Apoio i-press.biz


Campanha Nacional
A volta do diploma para ser jornalista está na mão da Presidência da Câmara dos Deputados

A profissionalização do jornalismo está nas mãos do presidente da Câmara dos Deputados. A exigência de escolaridade para o exercício da profissão foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal. Após a decisão, diversas organizações procuraram reverter a legislação. Para tanto, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Emenda à constituição (PEC) 386 tem como objetivo tornar obrigatório o diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apoiam a exigência da escolaridade superior para o exercício da profissão.


NOTA DA EDITORA
É um absurdo o que o judiciário fez com toda a categoria dos jornalistas. A sociedade foi lesada no seu direito mais primário: o de liberdade de informação com credibilidade e qualidade.
A sociedade brasileira não pode permitir que esse crime continue.
O jornalismo não pode servir de moeda de barganha para juizes, desembargadores e políticos, manipularem a opinião pública.
O jornalista é preparado durante os quatro anos de faculdade para aplicar as técnicas de comunicação, de experessão e, sobretudo, do aprimoramento da sua capacidade e dom de perceber o fato tal qual como ele é na verdade, e não como os interessados querem prover.
Ter um jornalista formado, preparado, diplomado é um direito que a sociedade brasileira precisa lutar para voltar a ter.
A obrigatoriedade do DIPLOMA tem que voltar a vigorar!!!
É necessário abrirmos todos os olhos para as reais motivações dessa violência contra os jornalistas... pois sociedade que não tem o contraponto, a investigação, que não tem o ser questionador... é por vocação dominada pela manipulação e corrupção.
Estamos de olho no Congresso Nacional, esperando que a ordem seja reinstaurada. Que o DIPLOMA seja a única maneira de um jornalistas ser jornalista.
Caso contrário... isso abrirá o maior precedente da história do Brasil!!! 
Eu, particularmente, caso não seja votado de forma positiva essa PEC, irei em busca do meu DIREITO também de atuar em outras profissões... na qual eu NÃO tenho diploma, mas me considero apta para exercê-las... isto porque possuo conhecimentos tecnicos de tais profissões.
E julgo que meus colegas devam fazer o mesmo, e com TODO O DIREITO... Direito este dado pelo STF.
Rezo, sim, com todas as minhas forças para que esta cruzada pela instauração do DIPLOMA termine.
Senhores senadores e deputados, a PEC do Diploma é vital para que a imprensa brasileira não fique a mercê dos interesses de poucos, para poucos em prejuízo de todos os brasileiros.
IMPRENSA LIVRE É COM JORNALISTA DIPLOMADO!!!!

Kátya Desessards, diretora-executiva e jornalista DIPLOMADA
i-press.biz economia e mercado