Edição 792 | Ano IV


Da redação - São Paulo / SP
Empresas brasileiras aceleram uso de SaaS para cortar gastos com software
A adoção de software como serviço (SaaS) tem crescido dramaticamente pelas empresas. O uso de soluções empresariais varia de acordo com o mercado. Uma pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Gartner mostrou que 71% da organizações vem utilizando esse modelo por menos de três anos. O relatório foi realizado entre junho e julho de 2012 com 556 dez dez países. Foram entrevistadas organizações dos Estados Unidos, América do Sul, Europa e Ásia/Pacífico) para entender a tendência do movimento para SaaS. O estudo analisou modelos de licenciamento de software tradicionais e ganhos com redução de gastos com software.

Os resultados indicam que o interesse por SaaS continua forte e com rápidas adoções. O Brasil teve o maior número de novos usuários. Entre as empresas entrevistadas, 27% resportaram que adotam o modelo por menos de um ano.
As implementações de novas soluções ou substituição das existentes é agora o principal motor para o uso de SaaS, de acordo com a pesquisa. No mundo todo, estão acontecendo migrações de aplicações antigas que rodam dentro de casa e principalmente adoção do modelo para as novas implantações.
Na Ásia/Pacífico, por exemplo, metade das empresas disse que o maior estímulo para SaaS foram as novas implantações. Já nos EUA e Europa, as entrevistadas revelaram que abraçaram o modelo para substituir soluções existentes.

Para Charles Eschinger, vice-presidente de pesquisa do Gartner, não é surpresa o uso de SaaS na Ásia/Pacífico para a novas aplicações. Ele observa que há muitos negócios novos surgindo lá com pouco histórico de legado. No entanto, nos EUA e Europa, Oriente Médio e África (EMEA), os sistemas corporativos estão mais maduros e SaaS tem sido aplicado mais para substituição das soluções antigas.

Aumento dos investimentos - Segundo o Gartner, o investimentos em SaaS devem aumentar em todas as regiões. De acordo com o relatório, 77% das empresas entrevistadas disseram que vão ampliar os gastos com projetos nessa área, enquanto 17% planejam manter os investimentos atuais com o modelo. Mais de 80% das empresas entrevistados no Brasil e na Ásia/Pacífico planejam aumentar os investimentos com aplicações SaaS nos próximos dois anos. Os EUA e países europeus não ficam muito atrás. 

As companhias norte-americanas disseram que os gastos nessa área crescerão 73%. Entre as europeias, 71% têm intenção de ampliar as contratações de SaaS. Eschinger afirma que o modelo on-demand de software vem sendo adotado há mais de uma década, mas que sua adoção ganhou corpo mesmo nos últimos cinco anos. "As preocupações iniciais com segurança, tempo de resposta e disponibilidade de serviço diminuíram", constata o analista do Gartner. Ele observa que os prestadores de serviços adquiriram maturidade e que o modelo de SaaS se fortaleceu com a poularização da computação na nuvem.

Entre as aplicações de SaaS mais usadas estão os sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM),  Enterprise Content Management (ECM) e controle da cadeia de suprimentos (SCM). Essas aplicações antigas que rodam dentro de casa estão migrando para a nuvem. "A decisão de implantar aplicativos corporativos baseados em SaaS depende muito da criticidade do negócio, bem como a geografia, agilidade das operaçõesos negócios e  arquitetura da TI", destaca Eschinger.  Ainda assim, o analista do Gartner afirma que poucas organizações vão migrar todas as aplicações de software para SaaS. Haverá uma mistura de SaaS com aplicações tradicionais, com funcionamento integrado.

_______________________
INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - Brasília / SP
Carga tributária vai a 35,31% do PIB em 2011 e bate recorde
A carga tributária bruta do Brasil subiu para 35,31% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2011, atingindo R$ 1,463 trilhão, informou a Receita Federal ontem a tarde, dia 29/11. É o maior patamar da série histórica desde 2002 e, em 2010, ele havia ficado em 33,53%. A expansão de agora deve-se, sobretudo, ao crescimento da arrecadação do Imposto de Renda (IR), da contribuição previdenciária e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
O coordenador-geral de Estudos Econômico-Tributários da Receita Federal, Othoniel Lucas de Souza, citou também a expansão do PIB e da arrecadação no ano passado. "Essa elevação deve-se ao crescimento do PIB de 2,7% em 2011 e de 8,15 da arrecadação tributária nos três níveis de governo", afirmou Souza.
O dado contabiliza a carga tributária nos governos federal, estaduais e municipais. O Ministério da Fazenda aproveitou também para divulgar a carga tributária líquida, que desconta as transferências para a Previdência, assistência Social e subsídios. Nestes casos, são R$ 627,4 bilhões, o que faz a carga ficar em 20,17% do PIB.  (Fonte: Asessoria de Imprensa da Receita Federal)


Da redação - São Paulo / SP
Índice que reajusta aluguel tem queda de 0,03% em novembro
O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) caiu 0,03% em novembro, ante variação positiva de 0,02% em outubro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) ontem, dia 29/11. Pesquisa da agência de notícias Reuters com 27 analistas estimava queda de 0,08%, segundo mediana de projeções.
O Índice de Preços ao Produtor Amplo(IPA), que responde por 60% do índice geral, teve baixa de 0,19 %, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30%, avançou 0,33%.
Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), com peso de 10% no índice geral, registrou elevação de 0,23%. Além de medir a evolução do nível de preços, o IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel. O índice calcula as variações de preços no período entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. (Fonte: Assessoria de Imprensa FGV)

____________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE - Fechamento:

Londres / Inglaterra
Principais bolsas europeias abrem em baixa
As principais bolsas da Europa abriram os pregões de hoje, dia 30/11, estáveis ou em leve baixa, com os operadores aguardando a evolução do debate orçamentário nos Estados Unidos.
- A Bolsa de Londres registrava uma queda de 0,10%, a 5.864,32 puntos.
- Em Frankfurt, o Dax perdia apenas 0,02%, a 7.399,09 pontos.
- O índice CAC 40 de Paris estava sem mudanças, a 3.567,69 pontos.
- O Ibex 35 de Madri caía 0,06%, a 7.969,10 pontos.


Tóquio / Japão
Nikkei fecha em alta de 0,48%
O índice principal da Bolsa de Valores de Tóquio, o Nikkei, fechou o pregão desta sexta-feira com alta de 0,48%, aos 9.446,01 pontos.
Já o indicador Topix, que agrupa os valores da primeira seção, ganhou 0,26%, aos 781,46 pontos. 


ONTEM - Fechamento Bovespa, NY e Bolsas Europeias:

São Paulo / SP
Ibovespa sobe forte em pregão marcado por alta de 28% de LLX
O principal índice da Bovespa teve a maior alta em mais de dois meses nesta quinta-feira, num pregão marcado pelo salto de quase 30 por cento das ações da empresa de logística LLX, do grupo do bilionário Eike Batista.
A companhia anunciou na véspera que firmou um contrato de 30 anos, renovável por até mais 30, com a GE para instalação de uma unidade industrial no Superporto do Açu, no Rio de Janeiro.
"São pelo menos 30 anos de uma fonte de receita garantida para LLX, graças a um contrato com uma das maiores empresas do mundo, e isso agradou o mercado", disse o gerente de renda variável da H.Commcor, Ariovaldo Santos.
O papel subiu 27,59 por cento nesta quinta-feira, a 2,22 reais, com forte giro financeiro--, contribuindo para o avanço de 2,32 por cento do Ibovespa, a 57.852 pontos.
Dentre as blue chips, a preferencial da mineradora Vale teve alta de 3,92 por cento, a 36,60 reais, e a da Petrobras subiu 2,68 por cento, a 19,15 reais. OGX, petrolífera que também faz parte do grupo de Eike, subiu 1,59 por cento, a 4,48 reais.
As siderúrgicas também ajudaram a impulsionar o Ibovespa, com destaque para CSN e a preferencial da Usiminas, que subiram 9,61 e 6,07 por cento, respectivamente, impulsionadas por avaliações mais positivas sobre o setor.
Segundo operadores, movimentos de ajustes de carteira, típicos do período de fim de mês, também contribuíram para o avanço das ações brasileiras.
Apenas 10 ações do Ibovespa fecharam no vermelho, com destaque para a preferencial da Eletrobras, que perdeu 7,46 por cento, a 7,81 reais, com investidores preocupados sobre os impactos da possível renovação antecipada de concessões elétricas.
O giro financeiro da bolsa paulista foi de 8,33 bilhões de reais, acima da média diária de 7,2 bilhões de reais em 2012. O destaque ficou com Qualicorp, que teve leilão nesta quinta-feira e movimentou 988 milhões de reais, giro maior que o da ação preferencial da Vale.


Nova Iorque / EUA
Bolsas de NY fecham em alta após PIB do 3º trimestre
As Bolsas americanas fecharam em alta moderada nos pregões de ontem, dia 29/11, impulsionadas pela revisão em alta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no terceiro trimestre. Mas os principais índices acionários encerraram a sessão abaixo das máximas, após comentários de líderes políticos mostrarem que um acordo para evitar o chamado "abismo fiscal" não está tão próximo.
- O índice Dow Jones ganhou 36,71 pontos (0,28%) e fechou a 13.021,82 pontos. 
- O Nasdaq avançou 20,25 pontos (0,68%), terminando a 3.012,03 pontos. 
- E o S&P 500 teve alta de 6,02 pontos (0,43%), para 1.415,95 pontos.

Análise - Os investidores foram animados neste pregão pela revisão no PIB dos EUA. A economia do país cresceu mais do que foi inicialmente estimado no terceiro trimestre, a uma taxa anualizada de 2,7%. Originalmente, a expansão do PIB havia sido projetada em 2%. Outros indicadores também foram positivos, como a forte alta nas vendas pendentes de moradias em outubro e a queda acima do esperado nos pedidos semanais de auxílio-desemprego.
No início da sessão, as esperanças de que os EUA conseguirão evitar que uma série de aumentos de impostos e cortes de gastos prevista entrar em vigor em 1º de janeiro, o chamado "abismo fiscal", estimulou o apetite por risco. Na quarta-feira, o presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner, disse que estava "otimista" de que um acordo era possível. E o presidente dos EUA, Barack Obama, também fez comentários positivos.
Nesta quinta-feira, entretanto, Boehner deu declarações desanimadoras, que afetaram as Bolsas e as commodities. Depois de um encontro com o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, o republicano afirmou que os democratas ainda não estão "falando sério" sobre os cortes de gastos e que não houve progressos significativos nas conversas com a Casa Branca.
Pouco tempo depois, o líder da maioria no Senado, o democrata Harry Reid, afirmou que Geithner não fez qualquer oferta aos republicanos, porque o presidente Barack Obama já fez sua proposta e os democratas "estão todos na mesma página" na questão do "abismo fiscal". Reid disse que não entende o pensamento de Boehner e que, se não houver acordo, será culpa dos líderes republicanos. "Não há outra oferta a ser feita", assegurou.
"Eu acho que os mercados vão continuar reagindo a cada nova notícia sobre o 'abismo fiscal'. Eu acredito que um acordo será atingido, e então nós teremos um rali de alívio. Mas até lá, segure-se na sua cadeira", afirma Joseph Tanious, estrategista de mercados globais do JPMorgan Funds.
No front corporativo, as ações de empresas de telecomunicação e do setor de saúde lideraram as altas. Entre as blue chips, os maiores ganhos foram da Ford (+2,49%) e da Caterpillar (+1,54%). No campo negativo, aparecem a mineradora de ouro GoldCorp (-0,91%) e a Home Depot (-0,91%). As ações da Research in Motion (RIM) fecharam com valorização de 3,96%, após o Goldman Sachs elevar sua recomendação para a companhia, que deve lançar em breve o smartphone BlackBerry 10. Já a joalheria Tiffany & Co perdeu 6,17%, depois de divulgar balanço. O lucro da empresa caiu 30% no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2011, para US$ 63 milhões.


Londres / Inglaterra
Bolsas europeias fecham em alta
A principais bolsas europeias encerraram os pregões de ontem, dia 29/11, em alta com o mercado acompanhando Wall Street, que mostra otimismo com relação ao acordo entre republicanos e democratas sobre o "abismo fiscal".
- Em Londres, o FTSE 100 subiu 1,15%, para 5.870,3 pontos.
- Em Frankfurt, o DAX 30 fechou em alta de 0,78%, para 7.400,96 pontos.
- Enquanto que em Paris o CAC 40 obteve ganho de 1,53%, para os 3.568,88 pontos.
- Já em Madri, o IBEX 35 obteve ganho de 1,74%, para 7.973,70 pontos

__________________
MERCADO FINANCEIRO

São Paulo / SP
Bancos públicos emprestaram mais do que os privados em um ano
A expansão de crédito registrada nos bancos públicos foi vista, mais uma vez, em outubro. Em 12 meses, até o mês passado, o aumento da liberação de recursos por essas instituições foi de 28,4% ante 6,3% dos bancos privados nacionais e de 11,6% dos estrangeiros. "Temos expansão mais significativa dos bancos públicos", disse Tulio Maciel, chefe do Departamento Econômico do Banco Central, nesta quinta-feira. Maciel salientou que esse movimento é visto porque dentro dos dados de expansão de crédito há a atuação de bancos como a Caixa, o Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No caso do crédito voltado às indústrias, o BC informou que houve um crescimento de 3,5% nas operações de crédito com origem nos bancos públicos de setembro para outubro. Esta foi a maior alta entre os segmentos do setor privado, já que, na mesma base de comparação, as operações dos bancos públicos para habitação subiram 2,9% e para o comércio, 2,7%. Nos demais casos também houve alta: rural (2,7%), pessoas físicas (2,0%) e outros serviços (2,6%). "Sabemos que no crescimento da indústria tem as atuações do BNDES, particularmente às ligadas ao investimento."  (Agência Estado)

__________
INDÚSTRIA

Rio de Janeiro / RJ
Indústria naval espera investimentos de R$ 15 bilhões até 2014
A indústria naval fluminense, que ficou estagnada nos anos 80 e 90, também está atraindo fortes investimentos. São esperados R$ 15,4 bilhões entre 2012 e 2014, aumento de 17,6% em relação ao período 2011-2013 (R$ 13,1 bilhões), de acordo com levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Do total previsto, R$ 5,9 bilhões serão destinados à construção e expansão/modernização de estaleiros, e R$ 9,5 bilhões, à construção de embarcações. Entre os projetos em curso estão o estaleiro da OSX, do grupo de Eike Batista, em São João da Barra (R$ 3 bilhões), e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha do Brasil (R$ 2 bilhões). Este inclui a construção de um estaleiro, uma base naval e cinco submarinos. Segundo a Firjan, a estimativa de investimentos pode ser maior, visto que a expansão e a modernização de alguns estaleiros ainda estão em fase de desenvolvimento de projeto, como o Inhaúma, da Petrobras.
De olho nas encomendas, fornecedores locais e estrangeiros estão ampliando sua capacidade de produção. Caso da brasileira BK Nav, fornecedora de projetores e holofotes para navios, que expande sua fábrica em Duque de Caxias. Ao mesmo tempo, a norueguesa Jotun investe na construção de uma fábrica em Itaboraí, voltada ao fornecimento de tintas para embarcações.
Com o objetivo de fortalecer a cadeia de navipeças no Rio, o governo estadual também está se mexendo. Está sendo estruturado um polo de navipeças em Duque de Caxias, situado em uma área de 4 milhões de metros quadrados. A previsão é que o governo invista R$ 250 milhões no projeto e que o polo atraia mais R$ 1,5 bilhão das empresas que pretendem lá se instalar. A fase de implementação do centro deve começar em 2013, e sua inauguração está prevista para 2015.  (Agência OGlobo)

Rio de Janeiro / RJ
Hyundai inicia produção de máquinas no Brasil em março
Gigante de áreas como construção naval e engenharia offshore, a Hyundai Heavy Industries (HHI) inicia em março do ano que vem a produção de máquinas para construção no Brasil, em uma fábrica em construção em Itatiaia, no sul fluminense. O investimento de US$ 180 milhões é uma parceria com a Brasil Máquinas de Construção (BMC), distribuidora com quem formou há um ano a joint-venture BMC-Hyundai. Apesar do fraco desempenho do setor de bens de capital este ano, a coreana antecipou as operações locais e inaugura na semana que vem uma linha de montagem de retroescavadeiras na nova sede da BMC, em Duque de Caxias (RJ). A fábrica de Itatiaia ficará próxima ao terreno da futura montadora da Nissan, numa área de 500 mil m2. O município tem uma logística privilegiada, a meio caminho de Rio de Janeiro e São Paulo. A produção da BMC-Hyundai deve começar com 2.400 máquinas da chamada linha amarela por ano, metade da capacidade instalada. Cerca de 80% para o mercado doméstico. A perspectiva é atingir o pico de produção por volta de 2016, gerando 1.000 empregos diretos.
Será a segunda do grupo fora da Coreia - a outra fica na China e atende apenas o país - e fornecerá itens como escavadeiras, pás carregadeiras e empilhadeiras para o mercado brasileiro e toda a América Latina. A unidade tem uma área livre de 200 mil m? e deverá ser ampliada no futuro.
Segundo Armando Mantuano, diretor da BMC, esse é um projeto estratégico diante das perspectivas de realização de grandes obras de infraestrutura nos próximos anos, uma prioridade do governo Dilma Rousseff. "Até 2020 o mercado de infraestrutura e construção é o que vai acontecer no Brasil", aposta Mantuano.
Além disso, o índice de nacionalização de 60% é uma exigência para credenciar as máquinas Hyundai a utilizarem a linha de financiamento PSI Finame, do BNDES, que opera com taxa de juros de 2,5% ao ano - juro real negativo -, pelo menos até dezembro, e responde por 30% das vendas do setor. A americana Caterpillar, principal concorrente da Hyundai, já tem produção local.
O presidente da BMC, Felipe Cavallieri, admite que 2012 foi um ano ruim e que a empresa está comemorando a perspectiva de manter o faturamento de 2011, de R$ 680 milhões - ante uma previsão inicial de atingir faturamento de R$ 1 bilhão. Em 2013 a perspectiva é de uma alta de 13% nas vendas do atual portfólio, podendo atingir o primeiro bilhão com os novos contratos de distribuição assinados com a suíça Amman e a irlandesa Terex. O número deve saltar para R$ 3 bilhões até 2015.
A "tática de guerrilha" da BMC, de vendas pulverizadas a pequenos locadores de máquinas, tem ajudado a empresa a sofrer menos com o desaquecimento do mercado. A união com a Hyundai, por outro lado, vai possibilitar à empresa iniciar "conversas de gente grande", diz Mantuano, citando Queiroz Galvão e Odebrecht.
O presidente da Hyundai para o Brasil, Sam Yoon, vai inaugurar a linha de Caxias na quinta-feira da próxima semana. Com investimento de R$ 1,5 milhão ela produzirá 60 máquinas por mês. A ideia é usar a linha - coordenada por coreanos - para qualificar mão de obra. A unidade também vai armazenar até 200 máquinas e peças que darão suporte à fábrica. A HHI tem outros negócios no Brasil, como a parceria com a OSX, braço de construção naval do grupo de Eike Batista, para construir uma base no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). O acordo da BMC com a Hyundai prevê participações cruzadas na fabricação (onde os coreanos serão majoritários) e na distribuição, reunidas numa holding. Criada há cinco anos, a BMC entrega máquinas de marcas como a americana Link Belt, a chinesa XCMG e a italiana Merlo em todo o País, com 38 centros de distribuição.  (Agência Estado)

_____________
AGROBUSINESS

Da redação - São Paulo / SP
Demanda por ovos cresce, mas preços estão estabilizados
O mercado segue com a demanda em crescimento e com os produtores com necessidades de preços mais justos, considerando um custo de produção elevadíssimo. Com o início de Dezembro, esta demanda tende a crescer mais ainda e acreditamos que os produtores não atenderão prontamente seus clientes.
Cotações - Segundo o índice do OvoOnline, a caixa com 30 dzs do ovo tipo Extra branco granel custa R$ 58,50 em SP e R$ 60,00 no RJ. Em MG, R$ 65,00, informa o Agridata. No varejo, o preço médio da dúzia de ovos nos supermercados de SP e RJ é R$ 4,50 e R$ 4,85, respectivamente. Em MG, o valor é de R$ 4,80.

Porto Alegre / RS
Criadores gaúchos conseguem romper contrato com frigorífico Diplomata
Ração à vontade para os frangos é cena que não se via há duas semanas em uma propriedade. As 12 mil aves fazem parte do primeiro lote entregue pela nova empresa integradora, um recomeço para o avicultor que acumula prejuízos desde o início do ano. Os problemas no fornecimento de ração e pagamento dos lotes atingiram mais de 800 produtores do norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, integrados à Diplomata.
Agora, a atividade começa a tomar outro rumo com auxílio do Ministério Público. A partir do rompimento do contrato, a empresa antiga recolhe as aves e os produtores podem procurar novas empresas.
Dez produtores de Erval Grande ainda têm frangos dos lotes antigos, do frigorífico Diplomata. O recolhimento das aves deve ser feito até o dia 21 de dezembro. Depois da entrega dos últimos lotes, muitos aviários já foram desinfetados. É preciso respeitar um período de no mínimo 15 dias de vazio sanitário, até o recebimento das aves pela nova empresa. (Fonte: G1)

Da redação - Belo Horizonte / MG
COOXUPÉ prevê quebra de 25,1% na safra de café em 2013
A safra de café para o ano de 2013 na área de ação da COOXUPÉ, cooperativa que abrange 12 mil produtores do grão nas regiões de Sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e também no estado de São Paulo, sofrerá uma quebra de 25,1% em relação ao ano de 2012. O dado é apontado pela própria cooperativa, que possui sede na cidade mineira de Guaxupé.
Os dados constatados pela COOXUPÉ são frutos de uma pesquisa promovida pela equipe técnica da cooperativa, composta por engenheiros agrônomos e técnicos que realizaram durante o ano, entrevistas, visitas em propriedades e avaliação de campo logo após a florada e na fase em que o café se encontra na forma de ‘chumbinho’, geralmente nos meses de outubro e novembro.
A cafeicultura brasileira tem por característica a bienalidade, ou seja, safras altas alternadas com safras baixas. Em 2012, na área de ação da COOXUPÉ foram produzidas 9.684.929 sacas de café. Para o próximo ano, a primeira estimativa de produção é de 7.254.756 sacas, o que totaliza uma quebra de 25,1%. Baseando-se nesse resultado, a cooperativa ainda informa a previsão de quebra específica em cada região de ação, sendo de 26,1% no estado de São Paulo, de 25,9% no Sul de Minas e 23,7% na área do Cerrado Mineiro.
Segundo José Eduardo Santos Júnior, Superintendente de Desenvolvimento dos Cooperados da COOXUPÉ, o trabalho de pesquisa realizado pela equipe técnica da cooperativa é de suma importância para as descobertas e planejamento para as próximas safras. “Ao ter uma previsão dos números, tanto a COOXUPÉ quanto os produtores têm condições de se programarem com relação às suas produções”, afirma.
Sobre a quebra de 25,1%, o Presidente da COOXUPÉ, Carlos Paulino da Costa, considera que o número “é uma quebra substancial na produção em 2013. Apesar de ser o primeiro indicativo, se esse percentual abranger o restante do Brasil, não ficaremos imunes de uma quebra significativa na produção vindoura. É preciso ficar atento!”, alerta.  (Fonte: PHÁBRICA DE IDEIAS)


Da redação - Brasília / DF
Negociação antecipada de milho atinge 20% no MT
As vendas antecipadas do milho 2ª safra 2012/13 atingiram 20% em novembro, dos quais apenas 5,8% foram com preços fixados em média de R$ 16 a saca. Maior parte refere-se à modalidade de troca de insumos. Entretanto, ao comparar com a safra 2011/12 o volume é inferior aos 35,6% comercializados em novembro de 2011. O setor salienta que na ocasião os preços estavam mais atrativos na média de R$ 20. Os números são do Imea. Em alguns municípios o preço futuro chega a R$ 20.
De acordo com o presidente da Aprosoja-MT, Carlos Fávaro, estima-se que as vendas do milho estejam em 20%. “A maior parte foi comercializada na modalidade de troca de insumos, mas temos também vendas de preço fixo, cujo preço futuro chega a R$ 18 e R$ 20 a saca, dependendo da cidade”.
O fato de as vendas estarem acanhadas em relação ao ciclo passado devese à cautela do produtor, além dos preços médios estarem mais contidos, afirma o diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo. “As vendas de 5,8% da produção de milho apontadas pelo Imea é de comercialização de preço fixo. A modalidade de troca ainda não está inclusa”. Segundo o Imea, em novembro do ano passado a média da saca futura. (Fonte: FOLHA DO ESTADO)

_________________
SETOR AUTOMOTIVO

Pequim / China
GM anuncia plano de investir US$ 1 bi na China
A General Motors e parceiros de uma de suas joint-ventures chinesas fecharam um acordo para construir uma terceira fábrica de veículos comerciais no sudoeste da China para atender a crescente demanda doméstica e garantir sua posição de maior fabricante de carros em volume no país.
A construção da fábrica, que exigirá investimentos de US$ 1 bilhão, vai começar no ano que vem, com a inauguração de sua primeira fase prevista para 2015, segundo a SAIC-GM-Wuling, joint venture da GM com a SAIC Motor e Wuling Motors. Quando estiver concluída, a fábrica terá capacidade de produzir 400 mil veículos e motores por ano. Criada em 2002, a SAIC-GM-Wuling tem se concentrado na produção de minivans, que são populares nas áreas rurais da China, embora tenha começado a fabricar outros tipos de veículos. A nova unidade vai ajudar a SAIC-GM-Wuling, que domina 47,5% do mercado local de pequenas vans comerciais, a atingir sua meta de produzir 2 milhões de veículos na China até o fim de 2015. A GM está em outras duas joint-ventures na China, a Shanghai General Motors Corp. e a FAW-GM Light Duty Commercial Vehicle Co. (Agência Dow Jones)

_________________
SERVIÇOS e VAREJO

São Paulo / SP
Compras de Natal serão feitas pela internet por 70% dos consumidores
As compras para o Natal deverão ser realizadas pela internet por 70% dos consumidores das classes A, B e C, segundo pesquisa da consultoria Deloitte, realizada pela internet em novembro, com 750 pessoas, com renda familiar entre R$ 650 e R$ 8.000. Em 2011, a expectativa de compra pela internet foi menor, de 21%, de acordo com pesquisa da época. Segundo o sócio-líder de atendimento varejista da Deloitte, Reynaldo Saad, os dados indicam que o consumidor no Brasil está se aproximando de um perfil de compra semelhante ao de países em que os aparelhos móveis, como celulares e tablets, são mais difundidos, como nos Estados Unidos, e facilitam as compras. "Hoje a população brasileira tem acesso multicanal. Ele pode usar simultaneamente lojas físicas e virtuais", disse.
A pesquisa mostrou que a maioria dos clientes on line responderam que usarão portais na internet de lojas físicas (66%). Em seguida, foram citados sites de fabricantes (58%), sites de compras coletivas (39%) e leilões virtuais (7%). As transações por meio de tablets e outros dispositivos móveis representam 37% das intenções de compra pela internet. No ano passado, 54% dos consumidores pela internet procuravam sites de lojas de departamento e 50%, sites de compra coletiva.
A pesquisa concluiu que "o brasileiro está mais ativo e consciente durante as compras", segundo estudo divulgado hoje (29) pela Deloitte. Uma indicação disso é o fato de 21% dos entrevistados terem respondido que pretendem usar as redes sociais para a decisão de compra. A pesquisa também mostrou que 81% dos consumidores declararam que leriam recomendações de outros usuários sobre o produto antes de decidir comprar, contra 64% no ano anterior. Cresceu também o número de consumidores que fará pesquisa de preços, de 59% em 2011 para 72% neste ano. E também de compartilhamento de links, que subiu de 15% para 35%, no mesmo período.
A primeira semana de dezembro, quando ocorre o pagamento do 13º salário, deverá ser o principal período de aquisições na internet nesta temporada de compras. Os presentes mais citados entre os entrevistados foram vestuário (80%) e sapatos (49%). Aparelhos eletrônicos portáveis e equipamentos móveis de informática, agrupados, respondem por 26% das intenções de compras.  (Agência Estado)


Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
Pão de Açúcar vê alta de 7% a 8% nas vendas no Natal
O Grupo Pão de Açúcar estima registrar um aumento de 7 a 8% nas vendas no Natal deste ano em relação ao mesmo período em 2011, afirmou nesta quinta-feira a jornalistas o presidente da varejista, Enéas Pestana.
Segundo o executivo, as vendas no período de festas de fim de ano tendem a se concentrar mais em dezembro, mais próximas do Natal, o que gera algumas dificuldades logísticas. "A sensação que dá é de que a turma está esperando o décimo terceiro (salário) sair", disse. Pestana disse ainda que o grupo prevê investir em 2013 um montante superior ao desembolsado neste ano. A expectativa é de que os aportes da companhia somem cerca de 1,8 bilhão de reais no fechado de 2012. Questionado sobre a situação da ViaVarejo, unidade de eletroeletrônicos e comércio online do grupo e alvo de disputa entre seus principais acionistas, Pestana afirmou que a empresa "está indo bem" e que as questões societárias vão se resolver. Na terça-feira, uma fonte próxima ao assunto disse à Reuters que o grupo francês Casino, controlador do Pão de Açúcar, não estaria interessado em vender a ViaVarejo. A ViaVarejo engloba Ponto Frio, Casas Bahia e Nova Pontocom e está no centro de uma disputa que envolve o Casino, o presidente do Conselho de Administração do Pão de Açúcar, Abilio Diniz, e a família Klein.  (Agência Reuters)

São Paulo / SP
Rede Carl´s Jr. inaugura primeira loja no Brasil
A rede de americana de lanchonetes Carl's Jr. abre nesta quinta-feira sua primeira loja no Brasil, no Aeroporto de Guarulhos (SP), com a proposta de dar ao sanduíche um ar de sofisticação. "O nosso hambúrguer será premium, com tamanho maior do que o da concorrência e preços entre 20% e 30% acima da média do mercado", diz Marcelo Ferraz, diretor de marketing e produtos do Grupo IMC. A empresa fechou um contrato com o Grupo CKE, da Califórnia (EUA), onde a marca nasceu em 1941, para operar com exclusividade a rede na América Latina. Já abriu restaurantes no México, Panamá e Porto Rico. Agora chegou a vez do Brasil, considerado o maior mercado para a rede para a região. Ferraz não revela valores investidos nem detalha planos. Mas dá pistas, ressaltando que a expansão não será por meio de franquias, mas operado pela empresa. O Grupo IMC, especializado no segmento de alimentação em áreas muito movimentadas, como shoppings, aeroportos e estradas, tinha 332 restaurantes espalhados pelo País até setembro deste ano e faturamento superior a R$ 800 milhões. Entre as principais marcas do Grupo estão Viena, Frango Assado, Brunella e Batata Inglesa.
O diretor de relações com investidores, Neil Amereno, diz que a intenção é abrir um restaurante Carl's Jr. ao lado de outro Frango Assado. Essa rede, comprada em 2008, tem 25 lojas espalhadas entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Portanto, de saída, o plano é ter pelo menos 25 restaurantes com a nova marca.  (Agência Estado)

___________________
TI, WEB e e-COMMERCE

Da redação - São Paulo / SP
Locaweb compra controle de empresa de e-commerce
A Locaweb, que atua no mercado de Hosting & Infrastruture Services, adquiriu o controle acionário da Tray E-Commerce, empresa de comércio eletrônico. O valor da operação não foi divulgado pelas companhias. A Tray será o braço de e-commerce da Locaweb, que englobará além de uma plataforma de lojas virtuais, um shopping online e um sistema de meios de pagamento.
Segundo a Locaweb, as duas empresas possuem produtos complementares e a aliança tem potencial de crescimento. “Escolhemos a Tray porque ela possui a melhor solução técnica, conhecimento do mercado de e-commerce e posição de liderança consolidada em lojas virtuais”, explica Gilberto Mautner, CEO da Locaweb. Willians Marques, sócio-fundador e diretor de tecnologia da Tray, afirma que a companhia tem experiência de nove anos em e-commerce e, que juntas, as empresas conseguirão consolidar um ecossistema completo para ocupar lugar de destaque no e-commerce brasileiro.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Locaweb)

Da redação - São Paulo / SP
Capgemini abre mais de 600 vagas em TI
A Capgemini, provedora de serviços de consultoria, terceirização e tecnologia, anuncia a abertura de mais de 600 vagas. A empresa oferece oportunidades para atuar nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. De acordo com a empresa, as vagas são para arquitetos e analistas de sistemas em Java, .NET e mainframe, programadores, analistas e técnicos de infraestrutura, assistentes de service desk, gerentes de pré-vendas SAP, gerentes de projetos e executivos de vendas. Há ainda dez oportunidades para os cargos de especialista CA (Service Desk), especialista em soluções de comunicações unificadas Cisco, especialista em administração de storage e back-up em data centers e especialista em Roteadores e Switches, todas para atuação no estado de São Paulo. Os interessados podem se candidatar às posições por meio do site da Capgemini, no canal Carreira. O candidato pode pesquisar e identificar as oportunidades, inclusive por regiões, e encontrar as informações sobre as vagas em aberto. A empresa informa que após a triagem dos currículos, será realizada uma pré-entrevista por telefone com os candidatos selecionados, seguida de aplicação de avaliações e entrevistas presenciais ou dinâmicas de grupo e  teste de inglês. A empresa oferece remuneração compatível com o mercado e pacote de benefícios.  (Fonte: Assessoria de Imprensa Capgemini)


Da redação - Porto Alegre / RS
Datum TI comemora 13 anos de atuação
A Datum TI completou 13 anos de atuação no mercado de tecnologia da informação. A empresa, situada no Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (Tecnopuc), é reconhecida pelos altos investimentos em qualificação e inovação. Especializada no desenvolvimento de software sob demanda, a Datum TI acaba de ser agraciada pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) ‘Empresa Destaque de TI’ no Prêmio Assespro-RS 2012, entregue na última segunda-feira, 26. Alexandre Zanetti, CEO da Datum orgulha-se da trajetória da empresa: “Nesses 13 anos evoluímos com o empenho e qualificação do time de profissionais que montamos. O Destaque concedido pela Assespro é, além de reconhecimento, estímulo para seguir inovando e crescendo. Atualmente a Datum TI conta com uma expressiva carteira de clientes nas regiões sul e sudeste do Brasil e uma equipe altamente qualificada de colaboradores.

Setores em destaque - A Datum TI tem forte atuação nos setores de Agronegócio, Bancário e de Seguros. Foi responsável pelo desenvolvimento do Sistema de Controle de Armazenagem de Grãos implantado na Cooperativa Agropecuária e Industrial (Cotrijal). O sistema atua no controle de armazenagem de grãos, automatizando rotinas e proporcionando uma melhor e mais eficaz gestão da cooperativa. Outro case de destaque é o Sistema MBM-DPVT, desenvolvido para agilizar a liberação do Seguro Obrigatório de Danos Pessoas Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT). 

Datum TI - A Datum TI é  uma empresa que atua na área de desenvolvimento de software sob demanda e inovação tecnológica, bem como alocação de profissionais de TI para projetos ou work force e soluções de negócio com suíte própria. Está sediada em um dos maiores Polos de Inovação Tecnológica do País – TECNOPUC, dentro da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A empresa investe no aprimoramento contínuo de suas soluções e processos de gestão, oferecendo a seus clientes a satisfação de suas expectativas, baseando o sucesso da entrega de projetos às melhores práticas recomendadas pelos modelos PGQP, ITIL, PMI e CMMI. Originou-se em 1999 com o objetivo de oferecer ao mercado de automação bancária o parceiro estratégico, composto por um time com experiência acumulada de mais de 15 anos no setor. Com sua capacidade em executar e gerenciar todo ciclo de desenvolvimento de software (levantamento de requisitos, análise, projeto, codificação, testes e implantação, acompanhamento da operação e suporte), a Datum TI aprimorou sua metodologia e processos internos. Hoje, a Datum TI fornece serviços a clientes globais no Brasil e na América Latina. 
(Fonte: Assecom - Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


Da redação - Porto Alegre / RS
Advanced IT presente no Oracle OpenWorld Latin America 2012
Mais uma vez, a Advanced IT estará presente no Oracle OpenWorld Latin America. Este ano, o evento acontecerá entre os dias 4 e 6 de dezembro, no Transamérica Expocenter, na cidade de São Paulo, e a Advanced IT será representada por membros de sua diretoria. A edição latino-americana do Oracle OpenWorld já está em sua oitava edição, e a porto-alegrense participa da conferência sempre que a mesma é realizada no Brasil. 
Em 2012, o foco de discussão será em aplicativos, bancos de dados, indústrias, middleware, sistemas de servidores e armazenamento. Considerado um dos principais eventos de exposição e networking da área na América Latina, o Oracle OpenWorld teve origem em São Franscisco, Estados Unidos, e passou a ser realizado em países latinos com o objetivo de alcançar um público ainda maior.
Apresentando uma seleção completa de sessões de demonstração de novos produtos e soluções conduzidas pela própria Oracle e por parceiros e clientes da multinacional, o Oracle OpenWorld Latin America é destinado a todos os profissionais de TI, desde desenvolvedores, administradores de bancos de dados, tecnólogos, executivos e gerentes de linha de negócios. Durante o evento, estes profissionais têm a chance de conhecer as melhores práticas voltadas ao seu cargo e nível de expertise, além de participar de palestras, hands-on e de eventos paralelos, como o JavaOne. 
A Advanced IT estará no Oracle OpenWorld Latin America 2012 acompanhando alguns clientes e conferindo as novidades. Os representantes também participarão do Oracle PartnerNetwork (OPN) Exchange, programa de atividades especiais para parceiros Oracle que acontece durante o OpenWorld Latin America. O OPN contará com keynotes com foco em estratégias de negócio, otimização de ferramentas e satisfação de clientes. Segundo Fernando Marques Ferreira, diretor de Vendas e Marketing da companhia, este ano o principal objetivo da participação da empresa no evento é aproveitar a oportunidade de vasto networking com representantes da Oracle e outros participantes da conferência. (Fonte: Dep. de Marketing da Advanced IT)

________________
MERCADO DE LUXO

Cidade do México
México confisca obras
A Procuradoria da capital mexicana confiscou oito obras de arte, sendo quatro delas do artista Diego Rivera, avaliadas em 30 milhões de pesos (cerca de R$ 4,8 milhões). (LEIA MAIS)

_________________
Reportagem ESPECIAL

Estudo revela que antivírus pagos são desperdício de dinheiro para empresas
Por conta do baixo nível de detecções de soluções pagas, softwares gratuitos oferecem melhor vantagem a empresas

por JOHN E DUNN

Softwares antivírus são tão ineficazes na detecção de novas ameaças de malware atualmente, que a maioria das empresas está provavelmente desperdiçando seu dinheiro comprando esse tipo de produto. Ao menos é o que conclui um estudo feito pela empresa de segurança Imperva.
(LEIA MAIS)


PARA ASSINAR NOSSA NEWS, SOLICITE CADASTRO PELO redacao@i-press.biz
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 - 2012 | Todos os direitos reservados