Edição 788 | Ano IV


Da redação - São Paulo / SP
Clima Econômico melhora na América Latina
O Indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina (ICE) - elaborado em parceria entre o Instituto alemão Ifo e a FGV tendo como fonte de dados a Ifo World Economic Survey (WES) -  avançou em outubro ao atingir 5,2 pontos, após recuar para 4,8 pontos no trimestre anterior. O Indicador Ifo/FGV da Situação Atual (ISA) subiu mas continua em nível relativamente baixo,  sendo o segundo pior desde abril de 2010 (superando apenas julho passado). Já o Indicador Ifo/FGV de Expectativas (IE) saltou para o maior nível desde janeiro de 2011. Apesar do ICE de outubro registrar o mesmo nível de abril passado, a melhora das expectativas sinalizaria uma fase de expansão do ciclo econômico para os próximos meses. Será essa expansão sustentável?

No plano mundial, não foi verificada a mesma melhora na avaliação do clima econômico ocorrida na América Latina. O ICE mundial, elaborado pelo Instituto Ifo, continuou  em queda, embora mais suave do que a registrada entre abril e julho, conforme mostra o gráfico seguinte. Na União Europeia, houve piora tanto nas avaliações sobre a  situação atual quanto nas expectativas. A região mantém-se na fase recessiva do ciclo econômico. As expectativas continuam se deteriorando na Grécia, Portugal e Espanha, tendência agora seguida pelas duas principais economias da região, Alemanha e França, tornando improvável uma reversão da situação europeia nos próximos meses. Déficit público e demanda fraca foram as duas questões com maior peso na avaliação dos principais problemas que os países europeus enfrentam, segundo a Sondagem Ifo de outubro.

Na Ásia, o recuo do ICE foi pequeno, de 4,8 pontos para 4,7 pontos. Na China, o ICE piorou e passou para a zona desfavorável, embora as expectativas ainda estejam favoráveis. O enfraquecimento da demanda continua sendo o único problema considerado importante enfrentado pelo país. Na Índia, todos os índices melhoraram e o país encontra-se em fase de recuperação. No entanto, os especialistas consultados pela Sondagem Ifo consideraram que o país tem quatro problemas relevantes em ordem decrescente de importância: inflação (estimada pelo IFO em 6,4% para 2012), déficit público, desemprego e falta de confiança nas políticas do governo. Logo, a China estaria em melhores condições para aproveitar uma nova onda de expansão mundial (quando esta ocorrer) que a Índia.

O ICE da principal economia mundial continua na zona desfavorável do ciclo econômico, embora tenha avançado suavemente entre julho e outubro, influenciado por melhores expectativas. Desemprego, déficit público e falta de confiança nas políticas governamentais tiveram um peso elevado e similar na avaliação dos problemas que o país enfrenta. Logo, o presidente re-eleito dos Estados Unidos continua tendo que enfrentar a mesma agenda de questões que foram registradas na sondagem de abril de 2012, quando a enquete dos principais problemas enfrentados pelo país foi realizada.
Um ciclo vigoroso de expansão na América Latina não ocorrerá sem que sejam dissipados os principais entraves para a recuperação da economia mundial. Os resultados da Sondagem de outubro de 2012 mostram que o cenário ainda é muito nebuloso.

RESULTADO DOS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA
Os resultados dos 11 países destacados para análise da Sondagem Econômica da América Latina não são uniformes. O clima melhorou e mostra-se favorável para Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Paraguai. No Peru e no Uruguai, o ICE recuou mas o clima continua favorável. Nos demais países houve aumento do ICE, mas o clima continua desfavorável (caso da Argentina) ou ficou estável (casos do México, Equador e Venezuela). No Brasil, o ICE saltou de 5,2 pontos para 6,1 pontos. Em cinco países a situação atual melhorou entre julho e outubro e seis países estão na zona de avaliação favorável. O Brasil registrou aumento no ISA, mas ainda está na faixa de avaliação negativa (4,9 pontos). As expectativas são positivas em quatro países e melhoraram em seis países. No caso do Brasil, o IE passou de 5,9 para 7,3 pontos.

O quadro geral para a América latina, em especial para os países da América do Sul, está melhor na comparação entre julho e outubro. Se considerarmos a construção de um ICE com os 10 países sul-americanos, esse registra um aumento de 4,6 pontos para 5,4 pontos entre julho e outubro, superior ao resultado para a América Latina, que passou de 4,8 pontos para 5,2 pontos no mesmo período. No entanto, nenhum país já teria atingido a fase de expansão do ciclo econômico, situando-se ou na fase de recuperação ou na de declínio.
Falta de competitividade e de mão de obra qualificada foram os principais problemas econômicos apontados pelos países latino-americanos, resultado semelhante ao observado na Sondagem de abril, última vez em que este quesito foi incluído na pesquisa. 

O mesmo ocorre para o Brasil, embora o peso atribuído à questão da competitividade tenha diminuído, provavelmente associada ao tema da questão cambial. Entre abril e outubro, a taxa de câmbio real efetiva elaborada pelo IBRE/FGV teve uma desvalorização de 3% e de 5% em relação ao dólar. Inflação é um problema muito relevante para a Argentina (inflação de 24,5% para 2012 projetada pelos especialistas consultados), Uruguai (8,1%) e Venezuela (23,9%). Diferentemente do que tem ocorrido nos países europeus e nos Estados Unidos, o desemprego só foi considerado uma das questões mais importantes na Colômbia e no México.

Por último, na avaliação dos principais componentes do produto sob a ótica da despesa, os especialistas consideraram a situação atual do investimento desfavorável e a do consumo favorável. Esperam melhora nos dois componentes, que passariam para a zona favorável nos próximos seis meses. No caso do Brasil, o mesmo comportamento se repete, sugerindo crescimento do nível de atividade. (Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

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INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP
Prévia de novembro indica recuo da Confiança da Indústria
Na prévia de novembro de 2012, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 0,8% em relação ao resultado final de outubro, ao passar para 105,1 pontos. Após três meses de alta, o resultado atual convergeria o ICI à média histórica dos últimos 60 meses. Os dados preliminares de novembro sinalizam uma ligeira redução do grau de satisfação em relação ao momento presente e do otimismo em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) caiu 1,1% para 104,0 pontos, mantendo-se em patamar superior à média histórica recente pelo terceiro mês consecutivo. O Índice da Situação Atual (ISA) recuou 0,6%, para 106,2 pontos. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) recuou 0,2 ponto percentual na prévia de novembro, ao passar para 84,0%, nível acima da média histórica recente. Para a prévia dos resultados da Sondagem da Indústria foram consultadas 806 empresas entre os dias 01 e 20 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado em 27 de novembro  (Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE - Fechamento:

Tóquio / Japão
Ações asiáticas sobem com dados positivos da China e dos EUA
As ações asiáticas subiram nos pregões de hoje, dia 22/11, à medida que pesquisas industriais sólidas nos Estados Unidos e na China alimentaram o otimismo de que a desaceleração do crescimento global pode ter chegado ao fim.

- O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,76 por cento, atingindo o maior nível em uma semana e meia e marcando o quarto dia seguido de ganhos.
- O índice Nikkei do Japão saltou 1,56 por cento, para o maior nível de fechamento em seis meses e meio, ao passo que exportadores foram apoiados por esperanças de que um iene mais fraco irá impulsionar seus lucros. Os mercados financeiros do Japão estarão fechados na sexta-feira devido a feriado público.
- A bolsa de Taiwan subiu 0,24 por cento e Cingapura teve alta de 0,89 por cento. 
- O mercado avançou 1,02 por cento em Hong Kong.
- Enquanto o índice referencial de Xangai perdeu 0,72 por cento.

Análise - Os mercados acionários da região já têm sido sustentados pela recuperação do apetite por risco devido à diminuição das tensões no Oriente Médio e esperanças de que o resgate à Grécia será acertado na semana que vem. Sensível a matérias-primas, as ações australianas expandiram 1 por cento, para o maior nível de fechamento em dez dias com ganhos entre as mineradoras.
As ações sul coreanas avançaram 0,82 por cento, puxadas pelos papéis da Samsung Electronics, que atingiram um novo nível recorde de alta de 1,419 milhão de wons (1.300 dólares) devido a expectativas de forte crescimento dos lucros no setor de celulares.
O Índice preliminar de Gerentes de Compras do setor industrial da China do HSBC subiu para o maior nível em 13 meses, a 50,4 em novembro, indicando que a produção industrial está se recuperando e apontando para um renascimento do crescimento econômico após sete trimestres seguidos de desaceleração.
"Os dados sugerem que o crescimento da China atingiu o menor nível no terceiro trimestre e as perspectivas estão melhorando para pequenas e médias empresas no país", afirmou o sócio da empresa de pesquisa e consultoria Market Risk Advisory Naohiro Niimura.
Os dados chineses seguiram-se a um relatório divulgado na véspera mostrando que a atividade industrial nos Estados Unidos cresceu em novembro no ritmo mais rápido em cinco meses. Um aumento da demanda doméstica sugeriu que as fábricas podem dar um empurrão no crescimento econômico no quarto trimestre.


ONTEM - Fechamento Bovespa, NY e Bolsas Europeias

São Paulo / SP
Bolsa fecha em baixa de 0,37% com queda histórica da Eletrobras
A Bovespa recuou no pregão de ontem, dia 21/11, em uma sessão marcada pela queda histórica das ações da Eletrobras, com investidores temendo os impactos negativos da provável renovação antecipada de concessões elétricas sobre os resultados da estatal. O Ibovespa caiu 0,37%, a 56.242 pontos, pressionado por ajustes após o feriado da véspera. O giro financeiro do pregão foi de R$ 7,2 bilhões.
Dentre as blue chips, OGX caiu 4,91%, a R$4,65, após alta de 7,5% na última sessão. A preferencial da Petrobras recuou 2,67%, a R$18,62, e a da Vale subiu 1,06%, a R$ 35,44.
O destaque de alta do Ibovespa na sessão ficou com as ações ordinárias da Marfrig e as preferenciais da Cesp, que subiram 4,78% e 3,35%, respectivamente.
"Eu sou otimista em relação à bolsa no médio prazo, mas no curto prazo acho que vamos continuar sofrendo. Investidores estrangeiros tenderão a colocar menos dinheiro nas empresas que têm participação do governo", disse o sócio-diretor da Título Corretora, Márcio Cardoso.
Na cena externa, os mercados acionários avançavam depois que líderes políticos europeus afirmaram que estão perto de fechar um acordo sobre a liberação de nova parcela de resgate à Grécia, embora investidores ainda mostrassem cautela.
A bolsa paulista fará reunião na quinta-feira com membros do mercado para discutir e decidir se manterá o atual horário de negociação da Bovespa.


Nova Iorque / EUA
Bolsas americanas têm leve alta na véspera do feriado de Ação de Graças
As Bolsas americanas fecharam em alta nos pregões de ontem, dia 21/11, com o índice S&P 500 avançando pelo quarto pregão consecutivo e o volume de negociações entre os mais baixos do ano por se tratar da véspera do feriado de Ação de Graças.

- O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, avançou 0,38%, para 12.836 pontos.
- O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 0,23%, para 1.391 pontos.
- E o termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,34%, para 2.926 pontos.

Análise - Investidores receberam bem a notícia do cessar-fogo declarado entre israelenses e palestinos para dar fim à violência na faixa de Gaza. Por outro lado, a ausência de um acordo para liberar a ajuda de emergência para a Grécia e a ansiedade em relação a um acordo que impeça o "abismo fiscal" conteve um maior avanço dos índices.
Cerca de 4,6 bilhões de ações foram negociadas na Nyse (New York Stock Exchange), na Nasdaq e na Nyse MKT, volume abaixo da média diária de 2012, de 6,5 bilhões de ações.
As Bolsas americanas não abrirão amanhã devido ao feriado de Ação de Graças e, na sexta, fecharão às 16h (horário de Brasília), duas horas mais cedo que o habitual.
"Em feriados patrióticos, categoria na qual se enquadra o feriado de Ação de Graças, costumamos ver um rali com baixo volume", disse o estrategista-chefe de derivativos da TD Ameritrade em Chicago, J.J. Kinahan. "Não me surpreenderia se víssemos uma repetição desse padrão na sexta-feira, se não houver grandes notícias."


Tóquio / Japão
Bolsas têm leva alta na Europa com perspectiva de nova ajuda à Grécia
As principais Bolsas europeias fecharam em leve alta nos pregões de ontem, dia 21/11, apesar da indecisão sobre uma nova ajuda à Grécia estar deixando os investidores receosos.

- De acordo com dados parciais, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em alta de 0,27%, a 1.097 pontos.
- Em Londres, o FTSE 100 terminou o dia praticamente estável, em alta de 0,07%, a 5,752.03 pontos. 
- Em Frankfurt, o DAX 30 subiu 0,16% e fechou a 7.184,71 pontos.
- Já em Paris, o CAC 40 subiu 0,44%, para 3.477,36 pontos. 
- Em Milão, o Ftse/Mib subiu 0,82%, para 15.394 pontos.
- Em Madri, o Ibex-35 subiu 0,34%, a 7.805 pontos. 
- Em Lisboa, o PSI20 registrou valorização de 0,60%, para 5.303 pontos.

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INDÚSTRIA

Da redação - São Paulo / SP
MbAC Fertilizantes disponibiliza vagas para atuação no seu projeto Itafós Arraias SSP
A empresa oferece 213 oportunidades em diversas áreas com grau de escolaridade que varia entre o Ensino Médio e Técnico até a graduação.
A maior parte das vagas está na área de Manutenção (91) e na planta de fertilizantes (52). “Nosso compromisso e prioridade é contratar mão de obra local. Temos orgulho em poder oferecer centenas de vagas à população, pois, desta maneira, colaboramos com o desenvolvimento socioeconômico da região por meio da geração de emprego e renda”, diz Ana Paula Rodrigues, gerente de Recursos Humanos da companhia.
Atenta à valorização de sua equipe, a empresa oferece diversos benefícios como plano de saúde, seguro de vida, alimentação no local, política de remuneração alinhada às práticas corporativas e programas de educação, treinamento e desenvolvimento. “A MbAC Fertilizantes tem por objetivo buscar pessoas que queiram crescer junto à empresa, por isso valorizamos o trabalhador com condições e remuneração compatível  ao do mercado”, conclui a executiva.

Confira vagas abaixo:

Auxiliar de Almoxarifado, Auxiliar de Borracheiro Industrial, Auxiliar de Eletricista de Veículos, Auxiliar de Laminador, Auxiliar de Mecânico Industrial, Auxiliar de Mecânico de Veículos, Auxiliar de Mecânico Especializado, Auxiliar de Pedreiro, Auxiliar de Planejamento de Manutenção, Auxiliar de Produção, Auxiliar Eletricista Instrumentista

Técnico de Materiais, Técnico em Segurança, Técnico Químico de Produção
Laminador, Pedreiro, Arquivista, Projetista, Soldador, Balanceiro, Borracheiro, Torneiro Mecânico, Caldeireiro

Analista de Faturamento, Analista de PCP, Analista de Transporte, Analista Administrativo
Mecânico Especializado, Mecânico Industrial,
Engenheiro de Processo, Engenheiro de Produção

Assistente Administrativo, Assistente de Logística
Operador A, B e C, Operador de Produção B e C
Inspetor de Elétrica e Instrumentação, Inspetor de Manutenção de Equipamentos de Mina, Inspetor de Manutenção Mecânica Industrial

Instrumentista I, II e III
Lubrificador, Lubrificador de Veículos, Lubrificador II
Coordenador de Processo, Coordenador de Segurança

Supervisor Administrativo, Supervisor de Mecânica Industrial, Supervisor de Manutenção de Equipamento de Mina, Supervisor de Planejamento de Lavra
Borracheiro Industrial, Eletricista Industrial III, Encarregado de Almoxarifado
Motorista de Turno, Conferente/Apontador de Embarque, Faturista

Os interessados podem cadastrar o currículo no Centro de Referência da MbAC Fertilizantes, localizado na Praça Doutor João de Abreu, 23, no centro de Arraias. Pela internet, é possível enviá-lo para o e-mail recrutamento@mbacfert.com ou pelos sites www.vagas.com.br/mbac e http://brasil.infomine.com/careers/eoc/mbacfert.asp. Mais informações: 0800 648 1621.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da MbAC - MLA COMUNICAÇÃO)


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AGROBUSINESS

Da redação - São Paulo / SP
CNA: graças à avicultura, VBPA aumenta 6% em 2012 
Em suas mais recentes previsões sobre o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária brasileira em 2012, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) aponta, para a produção animal, aumento de 6%, menos da metade do aumento previsto para a produção agrícola, que deve registrar expansão de 14,5%. Mesmo assim, o aumento do VBPA está vinculado apenas à avicultura, ou seja, à carne de frango e aos ovos. Para a CNA, o VBP das carnes bovina e suína sofrerá redução (de 6,4% e 11,6%, respectivamente), enquanto o VBP do leite deve aumentar 4,4%, abaixo, portanto, da inflação anual. Assim, a contribuição para o aumento do VBPA virá, exclusivamente, da carne de frango (VBP 35% maior que o de 2011) e do ovo (aumento de 29%). Para chegar a esses índices de expansão, a CNA estimou aumento de 2% na produção de carne de frango e de ovos, além de incrementos de, respectivamente, 32,1% e 26,3% nos preços médios reais dos dois produtos.  Detalhe: independente de alcançar ou não o VBP previsto, a carne de frango está colocada como o quarto principal produto da agropecuária brasileira, atrás apenas da soja, da carne bovina e da cana de açúcar. 


Da redação - São Paulo / SP
Monsanto é eleita uma das 25 Melhores Empresas Multinacionais para se Trabalhar do Mundo
A Monsanto, pioneira no desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras que contribuem para que o agricultor produza mais, conserve mais e melhore sua qualidade de vida, foi eleita uma das 25 Melhores Empresas Multinacionais para se Trabalhar do Mundo, segundo o Instituto Great Place to Work. A empresa ficou na 14ª colocação e é a única do setor agrícola na lista. A premiação reconheceu a excepcional cultura de trabalho da Monsanto e a sua reputação de ser uma empresa que atrai e retém talentos em todo o mundo. "Esta é uma conquista que compartilhamos com apenas 24 outras empresas globais", disse Hugh Grant, Presidente do Conselho e CEO da Monsanto. "Esse prêmio é uma prova do compromisso e do envolvimento de todos os nossos funcionários para tornar a Monsanto um ótimo lugar para se trabalhar.”
A companhia foi eleita entre um grupo de 251 multinacionais que se qualificaram para concorrer ao prêmio. Para participar, essas empresas precisam aparecer em pelo menos cinco listas do Great Place to Work em diferentes regiões, ter pelo menos 5.500 funcionários em todo o mundo e 40% de sua força de trabalho global deve estar fora do país de origem da empresa.
“O prêmio é um reconhecimento ao trabalho árduo dos nossos mais de 20 mil talentosos funcionários em todo o mundo. A agricultura é um celeiro de oportunidades e a Monsanto é um lugar onde as pessoas encontram um ambiente inovador em que é possível investir tanto no desenvolvimento de soluções agrícolas sustentáveis quanto no aprimoramento de suas carreiras. Ficamos ainda particularmente orgulhosos ao saber que o Brasil foi uma região chave para que a Monsanto conquistasse esse prêmio, juntamente com México, Índia, Argentina e América Central”, afirma André Franco, diretor de Recursos Humanos da Monsanto no Brasil.
De acordo com o instituto Great Place to Work, as empresas incluídas na segunda lista anual das Melhores Empresas para Trabalhar entre as Multinacionais estão criando postos de trabalho dedicados a promover o orgulho, a confiança e a camaradagem entre os seus funcionários.  "A inclusão da Monsanto nesta prestigiada lista demonstra seu compromisso em melhorar continuamente a vida de seus funcionários e estabelecer novos padrões inovadores para os locais de trabalho do futuro", disse Susan Lucas-Conwell, CEO Global do Great Place to Work®.
Em 2012, a Monsanto foi reconhecida nas listas das Melhores Empresas para se Trabalhar do Brasil pela 13ª vez consecutiva, da América Central, da Guatemala, da Índia, da América Latina, do México e de Porto Rico, segundo o Instituto Great Place to Work.  (Fonte: Assessoria de Imprensa da MOnsanto - CDI Comunicação Corporativa)


Da redação - São Paulo / SP
Alta do frango vivo prossegue, mas só alcança Minas Gerais 
Depois de ter seu preço igualado ao de São Paulo, o frango vivo comercializado em Minas Gerais volta a registrar valorização maior e a distanciar-se. Ontem obteve nova alta de cinco centavos, a terceira nos três primeiros dias de negócios da semana, sendo negociado por R$2,70/kg. Como, em São Paulo, os preços permaneceram estáveis nos últimos dois dias, a diferença entre as duas praças fica, novamente, em 10 centavos, como ocorreu pela última vez entre agosto e setembro deste ano.
O fato de a cotação no interior paulista ter se mantido inalterada na terça e quarta-feira não significa que o mercado local sofreu esfriamento. Ele permanece firme, com ofertas reconhecidamente inferiores à demanda – o que, inclusive, gera a expectativa de registro de novo ajuste de preços nesta quinta-feira, o melhor dia de negócios da semana. Há indícios de que, repetindo ocorrência tradicional na avicultura brasileira, em outubro passado houve incremento (pelo menos em relação a meses anteriores) no alojamento de pintos de um dia. É o frango que está sendo abatido neste instante. Mas se é verdade que aumentou o número de cabeças alojadas parece que, novamente, “o homem pôs e Deus dispôs”. Porque as temperaturas desta Primavera têm sido tão elevadas a ponto de não só causarem significativo aumento da mortalidade, mas também sensível perda de produtividade, algo que se traduz por frangos com peso abaixo do normal. E isso contribui ainda mais para manter a oferta deficitária.


Da redação - São Paulo / SP
Tyson inova com embalagem à vácuo na linha de frangos temperados resfriados
A Tyson do Brasil lança no mercado cortes de frango temperados resfriados da marca Macedo em embalagens à vácuo termoformadas. A empresa é a primeira avícola do País a usar esse tipo de embalagem. “Queremos garantir que os produtos cheguem frescos à mesa do consumidor com a qualidade já atribuída a nossa marca”, afirma Renato Gheller, diretor Comercial da Tyson do Brasil. As embalagens termoformadas são feitas de filme plástico multicamadas 100% reciclável. Elas foram escolhidas porque são mais seguras e protegem melhor o produto. Como são seladas, evitam possíveis contaminações e os comuns vazamentos das embalagens tradicionais, de maneira que não sujam o local onde são armazenadas. “Elas são uma evolução das tradicionais embalagens em bandejas, já reconhecidas e atestadas pelos próprios consumidores, especialmente do ponto de vista da segurança e conservação dos alimentos. Além disso, ainda estão alinhadas aos conceitos de preservação ambiental ao deixar de lado a bandeja de isopor e ser totalmente reciclável”, comenta Gheller.
As novas embalagens trazem ainda outra vantagem para o consumidor: a completa visualização do produto. “Sua parte inferior totalmente transparente permite que o consumidor veja o que está comprando e ateste a qualidade do produto que está levando pra casa”, complementa o executivo.
Os pontos-de-venda também serão beneficiados. Com a embalagem à vácuo, a durabilidade na prateleira (shelf life) dos cortes de frango temperados resfriados passa a ser 18 dias, diminuindo as chamadas quebras (vencimento do produto na gôndola) que são comuns para os alimentos perecíveis. A tampa selada, que impede vazamentos, também mantém as gôndolas limpas e reduzem o trabalho de limpeza dos estabelecimentos.
A linha temperada resfriada da Macedo disponibiliza as seguintes opções de cortes de frango: filé de peito, coxas e sobrecoxas (sem osso), coxinhas das asas, sobrecoxas, filezinho (sassami), meio das asas e coração. É ideal no preparo das refeições de última hora. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Tyson - CDI Comunicação Corporativa)

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SETOR AUTOMOTIVO

São Paulo / SP
François Dossa assume comando da Nissan no Brasil
O economista François Dossa, de 49 anos, atual diretor geral de administração e finanças da Nissan do Brasil, assumirá a presidência do grupo automotivo em 1º de janeiro. Ele será o substituto de Christian Meunier, que no fim de outubro foi indicado para comandar a filial do grupo japonês no Canadá.
Francês naturalizado brasileiro há 23 anos, Dossa chegou ao grupo Nissan em abril. Antes, presidiu o banco Société Générale, sendo responsável pelas operações no Brasil e na América Latina. Também foi diretor de finanças de exportação do banco Paribas, em Paris, e gerente comercial da CGEE Alsthom do Brasil, em São Paulo. Atualmente, preside a Câmara de Comércio Brasil-França. Dossa terá como desafio manter a trajetória de crescimento da marca. Sob o comando de Meunier nos últimos dois anos e meio, a participação da Nissan no mercado brasileiro de veículos passou de 0,8% para 3%, com crescimento de vendas de 23.141 unidades, em 2009, para 89 mil, até outubro deste ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Em nota divulgada ontem, a empresa afirma que "trabalha para atingir a meta de 5% do mercado até 2016". Informa ainda que, nesse período, pretende lançar oito novos modelos, dos quais quatro serão produzidos na fábrica a ser inaugurada em Resende (RJ) no início de 2014. Os quatro modelos serão o compacto March e o sedã Versa - hoje importados do México -, o inédito utilitário-esportivo Extrem, apresentado como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro, e um quarto veículo a ser anunciado.
A nova fábrica vai consumir R$ 2,6 bilhões em investimentos e terá capacidade para 200 mil veículos ao ano.
Na sexta-feira, o presidente mundial do grupo Renault/Nissan, o franco-brasileiro Carlos Ghosn, estará no Brasil para falar das expectativas da companhia no mercado brasileiro. No domingo, ele assistirá à final da Fórmula 1 em Interlagos. No sábado, o vice-presidente global de marketing da Nissan, Andy Palmer, e o vice-presidente da Infiniti (marca de luxo do grupo), Johan de Nysschen, também vão falar sobre os planos de expansão de empresa no Brasil, durante os treinos da F1.

As cotas - De janeiro a outubro deste ano, as vendas da Nissan cresceram 87% em relação ao mesmo período de 2011. A marca saltou da 12ª para a 7ª posição no ranking nacional de automóveis e comerciais leves. A trajetória de crescimento da marca, contudo, foi freada após o estabelecimento de cotas de importação determinadas pelo acordo automotivo entre Brasil e México, em vigor desde março. A montadora produz os modelos Livina, Grand Livina e Frontier na fábrica que opera em conjunto com a Renault, no Paraná, mas 70% dos carros vendidos no País, como March, Versa e Tiida, vêm do México.
À Nissan coube uma cota de importação de 35 mil veículos para o período março de 2012 a março de 2013, livre do Imposto de Importação de 35%. O volume já foi atingido e, a partir deste mês, a empresa está importando alguns modelos com alíquota integral. Com isso, o preço do March, o mais vendido da marca, subiu R$ 1,1 mil, para R$ 26.060. (Agência Estado)

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SERVIÇOS e VAREJO

Da redação - São Paulo /SP
Black Friday terá descontos de até 90%
A terceira edição do Black Friday no Brasil promete ter não só o maior volume de vendas, mas um número de ofertas recordes para os consumidores. Diferentemente dos anos anteriores, quando um número pequeno de lojas aderiu ao saldão virtual, neste ano, pelo menos 300 estabelecimentos já garantiram presença no evento. Às vésperas do Black Friday, os principais players mantêm em sigilo as grandes ofertas que farão. A expectativa de Pedro Eugenio, criador do Busca Descontos e idealizador da versão brasileira do Black Friday, é de que os descontos variem de 15% a 75%.
Mas, em alguns casos, as promoções chegam a até 90%. É o caso do e-commerce de moda Lets, que promete oferecer mais de 3 mil itens, como roupas e acessórios, com até 90% de desconto. As ofertas, inclusive, ficarão à disposição dos consumidores cadastrados já a partir das 18h de quinta-feira.
Uma novidade deste ano será a participação da companhia aérea TAM que, embora não adiante o percentual do desconto que vai oferecer – por estratégia de mercado -, promete dar descontos para viagens de fim de ano, férias de janeiro e de julho. Serão ofertas os destinos que a companhia opera no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.
O Nova Pontocom, e-commerce do Grupo Pão de Açúcar, também promete “vir forte” no Black Friday de 2012. Pioneiro do evento com a bandeira Extra.com, a rede terá descontos em todas as categorias de produto, segundo Vicente Rezende, diretor de marketing da Nova Pontocom. Os descontos chegarão a 70% e estarão disponíveis a partir das 22h desta quinta-feira.
No Magazine Luiza, os descontos chegarão a até 60% em 3 mil itens da loja. No Walmart, a expectativa é quadruplicar as vendas em relação a um dia normal de vendas, oferecendo descontos de até 70%.
A Baby.com, loja voltada a produtos infantis, terá produtos com preços até 80% no Black Friday deste ano. Já a Sepha, especializada em perfumes, terá produtos com desconto de até 70%, em perfumes das marcas Givenchy, Lancôme, Calvin Klein, Dolce & Gabbana, Cacharel, Ferrari e Diesel.
A Netshoes também estará no Black Friday com descontos de até 70% em produtos da linha futebol, casual, fitness, bike, basquete e tênis. Nos itens tênis e vestuário performance, os preços serão até 58% menores.
Já na Hope, os descontos do Black Friday serão mais tímidos: de 10% nas compras acima de R$ 50, válido para a loja virtual e para 100 lojas da rede no país.

Dicas ao comprar - Com uma infinidade de produtos à disposição, com preços fora do convencional, algumas dicas podem ser observadas para que as melhores oportunidades não passem batidas aos olhos do consumidor.
Pedro Eugenio recomenda os “caçadores de descontos” a fazerem uma lista com os itens que o consumidor pretende comprar, uma espécie de “top 10” dos produtos mais desejados. Além disso, é importante o consumidor observar o orçamento, para não comprometer o início do ano com dívidas. A velha recomendação de comparar os preços em diferentes lojas também vale para o Black Friday. Na edição deste ano, o evento terá também o Selo Oferta Black Friday, que garante que o produto estará à venda com preços realmente promocionais. (Fonte: IG/SP)

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COMÉRCIO EXTERIOR

Da redação - São Paulo / SP
Suínos brasileiros rumo ao Japão
Caso as últimas pendências formais para a liberação dos negócios sejam removidas em breve, as exportações poderão começar em 2013. “Estou otimista. A etapa mais difícil já foi ultrapassada”, diz Pedro de Camargo Neto, presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). “Agora é só vencer algumas questões burocráticas.” O que falta é a definição da certificação sanitária para os produtos brasileiros que poderão entrar no Japão – último passo de um processo de aprovação que tem ao todo 12 etapas. A certificação terá de acompanhar cada contêiner embarcado.

Há pelo menos cinco anos, Camargo batalha, no Brasil e no exterior, em prol da permissão para a venda de produtos suínos no mercado japonês, o maior importador mundial, com gasto superior a US$ 5 bilhões por ano. Em 2011, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o Japão comprou 1,2 milhão de toneladas de carne de porco, principalmente americana. A abertura de um mercado desse porte, estima a Abipecs, pode somar no longo prazo 350 mil toneladas por ano às exportações do Brasil, que foram de 516 mil toneladas em 2011.

A perspectiva de liberação começou a se concretizar no fim de agosto, quando o governo japonês reconheceu o estado de Santa Catarina como área livre de febre aftosa sem vacinação – um pré-requisito indispensável para o fornecimento ao Japão. Após a certificação, será decidida a lista de frigoríficos aptos a embarcar suínos para lá, com base em sugestão do Ministério da Agricultura do Brasil. “O ministério está tomando o cuidado de indicar as fábricas mais qualificadas”, diz Antonio Augusto De Toni, vice--presidente de Mercado Externo da BRF. De acordo com ele, a companhia está habilitada a fazer parte da seleção: “Temos a moderna fábrica de Campos Novos, construída dentro dos melhores padrões mundiais, e vamos indicar também a de Herval d’Oeste, que sempre recebeu muitos investimentos”. A expectativa é que as vendas da BRF ao Japão alcancem US$ 200 milhões por ano dentro de quatro anos. Hoje, a exportação de suínos rende à empresa cerca de US$ 450 milhões por ano.

Além do que pode representar diretamente, a abertura do mercado japonês é relevante pela repercussão em outros potenciais compradores. “A chancela é o mais importante de tudo”, diz De Toni. União Europeia, México e Coreia do Sul são os próximos alvos. “Um mercado puxa outro”, afirma Camargo.
“Esperamos que em seguida venha a Coreia do Sul.”

A imagem estereotipada sobre os hábitos alimentares no Japão é a de um povo que vive à base de arroz, peixes, frutos do mar, algas e alguns legumes, devidamente seguidos de um chá. É verdade que esses produtos são fundamentais nas refeições do povo japonês e, mais ainda, no cardápio dos restaurantes de origem nipônica no Brasil – onde nos acostumamos com os sushis, os sashimis e os tempurás. Mas as carnes têm também presença marcante na mesa japonesa atual, muito mais farta desde que o país se tornou um dos mais ricos do mundo, com poder de compra para importar o que não produz – 60% dos alimentos que consome vêm de fora.

A carne de porco, em especial, é tão apreciada que tornou o Japão o maior importador de produtos suínos do mundo. O porco aparece em diversos preparos na cozinha japonesa. O prato mais familiar aos brasileiros – também virou um sucesso aqui – é o guioza, pastelzinho de origem chinesa que pode ser frito, cozido ou grelhado. Nele, a carne suína misturada a legumes é o recheio. Também de origem chinesa, os japoneses consomem o subuta, que consiste de porco em pedaços com molho agridoce. Costeletas, filés ou lombos fritos e empanados são chamados de tonkatsu. No popular katsudon, uma tigela de arroz é coberta com porco cozido, cebola e ovo. Shabu shabu é um cozido em que a carne é mergulhada em caldo quente de peixe ou carne. São múltiplas as formas de o consumidor japonês apreciar uma boa carne de porco. Em breve, de suínos criados no Brasil.  (Fonte: Revista BRF)

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TI, WEB e e-COMMERCE

Da redação - Brasília / DF
Acesso à internet por celulares aumentou 74% até outubro
O número de acessos à internet por banda larga fixa e móvel subiu para 85,5 milhões no mês de outubro. O maior crescimento foi o da banda larga móvel: 74% nos últimos 12 meses. Os dados constam de levantamento feito pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Do total de 65,5 milhões de conexões da rede móvel no último ano, 52,5 milhões foram pela conexão 3G de celulares, que aumentou em 74% na cobertura nacional. O número de conexões por terminais de dados – do tipo modem e chip - de conexão máquina-máquina, chegou a 13 milhões. As redes de terceira geração estão instaladas em 3.127 municípios, onde vivem 87% da população brasileira. O levantamento da Telebrasil também indicou crescimento de novos acessos à rede por banda larga. No último ano, 29,6 milhões de acessos foram ativados, o que representa aumento de 53% em relação a outubro de 2011. Já os acessos por banda larga fixa chegaram a 20 milhões em outubro deste ano, dos quais 1,7 milhão foram ativados nos últimos 12 meses.
As redes de banda larga gratuita atendem a mais de 63 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio. De acordo com a consultoria Akamai, especialista em soluções de aceleração e segurança de conteúdo para internet, a velocidade da banda larga no Brasil aumentou 50% nos últimos dois anos e chegou a 2,1 megabits por segundo em 2012.
(Fonte: Agência Brasil)


Da redação - São Paulo / SP
IBM libera US$ 4 bilhões para financiar TI a clientes e parceiros
A IBM Global Financing, braço de leasing e financiamentos da companhia, através do Banco IBM no Brasil, anuncia hoje que destinará 4 bilhões de dólares em financiamentos de TI a clientes do mundo todo, por meio de seus parceiros de negócios. A iniciativa é válida para um período de 12 meses e tem o objetivo de tornar mais fácil e acessível a obtenção de crédito.
O financiamento vai possibilitar a parceiros e clientes IBM adquirirem tecnologias avançadas como Cloud Computing, Business Analytics e PureSystems. “Esse anúncio se baseia na necessidade de oferecermos recursos para apoiarmos empresas em todo o mundo, transformando ideias em realidade de negócio", afirma Antônio Rascão, presidente do Banco IBM no Brasil.  O Banco IBM oferecerá pacotes de leasing e empréstimo, alguns começando com taxas próximas a 0%, em 12 meses. Esta oferta permite que as empresas adquiram tecnologias e serviços IBM, por meio de parceiros de negócios da companhia, ou mesmo de outros fabricantes, possibilitando o gerenciamento do fluxo de caixa com mais eficácia.
Em 2011, a IBM Global Financing liberou, por meio de seus parceiros de negócios, 1 bilhão de dólares para as pequenas e médias empresas. Esse valor foi utilizado por 6,8 mil empresas em todo o mundo em 12 meses, superando a previsão inicial de 18 meses. O financiamento estará disponível por meio dos parceiros de negócios IBM, revendedores e distribuidores, em mais de 50 países. (Fonte: Assessoria de Imprensa da IBM) 


Da redação - São Paulo / SP
Orbium investe em monitoramento de marcas e pessoas em redes sociais
Atenta às demandas do mercado, a Orbium, fornecedora de soluções de atendimento ao consumidor, lançou um sistema para monitorar marcas, pessoas e produtos em redes sociais. Batizado de Orbium Social, a ferramenta utiliza técnicas de Big Data para rastrear, armazenar e processar as publicações nas redes sociais, sites de notícias, blogs e canais como o Reclame Aqui, transformando-as em dados estratégicos para auxiliar nas tomadas de decisões. “Desenvolvemos a solução em linha com a necessidade do mercado”, sintetiza Fabrício Martins, vice-presidente de operações da Orbium. De acordo com ele, as redes sociais não podem mais ser ignoradas pelas empresas e por isso elas já começam a criar estratégias nessa área.
Levantamento realizado pela Orbium com 156 companhias no Brasil, aponta que 57% das organizações já realizaram monitoramento de suas marcas nas redes sociais manualmente e 23% de forma automatizada. Martins explica que o Orbium Social faz uma varredura completa e de forma automática no Facebook, Twitter, Google Plus, LinkedIn, Youtube, Reclame Aqui e sites de notícias que aceitam comentários de leitores, para mapear menções.
Segundo a empresa, agências de marketing, publicidade, profissionais que trabalham com inteligência de mercado e pessoas físicas [como artistas e políticos] podem usar a tecnologia para mapear o que falam sobre elas nas redes. O software, então, entende as redes sociais como mais um canal do contact center, integrando as informações extraídas dessas mídias às funcionalidades do atendimento ao cliente.

O executivo aponta que a revolução de um problema gerado a partir das redes sociais e enviado para a ferramenta pode acontecer em um período de tempo até 80% menor em comparação com canais tradicionais como e-mail e telefone. “Hoje, as empresas têm de ser ágeis. Uma reclamação na internet é algo crítico para os negócios”, afirma. A tecnologia pode ser implementada dentro de casa ou ainda na nuvem, assinala Martins. O sistema também pode ser adquirido individualmente para empresas ou pessoas que tenham interesse em conhecer e gerir sua imagem no universo virtual. Ou ainda integrado ao Orbium, software de contact center que gerencia o relacionamento com clientes.

Mobilidade - O sistema terá versão compatível com Android, informa Martins, o que permitirá o acompanhamento do trabalho por meio de um smartphone ou tablet. “As análises geradas pelo Orbium Social serão filtradas e poderão ser consultadas a partir desses aparelhos, de acordo com a necessidade de cada usuário”, explica. O download do aplicativo para dispositivos móveis estará disponível a partir do primeiro trimestre de 2013 em lojas virtuais, como a Google Store e a Apple Store. A companhia tem planos de liberar o aplicativo para usuários de outros sistemas operacionais em breve. 
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Orbium)

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MERCADO DE LUXO

Londres / Inglaterra
Manolo Blahnik será homenageado
O venerado estilista espanhol de sapatos Manolo Blahnik receberá na próxima terça-feira, dia 27/11, uma homenagem por sua carreira no Prêmio da Moda Britânica, em Londres. (LEIA MAIS)


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MERCADO VERDE e SUSTENTABILIDADE

Da redação - São Paulo / SP
Agaxtur Turismo é referência em ações socioambientais
Atitudes ambientais responsáveis, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente ricas. Foi com essas premissas que a Agaxtur Turismo investiu na sustentabilidade do cotidiano de seus colaboradores e já colhe frutos extremamente significativos dessas ações. A matriz da empresa, na capital paulista, por exemplo, reduziu em praticamente 40% o consumo de energia. Quando a campanha teve início, em dezembro de 2010, o gasto mensal era de mais de R$ 13 mil. Já em setembro deste ano, o gasto da empresa caiu para pouco mais que R$ 7 mil, valor considerado razoável para uma empresa de três andares e mais de 180 colaboradores trabalhando na matriz. Todo o projeto foi encabeçado pela vice-presidente da Agaxtur Turismo, Andrea Leone, com a supervisão de todo o departamento de Recursos Humanos. “Além das ações serem discutidas pela própria diretoria, criamos o Comitê Sustentável, onde os funcionários participam com dicas, sugestões, ideias, gerindo o conceito sustentável dentro da empresa e levando também para as suas casas. As reuniões são feitas uma vez por mês”, analisa Andrea.

Além do consumo de energia, a empresa adotou novas políticas, como:

- Coleta seletiva dos resíduos, com a conscientização da equipe de limpeza. Hoje 100% dos resíduos são separados;
- Semanalmente, uma dica de sustentabilidade é divulgada no mural da empresa;
- Diminuição de copos descartáveis. A intenção é que 100% dos colaboradores usem squeezes;
- Reutilizar todos os rascunhos produzidos. Para tanto, basta que o colaborador coloque as impressões que não deseja mais utilizar em caixas de “rascunho”, localizadas em todos os departamentos;
- Conscientização via redes sociais. Publicações no Facebook, blog e/ou Twitter dão dicas de sustentabilidade semanalmente;
- A partir de agora, todos os fornecedores da empresa devem apresentar ações sustentáveis durante os treinamentos;
- Agora, a assinatura de e-mail da equipe de Produtos conta com frases referentes às ações sustentáveis da Agaxtur;
- Em 2012, o objetivo é aumentar em 30% o número de cartas atendidas do Natal do Correios;
- Incentivar a participação de colaboradores em ações em uma instituição social. 

“Conseguimos conscientizar nossos colaboradores, inclusive, sobre a importância de economizar impressões em folhas sulfite. Sabemos que não é possível extinguir o uso do papel em uma empresa, mas, reduzindo o uso, o meio ambiente agradece”, disse o presidente da Agaxtur Turismo, Aldo Leone Filho. Com a automatização de apenas um processo no departamento financeiro, cerca de 70 folhas são economizadas por semana e a previsão é de reduzir o uso de 1.435 folhas até o final do ano. Além da economia de impressões, que consequentemente gera economia de recursos materiais, como papel, tinta da impressora e energia elétrica, a otimização deste processo também resultou na diminuição de tempo de conferência para os colaboradores envolvidos. Isso faz com que o funcionário tenha tempo para se dedicar a outras atividades.

Sobre a Agaxtur - Uma das maiores operadoras de turismo do País, a Agaxtur foi fundada em 1953, em Santos, no litoral paulista. Hoje, a empresa conta com escritórios em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, no Rio de Janeiro e na Argentina (Bariloche e Buenos Aires). O negócio administrado pela família Leone gerencia cerca de 100 mil viagens por ano, com destaque para os cruzeiros pela costa brasileira e passeios com destino a Bariloche, na Argentina, produtos que a Agaxtur orgulha-se de ter sido a pioneira no mercado. Outro ponto forte são as viagens para o Walt Disney World (Estados Unidos), atrativo que, inclusive, classificou a empresa como Select Tour Operator, valorizando um atendimento que já é reconhecido internacionalmente. Com mais de 200 mil clientes ativos, entre empresas e pessoas físicas, a operadora conta com uma variada oferta de destinos e serviços, entre eles o Agaxtur Exclusive - uma linha de produtos premium, voltada para clientes com alto nível de exigência. Para o público empresarial, as viagens de incentivo se apresentam como ótima solução para clientes que tratam o turismo como uma atividade criativa. 


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Responsabilidade Social

Da redação - Porto Alegre / RS
Clube de Sinergia da rede Accor realiza curso gratuito de camareiro em parceria com instituição 
O Novotel Porto Alegre Três Figueiras, junto com as unidades Mercure que integram o Clube de Sinergia da rede Accor, fez uma parceria com a instituição Lar Dom Bosco (Rua Duque de Caxias, 380 – Centro), em Porto Alegre/RS - que atende pessoas em vulnerabilidade social – para realizar cursos gratuitos de camareiro. No total são 100 horas/aula para 20 educandos da faixa dos 18 aos 59 anos. Na primeira fase, acontecem as aulas teóricas sempre nas terças, quartas e quintas-feiras no Lar Dom Bosco; sendo que na etapa seguinte, a partir do dia 06 de dezembro, os alunos recebem a parte prática em um dos hotéis da rede com orientação dos colaboradores das unidades. 
Conforme o gerente-geral do Novotel Porto Alegre Três Figueiras, Alexandre Facchini, a intenção é proporcionar uma nova perspectiva aos interessados em ingressar ou retornar ao mercado de trabalho. “Nossa ideia é oferecer condições a todos através da formação da mão-de-obra especializada. Alguns dos alunos com mais de 50 anos encontram dificuldades em conseguir um emprego”, destaca Facchini. O Lar Dom Bosco é uma das obras sociais Salesianas, vinculado à Inspetoria São Pio X, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. A missão da instituição é acolher crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.  (Fonte: Amorim Comunicação)

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AGENDA i-press.biz

Da redação - Porto Alegre / RS
Grupo RBS é Cliente Destaque da Assespro-RS
Uma das maiores empresas multimídia do Brasil, o Grupo RBS é   grande consumidor de tecnologia, com muitos fornecedores. Por isso, o Grupo é vencedor do Prêmio da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS) na categoria Cliente Destaque. O evento será no próximo dia 26, na noite festiva de posse da nova diretoria da Entidade. O jantar  será realizado na Casa Vetro, no bairro Jardim Europa, em Porto Alegre. Convites podem ser adquiridos até o dia 22 de novembro pelo telefone (51) 34335180 ou pelo site: http://premioassespro.eventize.com.br/.

Categorias concorrentes - Serão destacados no Prêmio Assespro-RS 2012 empresas, entidades e personalidades da área de TI e Comunicação que colaboram para o desenvolvimento do setor. As categorias são: CIO Destaque, Cliente Destaque, Colunista Destaque, Destaque Acadêmico, Destaque Político de TI, Empresa Destaque de TI, Empresa Parceira, Empresa Pública de TI, Empresa Startup, Entidade Parceira, Jornalista Destaque, Jornalista Digital, Mídia Digital, Personalidade de TI, Personalidade do Ano, Prêmio Especial Compromisso com o futuro do RS e Prêmio Qualidade. 

Serviço:
O que? Jantar Prêmio Assespro-RS
Quando? 26 de novembro, às 19h30min
Onde? Casa Vetro – Rua Veríssimo do Amaral, 150 – Jardim Europa - Porto Alegre

Como: Convites podem ser adquiridos até o dia 22 de novembro pelo telefone (51) 34335180 ou pelo site: http://premioassespro.eventize.com.br/.

(Fonte: Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)



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