iorque / EUA

LinkedIn apura lucro de US$ 3,7 milhões

O LinkedIn divulgou, na noite de ontem, dia 1/8, que teve lucro líquido de US$ 3,7 milhões no segundo trimestre, uma alta de 33% na comparação com o mesmo período do ano passado. Excluindo custos com compensação e outros itens, o lucro ajustado subiu para US$ 0,38 por ação, de US$ 0,16 por ação. Analistas esperavam lucro de US$ 0,31 por ação. A receita saltou 59%, para US$ 363,7 milhões. Após os resultados do segundo trimestre, a companhia elevou suas projeções para este ano. A expectativa para a receita subiu da faixa de US$ 1,43 bilhão a US$ 1,46 bilhão para o intervalo de US$ 1,46 bilhão a US$ 1,48 bilhão. No segundo trimestre, o número de usuários da rede social para profissionais atingiu 238 milhões. Por volta das 18h50 (horário de Brasília), as ações do LinkedIn subiam 7,23% no after hours da Bolsa de Nova York, depois de terem fechado o pregão tradicional com valorização de 4,52%. (Agência Dow Jones Newswires)


Nova Iorque / EUA

Atualização para o Windows 8.1 será “obrigatória”

A Microsoft informou no final de ontem, dia 1/8, que o Windows 8.1, que deve ser lançado até o final deste ano, seguirá o mesmo “ciclo de vida” de suporte que o Windows 8, o que significa que esta versão do sistema será suportada até 2023. Os usuários do Windows 8 também terão de migrar para o Windows 8.1, e presumivelmente para versões posteriores do sistema no futuro, para continuar a receber atualizações de segurança e correções de erros, como já acontecia com os “Service Packs” em versões anteriores do Windows. O atual ciclo de suporte do Windows 8, segundo a Microsoft, prevê o fim do suporte geral (Mainstream) ao sistema em 9 de Janeiro de 2018, e o fim do suporte extendido (Extended) em 10 de Janeiro de 2023. Durante o período de suporte geral a Microsoft corrige tanto falhas de segurança quanto bugs não relacionados a ela. 

O suporte extendido é limitado apenas a atualizações relacionadas à segurança. Pela primeira vez a empresa confirmou que irá gerenciar o suporte ao Windows 8 da mesma forma que fez com versões anteriores do sistema operacional. “Consumidores com o Windows 8 terão 2 anos para migrar para o Windows 8.1 após a “disponibilidade geral” (lançamento) da atualização para que continuem a receber suporte sob o ciclo de vida do Windows 8”, disse Erwin Visser gerente de marketing do Windows para empresas, em um post em um blog da Microsoft. “Esse é um ponto chave”, disse Rob Helm, um analista da Directions on Microsoft, analisando a importância desta informação para as empresas. Em versões anteriores a Microsoft cortou o suporte à edição inicial do sistema, conhecida como “RTM” (Release to Manufacturing) dois anos após o lançamento do primeiro Service Pack. Se um segundo Service Pack fosse lançado, o primeiro deixaria de ser suportado 24 meses após o lançamento de seu sucessor. Historicamente os Service Packs foram gratuitos, como o Windows 8.1 será. 

A diferença é que desta vez a Microsoft abandonou o conceito de Service Packs, e em vez disso adotou um ritmo acelerado de desenvolvimento que prevê o lançamento de uma nova versão “incremental” do Windows 8 a cada ano. Helm já esperava que a Microsoft fosse tornar a atualização para o Windows 8.1 obrigatória, da mesma forma como a empresa exigiu que os consumidores atualizassem do Windows 7 RTM para o Windows 7 SP1 (Service Pack 1). “O Windows 8 tem uma base instalada relativamente pequena no momento e o Windows 8.1 é gratuito, então não é algo insanamente oneroso exigir que os usuários atualizem seus sistemas, disse Helm”. Se a Microsoft tivesse mudado sua política de ciclo de vida para o Windows 8.1, ela teria sido forçada a manter um número cada vez maior de versões. “Isto faz sentido, já que sob o novo cronograma de desenvolvimento rápido, se ela não “puxasse o tapete” teria versões demais do sistema a suportar”, disse Helm. 

O upgrade “obrigatório” para o Windows 8.1 é o sinal mais forte até o momento de que a Microsoft irá oferecer futuras versões da linha Windows 8, como a 8.2 ou talvez uma 8.3, de graça, assim como fez com os Service Packs no passado. Desviar do modelo gratuito sem também eliminar a exigência de atualização para suporte contínuo poderia causar uma revolta entre os consumidores, ou pelo menos uma “choradeira” que a empresa teria dificuldade em silenciar. A Microsoft ainda não definiu uma data de lançamento para o Windows 8.1. Mas quando ele chegar às mãos dos consumidores, o relógio começará a contar: um lançamento em Outubro, por exemplo, significa que os consumidores terão até Outubro de 2015 para terminar a atualização de seus sistemas.  (PCWorld)


Da redação - São Paulo / SP

I4PRO amplia estrutura física, mantém investimentos e diversifica prospecção

Mesmo com a desaceleração da economia nos últimos meses, a I4PRO – Insurance For Professionals, especializada em Tecnologia da Informação para o mercado segurador, se prepara para novos negócios, especialmente nas áreas de Capitalização e Resseguros, que recentemente geraram novas oportunidades. A companhia tem investido na ampliação de sua estrutura física para absorver os novos clientes conquistados nos últimos anos e expandir a capacidade de atendimento de novas contas, oferecendo melhores condições a seus colaboradores, para que estes possam prover melhores serviços. “A I4PRO persistirá investindo na melhoria de seus produtos e serviços. Não podemos frustrar a expectativa de nossos clientes, momentos de crise exigem esforços redobrados. Em paralelo, a empresa continuará prospectando contas novas nos segmentos de Seguros, Capitalização e Resseguros, todos eles com casos de sucesso em produção, apostando na recuperação da economia”, diz Mauricio Ghetler, diretor de Marketing e Vendas da I4PRO.

Além dos negócios nacionais, a I4PRO mantém prospecção de clientes no mercado internacional. Neste ano, a empresa teve a oportunidade de expor seus produtos e soluções de Life e P&C durante o 10º ACORD LOMA Insurance Systems Fórum – principal evento de tecnologia para seguros do Hemisfério Norte. Neste ano a I4PRO foi classificada entre os principais fornecedores de software para o segmento de seguros que mais crescem na América Latina, conforme relatório da Celent, especializada em pesquisa e consultoria, o que demonstra a intensidade de sua divulgação no exterior. 
(Fonte: Agência DPI - Assessoria de Imprensa da I4PRO)


Da redação - Porto Alegre / RS

Unilasalle investe no monitoramento remoto de bancos de dados com Advanced IT

A porto-alegrense Advanced IT foi contratada pelo Centro Universitário La Salle (Unilasalle) para realizar o monitoramento remoto do seu banco de dados. O cliente possuía contrato desde 2003 para atendimento presencial por hora e migrou para monitoramento remoto, aumentando a cobertura do controle sobre seus bancos de dados. Assim, passou de um modelo com um volume de horas mensais contratadas, com atendimentos presenciais ou remotos, para um modelo que prevê o monitoramento remoto do ambiente, sem limite de horas para atendimentos que estejam previstos num escopo pré-definido. Com o serviço, os ambientes da instituição serão monitorados preventivamente, de forma a garantir maior disponibilidade. 

Em caso de falhas ou de paradas nos bancos, a equipe da Advanced IT estará pronta para agir, resolvendo os problemas e garantindo o funcionamento das bases de dados. Entre os benefícios que o serviço de monitoramento remoto pode trazer para os negócios, destacam-se a administração preventiva, com antecipação de possíveis riscos, a redução de custos na manutenção de equipe de administradores de bancos de dados, a alocação da equipe interna para outras questões do negócio, a garantia de disponibilidade dos bancos, indicadores de crescimento e chamados ilimitados, além de uma equipe especializada e experiente sempre à disposição do cliente.

Segundo Gelsimar Machado, Coordenador de Sistemas de Informação do Unilasalle, a Advanced IT foi escolhida por que é hoje a empresa referência em administração de base de dados Oracle, na região. "Tivemos uma série de atividades visando a melhora da performance de nossas bases de dados e conseguimos isso trabalhando em parceria e com atividades pró-ativas por parte da Advanced IT".  Ligado aos Irmãos Lassalistas (com origem na França no século XVII), o Centro Universitário La Salle foi criado a 2 de agosto de 1972 com o nome de Centro Educacional La Salle de Ensino Superior - CELES. Atualmente, oferece 36 cursos de graduação e já conta com mais de 6.000 alunos matriculados. Os Lassalistas estão presentes no Brasil desde 1907, quando fundaram a sua primeira escola para os filhos dos operários que residiam no bairro Navegantes, em Porto Alegre. São hoje, mais de 200 Irmãos e 2500 educadores, em 43 Comunidades Educativas, que atendem mais de 50 mil crianças, jovens e adultos, em 11 Estados Brasileiros.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Advanced IT) 

_______________________
MÍDIA, MKT e COMUNICAÇÃO


São Paulo / SP

Editora Abril anuncia reestruturação

A Editora Abril anunciou "mudanças nas estruturas editorial e comercial" de quatro unidades de negócio, a Abril Segmentadas, a Veja, a Exame e Negócios Digitais. A reestruturação da empresa incluiu o fechamento de quatro revistas - Alfa, Bravo!, Gloss e Lola - e a demissão de "cerca de 150 profissionais das mais diversas áreas", informou a editora em comunicado. Ainda de acordo com o documento enviado à imprensa, "as mudanças são importantes para focar investimentos e esforços nas marcas líderes nos vários segmentos em que a Abril atua, garantindo assim o crescimento e a relevância das publicações". Segundo informações da editora, as quatro publicações representavam menos de 2% da receita de publicidade das revistas da empresa. - A Abril encara esta fase como parte da evolução natural dos negócios e segue com a missão de difundir a informação, com excelência editorial, pioneirismo e integridade - explicou Fábio Barbosa, presidente da Abril. A empresa esclareceu ainda que "os compromissos publicitários e de assinaturas serão honrados, por meio de pacotes de reposição" - a Abril mantém em seu portfólio quase 50 títulos. O início da reestruturação da empresa foi em junho deste ano, logo após a morte de Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração da Abril. Na semana passada, a empresa também já tinha decidido não renovar o contrato de licenciamento da MTV, marca da americana Viacom. 
(Agência OGlobo)

_____________
MERCADO LUXO


São Paulo / SP

Porsche anuncia tabela 2014 e preços sobem 10% no Brasil

A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche, divulgou a tabela de preços dos modelos 2014 da montadora alemã no País, com reajustes que vão de 3,3% a 10%.  (LEIA NA ÍNTEGRA)


_______________
AGENDA i-press.biz

Da redação - Porto Alegre / RS

TargetTrust lança cursos de AMAZON Web Services e Windows Phone 8

O Centro de Treinamento Tecnológico TargetTrust começa o segundo semestre com novos cursos. Turmas dos cursos de Tropa de Elite Amazon AWS, com 24 horas/aula, e Desenvolvendo Aplicativos para Windows Phone 8, com 20 horas de duração, já estão com matrículas abertas. As aulas iniciam em setembro. Outras informações podem ser obtidas pelo site: http://www.targettrust.com.br . O curso Tropa de Elite Amazon AWS é oferecido em parceria SolitIt e tem o objetivo de  atender a Administradores de Banco de Dados, Administradores de Sistema Operacional e Redes, Analistas de Sistemas, Arquitetos de Sistemas e Projetistas, Gerentes de Sistemas e Gerentes de Projetos. 
As aulas serão ministradas por Rômulo Igor Conceição. Já o curso Desenvolvendo Aplicativos para Windows Phone 8 terá como instrutores André Piegas, Eduardo Costa e Jiéverson Maissiat. A iniciativa é feita em parceria com a Craftbox e tem como público alvo Desenvolvedores .NET, Desenvolvedores de Aplicações e Desenvolvedores de Aplicações Mobile.

Serviço:
O que? Novos cursos TargetTrust;
Quando? Aulas iniciam em setembro;
Onde? Sede da TargetTrust - Rua São Francisco da Califórnia, 23, Bairro Higienópolis;
Como: Informações http://www.targettrust.com.br
(Fonte: Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)

_______
ARTIGO

As vantagens da terceirização de contas a pagar e receber

por Fabiana Zanelato, sócia da Guasti Tecnologia

Encarada como uma alternativa para reduzir os custos internos de uma empresa, a decisão de terceirizar os serviços de contas a pagar e receber vai muito além de poupar as cifras de qualquer caixa.  Seja a empresa uma multinacional ou um pequeno negócio, o trabalho de acompanhar e gerenciar o departamento financeiro, além de demandar um investimento com a mão de obra qualificada, também exige um grande tempo por parte de quem o opera.   (LEIA NA ÍNTEGRA)


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2013 - Todos os direitos reservados