Edição 830 | Ano IV


Da redação - Brasília / DF
Economia do país cresceu 1,64% em 2012
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), uma espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), encerrou 2012 com alta de 1,64%, considerando dados sem ajustes sazonais. Levando em conta os ajustes sazonais, o crescimento no ano passado foi de 1,35%.  Os dados foram divulgados pelo Banco Central ontem a tarde, dia 20/2. O índice leva em conta as atividades da indústria, agropecuária e do setor de comércio e serviços. O IBGE divulga em 1º de março os dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre e de 2012.

Em 2010 e 2011, o cálculo do índice do BC ficou bem próximo do PIB. O produto cresceu 7,5% e 2,7%, respectivamente, ante IBC-Br de 7,78% e 2,7%, respectivamente, os números divulgados na ocasião. Em dezembro especificamente, o índice subiu 0,26% ante novembro na versão com ajuste sazonal, considerada a mais relevante no caso de variações mensais. Isso indica que o nível de atividade entrou o último mês do ano perdendo ritmo, pois para novembro a mesma série aponta aumento de 0,56% (dado revisado). Sem a exclusão de fatores sazonais, o índice caiu 2,28% no último mês de 2012, queda um pouco mais acentuada que a de novembro (-2,25%).

Indicadores mostram fraqueza da economia em 2012 - Indicadores recentes já mostraram a fraqueza da economia brasileira no ano passado, mesmo diante das inúmeras medidas do governo para impulsionar o crescimento, afetado pela crise internacional. Entre as ações estiveram desonerações fiscais e a redução da taxa básica de juros (Selic) para a mínima recorde de 7,25% ao ano. Mesmo assim, a produção industrial recuou 2,7% em 2012, a primeira retração desde 2009, e um dos maiores pesos sobre a economia brasileira no ano passado. A atividade econômica somente não foi pior por conta das vendas no varejo, que subiram 8,4%.

FMI, Banco Mundial e mercado acreditam em crescimento menor - O FMI (Fundo Monetário Internacional) rebaixou em janeiro a previsão de crescimento da economia brasileira para 1% em 2012, após uma estimativa feita em outubro de crescimento de 1,5%. Já o Banco Mundial estima um crescimento econômico ainda menor para 2012, de aproximadamente 0,9%. A expectativa do mercado, segundo pesquisa Focus do BC, é de que o PIB tenha crescido apenas 0,95% em 2012.

Dilma está otimista otimista com crescimento da economia do país - A presidente Dilma Rousseff tem se mostrado otimista ao comentar com um crescimento maior da economia do país em 2013. Segundo ela, o Brasil crescerá em 2013, mas será  "um crescimento mais lento" porque "o mercado internacional não recuperou e nós temos uma queda brutal do comércio internacional". (Agência Brasil e Assessoria de Imprensa da BC)

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INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP
Prévia da Confiança da Indústria indica ligeiro recuo
Na prévia de fevereiro de 2013, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) sinaliza um ligeiro recuo, de 0,4%, em relação ao resultado final de janeiro, ao passar para 106,1 pontos. De acordo com os dados preliminares, a diminuição da confiança foi influenciada pela piora nas avaliações em relação ao momento presente. O Índice da Situação Atual (ISA) cedeu 0,7%, para 106,0 pontos, o menor desde setembro de 2012; enquanto o Índice de Expectativas (IE) manteve-se em 106,1 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,3 p.p. na prévia de fevereiro, ao passar para 84,1%, retornando ao patamar de dezembro de 2012. Para a prévia dos resultados da Sondagem da Indústria foram consultadas 804 empresas entre os dias 01 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado em 28 de fevereiro.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE na Europa:
Londres / Inglaterra - O principal índice da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu a sessão desta quinta-feira com a perda de 0,6%, aos 6.356,78 pontos.
Roma / Itália  - O principal indicador da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE MIB, iniciou as movimentações desta quinta-feira com a perda de 0,85%, aos 16.386,50 pontos. Já o índice geral FTSE Italia All-Share desce 0,8%, aos 17.359,30 pontos. 
Frankfurt / Alemanha - O principal indicador da Bolsa de Valores de Frankfurt, o DAX-30, iniciou as movimentações desta quinta-feira com a perda de 0,58%, aos 7.684 pontos.
Madri / Espanha - O índice principal da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, iniciou o pregão desta quinta-feira com queda de 0,55%, aos 8.117 pontos. 
Paris / França - O índice principal da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, iniciou o pregão desta quinta-feira com queda de 0,68%, aos 3.684,49 pontos.

HOJE na Ásia:
Bolsas asiáticas fecham em queda após ata do Fomc
Os mercados de ações asiáticos terminaram o pregão em queda, com Sydney e Xangai marcando seus piores declínios em 2013 após a ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve, divulgada na quarta-feira, revelar a preocupação entre os membros da instituição sobre as medidas de estímulo do banco central.
Ações na China continental apresentaram os piores desempenhos desta quinta-feira. O índice Xangai Composto caiu 3%, para 2.325,95 pontos - seu declínio porcentual mais acentuado desde novembro de 2011. É também, de longe, a maior queda para este mercado, uma vez que o índice decolou no início de dezembro, o que resultou em um rally de 22,4% até quarta-feira. O índice Shenzhen Composto terminou a sessão em queda de 2,0%, a 950,01 pontos.
O declínio na China foi motivado pelo Conselho Estatal da China, que afirmou nesta quarta-feira que continuará com seus controles no mercado imobiliário para conter os aumentos de preços e a especulação.
As ações financeiras e de energia se mostraram particularmente ativas: a China Shenhua Energy perdeu 4,5% e Citic Securities recuou 5,3%.
As quedas na China tiveram um efeito dominó em Hong Kong, onde o índice Hang Seng perdeu 1,7%, fechando a sessão com 22.906,67 pontos, com bancos chineses arcando com perdas pesadas: o China Construction Bank caiu 2,5% e o Bank of Communications declinou 2,4%.
Também em Hong Kong, a Belle International mergulhou 16,8%, após a varejista de calçados chinesa informar que registrará um ligeiro crescimento em 2012 de seu lucro líquido.
Mais amplamente, os mercados regionais caíram após a ata do Fomc, referente a reunião de janeiro, revelar a preocupação de que as suas medidas de estímulo atuais podem resultar em instabilidade nos mercados financeiros, o que pode ser difícil de se contornar no futuro. Alguns dos membros disseram que o banco central deve mudar o ritmo de suas compras de ativos, enquanto outros argumentaram que o relaxamento pode precisar permanecer em curso até que o mercado de trabalho melhore "substancialmente".
As medidas de estímulo do Fed, que visam manter as taxas de juros baixas para estimular a atividade econômica, têm sido vistas como um importante apoio para os preços das ações nos últimos anos. Os mercados são, portanto, sensíveis à notícia de que poderia haver uma mudança no rumo da política, dizem especialistas.
O mercado mais afetado pela ata do Fed foi a Austrália, onde o índice S&P ASX/200 caiu 2,3%, para 4.980,10 pontos - a pior sessão deste mercado desde maio do ano passado.
Por outro lado, algumas ações na Austrália conseguiu subir devido a relatórios positivos de lucros. Na linha de frente esteve a Qantas Airways, que subiu 2,8% após a companhia aérea informar que seu lucro no primeiro semestre mais do que dobrou, por causa de perdas menores em sua divisão internacional e um ganho excepcional com a venda de uma participação em uma joint venture de cargas.
Também em Sydney, o Insurance Australia Group subiu 2,8% depois de informar que o lucro do primeiro semestre fiscal foi três vezes maior do que um ano antes.
No lado negativo, a maior varejista de eletricidade da Austrália em receita, a Origin Energy, caiu 8,5% depois de registrar uma queda de lucros maior que o esperado no primeiro semestre fiscal.
Outros mercados terminaram o dia em baixa. O índice Kospi, da Coreia do Sul,caiu 0,5%, para 2.015,22 pontos e o Taiwan Weighted, da Bolsa de Taipé, terminou em queda de 0,9%, a 7.957,46 pontos. Os mercados de Taiwan apresentaram declínio depois que o ministro de Finanças do país se opôs a fusão entre a Taishin Financial Holding como estatal Changhwa bank, o que levou a queda de papéis do setor financeiro.
A exceção da região foi o mercado de ações de Manila, onde os investidores levaram o índice PSEi a uma nova máxima história de fechamento com a compra de blue chips. O índice PSEi avançou 0,3%, terminando a sessão com 6.667,41 pontos. Segundo especialistas, Manila se aproxima de uma correção em breve, visto que as altas estão sendo lideradas por empresas específicas e não por um avanço geral.


ONTEM:
BM&FBovespa vê com cautela novos IPOs em 2013
Após errar na previsão de que 2012 seria um ano promissor em IPOs (sigla em inglês para oferta pública inicial de ações), a BM&FBovespa vê com cautela a abertura de capital das empresas brasileiras em 2013. “O mercado tem potencial para novas transações, mas não me arrisco a prever números”, disse ontem, dia 20/2, o presidente-executivo da companhia, Edemir Pinto, durante coletiva em São Paulo.
A BM&FBovespa esperava que entre 40 e 45 empresas fariam seu IPO no ano passado, mas apenas três abriram o capital. “Muitas das operações que haviam sido anunciadas recuaram, num momento em que investidores estrangeiros ficaram criteriosos com o cenário incerto da economia”, justificou Edemir.
A empresa de turismo CVC foi uma das que interromperam sua oferta inicial de ações em 2012, alegando preferir um momento mais propício, de aceleração econômica. Mas o sucesso das ações da Linx (LINX3) na Bovespa , que fez o primeiro IPO de 2013 com alta de 12% em relação ao valor inicial, deu otimismo à operadora da bolsa no Brasil.
Segundo o executivo da BM&FBovespa, o bom resultado confirma um cenário de liquidez internacional e risco externo atenuado. Ele completa que a participação de mais investidores brasileiros na operação da Linx foi uma “grata surpresa”. Mas um levantamento com 1.477 clientes do home broker Directainvest, operado pela CGD Securities, demonstra precaução do investidor: 57,5% dos entrevistados acreditam que a bolsa deva ficar estável este ano. Já 24,2% apostam em negócios em alta, e outros 18,3% creem na queda das ações.

PME - Para as pequenas e médias empresas (PME), Edemir prevê aumento na listagem do Bovespa Mais , voltado às companhias que desejam ingressar aos poucos no mercado de ações. Ao menos sete podem entrar na listagem até o fim do ano, acredita o executivo, totalizando 10 empresas no produto. As exigências para permanecer na listagem, contudo, são rígidas. Em sete anos, a companhia deve ter um volume de papéis negociados (free float) de 25% do capital. Se ficarem abaixo da meta, o contrato é cancelado. O mesmo acontece se houver prejuízo ou patrimônio líquido negativos por anos seguidos.

Balanço e mudanças - No balanço do quarto trimestre de 2012, a BM&FBovespa divulgou um lucro líquido contábil de R$ 217,2 milhões, 13,7% maior que o mesmo período de 2011, mas abaixo da expectativa do mercado. A empresa totalizou lucro de R$ 1,074 bilhão em 2012. O resultado medido pelo Ebitda (o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por sua vez, foi omitido. A explicação, segundo Edemir, é que a empresa espera que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) padronize a divulgação deste dado. No próximo dia 5/3, a BM&FBovespa deve anunciar sua nova política de tarifas para o mercado de ações. A proposta, segundo o presidente da empresa, é dividir os ganhos de escala com o mercado entre todos os tipos de investidores.

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MERCADO FINANCEIRO

Madri / Espanha
Santander corta pagamento de diretores em cerca de 35% em 2012
O Santander reduziu pagamento de diretores em quase 35% no ano passado, informou o banco espanhol em um momento em que executivos de instituições rivais se preparam para a possibilidade de cortes de bônus ainda maiores. Emilio Botín, presidente do conselho do Santander nos últimos 26 anos, sofreu um dos maiores cortes entre os principais diretores, com uma queda na sua remuneração de 32 por cento desde 2011 para pouco mais de 3 milhões de euros (US$ 4 milhões), segundo relatório de resultados anual do banco.

O bônus de Botín foi reduzido pela metade, enquanto seu salário foi congelado, apesar de grandes bônus no setor bancário não serem tanto uma questão polêmica na Espanha como são em outras partes da Europa. O acompanhamento público sobre pagamentos mantém-se particularmente intenso na Grã-Bretanha, cinco anos depois de grandes bancos terem de ser socorridos, e o Parlamento Europeu está no meio de conversas destinadas a impor um teto para os bônus dos banqueiros.

Outro executivo do Santander que teve um forte corte salarial foi o presidente-executivo, Alfredo Saenz, que está no centro das atenções neste mês após um tribunal espanhol anular parcialmente uma absolvição oficial que lhe foi concedida em 2011. Os ganhos de Saenz no maior banco da Espanha caíram quase um terço, para 8,24 milhões de euros no ano passado.
O Santander, que este mês divulgou uma queda de 59% no lucro líquido de 2012 , disse que o salário fixo para diretores permanecerão congelados em níveis de 2009. A filha de Botín, Ana Patricia, que comanda o braço britânico do Santander, teve um corte de bônus menos duro do que outros executivos. A remuneração variável dela caiu em cerca de 21%, para 2,25 milhões de euros.  (Agência Reuters)


São Paulo / SP
Itaú faz mudanças na cúpula e Setubal ficará mais tempo na presidência
A esperada reestruturação na direção do Itaú foi anunciada ontem, dia 20/2, e traz como principal novidade uma proposta de mudança de estatuto que, na prática, permitirá que Roberto Setubal permaneça no comando da instituição por mais quatro anos. Hoje, as regras do maior banco privado do País definem que os principais executivos têm de se aposentar compulsoriamente aos 60 anos. Setubal está com 58. A proposta prevê que o presidente da Itaú Unibanco Holding, que controla toda a instituição, possa ficar no posto até os 62 anos. Hoje, Setubal acumula esse cargo com a presidência do banco de varejo. Em 2015, ele deixará a liderança da área de varejo, mas permanecerá à frente da holding.

A partir desse momento, o Itaú passará a ter um diretor geral de varejo e um diretor geral de atacado. Atualmente, a estrutura é diferente. Tanto o varejo quanto o atacado têm presidentes próprios - Setubal e Cândido Bracher, número 1 do Itaú BBA. A alteração do estatuto terá de ser aprovada pelo Conselho de Administração, em uma reunião marcada para 19 de abril. Mas trata-se apenas de uma formalidade, visto que a mudança é certa.

Entre as várias novidades anunciadas ontem pelo próprio Setubal ao primeiro escalão do banco está a saída do vice-presidente Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda na gestão de Antonio Palocci. Lisboa deve retornar para a vida acadêmica, provavelmente em um posto de comando em uma faculdade voltada para a formação de profissionais da área econômica. Um dos segmentos que estavam sob o guarda-chuva de Lisboa - seguros - passará para o vice-presidente Márcio de Andrade Schettini. Ele agora será responsável por cartões, financiamento de veículos e crédito imobiliário, além da seguradora.

Quem também assume mais responsabilidades é o vice-presidente José Castro Araújo Rudge. Ele cuidará da parte de compras, além do que já comandava: recursos humanos, marketing, eficiência e comunicação.
A diretora executiva Claudia Politanski, responsável pela área jurídica, foi promovida a vice-presidente e ocupará uma das cadeiras do comitê executivo do banco. Outro que ingressa no comitê e também foi promovido a vice-presidente é Caio Ibrahim David, que comanda a área de finanças e passa também a liderar a parte de controladoria.

A controladoria estava sob a liderança de Sérgio Werlang, ex-diretor do Banco Central (BC) que deixou o Itaú em novembro passado. A área de controle de riscos, que também tinha Werlang como principal executivo, foi assumida por Eduardo Vassimon. Essa alteração foi divulgada pelo banco no fim de janeiro.
Outra mudança anunciada ontem é a transferência da área de médias e grandes empresas para o Itaú BBA, o banco de atacado do grupo. O segmento de empresas de micro e pequeno porte fica na estrutura de varejo.
"A ideia é preparar o banco para os desafios que vêm pela frente", disse ao Estado o vice-presidente José Castro Araújo Rudge. "Queremos dar mais velocidade e mais unidade à instituição."

A reestruturação na direção do Itaú era assunto nos corredores do banco nas últimas semanas. O novo desenho foi definido diretamente por Setubal e por Pedro Moreira Salles, presidente do Conselho de Administração da instituição.
Itaú e Unibanco fundiram suas operações em novembro de 2008, no auge da crise financeira global. De lá para cá, o banco vem se integrando e, nesse processo, os resultados não agradaram plenamente à cúpula da instituição. O Itaú encerrou 2012 com ativos de pouco mais de R$ 1 trilhão e lucro líquido de R$ 14 bilhões.  (Agência Estado)

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INDÚSTRIA

Da redação - São Paulo / SP
Indústria identifica recuperação no início do ano
Depois de um ano desafiador para a avicultura, especialistas projetam alívio moderado nos primeiros três meses de 2013. O cenário de custos mais acomodados deve estimular a indústria e promover a recuperação do setor, expectativas que já se confirmam neste início de ano. Em janeiro, o poder de compra do avicultor aumentou em quase todas as regiões do país, vez que os principais insumos sofreram desvalorização no período, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Em dezembro, 1 kg de frango comprava 2,7 kg de farelo de soja. No final de janeiro, o mesmo volume passou a comprar quase 3 kg de farelo – melhora de 11%  na relação de troca. Para o milho, 1 kg de frango comprava 5,3 kg do insumo em dezembro. No último dia de janeiro, foi possível comprar  5,5 kg – 3,8% a mais.

Ainda durante o mês de janeiro, o frango inteiro congelado teve aumento de 35,8% no preço médio em São Paulo, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Cepea. O produto ficou mais caro também na comparação com dezembro, mês que tem alto consumo devido às festas de fim de ano, com aumento de 1,5% no preço do frango congelado. Além desta valorização dos preços em janeiro, para este ano ainda é esperada alta de 7,5% para frango inteiro e de 9,9% para o frango em pedaços. 

Segundo o diretor de Operações da Industria Averama, do Paraná – estado líder na produção de frangos do país –, Genézio Garbin, o mercado está se recompondo com a retomada de preços. “Ainda não está com os preços justos, mas desde dezembro já começamos a ter alguma margem de lucro, com possibilidade de recuperação do prejuízo do ano passado”, comenta.
Quanto ao mercado externo, também houve melhora: no mês de janeiro a carne de frango ficou em quarto lugar no ranking dos principais produtos com maior receita cambial do país. Em 2012 o produto chegou, no máximo, ao quinto lugar na pauta exportadora.

Além da acomodação dos preços dos grãos, a melhora nos custos de produção está ligada à redução da oferta de produtos e do volume de empresas no mercado. “Não houve aumento de consumo, mas a produção caiu e o mercado externo se manteve estável, com mesmo volume de exportações, o que gerou redução de produtos no mercado interno”, explica Garbin. Segundo ele, com essa retração, a expectativa é de que o setor se reposicione e se mantenha produtivo e lucrativo. Para Ciliomar Tortola, diretor industrial do Grupo GTFoods, indústria de Maringá, no Paraná, nesse momento é necessário não só manter as soluções utilizadas para enfrentar a crise, mas trabalhar para que as variáveis do mercado não influenciem tanto a produção. “Avaliar o quanto podemos produzir com o menor custo, investir em tecnologias que proporcionem produtos de valor agregado e tomar decisões rápidas frente ao movimento do mercado devem ser constantes nas empresas para que a recuperação do setor se concretize”, aponta.

Quanto aos insumos, o mercado externo dá sinais de estabilidade e a expectativa da safra de verão é positiva. A última estimativa oficial divulgada no final de janeiro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) havia sido 180,4 milhões de toneladas com base em levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “O mercado interno de grãos ainda está passando por acomodação, mas já está com os preços estabilizados. Os mercados internacionais também estão mais estáveis e a expectativa é que se mantenham assim”, completa Garbin.

Perspectivas - Embora as expectativas de crescimento da economia brasileira em 2013 não sejam altas, o consumo de carne de frango no Brasil ainda deve crescer devido à expansão do consumo por parte das classes C e D, segundo a União Brasileira de Avicultura (Ubabef). A instituição estima para o ano crescimento de até 3%, tanto na produção quanto nas exportações.
O presidente da Globoaves, maior produtora de ovos férteis e pintos de um dia da América Latina, Roberto Kaefer, explica de que as matrizes de corte no ano passado foram reduzidas em 8%, o que deve gerar nos próximos meses decréscimo na produção de pintos e ovos férteis. “Ela deve cair para volumes que reduzirão oportunidades de crescimento na produção de carne de frango. Com a menor oferta, o corre recuperação de preços. Os pintos de um dia deverão custar em torno de R$ 1,00, praticamente o dobro do valor do ano passado”.

No mercado internacional também há espaço para ampliação de exportações, segundo o presidente executivo da Ubabef, Francisco Turra. “A crise nos ensinou que um trabalho institucional forte e a cadeia produtiva unida têm capacidade de superação mais rápida e eficiente”. E é com este foco que o setor avícola deve trabalhar em 2013, prevê Turra. “Com o pé no chão e muita cautela, mantendo a força e a estabilidade dos negócios. O diferencial será a busca pela agregação de valor ao produto, tanto para o mercado interno quanto o externo”. De maneira geral, segundo Kaefer, com esse panorama, as expectativas são as melhores. “Podemos concluir que esse será o ano da avicultura, devido à estabilidade de produção e à oferta de carne, com os custos ajustados para baixo e os preço valorizados”, finaliza.
(Fonte: CNC Comunicação)


Da redação - São Paulo / SP
Ultrapar tem lucro líquido de R$ 301,7 milhões em 4º trimestre
A Ultrapar Participações, empresa com atuação no setor de distribuição de combustíveis, registrou lucro líquido de R$ 301,7 milhões no quarto trimestre de 2012, alta de 36% ante igual período de 2011, informou a empresa ontem, dia 20/2. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) que considera resultado na venda de bens e equivalência patrimonial totalizou R$ 677,1 milhões no período. A receita líquida da empresa subiu 12% na mesma base de comparação, para R$ 14,347 bilhões, atribuído pela Ultrapar ao crescimento da receita em todos os negócios. A empresa também informou que seu plano de investimentos para 2013, excluindo aquisições, totaliza R$ 1,437 bilhão e "visa o crescimento por escala e ganhos de produtividade, assim como a modernização das operações existentes."


Da redação - Porto Alegre / RS
Vinícola Don Giovanni obteve ótimos resultados na colheita deste ano
A equipe da vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira/RS, está comemorando os excelentes resultados obtidos na vindima 2013. De acordo com o enólogo da DG, Luciano Vian, "a alta qualidade da colheita deste ano, especialmente, das variedades Chardonnay e Pinot Noir, proporcionará a elaboração de excelentes vinhos e espumantes". Vian disse ainda, que o clima ajudou, com volume de chuvas na medida e temperaturas baixas à noite, permitindo que a vindima tivesse uma qualidade extraordinária. O enólogo explica que, em termos de quantidade, a produção foi superior a do ano passado, em torno de 8%. "Nos surpreendemos a cada ano com a qualidade crescente das uvas. Isso é fruto de um intenso trabalho com o solo, drenagem e adubação  localizada, alcançando resultados mais eficientes. Outro fator que contribui é o uso do TPC (Thermal Pest Control / Controle térmico de pestes), que assegura a redução significativa do uso de agrotóxicos e pesticidas", avalia.
Sobre a Don Giovanni - Localizada em Pinto Bandeira/RS, a 115 km de Porto Alegre e a 12 km de Bento Gonçalves, a vinícola Don Giovanni produz anualmente cerca de 120 mil garrafas. Possui uma pousada no local. A gastronomia também é um dos destaques da vinícola. Entre as delícias servidas, estão os risotos de vinho tinto e de alcachofras, esta última, igualmente produzida dentro da propriedade. 

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AGROBUSINESS

Da redação - São Paulo / SP
Em janeiro custo do frango foi 25% superior ao de um ano atrás
O levantamento mensal da Embrapa Suínos e Aves mostra que em janeiro passado houve redução do custo de produção do frango. Mas somente em relação ao mês anterior. Porque, comparativamente a janeiro de 2012, o custo mais recente foi cerca de um quarto maior. Tomando por base a produção do frango no Estado do Paraná em aviário com climatização positiva, a Embrapa Suínos e Aves chegou a um custo de R$2,216/kg, valor que corresponde a uma redução de 3% sobre o custo apurado no mês anterior (R$2,285/kg em dezembro de 2012). No entanto, em comparação ao mesmo mês do ano passado prevalece um aumento de 24,75%, já que em janeiro de 2012 o custo levantado (inferior, até, ao de janeiro de 2011) foi de R$1,7763/kg.
Considerados os dois principais fatores de custo do frango – ração e pinto de um dia – a ração apresentou variação de preço anual da ordem de 36%. Já o pinto de um dia registrou redução de quase 5%.  (Fonte: Avisite)


Da redação - Brasília / DF
Começa pesquisa sobre efeitos da chuva na produção de grãos e cana
Os técnicos da área de Informação do Agronegócio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começaram ontem, terça-feira (19) a fazer o estudo do 6º levantamento da safra de grãos 2012/2013. Eles estão contatando os principais setores ligados à produção agrícola e verificando os efeitos climáticos sobre as culturas de verão. O estágio atual de algumas culturas da região Centro-Sul variam entre o início da colheita, a floração e formação de grãos, a exemplo da soja. Já no Nordeste, os técnicos que atuam nas superintendências regionais vão a campo para verificar a situação agropecuária do semiárido que inclui cana-de-açúcar e grãos. 
Eles querem saber, por exemplo, o calendário das chuvas, a situação das pastagens, a distribuição do milho em termos de preço e quantidade, além da disponibilidade de água nos açudes, barragens e rios e as perspectivas para a safra 2012/13. O resultado dos grãos sai no 6º levantamento no próximo dia 7 e o de cana, no 1º levantamento, em abril. Situação diferente vive a região do Matopiba (formada por áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) que não sofreu tanto com a falta de chuvas e segue o mesmo padrão da pesquisa realizada para a safra dos estados do Centro-Sul.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Conab)


Da redação - São Paulo / SP
Fertilizantes iniciam o ano com venda recorde
De acordo com dados divulgados pela Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), foram vendidos 2,026 milhões de toneladas em janeiro. A quantidade representa um crescimento significativo de 8,6% na comparação com igual mês do ano passado, quando foram entregues 1,866 mil toneladas. Foi o melhor resultado já registrado para esse período. Esse aumento de consumo é devido, principalmente, ao plantio da chamada safrinha de milho, além do trigo no Rio Grande do Sul e da cana-de-açúcar nas regiões Centro e Sul do Brasil. É o que explica David Roquetti Filho, diretor-executivo da Anda.
O bom desempenho na comercialização dos fertilizantes pode ainda melhorar. Isso porque é nessa época que ocorrem também as compras antecipadas de adubos para o plantio da safra de verão, que ocorre em setembro. O estado do Mato Grosso concentrou o maior volume de entregas no último mês de janeiro, atingindo 412 mil toneladas, seguido de São Paulo, com 311 mil toneladas, Paraná (263 mil toneladas) e Minas Gerais (258 mil toneladas).


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COMÉRCIO EXTERIOR

Da redação - Brasília / DF
Brasil e Rússia discutem cooperação bilateral na área agropecuária
Técnicos brasileiros e russos trataram na última segunda-feira, dia 19/2, sobre a política de comércio de grãos de ambos os países durante o segundo dia de encontro do Comitê Agrário Brasil-Rússia. Além disso, discutiram a possibilidade de cooperação bilateral, no que diz respeito a pesquisas científicas, tecnológicas e educativas. A reunião ocorreu no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O secretário de Relações Internacionais do Mapa, Célio Porto, enfatizou que o relacionamento comercial com a Rússia é praticamente agrícola e que uma cooperação mais estreita entre os países será muito produtiva. “Do que exportamos para a Rússia, 90% são de produtos agrícolas, e 60% do que eles exportam para o Brasil é fertilizante, cujo destino também é agricultura. Portanto devemos trabalhar na tentativa de estreitar essa relação. É de extrema importância o interesse dos técnicos russos na área de cooperativismo”, disse Célio Porto.

Durante a reunião, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou à delegação russa as experiências da empresa com cooperação técnica internacional, como o Laboratório Virtual da Embrapa no Exterior (Labex) – que viabiliza o desenvolvimento de pesquisas em parceria com cientistas estrangeiros. O vice-ministro da agricultura da Rússia, Ilya Shestakov, representantes da Embrapa e autoridades do Mapa concordaram em tratar esse tipo de cooperação ainda este ano.

Ainda no encontro, o coordenador de intercâmbio do Conhecimento da Embrapa, Luciano Nass, mostrou aos russos os métodos de pesquisa usados pela empresa, além dos mecanismos utilizados para treinamento e capacitação de seus técnicos. Segundo Nass, o Brasil é muito criterioso na avaliação de produtos utilizados pelos agricultores: “Avaliamos rigorosamente a efetividade do trabalho desenvolvido por empresas na criação de produtos agropecuários, como vacinas, medicamentos, controle de parasitas etc”, informou.  (Fonte: Assessoria de Comunicação do Mapa)


Brasília / DF
China habilita mais sete frigoríficos brasileiros para exportação
A China habilitou mais sete frigoríficos brasileiros para exportação, sendo cinco unidades de aves e duas de suínos. Entre as plantas estão três frigoríficos de aves da Seara (do grupo Marfrig), um da BRF e outro da Frango Bello, informou uma fonte da indústria ao Valor. Com as novas autorizações, as unidades exportadoras de carne de frango habilitadas pela China agora somam 29. A expectativa da indústria é que os frigoríficos liberados ampliem os embarques para o país asiático em cerca de 10%, segundo a fonte.
O Brasil exporta, em média, 20 mil toneladas de carne de frango para a China por mês. Os asiáticos são grandes consumidores de asas e extremidades, cortes pouco consumidos em outros países.  (Agência Valor)

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TI, WEB e e-COMMERCE

São Paulo / SP
Real Time é apontada uma das startups mais valiosas
A Real Time, empresa que desenvolve a tecnologia das enquetes promovidas pelo iG e pelo Brasil Econômico, foi apontada uma das startups (termo em inglês para empresas novatas de tecnologia) mais valiosas do mundo, segundo grupo de notícias The Huffington Post. Fundada em agosto do ano passado, a empresa foi avaliada em US$ 1 bilhão por analistas consultados pela publicação. A Real Time aparece em artigo entitulado "Clube do Bilhão de Dólares", ao lado de startups de destaque como Spotify, Gilt Group, Evernote, Dropbox e AirBNB. A tecnologia criada pela Real Time reduz o tempo entre uma ação do usuário e a visualização dessa interação, eliminando atrasos decorrentes da atualização e publicação de páginas. O iG fez  enquetes em tempo real que tiveram quase 200 mil votos. Nas enquetes, o leitor pode participar e conferir – em tempo real – de que forma os outros usuários estão votando. Assim, é possível acompanhar os resultados e medir as mudanças de humor dos internautas em relação aos principais fatos do Brasil e do mundo, no instante em que acontecem. De acordo com O Huffington Post, a Real Time, fundada e comandada por André Parreira, recebeu US$ 100 milhões em investimentos para iniciar suas operações. A empresa pertence à Brztech, holding brasileira de tecnologia do Grupo Ongoing, que é controlador do portal iG e do jornal Brasil Econômico.


Da redação  - São Paulo / SP
Nokia lança no Brasil primeiros smartphones Lumia com Windows Phone 8
A Nokia anunciou ontem a atrde, dia 20/2, uma nova série de smartphones na família Lumia. Batizados de Lumia 920, 820 e 620, os aparelhos são os primeiros no Brasil com o sistema operacional Windows Phone 8. O carro-chefe da linha é o Lumia 920, com um processador dual-core de 1.5 GHz, tela HD de 4.5", 32 GB de memória interna (sem expansão com MicroSD) e uma câmera de 8.7 MP, capaz de gravar vídeos em Full HD. Já o Lumia 820 é o irmão do meio na família, com o mesmo processador dual-core de 1.5 GHz, tela de 4.3", 8 GB de memória interna (expansível com MicroSD de até 64 GB) e uma camera de 8 MP, com a tradicional ótica Carl Zeiss e flash duplo.
Por fim, o Lumia 620 é o modelo de baixo custo, com um processador dual-core de 1 GHz, tela de 3.8", 8 GB de memória interna (expansível com MicroSD de até 64 GB) e uma câmera de 5MP com foco automático e flash.

A câmera do Lumia 920 conta com a tecnologia PureView, que além de estabilização óptica de imagem promete melhor saturação de cor e contraste, além de melhores fotos noturnas. Os Lumia 920 e 820 são compatíveis com o DT900, um carregador que permite a recarga da bateria sem fios: basta colocar o smartphone sobre o acessório. Todos os aparelhos rodam o sistema operacional Windows Phone 8 e compartilham recursos como os serviços Nokia Mapas e Nokia Dirigir (com navegação gratuita por voz), a loja de músicas Nokia Música e seu serviço de rádio online gratuito Mix Radio.

Também há aplicativos de fotografia como o Foto Inteligente, que tira várias fotos com um só clique e permite combiná-las para criar uma imagem perfeita e o Cinemagrafia, que permite a criação de pequenas animações. Já o Nokia Lente combina câmera e GPS para criar uma visão em "realidade aumentada" de seus arredores, sobrepondo à imagem informações como pontos turísticos, lojas e pontos de interesse. Os três aparelhos estão nas lojas a partir de hoje. O Lumia 920 tem preço sugerido de R$1.999. O 820 sai por R$ 1.599 e o 620 por R$ 899. Inicialmente todos estarão disponíveis apenas nas cores branca ou preta. No lançamento, quem comprar um Lumia 920 nas lojas físicas, online ou quiosques da Nokia ganha também uma licença de upgrade para o Windows 8 em seu PC.


Da redação  - São Paulo / SP
LinkedIn aprimora ferramenta de busca por vagas de emprego
O LinkedIn tem uma boa notícia para quem procura emprego. Ele está facilitando a busca por vagas - e conquistas de empregos - por meio da rede social. De acordo com o blog da empresa, durante as próximas semanas será iniciada a implantação de uma ferramenta "Empregos" renovada, que começará mostrando vagas em aberto de empresas onde o usuário possui conexões em primeiro grau - um ponto que pode abrir as portas para uma organização que está contratando. Isso é ótimo para quem está a procura de trabalho - já que quem você conhece pode ser quase tão importante quanto o que você conhece para conseguir um bom emprego.

A ferramenta "Empregos" também permitirá ao usuário detalhar melhor a busca por vagas, preenchendo campos como país, CEP, indústria e função de interesse, e mostrará novos resultados para parâmetros de pesquisas salvos.
Clique na aba "Empregos" e o LinkedIn fornecerá a opção "Vagas que talvez possam interessá-lo", com base nas informações que você forneceu no perfil. O recurso também permitirá que você rastreie mais facilmente empregos que interessem com a opção "Salvar vaga" ("save job", em inglês), que arquivará essas posições para que você possa facilmente acessá-las posteriormente em sua página de "Empregos".

Com mais de 200 milhões de usuários globais, o LinkedIn é comumente utilizado por empregadores e recrutadores para busca de funcionários em potencial. Por esse motivo, se você leva a sério sua carreira, não há desculpas para não usar a rede. A porta-voz da plataforma, Erin O'Harra, disse que é importante incluir pontos específicos e significativos ao criar o seu perfil. "Se você fecha um acordo milionário, ou recrutou cinco dos principais executivos de sua empresa, essas são definitivamente coisas que você quer mostrar para se destacar dos concorrentes", disse.

Erin também disse que usuários poderão tirar proveito das ferramentas para detalhar as buscas. Por exemplo, se você ainda não fez isso, faça uma URL personalizada (br.linkein.com/in/você). Você pode colocá-la em outras redes sociais ou sites e fazer com que mais pessoas vejam o seu perfil profissional.
Para conseguir uma, vá em "Perfil", "Editar perfil", e clique no link "Editar" ao lado da URL localizada embaixo da sua foto.  Abrirá a página do seu perfil para edição. Na caixa "URL de perfil público" localizada ao lado direito da tela, clique em "Personalize a URL de perfil público".  (Fonte: PC WORLD / EUA)

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TELECOM

São Paulo / SP
Oi deve recorrer de nova multa aplicada pela Anatel
A Oi está "analisando" a medida anunciada ontem, dia 20/2, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que multou novamente a empresa, dessa vez no montante de R$ 573,7 mil. A companhia acrescentou que deverá recorrer judicialmente da decisão, segundo nota à imprensa. A operadora informou ainda que considera necessário, no caso de multas regulatórias, "observar a razoabilidade e a proporcionalidade das multas." As multas foram aplicadas à TNL PCS, em R$ 338.889,72, e à Brasil Telecom, em R$ 234.847,84. Segundo a Anatel, as duas empresas foram multadas por violarem determinações da Lei Geral de Telecomunicações e do Regulamento Geral de Portabilidade, entre outras legislações. As companhias não respeitaram, por exemplo, a liberdade de escolha do usuário por sua prestadora de serviço e nem procedimentos exigidos na lei para o cumprimento da portabilidade numérica solicitada pelos clientes. Esta é a terceira multa aplicada pela Anatel à operadora Oi nos últimos cinco dias. Na terça-feira (19), a Telemar Norte Leste S/A, integrante do Grupo Oi, foi punida em R$ 4,6 milhões por descumprir metas de qualidade na prestação dos serviços de telefonia fixa. No último dia 15, a operadora foi multada em R$ 34,2 milhões, por desrespeitar metas de qualidade na telefonia celular ao longo de 2009.  (Agência Estado)

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MÍDIA, MKT e COMUNICAÇÃO

São Paulo / SP
J&F Investimentos confirma compra do Canal Rural
A J&F Investimentos confirmou a compra do Canal Rural, emissora de televisão especializada no agronegócio e que nos últimos 16 anos fez parte do Grupo RBS. Segundo nota à imprensa divulgada nesta quarta-feira, com a aquisição, a J&F mantém a estratégia de investir em empresas com potencial de crescimento, ao mesmo tempo em que estreita sua relação com o agronegócio, estabelecida por meio de suas empresas. A aquisição foi antecipada pelo jornal O Estado de S. Paulo na edição da última segunda-feira, 19/2. O valor do negócio, ainda não anunciado, deve ficar ao redor de R$ 150 milhões, a serem pagos em dinheiro. Segundo o jornal apurou, não é apenas um investimento da família Batista em mídia. Com o negócio, a J&F pretende se aproximar do público do agronegócio - que é exatamente o alvo do Original, banco do grupo que está sendo remodelado por Henrique Meirelles. O ex-presidente do Banco Central ocupa, há quase um ano, o cargo de presidente do Conselho de Administração da J&F e está empenhado em transformar o Original em um banco de varejo completo.
Ainda de acordo com a nota à imprensa, o Canal Rural consolidou-se como o mais importante meio de comunicação dirigido aos produtores rurais e profissionais do setor. É o canal com maior alcance e audiência do segmento, com aproximadamente 110 milhões de telespectadores potenciais. Também é pioneiro e líder na transmissão de leilões, cobrindo mais de 400 eventos por ano em todas as Regiões do País.
Sob controle da J&F, o Canal Rural fará parte da estratégia de crescimento do grupo de investimentos, que atua no agronegócio por meio de algumas das empresas que compõem seu portfólio. Dessa forma, a emissora terá condições de se expandir ainda mais no Brasil, inovando e consolidando sua presença em diversas mídias. Segundo a J&F, o Canal Rural manterá o mesmo padrão de independência e a qualidade que tem embasado sua atuação.
(Agência Estado)


Nova Iorque / EUA
NYT coloca 'Boston Globe' à venda
O jornal The New York Times anunciou ontem a tarde, dia 20/2, um plano para vender o The Boston Globe e outros ativos do New England ao enfrentar um cenário de dificuldades para a sobrevivência dos jornais na era digital. O Times informou através de um comunicado que contratou a empresa Evercore Partners para prestar consultoria e gerenciar o processo de venda. A companhia tem como objetivo dinamizar seus ativos para promover sua própria marca. "Nosso plano para vender o Grupo de Mídia New England demonstra o compromisso em concentrar nosso foco estratégico e investimento na marca do The New York Times e no seu jornalismo," disse Mark Thompson, presidente e diretor executivo do The New York Times Company. Além do The Boston Globe, outros ativos estão à venda: Boston.com, The Worcester Telegram & Gazette, Telegram.com e GlobeDirect, a empresa de marketing de mala direta. A participação de 49% no Metro Boston, um jornal de circulação gratuita, também está incluída na venda. "Não há garantia de que qualquer transação irá ocorrer", informou a companhia.


Da redação  - São Paulo / SP
Twitter incentiva marcas a ampliar conversa de campanhas tradicionais no microblog
O Twitter anunciou ontem, dia 20/2, o início de sua operação comercial voltada para agências e anunciantes, abrindo o microblog para os negócios. O objetivo da rede social é fazer com que empresas, das pequenas às grandes, continuem a conversa com consumidores iniciada em meios tradicionais de propaganda, como TV e jornal. Estão na mira os grandes anunciantes e cerca de 40 agências. Guilherme Ribenboim, CEO do microblog no Brasil, explica que nos Estados Unidos muitas companhias passam a inserir hashtags em seus comercias na TV e banners. Em seguida, os usuários da rede social passam a usá-las de forma viral em seus twittes e solicitam mais informações sobre os produtos. 

Um exemplo, relata Guy Yalif, líder de marketing de produtos do Twitter, foi a final do Super Bowl, campeonato de futebol americano que aconteceu em 3 de fevereiro nos Estados Unidos. “Cinquenta por cento das marcas lançaram mão do recurso. Registramos 150% de crescimento no uso de hashtags nos comerciais que passavam durante o intervalo do campeonato”, destaca.
No intervalo da edição de 2012 do Super Bowl, por exemplo, a marca de carros de luxo Audi inseriu ao final da publicidade a hashtag #SoLongVampires, gerando diversos diálogos sobre o tema no Twitter. “A Mercedes-Bens fez algo parecido com o Mercedes A-Class e três entre quatro pessoas solicitaram mais informações sobre o veículo”, relata.

Ribenboim afirma que o Brasil começa a exercitar a ideia de levar o consumidor para o Twitter e ampliar a conversa. “Por aqui, Coca-Cola, Nike e Intel são exemplos de empresas que estão seguindo esse caminho. A Coca-Cola tem-se esforçado para manter esse diálogo nas redes sociais porque entende o poder dessa relação. Nossa intenção é continuar a trabalhar com as marcas para que elas usem o Twitter para ampliar oportunidades”, diz.
Contar com o Twitter como forma de conquistar clientes e fidelizar os atuais é uma proposta atraente. De acordo com John Ploumitsakos, diretor de vendas online do Twitter, mais de 50% usuários da rede social seguem mais do que seis marcas. “Entre os principais motivos estão, em ordem, obter descontos e promoções (68%), ter acesso a conteúdos exclusivos (52%) e estar em linha com as atualizações de produtos futuros (48%)”, conta. 

Outro elemento positivo, diz, é o fato de a rede social promover tweets patrocinados, que aparecem na linha do tempo com a mesma aparência dos convencionais, os trending topics (assuntos mais comentados no País), e ainda a ferramenta na sessão “Quem seguir” na página inicial dos perfis. Esse três elementos combinados, garante, tem mostrado eficácia para aumentar o alcance da marca. Ploumitsakos destaca ainda o fato de o Twitter contar com uma versão móvel simples de usar. “Cerca de 60% dos usuários em todo o mundo acessam via celular”, informa.As 

O Brasil é um dos quatro mercados mais importantes para o Twitter. Na América Latina são 32 milhões de usuários. Ploumitsakos afirma que o Twitter conta com mais de 4,5 milhões de companhias na rede, a maioria pequenas e médias empresas (PMEs). Restaurantes estão entre a maioria nessa categoria (36%), comércio 34% e entretenimento 29%. “Identificamos que as compras online aumenta 1,4 vez depois de negócios anunciarem produtos no Twitter”, contabiliza. Ele relata que o segredo é a proximidade com o público-alvo. 
Com esse objetivo, a loja online norte-americana de roupas masculinas Bonobos propôs um desafio aos seguidores. Se a marca registrasse um número determinado de retuites, os seguidores teriam um desconto especial na loja. “Conclusão: a empresa vendeu produtos para cem novos clientes e obteve 1200% de retorno sobre o investimento (ROI)”, comenta Ploumitsakos.
Ploumitsakos explica que no Brasil o Twitter está em um estágio de educar PMEs sobre a importância de manter um diálogo no microblog. “Elas estão criando essa consciência e em breve devemos lançar uma ferramenta para advertising específica para esse público”, conta, sem entrar em detalhes. 
“Estamos iniciando essa estratégia, mas podemos dizer que o Brasil tem tudo para ficar no topo de empresas que apostam em advertising”, aposta. “Estamos pregando para depois ampliar o leque”, reforça Joel Lunenfeld, vice-presidente global de estratégia de marca do Twitter.

As apostas do Twitter no País são altas. No final do ano passado, anunciou o início das operações em solo nacional, o terceiro da empresa fora dos Estados Unidos e o primeiro da América Latina. Agora, a companhia já conta com escritório próprio e três gerentes de conta contratados que têm a missão atender aos anunciantes locais. A empresa também busca certificar parceiros para que eles possam usar as application programming interface (APIs) do Twitter e criar produtos direcionados para gerar valor para outras empresas e marcas. Embora Yalif tenha afirmado durante a coletiva com jornalistas em São Paulo que não havia nenhum indício de lançamento imediato de uma API para advertising, mais tarde, após o encontro, sua disponibilidade foi anunciada no blog oficial do microblog. Na América Latina, o Twitter conta com três empresas parceiras, sendo duas delas brasileiras, que já iniciaram o processo de certificação junto ao microblog. Os nomes, no entanto, não foram revelados. Nos Estados Unidos, o programa já certificou mais de dez empresas, nos segmentos de analytics, engajamento e venda de dados.

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MERCADO DE LUXO

Nova Iorque / EUA
"Ferrari da porcelana" luta para encontrar comprador
Durante quase 300 anos, a fábrica Richard Ginori, instalada nesta cidade toscana, produziu singulares utensílios para mesa de porcelana, artesanais e decorados com elegância. Suas peças enfeitaram museus e as mesas dos ricos e da aspirante classe média do mundo inteiro. Em março, o Palácio Pitti, em Florença, vai exibir porcelana Ginori da época da ocupação napoleônica da Toscana. Entretanto, tudo isso pouco consola os mais de 300 empregados da fábrica sujeitos ao desemprego. Após anos de resultados cambaleantes, a fábrica foi declarada falida em janeiro.  (LEIA NA ÍNTEGRA)


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