Edição 747 | Ano IV

Brasília/DF e São Paulo/SP
Safra de grãos deve ser maior da história

O Brasil deve ter a maior safra de grãos da história. Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta para uma colheita de 165,92 milhões de toneladas. Segundo o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, até o fim do ano, quando os dados serão consolidados, esse volume pode chegar a 170 milhões de toneladas de grãos. A expectativa do governo era atingir esse total apenas na safra 2012/2013, que começa a ser semeada em setembro.
O expressivo aumento de 71% na produção do chamado milho safrinha, que é cultivado na sequência da colheita da soja, explica a safra recorde, apesar da forte quebra registrada no início deste ano na produção do Rio Grande do Sul, por causa da estiagem. O Brasil vai colher 38,5 milhões de toneladas de milho 
safrinha este ano, superando pela primeira vez o volume produzido na safra de verão. "A safrinha do milho se tornou um safrão", comemorou Mendes Ribeiro.
A safrinha de milho foi o grande diferencial do 11.º levantamento divulgado ontem, pois em fevereiro, no auge da estiagem na Região Sul, a Conab previa que a safra 2011/12 teria uma redução de 5,7 milhões de toneladas, queda de 3,5% em relação a anterior. A Conab consolidou os dados da safra de verão e apontou uma queda de 8,9 milhões de toneladas (-11,8%) na produção de soja, para 66,3 milhões de toneladas, e de 727,8 mil toneladas no milho, para 34,2 milhões de toneladas.

Os ganhos - Os produtores, além da safrinha de milho recorde, comemoraram o aumento na cotação do produto, impulsionado pela quebra de safra nos EUA. Ontem, na Bolsa de Chicago, os contratos futuros para dezembro da nova safra de milho atingiram o pico histórico de US$ 8,2975 por bushel, superando os US$ 8,2875 por bushel de três semanas atrás. "Pelo menos 60% do milho de safrinha pode ser exportado que a gente ainda consegue fazer frente às necessidades domésticas", afirma Amaryllis Romano, economista da LCA. Os problemas nos EUA também têm influenciado a cotação da soja. No caso da commodity, boa parte da exportação foi feita no primeiro semestre. Mas os produtores já acumulam ganhos com contratos futuros.
Segundo a Informa Economics FNP, em 2011, os contratos futuros na região de Rondonópolis estavam sendo firmados por um preço de R$ 36 a R$ 38 por saca de oja. "Hoje, existem negócios de R$ 52,50 a R$ 54 para fevereiro 2013", diz Aedson Pereira, analista de mercado da consultoria. Em Cascavel, Paraná, os acordo chegam a R$ 63 por saca para entrega em março de 2013. Em 2011, a cotação era de R$ 46. Para a entidade, a expectativa é que a área plantada de soja na próxima safra fique entre 27,5 e 28,5 milhões de hectares, acima dos atuais 25 milhões.
Em 2012, a produção brasileira de soja foi 12,2% menor que a de 2011, na maior queda registrada desde 2002, início da série histórica do IBGE. Ainda assim, a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deste ano será recorde, de 163,3 milhões de toneladas, puxada pela produção também recorde de milho, de 71,4 mlhões de toneladas, 27% acima do colhido em 2011. (Agência Estado)

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INDICADORES ECONÔMICOS

São Paulo / SP
Emprego na indústria recua 0,2% em junho
O emprego na indústria recuou 0,2% na passagem de maio para junho, na série livre de influências sazonais, informou ontem a tarde, dia 9/8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com junho de 2011, o emprego industrial apontou uma queda de 1,8% em junho deste ano. No acumulado de 2012, os postos de trabalho na indústria recuaram 1,2%. Em 12 meses, o emprego industrial acumulou queda de 0,6%.

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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

FECHAMENTO
Tóquio / Japão
Bolsas da Ásia têm queda com dados sobre China
Os principais mercados asiáticos fecharam no campo negativo nos pregões de hoje, dia 10/8. Parte das bolsas da região acabou influenciada pelos fracos dados da balança comercial chinesa, que diminuíram as esperanças de uma recuperação econômica da China no terceiro trimestre.
- Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong. O Hang Seng caiu 0,7% e terminou aos 20.136,12 pontos - na semana, contudo, o índice acumulou alta de 2,4%.
Pelo mesmos motivos, as Bolsas da China também tiveram baixa. O Xangai Composto caiu 0,2% e terminou aos 2.168,81 pontos, após alta acumulada de 3% nas últimas cinco sessões. O Shenzhen Composto perdeu 0,4%, aos 906,32 pontos.
- Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou em leve baixa, com investidores realizando lucros principalmente em ações dos setores financeiro e de indústria pesada, após quatro dias de fechamento positivo. O índice Taiwan Weighted recuou 0,10%, aos 7.427,13 pontos.
- Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em alta, com o crescimento da expectativa de um pacote econômico na China, após o país divulgar um superávit comercial em julho abaixo do esperado. O índice Kospi subiu 0,30%, aos 1.946,40 pontos.
- A Bolsa de Sydney, na Austrália, fechou em baixa, com a repercussão dos dados fracos sobre o crescimento da China e a realização de lucros como medida defensiva. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,72%, aos 4.277,30 pontos.
- Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em alta, ajudada pelas compras de último minuto em companhias que anunciaram fortes balanços semestrais. O PSEi ganhou 0,1% e encerrou aos 5.263,35 pontos, com moderado volume de negociações. 

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MERCADO FINANCEIRO

São Paulo / SP
Lucro do BTG Pactual mais do que dobra  para R$ 822 milhões
O banco BTG Pactual apresentou nesta quinta-feira lucro líquido de R$ 822 milhões para o segundo trimestre, mais do que dobrando o ganho de R$ 310 milhões obtido um ano antes. Em relação aos três primeiros meses deste ano, o lucro aumentou 4,6 %. O número ficou bem acima da média de cinco estimativas obtidas pela Reuters, que apontava lucro de R$ 586 milhões para a companhia.
O resultado foi beneficiado principalmente pelos investimentos proprietários, que somaram R$ 687 milhões no período, contra apenas R$ 22 milhões um ano antes. As operações de banco de investimento representaram R$ 129 milhões. A instituição comandada por André Esteves apurou receita total de R$ 1,637 bilhão 

entre abril e junho, bem acima dos R$ 749 milhões vistos em igual intervalo de 2011.
Os ativos totais somaram R$ 136,9 milhões ao final de junho, alta de 2% sobre o trimestre imediatamente anterior, enquanto o retorno sobre patrimônio foi de 30,4%. Em contrapartida, as despesas operacionais também aumentaram, saltando de R$ 320 milhões no segundo trimestre do ano passado para R$ 732 milhões nos três meses até junho.
Dentro dessa linha, pesaram as despesas administrativas, que subiram de R$ 85 milhões para R$ 150 milhões em 12 meses, refletindo efeitos decorrentes da oferta pública inicial (IPO, em inglês) da instituição. A carteira de empréstimos do banco atingiu R$ 5,552 bilhões no final do primeiro semestre.
O BTG anunciou ainda João Marcello Dantas Leite como novo diretor de Relação com Investidores, em substituição a Marcelo Kalim, que seguirá como membro do Conselho de Administração. (Agência Estado)

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INDÚSTRIA

Frankfurt / Alemanha
ThyssenKrupp surpreende com lucro de 212 milhões de euros
A siderúrgica alemã ThyssenKrupp informou nesta sexta-feira ter registrado lucro de 212 milhões de euros (US$ 262,3 milhões) no terceiro trimestre fiscal, 
correspondente ao período de abril a junho, ante ganho de 109 milhões de euros em igual intervalo de 2011. O resultado superou em muito a expectativa de 13 analistas consultados pela Dow Jones, que previam prejuízo de 121 milhões de euros. Às 8h08 (pelo horário de Brasília), as ações da ThyssenKrupp subiam 6,37%, a 16,59 euros, na Bolsa de Frankfurt. Excluindo a unidade de aço inoxidável Inoxum, que será vendida para a finlandesa Outokumpu Oyi, a ThyssenKrupp teve lucro de 238 milhões de euro no trimestre, alta de 16% ante o mesmo período do ano passado. O Ebitda da ThyssenKrupp caiu 78% na mesma comparação, para 122 milhões de euros, mas ainda assim superou as projeções dos economistas. A receita recuou 6,9%, para 10,71 bilhões de euros. A ThyssenKrupp disse também que está estudando a venda de mais ativos, como parte de uma reestruturação para mudar o foco de seus negócios. Além da Inoxum, o conglomerado alemão pôs à venda siderúrgicas no Brasil - a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), no Rio de Janeiro - e nos EUA, e considera a possibilidade de se desfazer da 
subsidiária italiana Berco, fabricante de equipamentos de construção. (Agência Dow Jones)

Nova Iorque / EUA
Lucro da Cargill cai 82% afetado por contexto econômico
O lucro da companhia norte-americana de agronegócios Cargill caiu 82% no quarto trimestre fiscal, encerrado em 31/5. A Cargill lucrou US$ 73 milhões nas operações contínuas, ante US$ 404 milhões obtidos um ano antes. A receita recuou 2%, para US$ 34 milhões. No ano fiscal, o lucro caiu de US$ 2,69 bilhões em 2011 para US$ 1,17 bilhão em 2012. Segundo a companhia, os resultados refletem condições de mercado menos favoráveis para o processamento de carne bovina e soja, além do contexto econômico e político, ao qual a Cargill atribui distorções no gerenciamento dos riscos.
A maior companhia de capital fechado dos Estados Unidos em receita afirmou que os resultados do trimestre ficaram abaixo das expectativas, embora um terço de suas operações - que vão de negócios com grãos, energia, serviços financeiros e siderurgia - tenha registrado lucro anual recorde. "Não negociamos tão bem nos mercados neste ano, que foram conduzidos tanto pelo ambiente econômico quanto pelos fundamentos", disse o executivo-chefe Greg Page, em comunicado. Em dezembro, a Cargill revelou o plano de cortar 2 mil postos de trabalho, o equivalente a 1,5% do total de funcionários Nesta quinta-feira, informou que reduziu as despesas em mais de US$ 400 milhões no ano. Os negócios com ingredientes para alimentos e aplicativos foram os que mais favoreceram os resultados da Cargill durante o ano e no último trimestre. Já os lucros das atividades de originação e processamento caíram "significativamente" no último trimestre, segundo a Cargill, assim como os serviços financeiros e o gerenciamento de risco. As operações com serviços agrícolas lucraram mais no trimestre, mas "modestamente" menos do que um ano antes. (Agência Dow Jones)

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AGROBUSINESS

Da redação - São Paulo / SP
Preço do frango vivo atinge novo recorde
Ontem o comércio de frangos vivos continuou marcado pelo mesmo dinamismo que caracteriza o segmento desde o final de julho, propiciando novo ajuste de cinco centavos ao produto. Com isso, as negociações do interior paulista foram realizadas à base de R$2,25/kg, enquanto em Minas Gerais chegava-se aos R$2,35/kg. É um novo recorde para os paulistas que, agora, superam os R$2,20/kg retomados na última quarta-feira, 8, e que haviam sido alcançados pela primeira vez em dezembro de 2011. Mas não é, ainda, recorde para os mineiros, que continuam aquém dos R$2,40/kg obtidos também em dezembro de 2011. Falta pouco, porém. apesar do valor registrado no mercado paulista ter alcançado marca inédita, é importante ressaltar que o recorde é apenas nominal, mas não real. Ou seja: representa ganho de apenas 2,27% sobre o recorde de dezembro passado, enquanto a inflação acumulada de lá para cá supera esse índice.
Mas não só isso: as condições atuais de produção são absolutamente diferentes. E assustadoras. Às vésperas do Natal passado, quando o frango vivo foi comercializado por R$2,20/kg, a venda de uma tonelada do produto gerava receita suficiente para adquirir duas toneladas de milho e duas toneladas de farelo de soja. Agora (e apesar do preço recorde), o mesmo volume de frango adquire pouco mais da metade anterior das duas matérias-primas. Registre-se, adicionalmente, que o ajuste de ontem apenas permitiu igualar o preço médio de agosto corrente com aquele alcançado em agosto do ano passado. O ganho em relação ao ano passado deve se acentuar. Mas, por ora, é um ganho efêmero que não paga as contas. (Fonte: AviSite)

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SERVIÇOS e VAREJO

São PAulo / SP
Gafisa reverte prejuízo e lucra R$ 1 milhão 
A Gafisa encerrou o segundo trimestre de 2012 com lucro líquido consolidado de R$ 1 milhão, revertendo o prejuízo líquido de R$ 32 milhões apurado no mesmo período do ano passado. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado atingiu R$ 149 milhões, que representa uma expansão de 93,5% em relação ao registrado no mesmo período de 2011. A receita líquida do segundo trimestre de 2012, reconhecida pelo método "PoC", somou R$ 1,04 bilhão, mantendo-se estável na comparação anual. (Agência Estado)

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COMÉRCIO EXTERIOR

Da redação - São Paulo / SP
Carne de frango salgada garantiu estabilidade das exportações em julho
Ao atingirem perto de 312,3 mil toneladas, as exportações brasileiras de carne de frango do mês de julho praticamente repetiram, com variação mínima, números do mês anterior (307,2 mil toneladas em junho de 2012) e do mesmo mês do ano passado (310,9 mil toneladas em julho de 2011). Mas, como já observou o AviSite, quem garantiu essa estabilidade foi, especialmente, a carne de frango salgada que, após sensível retrocesso em junho (encerramento do ano-quota da União Europeia), retornou aos níveis considerados normais. Contribuiu para o aumento, também (mas de maneira bem mais tímida), o frango inteiro, cujos embarques aumentaram 8,84% em relação ao mês anterior e 1,98% em relação a julho de 2011. O volume de industrializados aumentou quase 10,5% de um mês para outro, mas retrocedeu mais de 7% em relação ao ano passado. Já os cortes de frango fecharam o mês com os resultados negativos: queda de 0,30% em comparação a julho de 2011 e de 10,32% em relação a junho passado.
Porém, os retrocessos mais preocupantes se referem aos preços alcançados pelos quatro itens exportados. Em relação ao valor alcançado há um ano, o preço médio do frango inteiro recuou 6,3%, o dos cortes 17,2%, o dos industrializados 28% e o da carne salgada 20,8%. Resultado: a despeito de um volume similar, uma receita cambial 15% menor. (Fonte: AviSite) 

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TI, WEB e e-COMMERCE

São Francisco / EUA
Google é multada em US$ 22,5 milhões por violação de privacidade
A Google foi condenado a pagar uma multa histórica por acusações de violar leis de privacidade ao rastrear usuários por meio de cookies do Safari.
A penalidade de 22,5 milhões de dólares é a maior já registrada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC), segundo informações do órgão. No entanto, a ConsumerWatch.org achou a determinação inadequada por várias razões, incluindo o valor da pena e ao fato de permitirem que o Google não assumisse culpa ou responsabilidade pelo caso. O valor da multa é "fichinha" para a Google, e a FTC não deveria ter concordado com a decisão a menos que o Google estivesse disposto a admitir culpa, disse John Simpson, diretor do projeto de privacidade da ConsumerWatch.org. "Isso dá à Google uma forma de sair por cima", disse.
O decreto de consentimento afirma que "o réu nega qualquer violação da Ordem FTC, toda e qualquer responsabilidade para as reivindicações constantes na denúncia, e todas as alegações de material da denúncia com exceção das de jurisdição e foro".
Na denúncia, atribuída ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a FTC afirmou que a Google disse falsamente a usuários do Safari que não iria colocar cookies de rastreamento em seus dispositivos ou utilizá-los em anúncios segmentados. O FTC disse ainda que com essa falsa apresentação, a companhia de Mountain View violou um acordo de privacidade existente, feito com a agência. A determinação também exige que a Google desative todos os cookies de rastreamento que colocou em computadores dos usuários afetados.
"A pena recorde definida envia uma mensagem clara para todas as empresas sob uma ordem de privacidade feita pela FTC", disse Jon Leibowitz, presidente da Comissão, em comunicado oficial. "Não importa quão grande ou pequena, todas as empresas devem respeitar as ordens e manter a privacidade prometida aos consumidores, ou eles pagarão um valor mil vezes maior do que teria custado para cumpri-las em primeiro lugar."
De acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, a Google "por vários meses", em 2011 e 2012, colocou cookies de rastreamento nos 
computadores de usuários do Safari, quando eles visitavam sites de rede publicitária do Google DoubleClick. A empresa já havia assegurado aos usuários que eles seriam isentos de tal rastreamento e segmentação de anúncios por conta das configurações padrão do navegador Safari usado em Macs, iPhones e iPads, que bloqueiam tais cookies. (Agência IDG NEWS SERVICE)

Da redação - Porto Alegre / RS
Universidade Corporativa CIGAM há cinco anos qualificando e formando profissionais
A Universidade Corporativa CIGAM, iniciativa pioneira para o desenvolvimento e manutenção de equipes profissionais de qualidade na área de Tecnologia da 
Informação (TI), está completando cinco anos no dia 15 de agosto. Nesse período, participaram de capacitações da UCC mais de 2 mil profissionais, entre colaboradores da rede, comunidade e clientes, em cerca de 320 mil horas de capacitações presenciais ou à distância. “Os números falam por si só, mas é preciso dizer que a UCC está para a CIGAM assim como o ensino fundamental está para um aluno que ingressa na escola. A UCC prepara as bases para o profissional e para os usuários CIGAM, garantindo atendimento qualificado e satisfação para os clientes, nosso permanente objetivo”, é o que declara Vanderlei A. Reinhart – Diretor de serviços e RH, responsável pela criação e desenvolvimento da UCC na rede CIGAM. “A UCC nasceu da necessidade de mão-de-obra qualificada na área da tecnologia, para a formação de profissionais, com base em um modelo sustentável: equipe 
qualificada representa mais clientes satisfeitos, mercado ampliado e geração de emprego e renda”, é o que disse Robinson Klein, Diretor de Mercado da Rede CIGAM, no dia do lançamento da UCC. Preparar colaboradores eficientes para suprir as necessidades e demandas do mercado de TI sempre foi importante para a CIGAM. A empresa sempre investiu muito na preparação de seus funcionários e isso culminou com a criação da UCC. “A criação da Universidade ocorreu no mesmo período em que lançamos a 1ª edição do 
Programa de Qualificação Profissional CIGAM - PQPC. Este programa visava a qualificação de profissionais do mercado para atuarem na Rede.  Através do PQPC formamos mais de 80 profissionais, sendo que 20% deles foram contratados. A criação da Universidade buscou a ampliação, fortalecimento e melhoria das soluções de educação da empresa, disseminando o conhecimento empresarial da CIGAM a todos os seus stakeholders” diz Raquel Engeroff, Coordenadora da Educação da CIGAM.
Principais projetos -Nos cinco anos de existência da UCC, foram desenvolvidos vários projetos que resultaram em conquistas importantes como: Trilha do 
Conhecimento CIGAM, Programa de Qualificação Profissional CIGAM - PQPC, EAD CIGAM (o ensino a distância), Programa de Certificação, E-commerce, Sala virtual e o Programa de educação continuada. A Trilha do Conhecimento apresenta o conhecimento empresarial da CIGAM e orienta os profissionais com relação aos caminhos e possibilidades de atuação na empresa. O EAD CIGAM foi um projeto que alavancou o processo de aprendizagem, eliminando fronteiras e auxiliando na qualificação de profissionais de outras regiões. O Programa de Certificação, atrelado à Trilha de Conhecimento, valida os conhecimentos dos profissionais da Rede e provoca a revisão constante dos modelos e conteúdos de treinamento. O E-commerce disponibiliza cursos a distância do EaD em uma Loja Virtual. Já a Sala virtual, fez com que a CIGAM incorporasse às suas metodologias de ensino a educação à distância em tempo real. Por último, o Programa de formação continuada é o investimento em cursos, seminários, palestras para seus colaboradores.  Neste sentido, a empresa possui inúmeras parcerias com instituições de ensino e entidades a fim de oferecer descontos na qualificação de seus colaboradores em suas áreas de atuação.
Os principais resultados do trabalho de qualificação realizado pela UCC podem ser vistos no dia a dia de trabalho da empresa, através da qualidade da 
prestação de seus serviços. A UCC oferece facilidade de acesso ao conhecimento e prepara os profissionais para atuarem na Rede. Hoje, todos os novos colaboradores que ingressam na Rede são qualificados pela UCC.  
A UCC gostaria de fazer um agradecimento especial a todos que contribuem com as ações de qualificação. “Sabemos que os colaboradores da Rede CIGAM assumem o papel de disseminar e multiplicar o conhecimento junto aos colegas. Esses cinco anos de história devem-se ao engajamento das pessoas. Elas são as detentoras o conhecimento e são elas que fazem a UCC acontecer.” Destaca Raquel. 
Está claro para a CIGAM, que as metodologias e soluções de educação nunca estarão completas (prontas), pois temos que acompanhar as evoluções da empresa, do perfil do profissional e do mercado. Dessa forma, os programas de educação corporativa, como meio de desenvolvimento de pessoas, enfrentam um desafio que não é somente o de atrair aquele que participa, mas também retê-lo no processo de aperfeiçoamento. Por isso, a UCC está constantemente em busca de novas formas de inovar o processo de educação, buscando mantê-lo atrativo para os colaboradores, e atualizado frente às exigências de mercado. (Fonte: Assecom - Assessoria de Comunicação Gladis Ybarra)


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TELECOM

São Paulo / SP
Celulares com web são 55% das vendas
Os celulares com acesso à internet já são a maioria dos novos aparelhos vendidos no País. No primeiro semestre, segundo pesquisa da Nielsen, 55% dos telefones móveis vendidos permitiam navegação na web. Segundo Thiago Moreira, diretor de telecom da empresa, essa relação era de 49% no segundo semestre do ano passado. Isso não quer dizer, porém, que a maioria das novas vendas se concentre em produtos de alto valor agregado, como o iPhone e o Samsung Galaxy S. 
Na verdade, embora as vendas de smartphones tenham mais do que dobrado nos 12 meses encerrados em 30 de junho, telefones que permitem o download de aplicativos e carregam sistemas operacionais como Android, iOS ou Windows só contribuem com 12% das vendas totais. Para ter acesso à internet, o brasileiro se vê obrigado, por limitações de renda, a usar uma tecnologia intermediária, os chamados webphones. Esses aparelhos, que têm navegação na internet e acesso a e-mails e a redes sociais, representam 43% dos novos celulares vendidos no País.
Isso ocorre porque, como mais de 70% dos brasileiros têm linhas pré-pagas, só uma pequena parcela dos clientes pode ser fidelizada pelas operadoras com base no subsídio do aparelho. "Em mercados como o dos Estados Unidos, onde os smartphones já representam dois terços das vendas de novos celulares, o consumidor leva o aparelho quase de graça", explica Moreira.
De qualquer forma, explica o especialista, o lançamento de planos de internet no pré-pago por preços próximos a R$ 15 por mês deverá dar ao consumidor ânimo de investir em um novo aparelho - seja um webphone ou um smartphone. "Acho que o consumidor chegou à conclusão de que não vale a pena ter mais um aparelho sem internet. Como nós financiamos o telefone, ele vê vantagem em pagar um pouco mais na parcela para ter um aparelho melhor", diz Hilton Mendes, diretor de terminais e inovação da Telefônica/Vivo.

Mercado em alta - Segundo operadoras e fabricantes, a participação dos webphones e smartphones nas vendas vêm crescendo mês a mês. A operadora TIM diz que 78% dos novos aparelhos que vende permitem o acesso à internet. A receita com aparelhos atingiu R$ 856 milhões no segundo trimestre, alta de 17% em relação ao mesmo período de 2011. A queda nos preços dos smartphones pode incentivar o consumidor a deixar de comprar um webphone para ter acesso a um número muito maior de funções já incorporado aos smartphones "de entrada", na opinião de Roberto Soboll, diretor de produtos de Telecom da coreana Samsung, líder de mercado no País. Ele afirma que o celular mais vendido em maio, segundo dados da GfK, foi o Galaxy Y, produto com o sistema Android que custa a partir de R$ 399 no varejo. A LG também está ganhando mercado com produtos mais em conta. Depois de lançar smartphones de alto valor agregado no ano passado, a empresa democratizou sua linha com o L3, também equipado com o sistema operacional do Google, e com preço de varejo a partir de R$ 429. Também citando informações da GfK, a fabricante coreana diz que sua participação de mercado no Brasil em volume subiu de 6,7%, no primeiro trimestre de 2011, para atuais 15,5%. Para a finlandesa Nokia, que viu sua posição mundial se enfraquecer ao demorar para embarcar na onda dos smartphones, o mercado de produtos de baixo custo é uma das saídas para reconquistar relevância. "Oferecemos soluções para incluir o público de orçamento limitado na internet pelo celular. Hoje, conseguimos entregar essa experiência (em webphones) por menos de R$ 200", afirma Cesar Castro, executivo da Nokia. (Agência Estado)

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MERCADO DE LUXO

Da redação - Rio de Janeiro / RJ
Lucros da Prada disparam no primeiro trimestre
Apesar da economia instável, o Grupo Prada divulgou um salto de nada menos que 111% nos lucros sobre o primeiro trimestre. (LEIA NA ÍNTEGRA)

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AGENDA i-press.biz


Da redação - Porto Alegre / RS
Curso do IPGM ensina o que é e como funciona o HOLDING FAMILIAR
Um grande número de empresas no Brasil são familiares e a falta de planejamento sucessório e profissionalização traz uma série de conflitos internos. A reorganização societária, bem como o planejamento e a implantação, pode ocorrer por meio da criação de empresas chamadas holding familiares, coletivas ou patrimoniais.
Atento a essa nova demanda, o Instituto de Pesquisa Gianelli Martins (IPGM) realiza no dia 17 de agosto, em Porto Alegre, o Curso de Holding Familiar: 
Aspectos Jurídicos, Financeiros e Análise de Caso Prático. Holding Familiar é uma das melhores ferramentas utilizadas para a redução de encargos tributários, rapidez e agilidade nas questões de sucessão familiar empresarial, proteção patrimonial e transmissão de herança. Por isso, o público alvo do curso são empresas familiares, empresários, administradores, consultores e pessoas que pretendem executar ou revisar o seu planejamento sucessório.
Para falar sobre os aspectos jurídicos de holding familiar foi convidado o advogado e especialista em Direito do Estado, Direito Tributário, Econômico e 
Financeiro pela UFRGS, Dr. Daniel Radici, que também desempenha as funções de Diretor Jurídico da Gianelli Martins Advogados. Já as questões financeiras que envolvem a holding familiar serão abordadas pelo administrador de empresas e especialista em Negócios Internacionais, Rafael Trindade Adami. O Executivo do Grupo Somma Investimentos também possui MBA em Gestão de Negócios e Pessoas pela ESPM, além de especialidade na área de 
investimentos e Private Bank.
O objetivo do curso é proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências em relação aos novos paradigmas de gestão corporativa; difundir técnicas e experiências exitosas de planejamento sucessório; contribuir com a forma de planejamento, proteção patrimonial e economia fiscal das empresas familiares, seus sócios e sucessores. 

O programa completo está à disposição no site do IPGM www.ipgm.org.br/cursos
O QUÊ: Curso de Holding Familiar: Aspectos Jurídicos, Financeiros e Análise de Caso Prático.
PÚBLICO ALVO: Empresas familiares, empresários, administradores, consultores e pessoas que pretendem executar ou revisar o seu planejamento sucessório.
ONDE: Instituto de Pesquisa Gianelli Martins (IPGM) - Rua Lopo Gonçalves, nº 555, Cidade Baixa, Porto Alegre.
QUANDO: Dia 17 de agosto de 2012, sexta-feira.

INSCRIÇÕES: Pelo site www.ipgm.org ou pelo telefone 3083-1771.

Por que criar um Holding Familiar? A criação e utilização deste tipo de sociedade são de suma importância para a família que visa proteger o seu patrimônio, concentrando os bens no âmbito familiar e nas mãos daqueles que serão aptos para prosseguir com o bom andamento dos negócios. IPGM - Instituto de Pesquisa Gianelli Martins – oferece cursos de excelência na área jurídica e de gestão de pessoas, disseminando conhecimentos e 
incentivando a produção intelectual.

Da redação - Porto Alegre / RS
SOS Mata Atlântica lança Plataforma Ambiental aos Municípios 2012
A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Frente Parlamentar Ambientalista e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, lançará em Porto Alegre a Plataforma Ambiental aos Municípios, Prefeitos e Vereadores 2012. O evento ocorre na próxima segunda-feira (13/8), às 14 horas, na Sala Salzano Vieira da Cunha da Assembleia Legislativa do RS.
O documento apresenta os principais pontos da agenda socioambiental que precisam ser discutidos, respondidos e solucionados pelas próximas administrações municipais. A intenção é de que a Plataforma funcione como um guia para o eleitor. “A população deve cobrar o comprometimento púbico de seus candidatos a prefeito e a vereador para com os princípios da Plataforma. Assim, posteriormente, terão condições de exigir ações e resultados”, aconselha o vereador Beto Moesch.
As propostas têm como base cinco eixos: desenvolvimento sustentável, clima, educação, saúde e saneamento básico. O link para a Plataforma Ambiental é: http://www.sosma.org.br/projeto/plataforma-ambiental/plataforma-ambiental-para-o-brasil/

Serviço
O QUÊ: Lançamento da Plataforma Ambiental aos Municípios 2012
QUANDO: Segunda-feira (13/8)
LOCAL: Assembleia Legislativa do RS – Sala Salzano Vieira da Cunha (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro)
HORÁRIO: 14 horas
Informações: 51. 3220-4290/ 61.8138-3000/ rejane.pieratti@gmail.com



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