Edição 866 | Ano IV


Londres / Inglaterra
Com Índia no retrovisor, Brasil retoma posto de maior exportador de carne
O Brasil retomou no último ano o posto de maior exportador mundial de carne, mas vem ganhando a concorrência cada vez mais forte de um país com pouca tradição no setor: a Índia. Dados compilados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos mostram que o Brasil exportou no ano passado 1,52 milhão de toneladas de carne, retomando o posto de maior exportador que havia perdido em 2011 para a Austrália, cujas exportações no ano passado ficaram em 1,41 milhão de toneladas.

A novidade na compilação do órgão americano é o crescimento acelerado da Índia, que exportou no ano passado 4 mil toneladas a mais de carne que a Austrália e se colocou na segunda posição do ranking de exportadores. Para este ano, a previsão é de que a Índia assuma a liderança, com exportações estimadas em 1,7 milhão de toneladas, contra 1,6 milhão do Brasil e 1,47 milhão da Austrália. Apesar disso, levantamentos feitos pela BBC Brasil indicam que a ascensão da Índia no mercado de exportação de carnes não vem afetando a lucratividade do setor no Brasil.

Segundo a Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), os exportadores brasileiros bateram o recorde de receita no ano passado, com US$ 5,77 bilhões, superando em 6,8% o recorde anterior, estabelecido em 2008 – apesar de uma redução no volume em relação ao pico registrado em 2007, com 1,62 milhão de tonelada. Dados do Ministério do Comércio da Índia mostram que as exportações de carne do país no ano fiscal de 2011-2012 (de abril a abril) geraram uma receita de US$ 2,9 bilhões. Nos seis primeiros meses do último ano fiscal, a receita foi de US$ 1,4 milhão. O governo indiano não tem os dados de receita compilados pelo ano do calendário, de janeiro a dezembro. A produção total indiana é de menos da metade da produção brasileira, mas como o mercado interno no país é bastante reduzido, a maior parte dessa produção é destinada à exportação.

'Não vale a pena competir' - "A ascensão da Índia não preocupa os produtores brasileiros, porque os dois países não competem pelos mesmos mercados", disse à BBC Brasil o diretor-executivo da Abiec, Fernando Sampaio.
A quase totalidade das exportações indianas é de carne de búfalo, considerada de menor qualidade. As vacas são consideradas sagradas no país e têm o abate proibido, mas os búfalos não têm a mesma proteção legal.
Sampaio observa que a Índia exporta principalmente carne processada para embutidos, vendida primordialmente para países muçulmanos no Oriente Médio e na Ásia. "O Brasil não atende o mesmo mercado que a Índia por causa do preço. Mesmo se quiséssemos competir nesses mercados, não valeria a pena", observa o executivo da Abiec. "Não queremos vender a carne pela metade do preço só para poder competir com a Índia." 



Segundo ele, mesmo com o crescimento das vendas indianas, os maiores competidores da carne brasileira no exterior continuam sendo a Austrália e os Estados Unidos (quarto maior exportador, com 1,1 milhão de toneladas em 2012). Ele aponta mercados consumidores de produtos de alto valor, como Japão, Coreia do Sul e União Europeia, como principal objetivo para os exportadores brasileiros.

Ao contrário das exportações brasileiras, que no último ano cresceram também 13,8% em volume em relação ao ano anterior, as exportações australianas e americanas mostram uma tendência de estabilização nos últimos anos, por conta de limitações para a produção interna. Tanto a Austrália quanto os Estados Unidos sofreram nos últimos anos com secas prolongadas em áreas de criação de gado e outros problemas que limitaram o crescimento da produção, como a alta dos preços da ração animal e a restrição do espaço para pasto. "Ao contrário dos nossos principais concorrentes, que não têm mais para onde crescer, o Brasil tem espaço, tem água, tem capacidade de ampliação da indústria sobrando", afirma Sampaio. "Com o aumento previsto da demanda mundial, o Brasil tem mais capacidade para sair ganhando", diz.  (Fonte: BBC Brasil)


São Paulo / SP

Maioria dos brasileiros gostaria de ter o próprio negócio

Apesar de 78% dos brasileiros desejarem ter o próprio negócio, apenas 19% acreditam que muito provavelmente abrirão uma empresa. Os dados são provenientes de uma pesquisa que a Endeavor Brasil realizou em território nacional. Dentre os demais ouvidos pelo levantamento, 33% acreditam que seja "provável" que eles abram uma companhia no futuro, 20% acham essa perspectiva "pouco provável", 22% acham "nada provável" e 6% não souberam responder. O estudo entrevistou 2.240 brasileiros de todas as regiões do Brasil --amostra que foi escolhida por sorteio. A maioria dos empreendedores, 61%, são homens e a idade média deles é de 38 anos.

Apenas 11% cursou o ensino superior, 35% fez o ensino médio e 46% têm ensino fundamental. São indicadores abaixo da média nacional --16%, 40% e 39%, respectivamente. A Endeavor atribui a deficiência de escolaridade ao alto número de empreendedores sem funcionários ou que não enxergam sua atividade como um negócio. Os maiores índices de educação pertencem ao grupo de empreendedores que têm funcionários: 38% cursaram o ensino superior, 35% têm ensino médio e 24% fez o nível fundamental.
Embora nove em cada dez brasileiros acreditem que "empreendedores são geradores de emprego", o grupo ainda é criticado: 60% dos entrevistados concorda com a frase "empresários exploram o trabalho de outras pessoas".
(Agência Folha)



Da redação - Brasilia / DF

Primeiro lote de restituição do IR 2013 será pago no dia 17 de junho

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2013 será liberado no dia 17 de junho. Ao todo, são sete lotes regulares. O último está previsto para o dia 16 de dezembro. O ato declaratório com as datas de liberação dos lotes foi publicado na edição do dia 30/4, do Diário Oficial da União. Quem não receber a restituição até dezembro deve procurar o extrato no site da Receita para ver por que caiu na malha fina.

Confira o calendário de liberação dos lotes de restituição:

1º Lote de Restituição 17 de junho
2º Lote de Restituição 15 de julho
3º Lote de Restituição 15 de agosto
4º Lote de Restituição 16 de setembro
5º Lote de Restituição 15 de outubro
6º Lote de Restituição 18 de novembro
7º Lote de Restituição 16 de dezembro
(Fonte: Agência Brasil)


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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE na Europa:
Londres / Inglaterra - O indicador principal da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu a sessão desta quinta-feira com a perda de 0,15%, aos 6.441,67 pontos. 
Berlim / Alemanha - O principal indicador da Bolsa de Valores de Frankfurt, o DAX-30, iniciou as negociações desta quinta-feira com a perda de 0,06%, aos 7.908,86 pontos. 
Roma / Itália - O principal índice da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE MIB, iniciou as movimentações desta quinta-feira com queda de 0,19%, aos 16.735,07 pontos. Já o indicador geral FTSE Italia All-Share cedia 0,20%, aos 17.753,38 pontos. 
Madri / Espanha - O principal indicador da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, iniciou as negociações desta quinta-feira com alta de 0,72%, aos 8.479 pontos.
Lisboa / Portugal - O principal indicador da Bolsa de Valores de Lisboa, o PSI-20, abriu a sessão desta quinta-feira com queda de 0,30%, aos 6.229,67 pontos. 
Paris / França - O principal índice da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, iniciou as movimentações desta quinta-feira com queda de 0,46%, aos 3.839,15 pontos. 


HOJE na Ásia:

Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

Os mercados de ações da Ásia fecharam em direções divergentes após a divulgação dos dados do setor industrial da China. Os sinais de um crescimento mais lento na atividade manufatureira chinesa pesaram sobre as ações em grande parte da região com preocupações dos investidores sobre uma desaceleração na segunda maior economia do mundo.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China caiu para 50,4 em abril, de 51,6 em março. Os dados seguem uma leitura de 50,6 no PMI industrial oficial, que também caiu em relação ao mês anterior.
O índice Xangai Composto fechou em queda de 0,2% aos 2.174,12 pontos, enquanto o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, recuou 0,3%, para 22.668,30 pontos. O índice Shenzhen Composto avançou 0,6% para 918,48 pontos.
Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 caiu 0,7%, para 5.130 pontos, em meio a sinais de desaceleração do crescimento na China. O país é um grande exportador de matérias-primas para a maior economia da Ásia.
As ações de empresas que trabalham com recursos naturais terminaram em terreno negativo. A BHP Billiton perdeu 1,2% e a Fortescue Metals Group cedeu 4,3%.
O índice Kospi Composto, da Coreia do Sul, caiu 0,3%, para 1.957,21 pontos. Os investidores em Seul encontraram conforto em jogadas defensivas, como ações de telecomunicações. A KT Corp subiu 6,0% e a SK Telecom adicionou 5,7%.
As ações na Bolsa de Taipé terminou a sessão em terreno positivo com resultados corporativos. O índice Taiwan Weighted fechou em seu nível mais alto em 14 meses, com avanço de 0,4% aos 8.128,51 pontos, embora alguns dos ganhos tenham sido compensados por um declínio na HTC. A empresa deve divulgar ainda hoje sua projeção para o segundo trimestre. A AU Optronics ganhou 0,4% e a MediaTek subiu 1,7%.
Nas Filipinas, o índice PSEi avançou 0,3% para 7.093,42 pontos com volume pesado de negociações. A alta foi liderada pelo SM Investments, que subiu 0,4%, e pela Alliance Global Group, que obteve um ganho de 1,7%. A PLDT fechou em alta de 1,1%.


ONTEM no Brasil:
A Bovespa não operou por conta do feriado do Dia do Trabalhador

ONTEM nos EUA:
As bolsas americanas não operaram por conta do feriado do Dia do Trabalhador


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MERCADO FINANCEIRO

Ribeirão Preto / SP

Banco do Brasil já liberou R$ 45,5 bilhões em empréstimos para safra

O vice-presidente de Agronegócios e Micro e Pequenas Empresas do Banco Brasil, ex-senador Osmar Dias (PDT-PR), afirmou há pouco que a instituição financeira já liberou R$ 45,5 bilhões em empréstimos dentro do Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013, ou 83% do total de R$ 55 bilhões previsto para o período, que se encerra em junho. "Vamos cumprir a meta com folga", disse Dias, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto.

De acordo com ele, o destaque foi o crescimento nos investimentos, principalmente em máquinas agrícolas e, recentemente, na liberação de recursos para o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). "Tivemos um crescimento de 37% no Pronaf, uma velocidade surpreendente, o que mostra que a agricultura familiar voltou a investir", disse o vice-presidente do BB.

Dias adotou uma postura cautelosa ao comentar a previsão do ministro da Agricultura, Antonio Andrade, feita na segunda-feira, de que os recursos para o plano safra 2013/2014, a serem anunciados em junho, subirão 27% ante o período atual. "Espero que a presidente Dilma Rousseff, que irá fazer o anúncio, confirme isso. Mas teremos mais recursos certamente", concluiu. 
(Agência Estado)


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INDÚSTRIA


Da redação - São Paulo / SP

Era de tablets termina em cinco anos

A fabricante canadense BlackBerry parece muito confiante com o seu novo smartphone Q10, que combina uma tela touch menor do que o padrão atual com um teclado físico, padrão da empresa há alguns anos. Em uma entrevista para a Bloomberg, o CEO da empresa que até pouco tempo se chamava RIM (Research in Motion), Thorten Heins, disse que espera vendas na casa das “dezenas de milhões de unidades” do Q10. “Esse aparelho vai chegar em meio a uma base de cerca de 70 milhões de usuários BlackBerry. Por isso, temos alguma expectativa. Esperamos vender dezenas de milhões de unidades do aparelho (Q10)”, disse o executivo. Como aponta a Bloomberg, as ações da empresa já subiram cerca de 30% neste com base no otimismo por conta do novo sistema BlackBerry, que também estará presente no smartphone Z10 e em outros smartphones.

Fim dos tablets?  - Além disso, Heins também afirmou que não espera ver os tablets mais em evidência no mercado daqui a alguns anos. "Em cinco anos, não acho que haverá razão para ter um tablet mais." Depois, o executivo continuou dizendo que "os tablets em si não são um bom modelo de negócio". 
Vale lembrar que a empresa não se saiu nada bem nesse segmento com o PlayBook, tablet lançado em 2011 sem alguns recursos essenciais, como e-mail, e que acabou sendo um fracasso de vendas até sua descontinuação. O mercado de tablets é liderado desde 2010 pela Apple, quando a empresa lançou o iPad e praticamente inaugurou um novo segmento que foi seguido por diversos rivais.


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AGROBUSINESS


São Paulo / SP

Agrishow teve público recorde ontem

Mais de 35 mil pessoas visitam a Agrishow, principal feira de agronegócios da América Latina, em Ribeirão Preto, no feriado, dia 1/5, recorde histórico das 20 edições do evento. O público total, nas áreas de exposição e demonstração de campo, chega a 50 mil pessoas, segundo apurou o Broadcast, serviço de informação em tempo real da Agência Estado.

O grande número de visitantes fez com que os organizadores suspendessem no início da tarde a entrada de veículos com visitantes no recinto da principal feira de agronegócios da América Latina, por falta de vagas nos estacionamentos, com capacidade para 13,5 mil veículos. Desde o final da manhã, os motoristas que querem estacionar precisam esperar a saída de outro veículo.

Os organizadores solicitaram, por meio de emissoras de rádio da cidade paulista, que, os visitantes que puderem desistam da visita e voltem à Agrishow entre amanhã e sexta-feira. No interior da feira, os pedidos são para que haja paciência para a refeição, em virtude de restaurantes e lanchonetes também estarem lotados. O anel viário Antonio Duarte Nogueira, que dá acesso à feira, tem pelo menos dois quilômetros de congestionamento em cada sentido. A polícia rodoviária orientou motoristas de vans e ônibus a estacionarem os veículos em avenidas próximas à feira.



Da redação - São Paulo / SP

Nova linha de tratores agrale conquista Prêmio Gerdau Melhores da Terra

A Agrale acaba de conquistar o Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2013, maior premiação da América do Sul para o setor de máquinas e equipamentos agrícolas. A fabricante foi premiada com o troféu ouro na categoria Novidade Agrishow, divisão Agricultura Familiar, com o trator Agrale 575.4 Compact, que integra a recém-lançada linha 500.

Segundo a comissão julgadora do Prêmio Gerdau, o trator Agrale foi escolhido devido às suas características de robustez e baixo custo operacional, além de avançada tecnologia. O modelo é capaz de atingir velocidades extremamente reduzidas, chegando a até 0,24 km/h – muito menor do que a alcançada por outros tratores compactos do mercado. Essa característica permite o trabalho em culturas perenes, como a colheita do café, que exige, em muitos casos, uma operação mais lenta. O trator possui boa ergonomia, proporcionando conforto e segurança ao operador. Outro diferencial é o reversor, alavanca que possibilita agilidade na inversão de sentido da máquina, facilitando as operações e manobras em pequenas áreas.

A categoria Novidade Agrishow é voltada para máquinas e equipamentos lançados há menos de um ano e presentes na edição 2013 da Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. A premiação busca incentivar a inovação, a excelência e a criatividade no setor de agronegócio, divulgando o que existe de melhor em máquinas, equipamentos e componentes de uso agrícola fabricados no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
(Fonte: Secco Consultoria de Comunicação)


Da redação - Rio de Janeiro / RJ

Agro Santa Bárbara venderá clone da supermatriz nelore Espanhola e suas mais importantes doadoras

O Leilão Liquidação Nelore Elite Santa Bárbara será realizado no dia 7/5, a partir das 20h, no Centro de Eventos RKC, no Parque de Exposições Fernando Costa. O remate terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Esta oferta especialíssima dará acesso a verdadeiros ícones da raça Nelore, como Grandiosa 9 e Absoluta CS, matrizes superpremiadas e mães de vários animais de destaque, que contribuem para o contínuo melhoramento produtivo da pecuária nacional. Destaque, ainda, ao único clone da supermatriz Espanhola, que se tornou um dos mais importantes pilares do rebanho da Agro Santa Bárbara, e a Arca SBX, simplesmente a melhor doadora da seleção atual da empresa. "Trata-se de uma oferta incomparável, que coloca à disposição dos criadores de todo o país uma seleção matrizes com história de conquistas e liderança na pecuária nacional. São produtos para quem faz questão de estar na vanguarda dos avanços genéticos na atividade", explica Fabio Dias, responsável pelo programa de melhoramento genético da Agro Santa Bárbara.  (Fonte: Texto Assessoria de Comunicação)


Da redação - Brasilia / DF

Conab negocia compra de lote remanescente de milho

Mais de 26 mil toneladas de milho em grãos foram adquiridas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para atendimento aos produtores e criadores rurais da região Nordeste. O volume é remanescente de outra operação, realizada no último dia 19, quando a estatal negociou a compra de a 43,9 mil das 70,3 mil toneladas pretendidas. O produto ensacado será entregue pelos fornecedores diretamente nos polos de armazenagem dos municípios não contemplados na operação anterior: na Bahia, segue para Ponto Novo (2,2 mil t) e Remanso (500 t); no Maranhão, para Imperatriz (5 mil t); em Pernambuco, para Arco Verde (1,2 mil t) e Ouricuri (400 t); e no Piauí, para Floriano (4 mil t), Parnaíba (4 mil t), Picos (4 mil t) e Teresina (5 mil t). Os beneficiários são pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos, sediados nos municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que utilizam o grão na ração animal. As operações seguem de acordo com a Portaria Interministerial n° 115, alterada pela Portaria Interministerial n° 221, de 21/4/13, que prevê a compra de 300 mil toneladas de milho para reabastecer estoques do Programa de Venda em Balcão. (Fonte: Assessoria de Imprensa da  Conab)


Da redação - Porto Alegre / RS

Kepler Weber apresenta Nova Geração de Silos

Atualmente, o Brasil está entre os maiores produtores mundiais. Ano a ano, o País tem alcançado grandes safras, mas, em contrapartida, tem enfrentado problemas de capacidade estática de armazenagem e em outros pontos pós-colheita, que acabam acarretando uma perda considerável de grãos. Estima-se que o desperdício gire em torno de 10% da safra, o que financeiramente representa prejuízos acima de R$ 15 bilhões/ano. Analisando toda a cadeia produtiva dos grãos, os principais pontos de perdas estão no processo de colheita, por mau uso ou regulagem das máquinas, no transporte, na exportação, em função da defasagem de infraestrutura e, como campeã do desperdício, na armazenagem, na qual, cerca de, 5% da produção nacional é descartada. Além da quantidade, no processo de armazenagem ainda há pontos de perda de qualidade ocasionados pela ineficiência na recepção e nos processos de secagem e armazenamento.

Considerando todos estes aspectos, a Kepler Weber, através do seu Centro Tecnológico Kepler – CETEK, está focada no desenvolvimento de novos produtos e inovações para a armazenagem e movimentação de grãos.
Especificamente no armazenamento, no qual os silos metálicos são os dispositivos mais utilizados, a empresa apresenta Nova Geração de Silos Kepler Weber. A nova linha tem a proposta de atender a necessidade de armazenar quantidades cada vez maiores e, ao mesmo tempo, garantir a segurança operacional e a qualidade do produto estocado.
Além das novidades na concepção estrutural, a Nova Linha traz diferenciais um portfólio mais completo, incluindo silos de alta capacidade (de até 25 mil toneladas); a preocupação com a qualidade do grão e a preservação de seus atributos nutricionais; o atendimentos às normas vigentes com dispositivos que garantam uma operação segura e, por último, a adequação as normativas de dimensionamento, projeto e segurança dentro dos principais padrões mundiais.

Na concepção da Nova Geração de Silos e, especificamente no desenvolvimento dos silos de grande capacidade, a empresa considerou uma série de itens e melhorias importantes, com foco nas tendências e no futuro que se apresenta para a armazenagem. O desenvolvimento de silos com maiores capacidades exigiu uma análise precisa de toda a rigidez estrutural do produto, visando suportar os esforços físicos solicitados e garantindo um equipamento seguro e durável. A utilização de um maior número de montantes por chapa, por exemplo, será aplicada. A tendência de mercado são silos metálicos com maior número de chapas laterais ampliando a altura e, consequentemente, o volume estático. “A suscetibilidade às condições climáticas, como a ação de ventos, é maior e, portanto, os anéis de ventos devem fazer parte da estrutura lateral dos silos, garantindo rigidez e reduzindo o risco de queda”, explica o presidente da Kepler Weber, Anastácio Fernandes Filho. (Fonte: Insider2 Comunicação)


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COMÉRCIO EXTERIOR

Da redação - Brasília / DF

Programa de Competitividade para Internacionalização das MPME's da Bahia

O Programa é voltado às MPMEs - Micros, Pequenas e Médias empresas que desejam aumentar a competitividade e atingir mercados internacionais, por meio do acompanhamento individualizado, pensamento estratégico e ações de preparação para um mercado doméstico cada vez mais globalizado.
Este evento visa integrar e potencializar as diversas iniciativas dos agentes de desenvolvimento que atuam na Bahia, mais especificamente aquelas voltadas à difusão de uma cultura para exportação de serviços e de produtos.  (Fonte: Assessoria de Comunicação do MDCI)


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TI, WEB e e-COMMERCE

Da redação - São Paulo / SP

Aviagen reestrutura website para apoiar o seu crescimento global

A Aviagen, líder mundial em genética de aves, lançou a mais recente versão de seu site corporativo,  o que inclui o acesso a informações detalhadas sobre os seus produtos Arbor Acres, Indian River e Ross. A opinião positiva dos clientes e a análise estatística das visitas desde a criação do site foi de fundamental importância para a reestruturação do site. O site encontra-se disponível em cinco idiomas: Inglês, Chinês, Português, Russo e Espanhol. Novas versões nas línguas Árabe e Turco encontram-se em desenvolvimento, com previsão de lançamento até o fim do segundo trimestre deste ano. O site também contempla outras línguas, para seções específicas.

Centro de Pesquisa - Um dos destaques do site e com grande número de acessos é o “Centro de Pesquisa”. Contendo mais de 400 documentos técnicos em 14 diferentes línguas, esta biblioteca técnica online foi desenvolvida pela Aviagen para proporcionar aos clientes um acesso fácil e rápido para as melhores práticas de manejo das aves, além de assistência técnica em veterinária, nutrição, incubação, produção e ambiência. Para fazer com que o recurso de busca se tornasse ainda mais eficiente, diversas opções de pesquisa adicionais foram integradas ao site, permitindo aos clientes atingir uma área de interesse de forma mais rápida e, sobretudo, precisa. Através da análise estatística do site, foi detectado que os manuais de manejo, objetivos de performance e especificações nutricionais são os arquivos com mais downloads realizados. Para agilizar o acesso, esses informativos são permanentemente exibidos no Centro de Pesquisa, para cada um dos principais idiomas. O abrangente Manual de Manejo de Matrizes (em Inglês, tradução em Português e Espanhol em andamento) tornou-se facilmente utilizável e uma referência ideal para os clientes, utilizando-o como um documento interativo mesmo em dispositivos móveis.

Suporte global ao cliente em várias línguas - Outra melhoria no site é resultado do crescimento no número de clientes em mercados em franco  desenvolvimento – mercado que, na antiga versão, não eram compreendidos pelas cinco línguas principais (Inglês, Chinês, Português, Russo e Espanhol). Para atender a essa demanda, foram incorporadas bandeiras de países facilmente identificáveis à estrutura de navegação, com novas e específicas páginas em nove outros idiomas: Balcãn, Búlgaro, Tcheco, Francês, Alemão, Húngaro, Italiano, Romeno e Turco. Nestas páginas especiais, os clientes terão à disposição uma lista com todos os documentos técnicos disponíveis em sua língua nativa, bem como informações de contato do escritório Aviagen presente naquele país ou região. "O objetivo destas páginas, em diferentes e novos idiomas, é tornar a informação fácil e rapidamente disponível para os nossos clientes globais em sua língua nativa. Como a Aviagen continua expandindo seu negócio para novos mercados e regiões, continuaremos a evoluir de forma proativa em nosso site e em outras ferramentas, com o objetivo de atender as necessidades de nossos clientes", afirmou Patrick Claeys, presidente da Aviagen na Europa.

Fórum Aviagen School - Em comemoração à realização da 50ª edição do “Aviagen Production Management School” (um dos principais e mais tradicionais eventos avícola internacional, originalmente realizado nos Estados Unidos), foi criado o “Fórum Aviagen School“. A idéia principal é facilitar a comunicação entre os diversos clientes participantes – lembrando que a escola também é realizada na Europa, China e América do Sul. "O fórum proporcionará a livre troca de conhecimento e idéias entre os participantes e vai estabelecer uma comunidade de apoio à indústria avícola em todo o mundo", disse Mark Wright, diretor do Aviagen School nos Estados Unidos. O site www.aviagen.com apresenta todas as informações que os clientes esperam de uma empresa realmente global: as últimas notícias sobre a empresa em todo o mundo, vídeos informativos, calendário de eventos e feiras, oportunidades de carreira, informações sobre o programa de sustentabilidade da Aviagen, pesquisa e desenvolvimento, suporte ao cliente, saúde e biossegurança, além de seu compromisso social.  (Fonte:  Assessoria de Imprensa Aviagen)


Da redação - Rio de Janeiro / RJ

Unimed fecha contrato de outsourcing com a OKI

A Unimed de Rezende (RJ) fechou um acordo de outsourcing com a OKI.  Pelo contrato, a empresa vai fornecer serviços terceirizados de impressão para as áreas operacionais e de impressão de exames diagnósticos por imagens para a companhia de planos de saúde. A solução envolve a administração de todo o parque de impressão, incluindo gestão de suprimentos e serviços de manutenção. Foram instaladas cerca de 30 impressoras, das quais quatro são multifuncionais e atendem os setores administrativos e de atendimento ao cliente, para a impressão de receituários, laudos, exames e outros.
"A qualidade das impressões e as características dos equipamentos são incontestáveis. As primeiras análises já apontaram uma redução de custos de 13%", diz Flávio Hoelzle, Administrador Hospitalar da Unimed Resende.
Os equipamentos permitem capacidade mensal para produção de 80 mil páginas, podendo, sem novos investimentos, crescer e atender por volta de 300 mil páginas monocromáticas e 10 mil páginas coloridas. O projeto proporciona, ainda, uma capacidade de impressão de diagnósticos por imagem de 5 mil exames por mês.  (Fonte: Assessoria de Imprensa OKI)



São Francisco / EUA

Após 14 anos MSN Messenger é desativado

O Windows Live Messenger, serviço de mensagens instantâneas da Microsoft, deixou de funcionar no dia 30/4, depois de quase 14 anos em operação. O serviço, que estreou em 22 de julho de 1999 nos idiomas alemão, inglês, francês e japonês, chegou a ter 300 milhões de usuários em 2010, mas perdeu relevância nos anos seguintes por conta de ferramentas de chat mais modernas, como o GTalk, Skype e Facebook. Quando chegou ao mercado, o MSN Messenger foi um dos concorrentes do ICQ, comunicador instantâneo mais popular da época. No final de 1999, o ICQ tinha 50 milhões de usuários em todo o mundo. Com as novas versões do aplicativo, o MSN Messenger ganhou mais usuários e desbancou o ICQ. A ferramenta da Microsoft se tornou a ferramenta mais popular de mensagens instantâneas do mundo.
Em 2001, o MSN Messenger passou a suportar grupos de contatos e chamadas de voz. No ano seguinte, a Microsoft adicionou a funcionalidade de enviar arquivos por meio do aplicativo, o que ajudou os usuários que precisavam trabalhar à distância. Somente na versão 6.0, que estreou em 2003, os internautas puderam personalizar sua experiência com o aplicativo, adicionando emoticons às mensagens, trocando a imagem de fundo do aplicativo e colocando sua própria imagem de perfil.

Windows Live Messenger - O MSN Messenger mudou de nome em 2006, quando passou a ser chamado de Windows Live Messenger. Nesta época, ápice de popularidade do serviço, os usuários trocavam 2,5 bilhões de mensagens por dia por meio do Windows Live Messenger. Em 2009, o serviço da Microsoft alcançou 330 milhões de usuários ativos por mês. Contudo, a popularidade do serviço começou a cair. O motivo estava na chegada de serviços mais modernos, como o próprio Skype, que começava a ganhar mais força.
Em 2007, o serviço de chamadas de voz pela internet (VoIP) superou a marca de 100 milhões de usuários. O Google Talk também estreou integrado ao Gmail, serviço de e-mail gratuito da empresa, e logo depois passou a funcionar também dentro do Orkut.

Efeito Facebook - Com a popularidade caindo, o MSN Messenger também começou a enfrentar a concorrência do Facebook, que passou a oferecer sua própria ferramenta de chat. Com isso, em 2011, a Microsoft decidiu abandonar o Windows Live Messenger e adquirir o Skype, uma ferramenta de colaboração mais moderna que atenderia tanto os usuários domésticos como os corporativos. O Skype também ganhou vantagem no mercado por oferecer bate-papo por texto, chamadas de voz e vídeo pela internet, além de chamadas de voz para telefones comuns. No início de 2011, quando a Microsoft anunciou a aquisição do serviço, o Skype tinha 124 milhões de usuários ativos. Atualmente, o Skype reúne mais de 300 milhões de usuários ativos por mês, crescimento de 141% após a aquisição da Microsoft. A Microsoft anunciou que o Skype substituiria o Windows Live Messenger em novembro de 2011. Na ocasião, a empresa informou os usuários que o serviço seria extinto no início de 2013 em todo o mundo, com exceção da China.

Fim de uma era - O encerramento do Windows Live Messenger representa a terceira mudança radical em produtos realizada pela Microsoft durante 2012. Com a nova estratégia, a empresa tenta se manter relevante no mercado, cada vez mais voltado para dispositivos móveis. Em julho de 2012, a empresa anunciou um novo serviço de e-mail, o Outlook.com, que ganhou novos recursos, mais modernos, para concorrer com o Gmail. O produto substituirá o Hotmail , serviço de e-mail gratuito da Microsoft, até a metade de 2013. Com o fim do MSN Messenger, a Microsoft iniciou a integração do Skype com o Outlook.com. A empresa também lançou o Windows 8 , nova versão de seu sistema operacional, no final de 2012. O software chegou ao mercado com uma interface radicalmente diferente da usada nas versões anteriores do Windows. Com a nova versão do Windows 8, a empresa tenta atender ao mercado de tablets, já que a nova interface é otimizada para telas sensíveis ao toque, ao mesmo tempo em que mantém uma interface desktop para aplicativos de produtividade. Contudo, a nova versão do sistema tem obtido pouco sucesso ao tentar ajudar os fabricantes de PCs a retomar as vendas de equipamentos. No primeiro trimestre de 2013, a indústria registrou a maior queda na venda de PCs em quase 20 anos.  (Agência EFE)


São Paulo / SP

Reinvenção da Dell põe software e serviços na linha de frente

Embora ainda seja "uma gota d'água no oceano" do faturamento da empresa, a divisão de negócios Dell Software, criada pela Dell há pouco mais de um ano, é uma parte vital da estratégia da companhia para virar o jogo no mercado de tecnologia da informação e mudar a percepção dos clientes corporativos, deixando de ser vista como "fabricante de PCs" para ser reconhecida como "provedora de soluções de TI ponta-a-ponta". A divisão, que fechou o ano fiscal de 2013 em fevereiro com faturamento de US$ 1,5 bilhão - dentro do "oceano" de US$ 56,9 bilhões da receita total da Dell no mesmo ano -, carrega a responsabilidade de, junto com a Dell Services, fazer os CIOs olharem a empresa como uma concorrente de players como IBM, HP, Oracle e SAP na hora de decidir a compra de tecnologia, serviços e software corporativo para suas companhias. "A Dell Software e a Dell Services têm papel crítico na transformação da Dell nesse momento", disse Joanne Moretti, Vice-Presidente de Marketing da Dell Software Group durante a abertura do evento The Power to do More: Accelerating Results, realizado na última quarta-feira (24/04) em San Francisco (Califórnia). Para a executiva, cloud computing, social media, big data e mobilidade trazem enormes mudanças para dentro do ambiente corporativo e e enormes oportunidades. "As empresas estão com suas expectativas na Lua.  A Dell vai precisar trazer soluções para elas", disse Moretti. Uma das formas de garantir o entendimento sobre o potencial de oferta da companhia são os Solution Centers, unidades de atendimento a clientes que reúnem num mesmo espaço equipamentos, especialistas e recursos para discutir com o cliente o desenho da solução proposta e fazer a prova de conceito lá mesmo, rodando em servidores os aplicativos da empresa. A empresa possui dez unidades espalhadas no mundo e planeja abrir este ano dois novos centros na América Latina - Cidade do México e São Paulo  

Quatro pilares em software - Segundo Joanne Moretti, a Dell Software está centrada em quatro pilares: "transform; inform; protect; connect". Em outras palavras, a estratégia é ajudar os clientes a transformar seus negócios; otimizar a transformação da informação via big data; garantir a segurança no novo ambiente; e abraçar o conceito do Bring Your Own Device (BYOD) conectando dispositivos e usuários de forma segura.
"O BYOD vai mudar a equação da mobilidade nas empresas. Hoje 62% dos dispositivos móveis são corporativos e 38% são pessoais. Em três anos, 67% dos dispositivos móveis nas empresas serão pessoais e apenas 33% corporativos", disse John Swainson, presidente da Dell Software, em sua apresentação no evento. A chave para gerenciar a mudança será oferecer aos clientes o portfólio de produtos de software que entraram para a companhia por conta da aquisição de 18 diferentes empresas de TI nos últimos cinco anos e empacotá-los com hardware e serviços. O mercado-alvo são as médias empresas, que possuem entre 500 e 2,5 mil funcionários, cujas plataformas de TI são "Microsoft centric".  (Fonte: Computerworld)


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INFRAESTRUTURA e LOGISTICA


Da redação - Bras[ilia / DF

Mapa testa lacre para acelerar liberação de cargas nos portos

Com o objetivo de agilizar o trâmite burocrático para liberação de contêineres nos portos brasileiros, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a iniciativa privada testa o uso de lacre eletrônico em cargas. Batizado de Canal Azul, o projeto tem sido avaliado nos portos de Santos, em São Paulo, e dos Navegantes, em Santa Catarina. A expectativa do Mapa é que o sistema seja implementado em definitivo dentro de um ano. "Nas próximas semanas, vamos colocar em funcionamento um terceiro projeto piloto desse sistema no Porto de Paranaguá, no Paraná", explicou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.

O processo começa ainda na indústria e, inicialmente, o experimento está sendo adotado apenas para carregamentos de carne bovina (somente no Porto de Santos) e de carne suína (somente no Porto dos Navegantes). O contêiner é lacrado com um chip identificador enquanto um funcionário da empresa cadastra informações sobre a carga no Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). "Assim que a mercadoria chegar ao porto, todo o processo burocrático já terá sido realizado. Isso possibilitará conferir mais rapidamente as informações", destacou o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Ênio Marques.

Quando o sistema for implementado por todas as empresas exportadoras de carne, a previsão é que o setor privado economize anualmente cerca de R$ 60 milhões apenas em gastos com energia elétrica nos portos. O Brasil envia para o mercado internacional cerca de 200 mil contêineres de carne por ano.
A diferença de tempo entre o despacho tradicional da carga (com documentação impressa) e a com chip chega ser de quatro dias, dependendo do volume de atendimentos. O trâmite também possibilita avaliar se o contêiner foi violado.  (Fonte: Assessoria de Comunicação do  Mapa)


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TELECOM

Da redação - Porto Alegre/RS e São Paulo/SP

4G entra em operação no Brasil

A nova tecnologia de quarta geração da telefonia móvel (4G), que permite velocidade de acesso à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, já está sendo oferecida no Brasil. As prestadoras instalaram cerca de 3,5 mil antenas e investiram mais de 5 bilhões de reais em frequências e infraestrutura, informa o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular Pessoal (SindTelebrasil).

A prestação dos serviços, cumprindo o cronograma estabelecido no edital de licitação das frequências, começa pelas seis cidades que sediarão os jogos da Copa das Confederações: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Outras cidades, que pelo edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) só teriam que ser atendidas em dezembro, também já começam a ter o 4G de forma antecipada, como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. 

Até 31 de dezembro deste ano, pelo acordo, os serviços devem chegar a todas as sedes da Copa do Mundo, o que incluirá Cuiabá, Manaus e Natal. O cronograma da Anatel prevê a expansão na sequência para todas as capitais de estado e cidades com mais de 500 mil habitantes, que têm de estar atendidas até maio de 2014. Até o fim do ano, outras 6 mil antenas deverão ser instaladas nas cidades-sede da Copa do Mundo. Para cumprir as exigências de atendimento e diante de legislações municipais que ainda impõem barreiras à expansão da infraestrutura, as prestadoras iniciaram suas implantações utilizando sites existentes. 

A cobertura inicial, exigida pela agência reguladora, é de 50% da área urbana do município-sede. A prioridade será dada para os corredores de circulação dos moradores e turistas, como aeroportos, redondezas dos estádios, pontos turísticos e de grande concentração de pessoas, como os centros comerciais e empresariais das cidades. Em lugares onde o sinal de 4G ainda não estiver disponível, o telefone funcionará normalmente em 3G, segundo informa as operadoras móveis.

Como usar o serviço - Para usar o serviço 4G, o consumidor terá que adquirir um aparelho também de quarta geração. Como no Brasil, a determinação da Anatel foi de que o 4G funcionasse na frequência de 2,5 GHz, os dispositivos também terão que ser específicos dessa frequência. O 4G no Brasil opera em frequência diferente dos aparelhos dos Estados Unidos, por exemplo, que usam a frequência de 700 MHz. "Assim como ocorre com qualquer nova tecnologia, a expectativa é de que o crescimento do número de usuários seja gradual e vá sendo massificado com uma maior diversidade de oferta de aparelhos e consequente queda nos preços", informa o SindTelebrasil)

O 3G, lançado no Brasil em 2007, levou três meses para alcançar 1 milhão de clientes e cerca de dois anos para chegar a 10 milhões. A diferença entre as duas tecnologias é que a 4G está sendo lançada no Brasil ao mesmo tempo em que chega a vários outros países do mundo. O 3G, por sua vez, quando chegou ao Brasil, já estava bastante difundido mundialmente.

Na terça-feira, dia 30/4, durante o lançamento da oferta da Telefônica Vivo, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse, que o Brasil deverá fechar o ano com um número acima dessas previsões. Desde ontem, dia 1/2, Claro, Oi, Telefônica Vivo e TIM estão ofertando pacotes de 4G nas cidades-da Copa das Confederações e em outras regiões. Em São Paulo, por exemplo, os serviços estão disponíveis na Claro e na Telefônica Vivo.


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ENERGIA

Brasília/DF e São Paulo/SP

Número de reclamações contra elétricas bate recorde na Aneel

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) recebeu 84.720 reclamações de consumidores em 2012, segundo o novo relatório da Ouvidoria do órgão. O número representa aumento de 11,8% sobre 2011 e é o maior registrado desde 2005, quando o relatório passou a ser publicado. As duas principais queixas dos consumidores se referiram aos erros de leitura do consumo mensal e a interrupção no fornecimento de energia. As reclamações em relação à falta de luz dobraram de 2011 para 2012, aponta o relatório. Nesse ano, houve 325 grandes desligamentos, segundo relatório do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico, do Ministério de Minas e Energia. A quantidade é inferior à registrada em 2011 (362), mas a dimensão dos apagões foi maior.

Em setembro de 2011, um apagão afetou mais de uma região. Em 2012, quatro desligamentos alcançaram mais de uma região ao mesmo tempo. Somadas, essas interrupções consideradas relevantes pelo governo significaram o desligamento de 65,7 mil MW (é como se o país inteiro ficasse sem luz durante um dia inteiro). Foi o maior volume desligado desde 2009.
No início do ano, a agência divulgou as notas que os consumidores dão para as distribuidoras. Na média, a avaliação piorou. A nota de 2012 foi 61,51 (considerando uma escala de 0 a 100) para o conjunto das 63 concessionárias de energia. Em 2010, dado anterior, o Índice Aneel de Satisfação do consumidor havia sido maior: 64,41.

Embora o número de queixas represente pouco mais de um milésimo dos domicílios atendidos, o superintendente responsável pela ouvidoria da Aneel, Alex Sandro Feil, diz que o crescimento das reclamações feitas diretamente à agência pode indicar ineficiência das concessionárias no atendimento aos clientes. "Consideramos o número elevado, mas ainda gerenciável", afirma. Ele não quis atribuir o aumento do número de reclamações a eventual piora no serviço de distribuição. De qualquer forma, a Aneel deverá definir metas para os serviços de atendimento aos consumidores e às ouvidorias das concessionárias. "A ideia é criar indicadores de atendimento às demandas dos clientes para cada uma das 63 distribuidoras", afirma. A Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica informou que vai analisar o relatório da Ouvidoria da Aneel. Por ora, não vê relação entre o aumento das queixas e a piora do serviço.  (Agência Folha)


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MÍDIA, MKT e COMUNICAÇÃO


Brasília / DF

Governo pretende manter canais de TV analógicos após 2018

O governo pretende fazer ao menos uma alteração importante no decreto que trata da digitalização dos canais de TV. A ideia é manter canais analógicos operando no país mesmo após 2018, atual prazo limite para digitalização. "Pode ser que depois disso [2018] alguns continuem analógicos", afirmou o ministro Paulo Bernardo (Comunicações). "Os Estados Unidos mantiveram 45% dos canais nesse formato. Isso onde não havia problema de espaço, onde não atrapalhava ninguém", acrescentou. A alteração, portanto, deve afetar apenas regiões mais afastadas dos grandes centros e em que a disputa dos canais por espaço é menor. A medida facilitaria a transição de modelos para a população mais carente dessas regiões, que teriam de comprar ou receber do governo aparelhos que façam a conversão para sinal digital. O processo de digitalização está previsto para começar em 2015, Estado por Estado.

O governo também pretende leiloar uma nova faixa de frequência para encaixar canais de TV aberta. O modelo hoje prevê que os canais que vão do 7 ao 13 ficariam vazios após a digitalização. Eles estão em uma faixa de transmissão (VHF) que não permite assistir ao canal por meio de um celular. Segundo Paulo Bernardo, está em estudo um novo leilão para essa faixa, a ser realizado depois da digitalização dos canais analógicos. "Nossos técnicos acham que o VHF será excelente para fazer televisão. Pega bem, o sinal vai longe e precisa de pouca infraestrutura", disse.

Mesmo que, até a data do novo leilão, a evolução tecnológica não tenha resolvido o problema da transmissão desses canais para aparelhos móveis, o governo acredita que a demanda do setor será grande. "Imagina São Paulo, depois da digitalização? Todo o espaço estará lotado. Se eu disser: 'tenho mais sete canais', vamos ter uma procura extraordinária. As pessoas vão disputar a tapa. Essa faixa é um grande filé."   (Agência Folha)


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MERCADO LUXO


Rio de Janeiro / RJ

Empresário que tem Eike como cliente fatura R$ 400 mi com barcos de luxo

Amigo de gente como o bilionário Eike Batista, o empresário Márcio Christiansen, 57, destaca-se  no setor náutico de luxo no país. Dono do Ferrettigroup Brasil, que possui o maior estaleiro da América Latina, ele é capaz de fazer alguns dos homens mais ricos do Brasil gastarem até R$ 85 milhões sorrindo. Foi por esse valor acima, que Christiansen vendeu um Pershing 115' para Eike Batista. A maior venda da carreira do empresário foi concluída durante um jantar. Com faturamento de R$ 400 milhões, em 2012, o Ferrettigroup Brasil possui 70% de market share em barcos acima de 50 pés (avaliados em mais de R$ 6 milhões).  (LEIA NA ÍNTEGRA)

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Reportagem ESPECIAL


São Paulo / SP

Conheça oito áreas de trabalho que passam por profundas mudanças


por Paula Adamo Idoeta

Não é só o trabalho doméstico, recentemente alvo de uma nova legislação no Brasil, que está em transformação. Seja por motivos legais, econômicos ou tecnológicos, outras profissões também passam por mudanças significativas, que podem ocasionar desde mais ganhos para o trabalhador até novas exigências de qualificação ou adaptação a novos desafios.  (LEIA NA ÍNTEGRA)



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