Edição 904 | Ano IV

Rio de Janeiro / RJ

BNDES acredita em recuperação da petrolífera OGX

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) expressou nesta quarta-feira sua confiança na recuperação da companhia petrolífera OGX, do bilionário Eike Batista, que recebeu créditos de R$ 10,4 bilhões do banco. No entanto, a principal instituição de fomento do país afirmou em comunicado que o crédito ainda não foi concedido em sua totalidade por causa do calendário de execução dos projetos financiados. A entidade "está acompanhando o desenrolar dos fatos relacionados com o Grupo EBX - controlado por Eike Batista -, que dispõe de ativos sólidos e valiosos, e confiamos na capacidade dos responsáveis de encontrar a melhor solução para superar os atuais desafios".

A OGX anunciou na segunda-feira que suspenderá suas operações em três poços do campo de Tubarão Azul. O anúncio derrubou os papéis ordinários da OGX cotados no Ibovespa, com quedas nas três últimas sessões da bolsa de São Paulo que superam 70%. O BNDES, além disso, assinalou que sua participação nas ações das empresas do grupo EBX representa 0,6% do fundo BNDespar, o braço do banco no mercado de capitais, e afirmou que o contrato de crédito está amparado com garantias bancárias. "Com isso, a exposição direta da EBX representa uma parte muito pequena do patrimônio líquido de referência do BNDES", disse o banco. 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, descartou hoje que o governo esteja estudando algum tipo de medida para ajudar o Grupo EBX nestes momentos de crise. A agência de qualificação de risco Standard & Poor's (S&P) rebaixou na terça-feira a nota de risco da OGX, que passou de B- para CCC, um nível considerado como de "alto risco de inadimplência", segundo a escala da entidade. Com uma perspectiva "negativa", a S&P fez a mesma qualificação da agência Fitch, divulgada no dia 14 de junho.   (Agência EFE)



Los Angeles / EUA

Inventor do mouse do computado, Douglas Engelbart morre aos 88 anos

Douglas Engelbart, o inventor do mouse do computador e pioneiro no desenvolvimento do e-mail, processadores de texto e internet, faleceu ontem em sua residência na cidade de Atherton, na Califórnia (EUA) aos 88 anos, informou nesta quarta-feira o Museu Histórico de Computadores. Engelbart morreu de complicações renais, disse sua esposa, Karen O'Leary, ao jornal "The New York Times". A maior conquista de Engelbart foi o mouse do computador, que ele começou a desenvolver na década de 1960 e patenteou em 1970. Na época, o modelo pioneiro consistia em uma simples caixa de madeira que cobria duas rodas metálicas. O conceito de Engelbart foi aperfeiçoado pelos engenheiros da Xerox e batizado como mouse.

A noção de operar o interior de um computador com uma ferramenta externa foi revolucionária, embora o aparelho não tenha sido colocado à venda até 1984, acompanhando o Macintosh, da Apple. A Apple fez do mouse uma marca padrão nos computadores Macintosh, e com o desenvolvimento do Windows, passou a fazer parte dos demais computadores. No entanto, a patente teve validade por 17 anos, e em 1987 a tecnologia passou a ser de domínio público, o que impediu que Engelbart se beneficiasse das vendas do mouse em seu apogeu.

Entre outros desenvolvimentos realizados junto com seus companheiros do Instituto de Pesquisa de Stanford e de seu próprio laboratório, se destaca o uso de múltiplas janelas em um navegador. Engelbart também ajudou a desenvolver a ARPANet, antecessora da internet e administrada pelo governo americano. Seu discurso em uma conferência de 1968, feito de sua própria casa através de um modem caseiro, no qual usou o elaborado sistema online de seu laboratório para ilustrar seus ideias ao público, tornou-se famoso. Foi a primeira demonstração pública do uso do mouse e da videoconferência.
Aquele discurso, a chamada "mãe de todas as apresentações", aconteceu no Civic Auditorium de San Francisco durante a Conferência de Outono de Empresas de Informática. O mouse foi apresentado sob o nome oficial "X-E Position Indicator for a Display System" (Indicador de Posição de X-E para um Dispositivo de Tela) e vinha para substituir ao lápis-ponteiro e o joystick.
Engelbart sempre evitou mergulhar na fama e explicava que seus projetos eram produtos do trabalho conjunto com seus companheiros. "Muitas dessas inovações chegaram graças a eles, inclusive eles tinham que explicá-las para que eu as entendesse. Merecem mais reconhecimento", argumentou em uma biografia escrita por sua própria filha.   (Agência EFE)



Nova Iorque / EUA

Apple contrata ex-diretor geral da Yves Saint Laurent

A Apple contratou Paul Deneve, ex-diretor geral da casa de moda francesa Yves Saint Laurent, para dirigir seus "projetos especiais", mais um passo para tentar se reforçar como marca de alta qualidade e design. "Estamos encantados de dar as boas-vindas a Paul Deneve à Apple. Trabalhará em projetos especiais como vice-presidente e responderá diretamente a Tim Cook", o executivo-chefe da companhia, confirmou hoje a porta-voz Kristin Huguet em comunicado. Deneve, que já trabalhou para a Apple na Europa entre 1990 e 1997 como diretor de vendas e marketing, anunciou na terça-feira que deixava a grife de alta costura para buscar uma nova oportunidade no setor das novas tecnologias em Vale do Silício.

A contratação do belga, de 52 anos e que também fez parte da direção de outras marcas de luxo como Lanvin, foi interpretada por alguns analistas como um sinal do caminho que a Apple quer tomar para se fortalecer como uma marca de alta qualidade e design. Deneve, que chegou à direção da Yves Saint Laurent em 2011, foi substituído à frente da marca pela italiana Francesca Bellettini, que ocupava um posto na direção da Bottega Veneta.
As ações da Apple fecharam hoje em alta de 0,55% na Nasdaq, onde são cotadas algumas das maiores empresas tecnológicas do mundo, mas desde janeiro acumula uma queda de 20,93%.   (Agência EFE)

_______________________
INDICADORES ECONÔMICOS

Da rdação - São Paulo / SP

Brasil corre riscos com retomada econômica dos EUA

Com a retomada econômica dos Estados Unidos, os juros sobem e isso não é positivo para o Brasil, já que afasta investidores. A análise é de Sílvia Matos, pesquisadora da área de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), para quem a entrada maciça de recursos provenientes do exterior, da qual o governo brasileiro se queixava, fará falta. “Na nossa avaliação, nesse cenário mais adverso, está mais complicado conquistar o investidor. E o Brasil é um país de baixa poupança. A gente realmente precisa de dinheiro estrangeiro para completar nossos investimentos”, explica Silvia. A pesquisadora ainda salienta que o investidor agora terá mais opções e a competição ficará mais acirrada. “Por que fazer um investimento de risco no Brasil? Há outros países querendo esse dinheiro de fora. E é muito mais seguro, por exemplo, investir no título americano”, avalia.

Silvia lembra que entre carências do país estão os investimentos em infraestrutura, atualmente mais que necessários, e destaca que não se sabe até quando o país conseguirá levar adiante a política econômica de evitar capital estrangeiro. “É preciso ter um discurso mais amigável em relação ao dinheiro estrangeiro, porém é difícil pra um governo que demonstra precisar muito pouco desse recurso, e tem se colocado nesse debate como onipresente e onipotente, de maneira a querer controlar toda a economia”, afirma Silvia.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

____________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)


HOJE na Ásia:

Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta

Os mercados de ações asiáticos fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, com Hong Kong liderando os ganhos após resultados positivos de indicadores dos EUA. Além disso, a amenização da escassez de liquidez na China ajudou a impulsionar o mercado de ações locais.Na quarta-feira, os índices em Wall Street fecharam em alta após a divulgação de dados que mostraram que o número de empregos do setor privados dos EUA aumentou mais do que o esperado em junho. A pesquisa foi divulgada ontem pela Automatic Data
Processing/Macroeconomic Advisers (ADP/MA). Na sexta-feira, os EUA devem publicar o relatório mensal de trabalho, que nos últimos meses tem sido encarado como um indicador sobre se o futuro do programa de estímulo do Federal Reserve.

Hong Kong liderou os ganhos regionais, com o índice Hang Seng fechando em alta de 1,6%, aos 20.468,67 pontos, recuperando-se de sua queda acentuada de 2,5% na quarta-feira. Já na China continental, o índice Xangai Composto reverteu sua abertura em terreno negativo e encerrou a sessão em alta de 0,6%, aos 2.006,10 pontos. O índice Shenzhen Composto subiu 0,6%, para 928,58 pontos.
Entre os fatores positivos para a China, o aperto de liquidez continua recuar. A taxa do acordo de recompra de sete dias caia a 3,9505% no final da tarde na Ásia - abaixo dos 4,2343% na quarta-feira.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 subiu 1,1% para 4.794,7 pontos. O mercado foi sustentado por bancos e empresas de recursos naturais: Australia & New Zealand Banking Group ganhou 1,1%, Rio Tinto adicionou 1,3% e Fortescue Metals Group subiu 6,8%.
O índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,8% em 1.839,14 pontos, antes do anúncio da Samsung Electronics sobre sua projeção de lucros do segundo trimestre, na sexta-feira. A gigante de tecnologia subiu 1,2%.
Por outro lado, ainda há preocupações sobre a Europa, após a renúncia do ministro de Relações Exteriores de Portugal, o que aumentou a incerteza sobre os compromissos de resgate dos lusitanos. No início da semana, a Grécia estava em foco, com os investidores preocupados com a capacidade do país de manter seus planos de austeridade.
A crise da dívida europeia abalou os mercados mundiais no ano passado, levando a uma onda de vendas particularmente forte na Ásia. Uma nova rodada de problemas na Europa poderia danificar ainda mais o sentimento já abalado da região.
Em Taipé, o índice Taiwan Weighted caiu 0,2%, para 7893,72 pontos. Já o índice PSEi, das Filipinas, perdeu 0,2%, aos 6464,26, com realização de lucros. 


ONTEM no Brasil:

Bovespa tem 4a queda seguida

O principal índice acionário da Bovespa caiu pela quarta sessão consecutiva nesta quarta-feira, mais uma vez pressionado pelo tombo da petrolífera OGX, em dia marcado também por preocupações com o cenário doméstico e tensões políticas no exterior.

- Após um pregão volátil, o Ibovespa reduziu as perdas nos ajustes de fechamento e terminou o dia em queda de 0,41 por cento, a 45.044 pontos. 
- O giro financeiro do pregão foi de 7,99 bilhões de reais.

Análise 1 - O movimento nos ajustes refletiu o comportamento das ações da Vale, que diminuíram as perdas para 0,38 por cento, após a mineradora anunciar que conseguiu licença de instalação do projeto Serra Sul, o maior empreendimento de sua história. Com o resultado desta quarta-feira, o Ibovespa acumula queda de 5,4 por cento nas últimas quatro sessões."O sentimento de aversão a risco continua forte no mercado", disse o analista da Omar Camargo Corretora, em Curitiba, Felipe Rocha. A expectativa é que o pregão de quinta-feira tenha liquidez reduzida, com ausência de boa parte dos estrangeiros do mercado, enquanto Wall Street ficará fechada devido ao feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos.
A espera pela divulgação do relatório de emprego (payroll) norte-americano na sexta-feira também deve contribuir para o tom de cautela dos mercados, segundo operadores.

Análise 2 - Ontem, chamou atenção o comportamento atípico das ações da varejista B2W, que dispararam quase 28 por cento, mais uma vez na contramão do mercado, com operadores citando movimentos de cobertura de posições vendidas. Já a ação da OGX, do grupo EBX, de Eike Batista, novamente foi o destaque de queda do índice, perdendo mais de 13 por cento. "A crise do grupo EBX é um fator que puxa o mercado para baixo, é um componente forte, mas não é só isso. Existe todo um mau humor do investidor com relação ao Brasil", disse o gerente de pesquisas do BB Investimentos, Nathaniel Cezimbra.
Segundo ele, o risco de rebaixamento de rating do Brasil, a perspectiva de crescimento menor com inflação em alta, o recuo da atividade industrial e a recente onda de protestos pelo país são fatores que contribuem para minar o apetite de investidores por ações locais.
Além das questões domésticas, Rocha, da corretora Omar Camargo, citou ainda estresse adicional diante das preocupações com a instabilidade política no Egito e as tensões em Portugal. O chefe das Forças Armadas do Egito suspendeu nesta quarta-feira a Constituição do país e declarou efetivamente a remoção do presidente eleito, o islamita Mohamed Mursi.
Em Portugal, investidores temiam que a saída de duas autoridades de alto escalão do governo e a chance de novas renúncias possam inviabilizar a saída do país do resgate internacional. Esses receios fizeram o rendimento dos títulos do país disparar e a bolsa afundar mais de 5 por cento na sessão.


ONTEM nos EUA:

Bolsas dos EUA fecham em alta em sessão volátil e curta

As ações dos Estados Unidos encerraram o pregão em ligeira alta nos pregões de ontem, dia 3/7, num dia volátil e de encerramento antecipado dos negócios, com operadores montaram posições antes do feriado de hoje, dia 4/7, e da divulgação de dados do mercado de trabalho na próxima sexta-feira, dia 5/7.

- O Dow Jones avançou 0,38%, para 14.988 pontos. 
- O Standard & Poor's 500 ganhou 0,08%, para 1.615 pontos.
- Enquanto o Nasdaq subiu 0,3%, para 3.443 pontos.

Análise - Os três principais índices de ações dos EUA oscilaram em um volume baixo de negociações, com alguns participantes do mercado já fora antes do feriado de hoje, dia 4/7, do Dia da Independência. O mercado de ações americano fechou mais cedo nesta quarta-feira (3) e reabrirá na sexta-feira (5) para uma sessão completa.
Dados mistos dos EUA ontem, dia 3/7, falharam em dar uma direção sólida ao mercado. Empregadores do setor privado intensificaram a contratação em junho e pedidos de auxílio-desemprego caíram, mas a taxa de crescimento do setor de serviços desacelerou em junho e o déficit comercial americano aumentou com uma queda das exportações.
"A única explicação que existe para a volatilidade é que o volume está muito pequeno, então qualquer mudança brusca no sentimento, seja de compra ou de venda, reflete na volatividade porque não há muita liquidez", disse diretor do Seaport Securities Corp, em Nova York, Jason Weisberg. Cerca de 3,37 bilhões de ações trocaram de mãos nas bolsas, sendo que o volume médio diário tem sido de cerda de 6,4 bilhões neste ano.


__________
INDÚSTRIA


Da redação - São Paulo / SP

Produção do setor eletroeletrônico cai 3,8% nos últimos 12 meses

Dados do IBGE, agregados pela Abinee, apontam que a produção física do setor eletroeletrônico, no acumulado dos últimos 12 meses, apresentou resultado negativo, com queda de 3,8%, resultado da retração de 7,1% no segmento eletrônico e crescimento de 2,4% na área elétrica. Segundo o levantamento da entidade, no mês de maio de 2013, em comparação a abril, a produção da indústria eletroeletrônica observou queda de 2,7%. A área elétrica (-7%) foi a principal responsável pelo resultado negativo, enquanto a área eletrônica registrou variação de -0,1%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a produção física do setor cresceu 2,2% (eletrônica: 0,4%; elétrica: 5,3%).

Déficit de 2013 - No período acumulado de janeiro-maio de 2013, o déficit da balança comercial de produtos eletroeletrônicos atingiu US$ 14,66 bilhões, 8% acima do ocorrido no igual período do ano passado (US$ 13,58 bilhões).
Este resultado foi consequência de exportações de US$ 2,86 bilhões e importações de US$ 17,52 bilhões. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2013, Informática (-21,5%) e Utilidades Domésticas (-6,8%) foram as únicas áreas que apontaram queda de importação. As demais registraram incrementos que variaram de 1,8%, para Material Elétrico de Instalação, até 42,4%, em GTD. Mas as importações de Componentes Elétricos e Eletrônicos somaram US$ 9,8 bilhões, 7,7% acima das ocorridas em janeiro-maio de 2012. Este resultado representou 56% do total de produtos importados do setor.
Ainda em relação aos Componentes, destacaram-se os principais produtos importados do setor: componentes para telecomunicações (US$ 2,5 bilhões), semicondutores (US$ 2,2 bilhões) e componentes para informática (US$ 1,3 bilhão), que apresentaram expansão de 8% e 10%, nos dois primeiros casos respectivamente, e queda de 10%, no caso de componentes para informática.

Já as exportações das áreas de Telecomunicações e Informática caíram muito. Na verdade, no acumulado dos primeiros cinco meses do ano, cinco das oito áreas do setor apontaram redução das exportações com taxas que variaram entre -0,1%, para GTD, e -17,2%, para Equipamentos Industriais. No acumulado de janeiro-maio de 2013, as exportações totalizaram US$ 2,86 bilhões, 7,4% inferiores as realizadas em janeiro-maio de 2012 (US$ 3,09 bilhões).
Para o total do ano de 2013, é previsto que o déficit atinja US$ 35,5 bilhões, 9% acima do realizado em 2012 (US$ 32,5 bilhões). (Fonte: Assessoria de Imprensa da Abinee)



Da redação - São Paulo / SP

Pirelli leva a Nurburgring pneus traseiros com cintura de Kevlar 

Prévia do Grande Prêmio da Alemanha: Nurburgring, 5 a7 julho de 2013
Apenas uma semana após o GP da Inglaterra em Silverstone, a Pirelli vai a Nurburgring, na Alemanha e levará os pneus P Zero Branco (médio) e P Zero Amarelo (macio). Uma combinação não vista desde o GP da China, em abril. No entanto, a Pirelli vai levar pneus traseiros com cintura de Kevlar, tanto para o composto médio quanto para o composto macio, que já foram testados nos treinos de sexta-feira, no Canadá. Essa decisão foi tomada após algumas falhas nos pneus no GP da Inglaterra, na semana passada, que, como a Pirelli já esclareceu, foram causadas por uma combinação de fatores, como: os pneus traseiros montados da forma errada, baixas pressões, cambagens extremas e zebras altas.

 Embora os compostos de 2013 da Formula 1 sejam  completamente seguros quando utilizados de maneira correta, a Pirelli prefere levar a Nurburgring pneus traseiros com cintura de Kevlar, evitando a montagem inadequada. "Surpreendentemente, Nurburgring é um dos circuitos no qual temos menos experiência, tendo corrido apenas uma vez antes na Fórmula 1, mas estamos certos de que escolhemos o compromisso certo entre desempenho e durabilidade, trazendo os compostos médio e macio. Estes foram, na verdade, os mesmos compostos que escolhemos para esta pista em 2011, mas desde então, os pneus têm se tornado mais macios e mais rápidos, portanto, poderemos esperar uma velocidade média maior, e até três pit stops para a maioria dos pilotos”, explica Paul Hembery, diretor de motorsports da Pirelli. 
“Nurburgring não é um circuito especialmente exigente para os compostos, mas ainda existem alguns aspectos distintos para se notar quando se trata de gestão de pneus, como a zebra na chicane. Estamos à espera de uma diferença de desempenho de 0,8 a 1,0 segundo entre os dois compostos nomeados. Apenas para esta corrida, a Pirelli levará pneus traseiros com cintura de Kevlar, em consequência dos incidentes no Grande Prêmio da Inglaterra. Mesmo que o pneu 2013, com cintura de aço, seja completamente seguro quando utilizado corretamente, a versão com cintura de Kevlar apresenta menores possibilidades de erro no que diz respeito às especificações de uso dos pneus. A partir do Grande Prêmio da Hungria, haverá uma nova gama de pneus, que combinará as características dos nossos pneus 2012 com o melhor desempenho da especificação de 2013”, conclui Hembery. (Fonte: FSB Comunicações / Assessoria de Imprensa da Pirelli) 


Da redação - Brasília / DF

C.E.S.A.R recebe título de sócio honorário da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) recebeu no último dia 2 de junho, no Comando Militar do Sudeste em São Paulo, o título de sócio honorário da Associação da Indústria de Materiais de Defesa (ABIMDE). O título vem em reconhecimento ao C.E.S.A.R por sua contribuição para o fortalecimento da Base Industrial, Logística, Científica e Tecnológica Nacional de Defesa e Segurança. A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), fundada em 1986, é uma associação nacional que congrega indústrias de material bélico. As empresas tem atuação nas áreas de segurança pública elaborando equipamentos e fornecendo serviços nas áreas de vinculação com materiais bélicos. A ABIMDE representa e defende a participação das empresas nacionais nos projetos de defesa.

O Presidente da ABIMDE, Sami Youssef Hassumi, antes de entregar o diploma ao C.E.S.A.R, destacou como o instituto pode contribuir para que as empresas nacionais superem as lacunas em conhecimento tecnológico e formação de capital humano para compor soluções de defesa para o país. “A indústria brasileira precisa ter uma participação maior nos projetos nacionais de defesa e segurança. Para isso, as tecnologias necessárias podem e devem ser desenvolvidas por centros de estudos avançados, como o C.E.S.A.R. Nosso compromisso é contribuir para esse avanço e incentivo da indústria nacional”, ressalta Eduardo Peixoto, Executivo Chefe de Negócios do C.E.S.A.R.

Sobre o C.E.S.A.R - É um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs - desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. O C.E.S.A.R atua também na área educacional, com cursos de extensão, especialização e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégicas de negócio conectadas com tecnologia.
(Fonte: In Press Oficina) 


Da redação - Porto Alegre / RS

Sistema FIERGS recebe 12 distinções no Prêmio Qualidade RS 

O Sistema FIERGS conquistou 12 distinções na 18ª edição do Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). A cerimônia ocorrerá em 16 de julho, às 19h, no Pavilhão do Centro de Eventos da FIERGS, durante a realização do 14º Congresso Internacional de Gestão. Este ano, além dos troféus e medalhas, o Sistema FIERGS foi agraciado com o Prêmio Rumo à Inovação e Destaque Dimensão Liderança Prêmio Inovação. O Sesi-RS e o Senai-RS usam ferramentas da qualidade baseadas no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e do Programa Gaúcho da Qualidade (PGQP) e na norma de Gestão da Qualidade ISO 9001, desde 1993. Já, a partir de 2008, o processo foi estendido para todo o Sistema FIERGS. O Prêmio, criado em 1996 pelo PGQP, viabiliza às vencedoras um reconhecimento e uma visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade, destacando a força de trabalho e a autoestima dos colaboradores, além de apresentar à comunidade informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão. 

Os agraciados do Sistema FIERGS: 

Troféu Prata 
Centro de Atividades do Sesi de Caxias do Sul 

Troféu Bronze 
Centro de Atividades do Sesi de Bento Gonçalves 
Agência de Educação Profissional Senai de Uruguaiana 
Centro de Educação Profissional Senai José Oscar Salazar (Erechim) 
Centro de Educação Profissional Senai Thomaz Albornoz (Santana do Livramento) 

Medalha Bronze 
Centro de Atividades Sesi de Panambi 
Agência de Educação Profissional Senai de Soledade 
Agência de Educação Profissional Senai João Flávio Rech (São Marcos) 
Agência de Educação Profissional Senai de Santiago 
Centro de Educação Profissional Senai Eraldo Giacobbe (Pelotas) 

Prêmio Inovação 2013: 

Rumo à Inovação 
Centro Tecnológico de Polímeros Senai (Cetepo Senai) 

Destaque Dimensão Liderança 
Condomínio Institucional do Sistema FIERGS 

(Fonte: Unidade de Comunicação do Sistema FIERGS) 


_____________
AGROBUSINESS


Da redação - Brasília / DF

Índice de Commodities Brasil apresenta alta de 5,34% em junho

O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado pelo Banco Central (BC), registrou alta de 5,34% em junho, na comparação com maio deste ano. Em 12 meses encerrados em junho, a alta ficou em 6,93%. O IC-Br é calculado com base na variação em reais dos preços de produtos primários brasileiros negociados no exterior (as commodities). O BC observa os produtos que são relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.
No mês, as commodities agropecuárias (carnes de boi e de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café e arroz) registraram a maior alta: 5,73%, seguidas pelas de energia (petróleo, gás natural e carvão), com crescimento de 4,4%. Os metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) apresentaram alta de 4,3%.
Em junho, o Índice Internacional de Preços de Commodities (CRB), calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou alta maior (6,66%) que a do IC-Br. Em 12 meses encerrados em junho, o índice internacional apresentou alta de 5,9%.  (Fonte: Agência Brasil e Assessoria de Impensa do BC)


Da redação - Porto Alegre / RS

Recorde em aves da Aurora fica para Xaxim

Associado à Alfa desde 1993, Osnir Bortolança, de Linha São Francisco, Xaxim, casado com Marli e produtor de aves há 33 anos, é o mais novo recordista do sistema Aurora com 471 pontos na contagem geral. Bortolança começou na avicultura em 1980, na antiga Chapecó Alimentos e parou a produção por oito meses em 2012, retomando em fevereiro deste ano. Já no segundo lote orientado pela Aurora, se surpreendeu com a notícia, hoje, de ter o melhor resultado entre 2.700 aviários do conglomerado associativo. O recorde anterior, de acordo com o veterinário da Aurora, Darlan Angelo Tecchio, e que atende as filiais Cooperalfa de Marema, Lageado Grande e Xaxim, durou 60 dias e pertenceu a Jardelino Rossoni, também associado Alfa em Nova Itaberaba, que obteve pontuação global de 465. Antes de Rossoni, por 12 meses, o primeiro lugar ficou nas mãos de um integrado de Erechim-RS.
O título de Bortolança veio já no segundo lote com pintinhos das poedeiras Aurora (COBB), registrando peso médio de 3,387 gramas por ave aos 44,4 dias de vida e conversão alimentar de 1.594, e ainda 3,61% de mortalidade. A ração melhorou, a Aurora é forte, as orientações são outras, a assistência sabe o que diz e assim consegui 76,28 gramas por dia de ganho de peso nos frangos do aviário de 50 metros, festeja Borlozança, que vai receber nos próximos dias premiação de R$ 1.000,00 da Coopercentral. Outro aviário do produtor, de 100 metros, teve rendimento financeiro global apenas 2,2% menor que o lote campeão, ou seja, quase Bortolança disputou o título com ele mesmo.

O sócio Alfa registrou na tarde de terça-feira, dia 02 de julho em sua propriedade, que soma 23,4 hectares onde ainda produz suínos, trigo e soja, que é forte o assédio de outra empresa para que ele saia do cooperativismo, mas por enquanto estou muito satisfeito aqui, avisa. Feliz, o agricultor explica que o sistema de aquecimento, mais fechado e temperatura média mais elevada do que na antiga integração - que tinha mais espaço e temperatura menor -, também resultou em melhores índices de produtividade. Tecchio constatou que a agroindústria anterior orientava para abrir ao máximo as cortinas do aviário. Esse excesso de ventilação esfriava demais o ambiente. Consequência: desidratação dos lotes e pouco aproveitamento da energia que poderia ser destinada ao ganho de peso. Com a cama do aviário mais úmida, orientavam aqueles profissionais para abrir ainda mais as cortinas e assim secar a maravalha, ou seja, em vez de resolver o problema, a situação piorava, acredita Tecchio.

Família se envolve  - A esposa Marli ajuda em tudo, exceto fazer fogo a noite, disse, sorrindo. Tecchio pondera que nas propriedades onde a mulher se envolve, os resultados são sempre melhores. Aqui ninguém trabalha sozinho avisa a filha, Josiane. O sistema produtivo precisa ser completo, desde o trabalho e visão do técnico, nosso manejo, tudo é um conjunto, percebeu a jovem. Para o gerente da filial Cooperalfa de Xaxim, a mudança nas orientações e práticas em aves na região é visível. A Aurora não paga pela ineficiência. É premiada a competência do avicultor, escreveu o gerente.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Aurora)



São Paulo / SP

Mercado de açúcar deve ter 4º ano seguido de excedente

O mercado de açúcar deverá ter um excedente global de 3,7 milhões de toneladas no ano-safra internacional 2013/14 (outubro a setembro), no quarto ano consecutivo de superávit pesando sobre os preços da commodity, projetou o banco holandês Rabobank. O Rabobank, principal banco do mundo especializado em alimentos e agronegócio, ponderou que o número preliminar é bastante inferior ao volume de 12 milhões de toneladas de excedente previsto para o atual ciclo 2012/13. "Depois de três excedentes globais consecutivos, e o correspondente declínio nos preços mundiais de açúcar, poderia ser esperado que (o setor) veja uma queda na produção mais em linha com (o nível) de consumo", disseram os analistas do banco em relatório trimestral.

Mas o excedente de oferta previsto ainda pesará sobre os preços no mercado internacional, uma vez que implica estoques maiores e não altera a relação consumo/estoques globais. A moagem de cana no centro-sul do Brasil é estimada em 585 milhões de toneladas, com incremento de 10 por cento sobre o ciclo anterior, segundo o Rabobank. O número está próximo da estimativa da associação da indústria (Unica), que apontou a moagem perto de 590 milhões de toneladas no ciclo 2013/14 da região, que vai de abril a dezembro.

Os analistas apontaram uma melhora nos níveis de ATR (teor de açúcar recuperável), indicador de produtividade industrial, acumulados nos primeiros dois meses da safra do Brasil, em relação às últimas temporadas. A ATR cresceu 6 por cento ante o ciclo anterior para 121,45 kg por tonelada de cana, sendo também o maior nível das últimas seis safras. O Rabobank prevê que 46 por cento da cana moída nesta temporada deve ser destinada ao açúcar e o restante para o etanol, contra 50 por cento do ciclo anterior. O número favorável ao etanol reflete a crescente demanda doméstica, além dos estímulos recentes para o setor como desoneração fiscal e linhas de créditos a custo mais baixo para produção e estocagem do biocombustível.

A moagem de cana no acumulado da safra 2013/14 do centro-sul até 16 de junho somou 151,6 milhões de toneladas, alta de 57 por cento ante mesmo período do ciclo anterior. As chuvas recentes interromperam a moagem no centro-sul, e podem afetar a produção de açúcar, segundo avaliação da Unica. Mas a Somar Meteorologia já aponta clima mais seco favorável aos trabalhos em campo, o que permitiria uma recuperação de eventuais atrasos.
(Agência Reuters)


____________________
MERCADO AUTOMOTIVO

São Paulo / SP

Altus recebe registro de companhia aberta pela CVM

A Altus, empresa de automação industrial sediada no Rio Grande do Sul, recebeu no final da tarde de ontem, dia 3/7, o registro da companhia aberta pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A empresa pretende se listar no Bovespa Mais, o segmento de acesso da BM&FBovespa, voltado às companhias de médio porte, mas que exige o mesmo comprometimento em governança corporativa que as empresas do Novo Mercado, ainda neste segundo semestre. Está no radar da companhia fazer sua oferta inicial de ações (IPO) nos próximos dois anos como parte de seu plano de crescimento, formulado após receber aporte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2010.
A companhia dedica-se à geração de tecnologia própria em automação e controle de processos industriais. Tem duas unidades de negócios: produtos e integração de sistemas, e atende clientes de pequeno, médio e grande porte.
Com mais de 20 anos de atuação em integração de sistemas possui foco nos segmentos de energia elétrica, óleo & gás e transportes.  (Agência IG/SP)

___________________________
SERVIÇOS, COMÉRCIO e VAREJO

São Paulo / SP

Grupo Rede sinaliza descartar proposta da Energisa

O advogado Thomas Felsberg, que representa o Grupo Rede nas assembleias de credores do grupo, sinalizou que o Rede não deverá analisar oficialmente a proposta feita pela Energisa. A postura, questionada neste momento pelos credores, representaria um novo capítulo ao processo de disputa entre a Energisa e o consórcio formado por CPFL Energia e Equatorial pelo controle da holding. "A proposta feita pela Energisa era impraticável. Tanto é que agora fizeram uma nova proposta", destacou Felsberg nos primeiros minutos após a retomada da assembleia, nesta quarta-feira, 03, relembrando a decisão da Energisa de retirar da proposta anterior a obrigatoriedade de uma captação de R$ 700 milhões junto aos próprios credores do Rede. "Foram feitas novas propostas e promessas e continuam as inseguranças. O grupo (Energisa) já fez três propostas que foram retiradas. E se tivermos uma quarta proposta?", complementou o advogado. Com essas palavras, Felsberg voltou a adotar uma postura claramente favorável à oferta da CPFL e da Equatorial.

O temor do Grupo Rede, conforme sinalizado ao longo do dia, é que o processo de escolha da proposta mais atrativa se prolongue ainda mais. A proteção da Justiça estabelecida no processo de recuperação do Rede se encerra no próximo dia 15. Além disso, o prazo de intervenção da Aneel nas oito distribuidoras do grupo termina em 31 de agosto. Felsberg também sugeriu que a assembleia desta quarta-feira seja suspensa e retomada na próxima sexta. O encontro seria destinado apenas à análise da proposta apresentada por CPFL/Equatorial. (Agência Estado)



Da redação - São Paulo / SP

Mafer Records lança álbum do Power from Hell em LP 

Atenta ao aquecimento do mercado de discos de vinil, a MAFER Records lançou mais um título: Power from Hell - Lust and Violence. O disco tem tiragem limitada a 300 cópias e atende, principalmente, aos colecionadores de bandas underground. O disco tem um encarte especial, onde é possível conferir as letras das músicas no verso e na frente há um pequeno poster. Segundo recente matéria divulgada pelo jornal "The New York Times International Weekly" aumentou a procura por discos de vinil. "Hoje, pequenas e grandes gravadoras em todo o mundo estão lançando vinis, levando inclusive a um surto de novas fábricas. Tudo para atender a um crescente número de colecionadores, muitos deles nascidos depois do lançamento do CD nos anos 80". 

Diversas bancas e artistas em carreira solo observam o crescimento das vendas de seus lançamentos em vinil. David Bakula, vice-presidente senior de desenvolvimento de clientes e visões da Nielsen SoundScan, disse que sua companhia identificou 4,6 milhões de vendas domésticas de LPs no ano passado, um aumento de 18% em relação a 2011, mas ainda representado apenas 1,4% do total de vendas no mercado da música. Em São Paulo, uma nova galeria especializada em discos de vinil, a Nova Barão, tinha há oito anos apenas duas lojas. Hoje são 14 lojistas, que preferencialmente comercializam os bolachões. Entre elas está a MAFER Records, que em 2013 passou a lançar discos de bandas de rock e heavy metal que já são consagradas pelo lançamentos de CDs, cujos fans buscavam os LPs.

O Power from Hell surgiu em 2002 na cidade de Guarulhos (São Paulo), tendo em sua formação Sodomic (Aron Romero, vocalista do Anarkhon) atuando nas guitarras e vocais . Inicialmente o objetivo era fazer um tributo a bandas dos anos 80, como Motorhead, Venom, Bathory, Onslaught, Bulldozer, entre outras. Em seguida, Aron partiu para o lançamento de álbuns próprios (num total de quatro títulos) e um Split com a banda Whipstriker. As letras abordam temas como o anti cristianismo, sexo , BDSM e luxuria em geral.

No mercado internacional, Power From Hell é considerada uma banda de destaque no cenário underground, inclusive sendo citada em várias entrevista por Fenriz do Darkthorne. Uma das curiosidades é o fato do P.F.H nunca ter feito nenhum show.  Os albuns da banda são: The true metal - 2004 (LP) - 2013 (CD) , Sadismo - 2007 (CD) - 2010 (LP), Spellbondage - 2009 (CD) - 2013 (LP), Lust and violence - 2011 (CD) - 2013 (LP), Brazilian Bestial Attack - 2013 (Split com Whipstriker). Todos lançados no formato Cd e LP, em vários países, por vários selos diferentes.   (Fonte: MAFER Comunicação)


Da redação - Porto Alegre / RS 

Sindilojas Porto Alegre conquista Troféu Prata no 18° Prêmio Qualidade RS

O Sindilojas Porto Alegre, Sindicato que representa os lojistas da capital e de Alvorada, retorna ao palco do Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PQGP). Na 18ª edição do tradicional processo de avaliação, a Entidade conquistou o Troféu Prata. “Estamos muito orgulhosos por mais esse reconhecimento. Em 2011, conquistamos a Medalha de Bronze, ano passado, o Troféu Bronze, e agora, o Troféu Prata. Isso mostra que avançamos mais uma vez em nossos processos de gestão. Este prêmio reafirma os resultados dos trabalhos iniciados há quatro anos”, destaca o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow. 

O ingresso da Entidade no processo de avaliação do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) iniciou em 2009. Desde então, a consolidação da gestão profissional com foco na qualidade trouxe padronização de processos e a criação de novos serviços focados que beneficiam diretamente os lojistas representados pelo Sindicato. “O Prêmio Qualidade RS é fundamental para as empresas que buscam excelência no atendimento aos seus clientes saberem que estão no caminho certo”, revela Sielichow. Uma das entidades mais ativas do Estado e uma das mais influentes do Sul do País, graças a promoção de ações de desenvolvimento e segurança para o comércio, o Sindilojas Porto Alegre, integrante do Sistema Fecomércio-RS, foi criado em 1937 e atualmente é responsável pela representação de, aproximadamente, 18 mil empresas. A Entidade tem 2.600 associados e desenvolve ações visando o crescimento e a qualidade de vida das empresas e seus funcionários, tornando-se referência nacional entre as entidades patronais.

Para o Sindilojas Porto Alegre, uma das medidas que influenciam na eficácia da gestão é a qualificação dos colaboradores, ao ponto de aumentarem os investimentos em capacitação. “Estabelecemos metas de qualificação por colaborador. Oferecemos treinamentos constantes e, além disso, um benefício de auxílio educacional, proporcionando mais chances de estudos e desenvolvimento dos profissionais. Atualmente, 49% do total dos colaboradores possuem nível superior e cerca de 70% recebem auxílio para cursar graduação ou pós-graduação”, explica Márcio Allegretti, superintendente da Entidade. Outro índice que repercute na boa gestão do Sindicato é a satisfação dos associados com a Entidade, que subiu de 73% para 86% nos últimos dois anos.  A entrega do Prêmio Qualidade RS será realizada no 14º Congresso Internacional da Gestão, no Pavilhão de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, no próximo dia 16 de julho, às 19h. 
(Fonte: Enfato multicomunicação)


Da redação - Rio de Janeiro / RJ

Segunda edição da PET Rio VET com estrutura remodelada reforça presença no Rio de Janeiro

A PET Rio VET, feira de negócios destinada ao mercado pet que abrange toda a cadeia produtiva, acontecerá entre 20 e 22 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Organizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria com a LK Eventos, a feira em sua segunda edição, com um novo conceito, formulado com base na experiência de uma das 20 maiores empresas organizadoras de feiras do mundo. “O mercado pet brasilerio tem o segundo maior faturamento do mundo. Atentos à importância do país no cenário mundial, usamos nossa longa experiência internacional em eventos como a PET South America, principal evento do setor na América Latina, para apresentar aos participantes da PET Rio VET um novo formato para a feira. Nosso objetivo é proporcionar um espaço ideal para conhecer novas tendências, gerar relacionamentos e oportunidades de negócios“, comenta Ligia Amorim, Diretora Geral da NürnbergMesse Brasil.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o país movimentou R$ 14,2 bi em 2012, equivalente a 0,39% do PIB nacional. Considerado o segundo maior mercado consumidor de produtos e serviços pet do Brasil, o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar a PET Rio Vet por estar em plena expansão.
O evento contará com expositores nacionais e internacionais, que levarão novidades para profissionais de diversos setores do segmento pet. Durante os 3 dias de feira, palestrantes renomados do mercado veterinário participarão da 12ª Conferência SulAmericana de Medicina Veterinária. Observando as tendências desse mercado, as palestras abordarão temas relevantes e exclusivos como: Medicina Baseada em Evidências, Gestão e Marketing para o mercado pet e Medicina Felina.

Outra atração do evento é resultado da parceria com a SOMVERJ. O público presente poderá visitar uma exposição contendo fotos, livros e documentos, valorizando a história da medicina veterinária. Em paralelo ocorrerá pela primeira vez na feira o Mega Gromming Show. No dia 21 de agosto, os Groomers que são referência no país estarão reunidos para apresentar ao público inovações da estética animal. Durante todo o dia, os participantes do curso tirarão dúvidas, conhecerão tendências e aprenderão mais sobre as novas técnicas de tosa. As inscrições já estão abertas.  (Fonte: S2Publicom)


Da redação - São Paulo / SP

Microfranquia Ensina Mais recebe selo 5 estrelas

Com pouco mais de um ano de existência a microfranquia Ensina Mais, a nova bandeira do Grupo Prepara, conquistou nesta terça-feira (11/06) o SELO 5 estrelas da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios e faturou o 2º lugar na categoria microfranquias. De acordo com o presidente da rede, Rogério Gabriel, a conquista desta posição em tão pouco tempo é prova de todo o empenho da rede em oferecer um sistema diferenciado com qualidade. “Disputamos nesta categoria com empresas que já possuem anos de mercado e com certeza o 2º lugar só veio confirmar que estamos fazendo a coisa certa. É perfeitamente possível investir em um micronegócio e oferecer um serviço satisfatório a todos”.  O interessado em abrir uma franquia da Ensina Mais deve investir, aproximadamente, R$39 mil reais, valor que já inclui taxa de franquia e capital de giro. Lançada em março do ano passado a rede já possui mais de 200 unidades e pretende dobrar este número nos próximos três anos.
(Fonte: Lucky Assessoria) 


___________________
TI, WEB e e-COMMERCE

São Paulo / SP

Site de investimento compartilhado Crowdcube prepara expansão no Brasil

O site britânico de investimento compartilhado Crowdcube, que permite que o público compre participações em pequenas empresas, está planejando uma expansão internacional, incluindo no Brasil, com meta de criar uma plataforma global que vincule investidores a negócios que precisam de capital. Conforme os bancos contêm empréstimos por causa de regras mais rígidas de controle de capitais, a modalidade de financiamento via "crowdfunding", originada nos Estados Unidos como uma forma de levantar dinheiro para projetos criativos, se expandiu rapidamente. "O objetivo último é criar uma rede de sites de crowdfunding em 25, 30 países... para que tenhamos uma plataforma global de investimento", disse Darren Westlake, presidente-executivo e co-fundador da CrowdCube. O site afirma ser o maior do mundo em aquisições de participações empresas pelo sistema. "Como que o crowdfunding pode ter sucesso? A melhor forma é criar o maior público. E como você pode criar o maior público? Você faz isso com uma base global", disse Westlake. 
Ele afirmou que o Crowdcube, que levantou 9,3 milhões de libras (US$ 14,1 milhões) desde que foi lançado em 2010, está trabalhando em uma série de joint-ventures. O site lançou operações na Suécia e o Crowdcube Brasil deverá estar no ar nas próximas seis semanas. A empresa também está buscando parcerias incluindo nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, México e Índia.
Dos US$ 2,7 bilhões levantados via crowdfunding no mundo em 2012, apenas US$ 116 milhões foram para compra de participações em empresas, segundo pesquisa da Massolution.  (Agência Reuters)


Da redação - São Paulo / SP

Locaweb adquire empresa de e-mail marketing All In Mail

A Locaweb anunciou na tarde de ontem, dia 3/7, a aquisição de 100% do capital da All In Mail, uma plataforma de envio e gerenciamento de campanhas de e-mail marketing. Os sócios-fundadores da All In Mail, Victor Popper, Kadu Pedreira, Cássio Callegaro e Michel Araújo, permanecerão na gestão da empresa mantendo os mesmos cargos anteriormente ocupados, com o objetivo de promover o aumento da participação da Locaweb neste mercado. Segundo Victor Popper, CEO da empresa de e-mail marketing, além da ferramenta contar agora com a infraestrutura do hosting, os clientes da Locaweb passam a ter acesso ao serviço que hoje é usado por grandes empresas digitais do País como Sephora, FNAC, Ponto Frio, Extra, Casas Bahia, Buscapé, Hotel Urbano, Ricardo Eletro, BrandsClub, Leader, Centauro, Marisa, Giuliana Flores e outros.
Flávio Jansen, CEO da Locaweb, acredita que esta nova aquisição será muito benéfica para o posicionamento das duas empresas no mercado. "Trata-se de uma aquisição que trará enorme benefício aos nossos clientes do segmento corporativo", afirma.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da Locaweb)


Da redação - São Paulo / SP

ALERTA - Dupla de malware "inteligentes" agem juntos para driblar antivirus

Dois software maliciosos trabalham juntos para ficarem instalados em computadores, dificultando a remoção de ambos. Um dos programas, chamado Vobfus, foi detectado em Setembro de 2009. É conhecido como “downloader”, ou programa que faz o download de outros pedaços de código. Quando o Vobfus infecta um computador, a partir de um servidor de comando e controlo remoto  ele transfere um programa chamado Beebone, que é outro tipo de “downloader” capaz de  instalar outros programas maliciosos em um computador. Os dois trabalham em conjunto, transferindo variantes um do outro que não sejam imediatamente detectados pelos antivírus, escreveu Hyun Choi, do Malware Protection Center da Microsoft, no domingo.
“Esta relação cíclica entre o Beebone e o Vobfus é a razão pela qual o Vobfus pode parecer tão resiliente aos produtos antivírus”, afirma Choi. “Os antivírus atualizados podem detectar uma variante presente no sistema, mas variantes mais recentes podem não ser detectadas imediatamente”.
Outros programas de malware são conhecidos por se atualizarem quando um computador está infectado. Mas se o malware é detectado e removido, o computador teria de ser novamente infectado. A abordagem do Vobfus e do Beebone torna mais provável que o computador continue a ser infectado.
O Vobfus também é um worm que se copia para discos externos. Ele usa a função “autorun” que, quando ativada em um computador, faz com que o Vobfus possa automaticamente funcionar e infectar computadores com o Windows. “O Vobfus tem uma taxa de infecção nos discos removíveis de muito sucesso”, escreveu Choi.


Da redação - São Paulo / SP

W3C Brasil e CGU divulgam vídeo sobre as vantagens no uso de dados abertos  

A Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Escritório Brasileiro do W3C, lançou vídeo que apresenta de forma didática como funcionam e quais os objetivos de programas que facilitam o acesso do cidadão a dados públicos. O vídeo ilustra a importância dos dados abertos para a sociedade, especialmente no cotidiano das pessoas. De uma maneira divertida e instrutiva, a animação permite refletir sobre as possibilidades de uso prático das informações abertas tanto por gestores públicos quanto pelos cidadãos.
A iniciativa compõe o Projeto Transparência Ativa e Dados Abertos, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade civil sobre a importância da disponibilidade e uso desses dados, além de estimular a participação de todos no processo político. Para isso, o vídeo demonstra como qualquer pessoa pode ter acesso a dados sobre políticas públicas por meio de ferramentas digitais e interagir com os órgãos que produzem esses dados.
O projeto também leva em conta o disposto no artigo oitavo da Lei de Acesso à Informação, que enfatiza a importância de disponibilizar as informações em formato aberto e acessível para todos os cidadãos brasileiros. 
Acesse e conheça a animação “Dados abertos para um dia a dia melhor”: http://www.youtube.com/watch?v=TJRzW7MBGOw.


Sobre o escritório W3C Brasil – W3C.br - Acompanhando deliberação do CGI.br e os requisitos do W3C (World Wide Web Consortium), o NIC.br deu início às atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul.  O W3C é um consórcio internacional com a missão de conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil vem reforçar os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer aparelho, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em http://www.w3c.br/.
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (www.cgi.br/principios).  
(Fonte: S2Publicom) 


_________
TELECOM

Da redação - Porto Alegre / RS 

Roaming internacional na Copa das Confederações

O tráfego de dados e minutos de clientes estrangeiros utilizando a rede móvel da Vivo cresceu aproximadamente 52% durante a Copa das Confederações – considerando os países cujas seleções estão disputando o torneio. Isso, se comparados os números da primeira semana de junho àqueles registrados após o início do evento. Considerando os países participantes da Copa das Confederações, o México, por exemplo, foi um dos responsáveis pelo aumento. Os dados utilizados por mexicanos em visita ao Brasil aumentou 400%, enquanto a quantidade de minutos em ligações de voz em roaming internacional cresceu 150% no período.
(Fonte: Gerência Canais Regionais | Comunicação Corporativa Vivo)  


_______________________
MÍDIA, MKT e COMUNICAÇÃO

Da redação - São Paulo / SP

Versátil é a noca assessoria do Bestway Group

O Bestway Group, grupo de organizações especializadas em soluções voltadas para gestão de pessoas e RH, anuncia a contratação da Versátil Comunicação Estratégica (www.versatilcomunicacao.com.br) para desenvolver o trabalho de relacionamento com a imprensa. Com mais de 800 empresas clientes em todo o país, o grupo é composto pelas organizações IBRATI, Arbos Seguros, Bestway Consultoria e a rede social exclusiva 4bee, que juntas oferecem ao mercado um portfólio completo de produtos, serviços e soluções para atender as necessidades de gestão do capital humano de empresas de todos os portes e segmentos. Além disso, o grupo conta com o braço social IBRATITUDE que apresenta um amplo leque de programas e projetos de responsabilidade social.

O grupo aborda temas como: consultoria e outsourcing de RH, gestão estratégica de benefícios, certificação digital e Folha de Pagamento.
Há mais de onze anos no mercado, a Versátil Comunicação Estratégica possui três unidades de negócios principais: Assessoria de Imprensa , Produção Editorial (conteúdo de publicações impressas e digitais para os públicos interno e externo) e Marketing Digital (SEO e produção de sites). A unidade deAssessoria de Imprensa concentra o maior número de clientes, 16 no total. Atualmente a agência atende a Abradilan, Accesstage, Apdata, Ativa Logística, Contmatic Phoenix, Fundação Sérgio Contente, Goobec Brasil, Gunnebo Gateway Brasil, Grupo Combustol & Metalpó, Luminae, Meiry Kamia, Nativ Pescados, Nielsen, Right at Home, TGestiona Logística, Top Cau e Total Express.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2013 - Todos os direitos reservados