Edição 778 | Ano IV


São Paulo / SP
Prisão de chefe do Google mostra falta de lei brasileira para conteúdo na web

A recente prisão de Fábio Coelho , presidente do Google no Brasil, mostra que o País ainda vive um momento de indefinição sobre como deve ser tratado o conteúdo publicado na web, e em que situações ele deve ser retirado do ar. O executivo foi preso após a empresa manter no ar um vídeo publicado no YouTube com supostas acusações a Alcides Bernal (PP), candidato à prefeitura de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. “O Brasil está omisso em relação a este assunto, está atrasado. Não existe nenhuma lei que diz que tipo de conteúdo deve ser retirado”, disse o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB-MG), relator do projeto de Lei nº 84/1999, ao iG .
A proposta do PL-84, atualmente em discussão no Congresso, é definir os tipos de crimes virtuais e a conduta dos provedores (empresas que fornecem conexão de internet, mas também empresas que oferecem serviços na web, como redes sociais) no caso de investigações sobre crimes como pedofilia ou difamação na web. Já para Gisele Arantes, advogada especialista em direito digital do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados, a legislação atual, apesar de não tipificar os crimes virtuais, ainda permite que a Justiça trate a maior parte dos casos que envolvem a web. “Leis que tratem do mundo virtual fazem falta, mas conseguimos trabalhar bem usando ao fazer a analogia com as leis existentes”, diz Gisele.

Recurso negado - Segundo Gisele, o juiz da 35ª Zona Eleitoral de Campo Grande (MS), Flávio Saad Peron, pediu a prisão de Fábio Coelho com base no artigo 347 do Código Eleitoral, que estabelece que ninguém deve recusar o cumprimento às ordens da Justiça Eleitoral ou impedir a sua execução – independentemente do ambiente a que esta ordem se aplique, seja real ou virtual. O mandado de prisão foi expedido apenas depois que o juiz solicitou a retirada dos vídeos do site. Segundo o Google, o vídeo continuou no ar porque a empresa entendeu que ele não infringia as leis brasileiras e, por isso, entrou com um recurso. “Enquanto aguardávamos a apreciação de nosso recurso, um mandado de prisão foi expedido contra minha pessoa na qualidade de representante legal do Google Brasil”, disse Coelho, em uma mensagem publicada no blog oficial do Google.
Segundo Gisele, do PPP Advogados, o Google deveria ter cumprido a ordem judicial no momento em que ela foi expedida pelo juiz. “Não cabe à empresa nenhum juízo de valor. Ela deve cumprir a decisão no prazo especificado”, diz a advogada. O presidente do Google foi liberado no mesmo dia da detenção (26), após o mesmo juiz que indeferiu o recurso emitir seu alvará de soltura, por considerar que se trata de um crime de menor potencial ofensivo.

Defesa da liberdade de expressão - Após a liberação de Coelho, o juiz declarou o recurso do Google indeferido e a empresa foi obrigada a bloquear o acesso ao vídeo no Brasil. Internautas que acessam o site a partir de outros países, no entanto, conseguem acessar o vídeo normalmente. “Estamos profundamente desapontados por não termos tido a oportunidade de debater plenamente na Justiça Eleitoral nossos argumentos de que tais vídeos eram manifestações legítimas da liberdade de expressão e deveriam continuar disponíveis no Brasil”, disse Coelho, no blog oficial. Em casos recentes, como do filme anti-islâmico “Inocência dos muçulmanos” que causou manifestações em diversos países do Oriente Médio, o Google também optou por enfrentar a Justiça e manter o vídeo no ar. “Este vídeo se enquadra claramente em nossas regras e, assim, ele não tem razão de ser excluído do YouTube. No entanto, nós temos restringido o acesso ao filme em países onde ele é ilegal, como Índia, Indonésia e Líbia”, disse um representante do YouTube à BBC. “Temos políticas bem claras sobre quais vídeos são inaceitáveis – e quando denunciados, nós analisamos e, se necessário, removemos”, diz Coelho, do Google. Em suas diretrizes para vídeos publicados no YouTube, o Google proíbe que os usuários publiquem vídeos com conteúdo de sexo e nudez, apologia ao ódio, que contenham imagens chocantes ou de crianças. No site oficial, é possível consultar a lista de restrições para vídeos do YouTube.

Polêmica é antiga - O Google já enfrentou diversos processos no Brasil que pediam a remoção de conteúdo de serviços como o YouTube e Orkut. Em alguns dos casos, alguns deles movidos por celebridades, o Google levou a melhor e o conteúdo continua no ar. Foi o caso da apresentadora Daniella Cicarelli , que pediu a remoção de um vídeo que mostrava imagens íntimas dela com seu namorado Tato Malzoni em uma praia da Espanha em 2006.

A apresentadora Xuxa Meneghel também perdeu um processo contra o Google no início de 2012, quando pediu a remoção de todos os resultados de busca que ligassem o nome da apresentadora a conteúdos de pedofilia ou sexo. A maior parte dos links está relacionada ao filme “Amor estranho amor”, em que Xuxa participa de cenas sensuais com um adolescente. O processo foi iniciado pela apresentadora em 2010. 

Projetos de Lei - O projeto de Lei nº 84, do deputado Eduardo Azeredo, está em discussão desde 1999. A demora se deve ao seu teor polêmico. Entidades de defesa da internet acusam o projeto de restringir a liberdade de expressão na internet e também solicitar que os provedores de acesso e serviços “espionem” as atividades dos usuários enquanto navegam na web, de modo a contribuir com as autoridades em futuras investigações sobre crimes cometidos em ambiente virtual. Segundo Azeredo, o objetivo do projeto é tornar mais claro para os internautas e para as empresas de internet quando são cometidos crimes virtuais e, se um conteúdo, como um vídeo ou mensagem, estiver envolvido, quando é possível pedir na Justiça sua retirada do site em questão. “A lei de crimes virtuais facilitará as investigações e as decisões da Justiça”, diz o deputado. Outro projeto de Lei que poderá influenciar nas decisões da Justiça em relação ao conteúdo na web é o Marco Civil da Internet . Atualmente em discussão no Congresso, ele reforça a posição do Google e de outras empresas de internet. Elas argumentam que os provedores de serviço só podem ser responsabilizados criminalmente caso se recusem a retirar do ar conteúdo após receberem ordem judicial. Os provedores não teriam, portanto, a responsabilidade de fiscalizar todo o conteúdo publicado por seus usuários no momento da em que eles vão ao ar. (Fontes: Agência BBC e ComputerWorld)

_______________________
INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação - São Paulo / SP
Na última semana do mês, IPC-S sobe em 4 capitais
O IPC-S de 30 de setembro de 2012 registrou variação de 0,54%, 0,01 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Quatro das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação. 
A tabela a seguir, apresenta as variações percentuais dos municípios das sete capitais componentes do índice, nesta e na apuração anterior.


- A próxima divulgação dos resultados regionais do IPC-S será no dia 9/10.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

__________________
MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE - Abertura:

Londres / Inglaterra
Principais bolsas europeias abrem em baixa
As principais bolsas europeias abriram em baixa os pregões de hoje, dia 2/10, preocupadas com a situação na Espanha.

- O índice FTSE-100 de Frankfurt perdia 0,49%.
- Em Paris, o índice CAC-40 caía 0,95%.
- Frankfurt cedia 0,66%.
- Madrid perdia 0,67%.


HOJE - Fechamento:

Tóquio / Japão
Bolsas da Ásia fecham em alta
A maioria dos mercados asiáticos fechou em alta nos pregões de hoje, dia 2/10, influenciados por bons números da economia dos EUA e da Europa. Não houve negociações em Hong Kong e na China por ser feriado.
- A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta, com a volta do apetite por risco após a divulgação de dados de produção melhores do que os esperados nos EUA e na Europa. O índice Taiwan Weighted subiu 0,56%, aos 7.718,68 pontos.
- Já na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou estável, com o índice Kospi caindo apenas 0,01%, aos 1.996,03 pontos. Houve um movimento fraco no mercado por causa do feriado nacional na segunda-feira. Além disso, os investidores aguardam os dados do emprego nos EUA, no final da semana.
- Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou na maior pontuação em cinco meses, após o banco central surpreender o mercado, ao cortar a taxa de juros e sinalizar para uma tendência de queda ainda maior. O índice S&P/ASX 200 subiu 1,01%, aos 4.433,98 pontos - o maior nível desde 2 de maio.
- A Bolsa de Manila, nas Filipinas, apresentou alta, influenciada por números da indústria nos EUA e o corte dos juros na Austrália. O índice PSEi subiu 0,8% e fechou aos 5.348,68 pontos, com pesado volume de negociações.


ONTEM - Fechamento Bovespa, NY e Bolsas Europeias

São Paulo / SP
Bovespa inicia outubro em alta
O mês de outubro começou mais leve para a Bovespa. Depois de perder 3,50% na semana passada, no pregão de ontem, dia 1/10, o ambiente externo favorável, embalado por indicadores de atividade positivos na Europa e nos Estados Unidos, permitiu que a Bolsa doméstica se recuperasse. O resultado só não foi melhor porque, no fim dos negócios, as ações da Vale desaceleraram os ganhos e encerraram no vermelho. O movimento de correção beneficiou empresas de diversos setores, como siderúrgico e financeiro.
- O Ibovespa encerrou a sessão de hoje em alta de 0,67%, aos 59.570,80 pontos. Durante o pregão, o principal índice de Bolsa chegou a operar acima do patamar dos 60 mil pontos, mas não se sustentou. Na máxima do dia, alcançou 60.216 pontos (+1,76%), e, na mínima, mostrou leve queda de 0,01%, aos 59.171 pontos. No ano, a Bolsa acumula ganho de 4,96%. 
- O volume negociado totalizou R$ 6,003 bilhões. Os dados são preliminares.

Análise - "Hoje o mercado como um todo está se recuperando após a queda de sexta-feira", avalia o sócio-diretor da Título Corretora, Marcio Cardoso. Das 69 ações que compõem a carteira teórica do Ibovespa, apenas 16 contrariaram a tendência positiva. Petrobras ON encerrou em alta de 0,21%, e as PN, subiram 0,63%, em linha com o leve ganho dos preços do petróleo no mercado internacional. Na Nymex, os contratos para entrega em novembro fecharam com alta de 0,31%, a US$ 92,48 o barril.
As ações da Vale perderam fôlego e viraram ao fim do pregão, fechando em queda de 0,44% as ON e 0,09% as PNA. Apesar do resultado positivo de hoje da Bovespa, Cardoso acredita que a alta não representa uma tendência para esta semana. "Hoje subiu mas o giro não foi essas coisas, com pouco volume de negócios é mais fácil subir", pondera o profissional. Para ele, outubro promete ser mais volátil do que o mês passado, por conta da abertura da safra de balanços do terceiro trimestre de empresas internacionais e dos indicadores econômicos que serão divulgados na Europa.


Nova Iorque / EUA
Dow Jones fecha em alta de 0,58%
O índice Dow Jones Industrial, o principal de Wall Street, fechou em alta de 0,58% no pregão de ontem, dia 1/10, após a divulgação de dados melhores que o previsto sobre o setor manufatureiro dos Estados Unidos.
- Esse indicador, que reúne 30 das maiores empresas americanas, somou 77,91 pontos, para 13.515,04. 
- Já o índice seletivo S&P 500 subiu 0,26%, até 1.444,49.
- Enquanto o indicador da bolsa eletrônica Nasdaq recuou 0,09% para 3.113,53.

Análise - Os investidores nova-iorquinos se decidiram pelas compras no início do último trimestre do ano contagiados pelo fechamento em alta das bolsas europeias e após saber que o setor manufatureiro dos EUA cresceu em setembro após três meses consecutivos de contração. Porém, os avanços se moderaram nas últimas horas de contratações devido em parte ao descenso do setor tecnológico, que cedeu 0,36% em um dia em que a Apple perdeu 1,16%. Em qualquer caso, apenas quatro dos integrantes do Dow Jones fecharam o primeiro pregão da semana em terreno negativo: a Microsoft (-0,91%), a fabricante de maquinaria pesada Caterpillar (-0,66%), o grupo Walt Disney (-0,4%) e a tecnológica Cisco (-0,29%). O lado dos lucros foi liderado pela empresa de seguros médicos Unitedhealth (1,89%), no dia em que a Kraft (2,83%), a empresa que acaba de substituir no Dow Jones, procederá à divisão de seu negócio de aperitivos como uma empresa diferenciada, que batizou como Mondolez. Também subiram nesse índice a financeira American Express (1,53%) - que hoje acordou pagar US$ 85 milhões a seus clientes por ter realizado cobranças indevidas -, Bank of America (1,47%), o grupo informático IBM (1,46%) e o banco JP MORGAN Chase (1,21%). Em outros mercados, o petróleo do Texas subiu para US$ 92,48 por barril, o ouro ascendeu até US$ 1.783,3 a onça, o dólar perdia terreno perante o euro (cotado a US$ 1,2887), e a rentabilidade da dívida pública americana a dez anos retrocedia para 1,62%. 

__________________
MERCADO FINANCEIRO

Da redação - Brasília / DF
Poupança da Caixa registra captação líquida de R$ 1,5 bilhão
A poupança da Caixa Econômica Federal apresentou captação líquida, depósitos maiores que saques, de R$ 1,5 bilhão em setembro, informou ontem, dia 1/10 o banco. Com este resultado, a captação líquida no ano já supera a marca de R$ 12,1 bilhões, o que representa crescimento de 55% em relação ao volume captado no mesmo período de 2011. A Caixa tem atualmente R$ 169,2 bilhões de saldo e 45,4 milhões de contas poupança.
Para a Caixa, “o desempenho da poupança deve-se à segurança, liquidez e rentabilidade do produto, especialmente no curto prazo”. “A atual rentabilidade da poupança, de 70% da taxa Selic, mantém a atratividade do produto frente a demais investimentos, especialmente porque a poupança é isenta de tributos e não cobra taxas de administração.” A participação da Caixa no mercado alcançou, em agosto de 2012, 35,89% de participação. Nos próximos dias, o Banco Central (BC) irá divulgar os dados da poupança de todas as instituições.


São Paulo / SP
Bradesco prevê juro ainda menor ao cliente
O economista-chefe do banco Bradesco, Octavio de Barros, acredita que as taxas de juros para os tomadores finas têm espaço para continuar cedendo. Segundo ele, a correlação entre a queda da taxa Selic e as taxas para os clientes tem uma "defasagem, não é imediata". De acordo com Barros, a redução de 5 pontos porcentuais na referência do juro brasileiro neste ano está se refletindo "na ponta de forma também importante".
"A grande preocupação vinha sendo com as taxas do cartão de crédito e do rotativo, mas os bancos estão tomando medidas e isso tende a perder um pouco de atenção", disse nesta sexta-feira, ao ser questionado sobre a pressão do governo para que os bancos reduzam as taxas de juros para os consumidores. Há uma semana, o Bradesco anunciou a redução da taxa de juros dos seus cartões de crédito com bandeiras Visa, American Express, ELO e Mastercard. A taxa máxima do crédito rotativo diminuiu 54%, passando de 14,9% para 6,9%. Os juros para parcelamento nos cartões de crédito caíram de 8,9% para 4,9%, na máxima. As novas taxas do crédito rotativo, de saque, parcelamento do emissor e parcelamento da fatura dos cartões de crédito entram em vigor em 1º de novembro.

PIB - O economista-chefe do Bradesco também afirmou que a economia brasileira deve ter encerrado o terceiro trimestre em um ritmo acelerado de crescimento. Segundo ele, a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) anualizado do período encerrado em setembro deve ter sido de cerca de 5%. "É como um carro atolado que, de repente, pega tração e sai em disparada", comparou, reforçando que o movimento foi impulsionando, especialmente, pela atividade em agosto. Barros lembra, entretanto, que é natural uma certa acomodação após a "disparada". A previsão dele é que, neste quarto trimestre e em 2013, a atividade econômica no País cresça em torno de 4% ao ano.
O economista mantém sua projeção para o crescimento do PIB neste ano em 1,6%, mesmo após o Banco Central divulgar a revisão para baixo de sua estimativa de expansão, de 2,5% para 1,6%, no último Relatório Trimestral de Inflação. As declarações foram dadas hoje na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde ele falou sobre a crise mundial e a influência no agronegócio aos participantes do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da entidade. (Agência Estado)

__________
INDÚSTRIA

Porto Alegre / RS
Alstom vai investir R$ 30 milhões em fábrica no RS
Com investimento de R$ 30 milhões, a Alstom vai construir uma fábrica para a produção de torres metálicas para aerogeradores no Rio Grande do Sul. A unidade será em Canoas, na Grande Porto Alegre, ao lado da unidade de transformadores da empresa. O protocolo de intenções com o governo do Estado para o empreendimento foi assinado onte, a tarde, dia 1/10, em Porto Alegre. "Temos um parceiro fornecedor de torres no Nordeste. A unidade do Rio Grande do Sul vai fornecer para a Região Sul e para Uruguai, Argentina e Paraguai. A logística é muito importante para as torres", disse o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa. A unidade terá capacidade para produzir 120 torres por ano, sendo que 35 delas serão destinadas ao complexo eólico Corredor de Senandes, em Rio Grande. O projeto é da Odebrecht Energia e será operado pela Alstom por 10 anos. A fábrica de Canoas deve iniciar a produção no primeiro semestre de 2013, e a matéria-prima deve vir da Usiminas, segundo Costa. O financiamento deve ser feito por um dos três agentes financeiros gaúchos - Banrisul, Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e Banco de Desenvolvimento do Estado (Badesul). A Alstom disse que negocia a operação de novos parques no Estado, mas que descarta o investimento em novas fábricas. A empresa produz aerogeradores em Camaçari/BA. (Agência Estado)


_____________
AGROBUSINESS

Da redação - São Paulo / SP
Frango: reduzir o volume em criação não é tudo o que o setor precisa fazer 
Partindo de um índice “100” em janeiro de 2011, o gráfico abaixo retrata a evolução mensal do abate de frangos em estabelecimentos sob inspeção (dados do IBGE), segundo o número de cabeças abatidas e o volume de carne decorrente desses abates, entre janeiro de 2011 e junho de 2012.
De imediato, o que chama a atenção no gráfico é o comportamento oposto dos dois itens avaliados, fato ressaltado pelas linhas de tendência. Ou seja: ainda que o número de cabeças abatidas apresente propensão ao decréscimo (e foi, efetivamente, o que ocorreu no segundo trimestre de 2012), o volume de carne de frango proporcionado por esses abates segue crescente.

Isso, naturalmente, não é surpresa para ninguém, pois resulta apenas do melhoramento genético a que o frango é continuamente submetido. Mas também demonstra que, sob determinadas condições de mercado, não basta apenas uma redução no número de cabeças criadas e abatidas, é preciso agir também sobre o fator que determina o peso final, neste caso, o tempo de criação.  

Em maio deste ano, por exemplo (áreas assinaladas), o número de cabeças abatidas no mês caiu quase 1% em relação ao que foi registrado um ano antes, em maio de 2011 (pouco mais de 450 milhões de cabeças em valores absolutos). No entanto, o volume de carne resultante desses abates foi, neste ano, cerca de 4% maior e correspondeu a um novo recorde histórico nos levantamentos do IBGE. Portanto, se as condições de mercado são desfavoráveis e se torna necessário readequar o volume ofertado a uma demanda mais restrita, não basta somente reduzir o volume alojado, é preciso também encurtar o tempo de criação. A menos que, por exemplo, se utilize uma ração menos rica (e mais barata) que conduza a um peso final menor sem afetar a relação custo/benefício original. Porém, o mais interessante em toda essa história é a demonstração de que, mesmo com a queda no volume alojado, continua sendo possível produzir bem mais. E essa, provavelmente, é a principal lição que a avicultura de corte precisa tirar do presente episódio. Vira e volta aparece alguém se jactando de que vai aumentar o alojamento aqui ou o abate ali. Mas o que tem aumentado, na verdade, é o desperdício, pois o potencial instalado vem tendo aproveitamento cada vez menor. Será que não é chegada a hora de inverter o jogo e procurar tirar mais do menos?
(Fonte: Avisite)


Da redação - Brasília / DF
TO exporta US$ 131 mi de carne bovina impulsionando a economia
No dia 5 de outubro, o Tocantins comemora 24 anos com indicadores que fazem por merecer celebrações. Em 1991, ano em que começaram a ser registrados dados de exportações do Tocantins pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Estado exportou US$ 347, número extremamente tímido se comparado a hoje. Analisando os cinco primeiros meses dos anos de 2007 e 2012, o Tocantins deu um salto em volume de exportações subindo de US$ 81,1 milhões para atuais US$ 240,89 milhões. Somente no primeiro semestre de 2012, o Estado apresentou um aumento de 7% no volume de produtos exportados, comparados com o mesmo período de 2011. No setor pecuário, os resultados positivos do mais novo estado da Federação demonstram cada vez mais o potencial para a produção e exportação de produtos de origem bovina. “Em 2011, a balança comercial do País registrou um total de US$ 131 milhões com a venda da carne bovina e seus subprodutos do Tocantins para outros países, como a China, Egito e Hong Kong”, salientou o secretário executivo da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua.
Em números gerais de exportação, o Estado, em 2012, impulsionado principalmente pela soja e pela carne bovina, apresentou números positivos, em comparação com 2011. De acordo com dados da Diretoria de Sustentabilidade no Agronegócio da Seagro, de janeiro a maio deste ano, o Tocantins exportou 338,6 mil toneladas de insumos, gerando uma receita de US$ 240,89 milhões. No ano passado, durante o mesmo período, o Estado exportou 314,9 mil toneladas e arrecadou US$ 188,7 milhões.

Sanidade - Um dos fatores que colaborou significativamente para a impulsão das exportações de produtos de origem bovina no Tocantins foi o status do Estado de livre de febre aftosa com vacinação. Desde o ano de 1997 o Tocantins não registra nenhum caso de febre aftosa e desde 2000, é reconhecido internacionalmente como território livre de aftosa. Nos últimos anos, a cada campanha o Estado vem superando a marca dos 99% do rebanho imunizado, comprovando a conscientização do produtor quanto à sanidade animal. Além disso, no Tocantins é produzido o chamado “boi verde”, que são animais alimentados somente no pasto, livres das rações de origem animal, atendendo a preferências dos mercados consumidores mais exigentes.

Criação - Dados da Coordenadoria de Desenvolvimento Animal da Seagro apontam um crescimento de cerca de 90% no número de cabeças de gado, entre os anos de 1989 e 2012. O Tocantins hoje agrega um rebanho de quase oito milhões de cabeças de gado, maior número de produção desde a criação do estado. No período de transição entre o antigo norte goiano e o promissor Tocantins, o território recém-separado abrigava um rebanho de pouco mais de quatro milhões de cabeças de gado de corte e leite.

Produção de leite e derivados - Em 1989, ano da criação do Tocantins, o volume de leite bovino produzido no Estado atingia apenas os 94 milhões de litros. Já para o ano de 2012, a estimativa da Coordenadoria de Desenvolvimento Animal da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário - é que as mais de 15 mil propriedades produtoras do material superem a marca de 269 milhões de litros. Hoje, o Tocantins possui 19 estabelecimentos de laticínios certificados com o SIE – Serviço de Inspeção Estadual e mais 13 com certificação do SIF – Serviço de Inspeção Federal. Os Serviços de Inspeção conferem aos itens produzidos, o direito de serem transportados e comercializados dentro e fora do Tocantins.
(Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA SEAGRO/TO)


_________________
SETOR AUTOMOTIVO

São Paulo / SP
Montadora vai começar a produzir chassis no início do ano que vem com vendas programadas para junho
Depois de seis anos de estudo, a italiana Iveco Latin America se classifica como competidor no mercado de ônibus no Brasil. A montadora vai lançar o seu chassi com motor dianteiro em meados do próximo ano. No entanto, a produção, segundo o presidente da empresa, Marco Mazzu, será iniciada pelo menos no primeiro trimestre de 2013. A intenção da companhia é dar início às vendas das primeiras unidades com as entregas programadas para o lançamento do chassi. “Para o chassi com motor dianteiro os investimentos na fábrica não são tão altos. Teremos que investir em uma nova linha de montagem quando concluirmos os estudos para os veículos pesados, os articulados. Este modelo devemos lançar em 2014”, disse Mazzu.
O modelo articulado que está em testes na fábrica da Iveco em Sete Lagoas é o Eurorider, um chassi que já roda no mercado europeu. Aliás, por lá a montadora é a segunda em vendas e fatura R$ 1 bilhão por ano. No ano passado, ela vendeu 8 mil unidades de ônibus na Europa. “Para esse veículo não teremos que fazer grandes mudanças na estrutura como fizemos no desenvolvimento do chassi com motor dianteiro, mas é a nossa aposta para entrarmos de vez no mercado de ônibus no país. Isso porque, o que mais se vende por aqui é esse tipo de ônibus, cerca de 40% dos negócios", disse o executivo.

A Iveco tem um plano de investimentos de ¤ 1 bilhão entre 2012 a 2014 no mundo e grande parte desses recursos serão aplicados na operação da companhia na América Latina. “Os recursos aplicados no desenvolvimento do chassi de ônibus estão dentro desse plano da companhia”, disse Mazzu.
Na estratégia da Iveco pode ser um pouco tardia. O mercado de ônibus deverá reagir no próximo ano em função das vendas para os sistemas de BRT (Bus Rapid Transit) que estão em implantação nas cidades-sedes da Copa do Mundo. E o que mais se vende para essas capitais são ônibus articulados, modelo que ela somente terá em 2014. Além disso, as empresas de transporte interestadual de passageiros devem realizar encomendas para a renovação da frota em razão da licitação para as linhas interestaduais que deve sair este ano. “São dois eventos importantes, mas acreditamos que o mercado de ônibus no Brasil e na América Latina deverá ser o dobro do Europeu em dois anos. Além disso, seremos mais uma opção para esse cliente. Hoje, principalmente no Brasil, temos duas grandes marcas que competem nesse segmento.”

A expectativa da Iveco é ter entre 10% e 12% das vendas de chassis de ônibus no país em dois anos . “Para isso, devemos utilizar entre 10% a 20% de nossa capacidade de produção para atender o mercado brasileiro.”
O chassi que vai rodar no Brasil foi totalmente desenvolvido para as características do mercado local. “Podemos trazer outras tecnologias para o país, como híbrido e motor movido a Gás. Estamos estudando e acreditamos que em cinco anos estaremos em todos os segmentos de mercado de ônibus no país.” (Agência Brasíl Econômico)

_________________
SERVIÇOS e VAREJO

Da redação - São Paulo / SP
Mulheres superam homens na procura por abrir franquias
Pela primeira vez em quatro anos, mulheres superaram os homens na procura por investir em franquias. É o que mostra pesquisa da Franchise Store, consultoria de negócios na área de franquias. De acordo com o levantamento, a virada ocorreu entre o primeiro e segundo trimestres de 2012, quando as mulheres interessadas em abrir um negócio no segmento saltaram de 39% para 58%. Os homens que no primeiro trimestre eram maioria (61%) passaram a ser minoria (42%) no segundo trimestre deste ano. 

O interesse por abrir o negócio não necessariamente se realiza no futuro, mas serve como um termômetro importante para os negócios no setor. E o crescimento das mulheres entre as candidatas a franqueadoras, segundo a consultoria, mostra uma mudança histórica de comportamento feminino como  empreendedoras. De acordo com Filomena Garcia, sócia-diretora da consultoria que realizou a pesquisa, a chegada das mulheres às posições de liderança das empresas mostrou a muitas o caminho do empreendedorismo. "Elas estão vindo de carreiras de outras áreas. O crescimento das mulheres no mundo executivo, a ascensão a cargos de liderança e de decisão dentro das empresas provavelmente se refletem nas mulheres querendo empreender. Mostram o potencial delas como empreendedoras." Mulheres são mais colaborativas, diz executiva

Ela lista algumas características das mulheres quando estão no comando. "Por perfil, mulheres são mais colaborativas, e existem pesquisas que mostram que mulheres são mais avessas a riscos." Segundo Garcia, como franquias têm menos riscos em relação a negócios que partem do zero, essa pode ser uma das razões que têm impulsionado mais mulheres a empreenderem no segmento. De acordo com Elizabeth A. Vazquez, presidente da WEConnect International, entidade internacional que estimula o empreendedorismo feminino, as mulheres frequentemente demonstram estilos de liderança diferentes dos utilizados pelos homens. "Elas preferem um estilo mais agregador do que uma liderança hierarquizada. Outras características são a flexibilidade, colaboração, tomadas de decisão baseadas em valores, atenção aos detalhes e uma forma de analisar minuciosamente todas as opções, que pode ser percebida como aversão aos riscos, mas, na verdade, trata-se de um processo que minimiza/suaviza os riscos." (Fonte: IG/SP)

_________________
COMÉRCIO EXTERIOR

Brasília / DF
Com seca nos EUA, exportação de milho do Brasil bate recorde em setembro
As exportações de milho do Brasil em setembro atingiram recorde de 3,145 milhões de toneladas, praticamente o dobro das 1,648 milhões de toneladas embarcadas no mesmo mês do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) de ontem, dia 1/10. Em agosto, o setor já havia registrado volume recorde de venda externa de 2,76 milhões de toneladas.
"Você tem uma transferência de demandas, com empresas norte-americanas vindo buscar mais (milho) no Brasil, para honrar contratos (para entrega fora dos EUA)", afirma Bruno Perottoni, analista da Terra Investimentos.
Nos últimos meses, a pior seca em mais de 50 anos nos EUA devastou lavouras e derrubou a produtividade das lavouras. Os Estados Unidos são tradicionalmente o maior exportador global de milho.
No acumulado do ano até setembro, as exportações brasileiras de milho somam 9,4 milhões de toneladas, com grande volume a partir de julho, após o país ter embarcado baixos volumes no primeiro semestre. Perottoni acredita que o país possa chegar ao fim do ano com embarques entre 18 e 20 milhões de toneladas, "sendo conservador". Já a soja, cujos estoques no país estão reduzidos após vendas intensas nos últimos meses - também aproveitando altos preços no mercado internacional -, teve embarques de 1,68 milhões de toneladas em setembro, abaixo das 2,43 milhões de toneladas embarcadas no mês anterior e das 2,8 milhões de toneladas de setembro de 2011.
(Agência Reuters)

Brasília / DF
Cai presença de minério de ferro e soja na exportação
A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres, destacou ontem a tarde, dia 1/10, a queda de 34,2% nas exportações em setembro de minério de ferro. Segundo ela, a retração se deve à diminuição dos preços internacionais do produto em 35,3% em relação a setembro de 2011. A quantidade embarcada cresceu 1,7%. Tatiana ressaltou também a queda de 23,5% nas vendas externas brasileiras de soja em grão no mês passado. Ela atribuiu o desempenho negativo a um movimento de antecipação de embarques do produto em meses anteriores, quando houve alta das exportações de soja. Por outro lado, as exportações de milho em grão aumentaram 85,4% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2011, em função da elevação da quantidade embarcada.
Ela também disse que espera que as exportações fechem este ano no mesmo patamar de 2011. "Uma ligeira queda é possível, mas trabalhamos com o mesmo patamar", disse ao comentar os dados da balança comercial brasileira até setembro. Ela destacou que no mês passado, pela segunda vez no ano, a média diária das vendas externas superou R$ 1 bilhão. Esse resultado só havia sido registrado em maio. A secretária atribuiu parte da recuperação nas vendas externas em setembro ao fim da greve da Anvisa e ao enfraquecimento da paralisação dos auditores da Receita. Tatiana disse que é preciso esperar o fim da operação padrão do Fisco para analisar se ainda haverá efeito na recuperação das exportações ou se o resultado das vendas é em função do cenário de crise internacional. "A nossa perspectiva é de mantermos US$ 1 bilhão de média diária, mas não pretendemos fazer uma projeção para exportação para o próximo trimestre", afirmou.

Sobre o México - Tatiana disse que a queda de 32% nas importações de automóveis em setembro se deve em parte ao esgotamento da cota de importação de veículos do México prevista no acordo automotivo bilateral e que dá isenção de Imposto de Importação. Além do México, caíram as importações de automóveis também da Coreia do Sul, China e Alemanha. No ano, as importações de veículos registraram queda de 14,2% em relação aos nove primeiros meses de 2011. (Agência Estado)

___________________
TI, WEB e e-COMMERCE

Da redação - Brasília / DF
Cartilha orienta PMEs sobre uso da certificação digital
Para disseminar o uso da certificação digital entre as micro e pequenas empresas (MPEs) no País, autoridades certificadoras e entidades do setor estão lançando uma cartilha. A publicação está disponível para consulta gratuitamente na internet e visa auxiliar os empresários no entendimento da tecnologia, sua utilização e as vantagens que ela oferece. O objetivo do documento é massificar o uso dessa tecnologia. A sua consulta é por meio do hotsite da cartilha sobre benefícios e aplicações da certificação foi digital.  A publicação conta com versões PDF, digital e para Ipad. A certificação digital começou a ser adotada no Brasil em 2002. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, até julho de 2012 foram emitidos 1,37 milhão de certificados, número superior ao registrado em todo o ano de 2010, quando foram expedidas 1,34 milhão de certificações. Em 2011, as certificações ultrapassaram 2 milhões. 

Benefícios da tecnologia - A redução de custos e a economia de tempo conseguidas por meio da certificação digital são grandes e podem fomentar o crescimento das empresas. A tecnologia substitui a assinatura manuscrita, tem valor jurídico e garante a identidade de pessoas e empresas em transações pela internet. O sistema reduz os gastos com espaço físico (os documentos ficam armazenados nos computadores), transporte de material (tudo é transmitido pela internet) e consumo de itens como papéis, toners, despesas postais e autenticações. A certificação digital também aumenta o limite para transações bancárias pela internet. Atualmente, o acesso rápido e seguro a uma série de serviços do governo depende da certificação digital como, por exemplo, o acompanhamento da situação fiscal de pessoas físicas e jurídicas na Receita Federal.

A cartilha - Produzida sob a coordenação do Instituto Fenacon, braço da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), a cartilha apresenta conteúdo didático dividido em quatro capítulos: O que é Certificação Digital?; Onde utilizá-la?; Como obter um certificado digital?; e Você sabia quê?, nos quais são demonstrados casos práticos de utilização e a relação custo-benefício da certificação digital. Também participaram do projeto Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Identidade Digital Caixa; Certisign; Correios, Sebrae, Serasa Experian, Serpro, Simples e Valid. Para obter a certificação digital, o interessado deve se credenciar em uma autoridade certificadora pela internet. O próximo passo é comparecer a uma Autoridade de Registro (AR) para realizar a validação presencial e a entrega dos documentos devidos. Estando tudo em conformidade, o interessado recebe em mãos o certificado validado. A lista das ARs e dos documentos necessários para validação estão disponíveis no site da Fenacon.
(Fontes: Assessoria de Comunicação do Governo Federal e Agência Brasil)


Da redção - Porto Alegre / RS
Prêmio Doutor Imre Simon encerra inscrições esta semana
Encerra-se na próxima sexta-feira, dia 5/10, as inscrições para o prêmio Dr. Imre Simon, concedido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro). O objetivo da premiação, que conta com 12 categorias é destacar as personalidades e empresas do setor de Tecnologia da Informação (TI). A cerimônia para conhecimento dos vencedores será durante a iTech - Feira Internacional de Tecnologia da Informação, que ocorrerá no Transamérica Expocenter, em São Paulo, de 27 a 29 de outubro. As inscrições podem ser feitas no link http://assespro.org.br/loja/
O presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, destaca a importância das empresas gaúchas participarem da premiação. “Uma premiação nacional é sempre importante e o prêmio Dr. Imre Simon também quer dar visibilidade ao setor de TI brasileiro. As empresas do Rio Grande do Sul devem participar deste evento e se integrar nacionalmente”, destaca Bronzatti. 

O Prêmio - O professor Dr. Imre Simon foi um dos pioneiros da Ciência de Computação no Brasil. A escolha de um cientista para batizar o premio reflete a preocupação com o desenvolvimento local de Tecnologia. A entrega dos prêmios “Assespro - professor Dr. Imre Simon” ocorre anualmente durante cerimônia que inclui o jantar de confraternização da Assespro Nacional em Brasília. As candidaturas aos prêmios Professor Doutor Imre Simon, em todas as suas categorias, são iniciadas pela inscrição no site da Assespro Nacional. 
(Fonte: Assecom - Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


Da redção - Porto Alegre / RS
Alfamídia promove cinco certificações gratuitas
O Centro Educacional Alfamídia, promove no próximo  sábado, 6,  o Autodesk Certification Day, em parceria com a Autodesk.. Com inscrições até  a quarta-feira, 3, o evento   terá provas de certificação, que custam  R$ 150,00, em AutoCAD, Inventor, 3dsMax, Revit Architecture e Maya, na promoção gratuitamente. Cada participante poderá realizar uma prova. Caso após o término das inscrições sobrem vagas em algum dos exames, o candidato poderá fazer inscrição em outro. Todas as provas terão 1h30m de duração, e o candidato poderá marcar o turno de sua preferência para a realização.
Para quem deseja fazer o exame para a ferramenta 3dsMax, a Alfamídia promove na sexta-feira dia 5,  evento gratuito preparatório para a certificação. As provas e o evento 3dsMax, ocorrerão na sede do Centro Educacional (Avenida Cristovão Colombo 1496- Floresta). As inscrições para  os eventos podem ser feitas no link: http://www.alfamidia.com.br/eventos

Serviço:
O que: Autodesk Certification Day
Quando: 6 de outubro
Onde: Sede Alfamídia (Avenida Cristovão Colombo 1496- Floresta)
Como: Informações e inscrições pelo link: www.alfamidia.com.br/eventos

(Fonte: Assecom - Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra) 

________
TELECOM

Da redação - Rio de Janeiro / RJ
Oi inaugura rede 4G experimental no Rio de Janeiro
A Oi anunciou ontem a tarde, dia 1/10, a inauguração da rede de telefonia móvel de quarta geração (4G) em caráter experimental, instalada no Leblon, bairro nobre do Rio de Janeiro. A operadora espera expandir as operações da rede 4G para testes em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte em dezembro, de acordo com apresentação a jornalistas. O lançamento comercial, por enquanto, segue o prazo inicial do edital de licitação das radiofrequências destinadas ao 4G, com início planejado para abril de 2013 em sete cidades: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo. A Oi foi uma das operadoras a vencer leilão para faixa de frequência para cobertura nacional de 4G, em junho.

_______
ENERGIA

Da redação - Porto Alegre / RS
Eletrosul inaugura usina hidrelétrica após sete anos
A Eletrosul, controlada pela Eletrobras, inaugura hoje a Usina Hidrelétrica Passo São João, no Noroeste do Rio Grande do Sul, empreendimento que reposiciona a estatal no mercado de geração hidrelétrica. Eurides Mescolotto, presidente da companhia, explica que a usina, que contou com investimento de R$ 600 milhões, estará conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). “É um grande empreendimento que vai cumprir com uma parte suficiente para o crescimento do país. A energia gerada vai abastecer o estado gaúcho assim como outros estados brasileiros”, afirmou o executivo.

De acordo com o presidente, a usina marca uma retomada da condição de “empreendedores em geração e reconstituição do parque gerador”, após a privatização em 1998, quando a empresa tinha 6,5 gigawatts (GW) de capacidade geradora, entre empreendimentos em operação e em implantação.
Com potência de 77 megawatts (MW), resultado de duas unidades geradoras, o novo projeto da Eletrosul faz parte de um conjunto de investimento de mais de R$ 4 bilhões que a companhia está realizando no Rio Grande do Sul até o final de 2013. “Já utilizamos cerca de R$ 1,5 bilhão. Ainda vamos realizar mais investimentos em energia eólica”, destacou o executivo que ressalta que a unidade vai atender o consumo de 580 mil habitantes.

Para Mescolotto, a operação da Usina Passo São João é um marco para a Eletrosul, pois foi o primeiro empreendimento arrematado em leilão, em dezembro de 2005, depois que a empresa foi retirada do Plano Nacional de Desestatização e autorizada a retomar os investimentos em geração e transmissão. O executivo explica que a hidrelétrica, que tem reservatório de aproximademente 20 quilômetros quadrados, aproveita o potencial do rio Ijuí, nos municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro. Sobre os impactos da Medida Provisória 579, Mescolotto diz apenas que “está estudando os impactos para a empresa”, mas ressalta que vê como positivo a redução do custo de energia para a população, principalmente para o Rio Grande do Sul, que hoje é um dos maiores consumidores de energia.

Os projetos - Com maior parte dos investimentos no setor eólico, Eurides Mescolotto, presidente da Eletrosul, está disposto a ganhar cada vez mais espaço nesse segmento. Atualmente a companhia está em fase de construção do Complexo Eólico Livramento, com capacidade de geração de 78 MW, além de outros dois empreendimentos em implantação no litoral sul gaúcho, que vão somar mais 402 MW. No ano passado, a empresa implantou seu primeiro empreendimento eólico em Sant’Ana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. De acordo com dados da companhia, o empreendimento chamado de Complexo Cerro Chato tem capacidade instalada de 90 MW. Segundo o presidente, a empresa também fará investimentos para a inauguração de seis subestações, além de mais de 1,3 mil quilômetros de linhas de transmissão que vão ajudar a integrar o sistema. 
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Eletrosul e Agência Reuters)

________________
MERCADO DE LUXO

Da redação - Rio de Janeiro / RJ
Barco mais luxuoso vendido no Brasil custa no mínimo R$12 milhões
Os barcos mais luxuosos comercializados no Brasil estão expostos na São Paulo Boat Show, uma das maiores feiras do setor náutico na América Latina. Verdadeiras casas em alto mar, as embarcações possuem tudo, de televisão 3D até jacuzzi. (LEIA NA ÍNTEGRA)


Da redação - São Paulo / SP
Fabricante do Ray-Ban investe para aumentar produção no Brasil
A Luxottica, maior fabricante mundial de óculos de sol de marca, gastará mais de 200 milhões de euros (US$ 257,3 milhões) em três anos para aumentar a produção no Brasil, Itália, China, Estados Unidos e Índia. (LEIA NA ÍNTEGRA)



PARA ASSINAR NOSSA NEWS, SOLICITE CADASTRO PELO redacao@i-press.biz
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2012 - Todos os direitos reservados