Edição 485 | Ano III



Da redação – São Paulo / SP
Semana inicia com percepção positiva da produção industrial
Hoje, dia 31/1, Bradesco e Totvs divulgam seus resultados do trimestre final de 2010. Também é aguardado o balanço do banco Panamericano, porém referente ao terceiro trimestre do ano passado. Ainda no cenário local, hoje a FGV - Fundação Getulio Vargas - divulga a Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação, de janeiro. Já o Banco Central apresenta o tradicional Boletim Focus, com as expectativas do mercado, e revela os dados de contas fiscais de dezembro. A CNI - Confederação Nacional da Indústria - ainda apresenta a Sondagem da Construção Civil do último mês de 2010. Já nos Estados Unidos, as atenções se voltam aos indicadores de renda e gastos pessoais, aos números de atividade industrial da região de Dallas e ao Índice Gerente de Compras de Chicago. Ainda nesta segunda-feira, porém apenas à noite, a China mostra os dados da indústria deste mês.
Amanhã, dia 1/2 o foco no Brasil está no Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) da FGV e na balança comercial, ambos de janeiro. Já no cenário americano, saem dados de desempenho da indústria e de gastos com construção, enquanto, na Europa, será divulgada a taxa de desemprego da zona do euro de dezembro.Na quarta-feira, por aqui, além da produção industrial, a atenção se volta ao IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) deste mês. No front externo, a Europa mostra números de inflação, os Estados Unidos, de emprego, e a China, da atividade do setor de serviços.
Na quinta-feira, a agenda se volta ao exterior, com indicadores americanos de pedidos semanais de seguro-desemprego, de produtividade e encomendas à indústria. Na Europa, o Banco Central Europeu (BCU) se reúne e ainda saem os números de vendas no varejo da região.Para fechar a semana, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informa o desempenho da indústria automotiva na abertura de 2011.No plano corporativo internacional, ao longo dos próximos dias, saem os balanços de empresas como ExxonMobil , Banco Santander, Honda, Pfizer, AOL, Mattel, Panasonic, Time Warner, Visa, Whirlpool, Deutsche Bank, Moody's, Sony, Unilever, Toyota e Tyson Foods.Já no Brasil, o início da safra de resultados do quarto trimestre de 2010 conta com os números da Localiza, Redecard, BR Properties e Tractebel.

Davos / Suíça
Fórum Mundial termina mostrando divisões na escolha de 'antídotos' à crise A 41ª edição do WEF - Fórum Econômico Mundial -, que terminou ontem, dia 30/1, em Davos, deixou em evidência as divisões existentes na hora de escolher quais antídotos aplicar para superar a crise econômica de uma vez por todas, em meio a um clima de ansiedade provocado pelas revoltas populares no mundo árabe. Davos 2011 confirmou também a mudança de rumo na balança do poder econômico mundial, com maior participação dos países emergentes - Brasil, China e Índia em particular.
Em um tom positivo, a reunião termina com a surpreendente promessa dos grandes países da - Organização Mundial do Comércio - de alcançar um acordo sobre a estagnada Rodada de Doha até julho. No entanto, esta edição de Davos foi marcada pela preocupação com as rebeliões populares na Tunísia e no Egito, vistas como consequência do agravamento das condições de vida nos países pobres após a pior crise econômica e financeira do pós-guerra.
Depois da Revolução de Jasmim tunisiana, que terminou com a queda do regime de Zine El Abidine Ben Ali, há 23 anos no poder, e em meio aos violentos protestos no Egito contra o governo de Hosni Mubarak, na presidência há 30 anos, várias vozes advertiram para o risco de ainda mais revolta. Neste sentido, o presidente russo Dmitri Medvedev destacou a "lição" dada aos governos do mundo, que devem "ouvir o que o povo tem a dizer, porque senão correm o risco de perder contato com a realidade".
O novo imposto - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, cujo país ocupa a presidência rotativa do G20 em 2011, voltou a defender a criação de um imposto sobre as transações financeiras para apoiar a ajuda ao desenvolvimento. No aspecto econômico, os dirigentes europeus buscaram ao longo da semana convencer a elite mundial reunida na seleta estaçãode esqui nos Alpes suíços de que a Eurozona já passou pelo pior, apesar das preocupações que persistem sobre a saúde financeira de vários de seus membros em função da dívida pública e dos altos déficits. "Não espero novos sobressaltos, acho que o euro permanecerá estável", indicou Wolfgang Schauble, ministro das Finanças alemão, após o catastrófico ano de 2010, marcado pelos bilionários resgates de Grécia e Irlanda. Durante os debates, iniciados na quarta-feira e concluídos neste domingo, Europa e Estados Unidos deixaram claro a oposição de suas ideias sobre de que maneira reativar a economia: enquanto o bloco europeu defende os rigorosos ajustes orçamentários, Washington adverte sobre a ameaça que este tipo de política representa. A prioridade maior da Europa deve ser matar "o fantasma das gigantescas dívidas soberanas", argumentou o primeiro-ministro britânico David Cameron, justificando seu duro programa de austeridade orçamentária. Timothy Geithner, secretário do Tesouro americano, opinou, entretanto, que este tipo de atitude não é "razoável", e que o papel do governo em momentos de crise é investir para aquecer a economia. (Agence France Presse / AFP)

Da redação – Brasília / DF
Correios poderão ter agências no exterior e subsidiárias
O novo estatuto dos Correios vai permitir que a empresa amplie sua atuação no exterior, com a abertura de agências próprias em outros países. Hoje os Correios não têm estrutura de agências fora do Brasil; portanto, as encomendas que vêm de fora passam por outras empresas, por meio de acordos de cooperação.
No novo formato, que foi aprovado no início do ano pelo Conselho de Administração da estatal, a empresa poderá direcionar e entregar diretamente objetos no exterior. "O objetivo é aumentar a possibilidade de atuação dos Correios fora do Brasil, facilitando o acesso do cidadão brasileiro em diversas partes do mundo", disse o presidente da empresa, Wagner Pinheiro. Ainda não há previsão de quando o serviço começa a funcionar, nem em quais países será implantado. As alterações também abrem a possibilidade de os Correios criarem empresas subsidiárias e comprarem participação em outras empresas. Na prática, isso vai dar à estatal mais flexibilidade de criar estruturas menores para ter mais agilidade em setores nos quais disputa mercado, como o de logística e entrega de encomendas.
O novo estatuto também traz mudanças na gestão da empresa, como a obrigatoriedade de publicação anual dos balanços da empresa. Outra mudança estabelece que o presidente da empresa não será mais o presidente do Conselho de Administração, que será eleito pelos conselheiros entre um dos membros que será indicado pelo Ministério das Comunicações. Para a gestão atual, o presidente do Conselho de Administração será o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. As regras do novo estatuto só passarão a valer após a publicação de um decreto presidencial, depois de passar pela análise do Ministério do Planejamento e da Casa Civil. (Fonte: Agência Brasil)

_____________________________
INDICADORES ECONÔMICOS


RESUMO DA SEMANA – 24 a 28 de janeiro de 2011
IPC-S aumenta em seis de sete capitais - O IPC-S de 22 de janeiro de 2011 registrou variação de 1,18%, 0,12 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimos em suas taxas de variação.
Primeiro INCC-M de 2011 registra desaceleração - O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou, em janeiro, taxa de variação de 0,37%, abaixo do resultado do mês anterior, de 0,59%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,42%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,13%. No índice referente a Mão de Obra, registrou-se variação de 0,32%. No mês de dezembro, a taxa foi de 1,08%.
Confiança do consumidor fica estável em janeiro - O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas - composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor – ficou praticamente estável entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, ao passar de 121,7 para 121,6 pontos.
IGP-M sobe em janeiro - O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou, em janeiro, variação de 0,79%. No mês anterior, a taxa foi de 0,69%. Os três componentes do IGP-M apresentaram as seguintes trajetórias, na passagem de dezembro para janeiro: IPA, de 0,63% para 0,76%, IPC, de 0,92% para 1,08%, e INCC, de 0,59% para 0,37%.


Indicadores financeiros
BC divulga política monetária de dezembro - A base monetária registrou saldo médio diário de R$197,4 bilhões em dezembro de 2010, com aumentos de 11% no mês e de 17,9% em 12 meses, permanecendo nos intervalos definidos pela programação monetária para o quarto trimestre de 2010, tal qual os demais agregados. A variação no mês traduziu os incrementos de 11,2% no saldo médio do papel-moeda emitido e de 10,3% na posição de reservas bancárias, que refletiram o crescimento sazonal na demanda por moeda. (Fonte: BACEN)


Índices de Preços ao Consumidor
IPC da Fipe fica em 1,03% na terceira quadrissemana de janeiro de 2011 - A terceira quadrissemana de janeiro do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou inflação de 1,03% na cidade de São Paulo, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado apresentou aceleração ante 0,86% da prévia anterior. Nas sete classes de despesa que compõem o IPC da Fipe, os resultados apurados foram: Habitação (0,33%), Alimentação (1,26%), Transportes (2,37%), Despesas Pessoais (0,75%), Saúde (0,17%), Vestuário (-0,10%) e Educação (4,27%). (Fonte: Fipe)
IPCA-15 de janeiro fica em 0,76% - O Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) teve variação de 0,76% em janeiro, resultado superior ao de dezembro (0,69%). Considerando os últimos 12 meses, situou-se em 6,04%, também acima dos 12 meses imediatamente anteriores (5,79%). Em janeiro de 2010, a taxa havia ficado em 0,52%. A aceleração do IPCA-15 de janeiro ficou concentrada em itens importantes no orçamento das famílias, como as tarifas de ônibus urbanos. Com variação de 1,77%, foram responsáveis pelo maior impacto individual no mês: 0,07 p.p. (Fonte: IBGE)

Mercado de Trabalho
PME: Desocupação fica em 5,3% em dezembro e fecha 2010 numa média de 6,7% - Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a taxa de desocupação de dezembro de 2010 ficou em 5,3% - a menor desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), iniciada em março de 2002. Em comparação a novembro de 2010, a taxa ficou 0,4 p.p. abaixo (5,7%) e no confronto com dezembro de 2009 (6,8%), recuou 1,5 p.p. Com esse resultado, a taxa de desocupação ficou em 6,7% na média dos 12 meses de 2010 - também a menor da série histórica: 1,4 p.p. abaixo da média de 2009 (8,1%) e 5,7 pontos percentuais abaixo da média de 2003 (12,4%). (Fonte: Dieese)
Desemprego Metropolitano fica em 11,9% em 2010 -
Em 2010, a taxa de média anual de desemprego no conjunto de regiões que compõem a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) Metropolitana ficou em 11,9%, contra 14,0% do ano anterior, com a geração de 765 mil postos de trabalho. No mês de dezembro, a taxa de desemprego foi 10,1%, nas mesmas regiões. (Fonte: Dieese)

Setor Externo
Balanço de pagamentos registra superávit de US$2,8 bilhões em dezembro - O balanço de pagamentos registrou superávit de US$2,8 bilhões em dezembro e de US$49,1 bilhões em 2010. As transações correntes apresentaram déficit de US$3,5 bilhões no mês. No ano, o resultado em conta corrente foi deficitário em US$47,5 bilhões, equivalente a 2,28% do PIB, comparativamente a déficit de US$24,3 bilhões, 1,52% do PIB, em 2009. Em dezembro, a conta financeira apresentou ingressos líquidos de US$6,4 bilhões, com destaque para os ingressos líquidos de investimentos estrangeiros diretos (IED), US$15,4 bilhões, que acumularam US$48,5 bilhões no ano, representando 2,33% do PIB. (Fonte: BACEN)

_______________________
MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

Nova Iorque/EUA e São Francisco/EUA
LinkedIn entra com pedido para IPO e pode levantar até US$ 175 milhões
O plano do LinkedIn de abrir seu capital este ano pode servir como teste para o apetite dos investidores por sites de redes sociais, antes da aguardada oferta pública inicial de ações (IPO) do Facebook. O LinkedIn anunciou na quinta-feira, dia 27/1, a intenção de abrir capital, preparando terreno para que a empresa co-fundada em 2002 por Reid Hoffman, ex-executivo do PayPal, se torne a primeira rede social a fincar sua bandeira em Wall Street. Nesta sexta-feira, dia 28/1, a companhia arquivou pedido junto ao órgão regulador do mercado de capitais norte-americano para um IPO que pode levantar até US$ 175 milhões. O número de ações que serão emitidas e a faixa de preço estimada ainda não foram informados pelo LinkedIn. Muitos investidores, no entanto, aguardarão a oferta do LinkedIn para avaliar o apetite pelo Facebook, avaliado em US$ 50 bilhões."O Facebook claramente atraiu interesse maior pelo setor e creio que haja muita demanda (por mais ofertas de ações de empresas de Internet)," disse Rory Maher, analista da Hudson Square Research. O interesse dos investidores e as avaliações de companhias de Internet de capital fechado como Facebook, Zynga e Groupon vêm aumentando. O LinkedIn revelou seus planos um dia após as ações da Demanda Media, empresa de Internet que acaba de abrir capital, registrarem alta de 33% na estreia das negociações. No início desta semana, o presidente-executivo do Groupon, Andrew Mason, disse que a empresa estava estudando a possibilidade de um IPO e que estava conversando com bancos. O Facebook, maior rede social do mundo, recentemente levantou US$ 1,5 bilhão, transação que elevou seu valor de mercado a US$ 50 bilhões. Recentemente, o Facebook anunciou que deve começar a divulgar seus resultados financeiros até abril de 2012, atendendo uma exigência que passou a valer quando o número de acionistas da empresa ultrapassou determinado limite. (Agência Reuters)


HOJE – Fechamento das Bolsas da Ásia:

Hong Kong / China
Temor sobre Egito eleva petróleo e derruba Bolsas da Ásia
As Bolsas de Valores da Ásia fecharam em baixa nesta segunda-feira, dia 31/1, pressionadas pela crise no Egito que impulsionou os futuros do petróleo tipo brent para perto dos US$ 100 o barril.
Mais de 100 pessoas morreram durante seis dias de protestos no Egito contra o presidente Hosni Mubarak. - A Bolsa de Tóquio fechou em queda de 1,2%, chegando a atingir mais cedo o menor nível desde o início de dezembro.
- Enquanto isso, o índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão mostrava queda de 0,97% às 7h40 (horário de Brasília), a 471,55 pontos. As vendas se concentravam nos setores de varejo, indústria e matérias-primas.
- Os mercados na Indonésia e Filipinas foram os mais atingidos pelo mau humor desta segunda-feira, recuando 2,1% e 2,6%, respectivamente. Estas praças ficaram entre os maiores ganhos na Ásia no ano passado e o aumento da aversão a risco tem incentivado os investidores a realizarem lucros.
- A Bolsa de Xangai fechou em alta de 1,38%, a 2.790 pontos.
- Em Hong Kong, houve baixa de 0,72%, a 23.447 pontos.
- Em Seul, a Bolsa caiu 1,81%.
- A Bolsa de Taiwan não operou (feriado nacional).
- A Bolsa de Cingapura caiu 1,55% e Sydney teve perda de 0,44%.
Análise - Uma conflagração do conflito para uma área maior da região ameaça a produção de petróleo em um momento em que formuladores de políticas monetárias em mercados emergentes já se preocupam com preços em alta de alimentos e combustíveis."Conforme a instabilidade prossegue, a reação do investidor é provavelmente de impulsionar os preços do petróleo e dos Treasuries e sair de ações", disse Mohamed El-Erian, co-chefe de investimentos da gigante global Pimco. "A Ásia vai começar a se descolar muito rapidamente e mesmo no Oriente Médio vai haver distinção entre países", disse Vijay Chander, estrategista de crédito no Standard Chartered Bank.


HOJE – Abertura das Bolsas Europeias:
- Londres / Inglaterra - O índice geral da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu nesta segunda-feira em baixa de 23,56 pontos (0,40%), aos 5.857,81. O barril de petróleo Brent para entrega em março abriu nesta segunda-feira em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 99,49, o que representa US$ 0,07 mais que no fechamento da sexta-feira.
- Frankfurt / Alemanha - O índice DAX-30 da Bolsa de Valores de Frankfurt abriu nesta segunda-feira em baixa de 0,31%, aos 7.080 pontos. O euro abriu nesta segunda-feira em baixa no mercado de divisas de Frankfurt cotado a US$ 1,3620, frente a US$ 1,3663 da sessão anterior. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,3716.
- Roma / Itália - O índice seletivo FTSE-MIB da Bolsa de Valores de Milão abriu nesta segunda-feira em baixa de 0,64%, aos 21.883,69 pontos, após os primeiros minutos de cotação. O índice geral FTSE Italia All Share caía 0,62%, para 22.508,63 pontos.
- Paris / França - O índice CAC-40 da Bolsa de Valores de Paris abriu nesta segunda-feira em baixa de 0,67%, aos 3.975.69 pontos.
- Madri / Espanha - O principal indicador da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, abriu nesta segunda-feira em baixa de 40,10 pontos (0,40%), aos 10.706.

ONTEM – Fechamento das Bolsas do Oriente Médio:

Dubai / Emirados Árabes
Bolsas desabam no Oriente Médio com protestos no Egito
As bolsas de valores na região do Golfo desabaram nos pregões de ontem, dia 30/1, domingo, com os investidores preocupados com os protestos no Egito e com a possibilidade de que a instabilidade possa se espalhar pela região.Manifestantes continuavam nas ruas no centro do Cairo neste domingo, exigindo que o presidente Hosni Mubarak deixe o poder. As forças de segurança tinham dificuldades para conter saques.
- A bolsa do Egito estava fechada neste domingo, após ter caído 16% em dois dias na semana passada. A libra egípcia recuou ao menor nível em seis anos. A bolsa egípcia continuará fechada na segunda-feira, assim como os bancos.
- A Bolsa de Dubai liderou a queda das bolsas na região neste domingo, com baixa de 4,3%, ao menor nível em 21 semanas.
- Na bolsa do Qatar, o principal índice de ações caiu 3%.
- A bolsa de Omã caiu 35.
- A bolsa do Kuweit 1,8%.
- A bolsa de Abu Dhabi 3,7%.
- Países de tradição islâmica normalmente guardam a sexta-feira para o descanso semanal, e não o domingo.
Análise - "Os prêmios de risco na região estão aumentando para levar em conta o risco político cada vez maior", disse Majed Azzam, analista imobiliário da AlembicHC, em Dubai."A incerteza está fazendo os investidores estrangeiros questionarem sua presença em nossos mercados. Existe um movimento de venda indiscriminada, não importando se as empresas estão expostas ao Egito ou não."

________________________
MERCADO FINANCEIRO


São Paulo / SP
Lucro do Bradesco cresce 25,1% em 2010
O Bradesco iniciou a temporada de resultados financeiros do setor bancário no quarto trimestre hoje, dia 31/1, anunciando lucro líquido de R$ 2,987 bilhões, 37% acima do lucro líquido de um ano antes. Com o resultado, em 2010, o banco apurou um lucro líquido contábil de R$ 10,022 bilhões, com um incremento de 25,1% na comparação com 2009 (de R$ 8,012 bilhões). Na relação com o mesmo período de 2009, a alta chegou a 37%; no quarto trimestre de 2009 a instituição lucrou R$ 2,181 bilhões. No terceiro trimestre de 2010, o lucro regristrado foi de R$ 2,527 bilhões. Segundo balanço divulgado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), o lucro líquido contábil é composto por R$ 7,104 bilhões provenientes das atividades financeiras, correspondendo a 70,9% do total, e por R$ 2,918 bilhões gerados pelas atividades de seguros, previdência e capitalização, representando 29,1% do total. O banco fechou o ano, em 31 de dezembro, com valor de mercado de R$ 109,759 bilhões, com queda em relação ao trimestre anterior: em 30 de setembro, o valor de mercado era de R$ 114,51 bilhões.

São Paulo / SP
Silvio Santos aceita vender o PanAmericano
O empresário Silvio Santos já aceitou vender o banco PanAmericano para o BTG Pactual, segundo assessores do apresentador. Agora só falta o Pactual e o BTG Pactual acertarem como vão conseguir recursos para fazer o banco operar. Negociação realizada ontem na sede do fundo com o Pactual terminou sem conclusão. O que se sabe é que Silvio concordou em entregar o banco ao Pactual em troca do pagamento do rombo de R$ 4 bilhões. Em novembro, ele aceitara como um novo desafio a dívida de R$ 2,5 bilhões. Ao descobrir que a dívida aumentara para R$ 4 bilhões, teria preferido se livrar do banco. Ontem, o PanAmericano reconheceu em comunicado a negociação do banco. Com o anúncio, as ações chegaram a subir 7,5%, perderam o ímpeto e fecharam estáveis. O fundo, entidade privada que funciona com recursos que recebe dos correntistas, negocia com o Pactual porque foi ele que emprestou os R$ 2,5 bilhões que salvaram o PanAmericano, em novembro do ano passado. O plano da diretoria é dar uma má notícia (o rombo de R$ 4 bilhões) ao lado de uma boa (a venda do banco). (Agência Folha)


____________
INDÚSTRIA


Seul / Coréia do Sul
Posco anuncia projeto conjunto com Vale em Moçambique
A Posco, terceira maior siderúrgica do mundo, afirmou ontem, dia 30/1, que chegou a um acordo com a Vale para desenvolver em conjunto uma mina de carvão em Moçambique. A mina de carvão, localizada em Tete, Moçambique, poderia produzir 11 milhões de toneladas de carvão anualmente. O produto seria usado como matéria-prima ou como combustível, disse a Posco em comunicado. Ela não detalhou o investimento de cada empresa. A Posco, que pretende dobrar a autossuficiência em matérias-primas a 50 por cento até 2014, separou 700 bilhões de won (627,4 milhões de dólares) para investimentos no setor neste ano, afirmou neste mês o presidente-executivo da empresa, Chung Joon-yang. (Agência Reuters)

________________
AGROBUSINESS


Da redação – Brasília / DF
Ministério da Agricultura prioriza registro de produtos menos tóxicos
Das 1.468 marcas de agrotóxicos aprovadas pelos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, 61% são consideradas menos tóxicas. Estão em estudo produtos para serem utilizados na agricultura orgânica e em culturas de legumes e verduras. O registro de agrotóxicos com menor toxidade é prioridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Hoje, 61% das 1.468 marcas já estão classificadas como de risco 3 ou 4 (menos tóxicas). Além disso, os pedidos de registro de produtos biológicos são aprovados rapidamente, no período de oito a 15 meses, pelos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Saúde. No caso dos convencionais, a aprovação pode levar até três anos. “Temos recebido mais demandas dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia, que têm interesse em registrar produtos biológicos. Hoje, temos 22, entre fungicidas e inseticidas”, explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do ministério, Luís Rangel.Entre as prioridades para 2011, o técnico destaca, ainda, a identificação de produtos fitossanitários para uso na agricultura orgânica. “As regras para esse tipo de registro serão definidas até o fim deste ano e a expectativa é que, em 2012, tenhamos opções para esse sistema de produção”, explica.
Minor Crops - Em relação aos agrotóxicos que serão utilizados nas culturas de menor suporte fitossanitário (Minor Crops), o Ministério da Agricultura estabeleceu as normas no ano passado. Minor Crops são aquelas culturas, como cebolinha e coentro, para as quais falta ou há número reduzido de agrotóxicos. Em 2011, o objetivo é identificar os produtos de que os agricultores precisam para controlar suas pragas e verificar as empresas que têm interesse em investir nesse mercado. Após a análise dos dados enviados pelas empresas, serão selecionados os produtos considerados menos tóxicos e mais eficientes para a agricultura.
A expectativa para 2012 é que já existam registros para algumas culturas. A maioria dos pedidos de cooperativas e associações tem se concentrado em produtos para mandioca, melão, maracujá e morango. Em 2010, foram 40 solicitações e para 2011 o número pode chegar a 180, segundo Rangel. Outra ação do Ministério da Agricultura é o registro de produtos genéricos. “Essa é uma política de equivalência, em que também verificamos a qualidade e a eficiência dos agrotóxicos. Os custos podem gerar economia de até 30% para o produtor”, esclarece Rangel. Hoje, são 200 produtos genéricos registrados e a ideia é casar essa ação com a política de registro de produtos para pequenas culturas.
Saiba mais - A toxidade do agrotóxico é indicada pela tarja contida no rótulo, que pode ser vermelha (altamente tóxico), amarela, azul ou verde (pouco tóxico). Cabe ao Ministério da Agricultura registrar esses produtos, fiscalizar as empresas e ser o gestor do risco, ao verificar os aspectos recomendados pela Saúde e Meio Ambiente. Por meio da Lei Agrícola, o ministério também define as políticas públicas para esses produtos no Brasil, ao coordenar eventos e seminários em todas as unidades da federação.
Biológico - É o sistema de produção de base ecológica, que recorre ao uso de boas práticas agrícolas para promover a manutenção, o equilíbrio e a diversidade do ecossistema agrícola. Os químicos convencionais, de maneira geral, são alternativas que devem ser usadas sob orientação de um agrônomo e apenas quando o nível de dano justificar sua aplicação.Para saber a lista de produtos registrados acesse o endereço eletrônico: www.agricultura.gov.br - serviços e sistemas - sistema Agrofit. Para solicitar o registro de produtos envie e-mail para agrofit@agricultura.gov.br. (Fonte: Assessoria de imprensa do Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)

Da redação – São Paulo / SP
Vendas internas de aves e suínos estão isentas de contribuições
As vendas no mercado interno de carnes de aves e suínos - não destinadas ao varejo - ficaram isentas de PIS e Cofins. O benefício está previsto também na Lei Federal nº 12.350, de dezembro de 2010. Até então, só o segmento de bovinos não recolhia os impostos federais. A lei beneficia também as vendas de suínos e aves vivas para abate e de insumos - como trigo, centeio, milho, arroz e soja - destinados à alimentação dos animais. Nas vendas de carnes ao varejo, foi mantida a tributação de 9,25% de PIS e Cofins. De acordo com Orlando Morando, vice-presidente da Apas - Associação Paulista de Supermercados -, a venda para o varejo teria que ser beneficiada também. "Infelizmente, quem vai pagar a conta é o consumidor final", afirma. A entidade, no entanto, não pretende entrar com ação judicial para obter o mesmo benefício. "Vamos fazer uma articulação política para pressionar o Ministério da Fazenda a rever isso." O vice-presidente da Apas explica que, antes da permissão da compensação do imposto pago, os frigoríficos pagavam 9,25% de PIS e Cofins e os supermercados também. Para não haver tributação em cascata, os lojistas usavam o crédito obtido na compra do produto do frigorífico. "Como o frigorífico não vai mais pagar PIS e Cofins e não serão gerados créditos, seremos obrigados a recolher as contribuições", diz.
A isenção de aves e suínos é resultado de um trabalho realizado pelos representantes desses setores no Congresso Nacional. O maior argumento era o benefício fiscal já concedido ao setor de carne bovina, em 2009. A Lei 12.350 é fruto da conversão da Medida Provisória nº 497, de julho de 2010. Nas justificativas da MP, o governo dizia que " trata-se de corrigir uma omissão na indicação dos produtos ou mercadorias decorrentes da industrialização de bovinos, o que esta gerando distorções na cadeia produtiva". Na legislação, o único dispositivo que prejudica o segmento de carnes bovinas é o que exclui o couro da desoneração.

______________________
SETOR AUTOMOTIVO


São Paulo / SP
Daimler lança Mercedes a preço mais acessível
Nunca foi tão fácil comprar um Mercedes (de verdade) no Brasil. Após o fracasso do Classe A nacional, incompreendido no país entre 1999 e 2005, a montadora ampliou modelos, baixou preços e cresceu 45% em 2010. A atual geração da Classe C é parte desta estratégia. O C180 chega por R$ 114,9 mil e mantém os equipamentos e o acabamento que um cliente espera de um Mercedes.O C180 ainda é R$ 1.500 mais caro que o rival BMW 320i, mas é justificável. O sobrenome "CGI" marca o primeiro motor com injeção direta de gasolina da Mercedes. Ele injeta o combustível na câmara de combustão, evitando excessos e otimizando a queima. O novo motor de quatro cilindros 1.8 (156 cv) de duplo comando de válvulas variável ainda trocou o compressor por um turbo, em nome da eficiência. Daí o fim do sobrenome "Kompressor". Tudo para reduzir consumo e emissões e atender à severa legislação europeia, sem perder desempenho. Aliás, ganhou, aponta o teste Folha-Mauá. Na estrada, o sedã 1.8 rodou 15,9 km com um litro de gasolina - marca do GM Classic 1.0. Suave e silencioso, o modelo também evoluiu em aceleração. De 0 a 100 km/h, cravou 8,7s, mais rápido que os 9,2s do BMW 325i com motor 2.5 de seis cilindros em linha. A suspensão do C180 mantém o conforto e a estabilidade, mesmo em velocidades altas ou em curvas. Desafina só no freio de estacionamento. Alavanca de pedal é para picapes, e não Mercedes. A marca, porém, já apresentou o Classe C reestilado e também prepara modelos mais baratos para 2013. De fato, a Daimler-Benz mudou muito em 125 anos.

Stuttgart / Alemanha
Museu da Mercedes leva a uma viagem ao século 19
Por fora, bela viola; por dentro, o pão é com fermento. E que fermento! O museu da Mercedes talvez seja uma das mais completas homenagens ao automóvel. E por uma razão óbvia: a Daimler, dona da marca, detém a patente do primeiro automóvel prático (leia análise abaixo). De 1886 para cá, tudo o que é motorizado tem um dedo da Daimler -o grupo patenteou o primeiro motor "boxer" (cilindros contrapostos), de 1899, e o de quatro cilindros em linha (1890). Karl Benz e Gottlieb Daimler só não sabiam direito o que fazer com as traquitanas, que foram usadas em aeroplanos, motos, carros, barcos. Daí surgiu a estrela de três pontas, em referência ao céu, à terra e ao mar. "Em 1928, trabalhadores tinham outra versão, a de que ela devia ser o relógio da fábrica: às 8h começa o expediente, às 12h é pausa para almoço e às 16h é hora de ir embora", conta o guia Karl Jueger, com ironia quanto à jornada brutal de trabalho pós-Primeira Guerra. No museu, um elevador central leva ao quarto andar, e o visitante desce em espiral. Há 12 salas, com 160 carros que marcaram suas décadas. Os mais emblemáticos, claro, estão lá: uma réplica do Patent Motorwagen Benz (1886), o primeiro Mercedes Simplex 40 hp (1902), o 500 K Roadster (1934), o 300 SL "Asa de Gaivota" (1954). Outros nem têm preço. É o caso do Mercedes Typ SSK, de 1928. Afinal, todo museu tem a sua obra-prima. (Agência Folha)

_____________________
SERVIÇOS & VAREJO


São Paulo / SP
As queixas sobre serviços crescem 425%
A instabilidade dos serviços de energia elétrica, internet, TV a cabo, telefonia e transportes (aéreo e terrestre) tem virado uma tormenta para muitos consumidores brasileiros. Apesar da inegável expansão do atendimento à população nos últimos anos, a qualidade ainda é questionável, especialmente quando se leva em conta as elevadas tarifas pagas pelo serviço - em alguns casos, as maiores do mundo.A insatisfação tem se traduzido no avanço do número de reclamações. Só na Fundação Procon-SP, as queixas relacionadas aos chamados serviços essenciais cresceram 425% entre 2005 e 2009, de 4.502 para 23.674.
O segmento representou 38% de todas as reclamações feitas no órgão no período. Nas agências reguladoras, que fiscalizam boa parte desses serviços, o descontentamento também cresceu: 123% na telefonia, 85% em energia e 127% em transportes.Além do difícil relacionamento com as prestadoras de serviços, cobranças indevidas e questões contratuais, os consumidores protestam contra a oferta não cumprida - a interrupção dos serviços - e os prejuízos, diz o diretor do Procon-SP, Paulo Arthur Góes. Hoje, diz ele, os clientes estão muito menos tolerantes com a má qualidade dos produtos que lhes são entregues. O número de reclamações coincide com os poucos indicadores que as agências têm para medir a qualidade dos serviços. No setor de energia, por exemplo, o número de "apagões" subiu nos últimos três anos, de 16 horas para cerca de 20 horas. O próprio diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, já disse, em algumas ocasiões, que a piora dos índices pode estar associada à falta de investimento na manutenção e expansão da rede atual. Mas disse que as empresas estão sendo punidas.
A demanda - Para o gerente da A.T. Kearney, Carlos Azevedo, um dos fatores que podem ter contribuído para a deterioração dos indicadores de energia no curto prazo é o forte crescimento da demanda, acima da expectativa das empresas. Ele avalia, porém, que é cedo para afirmar se a piora dos indicadores é tendência de longo prazo. De qualquer forma, o executivo acredita que, no processo de revisão tarifária, que ocorre de quatro em quatro anos, a Aneel vai criar incentivos para premiar empresas que se destacam em qualidade.No setor de telecomunicações, a agência reguladora (Anatel) conta com o Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ), que também piorou. Em 2005, as empresas cumpriram 97,5% das metas de qualidade estipuladas pela Anatel. Em 2009, esse número caiu para 82,9%. Os índices da telefonia móvel ficaram estáveis no período, mas as empresas também não conseguiram cumprir 100% das exigências. "Estamos um passo atrás. Enquanto no exterior os consumidores já convivem com o 4G, aqui ainda estamos engatinhando no 3G", diz Thiago Moreira, diretor da Telecom Nielsen. Na avaliação dele, outra diferença é que no Brasil a prioridade das companhias é crescer, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, o momento é de retenção dos clientes. Alguns especialistas avaliam que, a exemplo da energia, falta investimento para acompanhar a forte demanda. (Agência Estado)


_______________________
COMÉRCIO EXTERIOR


Brasília / DF
O mercado brasileiro importou legalmente 64 mil iPads no ano de 2010
Os números - que não consideram consumidores que trazem os aparelhos do exterior - foram apurados pela consultoria IDC Brasil junto à base de dados da Receita. Procurada, a Apple não comentou o número. "No ano passado, o Brasil vendeu mais de 13 milhões de computadores. Os números dos tablets chamam a atenção pela categoria ser nova, mas são pequenos diante dos PCs vendidos", diz Luciano Crippa, gerente de pesquisas da IDC Brasil. Para o ano, a expectativa é que sejam vendidos 300 mil tablets no Brasil. "Por aqui, embora exista também o Galaxy Tab, da Samsung, existe a febre do iPad. Não temos um mercado de tablets no Brasil, por enquanto temos um mercado de iPads", afirma. O número de aparelhos vendidos da Samsung, lançado em novembro, chegou a cerca de 20 mil. Procurada, a empresa não comentou.
O iPad é vendido hoje em cerca de 150 lojas de varejo do país, que registraram o pico das vendas no fim do ano. "O Natal puxa vendas, mas ainda há procura forte", diz Marcílio Pousada, da Livraria Saraiva. Apesar dos rumores sobre a nova versão do iPad para os próximos meses, os varejistas não percebem queda na procura pelo aparelho. "Não sentimos adiamento de compra. Continuamos com demanda forte principalmente com o crescimento no volume de aplicativos, que interessa o consumidor", diz Pimentel.
Já a Fnac afirma que as vendas pós-Natal caíram 50%, um volume não considerado ruim para eletrônicos em janeiro. Embora exista a tese de que os tablets possam substituir os netbooks, entre os analistas e fabricantes essa visão ainda não é tão clara. "Existe mercado para todos os aparelhos e ainda surgirão outras opções em mobilidade para concorrer nesse mercado", afirma Ivair Rodrigues, diretor da IT Data. Para Silvio Stagni, vice-presidente de telecom da Samsung, os tablets não devem "roubar" todos os consumidores dos netbooks porque a proposta dos aparelhos é diferente. "O netbook ainda é visto como o computador de preço mais barato. Quem quer os tablets é o consumidor que está interessado na mobilidade", afirma. Rafael Marquez, da TIM - operadora que revende o Galaxy Tab, da Samsung -, diz que o consumidor só está reticente quanto ao preço. "Quando o preço baixar, veremos a massificação. Poderemos ver neste ano o Natal dos tablets, como aconteceu em 2010 com os smartphones", diz.


_________________________
TI, WEB & e-COMMERCE


Da redação – Londres / Inglaterra (Jean Pierre Sorteaux, correspondente)
A revolução em social dating chegou: Badoo.com ultrapassa 100 milhões de usuários
Badoo.com, é o maior e em mais rápido crescimento site de "social dating" ("paquera na rede social"), anuncia hoje que passou a marca dos 100 milhões de usuários. O site chegou a este feito ao reinventar ambos a rede social e os encontros online com fins românticos, ajudando a criar a nova categoria online "social dating" - um híbrido de rede social (como Facebook) e a "tradicional" paquera online. A empresa do gênero start-up de quatro anos está registrando quase 10 milhões de novos usuários por mês, fazendo do Badoo a maior rede social do planeta para localmente encontrar novas pessoas. Ela espera alcançar os 200 milhões de usuários no próximo ano. A revolução "social dating" chegou!
Badoo é uma rede de "social dating" de múltiplos idiomas, baseada em localização e voltada para a promoção de bate-papos, flertes e encontros entre pessoas novas. Também lançou agora um aplicativo do Facebook com grande sucesso - já em uso por 25 milhões de pessoas. Badoo está reescrevendo as regras da paquera/namoro e encontros online. "A maior mudança é do 'encontro com fins matrimoniais' para o ' encontro social' ou ' encontro casual'", diz Bart Swanson, diretor de operações do Badoo.
Em segundo lugar, o surgimento de aplicativos de localização geográfica, capaz de determinar a localização de um usuário de rede móvel, e a propagação de meios de smart-phones, significa que há também uma mudança do encontro baseado em interesses mútuos para o encontro baseado em localização ("namorando por satnav"). Terceiro, isto está promovendo uma mudança na disposição do tempo - do planejamento de um encontro para dentro de uma semana ou dentro de uma hora, ou para aqui e agora."O encontro online já não é mais apenas a respeito de achar uma futura esposa", diz Swanson. "É sobre encontrar muitas pessoas em pouco tempo, espontaneamente, de uma maneira fácil, divertida e relaxada".
Todas estas mudanças estão combinando para remover o estigma da demora associado com o namoro online. Renascido como "encontro social", ele está se tornando algo que todo mundo faz. O Badoo está tornando o namoro online algo bacana de se fazer. Mais de 100 milhões de usuários, em mais de 180 países, 22 línguas. Mais de 300.000 novos usuários diariamente. Entre os 135 sites mais populares do mundo (Alexa.com). Sete bilhões de acessos mensais. O maior do mundo e em mais rápido crescimento aplicativo do Facebook para paquera: usado por 25 milhões de pessoas mensalmente; sexto, entre os 10 mais populares de todos os aplicativos do Facebook. (Fonte: Assessoria de imprensa do Badoo e PRNewswire)

Nova Iorque / EUA
Macworld 2011 divulga os melhores do ano
Divulgada, finalmente, a lista do Best of Show Macworld 2011. Todo ano, a IDG , que organiza a Macworld, faz um concurso para promover os melhores do ano em diversas categorias. Em 2011, a lista, que normalmente é divulgada no começo do segundo dia do evento, só apareceu no final do dia. E, sem mais delongas, vamos a ela:
Produtos para Mac:
- McTivia: transmite o conteúdo de áudio e vídeo do seu Mac para sua HDTV pela rede WiFi. O receiver fica conectado ao televisor por HDMI e recebe as imagens em alta definição do Mac pela rede sem fio. ( awindinc.com/McTiVia )
- myDitto Key: um flash drive USB em forma de chave que permite acessar o servidor do serviço myDitto de maneira segura. ( www.my-ditto.com )
- Boom: aplicativo que aumenta o volume do Mac. ( globaldelight.com/boom )
- Mercury Aura Pro Express SSD : disco sólido para ser usado nos novos MacBooks Air, que aumentam a capacidade de armazenamento do laptop para 256 GB. ( eshop.macsales.com/shop/ SSD / OWC /Aura_Pro_Express )

Produtos para iOS:
- BusyToDo: aplicativo de lista de tarefa que sincroniza com o iCal ou BusyCal usando o MobileMe. O BusyCal já ganhou diversos prêmios em outras edições da Macworld. ( www.busymac.com )
- myTrek Pulse Monitor: braçadeira que monitora o pulso e mostra o seu progresso numa corrida, por exemplo, via aplicativo no iPhone. ( scosche.com/consumer-tech )
- Pocket Informant: programa para gerenciar calendários e tarefas no iOS. ( pocketinformant.com/products_info.php?p_id=pocketinformant_iphone )
- ZaggMate: capa para iPad que vem com um teclado sem fio bluetooth que também vira um pedestal. ( zagg.com/accessories/zaggmate-ipad-case )
- iRest: pedestal para o iPad que pode ser usado nas pernas e evita que o usuário tenha que ficar segurando o gadget. ( raindesigninc.com/irest.html )
- Fling: um joystick para o iPad. (tenonedesign.com/fling.php ) (Fonte: Geek e MAC+)

Da redação – São Paulo / SP
Criatividade – a chave para um negócio virtual
Diante do sucesso do filme “A Rede Social” – baseado na história do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg – muitos se perguntam sobre as probabilidades e as reais chances de a partir de uma simples ideia, se criar um império e transformar para sempre a comunicação mundial. A todo momento, empresas tentam transportar suas atividades “reais” para o ambiente tecnológico, o que nem sempre funciona. Em contrapartida, existem aquelas que desejam dar o pontapé inicial de suas funções diretamente na internet. Para as que já existem, é preciso tomar o cuidado em conhecer o mundo em que está investindo. Arriscar com planejamento é a melhor solução para quem desejar buscar novos horizontes, não perdendo de vista a linha racional.
Portanto, os empresários devem encarar o website como uma “segunda empresa”, onde deve destinar funcionários específicos, que entendam do meio e sejam capazes de realizar as manutenções e os diferenciais. Do contrário, sua “empresa” será apenas mais uma. Agora, para quem almeja criar uma empresa voltada exclusivamente para o mercado tecnológico, a calma é importante, pois não é todo dia que surgem tendências tão inovadoras, que possam emplacar rapidamente. Analisar o mercado, bem como o perfil do consumidor é essencial. Reconhecer os riscos é um passo fundamental para evitar fracassos.
Como exemplo, muitos já acompanharam como funciona o ambiente corporativo das grandes companhias, principalmente àquelas focadas no mercado tecnológico. Mesa de pingue-pongue, videogame, redes e outros brinquedinhos fazem parte da rotina de trabalho. Instrumentos esses que estimulam a característica que o funcionário desta nova geração necessariamente deve ter se deseja se destacar – criatividade. Com o surgimento da geração Y, uma nova demanda passou a ser acionada para ocupar os principais cargos dessas grandes empresas. Engana-se quem pensa que o quesito principal é a pouca idade. O que acontece é que a grande capacidade desses jovens de se atualizarem e serem sedentos por novidades faz com que se sobressaiam com maior facilidade.
Contudo, não adianta reunir meia dúzia de bolas e brinquedos para oferecer ao funcionário um ambiente agradável sem encarar as atividades com total profissionalismo. É importante destacar que essa atividade não tem nada de fantasma e os prejuízos podem ser enormes. É certo de que o negócio virtual não necessita em primeira partida tanto do espaço físico, mas a visão de planejamento, bem como o cálculo dos retornos, é tão ou mais importante que o normal.
Prova de ideia, atitude e retorno é a Primeira Rádio Web 2.0 do Brasil – LognPlay - www.lognplay.com. O sonho de um grupo de empresários, compostos pela geração X e Y, tornou-se realidade após permitirem a seus usuários criarem suas próprias rádios, dos mais variados gêneros e estilos musicais. “Desde o início, tivemos o cuidado de formatar algo sério, que tenha vida longa, por isso, primeiro pesquisamos as instituições responsáveis por reconhecer nosso tipo de atividade”, afirma André Luiz Hernandes, um dos criadores da LognPlay.
O sucesso é tanto que em pouco tempo de existência, o site possui mais de 15.000 usuários gratuitamente cadastrados, chamados de “LP's”, e os mesmos participam de uma divertida disputa pelas rádios mais tocadas no ranking. Utilizando até mesmo as redes sociais para divulgar as mais de 5.600 rádios. Lembrando que não é permitido fazer download. Um dos grandes diferenciais da LognPlay é que já é possível fazer anúncios dentro das rádios escolhidas. “Se a pessoa anuncia um produto ligado ao público sertanejo, por exemplo, pode escolher a rádio de sua preferência e inserir a sua publicidade, sabendo que está acertando seu alvo em 100%”, finaliza André. Ou seja, através da criatividade é possível construir um sólido negócio baseado na relação com o público e inteligência de investimento. Com isso, quem sabe o próximo filme não pode ser sobre a história de sua empresa? (Fonte: Lucky Assessoria)


___________
TELECOM


Da redação – São Paulo / SP
Sony Ericsson amplia linha de smartphones e lança Xperia™ X8
Apostando em sua linha de smartphones Xperia™, a SonyEricsson lança este mês no Brasil o Xperia™ X8. O novo integrante da família, que já conta com o XperiaTM X10, XperiaTM X10 mini e XperiaTM X10 mini pro, chega ao mercado com o sistema operacional Android 2.1 - que oferece ao usuário uma experiência única através da combinação das melhores características em entretenimento com mais de 100 mil aplicativos exclusivos e gratuitos, que podem ser baixados no Android Market™.
Plataforma que mais cresce no mundo, o sistema operacional Android é um dos sistemas mais utilizados e requisitados pelo consumidor. Permite rodar mais de um programa ao mesmo tempo de forma dinâmica, o que facilita a checagem de emails e acesso às redes sociais. “O Xperia™ X8 é o primeiro smartphone de entrada da Sony Ericsson, ou seja, o primeiro a ter um preço mais acessível do que os outros aparelhos da linha Xperia. Nosso objetivo com este lançamento é poder oferecer um smartphone com alta tecnologia para um público ainda maior”, explica Ana Peretti, diretora de marketing da Sony Ericsson.
Assim como os outros aparelhos da linha, o Xperia™ X8 traz o aplicativo exclusivo Timescape™, que reúne em um só lugar todas as informações provenientes de locais diferentes, que são organizadas por ordem cronológica e exibidas na mesma tela de forma rápida e inteligente. O lançamento traz também o botão infinito, que torna possível escolher um contato na agenda do aparelho, resgatar as últimas mensagens de texto, emails, ligações e até mesmo posts no Twitter referentes à pessoa selecionada sem ter de passar de um menu para outro.
O novo Xperia™ X8 traz câmera de 3.2 megapixels, A-GPS, cartão micro SD com 2GB de memória, display 3”, bluetooth, PlayNow™, TrackID™, Wi-Fi e Rádio FM. É possível também personalizar os quatro cantos e os controles da tela principal para as funções mais utilizadas, criando assim possibilidades ilimitadas.O design do telefone também merece destaque. Inspirado no conceito de curvatura humana, a parte de trás do Xperia X8 é levemente curvada, o que garante mais conforto no manuseio. O Xperia™ X8 estará disponível nas cores preto e branco com rosa. O preço sugerido é R$ 649. (Fonte: In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação)


_____________________
MERCADO DE LUXO


Da redação – Manaus / AM
Amazonluxury - o Luxo feito na Amazônia
Empresas contemporâneas exercitam a responsabilidade ambiental e social. O Brasil avança, fortalecendo seu caráter evolutivo exemplificado por ações que dão indícios de ordem e progresso, usando ativos ambientais e desenvolvendo práticas que incentivam a natureza intelectual para a construção de bases sólidas. (LEIA na íntegra)

_______
MÍDIA


São Paulo / SP
TV ilegal chega à internet a partir de R$ 15
A programação de TV por assinatura, que antes era exclusiva via satélite, cabo ou micro-ondas, agora está na internet em sites que cobram pelo conteúdo. Endereços oferecem pacotes pagos por acesso até de canais "pay-per-view" de campeonatos de futebol. Segundo especialistas, a transmissão de programação sem autorização pode ser considerada crime de furto (de sinal) ou violação de direitos autorais. (LEIA na íntegra)

________________________________
AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras


Da redação – São Paulo / Sp
Evento online promoverá discussão sobre estratégias em sustentabilidade
A ONG Global Social Impact (GSI) realizará entre os dias 9/2 e 12/2 o GSI JAM - Estratégias para a Sustentabilidade: ideias e propostas – um fórum que vai reunir, via web, centenas de especialistas de organizações sociais, corporações, instituições acadêmicas e agências governamentais, de todo o mundo, em uma grande rede social temática. (LEIA na íntegra)





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2011 - Todos os direitos reservados