Edição 510 | Ano III



Washington / EUA
Banco Mundial afirma que PIB japonês voltará a crescer no 2º semestre
O terremoto seguido de tsunami que castigou o Japão este mês provocará uma contração de sua economia, mas a desaceleração será temporária e o país voltará a crescer no segundo semestre deste ano, previu o Banco Mundial (BM). O organismo, que divulgou no domingo seu relatório atualizado sobre as economias do leste asiático e do Pacífico, não deu uma projeção numérica da potencial contração ao sustentar que "é muito cedo" para uma avaliação completa. As estimativas ventiladas neste momento indicam que o custo do terremoto de magnitude 9 poderia oscilar entre US$ 122 bilhões e US$ 235 bilhões. Esse montante equivaleria a entre 2,5% e 4% do Produto Interno Bruto (PIB) japonês.
O BM ressalta em seu estudo que ainda há dúvidas, devido sobretudo à situação na usina nuclear de Fukushima, mas indicou que o mais provável é que os esforços de reconstrução impulsionem a economia japonesa, conforme afirmou em comunicado Vikram Nehru, economista-chefe do BM para a região do leste asiático e do Pacífico. Nehru disse crer que no futuro imediato o impacto se deixará sentir sobretudo no comércio e nas finanças.
O estudo assinala que se o terremoto de magnitude 6,9 que atingiu a cidade de Kobe em 1995 servir de referência, os fluxos comerciais japoneses se desacelerarão só durante alguns trimestres. O BM especificou, de todo modo, que as interrupções nas redes de produção, sobretudo na indústria eletrônica e na automotiva que aconteceram desta vez poderiam continuar causando problemas.
No setor financeiro, o relatório lembra que uma quarta parte da dívida asiática a longo prazo é denominada em ienes, que oscila de 8% no caso da China até 60% na Tailândia. O BM lembra que uma valorização de 1% no iene se traduziria em cerca de US$ 250 milhões de aumento no serviço anual da dívida nos ativos denominados em ienes das nações em desenvolvimento do leste asiático. Além de isso o relatório prevê que o PIB regional em seu conjunto cresça 8% este ano e no próximo. Está previsto que a China, o gigante da região, cresça 9% este ano e 8,5% em 2012, contra 10,3% que se calcula que cresceu no ano passado. (Agência EFE)

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INDICADORES ECONÔMICOS


Da redação – São Paulo / SP
RESUMO DA SEMANA – 14 a 18 de março de 2011
(Fonte: Assessoria de Imprensa da FGV)

IGP-10 recua em março - O IGP-10 registrou, em março, variação de 0,84%. Em fevereiro, a taxa foi de 1,03%. Os três componentes do IGP-10 apresentaram as seguintes trajetórias na passagem de fevereiro para março: IPA, de 1,16% para 0,99%, IPC, de 0,92% para 0,59% e INCC, de 0,42% para 0,33%.
IPC-S sobe em cinco capitais - O IPC-S de 15 de março de 2011 registrou variação de 0,64%, 0,05 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Cinco das sete capitais pesquisadas registraram acréscimos em suas taxas de variação.
Segunda prévia do IGP-M mostra recuo em março - O IGP-M registrou, no segundo decêndio de março, variação de 0,59%. Em fevereiro, no mesmo período de apuração, a taxa foi de 0,88%. Os três componentes do IGP-M apresentaram as seguintes trajetórias na passagem do segundo decêndio de fevereiro para o segundo decêndio de março: IPA, de 1,07% para 0,68%; IPC, de 0,54% para 0,45% e INCC, de 0,42% para 0,37%.

Comércio Varejista
Vendas no varejo crescem 1,2% e receita nominal sobe 1,1% em janeiro - Segundo dados divulgados pelo IBGE, o comércio varejista do país registrou crescimento de 1,2% no volume de vendas na passagem de dezembro de 2010 para janeiro de 2011, na série com ajuste sazonal. Já a receita nominal cresceu 1,1%. Com isso, o setor completa nove meses consecutivos de taxas positivas em volume de vendas e 13 meses seguidos em receita nominal. Os outros índices, sem ajuste sazonal, apresentaram crescimento no volume de vendas de 8,3% sobre janeiro de 2010 e 10,7% nos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal obteve crescimentos de 13,3% e 14,5%, respectivamente. (Fonte: IBGE)

Índices de Preços ao Consumidor
IPC da Fipe fica em 0,36% na segunda quadrissemana de março - A segunda quadrissemana de março do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou inflação de 0,36% na cidade de São Paulo, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado apresentou desaceleração ante 0,44% da prévia anterior. Nas sete classes de despesa que compõem o IPC da Fipe, os resultados apurados foram: Habitação (0,42%), Alimentação (-0,41%), Transportes (1,07%), Despesas Pessoais (0,79%), Saúde (0,55%), Vestuário (0,10%) e Educação (0,11%).
(Fonte: Fipe)

Economia Internacional
IPC dos EUA avança 0,5% em fevereiro, enquanto IPP cresce 1,6% - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos Estados Unidos subiu 0,5% em fevereiro. Nos últimos 12 meses, o indicador sofreu elevação de 2,1%. Ainda em fevereiro, o Índice de Preços ao Produtor (IPP) norte-americano aumentou 1,6%, apontando o maior crescimento desde junho de 2009 (1,9%). Este crescimento veio seguido de elevação de 0,8% em janeiro e 0,9% em dezembro de 2010.

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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP, InfoMoney e Associated Press)

São Paulo / SP
Com fatores imprevisíveis em cena, próximos pregões pedem atenção redobrada
Apesar do período turbulento pelo qual passa o mercado de ações brasileiro - e global como um todo -, a semana foi encerrada em tom positivo, com o Ibovespa em alta de 1%. Na semana, o avanço acumulado foi mais modesto, de 0,29%, mas o índice voltou a se aproximar dos 67 mil pontos. Em parte, a melhora do humor nos últimos dois pregões deveu-se a duas ações que mostraram coordenação global, na tentativa de enfrentar situações como o terremoto que atingiu o Japão na última sexta-feira, dia 11/3, e a agressiva resposta do governo de Muammar Gaddafi, na Líbia, aos protestos que tomam o país há semanas. No último caso, o Conselho de Segurança da ONU -Organização das Nações Unidas - aprovou a utilização de medidas de proteção aos civis, o que em última instância significa que foi autorizada uma intervenção militar no país, além da imposição de uma zona de exclusão aérea à Líbia. O ministro de Relações Exteriores prometeu um cessar fogo, mas relatos de artilharia contra cidades dominadas por manifestantes continuam a ocorrer. Como resposta, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez discurso enfático, no qual afirmou que se ataques a civis não forem encerrados imediatamente, a Líbia enfrentará ação militar dos Estados Unidos e seus aliados na Europa e no mundo árabe. Para José Goés, analista econômico da WinTrade, home broker da Alpes Corretora, a resposta do mercado a uma intervenção dependerá bastante dos termos em que será feita, mas o resultado tem potencial para ser positivo. "Mesmo que haja um desfecho bélico, o mercado pode ficar nervoso nas vésperas, mas em um segundo momento a reação será positiva", declarou.
Instabilidade reina - Ainda assim, Renato Bandeira de Mello, assessor financeiro da Futura Corretora, julga que a volatilidade continuará a pontuar o desempenho das bolsas nos próximos dias, em parte em função da Líbia. Como a esse fator de instabilidade se junta a reação e a avaliação das perdas no Japão após o desastre, além dos temores com a ameaça nuclear que se instaurou após acidentes na usina de Fukushima, a percepção ainda é de instabilidade, mesmo que tenha havido uma melhora aparente da situação nos últimos dias, acredita Goés. Por isso, mais uma vez, a perspectiva é de que o mercado deve ser avaliado dia a dia, já que a cautela ainda é predominante. "O mercado está vivendo momento de incertezas, e são elementos difíceis de ponderar", avalia Goés, referindo-se não só à Líbia, mas também ao Japão.
Intervenção do G-7 - No caso japonês, o G-7, que reúne sete das economias mais ricas do mundo, reuniu-se para orquestrar a venda de ienes no mercado e assim conter a valorização da moeda do país, que subiu com força após o terremoto e a percepção de que as seguradoras terão que vender ativos e ingressar com capital no país para fazer frente aos esforços de reconstrução do Japão. Foram confirmadas ações por parte dos bancos centrais do Canadá e da Itália. "A ação mostrou que o mundo está mais preparado para enfrentar crises que têm causado instabilidade", afirmou Mello, da Futura Corretora. Para Goés, da WinTrade, de fato existe uma preocupação por parte das autoridades em não deixar que o impacto no crescimento japonês, que ocorrerá por causa dos desastres da última semana, seja sentido em ampla escala pela economia mundial, que ainda não está tão recuperada. Nesse ponto, o Barclays, frente aos ventos contrários ao mercado que têm soprado nas últimas semanas, lembra que até pouco tempo, os mercados, principalmente o norte-americano, ganhavam momento com a divulgação de dados que mostraram melhora nos Estados Unidos e na Europa, particularmente no mercado de trabalho. "Com essas condições iniciais, em conjunção a políticas monetárias ainda extremamente acomodativas em termos globais, a recuperação econômica deve sobreviver a essa séria de choques negativos acumulados", escreveu Julian Callow em relatório.
Para Brasil, efeito pode até ser positivo - Tanto Bandeira de Mello quanto Goés acreditam que, no Brasil, o efeito da catástrofe japonesa será pouco sentido, podendo ser, até certo ponto, positivo. Para o assessor financeiro da Futura Corretora, esse potencial decorre do fato de que o Japão precisará intensificar suas importações para a reconstrução da infraestrutura destruída, o que pode beneficiar determinadas companhias brasileiras. Para o analista da WinTrade, a percepção é de que esta pode ser uma ajuda complementar para o Banco Central no combate à inflação. Com demanda deprimida no Japão, ao menos no curto prazo, os preços das commodities têm respondido com desvalorização, o que mitigará uma das principais razões atribuídas por economistas para a dinâmica de preços em alta no mercado doméstico. Além desses eventos, que tendem a ser pouco previsíveis, a agenda econômica da próxima semana merece atenção, na opinião de Bandeira de Mello, principalmente para o vencimento de opções sobre ações por aqui - o que traz mais volatilidade - e a última revisão do PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA, no próxima dia 25/3. Já para o analista da WinTrade, a avaliação é de que a agenda econômica não deverá ter tanto espaço no radar do investidor neste momento, mas isso deverá mudar quando o mundo estiver de olho nos efeitos dos desastres sobre os números dos principais países do globo.

HOJE – Abertura das Bolsas Europeias:
- Londres / Inglaterra - O índice geral da Bolsa de Valores de Londres abriu nesta segunda-feira em alta de 22,02 pontos (0,39%), aos 5.718,13 pontos. O barril de petróleo Brent para entrega em abril abriu nesta segunda-feira em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 115,72, US$ 1,79 mais que no fechamento da sexta-feira.
- Frankfurt / Alemanha - O índice DAX-30 da Bolsa de Valores de Frankfurt abriu nesta segunda-feira em forte alta de 1,76%, aos 6.781 pontos. O euro abriu nesta segunda-feira em alta no mercado de divisas de Frankfurt, cotado a US$ 1,4166, frente a US$ 1,4139 da jornada anterior. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,4130.
- Roma / Itália - O índice seletivo FTSE MIB da Bolsa de Valores de Milão abriu nesta segunda-feira em alta de 1,10%, aos 21.429,50 pontos. Já o índice geral FTSE Italia All-Share subia 1,09%, para 22.096,66 pontos
- Madri / Espanha - O principal indicador da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, abriu nesta segunda-feira em alta de 129,60 pontos (1,24%), aos 10.458, enquanto que o Índice Geral da Bolsa, com todos seus setores em positivo, subia 1,25%.
- Paris / França - O índice de referência da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, abriu nesta segunda-feira em alta de 1,47%, aos 3.866,06 pontos.


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MERCADO FINANCEIRO


São Paulo / SP
Banco do Povo anuncia R$ 120 milhões para empréstimos em 2011
O BPP - Banco do Povo Paulista -, programa estadual de microcrédito, anuncia hoje, dia 21/3, investimentos de R$ 120 milhões para empréstimos neste ano. O volume de recursos, que representa um aumento de 18,5% em relação ao ano passado, é o maior já aportado pela instituição. Com a alta, a estimativa do governo é que a capacidade de geração de crédito alcance mais de 35 mil pessoas neste ano. Desde que foi criado, em 1998, o banco emprestou aproximadamente R$ 750 milhões a pequenas empresas e empreendedores de baixa renda. Foram atendidos 235 mil microempresários no período. Entre janeiro e fevereiro, foram concedidos cerca de R$ 15 milhões a uma taxa de juros de 0,7%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento registrado foi de 17%.


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AGROBUSINESS


Da redação – São Paulo / SP
DSM marca presença na AveSui 2011
A Royal DSM N.V anuncia aos visitantes da AveSui 2011 sua transformação em uma nova marca, deixando de ser uma empresa de produtos químicos para atuar como uma empresa de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais. Utilizando a nova marca corporativa a empresa pretende otimizar sua performance, já no evento, junto aos clientes e fornecedores, em Florianópolis/SC, entre 17 e 19 de maio. Na AveSui a DSM reforçará o valor da sustentabilidade por meio de seu conceito triplo - Sociedade, Ecologia e Economia, além de apresentar seus produtos que oferecem soluções inovadoras que alimentam, protegem e melhoram o desempenho nos mercados mundiais de alimentos, como suplementos dietéticos, rações, produtos farmacêuticos, energias alternativas e materiais biológicos. De acordo com CEO e Presidente do Conselho de Administração da DSM, Feike Sijbesma, a nova estratégia da empresa está concentrada no crescimento e mudança de cultura que marcará a nova empresa internamente e externamente. A AveSui é o evento obrigatório no calendário de marketing da empresa que quer buscar novas oportunidades e crescer, nesses dois mercados. A AveSui 2011 coloca empresas, produtos e serviços das cadeias produtivas de aves, ovos e suínos em contato direto com um público qualificado de várias localidades, nacionais e internacionais.

Da redação – São Paulo / SP
Mercado avícola firme
Os preços da carne de frango resfriada se sustentaram na primeira quinzena de março, diferente do cenário de quedas típico do período. Um dos fatores para essa estabilidade é a valorização das carnes substitutas no correr do mês, de acordo com pesquisadores do Cepea. A carne de frango resfriada, nessa quarta, 16, teve média de R$ 3,15/kg, 53% mais barata que a carne bovina – carcaça casada esteve a R$ 6,71/kg, ambas no atacado da Grande SP. Comparativamente à carne suína, o frango resfriado esteve na quarta 27% mais barato, visto que a carcaça comum suína teve média de R$ 4,03/kg no dia (Grande SP). (Fonte: Cepea)


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SETOR AUTOMOTIVO

São Paulo / SP
Uno tira liderança do Gol depois de 24 anos
O Fiat Uno foi o carro mais vendido do país em fevereiro e março, posição que o VW Gol ocupa há 24 anos. De acordo com dados do Renavam, foram emplacadas 21.470 unidades do compacto da Fiat, contra 20.989 do Volkswagen no mesmo mês. A diferença de 481 unidades foi ampliada para 1.200 no fechamento da primeira quinzena de março, quando foram vendidos 12.139 Uno ante 10.939 Gol. O responsável é o novo Uno, ainda que os números incluam o Mille. A Fiat adota a mesma estratégia da Volkswagen, que divulga as vendas do Gol gerações 4 e 5 somadas. A Fiat evita dar entrevistas sobre o assunto e adota cautela. A última vez que a montadora desbancou o reinado do Gol foi em 2007, com o Palio, mas durou apenas dois meses, agosto e setembro. Apesar de um período curto, o resultado revela uma tendência do mercado. A própria Fiat deixa claro que brigará pela liderança. Enfim, lança a versão duas portas do Uno (parte de R$ 26.490) e espera crescer 10% nas vendas de Uno. O modelo Sporting, apresentado no Salão de São Paulo, também já está nas revendas por R$ 32.170, com acabamento exclusivo e suspensão esportiva rebaixada. Com isso a gama fica com cinco versões, com opções de carrocerias duas ou quatro portas e motorizações 1.0 (até 75 cv) ou 1.4 (até 88 cv). Para a Volkswagen, o resultado de um único mês não reflete uma tendência de mercado. A montadora destacou ainda que o Gol permanece na liderança no acumulado de 2011, com vendas totais de 44.048 unidades -uma vantagem de 5.766 carros sobre o Uno.

Paris / França
Renault Duster quer desbancar no mercado
Desde que a Ford transformou o Fiesta baiano em um atraente jipinho, em 2003, todo mundo quer copiar a ideia pouco mirabolante. Até agora, ninguém conseguiu. Será que vai nascer um utilitário compacto para superar o EcoSport? Ele nem é um espetáculo de carro: é barulhento, beberrão e traz acabamento apenas espartano. É aí que entra o Duster. O jipinho desenvolvido pela Dacia (subsidiária romena da Renault), em partes, compartilha da mesma filosofia emergente: é barulhento e traz acabamento espartano. Por que, então, a francesa aposta tanto no jipinho? Uma das explicações é que não há nada muito melhor no segmento por R$ 50 mil (preço estimado do Duster, que será feito no Paraná e chegará no segundo semestre). No pátio da Renault, no bairro de Boulogne Billancourt, começa a surpresa: o Duster, simplório, estava rodeado de grandes carros da marca que saíram dos planos otimistas para o Brasil. O Mégane hatch é um sucesso de vendas na Europa, o Laguna Coupé, uma joia do design, e o Clio 3, o compacto que o brasileiro merecia.
Só que, para a Renault, o Brasil é um país emergente e merece carro emergente. Foi assim com o Logan e, em seguida, com o Sandero. O Duster, aliás, usa a mesma base mecânica (e a filosofia) dos irmãos: projeto simples, chapas lisas e espaço de sobra para cinco adultos. A diferença é que, no segmento de hatches e sedãs de R$ 35 mil, faz diferença. Em um jipinho mais caro, espera-se algo mais sofisticado, a começar pela carroceria. Na rodovia A10, rumo a Tours, notava-se um forte ruído de vento a meros 60 km/h. Na mesma hora, a primeira inocente crença foi achar que os vidros estavam mal fechados. Não estavam. Uma consulta ao manual explicaria: o assobio vinha do péssimo cx (coeficiente aerodinâmico) de 0,42 - o EcoSport já tem altos 0,36. Some a isso uma grande área frontal e está feita a receita para a cantoria crescente rumo aos 130 km/h, limite das estradas francesas. Os pneus 215/65 R16 também não ajudam muito no asfalto e corroboram o ruído. Não há mágica: quem quer um jipinho de R$ 50 mil deve pagar o preço. Às vezes, alto. (Agência Folha)

Tóquio / Japão
Honda mantém montagens suspensas no Japão até quarta
A Honda afirmou hoje que manterá suspensas as operações de montagem de automóveis e motocicletas até quarta-feira, no Japão. A medida dá tempo aos seus fornecedores para restaurar as unidades de produção afetadas pelo terremoto que atingiu o país na semana passada. A companhia informou, porém, que está estudando a possibilidade de retomar a produção de autopeças a partir de hoje, dia 21/3. A maior parte das montadoras japonesas suspendeu a produção doméstica depois do terremoto e do tsunami. Os desastres causaram escassez de materiais de fornecedores, falta de energia e deixou instalações danificadas. Algumas empresas retomaram a produção desde então, entre elas a Toyota, que voltou a fabricar autopeças em sete fábricas locais ontem. A montadora suspendeu as operações de sua unidade de montagem de veículos até terça-feira enquanto tenta conseguir autopeças. Na sexta-feira passada, a Mazda, que interrompeu toda a sua produção doméstica desde o terremoto, afirmou que planeja retomar temporariamente a produção de peças de reposição, peças para fábricas da montadora no exterior e veículos em processo de fabricação a partir da próxima terça-feira nas suas fábricas em Hiroshima e Yamaguchi, no oeste do país. A Mitsubishi, cujas fábricas estão em operação desde ontem no Japão, suspenderá a produção de sábado até segunda-feira - quando será celebrado um feriado no país - e retomará as atividades na terça-feira. A companhia decidirá mais tarde sobre o plano de produção a partir quarta-feira. A indústria automobilística mundial está monitorando as interrupções de produção no Japão, que fornece autopeças e veículos para as fábricas e concessionárias ao redor do mundo. A Honda alertou as concessionárias dos Estados Unidos que não sabe se conseguirá retomar a produção total em certas fábricas japonesas antes de maio, num sinal de que as interrupções na indústria automobilística podem ser prolongadas. (Agência Dow Jones)


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SERVIÇOS & VAREJO

São Paulo / SP
Lucro consolidado da Lojas Americanas sobe 75,8% em 2010
A Lojas Americanas anuncia lucro líquido consolidado de R$ 309,6 milhões, o que significa um crescimento de 75,8% sobre os R$ 176,1 milhões anotados em 2009. Os resultados englobam a operação de varejo físico, as empresas controladas B2W (de e-commerce) e Financeira Americanas Itaú (FAI), e estão de acordo com os padrões internacionais de contabilidade, IFRS. No quarto trimestre o lucro líquido consolidado foi de R$ 158,8 milhões, 12,3% maior que os R$ 141,4 milhões do mesmo período de 2009. A receita líquida consolidada no ano teve um aumento de 14,8% para R$ 9,389 bilhões, ante R$ 8,174 bilhões em 2009. No trimestre, a cifra foi de R$ 2,944 bilhões, um aumento de 13,1% sobre o mesmo intervalo de 2009.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) soma R$ 1,355 bilhão no ano, alta de 24% sobre a cifra de R$ 1,092 bilhão no ano anterior. A margem Ebitda cresceu um ponto porcentual para 14,4% na comparação anual. No quarto trimestre de 2010, o Ebitda fica em R$ 586,6 milhões, 23% acima do de R$ 477,1 milhões em igual período de 2009, com margem Ebitda de 19,9%, ante 18,3% na mesma comparação. O resultado financeiro líquido, sem ajuste a valor presente, ficou negativo em R$ 568,9 milhões em 2010, um aumento de 13,8% sobre 2009. Já o resultado financeiro líquido consolidado total (com ajuste) ficou negativo em R$ 606,4 milhões, 13,8% maior.
Vendas - A rede varejista Lojas Americanas registrou um crescimento da receita líquida no conceito mesmas lojas de 11% no quarto trimestre de 2010 na comparação com o mesmo período de 2009. A receita líquida da controladora, que exclui as operações da B2W, subiu 18,5% no quarto trimestre, para R$ 1,817 bilhão. No ano passado, a receita líquida da controladora cresceu 15,9%, para R$ 5,334 bilhões.
Em 2010, a companhia inaugurou 70 lojas, 49 no modelo tradicional e 21 no modelo Express. O investimento total no ano passado na controladora foi de R$ 238,9 milhões, direcionados para expansão, reforma da rede de lojas e atualização tecnológica. Os investimentos em bens destinados a aluguel foi de R$ 21,2 milhões. A empresa, em seu release de resultados, informou que até a data de hoje, em 2011, já foram abrertas oito lojas e outras 52 tem inaugurações programadas e 30 lojas estão em fase de elaboração de contrato para abertura. O total de novos estabelecimentos a serem inaugurados neste ano é de 90, que se juntarão às 541 lojas ao final de 2010.
As despesas operacionais, com vendas, gerais e administrativas consolidadas somaram R$ 402,2 milhões no quarto trimestre, representando 13,7% da receita líquida. No quarto trimestre de 2009, o montante foi de R$ 380 milhões, representatividade de 14,6% da receita líquida do período. Em 2010, essas despesas atingiram R$ 1,574 bilhão, 16,8% da receita líquida, queda de 1,3 ponto porcentual em relação a 2009. Já as despesas operacionais da controladora atingiram R$ 227,6 milhões no quarto trimestre, significando 12,5% da receita líquida (queda de 0,6 ponto porcentual em relação ao quarto trimestre de 2009). No ano passado, essas despesas da controladora somaram R$ 814 milhões, 15,2% da receita líquida, redução de 1,0 ponto porcentual ante 2009. (Agência Estado)


Da redação – São Paulo / SP
Spoleto prevê abertura de 35 lojas em 2011
A rede de fast-food de comida italiana Spoleto pretende manter o mesmo ritmo de crescimento do ano passado e abrir, até o fim deste ano, 35 unidades, e chegar a um faturamento de R$ 390,8 milhões, cerca de 13% mais que no ano passado. Em 2010, a rede obteve um crescimento de 12% em pontos de venda, com 25 novas lojas, e registrou faturamento de R$ 345,6 milhões, 19% mais que em 2009. Atualmente, a rede possui 291 restaurantes, sendo 263 no Brasil e 28 no exterior (26 no México e dois na Espanha). A empresa está presente em 23 Estados e no Distrito Federal.

Da redação – Brasília / DF
General Shopping anuncia outlet em Goiás
Uma tendência no ramo de centros de compras é a instalação de shoppings de descontos (outlets). Uma das líderes do setor, depois a General Shopping, anunciou a construção de seu segundo mall nesse modelo, localizado em Goiás, com previsão de entrega para 2012. O Outlet Premium terá capacidade de abrigar 80 lojas, e ficará na cidade de Alexânia (GO). A região faz parte do eixo Goiânia - Anápolis - Brasília e fica a menos de uma hora da capital federal. A General Shopping terá 100% na participação e administração do Outlet Premium do centro-oeste, e em junho do ano passado o grupo ampliou sua participação na Outlet que possui em Itupeva, quando adquiriu mais 20% do shopping. O valor da transação foi aproximadamente R$ 15 milhões e deixou o grupo com 50% do empreendimento e Área Bruta Locável própria (ABL) de 8.858 metros quadrados.

Da redação – São Paulo / SP
Com inovações, Tic Tac bate recorde de vendas dos últimos dois anos
O lançamento de novos sabores (Cereja / Maracujá e Canela) e promoções como “A maior mistura de Tic Tac do mundo”, realizada para o lançamento do sabor Cereja Maracujá; e “Tic Tac Loucos por Canela”, com um dominó formado por 7.500 caixinhas de Tic Tac sabor Canela, deram a Tic Tac a melhor posição em unidades consumidas dos últimos dois anos, segundo dados Nielsen de dezembro de 2010 e janeiro de 2011. Entre as maiores marcas de pastilhas do mercado, Tic Tac é a que mais cresceu em consumo nos últimos quatro meses. É estimado que o mercado de dropes, pastilhas e caramelos movimente cerca de R$ 1 bilhão por ano no Brasil, em mais de 640 mil pontos de venda formais no país. Há 16 anos no mercado brasileiro, a marca é conhecida por 99% dos consumidores.

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COMÉRCIO EXTERIOR


Da redação – Brasília / DF
Venda de frutas brasileiras cresce 226% na Gulfood 2011
Para os empresários brasileiros presentes no estande do Projeto “Brazilian Fruit”, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), as expectativas em relação à Gulfood 2011 (um dos maiores eventos mundiais de alimentos, bebidas e hospitalidade) foram superadas. No evento, que aconteceu no final do mês passado em Dubai, foram fechados negócios da ordem de R$ 7,5 milhões, o que representou um aumento de 226% em relação ao ano passado. O número de contatos subiu cerca de 40%. A estimativa da entidade é que para os próximos 12 meses a feira gere mais de R$ 15 milhões em negócios.


Nova Iorque / EUA
Grãos sobem nos EUA
O mercado de commodities parece ter superado o susto do início da semana, quando o preço de todos os grãos negociados nas bolsas americanas tiveram quedas expressivas. O temor que os recentes desastres ocorridos no Japão atrapalhassem a recuperação da economia mundial deu lugar novamente aos efeitos dos fundamentos que já vinham garantindo suporte às cotações e voltaram a se destacar. Na bolsa de Chicago, os preços da soja para entrega em julho subiram 3,7% a US$ 13,435 por bushel. Essa foi a maior alta em dois meses, sustentada pela expectativa de que a demanda por soja americana aumentará, visto que a produção no Brasil será prejudicada pelo excesso de chuvas que atinge o país. Analistas disseram à Bloomberg que as chuvas foram fortes o suficiente para danificar as estradas que ligam as regiões produtoras aos portos, limitando os embarques. Ainda em Chicago, as cotações do milho e do trigo retomaram o movimento de alta, depois da queda dos últimos dois dias. Os contratos de milho para julho subiram ontem 4,8% para US$ 6,5375 por bushel, enquanto os de trigo com o mesmo vencimento subiram 7,1%, a US$ 7,4525 por bushel. O relatório semanal de exportações americanas divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) apresentou dados animadores para os dois cereais. As exportações de trigo foram de 858,2 mil toneladas na semana encerrada em 10 de março, aumento de 31% sobre a semana anterior. No caso do milho, as vendas semanais mais que dobraram de uma semana para outra, sendo que um único negócio de 116 mil toneladas foi fechado para ser entregue até o fim de agosto para um destino desconhecido. "Os dados de exportação sugerem que a demanda está melhorando", disse Mark Schultz, analista da Northstar Commodity à Bloomberg. Em Nova Iorque, o café subiu pelo segundo dia seguido, resultado do tom positivo do mercado. Os contratos para maio subiram 2,1% (555 pontos) para US$ 2,709 por libra-peso. Sobre o Japão, o mercado já começa a reduzir os temores em relação a um possível desastre nuclear. "Quando a situação se estabilizar no Japão, eles terão que elevar suas compras durante o processo de reconstrução das áreas mais atingidas", disse Tim Hannagan, analista da PFGBest à Bloomberg.


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TI, WEB & e-COMMERCE


São Paulo / SP
Facebook deve comprar empresa especializada em telefonia móvel
Para aumentar sua penetração no mercado global de telefonia móvel, o Facebook planeja comprar a Snaptu, uma companhia britânico-israelense especializada em aplicativos de redes sociais para celulares que não sejam smartphones. Montada há quatro anos e com sede em Londres, a Snaptu oferece um serviço que torna redes como Facebook, Twitter e LinkedIn mais rapidamente disponíveis nesses celulares "não inteligentes", que correspondem a mais de 80% dos aparelhos vendidos globalmente. Em fevereiro, a empresa já havia feito colaboração com duas fabricantes para produzir celulares com aplicativos especiais do Facebook. Segundo a empresa informou no seu blog, o acordo deve ser fechado em algumas semanas. A nota não indica valores, mas jornais israelenses afirmam que o negócio é avaliado entre US$ 40 milhões e US$ 70 milhões. O Facebook já havia dito que mobilidade era sua maior prioridade para 2011. A incorporação da Snaptu vai ajudar a rede a se expandir em países em desenvolvimento, onde o celular costuma ser o computador do usuário, e os smartphones são menos acessíveis. Se concluída, a compra da Snaptu é a quarta aquisição de uma start-up feita pelo Facebook neste ano. A rede de 500 milhões de usuários já comprou um grupo de serviço de mensagens, um de publicidade móvel e outro de recrutamento. Em janeiro, a empresa anunciou ter levantado US$ 1,5 bilhão e, na ocasião, afirmou que continuaria investindo na sua expansão.

Da redação – São Paulo / SP
Shopping Vila Olímpia recebe projeto de rede Wi-Fi ABGN
Num projeto desenvolvido pela Multiplan, o Shopping Vila Olímpia implantou um serviço baseado na tecnologia Wi-Fi ABGN, inédita em shoppings no Brasil. A instalação ficou a cargo da Linktel Corporate e dará aos frequentadores uma internet gratuita mais rápida e estável pelos corredores do shopping. Inaugurado em novembro de 2009, o Shopping Vila Olímpia possui 191 lojas, um piso dedicado à alimentação, boliche com 12 pistas e sete salas de cinema Kinoplex.


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INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

São Paulo / SP
Investimentos da Eletrobras devem somar R$ 10,2 bilhões em 2011
A Eletrobras informou há pouco que o orçamento da companhia para o exercício de 2011 deve somar R$ 10,165 bilhões, o que representa um aumento de 8,17% ante os R$ R$ 9,397 bilhões programados para o ano passado. Do total programado para este ano, R$ 8,163 bilhões serão de recursos próprios, enquanto os R$ 2,001 bilhões restantes virão de parcerias. O segmento de geração receberá R$ 4,724 bilhões, sendo R$ 3,328 bilhões de investimentos próprios. Outros R$ 2,877 bilhões serão aplicados em transmissão, dos quais R$ 2,272 bilhões de recursos próprios. A área de distribuição ficará com R$ 704,8 milhões, enquanto os recursos para manutenção nesses três segmentos somam R$ 1,232 bilhão. Os R$ 626 milhões restantes serão aplicados em pesquisa, infraestrutura e qualidade ambiental, entre outros. (Agência Estado)


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TELECOM

Nova Iorque / EUA
AT&T compra a operadora T-Mobile por US$ 39 bilhões
A operadora norte-americana de telefonia AT&T concordou em comprar a operadora T-Mobile USA, da alemã Deutsche Telekom, por US$ 39 bilhões em dinheiro e ações, em acordo que criará uma gigante da indústria de telefonia móvel nos EUA, ao combinar a segunda e a quarta maiores operadoras do setor, informa o Wall Street Journal. O acordo ainda precisa da aprovação das autoridades reguladoras. A aquisição ocorre no momento em que a AT&T busca crescimento após perder sua exclusividade sobre o iPhone nos EUA e a Deutsche Telekom procura por alternativas estratégicas à T-Mobile USA. As duas operadoras usarão a mesma tecnologia de rede, o que aumentará a eficiência, afirmam hoje a AT&T e a Deutsche Telekom. A questão é se as autoridades reguladoras dos EUA permitirão o acordo, o qual reduzirá o número de operadores de celulares de alcance nacional de quatro para três. A T-Mobile baseava grande parte do seu apelo aos consumidores ao se vender com uma empresa que fornece serviços de baixo custo. A empresa resultante da aquisição, se a operação for aprovada, será um terço maior que a Verizon, atualmente a líder em telefonia móvel nos EUA, e terá o dobro do tamanho da Sprint Nextel Corp., a terceira maior. Em maio passado, a Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) alertou a respeito da crescente concentração entre os provedores de telefonia celular. Pela primeira vez em anos, a FCC não concluiu em seu relatório anual, no final de 2010, que a indústria é competitiva nos EUA. (Agência Dow Jones)


Da redação – São Paulo / SP
Staples quer voltar ao negócio de telefonia móvel
A rede americana de materiais de escritório Staples estuda a possibilidade de voltar ao negócio de telefonia móvel, do qual saiu há alguns anos. A ideia é retomar a venda da categoria (aparelhos, cartões pré-pagos e planos de acesso à internet) em centenas de lojas neste ano, depois de um piloto em menos de 100 pontos de venda realizado em 2010.


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MERCADO DE LUXO


Da redação - São Paulo / SP
Jóias tecnológicas que emloquecem as mulheres
Rubi, diamante, ouro, safira… as pedras preciosas deixaram as vitrines das joalherias para brilhar em outro lugar: nos cosméticos. A técnica usada pelos egípcios na época dos faraós ficou um pouco adormecida ao longo dos anos. Por muito tempo os fabricantes de cremes de beleza se focaram na descoberta do poder das plantas. Nos últimos anos, no entanto, as grandes marcas trouxeram a prática de volta para agregar mais valor e luxo aos seus produtos. (LEIA na íntegra)


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TERCEIRO SETOR


Da redação – Porto Alegre / RS
Vonpar Bebidas divulga de forma inovadora o seu Relatório de Sustentabilidade 2008/2010
“As empresas são como as redes sociais porque se constituem de pessoas em contato, opinando e trocando informações”. Foi com esse pensamento que a Vonpar decidiu inovar não só no dia a dia, mas principalmente no modo de contar o seu desempenho. A empresa optou por divulgar o seu Relatório de Sustentabilidade 2008-2010 totalmente online, no hotsite www.vonpar.com.br\relatoriodesustentabilidade. Além de representar um consumo zero de papel, o conceito do relatório é exatamente inspirado por esse mote que liga a empresa ao conceito de redes sociais como FaceBook, Twitter, Youtube e MSN. Já na abertura do Relatório, o presidente da Vonpar Bebidas, Augusto Cesar Parada, destaca a visão sustentável da empresa, que une respeito ao meio ambiente e responsabilidade social com incremento de resultados para o negócio, tudo de forma harmônica. “O dinamismo da troca de informações entre os colaboradores gera uma força que interfere positivamente tanto em nossas ações sociais quanto em nossos resultados financeiros”.
Ainda mostra seus resultados mais importantes dos últimos três anos (como a evolução do market share de refrigerantes, que saltou de 54,4% em 2008 para 60,3% em 2010) e destaca, nesse contexto, a adoção de medidas sustentáveis, como a diminuição de 10% de vidro nas garrafas retornáveis, compra de geladeiras mais econômicas, utilização de minitampa para redução de uso de resina plástica e garrafa ecológica Plantbottle para diminuir as emissões de CO2. No relatório, também constam informações da criação da Vonpar Alimentos, no início de 2010, e o surgimento da Vonpar S/A, solidificando a estrutura da holding que abrange tanto o braço de Alimentos como o de Bebidas.
Criado pela área de comunicação e marketing da empresa, o relatório foi produzido pela Timbro Comunicação, em parceria com a Popweb e DCS. “Nossa proposta foi pensada com base nesse conceito de inovação e abrangência que as redes sociais têm. Comunicar assuntos relevantes, de uma maneira simples, agradável e leve”, afirma o diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios Luiz Fernando Mattos. Outros projetos implantados pela Vonpar também são destacados no documento. Como, por exemplo, os resultados expressivos nas áreas social e cultural. Uma delas é a criação do Instituto Vonpar, que apoia 62 galpões de reciclagem em 41 cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A empresa ainda promove shows no Multipalco do Theatro São Pedro, onde fica o Espaço Vonpar, e patrocina a Escola de Balé Bolshoi e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Em 2010, realizou a mostra Cow Parade em Porto Alegre, por meio do seu mais novo segmento de Alimentos. (Fonte: Martha Becker Comunicação Corporativa)


Da redação - São Paulo / SP
Walmart reduz emissão de lixo em 80% na California
O Walmart anunciou a eliminação de mais de 80% do lixo enviado para aterros sanitários em suas lojas no Estado americano da California. O programa que trouxe essa diminuição na geração de lixo (por meio principalmente da reciclagem de produtos) está agora sendo implementado em todos os 4.400 pontos de venda da empresa nos Estados Unidos, o que aproximará a companhia de sua meta de lixo zero.


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AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras

Da redação – Caxias do Sul / RS
Festa da 4ª edição de Afrodite será nesta quarta, na Place des Sens
A já esperada festa de lançamento da nova edição da Revista Afrodite já tem data e local marcados. Será na próxima quarta-feira, 23/3, na Place des Sens (antiga Voice). A edição março/abril da publicação chega com clima de transformações, já que o outono-inverno começa a bater à porta. Com 80 páginas recheadas de glamour, beleza, saúde e muitas novidades, Afrodite mantém sua característica de ousar para encantar. Entre os destaques, o editorial de moda entra na lista must have de mulheres antenadas ao apresentar as seis próximas tendências que não podem faltar no guarda-roupa e no make do inverno 2011. A modelo Lilian Zanco (Cast One), que embarca para uma temporada na Ásia, em abril, posou para as lentes do renomado fotógrafo Andrei Cardoso, com produção de Gabriela Pegorini, Gabriela Basso e Verônica Zini. O stylist ficou a cargo de Daniel Carvalho e Jefferson Hoffman, do Estúdio Jefferson Hoffmann, que apresentaram novas propostas de cabelo e a maquiagem para todos os looks. (Fonte: Enter Conteúdo Inteligente)


Da redação – Porto Alegre / RS
Mesas Redondas TI debate Perspectivas para a BITS 2011
O Seprorgs realiza no dia 25 de março a 1ª edição de 2011 do Mesas Redondas TI. Com o tema “Perspectivas para a BITS 2011”, o encontro terá como palestrante Constantino Bäumle. Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, Bäumle é sócio-diretor das empresas Hannover Fairs do Brasil Ltda e Bäumle Organização de Feira Ltda, além de atuar como gestor da MERCOPAR e FEMADE. A feira BITS 2011 é o principal evento no mercado mundial da indústria de TIC. O evento BITS Business IT South America estará pela 1ª vez na América Latina e contará com a participação de grandes empresas internacionais expondo os seus produtos e serviços para um público Business to Busines (B2B). O evento ocorrerá no Hotel Deville (Av. Dos Estados, 1909, sala Guaíba 3). Investimentos: R$ 30 para empresas associadas e R$ 40 para não-sócios. A presença precisa ser confirmada pelo telefone 51.3311.5533 ou pelo email comunicação@seprorgs.org.br. (Fonte: Martha Becker Comunicação Corporativa)



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ARTIGO


Integrar na nuvem também é importante
Por David Taber, CEO da SalesLogistix. (LEIA)





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