Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 15, 2011

Edição 559 | Ano IV

São Paulo / SP
IBGE afirma que novas empresas miravam mercado doméstico em 2009
As empresas que ingressaram no mercado em 2009 eram, em sua maioria, voltadas para setores que atendem prioritariamente o mercado doméstico, como comércio, alojamento e alimentação e construção, segundo a pesquisa Demografia das Empresas, divulgada pelo IBGE. Para Denise Guichard, técnica do IBGE responsável pela pesquisa, esse perfil difere do de 2008, quando o ingresso de empresas se baseou em ramos mais voltados para o setor externo, como a indústria. Isso mostra, diz, a tendência de expansão do consumo interno como propulsor da economia do país em 2009 - mesmo após a crise, tal dinâmica de crescimento se manteve. Guichard diz ainda que a os resultados da pesquisa, que apontaram crescimento do saldo de ingresso de novas empresas, "são positivos dado o cenário de crise". Considerando apenas o saldo entre as empresas que deixaram de existir e as novatas, houve crescimento de 4,7% de 2008 para 2009…