Edição 855 | Ano IV


Brasília / DF

Governo anuncia R$ 7 bilhões para incentivar produção nacional de remédios

O governo federal lançou ontem, dia 11/4, um pacote de incentivos, incluindo parcerias e financiamentos de R$ 7 bilhões, para incentivar a produção nacional de medicamentos e equipamentos para a área de saúde. As 63 parcerias, envolvendo 15 laboratórios públicos e 35 privados, devem ampliar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de garantir a produção nacional de 61 medicamentos e seis equipamentos. A expectativa do Ministério da Saúde é que isso resulte numa economia anual aproximada de R$ 2,5 bilhões para a pasta. Para ampliar a produção de medicamentos no país, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a renovação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Complexo Industrial da Saúde (Profarma), com orçamento de R$ 5 bilhões. O plano, que tem vigência até 2017 e está na sua terceira fase, inclui o subprograma para a área de biotecnologia. O Ministério da Saúde também fará seleção pública de planos de negócio de empresas com projetos de medicamentos biológicos, que tratam doenças como câncer e artrite, que terá recursos de R$ 2 bilhões. O programa foi lançado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com presenças dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho. 
(Fonte: UOL/SP)

_______________________
INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP
IGP-M avança na 1ª prévia
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) variou 0,42%, no primeiro decêndio do mês de abril. Para o mesmo período de apuração do mês anterior, a variação foi de 0,15%. O primeiro decêndio do IGP-M de abril compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de março. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou variação de 0,38%, no primeiro decêndio de abril. No mesmo período do mês de março, o índice não variou. A taxa de variação do índice referente a Bens Finais avançou de 0,73% para 1,05%. Contribuiu para este movimento o subgrupo alimentos processados, cuja taxa passou de -0,90% para 0,10%. No estágio dos Bens Intermediários, a taxa de variação passou de -0,47% para 0,01%. A principal contribuição para esta aceleração partiu do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, que passou de -0,18% para 3,40%.
O índice referente a Matérias-Primas Brutas registrou variação de 0,02%. No mês anterior, a taxa foi de -0,30%. Os itens que mais influenciaram a trajetória deste grupo foram: minério de ferro (5,47% para 8,27%), mandioca (aipim) (-8,84% para -2,02%) e café (em grão) (-5,50% para -2,17%). Com taxas em sentido descendente, destacam-se: milho (em grão) (-1,42% para -5,59%), aves (-0,24% para -3,48%) e cana-de-açúcar (0,57% para -0,48%).
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou, no primeiro decêndio de abril, taxa de variação de 0,43%. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi de 0,53%. Sete das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação. A maior contribuição partiu do grupo Transportes (0,98% para 0,35%). Nesta classe de despesa, vale mencionar o comportamento do item gasolina, cuja taxa passou de 4,68% para -0,37%.

Também apresentaram decréscimo em suas taxas de variação os grupos: 

- Saúde e Cuidados Pessoais (0,56% para 0,42%);
- Educação, Leitura e Recreação (0,16% para 0,03%);
- Vestuário (0,00% para -0,09%);
- Comunicação (0,26% para 0,22%);
- Despesas Diversas (0,31% para 0,27%); e 
- Alimentação (0,86% para 0,84%). 

Os itens que contribuíram para estes movimentos foram: artigos de higiene e cuidado pessoal (0,84% para -0,18%), show musical (-0,30% para -1,49%), calçados (-0,34% para -0,50%), tarifa de telefone residencial (0,73% para 0,02%), clínica veterinária (2,51% para 2,00%) e aves e ovos (2,15% para 0,11%), respectivamente.
Em sentido contrário à tendência do índice, apresentou acréscimo em sua taxa de variação o grupo Habitação (0,20% para 0,39%). Nesta classe de despesa, destaca-se o item tarifa de eletricidade residencial, cuja taxa passou de -2,19% para 0,23%. 
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou, no primeiro decêndio de abril, taxa de 0,67%. No primeiro decêndio de março, a taxa foi de 0,27%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,54%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,42%. O índice que representa o custo da Mão de Obra variou 0,80%, no primeiro decêndio de abril. Na apuração referente ao mesmo período do mês anterior, o índice apresentou variação de 0,12%.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

___________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)


ONTEM no Brasil:

Ibovespa fecha em baixa de 1,40%

O Ibovespa fechou o pregão de ontem, dia 11/4, em baixa de 1,40%, aos 55.400 pontos, segundo os dados preliminares do fim da sessão.
No mercado de câmbio, o real subiu 0,05% frente ao dólar, moeda que terminou o dia negociada na taxa de câmbio comercial a R$ 1,973 na compra e a R$ 1,975 na venda.


ONTEM nos EUA:

Dow Jones fecha em alta de 0,42% e volta a bater recorde

O índice Dow Jones Industrial, o principal de Wall Street, fechou em alta de 0,42% o pregão de ontem, dia 11/4, atingindo um novo recorde histórico, assim como o índice seletivo S&P 500, graças ao impulso dos números positivos sobre o mercado de trabalho nos Estados Unidos.
O Dow Jones, que reúne 30 das principais empresas cotadas nos EUA, subiu 62,59 pontos (0,42%) e fechou aos 14.864,83, enquanto o seletivo S&P 500 subiu 0,35%, para 1.593,37.
Menores foram os lucros do índice composto do mercado Nasdaq, que avançou 2,91 pontos (0,09%), fechando a 3.300,16.
A sessão em Wall Street foi marcada pelos dados positivos sobre os números de solicitações semanais de seguro desemprego nos EUA, e a forte queda de boa parte do setor tecnológico causada pelo agravamento da queda das vendas mundiais de computadores pessoais no primeiro trimestre deste ano, maior ainda que o retrocesso do último trimestre de 2012.
Esses dados caíram mal para o setor tecnológico e entre as empresas que figuram no Dow Jones a Hewlett-Packard foi a mais atingida, com um baque de 6,45%, enquanto a Microsoft perdeu 4,44% e a Intel 1,95%.
Fora desse índice, as ações do fabricante de processadores AMD caíram 3,45%, e as da Dell 1,23%.
No entanto, a maioria dos papéis das empresas do Dow Jones registrou aumentos e compensaram essas quedas, lideradas pelos da Pfizer (2,41%), da Travelers (1,47%) e da Verizon (1,30%).
Em outros mercados, o Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve) caiu 1,19% e fechou a US$ 93,51 por barril, enquanto o ouro subiu levemente para US$ 1.560,30 a onça.
O euro superou a barreira de US$ 1,31 e ficou em US$ 1,3102, enquanto a rentabilidade da dívida americana a dez anos caiu para 1,793%. 


_________
INDÚSTRIA

São Paulo / SP

Alpargatas conclui a compra da Alpargatas Argentina

A Alpargatas comunicou ontem no final da tarde, dia 11/4, a conclusão da compra da totalidade das ações da Alpargatas S.A.I.C., conhecida como Alpargatas Argentina. Como resultado, a companhia argentina deixa a Bolsa de Valores de Buenos Aires, passando a ser uma empresa de capital fechado, subsidiária integral da Alpargatas. O processo de aquisição teve início em outubro de 2008. Em março passado, a comissão de valores mobiliários da Argentina (CNV) concedeu autorização para que a Alpargatas adquirisse a participação restante na companhia argentina. Para concluir a compra, a Alpargatas ofereceu pagar 8,14 pesos argentinos por ação da Alpargatas Argentina em circulação no mercado, em um total de 3,58% dos papéis da companhia.  (Agência Estado)


Rio de Janeiro / RJ

Embraer entrega 29 jatos no 1º trimestre de 2013 e eleva carteira de pedidos

A fabricante brasileira de aviões Embraer entregou um total de 29 aeronaves no primeiro trimestre deste ano, sendo 17 comerciais e 12 executivos. A carteira de pedidos (backlog) no fim de março totalizava US$ 13,3 bilhões, com aumento de R$ 800 milhões ante dezembro de 2012, segundo comunicado enviado ontem, dia 11/4. Na última terça-feira, dia 9/4, a empresa anunciou a venda de seis unidades do avião de ataque leve Super Tucano para a Guatemala para auxiliar nos voos de combate ao tráfego de drogas. Segundo o presidente da Embraer Defesa e Segurança, Luiz Carlos Aguiar, a empresa vendeu três unidades do mesmo avião para Senegal, na África.  (Agência Reuters)


São Paulo / SP

GE prevê crescimento de até 25% nas vendas de motores na América Latina

A General Electric espera um crescimento de 20% a 25% nas vendas de motores no mercado da América Latina em 2013, em meio ao crescente interesse de indústrias e comércios na autoprodução de energia elétrica.
O setor elétrico passa por um momento de altos preços de energia no mercado de curto prazo, diante do forte acionamento de termelétricas, e empresas também buscam maior confiabilidade no fornecimento de eletricidade para evitar interrupções no atendimento pelas distribuidoras de energia.

A GE forneceu três motores a gás natural, no total de 12 megawatts (MW), para a unidade de engarrafamento da Coca-Cola Andina Brasil no Rio de Janeiro, que começam a operar em agosto, em contrato de US$ 4,5 milhões.
O fornecimento para a planta, que será autossustentável em energia elétrica, foi fechado no ano passado, quando as vendas de motores da GE na América Latina caíram 8% ante 2011, afetadas principalmente pela demanda na Argentina. Já no Brasil, houve crescimento de 5 vezes em relação a 2011, principalmente devido a projetos de biogás e cogeração. "Nesse ano, temos uma perspectiva maior para demanda por motores a biogás", disse o diretor-executivo da divisão de motores a gás da GE Power & Water para a América Latina, Rodrigo Portes.

A viabilidade de projetos a gás natural estava sendo vista com cautela pelos consumidores interessados na autoprodução de energia no início deste ano. Altos preços do combustível e preocupações com indisponibilidade influenciavam a decisão, no momento em que o governo anunciava redução nas tarifas de energia dos consumidores de energia. Atualmente, o principal mercado para motores da GE na América Latina é a Argentina, onde há demanda principalmente por equipamentos que utilizam gás associado ao petróleo, o chamado flare gas. "Mas a grande alavanca do crescimento da região é o Brasil, principalmente com as fontes de biogás e cogeração", disse Portes.

Na cogeração, há a geração de energia elétrica e de outros produtos. No caso da unidade de engarrafamento da Coca-Cola no Rio de Janeiro, os motores irão fornecer energia e aquecimento para a fábrica, produção de água fria, dióxido de carbono (CO2), nitrogênio e auxílio nas operações de engarrafamento. Os motores começam a operar em agosto, quando iniciam a produção de CO2, e em dezembro começa a geração de energia elétrica.
"Temos problema de falta de energia muito grande, com frequência principalmente na época de chuva, que faz a nossa operação perder muito...Precisamos ter confiabilidade", disse o gerente industrial da Coca-Cola Andina Brasil e responsável pelo projeto de cogeração na fábrica, Nilson Alegre.

A Coca-Cola Andina firmou contrato com a Light Esco, empresa de serviços de conservação de energia do grupo Light, para a construção da planta de cogeração. A Light Esco investirá R$ 85 milhões na implantação da central de cogeração e será responsável pela instalação, operação e manutenção da central durante 15 anos. Depois do final do contrato, a planta poderá pertencer à Coca-Cola Andina Brasil. "Os clientes, hoje em dia, querem soluções que lhes dê conforto do ponto de vista econômico e na garantia do suprimento energético", disse o superintendente executivo da Light Esco, Marco Antonio Donatelli, ao mencionar que o fornecimento de energia é garantido com a planta local, evitando quedas por interrupções na rede da distribuidora.

O projeto marca a entrada da Light Esco no segmento da cogeração de energia para o mercado industrial. No contrato com a Coca-Cola Andina Brasil, a Light Esco garante o fornecimento de energia e dos outros produtos, à fábrica, de até 9,6 MW. O excedente pode ser vendido pela Light. Se a fábrica consumir abaixo do valor firmado em contrato, poderá vender o excedente da energia, segundo Alegre.  (Agência Reuters)


_____________
AGROBUSINESS


São Paulo / SP

Índice da FAO para os preços dos alimentos sobe um por cento devido aos laticínios

O Índice da FAO para os preços dos alimentos subiu um por cento em março, em comparação com o mês anterior, impulsionado principalmente por um aumento de 11 por cento nos produtos lácteos. Os produtos lácteos representam 17 por cento dos produtos incluídos no cálculo do índice de preços dos alimentos. Ao mesmo tempo, a FAO analisou a oferta e a procura mundial de cereais e reviu ligeiramente em alta a estimativa de produção em 2012, superando em cerca de 3 milhões de toneladas em relação à estimativa do mês passado, mas ficando ainda 2 por cento abaixo do recorde estabelecido em 2011. “A produção mundial de cereais em 2013 pode ter uma forte recuperação, se as principais regiões produtoras não forem afetadas por um clima adverso”, indicou a FAO no seu último relatório sobre a oferta e procura de cereais. A perspectiva é geralmente positiva para todas as culturas de cereais: as plantações de trigo já estão bem avançadas e as plantações de arroz e dos cereais secundários deverão progredir nos próximos meses, devido aos preços encorajadores. Espera-se também que a produção mundial de trigo em 2013 registre um aumento de 4 por cento, para as 690 milhões de toneladas, a segundo maior desde as 700 milhões de toneladas produzidas em 2011.

Maior volatilidade nos produtos lácteos - O índice da FAO para os preços dos lacticínios subiu 22 pontos em março para os 225, uma das maiores mudanças registradas até ao momento. O aumento deve-se ao clima quente e seco na Oceania, que levou a uma queda acentuada na produção de leite e a uma consequente redução no processamento de produtos lácteos na região.
Os preços do leite utilizados no cálculo do índice da FAO baseiam-se nas exportações da Nova Zelândia, o maior exportador de produtos lácteos no mundo, representando cerca de um terço do comércio mundial. Os preços de exportação para os produtos lácteos também aumentaram noutros grandes países exportadores, incluindo na União Europeia e nos Estados Unidos, mas não ao mesmo nível. “Este aumento excepcional reflete em parte a incerteza do mercado, pois os compradores procuram fontes alternativas de abastecimento”, explica o relatório sobre os preços dos alimentos. “Além disso, a produção de leite na Europa ainda não atingiu o seu pico devido ao inverno particularmente frio, que retardou o crescimento das pastagens para alimentar os animais.”

Outros preços permaneçam estáveis - O índice da FAO para os preços dos cereais registrou uma média de 244 pontos, ficando inalterado em relação a fevereiro. Apesar dos preços do milho terem subido no mês passado, devido a uma queda nas fontes para exportação nos Estados Unidos, os preços do trigo caíram devido às perspectivas de uma boa produção mundial, compensando o aumento do milho. Os preços mundiais do arroz mantiveram-se estáveis.
O índice da FAO para os preços dos óleos e gorduras caiu 2,5 por cento em relação a fevereiro, principalmente devido à queda dos preços do óleo de soja, que resultou das condições climáticas favoráveis na América do Sul, aos níveis recorde de produção de soja nos Estados Unidos em 2013 e ao cancelamento de aquisições por parte da China. Os preços do óleo de palma também caíram ligeiramente. O índice da FAO para os preços da carne registrou quase 176 pontos em março, uma queda de 2 por cento em comparação com fevereiro.
O índice da FAO para os preços do açúcar subiu 2,8 pontos, ou um por cento, em relação ao mês passado.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da FAO)

____________________
MERCADO AUTOMOTIVO

São Paulo / SP

Toyota, Honda, Nissan e Mazda anunciam recall de mais de 3 milhões de veículos

A Toyota Motor e três outros fabricantes de automóveis japoneses disseram que devem fazer um recall de um total de mais de 3 milhões de veículos em todo o mundo para consertar airbags defeituosos fornecidos pela Takata Corp.
A Toyota, a Honda Motor, a Nissan Motor e a Mazda Motor disseram nesta quinta-feira que substituirão os insufladores de airbag, pois eles podem pegar fogo devido a fabricação defeituosa. Do total de 3,39 milhões de veículos, a Toyota disse que vai fazer o recall de 1,73 milhões de veículos na América do Norte, Europa, Japão e outros mercados, enquanto a Honda disse que vai recolher 1,13 milhões de veículos globalmente.  (Agência Dow Jones)


Tóquio / Japão

Nissan adia plano de levar produção aos EUA

A montadora Nissan Motor vai adiar o plano de transferir a produção de dois modelos de veículos esportivos do Japão para os Estados Unidos, à medida que a forte queda do iene recentemente ajuda a melhorar a rentabilidade da empresa. A informação foi divulgada pelo jornal japonês Nikkei, na sua edição de sexta-feira (no horário local).
Mesmo ainda planejando transferir a produção dos dois modelos no futuro - a data vai ser determinada com base nas oscilações cambiais - a Nissan pretende manter sua produção no Japão acima de 1 milhão de unidades, de acordo com o Nikkei. Após a transferência, a fábrica de Fukuoka vai produzir novos modelos para o mercado japonês.
Em fevereiro, a Nissan projetava uma taxa de câmbio com o dólar a 79,7 ienes. Hoje, o dólar quase tocou 100 ienes e, no fim da tarde em Nova York, estava cotado a 99,68 ienes, após o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciar um agressivo programa de relaxamento monetário na semana passada. Para cada um iene de desvalorização da moeda japonesa ante o dólar o lucro operacional anual da Nissan sobe quase 20 bilhões de ienes (cerca de US$ 201 milhões).    (Agência Dow Jones)

________________
SERVIÇOS e VAREJO

Rio de Janeiro / RJ

Receita do Pão de Açúcar sobe 10,2% e chega a R$ 13,4 bilhões no 1º trimestre

O Grupo Pão de Açúcar encerrou o primeiro trimestre com receita líquida de R$ 13,383 bilhões, alta de 10,2% sobre um ano antes, com uma retomada das vendas comparáveis em relação ao último trimestre do ano passado.
As vendas pelo conceito mesmas lojas - que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses - subiram 6,6% no período. Nos três últimos meses de 2012, o aumento havia sido de 5,8%, considerado fraco por se tratar do trimestre mais importante para o varejo.
O primeiro trimestre deste ano foi beneficiado pela comemoração da Páscoa no final de março, enquanto no ano passado a data foi comemorada em abril.
De janeiro a março, o segmento alimentar teve receita líquida 10,9% maior, somando R$ 7,383 bilhões, enquanto a ViaVarejo - que reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom - apurou crescimento de 9,3%, a R$ 6 bilhões, na comparação anual.
Em mesmas lojas, ViaVarejo superou o desempenho do segmento alimentar, com altas de 6,8% e 6,4%, respectivamente. A Nova Pontocom, unidade de comércio eletrônico do grupo, registrou vendas 6,8% maiores nos três primeiros meses de 2013. A maior varejista do país informou também que, no trimestre passado, inaugurou 25 novas lojas.   (Agência Reuters)



Nova Iorque / EUA

Burger King anuncia que seu CEO vai chefiar a Heinz

A rede de lanchonetes Burger King anunciou que seu executivo-chefe, Bernardo Hees, vai se tornar CEO da fabricante de catchup Heinz quando for concluída a compra da companhia. O fundo de private equity 3G Capital, que controla o Burger King e é gerido pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Telles, fez uma oferta de US$ 23 bilhões pela Heinz em fevereiro, em uma parceira com a Berkshire Hathaway, do investidor Warren Buffett. Após deixar o Burger King, Hees será substituído por Daniel Schwartz, que atualmente é diretor financeiro da companhia, a partir de 1º de julho. O executivo disse que vai manter a estratégia de expandir o cardápio e realizar promoções, apesar de as vendas do Burger King terem recuado 1,5% no primeiro trimestre do ano. "Nós ainda temos um longo trajeto a percorrer, mas estamos no caminho certo", comentou Schwartz. O conselho do Burger King também aprovou ontem, dia 11/4, um aumento de 20% no seu dividendo, para US$ 0,06 por ação, e autorizou a recompra de até US$ 200 milhões em ações.   (Agência Dow Jones)



Da redação - São Paulo / SP

Professores viram alunos no MBA Executivo da ESAMC Santos

Quem faz MBA Executivo na ESAMC Santos sabe que ao seu lado pode estar sentado um dos professores dos cursos de graduação da faculdade. Todos os “docentes-alunos” têm ampla experiência de mercado e também titulações acadêmicas. Mas, assim que ingressam na faculdade para dar aulas se rendem a seriedade do MBA e aproveitam a especialização para conhecer o universo dos discentes. O professor de Estatística e Matemática Financeira José Mirtênio da Paz é um desses exemplos. Ele acaba de concluir o MBA Executivo em Gestão Financeira. “No curso de MBA Executivo eu pude aprender e entender algumas disciplinas como Marketing, Gestão de Pessoas, Ambiente e Estratégia Empresarial, Gestão Financeira, dentre outras, que os alunos têm na graduação, mas que em minhas antigas formações eu não cheguei a ver”, conta.

De acordo com Mirtênio, esta nova experiência vai ajudá-lo a correlacionar as disciplinas aprendidas com as que leciona nos cursos de Engenharia, Administração, Relações Internacionais, Relações Públicas e Propaganda e Marketing. Isso porque a ESAMC Santos é a única faculdade da região a oferecer uma grade curricular onde o aluno tem um profundo entendimento do mercado e de todas as áreas funcionais de uma empresa. Isto é, enquanto os estudantes dos cursos de Comunicação Social e Moda têm disciplinas da área financeira, Engenharia possui matérias de Recursos Humanos para que aprendam a chefiar equipes.

Além do MBA, o currículo do professor Mirtênio é composto pelas graduações em Matemática, Física e Desenho Geométrico. E, pelas pós-graduações em Matemática Avançada, Estatística Aplicada e Ensino Médio e Profissionalizante. No segundo semestre de 2012, também concluiu um curso de Controle Estatístico de Processo Aplicado à Engenharia. Como funciona o MBA Executivo – Na ESAMC Santos há 13 cursos de MBAs voltados aos profissionais que já possuem diploma de curso superior. Todos têm duração de 420 horas e são concluídos em aproximadamente 18 meses. A faculdade divide as formações em duas fases. 

Por se tratar de uma escola de negócios, no eixo comum, o aluno conhece o funcionamento de uma empresa e de suas áreas funcionais para que conduza a sua carreira com êxito. Estão inclusas nesta fase as disciplinas: Ambiente Empresarial, Gestão de Marketing, Gestão Financeira, Gestão de Operações e Informação, Gestão de Pessoas, Estratégia Empresarial, Competências Empresariais e Planejamento de Carreira. Na segunda e última fase, os estudantes têm contato com matérias específicas da especialização escolhida. As formações disponíveis são: Auditoria, Gestão da Comunicação com o Mercado, Gestão da Produção, Gestão de Marketing, Gestão de Projetos, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Vendas e Trade Marketing, Gestão Empreendedora de Negócios, Gestão Financeira, Logística Nacional e Internacional, Negócios Internacionais, Tecnologia da Informação e Trends & Innovation.  (Fonte: Fama Assessoria)

__________________
COMÉRCIO EXTERIOR

São Paulo / SP

Exportação de açúcar em contêiner soma 405,01 mil toneladas

O Brasil exportou 405,01 mil toneladas de açúcar cristal em contêiner no primeiro trimestre de 2013, de acordo com levantamento feito pela agência marítima Williams Brazil. O maior volume foi escoado pelo Porto de Santos, de onde saíram 349,39 mil toneladas, ou 86,2% do total. Pelo Porto de Suape, foram exportadas 35,56 mil toneladas (8,7% do total). Em pleno período de entressafra, as exportações brasileiras de açúcar cristal a contêiner diminuíram entre janeiro e março. No primeiro mês do ano, os embarques somaram 169,19 mil toneladas. Em fevereiro, 160,72 mil toneladas. Já no mês passado, os embarques atingiram 75,09 mil toneladas. De acordo com a Williams Brazil, o Iêmen foi o principal comprador, com 74,89 mil toneladas, ou 18,49% do total. Na sequência estão Sri Lanka, com 51,81 mil toneladas (12,79%), e Angola, com 48,84 mil toneladas (12,06%).

___________________
TI, WEB e e-COMMERCE


Da redação - Brasília / DF

Mercado brasileiro de TI cresce 10,8% em 2012

O mercado brasileiro de TI movimentou 123 bilhões de dólares em 2012 e fechou o ano com crescimento de 10,8% em 2012, na comparação com 2011, o que representa praticamente o dobro do aumento médio mundial, 5,9%. No comparativo com outros mercados, o avanço do setor no País ficou atrás apenas do verificado na China, de 15%, segundo dados da IDC. Com o resultado, o Brasil já é considerado o quarto maior mercado de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do planeta e o sétimo em TI. 

Os números da IDC foram apresentados pelo presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), Antônio Gil, ontem (10/04). Ele esteve reunido, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o secretário executivo Luiz Antonio Elias e o secretário de Política de Informática, Virgilio Almeida. Também participaram do encontro especialistas da área e de gestão pública da pasta federal, além de representantes do setor empresarial.
Os dados fazem parte de um estudo da Brasscom com empresas de consultoria, em fase de elaboração, que trata ainda sobre as perspectivas do setor no Brasil para 2022. O trabalho busca mostrar o potencial do país como um dos principais mercados na área e as possibilidades de crescimento, na visão do setor, bem como o impacto social que a ampliação do uso da tecnologia da informação pode representar em setores como a saúde e a educação.

A participação no mercado brasileiro cresce a cada ano e passou de 4,5% (em 2011) para 5,2% (em 2012). A expectativa da Brasscom é que esse ritmo de crescimento se mantenha nos próximos anos e a participação chegue a 8% em 2022, quando o Brasil deve se tornar um dos três principais centros de TI do mundo. “A previsão do IDC de crescimento da área para 2013 é de 14,4%”, informou Gil.

Pesquisa e desenvolvimento - Na reunião, o secretário Luiz Antonio Elias reforçou a necessidade de esse crescimento ser acompanhado de desenvolvimento tecnológico, de investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no país e da parceria público-privada. “O Brasil de fato entrou na regra do mercado, mas é fundamental que se tente, ao máximo, agregar valor e conhecimento dentro do país para gerar capacidade interna”, disse, ao lembrar a importância da discussão num momento em que o governo lançou o Plano Inova Empresa, que articula recursos para o processo inovativo.

O secretário Virgilio Almeida ressaltou a preocupação do ministério em, além de um conjunto de medidas imediatas, ter uma visão de longo prazo e traçar planos duradouros, a exemplo da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti 2012-2015) e do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), lançado no ano passado. 
“Dar um horizonte e um encaminhamento à estratégia para o setor”, frisou. Segundo ele, outro objetivo é manter esse diálogo permanente com as entidades setoriais. “Isso é importante para a elaboração dessas políticas. Para que possamos ouvir, obter sugestões e acertamos com o setor privado as ações necessárias”, complementou.

A Brasscom é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que congrega 45 empresas, responsáveis por 75% do Produto Interno Bruto (PIB) de TI do país. O presidente da entidade destacou a relevância do estudo realizado, que nasceu, segundo ele, a partir de discussões com o MCTI nas quais se tratou sobre a importância de um plano de longo prazo para o setor com foco no desenvolvimento nacional. “Com um olhar realmente voltado para o país e não somente para as empresas”, ressaltou.  (Fonte: Agência MCTI)



São Francisco / EUA

LinkedIn vai comprar leitor de notícias Pulse por US$90 milhões

A rede social profissional LinkedIn disse que vai comprar o Pulse, um leitor de notícias e plataforma de distribuição de conteúdo para dispositivos móveis, por 90 milhões de dólares em dinheiro e ações. Mais de 30 milhões de usuários ativaram aplicativos de leitura de notícias Pulse nos sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google. O LinkedIn vai pagar cerca de 90 por cento do valor do acordo em ações. (Agência Reuters)



Da redação - São Paulo / SP

IBM promove encontro virtual para caçar novos talentos no Brasil

IBM realiza, no próximo dia 15 de abril, das 14 às 18 horas, um evento virtual para promover o intercâmbio de informações com universitários brasileiros. Batizado de "IBM Career Exploration", o encontro tem como objetivo mostrar, através da internet, as oportunidades de carreira que um profissional pode desenvolver na Big Blue, além de identificar novos talentos para fazer parte da equipe da empresa no Brasil. O evento terá todo o conteúdo em português.
“O ambiente online permite que o candidato conheça a empresa de uma forma inovadora. Mostraremos como a IBM proporciona um ambiente estimulante para interação e colaboração com os seus especialistas ao redor do mundo, aproveitando a inteligência coletiva para criar valor para clientes e sociedade", afirma Rodrigo Souto, gerente de Recrutamento da IBM Brasil.  Ele acredita que "o evento permitirá aos universitários enxergarem na IBM a construção de uma carreira profissional que atenda os seus ideais.” Os participantes terão a oportunidade de explorar o desenvolvimento de carreira e os programas de educação continuada da IBM, além de trocar experiências e ampliar suas redes de contato. Essas ações têm como objetivo auxiliá-los a ingressar no mercado de trabalho altamente competitivo.  Os interessados em participar do evento podem fazer inscrições pela internet.   (Fonte: Assessoria de Imprensa da IBM)



São Paulo / SP
Cisco e Microsoft desenvolvem soluções de nuvem para data center
A Cisco e a Microsoft anunciaram que estão trabalhando juntas em produtos baseados em nuvem para data centers. Os novos produtos combinam a tecnologia unificada da Cisco para data centers com a de nuvem privada da Microsoft, Fast Track 3.0. A iniciativa promete ajudar clientes a simplificar o gerenciamento dos ambientes combinados com soluções Cisco e Microsoft e prover recursos mais rápidos. Satinder Sethi, vice-presidente para soluções de data centers da Cisco, afirmou que as companhias estão empenhadas em trabalhar em conjunto. “O anúncio está relacionado à junção do trabalho no desenvolvimento da engenharia, que temos feito com a Microsoft, e tem resultado em soluções para o mercado”, afirmou Sethi.
Segundo a Cisco, os clientes empresariais que pretendem virtualizar as redes de data centers podem fazer com a infraestrutura de cloud computing e a combinação da Cisco Nexus 1000V series virtual e a plataforma da Microsoft, Windows Server 2012 Hyper-V Extensible Switch. Como parte da iniciativa, a oferta Fast Track 3.0 promete ajudar clientes a integrar as arquiteturas da Cisco e EMC, VSPEX ou a plataforma da Cisco e NetApp, a FlexPod, pois os dois produtos são compatíveis com a solução da Microsoft.  “Nós certificamos o UCS com grandes parceiros, como EMC e NetApp. Então, estamos apenas unindo a nossa tecnologia e entregando soluções ao mercado”, afirmou Sethi ao FierceEnterpriseCommunications.  (Agência IPNews)


Da redação - Porto Alegre / RS
Assespro realiza levantamento de falta de mão de obra nas empresas
Um dos grandes entraves para o desenvolvimento da área de Tecnologia da Informação (TI), a falta de mão de obra qualificada é o foco de ação promovida pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional). Robinson Klein, presidente da Assespro-RS, orienta os associados da regional que informem até 15 de abril suas necessidades específicas,  para que seja montado um pacote de demandas  detalhado da falta de mão de obra. O objetivo é contribuir com a formação profissional de nossa região. "Hoje temos uma demanda de mais de 50.000 profissionais em software, e a tendência é que esta necessidade aumente, e nossa contribuição com este programa vai gerar benefícios diretos para os futuros profissionais e a economia de nossa região”, enfatiza Klein.
A iniciativa compõe a participação da Assespro no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Plano Brasil Maior (Pronatec-PBM). O Pronatec-PBM tem trabalhado com as entidades representativas dos setores produtivos para identificar as demandas por treinamento de cada setor. Tanto a requalificação de trabalhadores em atividade quanto na formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas são possíveis.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


_____________________
TURISMO  e GASTRONOMIA

Da redação - Porto Alegre / RS
Outback Steakhouse é ótima pedida para o almoço
Que tal caprichar nas refeições com os amigos, clientes e companheiros de trabalho durante a semana? Além de degustar um saboroso almoço executivo, os clientes do Outback Steakhouse do Shopping Iguatemi ainda contam com uma atmosfera agradável, perfeita para uma pausa na correria do dia a dia. 
São duas opções no Lunch Menu, que é oferecido de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h (exceto feriados). O restaurante oferece a opção de combinar entrada e prato principal com acompanhamento por R$ 38,75 ou R$ 39,75 (dependendo do prato). Entre as variadas alternativas estão o saboroso Herb Crusted Filet, uma apresentação de três cortes de filet mignon temperados com ervas finas e servidos com molho Cabernet Merlot, e o South American Salmon, clássico salmão temperado de 210g.  Os pratos principais são acompanhados por delícias como o Garlic Mashed Potatoes (purê de batatas com alho) ou o Arroz Tasmânia. O cliente ainda pode escolher opções de salada de entrada, como a famosa Caesar Salad, ou a Sopa do Dia. Um almoço completo para escapar da rotina durante a semana.
(Fonte: Amorim Comunicação)



PARA ASSINAR NOSSA NEWS, SOLICITE CADASTRO PELO redacao.ipressbiz@gmail.com
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2013 - Todos os direitos reservados