Edição 579 | Ano IV

São Paulo / SP e Rio de Janeiro / RJ
Investidores brasileiros aproveitam a crise e vão às compras em Portugal
 
Motor da América Latina, o Brasil aproveita a crise na Europa para investir cada vez mais em Portugal, sua antiga metrópole, que hoje é a porta de entrada das empresas brasileiras no Velho Continente."Nos últimos tempos, Portugal recebeu grandes investimentos brasileiros e há uma tendência a aumentar", declarou à AFP Maria Carolina Lousinha, do serviço econômico da embaixada de Portugal no Brasil.Os investimentos brasileiros em Portugal ocorrem, sobretudo, em áreas como a aviação, a construção civil, a siderurgia e o setor bancário.
Portugal foi em 2010 o sexto destino dos investidores brasileiros, ao receber cerca de 1 bilhão de dólares do Brasil, atrás das Ilhas Caimã, dos Estados Unidos, da Holanda, de Luxemburgo e de Hong Kong, indicou à AFP uma porta-voz do Banco Central do Brasil. Em 2009, os investimentos brasileiros em Portugal quintuplicaram em relação a 2008, com US$ 310 milhões.
As grandes empresas brasileiras, como a fabricante de aviões Embraer, ou os grupos de construção civil Odebrecht e Camargo Correa são os maiores investidores, "mas, cada vez mais, as pequenas empresas buscam se implantar" em Portugal, acrescentou Lousinha. A diplomata explicou que o mercado português atrai os brasileiros devido à língua comum dos dois países, por sua mão de obra qualificada e "pelo triângulo Brasil-Portugal-África", um mercado lusófono que os portugueses conhecem bem.
Além disso, uma série de privatizações estão previstas em Portugal - a companhia aérea TAP, a empresa de gestão de aeroportos, obras navais - e "os brasileiros estão muito interessados", explicou a responsável econômica da embaixada. "Portugal é a porta de entrada do Brasil na União Europeia", ressaltou.
Em 2009, ao inaugurar a construção de uma usina em Évora, a 130 km de Lisboa, o presidente da Embraer, Frederico Fleury Curado, assegurou que o objetivo é reforçar a relação com Portugal "e, de maneira mais ampla, com a Europa", um "dos maiores e mais importantes mercados" para sua empresa.
Para o porta-voz da Câmara de Comércio Brasil-Portugal em São Paulo, Caio Rocha Torrão, "os investidores brasileiros estão atentos às oportunidades em Portugal e na Europa que aumentarão com a crise, já que lá as empresas precisam de liquidez". "As grandes empresas brasileiras seguirão investindo e as pequenas e médias empresas tenderão a fazer fusões e aquisições de empresas em Portugal e na Europa", ressaltou Torrão.
A Copa do Mundo de futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil criaram "enormes oportunidades de investimento (para os europeus) em infraestrutura e serviços. E irá ocorrer uma reciprocidade com as empresas brasileiras", considerou. Em março, um colunista do jornal britânico Financial Times lançou uma proposta provocadora para resolver a crise da dívida portuguesa: que Portugal abandone a União Europeia e seja anexado pelo Brasil, sua antiga colônia. "Portugal seria uma grande província (do Brasil), mas estaria longe de ser dominante: 5% de sua população e 10% do PIB", afirmou. A presidente Dilma Rousseff viajou em março a Portugal e ressaltou a disposição do Brasil em ajudar a nação europeia no contexto das dificuldades econômicas enfrentadas pelo Velho Continente. (Agence France Presse / AFP)

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INDICADORES ECONÔMICOS


Da redação – São Paulo / SP
Índice de preços para 3ª idade desacelera no 3º trimestre
Os preços para a terceira idade registraram alta de 0,91% no terceiro trimestre e desaceleraram na comparação com o segundo trimestre, quando o índice variou 1,30%. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Nos últimos 12 meses a variação do indicador é de 7,01%, enquanto o acumulado no ano é de 4,45%. Os dados mensurados pelo IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), verificam a "inflação" da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por pessoas com mais de 60 anos.
Das sete classes de despesa que compõem o índice, seis registraram recuos em suas taxas de variação. As principais contribuições para a desaceleração da taxa trimestral partiram dos grupos: saúde e cuidados pessoais (2,37% para 1,19%), habitação (1,71% para 1,25%) e educação, leitura e recreação (2,33% para -0,27%).
Os destaques em cada uma dessas classes foram: medicamentos em geral (3,58% para -0,13%), tarifa de eletricidade residencial (2,56% para 0,48%) e passagem aérea (19,41% para -8,80%), nesta ordem. Também desaceleraram os itens vestuário (2,93% para 0,77%), despesas diversas (1,06% para 0,15%) e transportes (1,17% para 0,63%).
Em contrapartida, alimentação (0,15% para 0,82%) foi a única classe de despesa a registrar acréscimo em sua taxa de variação, com altas nos preços das frutas (-10,31% para 10,22%), carnes bovinas (-1,01% para 2,74%) e adoçantes (-2,31% para 8,75%).

Da redação – São Paulo / SP
Inflação medida pelo IPC-S acelera em 3 de 7 capitais
O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) acelerou em três das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conforme divulgou hoje a instituição. Na passagem do indicador de até 30 de setembro para o IPC-S de até 7 de outubro, a taxa de inflação na cidade de São Paulo, que representa quase 50% do total do IPC-S, subiu levemente, de 0,57% para 0,59% no período. As outras duas cidades que apresentaram inflação mais forte no período foram Porto Alegre (de 0,59% para 0,67%) e Belo Horizonte (de 0,28% para 0,37%).Duas cidades mostraram desaceleração de preços. É o caso de Rio de Janeiro (de 0,39% para 0,36%) e Recife (de 0,44% para 0,16%). Já as capitais restantes mantiveram a mesma taxa de variação de preços, no período. É o caso de Brasília (de 0,42%) e de Salvador (de 0,67%). (Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)


Da redação – São Paulo / SP
Otimismo do brasileiro com a economia tem leve queda
O otimismo das famílias brasileiras em relação à realidade socioeconômica do país apresentou leve queda na comparação de setembro com agosto, segundo o IEF - Índice de Expectativas das Famílias -, divulgado ontem, dia 10/10. O índice passou de 65,2, em agosto, para 63,1, em setembro. O IEF, levantado pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada -, considera o que as famílias esperam da situação econômica do país, a sua condição financeira, suas decisões de consumo e seu nível de endividamento. Mesmo com a queda, o índice aponta que as famílias continuam otimistas. Na escala do Ipea, a pontuação acima de 60 pontos indica otimismo; abaixo de 40, pessimismo. A ligeira queda da média nacional refletiu a diminuição dos índices regionais em relação a agosto no Norte, Nordeste e Sudeste.
A região Norte apresentou uma diminuição de 4,1 pontos, com 57,1 pontos em setembro - menor média registrada desde a criação do índice, marcando o retorno do grau de expectativa das famílias, de otimista para moderadamente otimista, similar ao ocorrido em julho.
As regiões Nordeste e Sudeste também apresentaram leve redução na pontuação, passando de 67,1 para 63,6 e 64,2 para 63,8, respectivamente. Já as regiões Sul e Centro-Oeste apresentaram elevação do otimismo, com alta de 4,3 pontos no Sul (em relação ao mês anterior) e volta a demonstrar índice acima de 60 pontos, passando de moderadamente otimista para otimista.
O Centro-Oeste continua sendo a região em que as famílias têm expectativas mais otimistas no Brasil, com 74,9 pontos, 1,9 ponto a mais que em agosto. A pesquisa também mostra que 9% das famílias se consideram muito endividadas e 52,4% que afirmam não possuir dívidas. A maior proporção de famílias sem dívidas está no Centro-Oeste (82,1%), seguido pelo Sudeste (62,2%) e Sul (47,6%). No Nordeste está o maior percentual de famílias muito endividadas (13,6%).
Em relação ao consumo de bens duráveis, 53,5% das famílias brasileiras afirmam que o momento é propício, ante 41,1% que não acham o momento ideal para compra desses bens. As regiões
Norte e Sul apresentam expectativas pessimistas maiores do que as otimistas sobre o momento para comprar bens duráveis, com índices 63,3% e 54,1%, respectivamente para cada região. Ainda de acordo com a pesquisa, a expectativa das famílias para o mês de setembro, no que diz respeito à situação econômica do país no curto prazo, aponta que 57,3% delas acreditam que o Brasil passará por melhores momentos nos próximos 12 meses, acima do número registrado no mês anterior (56,8%).
Em setembro, 71,9% das famílias brasileiras pesquisadas indicaram estar melhor financeiramente hoje do que um ano atrás, percentual ligeiramente inferior ao apresentado no mês anterior (73,8%). Essa queda é verificada no aumento na proporção de famílias que acreditam terem piorado financeiramente, de 22,7% para 23,7%. O Ipea faz o levantamento mensalmente em 3.810 domicílios, em mais de 200 cidades.

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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas Asiáticas: e Abertura das Européias:


Tóquio / Japão
Bolsas da Ásia avançam com otimismo com zona do euro
As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta nesta quinta-feira, dia 13/10, por um otimismo crescente de que a Europa tome medidas concretas para conter a crise de dívida e evitar uma crise bancária sistêmica.
- O índice MSCI das ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,21%.
- Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 0,97%, para o maior patamar das últimas quatro semanas. As ações de grandes exportadoras, como a Sony, avançaram com otimismo sobre a resolução da crise de dívida europeia.
- O mercado se valorizou 2,34% em Hong Kong, ajudado pelas construtoras chinesas, que registraram forte alta nas vendas de contrato entre janeiro e setembro.
- O índice de Seul encerrou em alta de 0,75%.
- A Bolsa de Taiwan avançou 0,62%.
- Eenquanto o índice referencial de Xangai ganhou 0,78%.
- Cingapura retrocedeu 0,14%.
- E Sydney fechou com valorização de 0,96%.
Análise - Parlamentares na Eslováquia fecharam um acordo na quarta-feira para ratificar até sexta-feira o plano de aumento do fundo de resgate da zona do euro (EFSF), encerrando um impasse que ameaçava a principal rede de segurança da região. A Eslováquia é o único país do bloco monetário de 17 nações que ainda precisa aprovar a reforma do fundo. "Os mercados estão se sentindo melhor. A sensação de que as coisas estão começando a ser postas no lugar, desconto para investidores de bônus, recapitalizações de bancos e a expansão do EFSF", disse o operador de um banco asiático em Cingapura.


ONTEM – Fechamento da Bovespa, NY e Europeias:

- A BOVESPA não operou ontem, dia 12/10, por conta do feriado nacional do Dia das Crianças.

Nova Iorque / EUA

Bolsas sobem nos EUA com otimismo sobre zona do euro
As Bolsas de Valores nos EUA fecharam em alta nos pregões de ontem, dia 12/10, à medida que o progresso na Europa quanto a um resgate financeiro trouxe investidores desconfiados de volta ao mercado.
- O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, avançou 0,9%, para 11.518 pontos. O S&P 500 fechou em alta de 0,98%, para 1.207 pontos.
- Enquanto que o termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,84%, para 2.604 pontos.
- O S&P 500 acumula alta de cerca de 12% frente à mínima da semana passada e teve a maior alta de sete dias desde março de 2009.
- O Dow brevemente voltou ao patamar positivo para o ano.
Análise - "Muitas das pessoas que têm dinheiro e estavam com medo de alguns destes riscos macroeconômicos estão pensando: talvez devêssemos voltar porque este tem sido um ano duro, e seria ainda mais duro se perdêssemos um grande quarto trimestre", disse Hank Smith, chefe de investimentos da Haverford Trust. As ações de bancos lideraram os ganhos, com o índice setorial KBW exibindo alta de 3,3%. As ações do Citigroup subiram 5%. Preocupações de que a crise da dívida na zona do euro possam empurrar a economia global para outra recessão têm penalizado a compra de ações nos últimos meses. Nesta quarta-feira, contudo, legisladores da Eslováquia chegaram a um acordo para ratificar mais poderes para o fundo de resgate da zona do euro (EFSF, na sigla em inglês), efetivamente encerrando uma crise que ameaçava a sobrevivência do euro e que tem pressionado as ações e outros ativos de risco.

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AGROBUSINESS


Da redação – São Paulo / SP
Cultura de café em sistemas orgânicos é 11 a 15% mais barata
Já no sistema convencional o valor chega a R$4.501,43, o que significa COT 11% maior do que o do orgânico e 15% maior do que o do orgânico de montanha. O estudo foi elaborado pelos pesquisadores Patrícia Helena Nogueira Turco (Polo Leste Paulista/APTA Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Marli Dias Mascarenhas de Oliveira (Instituto de Economia Agrícola /Apta/SAA) e Osmar de Carvalho Bueno (professor adjunto da UNESP/Botucatu). O objetivo foi comparar os custos de implantação dos três sistemas de produção, a fim de permitir que se conheçam os recursos que mais oneram a implantação de café convencional, orgânico e orgânico de montanha.
A área de estudo foi o Sul de Minas Gerais para o sistema orgânico de montanha e a região da Alta Mogiana no Estado de São Paulo para o sistema orgânico. Os dados utilizados, referentes a 2009, foram coletados através da aplicação de questionários junto aos produtores. Os dados do sistema convencional são da Fundação Procafé.
A estrutura do COT leva em consideração os desembolsos efetivos realizados pelo produtor durante a implantação da lavoura, englobando despesas com mão-de-obra, operações com máquinas e implementos agrícolas, insumos e, ainda, o valor da depreciação dos equipamentos agrícolas utilizados no processo. Assim, foram calculadas as despesas com operações agrícolas (manuais e mecanizadas) e com material consumido, totalizando os Custos Operacionais Efetivos (COE). Os custos com depreciação de máquinas, serviços de terceiros e encargos diretos sobre a mão-de-obra (40% do valor da despesa), somados ao COE, resultam no COT.
Produção orgânica
"Movimentos crescentes visando reduzir o uso de insumos agrícolas e implementação de sistemas de cultivo baseados em procedimentos biológicos renovam o interesse de pesquisadores e agricultores em práticas agrícolas, com adubação verde e rotação de culturas, que visam à recuperação e manutenção da fertilidade do solo e à redução no consumo", dizem os autores do trabalho. "Isso tem levado produtores a optarem por sistemas de produção que diminuem os impactos causados por produtos derivados de combustíveis fósseis e busquem a utilização de sistemas apropriados, adequando tipos de terrenos de suas propriedades, além de sua condição de sistemas familiares. Nesses casos se encaixam os produtores orgânicos e os de montanha com dificuldades de mecanização devido à alta declividade do solo."
De acordo com os pesquisadores, o primeiro passo a ser dado pelo cafeicultor que quer produzir organicamente é a filiação a uma instituição não-governamental, reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A seguir, ele deverá solicitar uma visita de certificação, visando iniciar o processo de conversão para a agricultura orgânica. De acordo com a Instrução Normativa nº 717/05/99 (Diário Oficial nº 9419/05/99), o período mínimo para a conversão de cultura perene é de 18 meses, que será contado a partir de data da visita de certificação. De maneira geral, esses cafés conseguem significativo ágio sobre o café convencional, ou commodity, observam os pesquisadores. "Assim, uma questão relevante é conhecer custos com a implantação desses sistemas de produção para averiguar as diferenças em termos de desembolsos na exploração de cafés especiais." (Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo)

Da redação – São Paulo / SP
Silvicultura traz renda extra aos produtores
O setor de florestas no país vem crescendo a cada ano. Em franca expansão, ele emprega cerca 4,5 milhões de trabalhadores, seja direta ou indiretamente, e é capaz de gerar renda extra aos agricultores, que podem facilmente investir no ramo sem deixar de lado suas culturas convencionais. O Crescimento do setor de florestas plantadas é um dos temas do Fórum Produção, Conservação e Lucratividade – A Economia Verde Como Via de Equilíbrio, organizado pelo Portal Dia de Campo, no dia 26 de outubro, Campinas/SP.
Segundo César Reis, diretor executivo da Abraf - Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas -, o setor de florestas plantadas no Brasil é um sucesso, pois é uma atividade que vem crescendo e está em franca expansão. De acordo com ele, especificamente o setor de floresta de eucalipto e pinos, dedica a maior parte da sua produção a três segmentos integrados às florestas: a produção de painéis de madeira industrializada, siderurgia a carvão vegetal e celulose papel.
 Além disso, há também, hoje, um consumo cada vez maior da madeira, principalmente eucalipto, como energia para diversos processos industriais, como secagem de grãos, indústria cerâmica e outros tipos de atividades que necessitam de combustível — conta o diretor executivo. Para ele, o setor enfrenta um desafio atual muito grande devido a uma medida adotada pelo governo, ainda na gestão do presidente Lula. Essa medida foi um parecer da Advocacia Geral da União que restringiu a aquisição de terras por estrangeiros.
“Temos hoje, R$37 bilhões em empreendimentos, seja em florestas ou em fábricas, integrados a florestas em diversos ramos. É uma fila de projetos que, se estivessem sendo executados, promoveriam uma ampliação, desde o ano passado, da área plantada no Brasil. Em 2010, a área girava em torno de 6,5 milhões de hectares. Certamente, o crescimento dessa área plantada em 2011 vai ser afetado por essas restrições. Esse é o primeiro grande problema que o setor enfrenta hoje”, explica.
Reis diz ainda que o setor está em franca expansão, novas fronteiras estão sendo conquistadas e estados do Nordeste e Norte do país oferecem novas oportunidades para os investidores, além das áreas já existentes, seja no Centro-Oeste, no Sul ou Sudeste. Portanto, a atividade é atrativa e rentável. O diretor fala também sobre os exemplos de empresas associadas da Abraf que, além das suas próprias florestas, possuem programas de fomento florestal que são parcerias com pequenos e médios produtores. “Nesses programas, as empresas cedem as mudas selecionadas, os insumos, dão assistência técnica e garantem a compra da madeira. São programas que levam aos produtores uma renda adicional. Eles passam a ter, além de suas culturas tradicionais, a silvicultura, que não requer solo de muita qualidade e tem um prazo de maturação que permite até a antecipação da venda da madeira, dependendo da empresa”, explica Reis.
Ele afirma que a cadeia de base florestal plantada é grande geradora de empregos. Segundo ele, dados do ano de 2010 mostram que, se considerarmos os empregos diretos, os indiretos e os devidos ao efeito renda, o país ultrapassa a casa dos 4,5 milhões de empregos. Além disso, é um setor que recolhe tributos de valores elevados. No ano de 2010, cerca de R$10 bilhões foram recolhidos em todas as etapas da cadeia. “Essas florestas possuem projetos licenciadas e a maior parte delas é certificada, seja pelo critério do FSC (Forestry Stewardship Council), que significa Conselho de Manejo Florestal, ou pelo critério do Cerflor. As empresas associadas da Abraf contam ainda com programas de responsabilidade social de grande relevância na área social, de saúde e de educação ambiental”, conta.

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SETOR AUTOMOTIVO


Frankfurt / Alemanha
Vendas da Volkswagen crescem 13,7% em setembro
A Volkswagen não mostrou sinais de desaquecimento em setembro, ao apresentar uma alta de 13,7% nas vendas do mês passado, para 472.100 veículos. Apesar dos indícios de que a economia global esteja esfriando rapidamente, a Volkswagen continua registrando ganhos de dois dígitos nas vendas, apoiada na demanda forte em mercados emergentes, como a China, e em novos modelos, como o Passat, montado nos EUA. Nos nove meses até setembro, o volume de vendas subiu 12,3%, para mais de 3,81 milhões de veículos, com crescimento em quase todos os mercados. "O crescimento nos nove primeiros meses foi muito gratificante", disse o gerente de vendas do grupo, Christian Klingler, em comunicado. As Europas Central e Oriental registraram aumento de 46% nas vendas, enquanto na América do Norte a Volkswagen vendeu 22% mais. (Agência Reuters)

Da Redação – São Paulo / SP
Peugeot Citroën amplia fábrica para ganhar market share
A montadora francesa PSA Peugeot Citroën pretende alcançar 7% de market share na América Latina em 2015, segundo Carlos Gomes, presidente Brasil e América Latina da empresa. Para este ano, a meta é chegar a 5,8% de participação na região. A PSA Peugeot Citroën está expandindo sua fábrica em Porto Real, no interior do Rio de Janeiro e prevê, a partir de 2012, aumentar sua capacidade de produção dos atuais 160 mil para 220 mil veículos por ano. Essa expansão está prevista no pacote de investimentos de R$ 1,4 bilhão, anunciado para os anos de 2010 a 2012. "Confirmamos que esse aumento da capacidade está em andamento", informou Gomes, acrescentando ainda que a expansão permitirá a criação de 800 empregos. Gomes disse ainda que a capacidade de produção pode chegar a 300 mil veículos por ano e que uma modernização da fábrica no longo prazo não está descartada. Mas preferiu não dar maiores detalhes a respeito. A PSA Peugeot Citroën é a quinta maior montadora no mercado brasileiro, atrás de Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford. (Agência Dow Jones)

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SERVIÇOS e VAREJO


Paris / França

Carrefour divulga novo alerta de lucro menor em 2011
O Carrefour emitiu seu quarto alerta de lucro nesta quinta-feira, dia 13/10, aumentando as dúvidas sobre o plano de recuperação da maior varejista da Europa. O grupo francês, que vem lutando para reverter anos de fraco desempenho nos principais mercados da Europa Ocidental, previu nesta quinta-feira que em 2011 o lucro operacional deve diminuir em até 20%, contra queda de cerca de 15% estimado anteriormente. Na quarta-feira, o francês Casino apresentou desempenho mais fraco na França, compensado pelo crescimento em mercados emergentes. O Carrefour está sofrendo mais do que a maioria porque faz a maior parte de suas vendas nos hipermercados, que estão perdendo espaço para lojas especializadas em mercados maduros da Europa Ocidental. O Carrefour, segundo maior varejista em vendas no mundo, depois do Wal-Mart, informou que no terceiro trimestre as vendas subiram 0,3%, para 22,8 bilhões de euros (US$ 31 bilhões), em linha com as previsões de crescimento robusto nos mercados emergentes para compensar as vendas fracas na França e na Europa Ocidental. As vendas em hipermercados franceses abertos há pelo menos um ano caíram 4,6%, excluindo combustíveis, no terceiro trimestre fiscal, superando a queda de 1,7% no segundo trimestre. (Agência Reuters)

São Francisco / EUA
Wal-Mart e Facebook anunciam parceria
O Wal-Mart e o Facebook anunciaram hoje pela manhã, dia 11/10, uma parceria para ajudar a maior varejista do mundo a conectar clientes às suas lojas físicas. O Wal-Mart lançou o My Local Wal-Mart, uma página que permite que a companhia acompanhe o que está acontecendo em determinadas lojas. A ação, que envolve cerca de 3.500 unidades, prevê o envio de alertas aos fãs da varejista no Facebook sobre novos produtos e descontos. O Wal-Mart vem intensificando investimentos em comércio eletrônico e redes sociais para tentar competir mais efetivamente com seus rivais na internet, liderados pela Amazon.com. Fãs do varejista no Facebook que se inscreverem para a nova página receberão cerca de duas mensagens por semana a partir de sua loja local, segundo a empresa. (Agência Reuters)

 

Da redação – São Paulo / SP
Inbrands compra grife Bobstore
A Inbrands, holding de moda do fundo de investimento PCP, fechou a aquisição da rede de lojas Bobstore, com 57 lojas especializadas em moda feminina, segmento no qual a holding não estava presente depois da saída da grife Isabela Capeto. Segundo o jornal Valor Econômico, a compra foi fechada por cerca de R$ 50 milhões. Das 57 lojas, 10 são próprias e as demais, franqueadas. A grife faturou R$ 52 milhões em 2010 e projeta crescer 34% em 2011. Pelo acordo fechado com a InBrands, Sahyoun continuará como estilista da marca por pelo menos cinco anos.

Da redação – Porto Alegre / RS
Multiplan lança torres integradas a shopping na capital gaúcha
A Multiplan, maior empresa de shopping centers do país em faturamento, anunciou o lançamento de duas torres (uma comercial e outra residencial) integradas ao BarraShoppingSul, em Porto Alegre/RS. Os novos empreendimentos representam mais uma etapa do plano master de desenvolvimento do Complexo BarraShoppingSul, que contou com a entrega em julho de 2011 do Cristal Tower, torre comercial integrada ao shopping. A torre comercial (Diamond Tower), terá área privativa para venda de 13.855 m², com 273 salas e valor geral de vendas (VGV) estimado em R$ 121,9 milhões. A entrega do empreendimento está prevista para o segundo semestre de 2014. Já o edifício residencial (Résidence du Lac), que será entregue no mesmo período, contará com 200 apartamentos, área privativa de 9.960 m² e um VGV estimado em R$ 101,6 milhões.

 
Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Shopping Grande Rio quer crescer 10% com Dia das Crianças
O Shopping Grande Rio, em São João do Meriti/RJ, preparou para o Dia das Crianças uma promoção “comprou/ganhou” na qual, a cada R$ 250 em compras, com mais R$ 5 os clientes poderão trocar suas notas fiscais por um relógio, disponível em três modelos nas cores rosa, azul e amarelo. Segundo o superintendente do shopping, Márcio Araújo, a campanha deve aumentar o fluxo de pessoas em 10% e as vendas em 10%.

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TI, WEB e e-COMMERCE


Los Angeles / EUA

Google deve ter crescimento moderado no 3º trimestre
A companhia californiana Google apresenta hoje, dia 13/10, seus resultados trimestrais correspondentes ao período de julho a setembro, com expectativas moderadas de crescimento de acordo com analistas. A estimativa é de que o gigante das buscas pela Internet comunique uma receita de cerca de US$ 7,2 bilhões, o que significa um aumento de 30% com relação ao mesmo período do ano anterior, resultado menor que o registrado em trimestres anteriores. De acordo com as previsões, o lucro por ação crescerá em torno de 14% em termos anuais, o menor ganho desde o primeiro trimestre de 2009. O período de julho a setembro costuma ser o mais fraco para a Google por ser época de férias e pelo fato de que a maior parte da receita da empresa vir da publicidade associada às buscas na web. A Google ostenta 65% da fração de mercado das buscas na internet nos Estados Unidos, mais que o dobro das suas rivais Microsoft e Yahoo, apesar de alguns analistas apontarem para um aumento da concorrência do Facebook para atrair publicidade na web, o que estaria prejudicando a Google.
FUNCIONÁRIOS  - Um fator que poderia diminuir os lucros da companhia são as despesas com funcionários, já que durante 2011 sua equipe deve ganhar mais 6.500 trabalhadores como parte de um plano de expansão do executivo-chefe Larry Page. Além da parte de busca, a principal fonte de renda da Google, a empresa consolidou sua posição no setor da telefonia celular graças a seu sistema operacional Android. A Google tem em mãos uma operação de compra da empresa de telefonia Motorola no valor de US$ 12,5 bilhões com o objetivo de assegurar sua posição no mercado e proteger-se de possíveis processos por direitos autorais. Apesar das previsões moderadas, a Google poderia superar as expectativas dos analistas como já aconteceu no trimestre anterior, quando a empresa anunciou um lucro líquido de US$ 2,505 bilhões, 36,1% maior que o registrado entre abril e junho de 2010. Os resultados do terceiro trimestre serão conhecidos no término do pregão de quinta-feira em Wall Street. (Agência EFE)


São Francisco / EUA

Facebook e eBay revelam parceria para comércio eletrônico
A executiva do Facebook e integrante do Conselho do eBay Katie Mitic revelou uma parceria entre as duas companhias que visa criar uma nova geração de aplicativos de comércio eletrônico com elementos de redes sociais. Mitic disse nesta quarta-feira que o chamado Open Graph, mapa de conexões que o usuários do Facebook criam junto a amigos e conteúdo online, será integrado a aplicativos desenvolvidos a partir de alguns serviços e tecnologias do eBay. O eBay está tentando encorajar desenvolvedores externos a criar aplicativos para suas plataformas de comércio online, ao passo que faz um esforço para avançar no mercado de comércio móvel. A companhia lançou o x.commerce, sua nova divisão focada em desenvolvimento de software, em uma conferência em São Francisco nesta ontem, dia 12/10. Colocar elementos do Facebook em produtos de e-commerce tem o potencial de fazer das compras online uma experiência mais personalizada, ao colocar os pensamentos das pessoas sobre certos produtos em uma prateleira virtual. Falando na conferência, Mitic disse que o Open Graph seria integrado a aplicativos desenvolvidos a partir dos serviços do eBay, como o Magento, um serviço que "constrói" fachadas de prédios online, e o GSI, que lida com preenchimento de pedidos. Ebay e Facebook já possuem uma parceria, a qual permite que a compra de anúncios no Facebook utilizando o PayPal --serviço de pagamento eletrônico do site de leilões online. (Agência EFE)

Da redação - São Paulo / SP
NCR anuncia programa para distribuidores
A NCR apresentou um novo programa voltado a seus parceiros, que vai abranger pela primeira vez os setores da indústria de forma global. Como parte dessa estratégia a companhia passou a focar na construção de uma infraestrutura para canais com investimento na capacitação e desenvolvimento da  força de venda, além de atender à demanda pelas soluções de serviço assistido e de autoatendimento, nos mercados mais avançados e emergentes.
O NCR Interact Global Partner Program, como foi batizado, vai permitir que os canais sejam designados provedores de soluções autorizados, avançados ou premier. A qualificação dependerá de suas competências, das vendas e da cobertura da equipe de TI, assim como da realização de certificações tecnológicas especializadas e do investimento em infraestrutura, entre outros benefícios.
Segundo o vice-presidente da NCR, David Wilkinson, a nova estrutura do programa ajudará a alcançar uma unidade consistente e acelerar a implementação global das soluções da companhia. O programa será implementado durante os próximos 18 meses com a obtenção do credenciamento dos parceiros nas novas nomeações e áreas de especialização, conforme forem lançados mundialmente.

Da redação – São Paulo / SP

SAP Brasil nomeia novo diretor para área de PMEs
A SAP Brasil nomeou um novo diretor comercial para vendas de Business One, solução de gestão para pequenas e médias empresas (PME). A unidade passa a ser comandada pelo executivo português, Pedro Patrício, que atua há 12 anos na caompanhia a ecaba de se mudar para o Brasil. O executivo assume novo cargo com o objetivo de ampliar a presença da SAP no Brasil no segmento de PME. Seu desafio é desenvolve um modelo de  negócios que duplique o número de clientes e parceiros nessa área até o fim do próximo ano. Formado em Engenharia Industrial, Pedro Patrício iniciou sua carreira na SAP em 1999, como consultor de CRM e Logística, em Portugal, seu país de origem. Depois atuou na Espanha onde se tornou consultor sênior de negócios para EMEA (Europa, Oriente Médio e África). Após um ano sabático, entre 2007 e 2008, Patrício retornou para a SAP, dessa vez em Miami, como diretor regional de operações para América Latina, liderando atividades de 35 grandes clientes em diversos países. Três anos depois, o executivo aceitou o convite de se mudar para o Brasil e trazer sua experiência em diversas áreas de negócios para o mercado de pequenas e médias empresas.


Da redação - São Paulo / SP
Red Hat fecha compra da Gluster
A Red Hat assinou acordo definitivo para adquirir a Gluster, provedora de soluções de armazenamento de código aberto para padronizar a gestão de dados não estruturados. O valor da transação não foi revelado.
Com a aquisição, a companhia promete aumentar sua oferta para ajudar seus clientes a gerenciar grande quantidade de dados, sejam eles implementados no local (on-premise) ou incluídos na nuvem pública. essa forma, a Red Hat entra na parte crítica da infraestrutura empresarial, para oferecer às companhias soluções de armazenamento aberto que protegem os investimentos dos clientes à medida que eles se aproximam da nova era da computação.  "A grande quantidade de dados e o novo paradigma da computação em nuvem são convergentes, o que força o pessoal de TI a repensar os investimentos em armazenamento que sejam rentáveis, gerenciáveis e escaláveis para o futuro", afirma Brian Stevens, CTO e vice-presidente de engenharia global da Red Hat.  Fundada em 2005, a meta da Gluster era simplificar o armazenamento utilizando software de código aberto e hardware padrão. O produto principal da empresa é o GlusterFS, que permite que as empresas combinem um número significativo de recursos de storage e computação, com gerenciamento centralizado e globalmente acessível.

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TURISMO e GASTRONOMIA


Da redação – São Paulo / SP

Dia das Crianças no Gaiana
O restaurante Gaiana, na Riviera de São Lourenço, após fechar parceria com o flat Boulevard Riviera, apresenta seu menu em comemoração ao Dia das Crianças. Especial para o almoço do dia 12/10, o menu será composto por entrada, prato principal e sobremesa, com um preço de R$ 135 por pessoa. Preparado pelo chef Julião Borges, a entrada fica por conta da Torre de Beringel; como prato principal o Robalo com crosta de pistache e alho poró; e finalizando, Millefoglie de doce de leite para a sobremesa. Já o jantar apresentará pratos que as crianças amam. Oferecidos para Mare Monti, pizzaria vizinha ao restaurante, são duas as opções de cardápio fechado com um preço de R$85 por pessoa. As sugestões para o jantar são: Margherita (molho de tomate, mussarela e manjericão), Ravioli de Mozzarella (massa fresca feita na casa recheada com mussarela de búfala, molho de tomate fresco e manjer), ou a Riviera (molho de tomate, mussarela e linguiça calabresa). Como sobremesa, a sugestão é a banana ao forno com sorvete de canela.

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MERCADO DE LUXO


Da redação – São Paulo / SP

Mercedes planeja competir com o Porsche 911
A Mercedes-Benz, visando os jovens condutores e pronta para aumentar sua rivalidade com a Porsche, planeja um novo veículo para a linha SLS.Menor, o novo SLS faria concorrência para o Porsche 911 e o C-X16, da Jaguar. (LEIA +)

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MÍDIA e MKT


Da redação – Porto Alegre / RS
Site gaúcho inicia pesquisa sobre tendências da comunicação
Milhares de profissionais de comunicação e usuários de Coletiva.net estão convidados a participar da Pesquisa Tendências da Informação e dos Meios (Time). O levantamento, iniciado no dia 13/9, é realizado anualmente pelo portal em parceria com Qualidata Informações Estratégicas com o objetivo de indicar rumos do setor de comunicação para os próximos cinco anos. Como ocorreu em 2010, os resultados serão publicados na revista Coletiva Tendências. Em 2011, a previsão é de que a revista circule no dia 31/10.
Uma primeira etapa da pesquisa foi realizada em junho, em quatro encontros na sede de Coletiva.net, em Porto Alegre, com a participação de 27 profissionais de comunicação. Estes encontros tiveram o objetivo de orientar a elaboração do questionário que agora será enviado por mensagem eletrônica – também será possível acessá-lo diretamente no portal. O estudo avalia o uso e a percepção em relação a meios e veículos de comunicação e, neste ano, também contempla aspectos específicos em relação a dispositivos móveis.
Além de apresentar resultados sobre o cenário atual, a Pesquisa Time proporciona ainda a possibilidade de indicar tendências em Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Marketing no cenário regional. Participe da Pesquisa Time e colabore para revelar o que deverá acontecer nas áreas de Comunicação e Marketing nos próximos cinco anos. Clique aqui para acessar a pesquisa. (Fonte: Coletiva.com)

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AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras


Da redação – São Paulo / SP

Da Genética ao Prato:  II PECFORUM BUSCA ENCURTAR O CICLO PECUÁRIO
O encurtamento do ciclo pecuário, buscando maior produtividade e rentabilidade para a pecuária bovina de corte e retorno financeiro mais rápido para o pecuarista brasileiro, é o foco principal do II PECforum – Forum Internacional de Pecuaristas, a ser realizado nos dias 23/11 e 24/11, em Uberlândia/MG. (LEIA +) 


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Reportagem ESPECIAL


Da redação – São Paulo/SP e Paris/França

O poder da inteligência nos negócios
No ano passado, a companhia de seguros Farmers Mutual Group (FMG) decidiu atualizar sua solução de Business Intelligence do SAS, implementada há mais de cinco anos. A solução foi posta à prova em circunstâncias extremas. Em 4 de setembro, um terremoto atingiu Canterbury, na Nova Zelândia. Na época, a FMG efetuou um contato pró-ativo com todos os segurados que poderiam ser afetados pelo desastre. (LEIA +)




 
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