Edição 822 | Ano IV


Brasília / DF
Embrapi surge em março já com R$ 800 milhões de capital
O governo pretende anunciar já no próximo dia 1º de março a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), uma nova estatal que nascerá com a missão de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico nas indústrias. Apelidada de “Embrapa da Indústria”, a nova empresa estatal teve as linhas gerais do seu modelo institucional definidas ontem, no Palácio do Planalto, em reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), comandada pela presidente Dilma Rousseff.

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTi), Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante, ficarão responsáveis por apresentar o desenho final da companhia em reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (Mei), grupo organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Eles terão a missão de detalhar o projeto de criação da nova estatal que atuará ligada a seis cadeias produtivas.

A Embrapii deverá nascer com um capital de até R$ 800 milhões que será financiado pelo MCTi, via Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), entidades empresariais e institutos científicos de tecnologia. Cada fonte contribuirá com um terço do total dos recursos.
O modelo institucional da Embrapii prevê suporte a projetos voltados para o avanço da inovação nas empresas, a projetos de reforços dos laboratórios multiusuais que, embora localizados em universidades e institutos de pesquisa, poderão ser usados tanto para fins de desenvolvimento industrial como para as pesquisas acadêmicas. Além disso, a estatal também dará suporte às redes de institutos tecnológicos.

Em paralelo à criação da Embrapii, o governo também anunciou ontem que irá destinar um “montante alto” de recursos para financiar investimento das empresas em inovação. Os valores ainda não estão definidos, mas podem chegar a R$ 30 bilhões. O programa está sendo coordenado pelo Ministério da Fazenda e envolve diferentes ministérios, entidades empresariais e até agencias reguladoras, segundo uma fonte envolvida nas conversas. A ideia é abrir linhas de créditos especiais para bancar as iniciativas inovadoras. 
As ações do governo começaram ontem com o anuncio da abertura de uma nova linha de crédito de R$ 420 milhões para melhorar a infraestrutura de equipamentos e dos laboratórios das universidades federais e estaduais.
Os recursos serão geridos pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), através do Programa de Infraestrutura (Proinfra). Além disso, Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também abrirá um edital de R$ 150 milhões para universidades.

Segundo fontes, o pacote de financiamento para investimento em inovações ainda passa por acertos finais pelo Ministério da Fazenda e podem ser anunciados somente depois da criação da Embrapii. A questão é que o modelo institucional da nova empresa já está praticamente resolvido e o financiamento ainda precisa de mais detalhes para ser concluído.  (Fonte: Brasil Econômico)

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INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP
IGP-M fica estável na primeira prévia
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), variou 0,41%, no primeiro decêndio do mês de fevereiro, taxa idêntica à registrada no mesmo período do mês anterior. O primeiro decêndio do IGP-M de fevereiro compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 31 do mês de janeiro. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou variação de 0,37%, no primeiro decêndio de fevereiro. No mesmo período do mês de janeiro, a taxa foi de 0,46%. A taxa de variação do índice referente a Bens Finais avançou de 0,93% para 1,05%. Contribuiu para este movimento o subgrupo combustíveis, cuja taxa passou de -0,07% para 4,83%. No estágio dos Bens Intermediários, a taxa de variação passou de 0,58% para 1,16%. A principal contribuição para esta aceleração partiu do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, que passou de -0,28% para 4,19%.

O índice referente a Matérias-Primas Brutas registrou variação de -1,31%. No mês anterior, a taxa foi de -0,18%. Os itens que mais influenciaram a trajetória deste grupo foram: soja (em grão) (-2,89% para -9,32%), aves (2,55% para -2,25%) e mandioca (aipim) (7,60% para 1,39%). Com taxas em sentido ascendente, destacam-se: minério de ferro (0,96% para 2,83%), café (em grão) (-3,45% para 2,42%) e bovinos (-1,76% para -0,63%).

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apresentou, no primeiro decêndio de fevereiro, taxa de variação de 0,20%. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi de 0,40%. Duas das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram decréscimo em suas taxas de variação: Habitação (0,07% para -1,45%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,37% para 0,30%). Nestas classes de despesa, vale mencionar o comportamento dos itens: tarifa de eletricidade residencial (0,12% para -12,80%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,66% para -0,57%), respectivamente.

Em sentido contrário à tendência do índice, apresentaram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Educação, Leitura e Recreação (-0,06% para 1,33%), Transportes (0,14% para 0,34%), Alimentação (0,95% para 1,10%) e Despesas Diversas (1,66% para 2,04%). Nestas classes de despesa, as maiores contribuições partiram dos itens: cursos formais (0,00% para 2,55%), automóvel novo (0,04% para 1,26%), restaurantes (0,52% para 1,65%) e cigarros (3,61% para 3,84%), nesta ordem.Os grupos Vestuário e Comunicação repetiram os resultados apurados na última divulgação, 0,71% e 0,00%, respectivamente.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou, no primeiro decêndio de fevereiro, taxa de 1,15%. No primeiro decêndio de janeiro, a taxa foi de 0,08%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,90%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,17%. O índice que representa o custo da Mão de Obra variou 1,39%, no primeiro decêndio de fevereiro. Na apuração referente ao mesmo período do mês anterior, o índice não variou.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE na Europa:
Londres / Inglaterra - O principal índice da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu a sessão desta quinta-feira com queda de 0,07%, aos 6.291,14 pontos.
Frankfurt / Alemanha - O indicador principal da Bolsa de Valores de Frankfurt, o DAX-30, abriu a sessão desta quinta-feira com baixa de 0,04%, aos 7.578 pontos.
Paris / França - O principal indicador da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, iniciou as movimentações desta quinta-feira com a perda de 0,07%, aos 3.640,38 pontos.
Roma / Itália - O principal indicador da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE MIB, abriu a sessão desta quinta-feira com alta de 0,34%, aos 16.659,49 pontos, enquanto o índice geral FTSE Italia All-Share sobe 0,29%, para 17.628,39 pontos. 
Madri / Espanha - O principal índice da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, iniciou as negociações desta quinta-feira com avanço de 0,32%, aos 8.080 pontos.

HOJE na Ásia:
Tóquio / Japão -  A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão de quinta-feira em baixa de 0,93%. O índice Nikkei perdeu 106,68 pontos, a 11.357,07 unidades.

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INDÚSTRIA

Da redação - Porto Alegre / RS
Indústria gaúcha cresce apenas 0,3% em 2012 
O ano de 2012 encerrou com o Índice de Desempenho Industrial do Rio Grande do Sul (IDI-RS) repetindo 2011: apenas 0,3% de crescimento, completando mais um período desfavorável à indústria gaúcha. “O resultado anêmico, sobretudo dos indicadores mais associados à produção, refletiu uma ampla convergência de fatores restritivos, em especial, a falta de competitividade diante dos concorrentes internacionais, que provocou um forte acúmulo de estoques”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, ao analisar os números da pesquisa.

Entre os indicadores associados à produção de performance ruim referidos pelo presidente da FIERGS, destacaram-se nos 12 meses do ano passado as horas trabalhadas na produção (queda de 3%) e a Utilização da Capacidade Instalada (-1,3%). Em relação ao mercado de trabalho, o emprego caiu 1,9%. A expansão do faturamento (2,1%) e da massa salarial (5,8%) não escondeu o cenário pouco propício à atividade produtiva no Estado.  Os setores que apresentaram maior queda no IDI-RS ao longo dos 12 meses foram Metalurgia Básica (-8,6%), Couro e Calçados (-2,7%) e Veículos Automotores (-2,4%). Os principais resultados positivos vieram de Móveis e Diversos (6%), Máquinas e Equipamentos (4,8%) e Químicos e Refino de Petróleo (2,3%). 

Segundo Heitor José Müller, ainda sem soluções para os principais problemas estruturais do setor, o desempenho da indústria gaúcha só não foi pior porque a adoção de alguns pacotes de estímulos governamentais – como desonerações tributárias, aumento do protecionismo, desvalorização cambial e redução da taxa de juros – contribuiu para que o resultado não fosse ainda mais fraco. Desta forma, possibilitou uma retomada no início do segundo semestre, após os primeiros seis meses de queda. “Para 2013, as expectativas são pouco mais otimistas. Com estoques normalizados, o cenário para o ano é de continuidade do processo de recuperação gradual. Mas a sustentabilidade do crescimento no médio e longo prazo exige soluções para os elevados custos de produção”, apontou o presidente da FIERGS. 

Em relação a novembro de 2012, o IDI-RS de dezembro cresceu 2,9%, na série livre de influências sazonais. Foi impulsionado, sobretudo, pela massa salarial (4,5%) e pelas compras industriais (4,8%). A contração dos componentes mais diretamente ligados à produção ocorreu pelo segundo mês consecutivo. Na mesma base comparação, o nível de utilização de capacidade instalada caiu 4,4%, o faturamento, 2,8%, e as horas trabalhadas na produção, bem como o emprego, 0,7%.  (Fonte: Unidade de Comunicação do Sistema FIERGS) 


Da redação - São Paulo / SP
Faturamento da Aurora Alimentos cresce 18% em 2012
A Coopercentral Aurora Alimentos, terceira maior processadora de carne de frango e suína do Brasil, registrou um faturamento de R$ 4,6 bilhões no ano passado, crescimento de 18,1% sobre o montante reportado em 2011. No acumulado de 2012, a cooperativa catarinense distribuiu sobras de R$ 180,9 milhões, alta de 30,4% sobre os R$ 138,9 milhões distribuídos no ano anterior. A maior parte das receitas da Aurora veio do mercado doméstico. Em 2012, as vendas da empresas no Brasil renderam R$ 3,8 bilhões, ou 84,3% da receita total. No mercado interno, as vendas de carne suína totalizaram R$ 2,2 bilhões, enquanto as receitas com as vendas de carnes de aves somaram R$ 802 milhões. O setor de lácteos foi responsável por outros R$ 504 milhões no período. Em 2012, a Aurora obteve R$ 726 milhões com as exportações de seus produtos, sendo R$ 471 milhões provenientes das vendas de carnes de aves e R$ 254 milhões dos embarques de carne suína para o exterior.


Da redação - São Paulo / SP
Lucro da Natura recua 11,5% no 4º trimestre
O lucro líquido da Natura no quatro trimestre recuou 11,5% na comparação anual, abaixo das expectativas do mercado, enquanto as despesas avançaram 17,5%. A fabricante de cosméticos informou ontem, dia 6/2, que seu lucro líquido de outubro a dezembro somou R$ 257,3 milhões. Segundo a empresa, o resultado sofreu impactos não-recorrentes concentrados no quarto trimestre de 2011, que diminuíram a carga tributária daquele período.

O aumento das despesas com vendas, que ficaram em R$ 638,1 milhões, foi resultado de ajustes feitos nos incentivos de consultoras revendedores (CNOs), relacionados a um programa de produtividade, além de "maiores investimentos em marketing", informou a empresa. "No mesmo período, em nossas operações internacionais mantivemos fortes investimentos em marketing, além de maiores despesas na fase inicial do modelo CNO implantado na Argentina, no Chile e na Colômbia", disse a Natura em relatório de divulgação de resultados.

A companhia encerrou o ano com lucro 3,7% maior frente a 2011, a R$ 861,2 milhões. A receita líquida trimestral avançou 12,2%, a R$ 1,875 bilhão na comparação anual, enquanto o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 462 milhões, recuo de 7,7%. "Retomamos o crescimento das vendas no Brasil com um melhor equilíbrio entre expansão do número de consultoras e produtividade, resultado da execução de nossa estratégia de ampliar a frequência de compra dos clientes", disse a Natura.

Em 2012, a receita cresceu 13,5%, para R$ 6,34 bilhões, e o Ebtida subiu 6%, a R$ 1,5 bilhão. A Natura também informou a aprovação, pelo Conselho de Administração, para distribuir R$ 491,3 milhões em remuneração a acionistas, sendo R$ 469,5 milhões em dividendos e R$ 21,8 milhões em juros sobre capital próprio. Em 2012, os investimentos totalizaram R$ 437,4 milhões distribuídos em expansão fabril, tecnologia da informação e logística, afirmando que entra em um ciclo em que "a tecnologia será cada vez mais um diferencial competitivo". (Fonte: Agência Reuters)

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AGROBUSINESS

Da redação - São Paulo / SP
Frango vivo segue com preço maior que o do abatido um ano atrás 
Mais uma vez, como ocorre em praticamente todo início de ano (as exceções são raríssimas), frango vivo e abatido se encontram, até aqui, com preços menores que os registrados nos primeiros dias de 2012. Mas desta vez, quanta diferença – pelo menos em relação ao que ocorria um ano atrás.
Em vias de completar 30 dias com o preço estável em R$2,90/kg, o frango vivo registra até aqui redução de apenas 3,3% sobre o preço inicial do ano. Em 2012, no mesmo espaço de tempo, essa redução ultrapassava os 21%.
De sua parte, o frango abatido registra, por ora, redução um pouco maior que a da ave viva – queda de 7,19%. Mas, com o inicio do mês e a chegada dos salários, os preços do produto já se encontram em recuperação e a diferença deve reduzir-se. De toda forma, a queda em comparação a 2012 vem sendo bem mais moderada. Mas o que mais ressalta ao se contrapor os preços de 2013 aos de 2012 é o fato de o frango vivo estar alcançando, neste ano, preços melhores que os registrados há um ano pelo frango abatido. 
Isso, aparentemente, é fato inédito no setor e vem sendo registrado porque o ganho de preço do frango vivo em relação a 2012 (na média, de 86%) está sendo maior que o do frango abatido (na média, de 54%) – o que, aliás, ressalta a redução na oferta de aves vivas, até agora enfrentando o impeditivo de um custo substancialmente maior que o registrado no início de 2012 e, quase com certeza, uma capacidade de produção bem menor que a dos primeiros meses do ano passado. (Fonte: Avisite)


Da redação - São Paulo / SP
Serviço exclusivo da BASF contribui para a agricultura de precisão
Visando ampliar o seu portfólio de serviços com foco em agricultura de excelência, a Unidade de Proteção de Cultivos da BASF apresenta aos produtores mais uma novidade: é o AgroDetecta, que oferece a assistência necessária para um melhor manejo da lavoura. Trata-se de um serviço de apoio à decisão que se baseia em monitoramento agrometeorológico associado ao processamento das informações por modelos matemáticos de previsão de ocorrência de doenças. A partir destas informações, o agricultor consegue saber o momento mais indicado para realizar o controle fitossanitário na lavoura.

O AgroDetecta pode ser utilizado para o monitoramento de diversas doenças nas culturas de soja, milho, feijão, algodão e trigo. O sistema monitora o ambiente destas culturas desde o plantio até a colheita,  possibilitando o gerenciamento fitossanitário da propriedade com o mapeamento simultâneo da ocorrência de doenças. Dieter Schultz, gerente de Serviços e Sustentabilidade da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, alerta que não existe no mercado nada similiar. “O serviço é exclusivo da BASF e, por enquanto, será utilizado na detecção e monitoramento de doenças, mas nossa pretensão é utilizá-lo também em outras atividades na fazenda que tenham alguma correlação com agrometeorologia”, argumenta o gerente. 

O sistema do AgroDecta atua em rede e cada estação é alocada de acordo com o georreferenciamento. Ou seja, de acordo com o município em que se deseja monitorar lançam-se dados em um software que, baseado em tamanho da área e diferenças de altitude, indica quantas e em que lugares as estações devem ser alocadas para maior abrangência de monitoramento. “A capacidade de informar com antecedência de 10 dias se uma doença pode ou não ocorrer resulta em menos perdas de lavouras, otimização de custos e logística de aplicação e uma maior rentabilidade ao agricultor”, argumenta Dieter. Oídio e ferrugem da soja, ferrugem do milho, manchas, ferrugem, giberela e bruzone em trigo, antracnose e mancha angular em feijão além de ramulose em algodão, são algumas das doenças já mapeadas pela tecnologia. 

Cada estação é composta pelos seguintes equipamentos: pluviômetro, que mede a quantidade de chuva; sensores de umidade foliar; sensores de solo; sensores de radiação solar, de umidade do ar e temperatura; anemômetro, que mede a velocidade do vento. O sistema também possui o Datalogger, que armazena os dados e transmite via sinal de celular de hora em hora para o servidor onde esses dados são inseridos no Modelo Matemático de Previsão. Apesar dos dados serem mandados de hora em hora, eles são coletados em tempo real e armazenados formando uma média de 15 em 15 minutos, depois remetidos. “Temos uma equipe de mais de 30 pessoas dedicadas ao serviço em tempo integral e 250 estações espalhadas em dez estados brasileiros. Essas estações tem capacidade de monitorar mais de 8,5 milhões de ha de soja, mais de 1,2 milhão de ha de milho verão ao mesmo tempo. No caso de milho safrinha são 1,7 milhão de há, feijão 207 mil ha, e finalmente trigo temos a capacidade de monitorar 680 mil ha. São elas que coletam aos dados de 15 em 15 minutos e depois remetem a cada hora ao servidor”, finaliza Dieter. O serviço ainda permite que sejam gerados relatórios em forma de tabelas, gráficos e mapas, que podem ser personalizados de acordo com a necessidade do usuário.  (Fonte: X Comunicação)

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SERVIÇOS e VAREJO

Da redação - São Paulo / SP
Norte-americana CVS compra Drogaria Onofre no Brasil
A norte-americana CVS Caremark Corp anunciou nesta quarta-feira a aquisição da Drogaria Onofre, oitava maior rede de drogarias no Brasil, marcando o primeiro passo da empresa de serviços farmacêuticos para fora dos Estados Unidos. Segundo o presidente-executivo da CVS, Larry Merlo, a rede composta por 44 lojas continuará a ser administrada no Brasil. Ele disse à Reuters que a aquisição não terá reflexos financeiros no resultado da CVS em 2013. A operação foi acordada na última semana. "Vemos o Brasil como um mercado atrativo, visto que o segmentos de saúde e drogarias deve ter crescimento de dois dígitos na próxima década", disse Merlo. "Ainda é um mercado muito fragmentado, então vemos boas oportunidades para desenvolver o negócio ao longo do tempo." A Onofre é a oitava maior rede de drogarias no Brasil em termos de vendas e a 18a maior por número de lojas, segundo dados da Abrafarma, que representa o setor no país.


Da Redação - Porto Alegre / RS
Outback da capital gaúcha estará aberto durante o Carnaval
Os foliões que forem se divertir no Carnaval poderão aproveitar para recarregar as energias no Outback Steakhouse. Durante as festas de momo – do sábado (09.02) à terça-feira (12.02) –, os restaurantes Outback funcionarão normalmente (sábado das 12h à 1h; domingo das 12h às 23h; segunda-feira das 12h às 15h e das 18h às 23h30; terça-feira das 12h às 23h). Uma ótima oportunidade para quem deseja desfrutar da qualidade, fartura e sabor marcante da culinária do Outback nos dias de folia. A unidade em Porto Alegre está localizada no Shopping Center Iguatemi. (Fonte: Amorim Comunicação)

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TI, WEB e e-COMMERCE

São Paulo / SP
Mobly vende mais do que o site da Casas Bahia
O modelo é conhecido: jovens empreendedores, com um plano de desenvolver algo no estilo “nunca antes neste país”, conseguem um aporte de um fundo estrangeiro interessado em ganhar dinheiro em um mercado emergente com algum serviço na internet. E, claro, fazem sucesso. Pois foi com a mesma receita de tantas outras empresas que o site de comércio eletrônico Mobly, voltado para a venda de móveis e artigos para casa e decoração, começou a operar em novembro de 2011. 



Um ano depois, os esforços dos sócios Victor Noda, Marcelo Marques e Mario Fernandes, somados aportes da ordem de ¤ 20 milhões dos fundos Rocket Internet, Kinnevik e JP Morgan, garantiram a liderança desse mercado à frente de varejistas tradicionais de móveis do país, como Tok&Stok, Etna, Casas Bahia e Magazine Luiza. Com uma receita de R$ 150 milhões em 2012 e meta de chegar até R$ 380 milhões neste ano, o site prepara-se para a grande alavancada: chegar ao primeiro bilhão já em 2015.

Victor Noda, que é formado em engenharia mecânica pela Poli-USP e trabalhou por seis anos na consultoria Booz & Company, não esconde que o plano é seguir os passos da Dafiti. A partir desse segundo semestre, a empresa começa a anunciar pesado em televisão. “Hoje a Mobly ainda é mais conhecida por quem procura as informações sobre móveis na internet, mas com a divulgação de massa isso vai mudar”, garante Noda.
Antes disso, no entanto, os empresários estão preparando a casa. “Vamos dobrar a área de nosso centro de distribuição, em Jundiaí (SP), hoje com 12 mil metro quadrados”, conta. 

Além disso, a Mobly quer aumentar a oferta de itens no site, que atualmente, está na casa dos 40 mil. “Vamos chegar a cerca de 70 mil itens, o que é muito superior ao de nossos concorrentes”, afirma o empresário. de acordo com Noda, as varejistas de móveis tradicionais oferecem em seus portais de comércio eletrônico apenas um terço dos produtos vendidos nas lojas físicas. Ele explica que a logística para a venda de móveis é um desafio para todas as empresas, mas que a Mobly desenvolveu um modelo diferenciado para conseguir chegar a todo o país.

Modelo de negócio - Primeiramente, Noda diz que a empresa tem a seu favor sete anos de experiência do sócio Mario Fernandes em logística na Ambev. “Temos quase 18 mil móveis no site, fruto de um parceria com 650 fornecedores. E como não podíamos contar só com o estoque próprio, o que seria um espaço impossível, garantimos um estoque para a Mobly nos próprios fornecedores. Isso faz com que em regiões de São Paulo, por exemplo, possamos entregar em um dia”, conta. A Mobly trabalha com entregas em todo o país e prazo entre um e 20 dias, dependendo da categoria do produto. “Temos 450 modelos de sofás; os mais sofisticados, levarão mais tempo para serem entregues.” A empresa oferece montagem própria dos produtos, no entanto, apenas em cinco regiões: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Baixada Santista e Grande Belo Horizonte.

Expansão internacional - Até o final do ano, a Mobly vai começar a operar também sua operação em outros países da América Latina. “Vemos uma oportunidade enorme de crescermos no Chile, Argentina e México”, afirma Noda.  (Fonte: Brasil Econômico)


Da redação - São Paulo / SP
IBM anuncia novos produtos para levar recursos de Big Data e Computação em Nuvem para PMEs 
A IBM anuncia o lançamento de novos produtos voltados a Big Data e Computação em Nuvem. Parte do portfólio de Smarter Computing, com foco em empresas de pequeno e médio portes e mercados emergentes, a companhia está disponibilizando oito novos servidores Power Systems, três novos modelos da família PureSystems e novos softwares para  os sistemas de armazenamento. A ideia é oferecer às pequenas e médias empresas a oportunidade de adotar essas novas tecnologias, aumentando sua capacidade de criar serviços em nuvem rapidamente e analisar grandes volumes de dados, de forma a tornar mais assertivo o processo de tomada de decisões. 
Responsáveis por quase metade do PIB mundial, as PMEs têm grande dificuldade para adotar big data e computação em nuvem devido ao custo dos sistemas e ao déficit de competências, sem poder qualificar seus serviços de forma a torná-lo mais competitivo em relação às empresas que possuem orçamentos mais elevados. 

Principal destaque deste anúncio, a IBM está estendendo a tecnologia do microprocessador POWER7+ para sistemas mid range e entry level. Os processadores POWER7+ são uma plataforma melhor para big data e nuvem do que os chips x86, por exemplo, porque a virtualização, componente principal para computação de big data, está integrada no processador IBM. 
A IBM ainda anuncia dois novos sistemas PowerLinux – 7R1 e 7R2 – que também rodam em processadores POWER 7+ e são direcionados para cargas de trabalho Linux; e os novos Power Systems 750 e 760, que fornecem uma plataforma de consolidação com escalonamento e provisionamento automático de big data e cargas de trabalho em nuvem. Os produtos partem do valor médio de US$ 5.947* para AIX, Linux ou IBM i, o que torna a aquisição de tecnologias de análise de dados uma realidade acessível e viável a empresas de todos os portes. 

Outra novidade é o PureData System para Analytics desenvolvido com tecnologia Netezza, que oferece capacidade 50% maior por rack e é três vezes mais rápido no processo de análise de dados. O sistema entra em funcionamento em questão de minutos. Com esta nova tecnologia, os usuários poderão gerenciar uma quantidade maior de dados com mais facilidade e rapidez, preservando, ainda, a eficiência do data center. 
“Nossa proposta é firmar a ideia de que as empresas não precisam de um conjunto avançado de habilidades de TI para adotar recursos de big data e computação em nuvem – duas peças-chave que estão dando novos rumos ao futuro da TI”, diz Ana Zamper, VP de Systems and Technology Group da IBM Brasil. “Com a diminuição dos custos e a redução da complexidade, aumentamos a área de cobertura da tecnologia líder de mercado da IBM e auxiliamos nossos clientes de todos os portes, em todos os mercados, a adotarem computação de última geração”, destaca.

A IBM estima que 2,5 hexabytes de dados são criados a cada dia — um número tão grande que 90% dos dados existentes no mundo hoje teriam sido criados apenas nos últimos dois anos. Como resultado, organizações de todos os portes e em todos os segmentos de mercado têm o desafio de encontrar caminhos mais simples e econômicos para analisar dados e atender melhor às necessidades do cliente.  (Fonte: Assessoria de Imprensa - In Press Brodeur)


Da redação - Porto Alegre / RS
Assespro-RS oferece implantação e atualização do selo ISO 9001
Com grande concorrência, a qualificação das empresas é ponto importante para o cliente na hora de decidir qual contratar. Para oferecer essa distinção às empresas de Tecnologia da Informação (TI), estão abertas as inscrições  para implantação e atualização do selo ISO 9001:2008, na Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, regional RS (Assespro-RS). As vagas são limitadas para, no máximo, 10 empresas. Mais informações a respeito de metodologia, datas e valores podem ser obtidas através do e-mail rose.garcia@assespro-rs.org.br até o dia 25 de fevereiro.

Atualização ISO 9001- Para as empresas que já têm o selo ISO 9001, a entidade irá oferecer a atualização do selo. São três opções: ISO IEC 20.000, que trata da certificação do nível de entrega de serviços, ISO IEC 27001, sistema de gestão de segurança da informação, ISO 14001, sistema de gestão ambiental, voltado à conscientização e compromissos com a melhoria do meio ambiente.

Por que participar - A grande importância da certificação da qualidade ISO 9001:2008 para qualquer empresa é o diferencial de qualidade, que abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas. O mercado tem exigido das organizações cada vez mais qualidade nos produtos/serviços por preços cada vez menores. Uma alternativa para enfrentar essas pressões é a certificação, ferramenta diferencial, capaz de aumentar a competitividade das organizações.  (Fonte: Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


Da redação - São Paulo / SP
Predicta é certificada como especialista do Google Analytics
A Predicta, principal empresa brasileira de marketing digital, foi reconhecida com o Certificado de Parceiro Especialista em implementação da plataforma Google™ Analytics. Após um processo rigoroso de certificação, o Google Analytics reconheceu que a Predicta cumpriu com todos os requisitos técnicos e de desempenho para implantação da ferramenta de monitoramento de tráfego mais utilizada no mundo. Esta certificação atesta a proficiência da empresa brasileira em fazer o processo de instalação, prestar suporte técnico do Google Analytics, utilizar a plataforma em campanhas de marketing digital e consultoria de mídia online, entre outras atribuições. “O Google Analytics se tornou a mais importante plataforma do mundo para web analytics e ser um parceiro especialista fortalece nossa capacidade em melhorar a aquisição e retenção de novos consumidores para nossos clientes”, afirma Marcelo Marzola, CEO da Predicta. Esta é a segunda distinção concedida pela gigante da Internet à empresa de inteligência digital brasileira. Em outubro de 2012, a Predicta foi anunciada como parceira do DoubleClick em operações de anúncios em publicidade digital (ad operations).

Sobre a Predicta - Pioneira no Brasil e referência mundial em marketing digital, a Predicta oferece tecnologias e serviços para aproximar marcas de seus consumidores no ambiente digital. Com ferramentas próprias, conhecimento acumulado e metodologias únicas, a empresa busca otimizar os resultados nas mídias próprias, pagas e espontâneas de clientes de diferentes setores. Fundada em 1999, a Predicta é reconhecida no mercado pela inovação: foi apontada como a segunda mais importante startup brasileira de 2012, pela revista Info; e uma das 10 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a Fast Company. Desde dezembro de 2011, a Predicta faz parte do portfólio de empresas da e.Bricks Digital, companhia de desenvolvimento de negócios no setor digital do Grupo RBS. (Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação)


Da redação - Cascavel / PR
Sementes Agroceres apresenta novidades para milho no Show Rural Coopavel 2013
Na 25ª edição do Show Rural Coopavel em Cascavel (PR), de 4 a 8 de fevereiro, visitantes poderão conhecer de perto os quatro híbridos de destaque da Sementes Agroceres para o aumento da produtividade e rentabilidade na lavoura de milho para a região Sul. Os híbridos da marca estarão disponíveis na tecnologia VT PRO2, que agrega a tolerância ao herbicida glifosato, proporcionado pela tecnologia Roundup Ready® 2, e na tecnologia YieldGard® VT PRO, que assegura a resistência às três principais lagartas do milho - lagarta-do-cartucho, lagarta-da-espiga e broca-do-colmo, promovendo controle superior.

Reforçando a liderança e o pioneirismo da Sementes Agroceres no mercado de safrinha do Sul, a marca apresenta na feira os híbridos AG 8500 PRO e AG 9030 PRO. “Esses dois híbridos são adaptados às condições de safrinha da região Sul e mostram a qualidade e o poder de inovação da marca, revelando nosso compromisso de levar soluções em rentabilidade e segurança para o produtor na safrinha”, afirma Marcel Torres, gerente de Marketing da Sementes Agroceres. 

O AG 8500 tem ciclo precoce-rápido com performance produtiva diferenciada na safrinha, propocionando maior segurança contra geada comparado aos híbridos de ciclo precoce. O AG 9030 tem ciclo superprecoce, produtividade diferenciada para a linha de híbridos superprecoces do mercado. Esses híbridos estarão disponíveis para comercialização na safrinha 2014 na tecnologia VT PRO2.

Lançados com a tecnologia VT PRO em 2012, os híbridos AG 9045  e AG 8025  são lançados esse ano com a tecnologia VT PRO 2 o que possibilitará mais opções para as necessidades do agricultor. Adaptados para os plantios do verão, o AG 9045 PRO2 tem ciclo superprecoce, possui alta produtividade com excelente qualidade de grãos, enquanto o AG 8025 PRO2 tem ciclo precoce e manifesta um alto teto produtivo para os plantios do cedo e normal no verão do Sul. “Essa inovação mostra que a biotecnologia e seus benefícios estão cada vez mais presentes em nosso portfólio e que a marca está evoluindo cada vez mais", afirma Torres. (Fonte: CDI Comunicação Corporativa)


Da redação - São Paulo / SP
C.E.S.A.R e HP reabrem seleção para residência em software
A unidade de Sorocaba (SP) do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) reabre as inscrições do processo seletivo para o Programa de Residência HP/C.E.S.A.R – Desenvolvimento de Aplicações para Windows 8. O programa vai escolher 15 profissionais graduados, ou em graduação até fevereiro de 2013, para capacitá-los para o desenvolvimento de aplicativos. As vagas são para profissionais de cursos como Design Gráfico e de Interação, Engenharias de Software e da Computação, Ciência da Computação, Processamento de Dados e Comunicação Visual. 
As novas inscrições podem ser feitas pelo site do C.E.S.A.R, na opção “Bolsista residência HP/C.E.S.A.R”, até o dia 06 de fevereiro. O valor da bolsa é R$ 2 mil. O programa tem início  no mês de fevereiro, com término em seis meses. O edital completo pode ser acessado em www.cesar.org.br/residenciahp2013. Os selecionados receberão monitoria de especialistas do C.E.S.A.R de diferentes áreas de atuação. A equipe multidisciplinar possibilita o desenvolvimento de aplicações focadas na experiência do usuário, atrativas e intuitivas. Durante a execução do projeto, os alunos da Residência serão constantemente acompanhados por tutores e estarão inseridos no ambiente profissional do C.E.S.A.R. O modelo de residência de software fornece aos alunos um mecanismo inovador de capacitação humana, que funciona também como um catalisador de experiência. (Fonte: Assessoria de Imprensa C.E.S.A.R)



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