Edição 614 | Ano IV



São Paulo / SP
Gigante americana de Imposto de Renda entra no Brasil
O crescimento do número de brasileiros que declaram Imposto de Renda - foram 24,4 milhões neste ano, 57% mais que em 2002 - atraiu para o país uma gigante norte-americana do setor.
A H&R Block, que já atua no Canadá e na Austrália, além dos EUA, inicia operações no Brasil no começo do ano que vem. A empresa vai fazer as declarações para os clientes de forma a aumentar a restituição, diminuir o valor a ser pago ou evitar a malha fina, tudo de acordo com a legislação vigente.
A companhia, que tem foco em pessoas físicas, conta atualmente com 25 milhões de clientes e faturamento global de US$ 3,8 bilhões. Para entrar no país, a empresa fez uma joint venture com o Grupo Semco. Cada um detém 50% do controle. "Queríamos um parceiro local, que tivesse contatos e conhecesse a cultura", diz Eduardo Wurzmann, presidente da H&R Block no Brasil.
A empresa espera fazer as declarações de 30 mil contribuintes. O investimento inicial, entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões, servirá para a abertura de duas lojas na capital paulista, a instalação de software próprio e a contratação de cerca de 200 contadores.
Inicialmente, os serviços serão oferecidos por meio de empresas - SAP e Totvs (tecnologia), Sanofi Aventis (farmacêutica) e Viver (construção) estão entre elas. No exterior, a estratégia é outra: atendimento direto ao cliente, com franquias. De qualquer forma, o serviço é contratado e pago pelo contribuinte interessado (no Brasil, R$ 120 a R$ 150 - mais R$ 20 por formulário extra, como o de renda variável e o de atividade rural).
"Oferecemos garantias, como o pagamento da diferença se o contribuinte verificar que poderia ter recebido restituição maior ou pago imposto menor dentro de suas comprovações, ou se ele cair na malha fina por problema no preenchimento da declaração", diz Wurzmann.
Valdir Jorge Mompean, presidente da Abracont - Associação Brasileira dos Contabilistas -, diz que as garantias oferecidas pela H&R "são de praxe" na maioria dos escritórios de contabilidade.
"O propósito das empresas é fazer a declaração mais vantajosa de acordo com as comprovações do contribuinte", diz. "Essa assessoria em caso de malha fina é habitual. Oferecer isso como diferencial é chover no molhado." Mompean diz que "a competição no mercado é sempre válida". Mas afirma que escritórios menores têm condições de oferecer "serviços mais personalizados". (Agência FolhaNews)


 

Da redação – Paris / França 
(Jean Pierre Sorteaux, correspondente i-press.biz)
Ministros da zona do euro discutirão crise hoje

Os ministros das Finanças da zona do euro vão realizar uma conferência telefônica hoje, dia 19/12, para discutir a crise da dívida soberana, segundo afirmou uma fonte governamental à agência de notícias AFP. "Haverá uma conferência do Eurogrupo amanhã à tarde", por volta das 15 horas (ou meio-dia no horário de Brasília), "para discutir o que acontecerá depois da reunião de cúpula europeia realizada nos dias 8 e 9 de dezembro para salvar a zona do euro", disse hoje a fonte. Um tópico central na conferência telefônica será a questão dos empréstimos bilaterais para os governos europeus pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para permitir a assistência aos países mais frágeis da zona do euro. Representantes de países da União Europeia que ainda não fazem parte da zona do euro, composta de 17 membros, também participarão da conferência telefônica. Durante a semana, a zona do euro buscará maneiras de lidar com a sua crise da dívida soberana, oferecendo mais dinheiro ao FMI e liquidez em longo prazo para os banco, enquanto busca regras fiscais mais severas, depois de a agência de classificação Fitch duvidar da sua capacidade de encontrar uma solução definitiva. "Todos sabemos que a Europa não tem sido capaz de convencer os mercados de que a sua estrutura de governança e suas medidas contra a crise são suficientes," disse o vice-ministro da economia italiano, Vittorio Grilli, numa entrevista publicada no domingo. "Precisamos de mais integração e ferramentas mais eficazes. Ainda não chegamos lá," ele disse ao jornal Il Sole 24 Ore. (Fonte: Agência Dow Jones)


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INDICADORES ECONÔMICOS

Da redação – São Paulo / SP (Mônica Siqueira, editora-assistente)
Preço da cesta básica registra aumento em novembro
O valor da cesta básica subiu em 15 das 17 capitais brasileiras pesquisadas em novembro – de acordo com a Pesquisa Nacional da Cesta Básica, divulgada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As capitais que apresentaram maior inflação foram Rio de Janeiro (3,68%), Fortaleza (3,91%) e Vitória (4,73%), enquanto Aracaju teve uma queda de 0,49% e em Salvador o valor permaneceu o mesmo. Segundo André Braz, economista do IBRE/FGV, os produtos que tiveram maior aumento foram o tomate e a carne bovina — isso na maior parte do país. “Essas altas são sazonais, mas em geral são passageiras, ou seja, o preço recua com a normalização da oferta. Os preços devem recuar um pouco, mas só em 2012”, afirma André. O economista diz ainda que, para driblar esses aumentos, os consumidores devem procurar por promoções.
Preços da Ceia de Natal - Já com a chegada do Natal, os itens essenciais para a ceia subiram em média 4,65%, abaixo da inflação medida pelo IPC/FGV que foi de 6,29%, entre dezembro de 2010 e novembro de 2011.  O bacalhau (10,34%), o refrigerante (10,82%) e a cerveja (14,16%) foram os que tiveram maior aumento. Por outro lado, o azeite de oliva, o frango e o vinho ficaram, em média, mais baratos. Com a recente valorização do dólar, o economista acredita que tenha ocorrido um impacto no preço dos produtos natalinos. “Se o cambio tivesse se mantido abaixo de R$ 1,60, como estava em julho de 2011, provavelmente teríamos uma cesta de importados mais farta. Contudo, acho que o dólar afetou alguns preços, mas de maneira moderada”, explica André. (Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)


Da redação – São Paulo / SP (Mônica Siqueira, editora-assistente)
RESUMO da Semana – de 12 a 16 de dezembro de 2011

IPC-C1 tem alta em novembro - O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) do mês de novembro apresentou variação de 0,50%. Com este resultado, o indicador acumula alta de 4,94%, no ano e, 5,84%, nos últimos 12 meses.

Índice de Confiança da Construção (ICST) - O ICST médio do trimestre findo em novembro situou-se 10,2% abaixo do mesmo período do ano passado, contra -10,4% do trimestre findo em outubro. As comparações interanuais do Indicador Trimestral de Confiança entre outubro e novembro mostram que as principais quedas foram observadas em Construção de Edifícios e Obras Civis (11,8%) e Aluguel de Equipamentos de Construção e Demolição (10,4%). Os grupos Obras de Infraestruturas para Engenharia Elétrica e para Telecomunicações e Obras de Acabamento tiveram melhores resultados: -2,0% e -0,7%, respectivamente.

Confiança da Indústria de PE diminui em novembro - O Índice de Confiança da Indústria de Pernambuco (ICI-PE) recuou 0,3% entre outubro e novembro de 2011, ao passar de 112,5 para 112,2 pontos.

IGP-10 recua no mês - O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) variou 0,19%, em dezembro. A taxa apurada em novembro foi de 0,44%. No acumulado de 2011, entre janeiro e dezembro, o IGP-10 variou 5,33%. O IGP-10 é calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

Confiança de Serviços de PE avança em novembro - O Índice de Confiança do Setor de Serviços de Pernambuco (ICS-PE) avançou 4,0% entre outubro e novembro de 2011, ao passar de 142,1 para 147,8 pontos. No mesmo período, o ICS-Brasil recuou 0,6%, para 128,9 pontos.

IPC-S tem maior resultado desde setembro - O IPC-S de 15 de dezembro de 2011 registrou variação de 0,72%, taxa 0,09 ponto percentual (p.p.) acima da apurada na última semana. Este foi o maior resultado desde a primeira semana de setembro de 2011, quando o indicador registrou alta de 0,74%.

Comércio Varejista
PMC: Vendas no varejo tiveram variação nula em outubro - O comércio varejista não apresentou variação em outubro na comparação com o mês anterior, na série com ajuste sazonal, tanto para o volume de vendas quanto para a receita nominal. Isso interrompe uma sequência de 20 meses de resultados positivos da série da receita nominal. Nas demais comparações, obtidas das séries sem ajuste sazonal, o varejo registrou, em termos de volume de vendas, acréscimos de 4,3% sobre outubro de 2010, de 6,7% no acumulado dos dez primeiros meses do ano e de 7,3% no acumulado em 12 meses. (Fonte: IBGE)

Economia Internacional
IPP americano sobe 0,3% em novembro - O Índice de Preços ao Produtor (IPP) nos EUA avançou 0,3% em novembro, sob ajuste sazonal, segundo informou o Bureau of labor Statistics. Em uma base não ajustada, o índice de bens finais aumentou 5,7% para os 12 meses encerrados em novembro de 2011. (Fonte: BLS)

Produção industrial nos EUA recua 0,2% - A produção industrial recua 0,2% em novembro, após avançar 0,7% em outubro. Atingindo 94,8% da média de 2007, a produção industrial total para novembro foi 3,7% acima do seu nível do ano anterior. A capacidade de utilização total da indústria caiu para 77,8%, avançando 2,0% sob o nível do ano anterior, porém 2,6% abaixo no longo prazo (1972-2010). (Fonte: FED)

IPC americano se mantém estável em novembro - O Índice de Preços ao Consumidor permaneceu estável em novembro de 2011, sob ajuste sazonal, segundo reportou o Bureau of labor Statistics. Ao final de 12 meses, todos os itens do índice avançaram 3,4% antes do ajuste sazonal. Os preços dos serviços (exceto energia) avançaram 0,2% na presente apuração. Já os custos com energia apresentaram variação de -1,6%. (Fonte: BLS)
(Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)


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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

São Paulo / SP
32% dos investidores da bolsa dão nota zero à própria carteira de investimentos em 2011
Os investidores não estão nada satisfeitos com o desempenho de suas próprias carteiras de investimento este ano. De acordo com enquete do portal InfoMoney, quase um terço dos leitores (32%) deu nota zero para a própria carteira em 2011. De acordo com o gestor da Grau Gestão de Ativos, Arthur Siqueira Totti, este resultado reflete principalmente o desempenho do mercado acionário em 2011. “A maioria dos investidores que deu esta resposta provavelmente está bastante insatisfeita com o desempenho dos papéis”, diz.“Por outro lado, aqueles que investiram em fundos cambiais no começo do ano ou mesmo em títulos públicos devem estar mais satisfeitos com a própria carteira”, aponta Totti. Para 13% dos respondentes, a própria carteira em 2011 merece nota “5”. Já 9% dos leitores disseram que a carteira neste ano merece nota “2”, mesmo percentual que deu nota “3” para o próprio portfólio.
Outras notas - Ainda segundo a enquete, 7% dos leitores deram nota “4” para a sua carteira, enquanto 6% deram nota “1”, percentual igual ao daqueles que deram notas “6”, “7” e “10”. Já 5% dos respondentes atribuíram nota “8” e 2%, nota “9”. (Fonte: Agência InfoMoney)


HOJE – Fechamento das Bolsas Asiáticas: e Abertura das Européias:


Tóquio / Japão
Morte de líder norte-coreano gera temor de instabilidade e derruba Bolsas na Ásia
As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em queda os pregões de hoje, dia 19/12,com destaque para o tombo das ações sul-coreanas por aversão a risco após a morte do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, que gerou temores de instabilidade regional.
O líder norte-coreano Kim Jong-Il faleceu às 8h30min, de sábado, dia 17/12, (21h30min de sexta-feira em Brasília), vítima de um ataque cardíaco, aos 69 anos. A informação foi confirmada hoje pela televisão estatal do país, um dos mais fechados do mundo. O won da Coreia do Sul se depreciou após a notícia da morte, anunciada à 1h (horário de Brasília). Os mercados financeiros receiam que o falecimento gere instabilidade no nordeste da Ásia por causa da imprevisibilidade da transição de liderança no país empobrecido e fechado.
- O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha queda 2,13% às 7h23.
- O índice de Seul encerrou em baixa de 3,43%, tendo chegado a cair até 5% na mínima do pregão.
- Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 1,26%.
- O mercado perdeu 1,18% em Hong Kong.
- A Bolsa de Taiwan tombou 2,24%.
- Enquanto o índice referencial de Xangai caiu 0,30%.
- Cingapura retrocedeu 1,55%.
- E a bolsa de Sydney fechou com desvalorização de 2,38%.
Análise - As commodities também tiveram ampla queda, com investidores evitando ativos de maior risco em favor da segurança do dólar.
"O risco ou temor de que a morte de Kim Jong-il leve a uma provocação pela Coreia do Norte está motivando a venda", disse Hiroyuki Fukunaga, diretor-executivo da Investrust, em Tóquio. O foco principal será em como a sucessão norte-coreana acontecerá.





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MERCADO FINANCEIRO


Washington / EUA
Banco do Brasil tem aval do Fed para compra do EuroBank
A diretoria do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) deu ontem, dia 18/12, aval para a aquisição de 100% do capital do EuroBank, da Flórida, pelo Banco do Brasil e a Previ, fundo de pensão dos funcionários da instituição. A operação foi fechada em abril passado e teria envolvido o desembolso de mais de US$ 6 milhões. Com a aprovação do Fed, o Banco do Brasil passará a atuar também no setor de varejo do mercado financeiro americano.
Em sua decisão, o banco central norte-americano considerou o total de ativos do Banco do Brasil, de US$ 520 bilhões, o fato de o governo brasileiro ser o detentor de 59% de suas ações e também sua observação dos requisitos de capital mínimo do Acordo de Basileia. A compra do EuroBank com recursos próprios da instituição também foi destacada no relatório do Fed, que consultou o Banco Central brasileiro antes de dar seu aval.
A compra do EuroBank, com sede em Coral Gables, faz parte da estratégia de expansão dos negócios do Banco do Brasil no exterior. A instituição está presente em 48 países. Nos EUA, mantém filiais em Nova York e em Miami e escritórios de representação em Washington (DC), Orlando (Flórida) e White Pains (Nova York). Além disso, tem nos EUA uma subsidiária para operar no mercado de ações, opera transferência de dinheiro em 14 Estados americanos e é detentor de 50% das ações do Banco Votorantim, presente em Nova York.
Segundo o Fed, a operação de aquisição do EuroBank não traz ameaças na área de defesa da concorrência porque o Banco do Brasil não atuava no setor de varejo. Esse foi o principal objetivo da instituição, interessada especialmente nos clientes brasileiros e hispano-americanos da Flórida. O EuroBank tem agências em Coral Gables, Pompano Beach e Boca Raton. Em 2010, seus ativos somavam US$ 102,1 milhões, sua carteira de crédito atingia US$ 74,8 milhões e seus depósitos, US$ 914 milhões. O patrimônio líquido era de US$ 5,5 milhões. (Agência Estado)


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INDÚSTRIA


Salvador / Bahia
Vulcabrás/Azaléia fecha seis unidades
A indústria de calçados Vulcabras/Azaleia anunciou ontem, dia 18/12, o fechamento de seis unidades na Bahia. São fábricas situadas nos municípios de Potiraguá, Itarantim, Maiquinique, Ibicuí, Iguaí e Itati, nas regiões sul e sudoeste do Estado, onde eram produzidos cabedais de calçados esportivos. No total, 1800 pessoas podem perder o emprego neste final de ano. Por meio de nota, a empresa informou que as demais unidades de produção na Bahia estão mantidas e que os empregados das unidades desativadas terão a opção de ser transferidos para as outras fábricas nos municípios de Itapetinga, Itambé, Macarani, Firmino Alves, Itaiá, Itororó e Caatiba e nos distritos de Bandeira do Colônia e Rio do Meio. Aqueles que decidirem por deixar a empresa receberão uma recompensa financeira, estimada em dois salários mínimos, além dos direitos trabalhistas.
A empresa, maior fabricante de artigos esportivos da América Latina, com 40 mil empregados, explica, no comunicado, que "a decisão foi tomada com base em um estudo de redução de custos, visando possibilitar à empresa fazer frente à concorrência no mercado interno feita principalmente pelos calçados importados. Garante também que a produção total da Bahia não será afetada e que o complexo de Itapetinga continuará sendo a principal unidade do grupo. "Vale ressaltar que esta decisão não tem relação com a abertura da unidade fabril na Índia, que ainda está sendo viabilizada", destaca o presidente da companhia, Milton Cardoso, na nota. "A Bahia é a grande produtora de componentes para nossos calçados, abastecendo as fábricas do Sergipe (Frei Paulo) e parcialmente a fábrica do Ceará (Horizonte). Além disso, é da Bahia que sai a maioria dos tênis Olympikus, dos chinelos Opanka e uma boa parte dos nossos calçados femininos (Azaleia e Dijean)", completou.
Conforme informações divulgadas pelo sindicato da categoria, com sede na cidade de Itapetinga, desde o início de novembro já foram demitidos cerca de 1,5 mil trabalhadores de um total de 16 mil empregados baianos. A empresa é o principal empregador do setor privado nos municípios de Itapetinga, Itororó, Itambé, Potiraguá, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí e Caatib. As demissões chamaram a atenção do Ministério Público do Trabalho (MPT), que está investigando se as dispensas são arbitrárias. Caso fique caracterizada a arbitrariedade, a empresa será instada a suspender as demissões e readmitir os dispensados. (Agência Estado)


Londres / Inglaterra
Cargill promove mudança interna e corta 125 empregos
A Cargill cortou 125 vagas das mesas de operações globais de energia, transporte e metais, assim como fez algumas mudanças estruturais internas para facilitar o crescimento destes setores no longo prazo, anunciou nesta sexta-feira, 16, uma porta-voz do grupo norte-americano. "Nós podemos confirmar que, como resultado das mudanças estruturais internas, houve algumas mudanças de pessoal, que afetarão aproximadamente 125 empregados em nossas operações de energia, transporte e metais no mundo inteiro", declarou a Cargill. Por questão de privacidade, a companhia informou que não divulgará os nomes das pessoas envolvidas nas mudanças. "Depois de uma revisão das nossas operações de energia, transporte e metais, fizemos algumas mudanças estruturais internas para facilitar nosso crescimento de longo prazo nestes setores", comunicou a porta-voz. Na semana passada, a Cargill revelou que demitiria cerca de 2 mil pessoas no mundo todo dentro de seis meses. A empresa dispõe de uma força de trabalho de quase 138 mil empregados. (Agência Dow Jones)


Londres / Inglaterra
Exxon estuda comprar companhia no Curdistão por US$ 10,9 bilhões
A Exxon Mobil está estudando a possibilidade de comprar por 10,9 bilhões de dólares a Gulf Keystone Petroleum, cujas explorações são basicamente focadas no Curdistão, segundo reportagem do jornal The Independent de ontem, dia 18/12. O jornal disse que a Exxon está pensando em fazer uma oferta de 800 pennies por ação pela britânica Gulf Keystone, que fez enormes descobertas na região semiautônoma do Curdistão, no Iraque. "Não é um hábito nosso fazer comentários sobre reportagens da mídia, rumores ou especulações", disse um porta-voz da Exxon à Reuters em um comunicado por e-mail. A Gulf Keystone também se recusou a fazer comentários sobre o assunto. A Exxon "sondou" a Gulf Keystone sobre o possível acordo, disse a reportagem, sem citar suas fontes. (Agência Reuters)

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AGROBUSINESS


Campo Grande / MT
Produção de ovos em Mato Grosso cresce 26%
A produção de ovos de galinha em Mato Grosso, no último trimestre, cresceu 26,6% segundo o novo levantamento elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram 33,1 mil dúzias no período, enquanto na mesma época do ano passado, as estatísticas apontavam 26,1 mil. Esta é a segunda maior produção na região Centro-Oeste (que soma 81,9 mil dúzias), já que Goiás fica à frente, com 35,2 mil dúzias no período (alta de 7,7% no comparativo). Em Mato Grosso do Sul, foram 8,6 mil (+ 0,9%) e, no Distrito Federal, 4,8 mil (+ 9,2%), revela o IBGE. Os dados ainda são preliminares. Para alcançar os números, o instituto destaca crescimento, também, na quantidade de animais, que chegou a 6,3 mil cabeças no trimestre (+ 22,7%). Em Goiás somou 6,7 mil (+ 9,0%), em Mato Grosso do Sul foram 1,7 mil (+ 3,7%) e, no Distrito Federal totalizou 852 (+ 0,8%). Nacionalmente, a produção de ovos de galinha atingiu 646,878 milhões de dúzias entre julho a setembro, figurando crescimento de 4,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Quanto ao segundo trimestre de 2011, a alta é de 2,0%. A região Sudeste - maior produtora nacional - atingiu no período pouco mais de 309 mil dúzias, apresentando queda de 1,3% no 3º trimestre de 2011 quando comparado ao mesmo período de 2010.


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SETOR AUTOMOTIVO


Munique / Alemanha
CEO da BMW diz que decisão sobre fábrica no Brasil está próxima
O executivo-chefe da montadora alemã BMW, Norbert Reithofer, disse que a companhia está perto de uma decisão final sobre a localização da nova fábrica que pretende construir no Brasil. Anteriormente, havia sido anunciado que uma decisão seria divulgada ainda este ano. Falando sobre as operações globais da montadora, Reithofer disse que o ímpeto de crescimento observado este ano deve continuar em 2012. "Nós ainda estamos otimistas sobre o segmento de carros de luxo nos EUA, e também esperamos um crescimento na China nos seis primeiros meses de 2012". Ele também afirmou que o mercado europeu provavelmente crescerá levemente no ano que vem, uma análise mais otimista do que a expressada por outras montadoras. Mas Reithofer reconheceu que essa previsão é baseada na suposição de que a crise econômica não piore ainda mais. (Agência Dow Jones)


São Paulo / SP

Em 2020, até 25% dos carros novos da Ford serão híbridos ou elétricos
Carros híbridos ou 100% movidos a bateria parecem ainda estar longe do mercado de massa. Mas, na opinião de John Viera, diretor global de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Ford, isso é apenas uma questão de tempo. Ele admite que esses modelos não vão liderar as vendas de veículos novos tão cedo, mas afirma que representarão uma parcela significativa. "Até 2020, entre 10% e 25% dos veículos novos vendidos pela Ford serão híbridos ou elétricos. Atualmente, esse porcentual é de 2%", afirmou. Para isso, o executivo aposta que os preços vão cair bastante. E basicamente por dois motivos: o desenvolvimento de novas tecnologias e a alta do preço do petróleo, que deve continuar, segundo ele. Essa situação, na opinião de Viera, fará com que o consumidor faça as contas da relação custo-benefício antes de decidir se comprará um carro movido a diesel ou gasolina ou se vale a pena pagar um pouco mais por um veículo que usa energia elétrica. O executivo também acredita que o modelo de produção de etanol no Brasil serve como referência para o mundo todo e pode ser exportado, já que é uma importante alternativa aos combustíveis fósseis. Viera, americano neto de um brasileiro nascido em Santos, esteve em São Paulo na semana passada para participar da primeira edição do Prêmio Ford de Sustentabilidade. (Agência Estado)


Da redação – São Paulo / SP (Mônica Siqueira, editora-assistente)
Chrysler planeja retomar produção de Dodge Dart em 2013
O grupo Chrylser planeja voltar a brigar por espaço no segmento de sedãs médios americanos em 2013, quando a nova geração do modelo Dodge Dart ganhar as ruas. Embora as primeiras imagens do carro já tenham sido divulgadas, a fabricante levará o veículo a público somente no Salão de Detroit, que acontece em janeiros, nos EUA.Com design inspirado no mesmo modelo Dart que ganhou as ruas nos anos 60, a versão 2013 apresenta inúmeras inovações, como a dianteira similar a do Dodge Charger. Primeiro veículo Chrysler a utilizar plataforma de origem Fiat, que controla o grupo, o carro poderá ser encontrado em três opções de motores quatro cilindros: 2.4, 2.0 e MultiAir 1.4 turbo.
Dodge Dart: História de sucesso - Lançado em 1960, o modelo foi imediatamente bem aceito pelo mercado, que, à época, o considerava um carro compacto, colocando-o como concorrente de outros veículos consagrados, como o Chevrolet Corvair e o Ford Falcon. Embora reconhecido como um carro de família de menor porte, o Dart se destacava por sua potência – evidentemente superior a de outros modelos dos anos 70. Vendido por US$ 2.041 em 1963, o carro da Chrysler teve seu auge em 1974, quando a empresa fabricou 340 mil veículos.


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SERVIÇOS e VAREJO


São Paulo / SP
Varejo corta previsão de crescimento nas vendas no Natal para 2%
Na reta final para o Natal, o varejo reduziu em menos da metade a projeção de crescimento de vendas. Depois do desempenho recorde de 2010, quando a receita aumentou 10% sobre o ano anterior, agora a expectativa é de um acréscimo de 2% nas vendas de dezembro na comparação com o mesmo mês do ano passado e levando-se em conta o mesmo número de dias. Se a projeção se confirmar, este será o segundo pior Natal em quatro anos. Só perde para o de 2008, quando houve retração de 1,7% por causa da crise americana, apontam dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em setembro, antes do acirramento da crise na Europa, a expectativa do varejo era ampliar em 5% as vendas neste mês na comparação anual. "A euforia do Natal de 2010 não tem mais", diz o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo, ressaltando que, ao contrário do ano passado, há hoje muita incerteza. Ele pondera que crescer 2% sobre uma base forte, que foi o Natal do ano passado, é um bom resultado, porém "não é nada extraordinário". Ele destaca que o ritmo de vendas está abaixo do esperado e o varejo está estocado. Nem o corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de geladeiras, fogões e lavadoras, anunciado pelo governo nas últimas semanas, deu grande impulso às vendas.  (Agência Estado)


Da redação – São Paulo / SP (Mônica Siqueira, editora-assistente)
Lojas organizam amigo secreto para promover marcas
Redes de lojas encontraram uma nova forma de divulgar a marca e manter um canal de relacionamento com os consumidores. Empresas como Hering, Cacau Show e Havaianas criaram neste ano páginas personalizadas na internet ou no Facebook para os clientes organizarem o amigo secreto. A ferramenta funciona da mesma forma que a dos sites já tradicionais na área: é possível convidar amigos pela rede, trocar mensagens e realizar o sorteio, sem o risco de tirar o próprio nome.
A diferença é que os participantes podem incluir na "lista de desejos" produtos da marca e comprar on-line, sem a obrigatoriedade de adquirir o presente na loja. "É uma campanha voltada para a promoção da marca. Devemos ter um aumento nas vendas como consequência, mas esse não é o foco, queremos fazer relacionamento", diz Marcos Ribeiro Gomes, diretor de marketing da Hering. Ainda assim, deverá haver impacto nos números do final de ano. Segundo Gomes, a estimativa é que entre 60% e 70% dos 5.930 usuários cadastrados comprem presentes na loja. A rede de chocolates Cacau Show também diz que busca a aproximação. "Mais do que aumentar as vendas, a ferramenta foi criada com o objetivo de oferecer mais um canal de contato", afirma Monica Ogawa, gerente de comunicação da Cacau Show.
Já a rede de móveis e utensílios Tok&Stok oferece o amigo secreto virtual, desde o ano passado, por meio do Facebook. "Esse aplicativo faz parte de um contexto de comunicação com os clientes. Ele veio como um plus ao conteúdo que disponibilizamos para eles", diz Flávia Lucena, gerente de comunicação e marketing de relacionamento da empresa. De acordo com a gerente, a ferramenta teve uma aceitação positiva em 2010. Outro aplicativo no Facebook é o das sandálias Havaianas. Nele, os usuários da rede social podem escolher entre mais de 80 modelos da nova coleção e comprar diretamente pela loja on-line.


Ribeirão Preto / SP
Grupo Unimed planeja ter 125 hospitais até 2015
Em polos mais consolidados, onde uma parte maior da população já tem planos de saúde, como no Estado de São Paulo, operadoras investem em estrutura e buscam também públicos diferenciados, como o da classe A. Detentora de uma rede de 111 hospitais próprios no país, a Unimed planeja elevar esse número para 125 até 2015. A previsão é do presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino.
Três dos projetos mais recentes da cooperativa estão no interior paulista Ðem Ribeirão Preto, Santos e Tatuí. No caso de Ribeirão (313 km de SP), o novo prédio, cuja primeira fase vai custar cerca de R$ 40 milhões, será entregue em 2014. "O hospital próprio nos possibilita fechar a cadeia completa, racionalizando custos e permitindo manter um padrão de qualidade de atendimento", disse Aquino.
O público A é outra alternativa das operadoras de saúde em busca de crescimento. O grupo São Francisco, sediado em Ribeirão e com atuação em cinco Estados, lançou uma marca exclusiva voltada ao segmento premium. A empresa fechou parceria com a Omint e quer abocanhar 30% do mercado de planos de saúde de alta renda nas regiões onde atua, nos próximos três anos. O diferencial oferecido ao público A nesses planos é a possibilidade de escolher profissionais e centros médicos em todo o país, mediante reembolso oferecido pela operadora de saúde.

Da redação – São Paulo / SP
Shopping sazonal de verão realiza 17ª edição no litoral paulista

O Casa Grande Boulevard Mall, maior shopping center de verão do país, realiza sua 17ª edição, no Guarujá/ SP, em uma parceria do Casa Grande Hotel Resort & Spa com a agência Front360 Comunicação Total. Os visitantes vão contar, em 6.000 metros quadrados de área, com marcas como Rip Curl, Mormaii, Gloria Coelho, Maria Bonita, Reinaldo Lourenço, Abercrombie, Hollister, Calvin Klein, Richards, Sergio K, John John, Iodice, Zoomp e Gafisa. O empreendimento será montado no Casa Grande Hotel, no bairro da Enseada, e funcionará de 28/12/2011 a 21/2/2012. A estimativa é receber cerca de 400 mil pessoas no período. No total, são 38 lojas, 16 quiosques e dez opções de alimentação.


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COMÉRCIO EXTERIOR


Da redação – São Paulo / SP (Mônica Siqueira, editora-assistente)
Exportação de bovinos vivos pelo Uruguai em ritmo lento
As exportações uruguaias de bovinos vivos estão em ritmo lento. Segundo dados do Ministério da Agricultura em novembro foram exportadas 7,4 mil cabeças, com destino à China. Em dezembro estes números devem melhorar em razão da exportação para a Turquia. Dados preliminares apontam para o embarque de 11,0 mil cabeças para este destino. Um dos problemas que ainda não foi devidamente sanado no país é o de atraso na emissão de permissões para exportação pelo governo, que trava o processo e dificulta o comércio. (Fonte: Scot Consultoria)


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TI, WEB e e-COMMERCE

Nova Iorque/ EUA
Empresa que vendeu antivírus falso pagará US$ 8 milhões a enganados
A história do antivírus falso da Innovative Marketing teve finalmente uma decisão judicial. A empresa terá de reembolsar as centenas de milhares de consumidores dos Estados Unidos que foram enganados para comprar seus produtos. Um anúncio no site da Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) informa que o órgão chegou a um acordo com a companhia, fundada na Ucrânia, por meio do qual os 320 mil usuários enganados receberão seu dinheiro de volta. A média dos pagamentos não será muito alta, ficando na casa dos 20 dólares, disse a FTC, mas algumas pessoas receberão valores maiores, dependendo de quanto pagaram pelas licenças inúteis dos produtos.
A tática que transformou a companhia em máquina de fazer dinheiro consistia em simplesmente alegar que o PC de um usuário estava infectado por malwares (que não existiam) e podia ser limpo mediante ao pagamento de uma taxa. Desde 2005, o negócio foi tão bem-sucedido que acredita-se que a Innovative tenha ganho pelo menos 100 milhões de dólares a partir da venda de licenças de uma variedade de programas falsos.
A decisão da FTC menciona três deles em particular – Winfixer, Drive Cleaner e XP Antivirus – mas o número de programas enganosos forma uma lista muito maior, sendo que alguns exemplos podem ser encontrados no site da Microsoft. A história da Innovative Marketing e seus fundadores tornou-se longa e complicada com o passar dos anos, mas chegou a um fim em 2008 quando um processo da FTC iniciado por reclamações de muitos consumidores levou um juiz a fechar uma unidade da empresa em Belize, além do seu host nos EUA, o Byte Hosting.
Em 2010, três homens foram acusados de envolvimento nas operações globais da empresa: Shaileshkumar "Sam" Jain, Bjorn Daniel Sundin e o homem que dirigia a Byte Hosting, James Reno. Apontado como o “magnata do scareware”, Jain trocou os EUA pela Ucrânia em 2005 após ser processado pela Symantec pela venda de software falsificado. Em junho de 2011, a Justiça decidiu pela apreensão de 14,8 milhões de dólares da conta de Jan em um banco suíço, como uma forma de recompensar a fabricante americana de programas de segurança pelo golpe da Innovative. A notícia desta semana representa um momento importante na história da criminalidade na computação – pela primeira vez um grande número de vítimas de um golpe receberá seu dinheiro de volta. (Agência IDG News Service)


São Francisco / EUA
Dell desiste de netbooks e mira ultrabooks
A fabricante Dell confirmou que está se retirando do mercado de netbooks para se concentrar nos chamados 'ultrabooks', informou a Wired, com informações do site The Verge. De acordo com a reportagem, a Dell confirmou sua decisão de sair do mercado após alguns internautas perceberem que o netbook Inspiron Mini não estava mais disponível no site da fabricante. No entanto, os netbooks Latitude, direcionados ao mercado corporativo, continuam disponíveis na página da empresa. Além de confirmar a “morte” do Inspiron Mini, a Dell disse que não lançará netbooks baseados na futura plataforma de processadores Cedar Trail, da Intel. Por outro lado, o Inspiron Duo, híbrido de netbook/tablet, está vendendo bem, diz a companhia, e continuará sendo oferecido.  “Fino e poderoso é onde está o mercado para a gente”, explicou o diretor de marketing da Dell, Alison Gardner, em referência aos novos Ultrabooks, notebooks ultrafinos e leves desenvolvidos pela Intel em parceria com diversas fabricantes. (Agência IDG Now!)

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INFRAESTRUTURA e LOGÍSTICA


Da redação – Brasília / DF (Marco Aurélio Reis, repórter i-press.biz)
Quase 95% dos grandes produtores pretendem investir em ferrovias, aponta pesquisa
Estudo da Confederação Nacional do Transporte revela que infraestrutura dos terminais das ferrovias existentes foi considerada adequada por 52,3% dos clientes. Cerca de 94,4% dos grandes clientes que fazem uso das ferrovias brasileiras para escoar produtos como minérios, açúcar e grãos tem interesse em investir, de alguma forma, em obras ferroviárias como ramais particulares e terminais multimodais. Essa foi uma das constatações da Pesquisa CNT de Ferrovias 2011, divulgada nesta quinta, dia 15, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Conforme o presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, a infraestrutura dos terminais das ferrovias existentes foi considerada adequada por 52,3% dos clientes, enquanto os serviços foram considerados insuficientes por 45,6%. Apesar disso, diz a pesquisa da CNT, o tempo de carga e descarga no terminal da ferrovia foi considerado satisfatório para 75,2% e 77,4% dos usuários, respectivamente.
Pouco mais da metade (56,3%) classificaram como “bom” os aspectos de segurança e integridade das cargas. Para 48,3%, a segurança melhorou nos últimos anos, enquanto 39,7% avaliaram que a situação permaneceu igual nesse quesito. Entre os principais entraves apontados pela pesquisa, a CNT destacou a falta de disponibilidade de vagões especializados, citado por 33,3% dos clientes, a confiabilidade dos prazos, segundo 31,1% deles e o alto custo do frete, para 39,4% da clientela. “No Brasil, o (menor custo do) transporte rodoviário acaba distorcendo o preço de mercado. Isso tende a ser corrigido no futuro, quando deverão ser colocadas limitações para o transporte (de produtos) pelo meio rodoviário”, disse Vilaça.
Segundo ele, o governo trabalha atualmente com uma previsão de expandir em 11 mil quilômetros a malha ferroviária até 2020. “Isso é ótimo e expressivo para o nosso momento, mas ainda precisamos dar sequenciamento, até atingirmos pelo menos 52 mil quilômetros”, avalia.
A malha brasileira registra, atualmente, uma extensão total de pouco mais de 30 mil quilômetros. Boa parte da demanda prevista para os próximos anos tem origem na chamada “nova fronteira agrícola brasileira”, localizada no cerrado brasileiro. “Como são novas áreas onde agricultura e commodities agrícolas e minerais têm as suas descobertas, essa produtividade vai aumentar. Mas já estamos com mais vagões, locomotivas potentes, maior carregamento e produtividade e portos que proporcionarão alternativas logísticas para o usuário e para a redução dos seus custos”, completou.
Vilaça disse, ainda, que há “ótimas perspectivas” para o transporte de passageiros. “Na medida em que a malha cresce, se moderniza, e se apresenta fisicamente mais adequada, você consegue imprimir mais velocidade. E, para viabilizar (esse tipo de transporte) para passageiros, será necessária uma velocidade entre 80 e 100 quilômetros por hora”, apontou. A amostra da pesquisa da CNT é formada pelos clientes mais significativos das dez principais mercadorias transportadas em cada corredor ferroviários. Para a pesquisa, foram feitas 132 entrevistas entre outubro e novembro de 2011.


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MERCADO DE LUXO


Da redação - São Paulo / SP
SF1: o carro conceito da Mercedes-Benz
Inspirado nas curvas agressivas do Lamborghini Aventador, Steel Drake, designer nascido no Quirguizistão, assinou o projeto do Mercedes-Benz SF1, um carro conceito com curvas e linhas triangulares afiadas. (LEIA na íntegra)


Da redação – Paris / França (Jean Pierre Sorteaux, correspondente i-press.biz)
Sebastien Sauvages cria telefone em forma de arte
Enquanto todos especulam sobre os lançamentos de smartphones e imaginam suas funcionalidades, o designer Sebastien Sauvages optou por depositar todas suas energias em aprimorar o telefone fixo. (LEIA na íntegra)




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