Edição 874 | Ano IV


Da redação - São Paulo / SP 

O crescimento do mercado da vaidade no Brasil

Brasil é o terceiro maior mercado global de produtos HPC, tendo gasto US$ 42 bilhões no ano passado, segundo a Abihpec. O aumento dos empregos formais e a ascensão da mulher no mercado de trabalho foram importantes para o aumento de venda desses itens. Em pesquisa realizada pelos associados da Abradilan, a nova classe média brasileira representa o maior número de consumidores de produtos de beleza. Os brasileiros já estão entre os maiores consumidores  de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo. Com isso o Brasil alçou-se ao posto de terceiro maior mercado global de produtos HPC, estando atrás somente dos Estados Unidos e Japão, tendo gasto US$ 42 bilhões em 2012, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec. O crescimento do mercado nacional da vaidade também é sentido nos negócios, é o que mostra a enquete realizada pela Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais – Abradilan (www.abradilan.com.br) junto aos seus associados sobre as projeções de vendas para este ano, chegando aos seguintes resultados:

Percentual de associados
41,70%
25,00%
26,70%
0,00%
26,70%


Projeção de crescimento nas vendas de HPC em 2013
Até 10,0%
De 11 à 20,0%
De 21 à 30,0%
De 31 à 40,0%
Acima de 40,0%

As vendas nesse setor têm apresentado forte expansão, podendo ser justificada pela crescente demanda por consumidores de todas classes econômicas, em especial a camada emergente da população, que passou a integrar novos produtos na cesta de itens de consumo. Diante disso, os associados da Abradilan, passaram também a investir cada vez mais nessa área para atender todas as farmácias e drogarias que também tem ampliado os seus investimentos nas áreas de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
A nova classe média brasileira representa o maior percentual de consumidores de produtos de beleza. Segundo Geraldo Monteiro - diretor executivo da Abradilan “o aumento dos empregos formais e a ascensão da mulher no mercado de trabalho foram fatores que contribuíram para que homens e mulheres da classe C investissem mais na compra desses itens. Além disso, o consumo desses produtos deixou de ser exclusividade das mulheres, e com isso, já é possível notar que cada vez mais homens, jovens e até mesmo crianças consomem mais esses produtos".

Na área de cosméticos e dermocosméticos, produtos para o corpo e de tratamentos estéticos, várias marcas estão em busca de apresentar, cada vez mais, novidades ao mercado. Por conta do aumento dos gastos dos brasileiros em higiene e beleza, essas novidades têm atraído muitos investimentos por parte das empresas destes segmentos. Os associados regionais da Abradilan visitam 85% das cidades do Brasil, e atendem atualmente 78% das 72,7 mil farmácias e drogarias situadas no Brasil, sendo elas, 80% na região Sudeste, 74% na região Sul, 81% no Nordeste, 84% no Centro-Oeste e 54% no Norte do país.

Sobre a Abradilan - Constituída em 1998, a Associação Brasileira dos Distribuidores dos Laboratórios Nacionais – é formada por empresas distribuidoras de medicamentos, produtos para a saúde, artigos de higiene pessoal e cosméticos no mercado brasileiro. Com 127 associados, tem como missão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do mercado e de seus associados, promovendo a melhoria continua e eficaz de seus serviços. A entidade realiza todos os anos a Abradilan Farma & HPC, única feira nacional do setor com representantes de indústrias de todos os estados brasileiros. Em2012, a8ª edição do evento ocorreu em São Paulo entre os dias 21 à 23 de março e com 220 marcas expostas. O evento atraiu cerca de 18 mil visitantes. 
(Fonte: Versátil Comunicação Estratégica) 




Editor-chefe da Bloomberg News, Matthew Winkler
Nova Iorque / EUA

Bloomberg diz que acesso a dados é imperdoável

O editor-chefe da Bloomberg News, Matthew Winkler, pediu desculpas nesta segunda-feira por permitir o acesso "limitado" de jornalistas a dados delicados sobre como os clientes utilizavam os terminais da Bloomberg, dizendo que era "imperdoável", mas que os dados importantes dos clientes sempre foram protegidos. Sua declaração veio conforme o Banco Central Europeu afirmou que estava em "contato próximo com a Bloomberg" sobre eventuais violações da confidencialidade do uso de dados. O Federal Reserve dos EUA disse que estava examinando se poderia ter ocorrido vazamento de informações confidenciais. Uma fonte informada sobre a situação disse que o Departamento do Tesouro também estava analisando a questão.

A prática de dar a jornalistas acesso a alguns dados considerados proprietários - incluindo quando um cliente olhou categorias gerais, como ações ou títulos - veio à tona na imprensa na semana passada. Em resposta, a empresa matriz, Bloomberg LP, disse que havia restringido o acesso no mês passado, após o Goldman Sachs reclamar. Winkler, em um editorial publicado no Bloomberg.com, disse: "Nossos repórteres não devem ter acesso a todos os dados considerados proprietários. Sinto muito que eles fizeram. O erro é imperdoável..."

O Goldman sinalizou o assunto à Bloomberg depois que o banco descobriu que jornalistas tinham acesso a mais informações do que tinha conhecimento, e argumentou que as informação eram delicadas e não deviam ser vistas pelos jornalistas. "Conforme a privacidade dos dados tornou-se uma preocupação central para os nossos clientes, devemos ir além na proteção de dados, especialmente quando temos até mesmo a aparência de impropriedade", escreveu Winkler. "E é por isso que fizemos essas mudanças recentes do que os repórteres podem acessar". Winkler enfatizou que "nunca comprometemos a integridade destes dados em nossa reportagem" e disse que os jornalistas da Bloomberg estão sujeitos a padrões dentre os mais rígidos do mercado.  (Agência Reuters)

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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)


HOJE na Ásia:

Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

Os mercados de ações da Ásia fecharam em direções divergentes nesta terça-feira. A China liderou as perdas na região em meio a preocupações sobre os dados econômicos anunciados recentemente. Por outro lado, os pregões de Sydney e Seul terminaram em terreno positivo influenciados pelo câmbio.
Segundo especialistas, os dados econômicos chineses de abril indicam que a recuperação econômica é bastante moderada, no entanto, há expectativas pequenas mas crescentes de um relaxamento monetário no país.
O crescimento de investimentos em ativos fixos e a atividade industrial desaceleraram em abril, segundo dados oficiais divulgados anteriormente.
Os formuladores de políticas da China vivem um dilema, uma vez que cortes nas taxas de juros impulsionarão o crescimento, mas, por outro lado, a China precisa amenizar a inflação assim como evitar que os preços dos imóveis subam rápido demais, disseram analistas.
Em meio a essas incertezas, o índice Xangai Composto caiu 1,1%, para 2.217,01 pontos, e o índice Shenzhen Composto recuou 1,4%, para 960,81 pontos.
As ações em Hong Kong também terminaram em terreno negativo. O índice Hang Seng caiu 0,3%, para 22.930,28 pontos, com realização de lucros, somando duas sessões seguidas de baixas após ganhos recentes.
Já na Coreia do Sul, o índice Kospi ganhou 1,0% e fechou o pregão com 1.968,83 pontos. Montadoras e empresas de tecnologia avançaram em Seul, tendo em vista que a recuperação do iene japonês ante o dólar proporcionou um certo alívio para o mercado local. A Kia Motors subiu 3,8% e a Hyundai Motor avançou 2,7%, enquanto a Samsung Electronics obteve alta de 1,6% e a LG Display ganhou de 2,9%.
Os exportadores sul-coreanos são influenciados pela variação do iene, pois os concorrentes japoneses obtém uma certa vantagem competitiva com a desvalorização da própria moeda.
O mercado de ações da Austrália avançou pela terceira sessão consecutiva nesta terça-feira com o enfraquecimento ainda maior do dólar australiano. Empresas que não trabalham com recursos naturais e tem renda em dólar norte-americano permaneceram em demanda. No entanto, o recuo dos preços das commodities limitou o setor de recursos.
O índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney, fechou em alta de 0,2%, aos 5.221,0 pontos. A Newcrest Mining perdeu 2,5% e a Atlas Iron recuou 4,2%.
As ações na Bolsa de Taipé terminaram estáveis, com o índice Taiwan Weighted fechando o pregão com 8.251,82 pontos. Os investidores locais estão cautelosos, uma vez que aguardam notícias sobre um possível imposto sobre ganhos de capital.
Já, nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou em um novo recorde, puxada para cima por resultados positivos de lucros das empresas e uma resolução pacífica das eleições. O índice PSEi ganhou 0,7%, aos 7.313,46 pontos. 


ONTEM no Brasil:

Ibovespa cai 1,2% por dados fracos da China e Fed

A Bovespa fechou no menor nível em cerca de duas semanas nesta segunda-feira, após dados fracos da China e da chance de redução do programa de estímulos do banco central norte-americano.
O Ibovespa fechou em baixa de 1,2 por cento, a 54.447 pontos. O volume financeiro do pregão foi de 6,99 bilhões de reais, ante média diária de 7,7 bilhões de reais em 2013.
Investidores mostraram cautela após dados revelarem que o crescimento da produção industrial da China, principal parceiro comercial do Brasil, foi surpreendentemente fraco em abril.
Além disso, a perspectiva de que o Federal Reserve, o BC dos EUA, poderá reduzir seu programa de compra de bônus continuou a repercutir nas praças financeiras globais.
Apesar de uma abertura negativa, Wall Street fechou o dia com pouca variação, com o inesperado aumento das vendas no varejo impedindo quedas acentuadas das ações.
Já no Brasil, os dados externos negativos prevaleceram, somados às incertezas relacionadas ao cenário doméstico, segundo o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa.
"A combinação de inflação elevada e atividade fraca gera um ambiente não muito propício para investimentos em bolsa", disse Rosa, citando ainda que não vê perspectiva de mudança de cenário no curto prazo.
A reta final da temporada de balanços também repercutiu nos negócios. Investidores reagiram mal aos resultados da Gafisa, que ficou dentre as principais perdas do Ibovespa, junto com outros nomes do setor de construção.
Em relatório, analistas do Credit Suisse afirmaram que a Gafisa mostrou um fraco conjunto de números no primeiro trimestre, "indicando que o processo de recuperação da companhia está levando mais tempo para impactar a lucratividade".
Fora do índice, destaque para o forte tombo das ações da petrolífera HRT. A empresa nomeou como novo diretor-presidente o geólogo Milton Franke, após a renúncia do fundador Márcio Mello ao cargo na última sexta-feira.


ONTEM nos EUA:

Dow Jones fecha em baixa de 0,18%

O Dow Jones Industrial, principal índice de Wall Street, fechou nesta segunda-feira em baixa de 0,18% em um pregão no qual o seletivo S&P 500 atingiu momentaneamente um novo recorde.
Esse indicador, que reúne 30 das principais empresas dos Estados Unidos, perdeu 26,81 pontos, para 15.091,68, enquanto o seletivo S&P 500, fechou estável, aos 1.633,77. Já o índice composto da bolsa eletrônica Nasdaq subiu 0,06%, para 3.438,79 pontos.
O pregão abriu em baixa devido ao grande número de vendas por parte dos investidores, já que na sexta-feira passada tanto o Dow Jones como o S&P 500 conquistaram novos recordes, mas depois mudou de rumo, estimulado por um dado melhor do que o previsto sobre as vendas no varejo nos Estados Unidos.
Mais da metade dos 30 componentes do Dow Jones fechou em baixa, sendo as mais acentuadas as das ações de Alcoa (-1,95%), Intel (-1,71%) e Dupont (-1,02%). Já as principais altas foram dos titulos de Pfizer (2,26%), JPMorgan (1,45%) e Microsoft (1,04%).
Fora desse índice, as ações do Google caíram 0,31% após terem atingido momentaneamente o recorde de US$ 882,47 por ação.
Em outros mercados, o preço do ouro caiu para US$ 1.434,30 a onça, e a rentabilidade da dívida americana a dez anos subia para 1,91%.

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MERCADO FINANCEIRO

São Paulo / SP

Inadimplência em crédito de cooperativa é de 1,4%

Uma pesquisa divulgada ontem, dia 13/5, pelo Banco Central (BC) mostra que apenas 1,4% do crédito concedido a pessoas físicas por cooperativas tem atraso no pagamento por mais de 30 dias. A inadimplência é de 1,5% nas operações contratadas por homens e de 1,3% entre as mulheres. O levantamento tem como objetivo conhecer a população tomadora de crédito de cooperativas. Como base de comparação, o BC afirma que as operações de cooperativas para pessoas jurídicas têm mais de 2% de parcelas vencidas a mais de 30 dias. De acordo com a pesquisa, 1,49 milhão de clientes têm operação de crédito com cooperativas, a maior parte homens, que correspondem a 69,7% do total. 

A carteira de empréstimos soma R$ 30,3 bilhões. O valor médio por operação é de cerca de R$ 20 mil. A média entre os homens sobe para R$ 23 mil e, entre as mulheres, cai para R$ 14 mil. A pesquisa mostra também que 50,5% dos tomadores de crédito têm entre 31 e 50 anos. O volume de crédito nas cooperativas representa 27% do total de operações contratadas pelos mesmos cooperados no Sistema Financeiro Nacional. No entanto, 29% dos cooperados são clientes exclusivos das cooperativas. A pesquisa foi publicada na página do BC na internet.  (Agência Estado)


São Paulo / SP

BB Seguridade lucra R$ 472 milhões 

A BB Seguridade, holding que concentra os negócios de seguros do Banco do Brasil, anunciou lucro líquido de R$ 472 milhões no primeiro trimestre deste ano, cifra 54% superior à registrada em igual intervalo do ano passado. É a primeira vez que a empresa divulga suas demonstrações financeiras como uma companhia independente e de capital aberto. No conceito ajustado, que considera itens extraordinários, o lucro líquido da BB Seguridade foi a R$ 455 milhões no trimestre, com aumento de 5% sobre o resultado ajustado alcançado em igual período de 2012. O retorno ajustado sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) do primeiro trimestre foi de 34,7%, abaixo do indicador visto em 12 meses, de 37,8%, e do quarto trimestre de 2012, de 10,4%.

Os prêmios de seguros, previdência aberta e capitalização da companhia totalizaram R$ 10,2 bilhões de janeiro a março, elevação de 31% ante um ano. A maior parte do faturamento foi obtida por meio da venda de planos de previdência que garantiram à Brasilprev, braço da BB Seguridade, receitas de R$ 6,1 bilhões. Seguros somaram R$ 2,8 bilhões em prêmios e o segmento de capitalização contribuiu com R$ 1,1 bilhão. "O crescimento dos resultados decorre da expansão dos negócios, com redução da sinistralidade e redução nos índices combinados das coligadas do setor de seguros", atenta a BB Seguridade no relatório que acompanha as suas demonstrações financeiras.

Por outro lado, destaca a companhia, a expansão dos ganhos foi limitada pelo decréscimo no resultado financeiro dessas empresas, por causa da queda nas taxas efetivas de juros, além do impacto negativo da marcação a mercado de títulos pré-fixados, em razão elevação da expectativa dos juros.

IPO - A BB Seguridade listou suas ações Novo Mercado da Bolsa, nível mais alto de governança corporativa da bolsa em abril, após captar até R$ 11,475 bilhões com a sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). O braço de seguros do BB chegou à Bolsa com valor de mercado de quase R$ 34 bilhões, conforme cálculo de fontes.
O IPO da BB Seguridade conquistou o título de maior abertura de capital da bolsa desde 2009, quando o espanhol Santander levantou cerca de R$ 14 bilhões. Suas ações foram precificadas em R$ 17,00, um pouco acima do centro do intervalo sugerido, de R$ 15,00 a R$ 18,00.

Receitas - As receitas da BB Seguridade, operacionais e financeiras, totalizaram R$ 676,816 milhões, cifra 35,1% superior à registrada um ano antes. Na comparação com o quarto trimestre de 2012, esses ganhos avançaram 28,0%. As receitas de comissões somaram R$ 357,709 milhões de janeiro a março deste ano, crescimento de 47,70%. Já as receitas de investimentos em participações societárias, que incluem as empresas das quais a BB Seguridade é acionista, como seguros, previdência e capitalização, totalizaram R$ 293,386 milhões. O montante é 22,21% maior, na mesma base de comparação.
Um dos segmentos que mais contribuíram para o aumento das receitas de investimentos em participações societárias foi o de seguros vida, habitacional e rural, cujo resultado somou R$ 133 milhões no primeiro trimestre, aumento de 18,82% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Também foi destaque capitalização, com crescimento de 60,43%, para R$ 52,219 milhões. Em seguros de patrimônio, a alta foi de 4.109%, para R$ 12,293 milhões. No segmento de previdência, as receitas permaneceram praticamente estáveis, com crescimento de 0,58%.

Despesas - As despesas da BB Seguridade totalizaram R$ 158 milhões nos três primeiros meses de 2013, recuo de 28,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com o quarto trimestre de 2012, a queda foi ainda maior, de 32,4%.
De janeiro a março, os gastos administrativos da companhia foram a R$ 61,637 milhões, declínio de 48,36% em relação ao mesmo período do ano passado. As despesas com pessoal diminuíram 12,8%, para R$ 3,864 milhões. No sentido contrário, outras despesas cresceram 40%, totalizando R$ 4,887 ao final do primeiro trimestre.  (Agência Estado)


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INDÚSTRIA

São Paulo / SP

Marfrig reverte lucro e perde R$ 81,2 milhões

A empresa de alimentos Marfrig reverteu o lucro líquido de R$ 34,5 milhões do primeiro trimestre do ano passado e apresentou prejuízo líquido de R$ 81,2 milhões entre janeiro e março de 2013. A companhia explica que nos três primeiros meses de 2012, o resultado líquido foi beneficiado pelo efeito positivo da variação cambial, de R$ 96,4 milhões, contra R$ 41,1 milhões neste ano. O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) da companhia somou R$ 491,1 milhões, alta de 19,6% em relação ao mesmo período de 2013. A margem Ebitda passou de 8,2% para 7,6%. Em relatório, a companhia explica que a redução da margem Ebitda foi impactada pela redução nas margens das operações da Marfrig Beef, sendo em sua maior parte explicado pela pressão ocorrida nos preços de vendas no mercado interno no Brasil (efeito esse antecipadamente informado ao mercado na divulgação do último trimestre de 2012). A sazonalidade do período onde o primeiro trimestre é caracterizado por um menor consumo e as despesas que, mesmo tendo sua participação reduzida em comparação ao primeiro trimestre do ano passado, ainda encontram-se em patamares elevados", diz a empresa.
Por outro lado, segundo a companhia, a melhora do nível de entrega, mensurado pelo indicador "Fill Rate", contribuiu positivamente, retornando aos patamares históricos de 75% ao final do trimestre. A receita operacional líquida da Marfrig totalizou R$ 6,42 bilhões no primeiro trimestre, crescimento de 28,3% frente igual intervalo de 2012. De acordo com a empresa, a cifra se deve ao aumento de 4,3% no volume e de 23,0% nos preços médios no período.  (Agência Estado)


São Paulo / SP

Braskem deve ser sócia de fábrica na Venezuela

A Braskem pode ingressar como sócia minoritária em um projeto para a produção de ureia na Venezuela, segmento de atuação inédito para a petroquímica controlada pelo grupo Odebrecht. A revelação foi feita nesta segunda-feira pelo presidente Carlos Fadigas. O empreendimento, segundo a petroquímica brasileira, envolveria também a Odebrecht e a estatal venezuelana Pequiven. A empresa brasileira aportaria o conhecimento em engenharia e construção e a estatal seria responsável pelo fornecimento de matéria-prima. A Braskem compõe o grupo por causa da experiência em desenvolvimento de projetos petroquímicos. ?Assinamos na semana passada um memorando de entendimento a respeito de um projeto de ureia (na Venezuela). Falamos de uma participação pequena em um estudo muito preliminar, de longo prazo?, afirmou Fadigas em teleconferência com analistas e investidores.

De acordo com a Braskem, o projeto teria como propósito fornecer ureia ao mercado brasileiro, onde o insumo tem oferta limitada por causa da falta de disponibilidade de gás natural. As empresas que participaram das discussões iniciais sobre o tema ainda não estabeleceram prazos ou valores necessários de investimento. A revelação feita por Fadigas acontece menos de uma semana após o encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o novo presidente venezuelano, Nicolás Maduro. ?O presidente eleito, Maduro, esteve com a presidente Dilma Rousseff na semana passada, ou seja, permanece a relação político-estratégica entre Brasil e Venezuela. E, portanto, permanece também nossa boa relação tanto com a Pequiven quanto com a PDVSA?, destacou Fadigas.

A proximidade entre Braskem e Venezuela é grande. A companhia compra nafta e vende resinas para o país vizinho. Além disso, é parceira da Pequiven no projeto de construção de uma fábrica de polipropileno em território venezuelano. A unidade seria abastecida com gás natural extraído no país vizinho, diferencial que tem levado a Braskem a investir em países onde haja disponibilidade de gás, como Venezuela, México e Estados Unidos.
Além do projeto de PP, idealizado pela Polipropileno Del Sur (Propilsur), empresa que tem como sócias Braskem e Pequiven, a petroquímica brasileira também cogitou construir um complexo petroquímico no país vizinho. O projeto bilionário, conhecido como Polietilenos de America (Polimerica), no entanto, foi descartado no fim de 2012. A construção foi anunciada em 2007, com investimento previsto de US$ 2,5 bilhões, mas não saiu do papel devido à reviravolta na economia mundial após 2008.  (Agência Estado)

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AGROBUSINESS



Da redação - São Paulo / SP

Indústria da carne otimista com possibilidades de novos mercados

O mercado de carne suína, no primeiro quadrimestre deste ano, manteve-se relativamente instável em decorrência das barreiras não-comerciais levantadas pela Rússia, Ucrânia e Argentina. Mesmo assim, o setor está otimista com a possibilidade de retomada das exportações, de acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne), Clever Pirola Ávila. Em relação ao mesmo período de 2012, ocorreu queda nas exportações nesse quadrimestre, porém, as indústrias apostam na recuperação. “Retornaremos brevemente o nível de vendas com a volta da Ucrânia”, prevê o dirigente.

A Missão Ucraniana esteve no Brasil recentemente e declarou ter aprovado o que viu, seja no modelo brasileiro de sanidade animal e inspeção, como também na tecnologia disponível nas agroindústrias. “Portanto, haverá reabilitação deste mercado em breve”. A expectativa do Sindicarne para o segundo semestre deste ano é a reabertura da Ucrânia e o início dos negócios com o mercado Japonês. A  Rússia, entretanto, ainda é uma incógnita.

O segmento de aves se manterá estável, apesar do desempenho de 2012, quando a produção  foi inferior 3% em relação ao ano anterior e o valor das vendas manteve-se nivelado. Neste ano, a produção continua adequada com alojamentos na ordem de 520 milhões de pintos por mês. No primeiro trimestre, o valor obtido com as exportações cresceu na ordem de 2%, enquanto os volumes decresceram na ordem de 7%. No mercado interno, os volumes cresceram 2% e os preços estão estáveis.

Apesar dessa calmaria, as repetidas ocorrências de gripe do frango em vários países da Ásia permitem prever que as exportações brasileiras de carne de aves crescerão no segundo semestre. É provável que muitos países exportadores permaneçam impossibilitados de exportar, aumentando a demanda mundial pela carne brasileira. O presidente do Sindicarne está confiante que 2013 será um ano melhor para a cadeia produtiva da carne.  (Fonte: MB Comunicação)


Da redação - São Paulo / SP 

INTACTA RR2 PRO™ na Agrobrasília 2013

De Hoje até dia 18/5, os visitantes da 6ª edição da Agrobrasília, realizada na COOPA-DF (Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, BR 251, km 05), poderão conhecer de perto as vantagens da nova tecnologia de soja da Monsanto, a INTACTA RR2 PRO™, adaptada para o mercado brasileiro e desenvolvida ao longo dos últimos onze anos. A nova tecnologia foi testada por 500 agricultores de 275 municípios de todo o país na safra 2011/2012, número ampliado para mil produtores de 350 municípios na safra 2012/2013. No Distrito Federal e em Goiás, 73 agricultores estão testando a tecnologia na atual safra, um aumento de 58% somando as duas regiões em relação à safra anterior.

O público que visitar a Agrobrasília ainda terá a oportunidade de participar de mesas-redondas e conversar com representantes da Monsanto e agricultores que já testaram o produto em suas lavouras na safra 2011/12 e os que estão testando pela primeira vez na safra 2012/13. Assim, os sojicultores poderão se adiantar e entender melhor a tecnologia antes da comercialização no Brasil, que depende apenas da liberação da China, principal importador da soja brasileira.

A Monsanto investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. A tecnologia INTACTA RR2 PRO™, por exemplo, alia três benefícios jamais vistos juntos: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas no mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção às principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready® (RR).

Além de ser eficaz contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja – lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros (Crocidosema aporema) – e lagarta das maçãs (Heliothis virescens), a tecnologia INTACTA RR2 PRO™ também exerce supressão à lagarta do tipo elasmo.  (Fonte: CDI Comunicação Corporativa)

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MERCADO AUTOMOTIVO

Frankfurt / Alemanha

Volkswagen construirá fábrica na China

A montadora alemã Volkswagen anunciou nesta segunda-feira que construirá uma fábrica em Changsha, na província chinesa de Hunan. A empresa tenta expandir para 4 milhões de veículos a capacidade de produção no maior mercado automobilístico do mundo. A nova fábrica terá capacidade anual de 300 mil veículos e iniciará a produção em 2016, de acordo com um porta-voz.
A China é o maior mercado da Volkswagen. Cerca de um em cada cinco veículos vendidos na China são da montadora alemã. A empresa tem planos de aumentar para quatro milhões de veículos a capacidade de produção no país, dos atuais 2,6 milhões, até 2018. No primeiro trimestre, as vendas da Volkswagen na China chegaram a 768.565 veículos, alta de 21,3% em relação ao mesmo período de 2012. A companhia espera vender três milhões de automóveis na China este ano.  (Agência da Dow Jones)

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SERVIÇOS e VAREJO

São Paulo / SP

Lucro da Dasa no 1º trimestre recua para R$ 23,6 milhões

A Diagnósticos da América (Dasa) registrou lucro líquido de R$ 23,6 milhões no primeiro trimestre de 2013, queda de 35,2% sobre o mesmo período do ano passado. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de janeiro a março deste ano foi de R$ 99,1 milhões, recuo de 19% na mesma base de comparação. A margem Ebitda ficou em 17%, queda de 4,9 pontos porcentuais na mesma base de comparação. A receita bruta total da companhia foi de R$ 640,4 milhões no primeiro trimestre deste ano, aumento de 5,1% sobre igual intervalo de 2012.  (Agência Estado)



Da redação - Porto Alegre / RS

Flores e churrasco puxam vendas de Dia das Mães nos supermercados gaúchos

Os supermercados gaúchos comemoram um crescimento de 12% nas vendas de produtos para as comemorações do Dia das Mães, na comparação com o ano passado. A informação é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, que destaca um aumento das reuniões de família em casa e a grande procura por flores, dois dos principais fatores para o melhor Dia das Mães da história, em vendas, para os supermercados do Estado.

Conforme Longo, o resultado deste ano confirma o Dia das Mães como a segunda data festiva que mais promove a reunião das famílias ao longo do ano, atrás apenas do Natal. No último final de semana, de acordo com o presidente da Agas, o fluxo de clientes nos supermercados aproximou-se do registrado no fim de semana que antecedeu a ceia natalina, em dezembro - principal período de vendas para o segmento. "O tíquete de compras e o faturamento foram bem inferiores aos registrados no Natal, mas o fluxo de clientes nas lojas foi semelhante nestes dois dias", destaca Longo.
Produtos para o almoço foram destaque - Os grandes responsáveis pelo crescimento substancial das vendas foram os produtos para o almoço de domingo (12). As carnes para churrasco, em média 5% mais baratas que em 2012, tiveram crescimento de 25% na comercialização. Os gaúchos compraram 30% mais tortas e bolos que no ano passado, e as bebidas tiveram alta de 10% nas vendas. 


Presentes - A venda de flores superou as expectativas dos supermercadistas, com um incremento de 30% na comparação com o Dia das Mães de 2012. Ao todo, 650 mil vasos de flores foram comercializados pelos supermercados gaúchos na última semana. Os bombons, presentes de última hora, registraram vendas semelhantes às do ano passado, com cerca de 1,8 milhão de caixas adquiridas pelos consumidores. "Os supermercados já estão reabastecendo os estoques destes produtos com vistas ao Dia dos Namorados, em junho", conclui Longo. (Fonte: Assessoria de Imprensa da AGAS)


Da redação - São Paulo / SP 

É dada a largada para o McDia Feliz 2013

Acontece no dia 14 de maio, a partir das 17h30, no Theatro São Pedro, na capital paulista, o evento de lançamento nacional da maior campanha em prol do combate ao câncer infantojuvenil do país, o McDia Feliz. Nessa edição 2013, além de resgatar toda a história dos 25 anos do McDia Feliz com a presença de convidados especiais, a data celebra também o início das vendas dos tíquetes antecipados de Big Mac® que, no dia 31 de agosto, poderão ser trocados pelo sanduíche nos restaurantes McDonald’s de todo o país. Entre os empresários estão: José Valledor, Presidente do McDonald’s Brasil e Tupa Gomes, presidente Martin Brower América Latina.

Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas - O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto Ronald McDonald são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação de trocos dos clientes dos restaurantes McDonald’s. Com mais de dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald articula diferentes agentes da causa e destina de recursos a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. 



Da redação - Porto Alegre / RS

Grupo Crédito Real aumenta em 36% número de contratos de aluguel no primeiro trimestre

O Grupo imobiliário Crédito Real, líder no segmento de locações em Porto Alegre, comemora os resultados do primeiro trimestre de 2013. O número de contratos de aluguel superou em 36% a marca de 2012. Foram 300 novos negócios fechados no período. Apenas no mês de março foram 95% a mais do que no último ano. O crescimento em relação aos valores negociados chegou a 50%.  Com um crescimento acumulado de 13%, o Grupo projeta chegar aos 18% até o fim do ano. Para isso, novos projetos e investimentos em qualificação e estrutura serão apresentados ainda no primeiro semestre. Em 2012, a empresa registrou um crescimento de 17% em sua receita bruta. 
"Nosso principal diferencial está na oferta de soluções rápidas e eficazes para cada perfil de cliente. O crescimento do primeiro trimestre confirma a qualidade desse trabalho", Carlos Ruschel, Diretor Superintendente do Grupo Crédito Real.  Fazem parte do Grupo Crédito Real as empresas Mário Espindola Locações Comerciais e Imobiliária City. Com 80 anos de tradição a empresa possui uma variada cartela de imóveis para locação e venda e também atua na administração de condomínios.  (Fonte: Fabulosa Ideia) 


Da redação - Porto Alegre / RS

Elegance lança coleção Home

Ficar em casa já deixou de ser sinônimo de estar mal arrumada. Por isso a Elegance lança uma coleção de homewear. Peças em tecidos soltos que permitem movimentos e ao mesmo tempo possuem detalhes femininos e estampas requintadas. A nova coleção é especial para momentos de descontração e acompanhar as mulheres em suas vivências, garantindo também todo o conforto para a hora de dormir. Fazem parte da coleção camisolas, pijamas, robes e kaftas em opções de cores e estampas que seguem as tendências de moda.

Detalhes em renda e malha em viscose proporcionam leveza as peças. Camisolas, e pijama trazem a praticidade nas modelagens e charme nos bordados e transparências. O romantismo está presente nas rendas e lasies em recortes sutilmente sensuais. Nas cores vintage e cabernet o tecido superlastic também está presente em peças como camisola manga longa e robe, ideais para as temperaturas mais amenas. Peças com compose de cores com estampa de leopardo e detalhe de renda completam a coleção junto com Kafta com decote V e robe manga quimono em malha Jersey 100% poliamida que mesclam descontração com elegância.  

Presente nos Shopping Bourbon Wallig e Bourbon Ipiranga, em Porto Alegre, a marca também está nos cinco continentes em mais de 600 pontos especializados no universo feminino.  Os produtos Elegance acompanham a mulher em todos os seus momentos, na praticidade necessária para o dia a dia, no romantismo e conforto de seu momento íntimo e também nos momentos de sensualidade e sedução.  (Fonte: Fabulosa Ideia) 

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COMÉRCIO EXTERIOR

Brasília / DF

Camex reduz imposto de importação de bens de capital

O Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex), presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, publicou, nesta terça-feira, 14, duas resoluções alterando a alíquota do Imposto de Importação incidente sobre alguns ex-tarifários, instrumento pelo qual há uma redução da tarifa de importação para máquinas sem produção nacional e que é usado pelo governo para baratear o custo dos investimentos. A Resolução nº 33 reduziu para 2% a alíquota do Imposto de Importação sobre bens de informática e telecomunicação. Ao todo são 10 ex-tarifários nessa área. A alíquota reduzida vale até 31 de dezembro deste ano sobre os bens na condição de novos. A Resolução nº 34 reduziu para 2% a alíquota do Imposto de Importação incidente sobre vários bens de capital. Essa resolução também modificou a descrição de vários outros ex-tarifários de bens de capital e revogou o ex-tarifário classificado no código NCM 9024.80.21 Ex 001, que se refere a equipamentos para ensaio não destrutivo de carcaças de pneus. (Fonte: Agência Estado)


Da redação - São Paulo / SP

Seis meses depois, oferta interna de carne de frango volta a superar as 700 mil/t

As estimativas da APINCO (de uma produção próxima de 1,050 milhão de toneladas) e os números da SECEX/MDIC (de exportações de quase 320 mil toneladas) levam à conclusão de que em março passado a oferta interna de carne de frango voltou a superar as 700 mil toneladas, fato que não ocorria desde setembro do ano passado. O volume sugerido, da ordem de 729 mil toneladas, representou aumento de 5,73% sobre março do ano passado e de praticamente 18% sobre o mês anterior, fevereiro de 2012.
Lógico que este último índice refere-se ao volume nominal de um e outro mês e não ao valor real (oferta em função do número de dias do mês). Mesmo assim, como mostra o gráfico abaixo, o incremento de um mês para outro não deixa de ser significativo (+6,5%), além de o volume real alcançado ter redundado, também, na primeira variação anual positiva dos últimos sete meses, com incremento de 5,73% sobre idêntico mês do ano passado.
Com certeza não por coincidência, março foi o mês em que os preços internos do frango passaram a retroceder de forma mais aguda, desencadeando um processo que só agora começa a dar os primeiros sinais de próxima reversão. Ou seja: senão no número de cabeças abatidas, abril deve ter propiciado volume interno de carne ainda maior que em março.  (Fonte: AviSite)

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TI, WEB e e-COMMERCE



Da redação - São Paulo / SP 

Mudança das regra para comércio eletrônico

A partir de amanhã, dia 15/5, o comércio eletrônico no Brasil passa a ter regras mais rígidas. Nessa data, entra em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que traz inovações relevantes para as vendas online no País. Algumas adaptações em lojas virtuais serão necessárias, seja através de uma reformulação do site, seja por meio da implementação dos serviços pós-compras (SAC, gerenciamento de entregas etc.), ou ainda mediante alterações contratuais a fim de que o negócio se mostre adequado a esta nova norma recém editada. Por esse motivo, gostaríamos de propor uma pauta alertando que o desrespeito às novas regras poderão acarretar em sanções ao estabelecimento, que podem ir desde a pena de multa pecuniária, até mesmo a suspensão temporária das atividades comerciais, o que torna o dever de adequação uma primeira necessidade perante o mercado de consumo.
(Fonte: In Press Porter Novelli)


Da redação - São Paulo / SP 

Sourcefire começa a produzir soluções de segurança de redes no Brasil

A Sourcefire, Inc. (Nasdaq: FIRE), líder em soluções inteligentes de segurança cibernética, anuncia o início da produção de seus produtos no Brasil. A novidade permitirá que a empresa atenda às necessidades dos clientes no Brasil e na América Latina, que buscam soluções de segurança de ponta, que as protejam antes, durante e após uma ameaça. "A produção das nossas soluções no país nos permite oferecer aos clientes várias vantagens, como a redução do tempo de entrega dos produtos, bem como garantir uma prestação de serviços e de troca muito mais ágil”, explica Marcos Tabajara, country manager da Sourcefire Brasil. "Nossa expectativa é garantir maior competitividade no país".

Com a plataforma Agile Security Solutions, a Sourcefire permitirá aos clientes garantirem um ambiente seguro de ponta a ponta, já que a tecnologia oferece visibilidade contínua, análise e controle do ambiente durante toda a tentativa de um ataque. "Diante de um ambiente muito mais complexo, que é o enfrentado pelas organizações atualmente, elas precisam atuar de forma efetiva, levando em consideração desde os endpoints até a outra ponta, onde estão os funcionários e a informação. As empresas brasileiras já perceberam essa necessidade e nossos esforços de produção local no Brasil serão cruciais para atender as necessidades crescentes do mercado", completa o executivo.
(Fonte: S2Publicom Assessoria de Comunicação)  


Da redação - Porto Alegre / RS

Cotrijal contrata Advanced IT para projeto de contingência

A Cotrijal, cooperativa agropecuária e industrial localizada no interior do Rio Grande do Sul, contratou a Advanced IT para projeto de contingência e migração de banco de dados. A companhia, especializada em oferecer serviços e soluções na área de Tecnologia da Informação, contribuiu para a modernização do ambiente de banco de dados da Cotrijal através da implantação do Oracle Data Guard e da migração do banco de dados Oracle 10g para 11g. O Oracle Data Guard é uma solução de aprimoramento da qualidade do serviço e proteção de sistemas e informações em caso de falhas, perdas e desastres. Isto é possível por permite a implementação e manutenção de um ou mais bancos de dados stand-by sincronizados (cópia do banco de produção).

Já o Oracle Database 11g, Enterprise Edition, é banco de dados líder mundial em performance, escalabilidade, segurança e confiabilidade em uma escolha de cluster ou servidores individuais com Windows, Linux e UNIX. 
Com a solução, que inclui licenciamento de produto Oracle e serviços da Advanced IT, a Cotrijal passou de um ambiente com um servidor de banco de dados para uma configuração com três máquinas, sendo uma de produção, outra de desenvolvimento/homologação e outra de contingência. O upgrade traz benefícios como maiores níveis de segurança e disponibilidade, espaço para armazenamento e a contingência, que garante a continuidade dos serviços via Oracle Data Guard.

A Cotrijal foi fundada em 1957 por um grupo de 11 produtores rurais de Não-Me-Toque, com o objetivo de unir e beneficiar os agricultores de trigo da região dentro de suas áreas de operações, padronizando e vendendo sua produção e promovendo um maior desenvolvimento econômico. Hoje, a cooperativa é focada em desenvolvimento sustentável e dá suporte aos agricultores e suas comunidades promovendo acesso à informação e tecnologia. Com uma área de atuação que compreende 14 municípios do interior do Rio Grande do Sul, as principais unidades estratégicas de negócio da Cotrijal são a de grãos e de produção animal. 

A prestação de serviços da Advanced IT para a cooperativa teve início em 2005 e, desde então, já gerou bons resultados. Em 2009, foi publicado um caso de sucesso de projeto de Business Intelligence que trouxe maior produtividade e agilizou a coleta e análise de informações na Cotrijal, diminuindo o uso de formulários e planilhas em Excel. 


Da redação - São Paulo / SP 

Gerenciamento de campanha de marketing via mobile 

A ReachLocal, líder mundial em soluções tecnológicas de marketing online, busca e rastreamento de clientes via internet, anuncia hoje o lançamento do aplicativo mobile de sua plataforma para o mercado brasileiro. Disponível em português para todos os clientes de sua base, a ferramenta apresenta fácil usabilidade com layout bastante intuitivo, que permite o gerenciamento de toda a campanha de marketing online por meio do celular. Também é possível acompanhar os relatórios de performance, leads gerados e ligações telefônicas dos clientes – tudo em tempo real na palma da mão do cliente.

O lançamento deste aplicativo muda a forma como pequenos e médios empresários mantêm contato com seus clientes e seus principais parceiros, pois com a ferramenta é possível acessar e acompanhar o andamento de todos os atendimentos realizados, inclusive escutar o áudio das ligações telefônicas geradas pela campanha. “O aplicativo da ReachLocal otimiza o tempo dos clientes e incrementa suas oportunidades com clientes em potencial. Sabemos hoje que responder com rapidez faz toda a diferença na hora de fechar um contrato”, comenta José Geraldo Coscelli, presidente da ReachLocal para a América Latina. O aplicativo está disponível para todos os clientes da ReachLocal na Apple App Store e no Google Play. (Fonte: S2Publicom Assessoria de Comunicação) 

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INFRAESTRUTURA e LOGISTICA

São Paulo / SP

Prejuízo da Gol aumenta 81,8%

A Gol registrou prejuízo líquido de R$ 75,290 milhões no primeiro trimestre deste ano, ante perdas de R$ 41,4 milhões apurado no mesmo período do ano passado, um crescimento de 81,8%. O Ebitda (lucro operacional antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações somado ao valor dos custos operacionais com arrendamento mercantil de aeronaves e com arrendamento suplementar de aeronaves) atingiu em R$ 366,5 milhões entre janeiro e março, ante os R$ 267,9 milhões anotados nos três primeiros meses de 2012, crescimento de 36,8%. A receita líquida somou R$ 2,082 bilhões de janeiro a março, 3,8% abaixo dos R$ 2,166 bilhões anotados em igual intervalo de 2012.  (Agência Estado)

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AGENDA i-press.biz

Da redação - Porto Alegre / RS

Seminário orienta sobre alíquota para produtos importados

A FIERGS, por meio do Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros (Contec), realiza nesta quinta-feira (dia 16), a partir das 13h, na sede da entidade, o seminário “Alíquota de 4% e obrigações fiscais para produtos importados”. Entre os temas a serem debatidos estão guerra fiscal entre os Estados que usam o ICMS como incentivo para atrair investimentos, alíquotas na importação nas operações interestaduais, e o papel do Senado Federal e a nova alíquota de ICMS na operação interestadual para mercadorias ou com insumos importados. Informações e inscrições: (51) 3347-8739.
(Fonte: Unicom - Unidade de Comunicação do Sistema FIERGS) 

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Reportagem ESPECIAL



Frankfurt / Alemanha

Vinhos do Brasil são exportados e começam a fazer sucesso na Alemanha

Brazilian Soul": para este termo em inglês, logo se apresentam muitas associações. Mas para uma marca de vinhos? Pouca gente sabe que o Brasil exporta por ano 3,2 milhões de litros de vinhos de alta qualidade. E isso poderá mudar rapidamente quando eles começarem a ser encontrados de forma mais ampla nas lojas de vinho e nos supermercados alemães. A Mack&Schüle, um dos mais renomados importadores da Alemanha, está usando o seu rótulo para abrir caminho para a vinícola Aurora aos consumidores alemães.  (LEIA NA ÍNTEGRA)




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