Edição 581 | Ano IV

Nova Iorque / EUA
Redes sociais vão movimentar US$ 10,3 bilhões em 2011
De acordo com o instituto de pesquisas Gartner, as redes sociais vão movimentar US$ 10,3 bilhões até o fim de 2011, o que representa alta de 41,4% em relação a 2010. A expectativa é que, apesar do conturbado momento financeiro que Europa e EUA passam, o crescimento se mantenha em 2012, atingindo renda anual de 14,9 bilhões de dólares, e chegando em 2015 a US$ 29,1 bilhões. Os números estão em linha com pesquisa divulgada pela IBM, na qual 82% dos diretores de marketing entrevistados afirmaram que elevarão os investimentos em mídia social nos próximos cinco anos. Ainda assim, metade dos executivos admite que não estão preparados para lidar com a situação.
Apesar da lenta mobilização das companhias, as redes sociais estão aumentando rapidamente sua renda, graças, principalmente, à publicidade veiculada nelas. Dos US$ 10,3 bilhões, 53% (US$ 5,5 bilhões) virão de anúncios e, no ano que vem, o montante deverá atingir US$ 8,2 bilhões. “Isso ocorre por causa das particularidades das redes sociais, que possibilitam às companhias destrincharem a complicada estrutura que conecta seus clientes, mapeando amigos, comentários, fotos, enfim, todo tipo de interação”, afirma Neha Gupta, analista do Gartner.
Os games sociais também estão em alta. Até o fim do ano devem obter US$ 3,2 bilhões em publicidade, chegando a US$ 4,5 bilhões em 2012. “Em relação à receita, os jogos sociais ainda estão no estágio inicial, ainda que muitos usuários tenham exibido, em alguns casos, um padrão de engajamento avançado”, afirma o analista. “As empresas precisam construir novos modelos de negócio para dar conta dessa crescente participação". (Agências EFE e CIO/US)
Da redação – Rio de Janeiro / RJ

Defasagem de preço faz Petrobras 'perder' R$ 9 bilhões
A Petrobras deixou de ganhar R$ 9 bilhões nos últimos oito anos por causa da defasagem dos preços da gasolina e do diesel em relação às cotações do mercado internacional, conforme cálculos do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). "Quando o preço do petróleo sobe muito, a Petrobras subsidia o custo no mercado interno; quando cai, quem subsidia é o consumidor e o acionista", afirma o diretor do CBIE, Adriano Pires.
Neste ano, a defasagem de preços está em 30%, apesar dos preços do petróleo terem recuado um pouco nos últimos meses em relação ao primeiro semestre. O problema é que a Petrobras está sendo obrigada a importar mais combustível para compensar a redução da mistura de álcool anidro na gasolina. Segundo Pires, em 2010, a estatal comprava no mercado externo cerca de 7 mil barris de gasolina por dia. Neste ano, a média subiu para 30 mil barris. Na prática, os gastos da estatal vão subir quatro vezes em relação a 2010, para US$ 1,4 bilhão. "Para piorar, ela vai vender essa gasolina R$ 0,30 mais barata do que no mercado externo", diz o diretor do CBIE.
Ele conta que havia uma expectativa de que essa defasagem pudesse ser eliminada com algum reajuste de preços neste semestre. Há alguns meses, um diretor da estatal confirmou que havia uma negociação com o governo para permitir um reajuste. Mas esses planos foram por água abaixo por causa dos níveis de inflação. No mês passado, o governo decidiu reduzir o valor da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), de R$ 0,23 para R$ 0,19 por litro, para evitar que houvesse um aumento de preço na bomba por causa da redução de etanol na gasolina. "Hoje não existe nenhuma expectativa de alta dos preços da Petrobras. Tínhamos a esperança de que a Cide pudesse ser usada para calibrar a defasagem, mas ela foi usada para compensar a redução do álcool", afirma o analista de petróleo da Banif, Oswaldo Telles. Segundo ele, essa política de represamento de preços da estatal - fortemente influenciada por decisões do governo federal - não é sustentável por muito tempo. (Agência Estado)

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INDICADORES ECONÔMICOS


RESUMO da Semana
10 a 14 de outubro de 2011

IGP-M tem alta na primeira prévia do mês -
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) variou 0,45%, no primeiro decêndio do mês de outubro. Para o mesmo período de apuração do mês anterior, a variação foi de 0,43%. O primeiro decêndio do IGP-M de outubro compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 30 do mês de setembro.
IPC-S avança em três capitais - O IPC-S de 07 de outubro de 2011 registrou a mesma taxa de variação da semana anterior (0,50%). Das sete capitais pesquisadas, três registraram acréscimo, duas apresentaram decréscimos e duas mantiveram estabilidade.
Confiança do setor serviços aumenta em Pernambuco - O Índice de Confiança do Setor de Serviços de Pernambuco (ICS-PE) acelerou 3,8% entre agosto e setembro de 2011, ao passar de 133,2 para 138,2 pontos. No mesmo período, o ICS-Brasil recuou 0,4%, para 130,3 pontos.
IPC-3i desacelera no 3º trimestre do ano - O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i), que mede a variação da cesta de consumo de famílias compostas por indivíduos com mais de 60 anos, variou 0,91% no terceiro trimestre de 2011. A taxa acumulada no ano está em 4,45%, nos últimos 12 meses, 7,01%. No segundo trimestre de 2011, o IPC-3i registrou alta de 1,30%.
Confiança da Indústria sobe em Pernambuco - O Índice de Confiança da Indústria de Pernambuco (ICI-PE) avançou 2,8% entre agosto e setembro de 2011, ao passar de 111,0 para 114,1 pontos. No mesmo período e base de comparação, o ICI da Indústria de Transformação Nacional recuou 1,5%, para 97,8 pontos.
Índice de Confiança do Comércio - setembro de 2011 - Em parceira com o Banco Central do Brasil, a Fundação Getulio Vargas lança a Sondagem Conjuntural do Setor Comércio, com frequência mensal e abrangência nacional.

Índices de Preços ao Consumidor
IPC da Fipe registra alta de 0,23% na 1ª semana de outubro - A primeira quadrissemana de outubro do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou inflação de 0,23% na cidade de São Paulo, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado representou desaceleração ante 0,25% da prévia anterior. Nas sete classes de despesa que compõem o IPC da Fipe, os resultados apurados foram: Habitação (0,28%), Alimentação (0,39%), Transportes (-0,01%), Despesas Pessoais (0,31%), Saúde (0,51%), Vestuário (-0,29%) e Educação (-0,02%). (fonte: Fipe)

Comércio Varejista
PMC: Vendas no varejo variam - 0,4% e receita nominal 0,3% em agosto - Em agosto, o comércio varejista do país apresentou variação de -0,4% para o volume de vendas e 0,3% para a receita nominal, na relação mês/mês anterior com ajuste sazonal, indicando uma desaceleração no setor, com o segundo resultado negativo do ano (o primeiro foi em abril) resultando na interrupção de um trimestre de crescimento em volume de vendas e a menor taxa positiva de receita nominal registrada em 2011. (fonte: IBGE)

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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas Asiáticas: e Abertura das Européias:


Cingapura / China
Bolsas da Ásia sobem após pedido do G20 por zona do euro
As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, dia 17/10, depois que Alemanha e França disseram, no fim de semana, estar fazendo bom progresso no plano para resolver a crise de dívida da zona do euro e recapitalizar seus bancos.
Resultados empresariais também ajudaram o tom positivo dos mercados, assim como dados melhores que o esperado sobre o varejo dos EUA. Mas o rali das commodities perdeu força, com aversão a risco, destacando preocupações de que ainda haja muito trabalho a fazer para evitar o derretimento do sistema financeiro da Europa. Os ministros de Finanças e banqueiros centrais do G20 disseram em uma reunião em Paris que esperam que os líderes da zona do euro "lidem decisivamente com os desafios atuais através de um plano abrangente" na cúpula da União Europeia, em 23 de outubro.
- O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 2,11%. O setor de recursos naturais no MSCI ganhava mais de 2%, impulsionado pela disparada das ações da Rio Tinto.
- Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 1,5%.
- O índice de Seul subiu 1,62%.
- O mercado se apreciou 2,01% em Hong Kong.
- Na Bolsa de Taiwan avançou 1,40%.
- Enquanto o índice referencial da Bolsa de Xangai ganhou 0,37%.
- A Bolsa de Cingapura subiu 1,27%.
- A Bolsa de Sydney fechou com valorização de 1,66%.

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MERCADO FINANCEIRO


Paris / França
Bancos têm de depender menos do governo
A ministra do orçamento da França, Valérie Pécresse, afirmou neste domingo que os bancos franceses precisam aumentar seu capital por meio do investimento privado, sem nenhum dinheiro público. Embora o governo não tenha dúvidas da força dos bancos do país, as instituições financeiras da França precisam cumprir os padrões mínimos na relação entre capital próprio e ativos de risco, mas sem usar dinheiro público, afirmou Pécresse em entrevista à rádio local Francer Inter. Pécresse insistiu que os bancos também precisam continuar financiando a economia por meio de crédito às famílias e companhias e que devem considerar reduzir os dividendos e bônus, para ajudar a manter suas metas de capital próprio em relação aos ativos de risco. O projeto de lei de orçamento que será apresentado à Assembleia Nacional da França na terça-feira vai incluir cortes em despesas públicas. Segundo Pécresse, "não temos opção hoje a não ser cortar dívida, cortar déficits".
Alemanha - Em Berlim, o ministro de finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, afirmou hoje que os detentores privados de títulos da dívida grega devem aceitar prejuízos maiores para alcançar "uma solução durável e sustentável" para a crise da dívida europeia. Em entrevista à rede de TV alemã ARD, neste domingo, Schaeuble disse que precisa ser renegociado um acordo fechado em julho, quando bancos e outros investidores aceitaram renunciar a 20% de sua participação na dívida grega. De acordo com Schaeuble, a contribuição do setor privado para a redução da dívida grega "provavelmente terá de ser maior". O Instituto Internacional de Finanças (IIF), um grupo global de lobby dos bancos, afirmou que seu diretor de gerenciamento, Charles Dallara, está discutindo o acordo de julho com autoridades dos 17 países da zona do euro. O porta-voz do IIF Frank Vogl se recusou a dar mais detalhes sobre as conversas, mas a liderança do grupo até o momento tem rejeitado arcar com prejuízos maiores. (Agências Dow Jones e Associated Press)

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INDÚSTRIA


São Paulo / SP

Philips vê lucro cair e planeja cortar 4,5 mil empregos
A Royal Philips Electronics pretende eliminar 4.500 empregos, sendo 1.400 vagas na Holanda, como parte de seu programa de reorganização, com o qual a empresa busca 800 milhões de euros em economia de custos. "Estamos na primeira etapa de uma mudança de muitos anos para tornarmos uma empresa mais enxuta e mais empreededora", comentou o executivo-chefe da Royal Philips Electronics, Frans van Houten. Ele observou que o desempenho financeiro atual ainda não é satisfatório, em meio aos desafios econômicos atuais, especialmente na Europa, e fatores operacionais e riscos. "Não esperamos ver uma melhoria material no desempenho no curto prazo", complementou, acrescentando, contudo, que a empresa está agindo para alcançar as metas financeiras de médio prazo. No terceiro trimestre deste calendário, a Philips registrou lucro líquido de 76 milhões de euros, 85% abaixo dos 524 milhões de euros verificados um ano antes. O resultado refletiu, entre outros pontos, uma perda maior com operações descontinuadas. As vendas declinaram 1,2% e corresponderam a 5,394 bilhões de euros. O lucro antes de juros e impostos somou 273 milhões de euros entre julho e setembro, contra 518 milhões de euros de igual período de 2010. O lucro antes de juros, impostos e amortizações saiu de 647 milhões de euros para 368 milhões de euros. Ao fim do terceiro trimestre, a Philips tinha uma dívida líquida de 1,189 bilhão de euros, comparável aos 80 milhões de euros registrados no fechamento de mesmo intervalo do ano anterior. (Agência Valor)

São Paulo / SP
Hering anuncia receita bruta de R$ 386,7 mi no 3º trimestre
A Hering encerrou o terceiro trimestre com receita bruta de R$ 386,7 milhões, alta de 34,6% frente ao mesmo período de 2010, de acordo com a prévia dos resultados divulgada no dia 14/10 pela empresa. As vendas totais da Hering Store, principal marca da companhia, cresceram 31,9% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, totalizando R$ 257,3 milhões, com alta de 9% pelo critério "mesmas lojas", que engloba os pontos em funcionamento a, no mínimo, 12 meses. Ainda segundo a prévia, foram abertas 17 lojas - dentre as marcas Hering Store, Hering Kids, PUC e Dzarm - no terceiro trimestre, totalizando 489 estabelecimentos, alta de 24% em relação aos 393 pontos de venda existentes no mesmo período de 2010. O balanço completo da companhia, com dados auditados, será divulgado no dia 27/10, daqui a duas semanas. (Agência Valor)
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SETOR AUTOMOTIVO


Londres/Inglaterra e Brasília/DF
Países exportadores de carros reclamam na OMC sobre alta de IPI
Além do Japão, a Coreia do Sul, a Austrália, os EUA e a União Europeia também manifestaram nesta sexta-feira, durante reunião do Comitê de Acesso ao Mercado da OMC - Organização Mundial do Comércio -, preocupação contra a elevação do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados - para carros importados pelo Brasil. De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, foram intervenções curtas, feitas após o Japão levantar questionamento sobre o caráter protecionista da medida brasileira.
A reação, ainda na reunião, foi protocolar. Os brasileiros disseram que irão encaminhar a reclamação para Brasília e repetiram o discurso do Ministério da Fazenda: o aumento é temporário (vale somente até dezembro do ano que vem) e não um sinal de protecionismo, apenas uma forma de resolver uma distorção no mercado de carros no Brasil. Não se trata ainda de uma disputa oficial entre os países, o que exigiria uma resposta formal do governo brasileiro. Mas é um sinal claro de que a medida incomodou muito as nações que exportam carros para o Brasil.
"O primeiro passo para um contencioso é levantar questionamento durante as reuniões dos comitês da OMC. Isso não quer dizer que a ação do Japão necessariamente virará um contencioso, mas esse costuma ser o caminho, tradicionalmente", explica o advogado especializado em direito internacional Rabih Ali Nasser. "Quando um país se decide por esse caminho, procura o Órgão de Solução de Controvérsias da organização e apresenta um pedido de investigação", afirma. A ação do Japão é a primeira contra o aumento do imposto na OMC. A reclamação não estava na pauta do comitê, que hoje fez uma de suas três reuniões anuais. Foi anexada fora do prazo e pegou de surpresa a representação brasileira.
Com coteúdo nacional - No dia 15 de setembro, o governo federal anunciou a elevação nas alíquotas de IPI para veículos que tenham menos de 65% de conteúdo nacional. Antes, o tributo variava de 7% a 25% e, com a medida, passou para 37% a 55%. A mudança não deve atingir a maioria das montadoras japonesas, como Honda e Toyota. A reclamação foi lida de duas formas: pode ser a defesa de montadoras que não estão no Brasil ou um recado para que outros países não adotem medidas semelhantes, que de fato prejudicariam as grandes japonesas. A presidente Dilma Rouseff falou sobre a o aumento, hoje, em Porto Alegre: "Elevamos o IPI dos produtos, dos automóveis em geral. E, especialmente em relação àqueles produzidos no Brasil, gerando empregos brasileiros e com agregação de valor, nós reduzimos o mesmo imposto. Isso significa que nós damos muita importância à produção e à compra de automóveis pela população brasileira." Na época do anúncio, o ministro Guido Mantega (Fazenda) afirmou que a medida poderia deixar os carrros de 25% a 28% mais caros.
As exceções - O México e Argentina, que têm acordo automotivo com o Brasil, não estão incluídos na regra. Nesse caso, a exigência é de 60% de peças produzidas em quaisquer das duas partes: no Brasil e na Argentina ou no Brasil e no México. Os carros do Uruguai também foram liberados da cobrança. (Agência Folha)

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SERVIÇOS e VAREJO


Da redação – São Paulo / SP
Renner está próxima da meta de 30 novas lojas em 2011
Com 2,5 mil metros quadrados e investimentos de R$ 6 milhões, a nova loja da Renner em Natal (RN), a segunda da rede no Estado (primeira fora de shopping center) é apenas uma das 30 unidades que a varejista pretende abrir neste ano - dez já foram inauguradas ao longo do primeiro semestre, boa parte delas no formato “lojas compactas”, modelo que José Galló, CEO da varejista gaúcha, começou a testar ainda em 2010. Tudo indica que deu certo. Das 30 novas lojas previstas para este ano, pelo menos 13 serão no formato menor, com no máximo três mil quadrados. (Agência Brasil Econômico)

Da redação – São Paulo / SP

Tok&Stok busca comprador para suas lojas
O comando da rede de móveis e acessórios para casa Tok&Stok busca novos rumos para o negócio. A companhia contratou o banco BTG Pactual para buscar compradores, segundo fontes próximas à empresa. Há dois anos, o casal Regis Dubrule e Ghislaine Dubrule, empresários que fundaram a empresa em 1978, passou a discutir a possibilidade de abrir o capital do grupo. Esse movimento criaria espaço, futuramente, para os dois controladores saírem do negócio com a venda da totalidade das ações a potenciais interessados. Com a volatilidade dos mercados em 2010 e a crise no exterior ganhando força neste ano, cresceu dentro da empresa a hipótese de venda do negócio, sem passar por uma oferta inicial de ações (IPO). É essa questão que está na mesa neste momento. O valor da empresa gira em torno de R$ 800 milhões, mesmo patamar do faturamento das 34 lojas. O casal de controladores com mais de 60 anos (Regis tem 62 e Ghislaine, 61) tem um dos filhos, Paul Dubrule, à frente do negócio. Amigos próximos da família contam que os dois fundadores tinham plano antigo de sair da operação ao completar 60 anos de idade. Procurada, a empresa se manifestou por meio de nota. "Sempre há especulações desse tipo [venda do negócio]. Não temos nada a comentar a respeito", informou Paul Dubrule, gerente de expansão da Tok&Stok. O BTG Pactual não comenta a informação.

Da redação – São Paulo / SP
PBKIDS vende 15,7% mais no Dia das Crianças

A PBKIDS Brinquedos disse que suas vendas no Dia das Crianças tiveram um crescimento de 15,7% em relação ao mesmo período do ano passado, como reflexo da venda de produtos exclusivos, como a Maquininha de Costura da Barbie; a casinha Tudo em Um Só (com acessórios da boneca Litlle Mommy); e a Direção Ferrari, que reproduz o ronco dos motores da Fórmula 1. Helicópteros e carrinhos de controle remoto completam a lista dos mais requisitados, juntamente com jogos de tabuleiro repaginados, como Super Jogo da Vida e Detetive 3D.

Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Pão de Açúcar avança no Centro-Oeste e Nordeste
O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista nacional, está otimista com seus resultados das bandeiras Extra e Assaí, que expandiram suas vendas acima de 15% no último trimestre. Diante deste resultado, a ideia é ampliar as operações da loja de vizinhança Extra Fácil, seguindo o modelo das 70 lojas já existentes no Estado de São Paulo para o Nordeste e Centro-Oeste. Estas regiões são o foco de 300 lojas da bandeira Extra Fácil, incluídas nas 420 lojas anunciadas até 2014. O Pão de Açúcar investiu R$ 230 milhões nos últimos 18 meses na conversão de 221 lojas das bandeiras CompreBem e Sendas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e em recife/PE. As mudanças não se motivaram apenas para unificar a imagem depois das aquisições dos últimos anos, mas sim para agradar o gosto do cliente da emergente classe média, que passou a comprar muito mais produtos perecíveis, vinho, refrigerantes e cerveja, em detrimento aos produtos de consumo básico.

Da redação – São Paulo / SP
Subway investe em sanduíches calóricos para atrair público
A partir de novembro, a rede americana de fast-food Subway, que fatura US$ 16 bilhões em nível global, vai engordar o seu cardápio no Brasil. Quem for a um dos restaurantes da rede, conhecida mundialmente por servir opções de refeição com ingredientes light, como alface, tomate e peito de peru, poderá se surpreender com a nova opção: o sanduíche de churrasco. Esse item, aprovado após dois meses de testes no Rio de Janeiro, será um dos pesos-pesados do cardápio, podendo chegar a 894 kcal, para a versão com pão de 30 centímetros. Os lanches mais leves do Subway costumam conter cerca de 300 calorias, em média. O objetivo da rede não é mudar seu foco estratégico, mas buscar outro tipo de consumidor. Até porque o brasileiro médio não enxerga o “sanduíche natureba” como algo capaz de saciar o apetite. O processo de tropicalização do cardápio começou no fim de 2009, quando a BRF-Brasil Foods, dona das marcas Sadia e Perdigão, sugeriu à direção do Subway uma receita de frango defumado recheado com cream cheese. Hoje, esse item é o terceiro mais pedido e responde por 9% das vendas no Brasil, estimadas em mais de R$ 400 milhões por ano. Com a nova opção, a companhia não só quer acrescentar mais calorias aos seus sanduíches como também aumentar a receita. O filé bovino foi desenvolvido pelo frigorífico Minerva Dawn Farms, de Barretos/SP.

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COMÉRCIO EXTERIOR

São Paulo / SP
Brasil está entre os dez principais exportadores mundiais de arroz
A busca de novos mercados, associada às ações do governo para desova da atual supersafra, coloca o Brasil entre os dez principais exportadores mundiais de arroz, mercado liderado pela Tailândia, seguida do Vietnã. De janeiro a setembro, o país vendeu o recorde de 875 mil toneladas para o mercado externo. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento e consideram as diversas variedades do produto, desde o arroz para semeadura até o beneficiado.
Esse volume corresponde à exportação de 1,1 milhão de toneladas do produto com casca, base de cálculo mais comum utilizada por produtores, e representa aumento de 175% em relação ao volume exportado em igual período de 2010. Em dólares, o aumento é ainda mais expressivo, passando de US$ 118 milhões em 2010 para US$ 395 milhões neste ano-alta de 235%.
Além do maior volume, o resultado foi favorecido pelo aumento da cotação do produto no mercado internacional. A tonelada, que era vendida por US$ 450, atualmente está acima de US$ 600. De acordo com o presidente do Irga - Instituto Rio Grandense do Arroz -, Claudio Pereira, o resultado deste ano consolida a mudança do perfil do país. "O Brasil deixou de lado o perfil de importador que tinha até há três anos e se consolida como um dos principais fornecedores para o mundo." O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional, com 54% da safra.
Ele destaca o bom resultado das negociações do arroz brasileiro em novos mercados, especialmente na África subsaariana. A região é o destino de quase 60% das vendas brasileiras. "A principal vantagem é geográfica, que permite ao produto brasileiro chegar a esses mercados com preço muito competitivo em relação à principal região produtora mundial, que é o leste asiático", explica Pereira. O consultor Vlamir Brandalizze observa ainda o papel dos leilões de PEP - Prêmio de Escoamento de Produto - promovidos pelo Ministério da Agricultura na elevação das exportações.
Desde março, foram realizados 16 leilões desse tipo, com negociação de 1,4 milhão de toneladas, destinadas tanto ao mercado interno como ao externo. "Esse mecanismo elevou a cotação do produto para os produtores sem aumentar o custo para a indústria, que pôde manter o arroz a preço competitivo no exterior", explica. Apesar do bom resultado neste ano, dificilmente a safra 2011/12 vai repetir o desempenho. Para o período, a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento - prevê redução da área plantada de até 2,7% em relação à atual e queda de produtividade de 6,5% por hectare.

Da redação – Brasília / DF

Embarques de soja representam 7,5% de toda receita das exportações brasileiras
Valor de US$ 12,5 bilhões, gerado de janeiro a agosto, foi 32,1% maior em relação ao mesmo período de 2010. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apontam que os embarques de soja grão durante os oito primeiro meses de 2011 representaram 7,5% do faturamento total das exportações brasileiras. A receita de US$ 12,5 bilhões gerada de janeiro a agosto foi 32,1% maior em relação ao mesmo período de 2010, de US$ 9,5 bilhões. Conforme a Scot Consultoria, nesta última safra o clima foi crucial para a boa produção, exceto no Mato Grosso do Sul, onde o excesso de chuvas causou perdas. Atualmente, em Paranaguá/PR, o grão está cotado em R$ 47,50 a saca. A demanda aquecida dá condições para os preços se manterem firmes. (Fonte: Scot Consultoria)

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TI, WEB e e-COMMERCE

Nova Iorque / EUA
Google pode abrir loja de música digital nas próximas semanas
Cinco meses depois de lançar um serviço de música na nuvem com capacidades limitadas, o Google está em negociações com as grandes gravadoras para expandir o produto e abrir uma loja de MP3 que competiria com a Apple e a Amazon. De acordo com vários executivos da indústria musical, o Google está ansioso para abrir a loja nas próximas semanas. Ela muito provavelmente seria conectada ao serviço do Google na nuvem, o Music Beta, que permite às pessoas armazenar suas músicas em servidores remotos e transmiti-las para celulares e outros dispositivos, disseram os executivos - todos falaram sob a condição de anonimato, pois as negociações ocorreram em privado e continuam em andamento. Uma porta-voz do Google se recusou a falar sobre o assunto, e as gravadoras também não fizeram nenhum comentário oficial sobre os planos da empresa. O Google talvez queira anunciar a sua loja antes de a Apple abrir o seu mais recente programa de música na nuvem, o iTunes Match - que foi revelado em junho e deve começar a funcionar no final de outubro -, mas não está claro se a empresa seria capaz de fechar os acordos necessários com gravadoras e selos a tempo para abrir uma loja completa. (Fonte: The New York Times)

Da redação – São Paulo / SP

Cofundador da Apple teme pelo futuro da empresa
O iPhone 4S começou a ser vendido ontem nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá, França, Japão e Reino Unido. Ainda não existe previsão de lançamento no Brasil. Como já é tradicional nos lançamentos da Apple, milhares de consumidores fizeram fila em várias partes do mundo. Steve Wozniak, cofundador da Apple, foi o primeiro da fila na Apple Store de Los Gatos, na Califórnia. Ele chegou à loja na quinta-feira à tarde e comprou um iPhone 4S branco. Em entrevista ao blog TechCrunch, Wozniak disse "temer um pouco" pelo futuro da empresa que fundou com Steve Jobs. Ele criticou a forma como o iPhone 4S foi apresentado, com destaque a características técnicas, como o processador de dois núcleos e as antenas separadas.
A maioria das pessoas não quer saber disso. Na sua opinião, seria melhor se a empresa tivesse falado que o novo modelo é mais rápido e tem recepção melhor. "Coisas humanas, e não técnicas", como fazia Jobs. Wozniak acrescentou que, com esse foco em melhoras técnicas, a Apple corre o risco de se tornar uma empresa como a Sony. "Steve dizia que o mais difícil era decidir que funcionalidades ficariam de fora", disse Wozniak. "Criar produtos simples e belos."
O cofundador da Apple esperou a abertura da loja sentado numa cadeira enquanto dedilhava um iPad branco e tomava refrigerante. Já virou um costume seu, conforme contou para a CNN. Ele poderia ver e ter qualquer produto antes do lançamento oficial, mas não quer estragar a surpresa. "Quero ter o meu junto com os outros milhões de fãs. Só quero conseguir falar no meu telefone", disse.
A presença ilustre vira atração. Fãs vêm tirar fotos e pedir para que Wozniak autografe seus iPhones, iPods e iPads. Muitos também dão seus pêsames pela morte de Steve Jobs. Jobs morreu na semana passada, depois de sofrer durante anos de um câncer pancreático. Sua morte acabou incentivando as vendas do iPhone 4S, que foi mal recebido em seu lançamento, por ser muito parecido com o modelo anterior. O iPhone 4S foi anunciado pelo presidente da Apple, Tim Cook, um dia antes da morte de Jobs.
Expectativa - As filas que se formaram ontem em frente a lojas da Apple - e a expectativa de que a procura pelo iPhone 4S continue alta - geram previsões de venda que ultrapassam os números do iPhone 4, que atingiu a marca de 1,7 milhão de unidades comercializadas em seu primeiro fim de semana no mercado em 2010.
Enquanto alguns veem o novo smartphone da Apple alcançar de 2 milhões a 3 milhões de unidades vendidas neste fim de semana, o analista Carl Howe, do Yankee Group, acredita que 4 milhões de aparelhos sairão das prateleiras nesse período, segundo a Bloomberg. Essas previsões mostram que a criticada decisão da Apple de lançar um iPhone 4 aprimorado, em vez de um smartphone com novo design, não afeta as vendas. A Bloomberg recorda que o analista Gene Munster, do banco de investimento Piper Jaffray, estimou a venda de 25 milhões de iPhones 4S neste trimestre. O aparelho tem processador duas vezes mais rápido que o do iPhone 4, bateria com duração de oito horas de conversa na rede 3G (14 horas na 2G) e capacidade para reprodução de 10 horas de vídeos.
O design é semelhante ao do iPhone 4, o que frustrou a expectativa dos que aguardavam um design totalmente novo. A ausência de novidade na parte externa foi motivo de muitas críticas que se espalharam pela web, e o mercado financeiro também não se empolgou no dia do anúncio.Mas, mesmo assim, 1 milhão de iPhones 4s foram encomendados apenas no primeiro dia em que o telefone esteve disponível para pré-venda - mais que os 600 mil iPhones 4 pedidos no dia em que foram liberadas as encomendas em 2010. Análises mostram, porém, que o número não é tão impressionante se consideradas a falha no site da Apple e da operadora AT&T, no ano passado, e as 90 novas operadoras que agora distribuem o iPhone. (Fonte: Agência Estado - Camilo Rocha e Nayara Fraga / e Agência EFE)

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INFRAESTRUTURA e LOGÍSTICA


Xangai / China
Brasil tenta atrair investimentos chineses em portos
No porto de Santos, a licença ambiental para o terminal Embraport, ainda em obras, levou oito anos para ficar pronta. Em Xangai, o porto de Yangshan, que movimenta dez vezes mais contêineres do que o congênere brasileiro, foi construído em apenas dois anos e meio. A comparação desanimadora é de um dos integrantes da comitiva do porto de Santos após visita a Yangshan (28 milhões de contêineres/ano). Ontem, o grupo participou de um seminário organizado pelo Itamaraty em Xangai para atrair investidores chineses a portos brasileiros.
O porto aqui fica numa ilha que tinha 2,5 km². Aumentaram para 15 km² com aterro e construíram uma ponte de 32 km em dois anos e meio. A licença ambiental ficou pronta em seis meses. Em Santos, foram oito anos de espera para a licença ambiental de apenas um terminal, disse o presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos, Sérgio de Aquino. O diretor-presidente do porto de Santos, José Roberto Serra, disse que uma das explicações para a diferença é que o governo chinês detém todo o poder de decisão na área de infraestrutura. No Brasil, diz, há o fracionamento das autorizações entre diversas instâncias.
Os investidores perguntam sobre o modelo brasileiro e ficam assustados com o prazo da Lei de Licitações, que é de um ano e meio. O executivo disse que a China tem uma presença crescente em Santos: desde o ano passado, é o país que mais movimentou cargas no porto. No cais, praticamente todo o maquinário foi comprado da ZPMG. E duas empresas do gigante asiático prestam serviços de dragagem e implosão de pedras. No seminário de ontem foram apresentados projetos em quatro Estados: Pará, Espírito Santo, Bahia e Amazonas. Realizado num hotel, o seminário reuniu cerca de cem pessoas, com uma presença maior de brasileiros do que de chineses. (Fonte: Agência Folha - Fabiano Maisonnave, enviado espcial a Xangai)
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TURISMO e GASTRONOMIA


São Paulo / SP
Rede francesa Accor planeja abrir 200 hotéis na Ásia em 3 anos
A rede francesa de hotéis Accor, uma das maiores do mundo, disse que planeja abrir mais de 200 novas propriedades na Ásia dentro de três anos. No dia 14/10, inaugurou o novo hotel Pullman, em Jacarta, Indonésia. A corporação busca tirar proveito do crescimento regional, especialmente da China, Índia e Indonésia. Segundo projeção da OMT - Organização Mundial do Turismo -, a região da Ásia e Pacífico deve ganhar a maior parte dos novos turistas até 2030. É também a região que mais cresce em turistas enviados, apesar de ainda ficar longe do total de turistas europeus daqui a cerca de 20 anos.

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MERCADO DE LUXO


Da redação – São Paulo / SP

BMW leva conceito para o Salão Internacional de Frankfurt
Apostando na sustentabilidade, a BMW Motorrad apresentou no IAA 2011 seu novo conceito que busca espaço nas aglomerações urbanas. Próprio para se locomover na cidade, entre os carros e com poucas vagas, o conceito possui duas versões de scooters premium com motores de combustão interna (Concept C) e a versão com motor elétrico (Concept e). (LEIA +)
Da redação – São Paulo / SP
Bvlgari Serpenti Watch Collection
Voltada para as mulheres, a Bvlgari apresenta sua nova coleção de relógios, a Serpenti. Como uma reinterpretação de um dos ícones mais famosos da marca, o relógio é vem na forma de uma serpente incrustada por joias. (LEIA +)

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Reportagem ESPECIAL


Da redação - São Paulo / SP
Lucratividade aliada à sustentabilidade
Princípios de conservação da natureza viabilizam economicamente a produção em médio e longo prazo. No contexto atual, a ideia de sustentabilidade une-se ao conceito lucratividade. Isso porque, ao administrar bem os recursos naturais, o produtor viabiliza economicamente sua produção, seja em médio ou longo prazo. Segundo Robson Laprovitera, gerente de planejamento florestal da International Paper, hoje, é praticamente impossível pensar em lucratividade sem necessariamente vinculá-la a princípios de conservação da natureza e respeito a aspectos sociais. (LEIA +)

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