Edição 470 | Ano III



Londres / Inglaterra
Brasil adverte de uma guerra comercial por causa da manipulação cambial
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, adverte de uma "guerra comercial global" pela manipulação monetária e menciona concretamente os Estados Unidos e China, em entrevista publicada hoje, dia 10/1, pelo "Financial Times". Segundo Mantega, o Brasil está tomando medidas para impedir que o real continue se valorizando e colocará o tema na Organização Mundial do Comércio (OMC) e outros foros mundiais. "Trata-se de uma guerra monetária que está se transformando em uma guerra comercial", afirma Mantega em sua primeira entrevista exclusiva desde que Dilma Rousseff substituiu Luiz Inácio Lula da Silva à frente do país.
Seus comentários, assinala o jornal, acompanham as intervenções que foram feitas na semana passada nos mercados de divisas tanto do Brasil como de Chile e Peru, as recentes e fortes altas do franco-suíço e de outras moedas, e a fuga dos investimentos das economias dos EUA e Europa. O Fundo Monetário Internacional insinuou a semana passada que o mundo precisa de novas regras que governem o recurso pelos Governos aos controles de capitais.
Mantega já utilizou em setembro passado a expressão "guerra de divisas" antes de aplicar controles aos investimentos de bolsa estrangeiras no Brasil para frear uma apreciação de 39% do real frente ao dólar nos dois últimos anos. Na quinta-feira, o Banco Central do Brasil pôs em prática de surpresa uma medida destinada a impedir a venda a curto prazo do dólar (apostando por sua depreciação) contra o real pelos bancos e anunciou que devem ser esperadas mais medidas "no mercado de futuros".
Segundo Mantega, o tema das manipulações cambiais estará este ano na agenda do G20 e o Brasil também o apresentará na OMC para que seja considerado como um tipo de subsídio velado às exportações. Os analistas acham, no entanto, que será difícil mudar as regras da OMC para incluir as taxas de câmbio porque a China seguramente vetaria uma proposta nesse sentido.
Segundo Mantega, o comércio do Brasil com os Estados Unidos passou de um superávit de cerca de US$ 15 bilhões a favor do país para um déficit de US$ 6 bilhões desde que Washington começou a flutuar sua economia mediante uma política monetária relaxada. Para o ministro, a super-valorizada moeda chinesa também está distorcendo o comércio mundial: "Temos excelentes relações com a China, mas há alguns problemas. Certamente gostaríamos de ver uma valorização do iuane". (Agência EFE)

Brasília/DF e São Paulo/SP
Brasil está entre os piores salário mínimo do continente
Apesar dos sucessivos aumentos acima da inflação até o ano passado, o poder de compra do salário mínimo no Brasil ainda é um dos piores da América Latina, segundo a OIT -Organização Internacional do Trabalho. Os dados se referem a 2009 e consideram 24 países latino-americanos. Segundo a organização, o mínimo no Brasil é o 16º na lista (com poder de compra equivalente a US$ 286, o que corresponderia ontem a R$ 483).
O valor é inferior, por exemplo, ao dos mínimos de Honduras, Paraguai e El Salvador. A paridade do poder de compra (ou PPC) é um medidor do custo de vida de um país que busca relativizar as diferenças de ganhos. Por exemplo, o salário mínimo no Brasil hoje é superior ao peruano (R$ 360), mas, no país vizinho, os bens e serviços são geralmente mais baratos, o que torna o seu poder superior ao brasileiro (US$ 334 a US$ 286). No ranking anterior divulgado pela OIT, com números de 2007, o Brasil ocupava o 11º lugar entre 14 países latino-americanos.
Hélio Zylberstajn, presidente do Instituto Brasileiro de Relações de Emprego e Trabalho, diz que a valorização do real afeta o indicador. "O salário mínimo, quando convertido em dólares, aparentemente compra muito mais. Mas esse é um indicador enganoso neste momento porque nossa moeda está sobrevalorizada", diz. Zylberstajn destaca que, se o Congresso mantiver o salário mínimo em R$ 540, o ciclo recente de aumento do poder de compra do rendimento-base será interrompido. Neste ano, a variação no salário mínimo foi de 5,9% -de R$ 510 para R$ 540. A taxa é menor que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no ano, de 6,46%. O INPC é o indicador usado para calcular os reajustes do rendimento.
O professor da PUC-RJ José Márcio Camargo diz que a comparação do salário mínimo brasileiro com o de outros países da região também deve considerar a efetividade da base de remuneração. "O salário mínimo no Paraguai pode ser muito alto, mas não vale nada", afirma. Segundo ele, em muitos países onde o poder de compra do mínimo supera o do Brasil no ranking da OIT, grande parte da população ganha o equivalente ao valor ou até menos que a base.
De 2006 a 2009, enquanto o salário médio brasileiro em dólares cresceu 14,5%, descontada a inflação, o mínimo avançou 29,5% -a quinta maior alta na região. Claudio Salm, economista da UFRJ, destaca que esses números diferem dos registrados na época do milagre econômico brasileiro, na década de 1970. Na época, os salários médios -determinados pelo mercado - cresciam mais que o salário mínimo, reflexo de política pública. Mas Salm argumenta que o fato de o Brasil ainda estar atrás de outros países do continente em termos de salário mínimo mostra que o valor do rendimento pago no país ainda é relativamente baixo.

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ESPECIAL CESS 2011

(Las Vegas / EUA)

Haier revela o futuro dos eletrodomésticos na CES 2011
A Haier, a marca número 1 de eletrodomésticos do mundo, está revelando suas mais novas soluções para eletrodomésticos, com o lançamento de seus mais recentes aparelhos de televisão conectados à Internet Net Connect Wi-Fi, inovadores aparelhos de TV em 3D e a nova série de eletrodomésticos "Smart Life" conectados à Internet. Estas novas criações da Haier estavam em exibição exclusivamente na CES de Las Vegas no Estande #13632 até 9 de janeiro de 2011.
A Haier está liderando uma nova era da televisão, em parceria com a Yahoo! Connected TV, com a disponibilização de seus aparelhos de televisão LED EV sem fio conectados à Internet. Estes aparelhos de televisão da próxima geração tornam possível para os telespectadores se aproximarem da ação como nunca foi possível anteriormente, graças a milhares de filmes e programas de televisão sob demanda e uma vasta série de aplicativos de marcas de todo o mundo para baixar. Adicionalmente os amantes da televisão em 3D poderão experimentar os novos aparelhos de televisão revolucionários em 3D uma sala para 3D especialmente criada no estande da Haier. Os entusiastas poderão experimentar a mudança de 2D para 3D simplesmente apertando um botão e as tecnologias Active Shutter TV (TV com obturadores ativos) e Passive Polarized 3D (3D com polarização passiva) próprias da Haier.
A Haier também demonstrou na CES 2011 seu ecossistema "Smart Life" de aparelhos conectados à Internet. Estas inovadoras soluções domésticas tornam o gerenciamento da casa ainda mais simples graças à sua funcionalidade de gerenciamento remoto. Os proprietários poderão obter informações e enviar instruções para seus refrigeradores, máquinas de lavar e aparelhos de ar condicionado "Smart Life" a partir de qualquer conexão de Internet, de forma eficiente e segura. O sistema completo pode ser usado para controlar tudo remotamente, desde os controles dos eletrodomésticos, controles de luzes e cortinas, sistemas de entretenimento multimídia até os alarmes de monitoramento e segurança, reunindo um número de incríveis recursos no primeiro sistema de eletrodomésticos de rede de controle sem fio de todo o mundo. "Nossa estratégia sempre foi a de ouvir nossos clientes e implementar aquilo que eles nos dizem sobre o que precisam e querem de seus eletrodomésticos e sistemas de entretenimento. Ouvimos claramente a mensagem de que o consumidor atual quer se envolver de maneira mais significativa com a tecnologia que o ajuda em sua vida diária quer seja para entretenimento ou para gerenciar as tarefas domésticas", comentou a Sra. Zhang Tieyan, Diretora de Operações da Marca Global da Haier. "Estamos desenvolvendo nossas soluções Smart Life desde 1999 e consistentemente lideramos o mercado na integração de excelente funcionalidade com interatividade excepcional os novos aparelhos de televisão de conexão sem fio à Internet, as capacidades de conversão para 3D e a linha de aparelhos 'Smart Life' demonstram claramente este foco". (Fonte: Assessoria de imprensa da Haier Group e Agência PRNewswire)


Pavilhão dedicado a produtos Apple tem pouca coisa para Macs
Desde o ano passado, a CES tem um setor exclusivo para expositores que fabricam produtos para os applemaníacos, o iLounge Pavillion, coordenado pelo pessoal que escreve no site iLounge. Este ano, o espaço aumentou 30%, com um novo corredor a mais inteiro para deleite de quem pode visitar a feira (a CES não é um evento destinado ao público em geral, apenas para quem trabalha na área de tecnologia, distribuidores, lojistas e imprensa). Mas uma coisa não mudou de 2010 para 2011: quase todo o espaço disponível é destinado a acessórios para iPhones, iPods e, claro, para o iPad. Pouca coisa é direcionada ao usuário de Macs. Algumas exceções interessantes são a HyperMac, que fabrica baterias externas para Macs (e também para dispositivos iOS), a JustMobile, que tem uma série de produtos para notebooks, além de seus acessórios para iPhones e iPads e a Mophie, que sempre teve uma linha para Macs e, recentemente, também começou a criar capas para os novos gadgets da Apple, além de alguns fabricantes de capas para iPhone que também possuem modelos para notebooks.
É até compreensível esta falta do Mac no iLounge Pavillion, afinal o site é especializado nos gadgets da Apple. Aliás, no primeiro corredor, há um estande com um pequeno museu com todos os modelos de iPod, desde o de 2001, passando pelo mini nano, shuffle e touch, e também de iPhone. O único que não está pendurado na parede é o iPad. Muitas das empresas que compareceram à CES são conhecidas dos macmaníacos brasileiros, seja por que estão à venda nas principais Apple Premium Resellers (APRs) no Brasil, ou porque já foram resenhadas nas páginas da MAC+, como é o caso da Incipio, que tem um dos maiores estandes do pavilhão, Mophie e suas capas que são baterias externas para iPhones e Griffin, uma das primeiras fabricantes de acessórios para dispositivos iOS, e da GelaSkins, que oferece películas de proteção personalizadas para todo tipo de gadget, não só da Apple.
Mas há também os pequenos e desconhecidos, como o BudFits, da Innovelis, que é uma capa para os fones originais da Apple para fixar o fone atrás da orelha. A empresa também fabrica o CordFits, um gerenciador para o cordão do fone, que permite esticá-lo um pouco mais, e o ChordShrink, para o novo iPod nano, para enrolar o cordão sem prejudicar sua corrida. Outra pequena empresa é a Xshot, que faz tripé e monopés para você anexar ao iPhone (ou outra câmera digital) e permite tirar fotos de ângulos inusitados. Entre os produtos para os dispositivos iOS, a grande maioria é de capas, dos mais variados estilos e materiais, indo do plástico ou silicone tradicionais até materiais mais naturais, como madeira. Outro produto que apareceu com bastante força este ano são as baterias externas e carregadores ecologicamente corretos, baseados em energia solar e eólica. Sérgio Miranda participa da CES 2011 a convite da Case-Mate . Fotos e vídeos foram capturados com a câmera Sony Nex-3. (Fonte: Sérgio Miranda – GEEK)


Feira tem onda de novos tablets, mas nenhum páreo para o iPad
Era mais fácil encontrar um tablet que um táxi em Las Vegas esta semana. Concorrentes decididos em impedir que a Apple domine o mercado de tablets do mesmo jeito que fez com tocadores de música desencadearam uma onda de lançamentos do aparelho com tela sensível a toque na Consumer Electronics Show (CES). Até pode aparecer um tablet à altura do iPad em 2011. Mas a feira em Las Vegas apenas ressaltou a dificuldade que os rivais da gigante de tecnologia enfrentam.
Do mar de tablets exibidos na CES, os aparelhos da Motorola e da Research in Motion (RIM) foram os principais destaques. Porém, nenhum deles tem o potencial de superar o iPad, segundo analistas. O presidente-executivo da Freescale Semiconductor , que fabrica chips para tablets, Riche Beyer, disse em entrevista que os competidores da Apple ainda estão testando o mercado. "Acho que muitas pessoas esperam que esse mercado não acabe como o que ocorreu com a Apple e o mercado de MP3."
A concorrência já está tentando alcançar a Apple, depois que a empresa de Steve Jobs saiu na frente e se estabeleceu como nome forte no mercado de tablets, sacrificando sua preciosa margem de lucros ao vender o iPad a preços a partir de 500 dólares nos Estados Unidos. Não há dúvidas de que há espaço no mercado para outros tablets, especialmente para telas de tamanhos diferentes e no mercado corporativo, onde a Apple tradicionalmente faz pouco sucesso. E a onipresença do sistema operacional Android, do Google, no mercado de tablets o torna uma plataforma que a Apple não pode ignorar.
A expectativa é que as vendas de tablets tripliquem, fechando 2011 com a comercialização de 50 milhões de aparelhos, com a Apple vista como dominante no mercado. Apesar do forte início da Apple, ninguém espera que as rivais fiquem paradas. A japonesa Sony disse que espera se tornar a segunda maior vendedora de tablets em 2012, mas foi uma das empresas que falhou em mostrar qualquer produto de potencial na CES. (Agência Reuters)

Lady Gaga e Polaroid lançam linha de produtos
A Polaroid lançou nesta quinta-feira, durante o evento CES, três produtos do projeto Grey Label, feito em parceria com a popstar norte-americana Lady Gaga. O mais interessante deles é o óculos de sol Polarez GL20, que tem duas telas de OLED de 1,4 polegadas e uma câmera embutida (próxima ao apoio para o nariz). Ao tirar fotos com o gadget, os usuários podem imediatamente mostrá-las a outras pessoas nas suas telas de OLED . É quase poder mostrar a alguém aquilo que você mesmo está vendo. Mas qual a sensação de usar um Polarez? A Polaroid não permitiu que a imprensa tocasse nos óculos, mas afirmou que eles se ajustam bem acima dos olhos, permitindo enxergar sobre ou sob eles, conta o site Dvice . Não parece exatamente prático ter que olhar por cima ou por baixo das lentes, mas dificilmente a Polaroid os lançaria se não fossem funcionais. Porém, atrelado ao nome de Gaga, é possível vender de tudo. A linha Grey Label também inclui uma nova câmera digital instantânea GL30 com impressora e a Instant Mobile Printer GL10, ambas com a tecnologia Zink de impressão e com looks retrô, diz o site Engadget. A impressora GL10 será vendida a cerca de 150 dólares, enquanto o preço da câmera GL30 e dos óculos GL20 ainda não foram divulgados. Seus lançamentos estão previstos para os próximos meses, mais provavelmente no fim de maio. (Fonte: Nátaly Dauer – GEEK)


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INDICADORES ECONÔMICOS


São Paulo / SP
Vale a pena mexer nas aplicações para quitar contas?
Impostos, as férias de fim de ano, as compras de Natal, material e matrículas escolares. Todo ano é a mesma coisa: nem bem as pessoas voltam ao ritmo, as contas já começam a chegar. Nessa hora, o bolso de quem não se planejou sofre. É aí que surge a tentação de mexer nos investimentos para quitar todos os débitos. Antes de fazer isso, contudo, o melhor é pensar se, de fato, vale a pena. E a conta não é simples. Não basta analisar o valor a ser retirado. Mexer nos recursos das aplicações exige uma análise que leva em conta o orçamento, o tipo de investimento, a rentabilidade deles e a sua disponibilidade para repor o que retirou. Para o educador financeiro e fundador do Centro de Estudos e Formação de Patrimônio Calil e Calil, Mauro Calil, essa decisão deve levar em conta, também, as vantagens de se pagar as contas à vista. “Depende do investimento e do desconto que você terá com o pagamento à vista”, afirma. Comparar o desconto com o rendimento da aplicação é um ponto essencial, na avaliação do coordenador do curso de Gestão Financeira da FGV Management, Ricardo Teixeira. “Para tomar essa decisão, o ideal é que o investidor faça um planejamento”, ressalta.
Na ponta do lápis - Nesse planejamento, o primeiro passo é olhar atentamente o orçamento. Muitas vezes, é possível pagar as contas fazendo uma readequação nas finanças, cortando supérfluos e diminuindo gastos fixos. Um orçamento equilibrado pode impedir que recursos de investimentos sejam retirados. Se mesmo com o orçamento em dia não for possível pagar as contas à vista, então, é hora de colocar no papel os prós e contras de se mexer nas aplicações. O primeiro passo é comparar o percentual de desconto que se pode ter com esse pagamento, principalmente no caso de impostos, e a rentabilidade com os investimentos. Calil toma o desconto do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) como exemplo para a conta que os investidores devem fazer. Para o pagamento à vista do imposto, os contribuintes paulistas têm desconto de 3%. Para quem pretende parcelar, é possível fazer o pagamento em três prestações. “A poupança rende 0,7% ao mês. Em juros simples, em três meses, você tem um rendimento de 2,1%. Então, nesse caso, retirar da poupança vale a pena porque o percentual de rendimento é menor que o desconto”, afirma. Considerando outros tipos de investimento, a conta complica um pouco. “No caso de renda variável, o ideal é não mexer, a não ser que a aplicação tenha três anos ou mais”, ressalta o educador. “Se você está em um momento de baixa no mercado, talvez seja uma alternativa mexer”, aponta Teixeira. Nesses casos, Calil ressalta que utilizar dividendos e juros sobre capital próprio pode ser uma alternativa para não retirar recursos das aplicações. “Nesse caso, o dinheiro não está saindo do seu bolso, mas do caixa da empresa na qual você investe”, explica.
Os juros - Para o professor da FGV, o investidor precisa analisar outra questão antes de decidir mexer nos investimentos para quitar as contas de início de ano: os juros. “Ele precisa ver se ele vai pagar juros caso não pague à vista e quanto de juros ele vai pagar se parcelar o pagamento”, ressalta Teixeira. Para ele, se nesse pagamento parcelado não incidir juros, talvez seja uma opção fazer o parcelamento e não mexer nas aplicações. Contudo, se no pagamento parcelado incidir juros, é bom repensar as contas e tentar mesmo pagar à vista. Um ponto ressaltado tanto por Calil como por Teixeira é o fato de o investidor não ter dívidas. “Estamos partindo do princípio de que a pessoa com investimento não tem juros para pagar, não tem dívidas, só recebe juros”, afirma Calil. Dívidas e investimentos não combinam, na avaliação de Teixeira. Se a pessoa tiver algum recurso na poupança ou alguma outra aplicação, mas têm débitos atrasados, o ideal é quitá-los primeiro. No caso das contas de início de ano que começam a chegar, vale a análise da aplicação e do orçamento.
A hora de repor - “E se eu dispus dos recursos da minha aplicação para pagar as contas?”. “Reponha o mais breve possível”, ressalta Teixeira. Mas, até a hora de repor a conta não é tão simples. “A utopia do planejador financeiro seria repor com, no mínimo, os juros da aplicação. Dificilmente isso acontece, mas seria o correto”, diz Calil. Mesmo quem utilizou os dividendos ou os juros sobre capital próprio de aplicações de renda variável, o educador sugere a reposição. “Nesse caso, não precisa repor de uma vez, mas reponha”, afirma. Para o professor da FGV, a decisão de mexer nos investimentos depende da situação de cada um. Contudo, ele reforça a necessidade de fazer um planejamento. “O mais importante, é se planejar bem para saber se a decisão caberá no orçamento, com realismo”, completa Teixeira. (Agência InfoMoney)


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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas da Ásia

Tóquio / Japão
Asiáticas recuam com feriado no Japão e olho em Portugal
As bolsas de valores da Ásia exibiram queda nesta segunda-feira, com volumes reduzidos diante de feriado no Japão e temores de que Portugal possa ter de buscar auxílio econômico. O euro caiu a níveis não vistos desde meados de setembro, recuando a até US$ 1,2860.
- O índice MSCI que reúne bolsas da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão exibia queda de 0,86%, a 473,30 pontos.
- A bolsa de Jacarta recuou 5%, conforme investidores internacionais continuaram vendendo ações de bancos com receios de que o banco central do país está atrás da curva de inflação e provavelmente terá de recuperar terreno. "Creio que alguns investidores internacionais não estão muito confortáveis com o banco central não elevando juros, apesar da inflação elevada", disse Ferry Wong, da Macquarie Securities, em Jacarta.
- A bolsa de Xangai caiu 1,66%.
- A bolsa de Hong Kong perdeu 0,67%.
- Taiwan teve valorização ligeira de 0,40%.
- Em Seul, a bolsa caiu 0,26%.
- Cingapura teve baixa de 0,98%.
- Sydney exibiu alta de 0,15%.
Análise - Portugal, que deve vender 1,25 bilhão de euros em dívida na quarta-feira, dia 5/1, deverá pagar um preço elevado para acessar os mercados de capitais. Espanha e Itália também estão indo ao mercado no que é considerado o primeiro teste no ano da capacidade dos membros da zona do euro em financiar seus grandes estoques de dívida a um custo sustentável. Uma fonte importante da zona do euro afirmou à Reuters no domingo que a pressão da França e da Alemanha está crescendo para que Portugal busque ajuda junto à União Europeia e Fundo Monetário Internacional e interrompa o contágio da crise de dívida do bloco de países. Apesar da baixa, ações de companhias petrolíferas avançaram com a alta no preço do petróleo. A volatilidade seguiu crescendo em alguns mercados asiáticos com histórico de vulnerabilidade à inflação, como a Indonésia, bolsa asiática de melhor performance em 2010.

HOJE – Abertura das Bolsas da Europa
- Londres / Inglaterra - O índice geral da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu o pregão de hoje, dia 10/1, em baixa de 11,39 pontos (0,19%), aos 5.972,94. O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro abriu nesta segunda-feira em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 93,77, o que representa alta de US$ 0,44.
- Frankfurt / Alemanha - O euro abriu nesta segunda-feira em baixa no mercado de divisas de Frankfurt cotado a US$ 1,2906, frente a US$ 1,2982 da jornada anterior. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,2961.
- Roma / Itália - O índice seletivo da Bolsa de Valores de Milão, o FTSE-MIB, abriu nesta segunda-feira em baixa de 0,57%, aos 20.424,75 pontos. O índice geral FTSE Italia All Share caiu 0,54%, para 21.183,49 pontos.
- Paris / França - O índice geral da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, abriu nesta segunda-feira em baixa de 0,64%, aos 3.840,69 pontos, frente aos 3.865,58 do fechamento da sexta-feira passada.


ONTEM – Fechamento da Bovespa, NY e Europeias:
(As bolsas não operam no domingo)


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AGROBUSINESS


Da redação – São Paulo / SP
Projeto mira Copa de 2014 e pretende impulsionar mercado de produtos orgânicos no Brasil
A Copa do Mundo de Futebol, a ser sediada pelo Brasil em 2014, terá muito mais do que certames futebolistas. Um dos grandes “gols” que tem se discutido é a de mostrar aos turistas – brasileiros e estrangeiros – a capacidade, potencial e pioneirismo que a sociedade e o mercado tupiniquins podem oferecer no que diz respeito à agricultura orgânica e sustentável. Contando com importante incentivo do Governo Federal, que pretende fazer de 2014 uma “Copa Orgânica”, o mercado de produtos orgânicos no Brasil, hoje em expansão e faturando em torno de R$ 400 milhões, pode dobrar até o evento.
Com a regulamentação no setor, proposta fundamental da “Copa Verde”, os produtores têm excelentes oportunidades de organizar e ampliar a produção, além de tornar os produtos mais conhecidos e acessíveis. Tendo em vista essas perspectivas, o Instituto BioSistêmico¹ (IBS) lançou um projeto pioneiro, chamado “Caravana Copa Orgânica Brasil 2014”, com patrocínio do SEBRAE nacional e outras empresas do setor privado como a Jasmine Alimentos Saudáveis e a Surya do Brasil. A “Caravana Copa Orgânica” é um evento itinerante convergente com as ações governamentais e com as propostas da Copa de 2014. O propósito é a difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos.
O objetivo principal do projeto é disponibilizar aos agricultores o acesso a tecnologias e inovações que permitirão aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto, preparando-os para a realidade da “Copa Orgânica” e consequente tendência de crescimento de mercado de consumo de orgânicos, com a oportunidade de se relacionar com outros agricultores do mesmo segmento, fortalecendo a organização dos envolvidos. O calendário dos eventos já está definido, e terá início já em fevereiro de 2011, terminando em julho do mesmo ano, com apresentação dos resultados durante a 7ª edição da Bio Brazil Fair, grande evento do setor, em São Paulo/SP. Contando com dois veículos equipados e personalizados, e equipe de técnicos especializados e palestrantes, a “Caravana Copa Orgânica” percorrerá as 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 e os principais pólos de produção agrícola de suas regiões metropolitanas.
Em cada uma dessas regiões é prevista a realização de 12 palestras de sensibilização para empresários do setor de alimentos e consumidores, 36 cursos de noções básicas de agricultura orgânica e 12 palestras de sensibilização para consumidores e produtores.Estima-se um público total participante de 3.000 pessoas beneficiadas com os eventos, sendo agricultores familiares, empresários do setor de alimentação e consumidor final, em 44 cidades de 12 estados brasileiros. Todas as atividades serão gratuitas com livre acesso dos agricultores e empresários do setor. (Fonte: Q11 Agência de Comunicação e Treinamento)

Da redação – Brasília / DF
Safrinha de soja gera mais oportunidades ao produtor
O cultivo do milho safrinha já está consolidado no Brasil, principalmente na região Central do país. A novidade é a soja safrinha, com plantio em fevereiro e colheita em maio. Ainda existem poucas cultivares disponíveis no mercado, mas as pesquisas estão avançando e a Agro Norte promete lançar oito variedades na próxima safra, além das duas cultivares já desenvolvidas pela empresa. As principais vantagens da soja safrinha é a redução de custos e a possibilidade de fazer duas culturas nobres na mesma safra, como arroz (plantado em outubro) e a soja.
Na época de florescimento da soja safrinha, que acontece em março, as chuvas já estão acabando e a umidade do ar é menor, o que desfavorece o surgimento de doenças, principalmente a ferrugem. Com isso, o produtor gasta muito menos com a aplicação de químicos. Outra vantagem é a época de colheita porque há menos problemas com a ocorrência de chuvas neste período, evitando os problemas de podridão da soja na lavoura. Um grande benefício financeiro também é a redução de preço dos fretes, que estão mais baratos nesta época, já que é um período tradicional sem colheita de grãos. Além disso, a condição das estradas também está melhor porque com a menor precipitação, as estradas estão secas. Segundo Ângelo Maronezzi, diretor geral da Agro Norte, a armazenagem também é beneficiada, já que não há filas nos armazéns e os preços também ficam mais baixos.
Nós temos duas variedades que é a Médio Norte e a Integração. A primeira tem um ciclo de 113 dias e a segunda de 117 dias. Este ano estamos registrando e patenteando mais umas 8 variedades que terão ciclo de 85 a 110 dias. O comportamento em relação à produtividade é a mesma que as cultivares plantadas na época normal. Temos de 40 a 65 sacos por hectare, depende do material genético e do manejo. O plantio ideal é em fevereiro para ela florescer em março e ficar em abril terminando a granação, já com baixa precipitação, mas ainda com uma boa reserva hídrica no solo, sem problema de redução de produtividade — explica Maronesi. Um cuidado de manejo que o produtor deve tomar com a soja safrinha é na adubação. Normalmente, o plantio de soja é feito com a adubação em cobertura ou a lanço e apenas a semente é plantada na linha. Mas como o plantio da soja safrinha é feito no término das chuvas, a Agro Norte aconselha que a adubação seja feita na linha do, abaixo da semente. Segundo Maronesi, a adubação na linha vai forçar o sistema radicular a descer e ficar mais em contato com o solo.
Hoje, na região Central planta-se soja, normalmente, usando adubo em cobertura a lanço e planta-se a semente na linha. Como a soja safrinha é um plantio no término da chuva, a gente aconselha fazer adubação na linha do plantio, abaixo da semente, para forçar o sistema radicular a descer e ficar mais em contato com o solo. Um problema que o produtor pode ter é com a lagarta enroladeira, que ocorre com mais frequência em janeiro e fevereiro, mas com as outras pragas o ataque à planta é bem menor. O que mais chama a atenção é a oportunidade de se fazer duas safras nobres na mesma estação. Podemos plantar o arroz em outubro, colher e depois entrar com a soja em fevereiro. A oportunidade de colher essa soja é seca, sem a preocupação de chuva na colheita, de apodrecimento de soja na lavoura. Você colhe uma soja seca, de qualidade, com frete barato e sem custo de secagem — ressalta Maronesi.

Chapecó / SC
Acav defende sistema de integração agroindustrial
A avicultura brasileira nasceu no oeste de Santa Catarina, na década de 1970, e há 40 anos está presente nos maiores mercados do mundo. São 17 mil produtores integrados de 20 indústrias avícolas que criam mais de 700 milhões de aves por ano. O Estado é o maior exportador e o segundo maior produtor (o primeiro é o Paraná). A avicultura é responsável pelo controle do êxodo rural, pela geração de renda e pela elevação da qualidade de vida da família rural. A importância do setor é inquestionável: a avicultura brasileira emprega direta ou indiretamente 4,5 milhões de pessoas, produz 12 milhões de toneladas de carne, gera US$ 20 bilhões em movimento econômico e representa 1,5% do PIB nacional. Somente os 36 maiores exportadores de carne de frango sustentam 311 mil empregos diretos. O Brasil é o maior exportador mundial de frango, respondendo por 42% do comércio internacional. O país exporta 3 milhões 850 mil toneladas de carne congelada de frango por ano para mais de 150 países. Nessa entrevista, o diretor executivo da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Ricardo Gouvêa, analisa um dos pilares da cadeia produtiva da avicultura – o sistema de produção integrada.

A avicultura no sistema de integração ainda é uma alternativa para o produtor rural?
Ricardo Gouvêa – A avicultura é a melhor alternativa econômica para o pequeno produtor rural, constituindo um modelo copiado por outros países. Muitos países da América Latina e do Oriente Médio procuram frequentemente o Brasil em busca de empresas brasileiras que queiram se instalar no exterior, oferecendo, para isso, uma série de incentivos fiscais e materiais. Por outro lado, todas as regiões brasileiras desejam empresas avícolas com esse sistema de produção, em razão da capacidade de gerar empregos, viabilizar estabelecimentos rurais e distribuir riquezas ao longo da cadeia produtiva.

Como o Sr. avalia o sistema de integração avícola?
Ricardo Gouvêa –
O sistema de produção avícola integrada é uma parceria que há mais de 40 anos une criadores de frangos e agroindústrias em território catarinense. É exitosa e deve ser mantida. Graças a ela fortaleceu-se a economia dos municípios e fixou-se a família rural no campo, amenizando o êxodo rural.

Por que não deve haver vínculo empregatício entre criadores integrados e indústrias?
Ricardo Gouvêa – Recente decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) proclamou que a relação jurídica existente entre produtores integrados e as agroindústrias caracteriza-se por uma parceria e não de emprego. Trata-se da relação entre dois empreendedores que investem capital em um empreendimento com o objetivo de um resultado final que venha a beneficiar ambos. O integrado, como empreendedor, faz parte do negócio, participando com o aviário, os equipamentos, a energia elétrica, água e o manejo com os animais, enquanto que a Integradora participa da relação com os animais de alto desenvolvimento genético, ração com melhor tecnologia nutricional, medicamentos e orientação técnica com as melhores práticas do mundo. Portanto, esta relação jurídica está regulamentada pelo Código Civil Brasileiro, podendo ser compreendida como uma sociedade atípica onde se aplica os princípios do Título V da Legislação codificada.

Quais são as exigências para o sucesso dessa relação?
Ricardo Gouvêa – As exigências de investimento são típicas de quem está sujeito ao mercado, porém cabe separar exigências de ordens sanitárias e ambientais que são de natureza legal e que todo empreendimento precisa obedecer e implantar, portanto não são investimentos abusivos.

O reconhecimento de vínculo empregatício poderia enfraquecer a relação do produtor integrado com a indústria?
Ricardo Gouvêa – Se houver vínculo empregatício do produtor integrado com a Integradora o sistema produtivo será virado de cabeça para baixo. A tendência das Integradoras seria, nesse caso, transformar em produção própria da Empresa toda a base produtiva mediante o arrendamento de terras onde passarão a construir aviários próprios automatizados que podem ser administrados com pouca mão-de-obra, sendo que os integrados seriam excluídos do sistema de produção e teriam que dar nova destinação econômica a sua propriedade.

Como está sendo discutido o aperfeiçoamento da relação integrado-integrador?
Ricardo Gouvêa – Atualmente estamos trabalhando em conjunto com a representação dos Integrados e da Integradora buscando o aperfeiçoamento do sistema.

Como é feito o cálculo de pagamento do produtor rural?
Ricardo Gouvêa – O cálculo é feito através de uma fórmula baseada em indicadores técnicos como por exemplo: a conversão alimentar, mortalidade e a performance do Integrado. O plano de investimento, um programa de manutenção e a performance do Integrado garante um bom resultado e uma renda compatível.

Frequentemente alguns setores sustentam que a criação de aves é uma atividade não-lucrativa. Como a Acav vê essa crítica?
Ricardo Gouvêa – Trabalho científico desenvolvido pelo Centro de Pesquisas de Suínos e Aves da Embrapa, em Concórdia, confirma que o sistema de produção avícola integrada é viável, é rentável e é sustentável. A metodologia utilizada baseou-se na definição dos sistemas de produção mais representativos e no levantamento de coeficientes técnicos e preços de mercado por meio de painéis com especialistas e profissionais que atuam nas cadeias produtivas. Foram caracterizados três sistemas de produção: aviário convencional, aviário automatizado e aviário climatizado.

A maioria dos produtores está satisfeita com o sistema? Ainda há uma fila de espera de empresários querendo ingressar no sistema?
Ricardo Gouvêa – Todas as Empresas possuem inúmeros pedidos de novos Integrados, como também de Integrados que desejam aumentar a produção. Além do que, há pedidos de Municípios que solicitam a expansão fora da região.

Quais as principais vantagens do sistema integrado em relação ao sistema independente?
Ricardo Gouvêa – Destacamos como principais: propiciar a tecnologia de ponta ao produtor, genética de alto nível, fornecimento de ração com tecnologia nutricional de ponta, estabilidade econômica, previsibilidade de renda e pouca influência da variação de mercado, entre outras.
(Fonte: Assessoria de imprensa da ACAV - MB Comunicação)

Campinas / SP
Frango vivo sofre primeira baixa do ano
À véspera de completar 30 dias de preço estável, o frango vivo – mesmo permanecendo com a oferta ajustada, sem excedentes visíveis – não suportou a queda de consumo típica de todo início de ano. Ontem, tanto no interior paulista como em Minas Gerais, o produto perdeu cinco centavos do valor mantido desde os primeiros dias de dezembro de 2010, sendo comercializado nas duas praças por, respectivamente, R$2,05/kg e R$2,15/kg. À primeira vista, a queda nos dois mercados, da ordem de 2%, poderia ser atribuída ao retrocesso do frango abatido que, da véspera do Natal até ontem, perdeu mais de 8% do seu preço. Mas o que vem pesando mesmo não é o preço e, sim, a redução da demanda por parte do consumidor final – em férias ou endividado. Em decorrência – como observa a Jox Assessoria Agropecuária – para não correr o risco de formar estoques desnecessários, os abatedouros vêm reduzindo o ritmo de abate, o que represa a saída do produto e gera aumento de oferta. Nesse quadro, o retrocesso nos preços é, praticamente, inevitável. Senão impossível, é difícil prever até onde esse processo irá se estender. Existe, porém, a perspectiva de que seja de curta duração, pois, com o Carnaval caindo neste ano em março (dia 8), o ano escolar deve começar bem mais cedo, em alguns casos ainda em janeiro. Assim, as próximas três semanas é que serão as mais desafiantes.

Nova Iorque / EUA
Morre a grande empresário da avicultura Don Tyson
A comunidade avícola internacional se encontra enlutada com a morte, ocorrida ontem, nos EUA, de Don Tyson, ex-presidente, CEO e um dos principais membros do conselho de administração da Tyson Foods, além de respeitado líder da avicultura norte-americana. Don faleceu aos 80 anos de idade, após breve doença. Donald (Don) John Tyson era filho de John W. Tyson e pai do atual chairman da empresa, John H. Tyson. Em 1952, aos 22 anos de idade, abandonou os estudos para auxiliar o pai naquele que viria a ser o maior complexo avícola dos EUA. Em 1967 tornou-se CEO da Tyson Foods e, no decorrer dos anos 1970 e 1980, efetuou uma série de aquisições no setor avícola, transformando a empresa na gigante conhecida atualmente. Para George Watts, presidente do National Chicken Council, Don Tyson foi verdadeiro titã da moderna indústria avícola: “São marcas de seu pioneirismo a transformação de uma commodity (o frango) em produto com valor agregado, além do desenvolvimento de novos produtos e a abertura de mercados internacionais”. Os biógrafos não dizem, mas há quem afirme que foi graças ao trabalho de Don Tyson que o consumidor norte-americano passou a dar preferência, quase exclusiva, ao peito de frango, o que fez com que as demais partes da ave passassem a ser consideradas subproduto. (Agência EFE)

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SETOR AUTOMOTIVO


São Paulo / SP
Veículo importado novo alavanca venda de usado
Com o mercado brasileiro aquecido, as marcas de importados ampliaram o catálogo de produtos. A concorrência e o dólar baixo também contribuíram para a redução do preço e o emplacamento foi recorde. A alta nas vendas ampliou a oferta e reduziu o preço dos usados. A Abeiva (associação das importadoras) fechou o ano de 2010 com a venda de 105,8 mil unidades -um aumento de 144% ante os 43,3 mil emplacamentos obtidos em 2009 por marcas como Audi, BMW, Chrysler, Kia, Porsche, Volvo, entre outras. "O crescimento está ligado ao aumento da rede de concessionárias e dos modelos disponíveis, associado à maior acessibilidade ao crédito e a taxas plausíveis de juros. O dólar baixo também ajuda", afirma o presidente da Abeiva, José Luiz Gandini.
Outros 524,2 mil carros foram importados pelas montadoras com planta no Brasil associadas à Anfavea (associação dos fabricantes de veículos). Cerca de 60% deles são feitos no México ou na Argentina e trazidos sem Imposto de Importação. O consumidor que não estava no segmento de importados se sentiu à vontade para entrar. E a porta são os usados, cada vez mais frequentes nas revendas. "O mercado de usados importados cresceu 70%", calcula Ruy Cardoso, gerente de operações da unidade especializada em venda de usados do grupo Eurobike (Audi, BMW, Land Rover, Mini, Porsche e Volvo). Segundo Cardoso, são pessoas em ascensão profissional, e a maioria dá em troca um carro nacional. "Ter um carro importado não é mais privilégio de milionários. O valor do seminovo importado é próximo ao de um veículo zero nacional mais completo", compara.
O sonho do primeiro importado - Quem sempre desejou um Mercedes já consegue comprar um C200 Kompressor 2007 por R$ 87 mil, preço do Toyota Corolla Altis novo. Isso porque o preço do importado novo também caiu, reduzindo ainda mais o valor do usado. Hoje o Mercedes C180 custa R$ 114 mil -há três anos, custava R$ 147 mil. O BMW 320i agora sai por R$ 112,5 mil, R$ 48 mil a menos que em 2007 - mas sem alguns acessórios também. Para Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Audi no Brasil, as marcas importadas passaram a investir mais no país, deixando o cliente mais seguro para adquirir um produto importado. "A rede de atendimento aumentou e, com o maior volume de vendas, houve ganho de escala de produção. O preço das peças e da manutenção caiu", avalia. "As peças demoram mais a chegar, mas a manutenção sempre depende do histórico do carro", explica César Samos, da Mecânica do Gato. (Agência Folha)

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SERVIÇOS & VAREJO


Da redação – São Paulo / SP
Burger King pretende dobrar de tamanho no Brasil ate 2013
A rede de lanchonetes Burger King, controlada pelos investidores brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira, chegou a 100 lojas no país com a abertura de uma loja em Belo Horizonte/MG e pretende dobrar de tamanho até o fim de 2013.

Da redação - São Paulo / SP
Piracicaba terá shopping dentro de universidade
Cerca de 15 mil alunos, professores e funcionários do campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba/SP vão ter um shopping como vizinho a partir de 2013. Essa é a data prevista para a inauguração do Shopping Park Taquaral, um empreendimento orçado em R$ 140 milhões, com 30,6 mil m² de área bruta locável (ABL). Resultado da parceria entre a incorporadora paulista Thomasicamargo e a desenvolvedora de shoppings fluminense LGR, o centro de compras integra um projeto multiuso para o local. Em uma área de 1 milhão de m² anexa à universidade serão erguidos um centro de convenções, um hotel, um condomínio residencial, torres comerciais e também uma área de serviços, onde estarão o shopping e um posto de gasolina. Com faturamento anual na casa dos R$ 60 milhões, a Thomasicamargo tem o Park Unimep Taquaral como a sua primeira incursão no mercado de shopping centers. Já a LGR tem participação ou administra shoppings em diferentes regiões do país, como o Iguatemi Salvador, o Iguatemi Porto Alegre e o Plaza Macaé/RJ.

Da redação – São Paulo / SP
Bob's busca cidades sem fast-food
Em junho, a rede Bob's inaugurou uma loja de 300 metros quadrados e capacidade para 100 clientes sentados no Parque da Maternidade, na área turística de Rio Branco/AC, e com isso passou a estar presente em todos os Estados brasileiros. A expectativa era tanta, que logo nos primeiros dias, filas de mais de um quarteirão se formavam na porta. Isso se repetiu em várias cidades do país. A interiorização da rede de lanchonetes foi decidida há dois anos, em 2008. "Naquela época decidimos aproveitar a onda de expansão econômica que estava sendo retomada. Fizemos reuniões e mergulhamos em vários dados que já tínhamos para ter uma percepção maior de quem é nosso cliente e quem queria ser", diz o diretor da marca no grupo BFFC, Marcelo Farrell. Os dados "mostravam demanda de uma loja em cidades onde ainda não tínhamos chegado". A abertura no Acre completou a cobertura da rede em todos os Estados. Agora, o grupo, que faturou R$ 633 milhões em 2009 e cresce a uma taxa média de 11% ao ano, olha com atenção para cidades de pequeno (entre 60 mil e 120 mil habitantes) e médio portes (de 120 mil a 400 mil habitantes), que tenham taxa de crescimento acima do ritmo do PIB nacional. Mas a rede não está deixando de lado os grandes centros. São Paulo, por exemplo, também é prioridade. O Estado tem 152 lojas hoje, das quais 74 são na capital. "Este número deve ser triplicado em dois anos", afirma. Em 2011, a rede planeja abrir 203 novos pontos de venda, um crescimento de 24%, com investimento de R$ 90 milhões. Em 2012, serão mais 400 pontos.

Da redação – Rio de Janeiro
Wizard apóia Rock in Rio 2011
A Wizard é mais uma apoiadora do Rock in Rio 2011, que acontece entre os dias 23/9 e 30/9 e 1/10 e 2/10, no Rio de Janeiro. Mesmo com apenas 10% do cast do festival já confirmado (entre as bandas, Red Hot Chili Peppers, Coldplay, Metallica, Snow Patrol, Capital Inicial e Skank), os 100 mil ingressos colocados à venda se esgotaram em pouco mais de 20 dias.

Da redação – Caxias do Porto Alegre / RS
Novos gestores assumem o Iguatemi Caxias do Sul
O executivo João Lopes de Almeida é o novo superintendente do Shopping Iguatemi Caxias do Sul. Natural de Porto Alegre, o profissional acumula vasta experiência nas áreas de varejo, planejamento estratégico e marketing de empresas multinacionais como Bunge, Tim e Souza Cruz. Além da superintendência, a gerência de marketing do Iguatemi Caxias também está sob novo comando. Com expressiva atuação nas áreas de varejo e marketing da Marcopolo, Colombo e Quero-Quero, a caxiense Stelamaris Parenza Arenhardt assume esta área do Shopping a partir desta semana. (Fonte: Enter Conteúdo Inteligente)


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COMÉRCIO EXTERIOR


Da redação – Brasília / DF
Exportações de US$ 201,916 bilhões em 2010 batem recorde histórico
As exportações brasileiras fecharam o ano com recorde histórico em 2010 de US$ 201,916 bilhões (média diária de US$ 804,48 milhões). O número supera as exportações de 2008, com US$ 197,999 bilhões, até então o maior da série histórica. As importações também foram recorde com US$ 181,638 bilhões (média diária de US$ 723,7 milhões), nos 251 dias úteis do ano. O maior resultado das compras externas havia sido igualmente em 2008, com US$ 172,984 bilhões. Em 2010, a corrente de comércio (soma das exportações e importações) foi de US$ 383,554 bilhões (média diária de US$ 1,528 bilhão). O superávit (diferença entre exportações e importações) alcançou US$ 20,278 bilhões (média diária de US$ 80,8 milhões). Na comparação com as exportações de US$ 152,995 bilhões (média diária de US$ 612 milhões) do mesmo período de 2009, houve crescimento de 31,4%, pelo critério da média diária. Nas importações, também pela média, houve aumento de 41,6% sobre os US$ 127,720 bilhões (média diária de US$ 510,9 milhões) de 2009. A corrente de comércio teve crescimento de 36,1%, em relação ao mesmo período de 2009, que registrou US$ 280,715 bilhões (média diária de US$ 1,122 bilhão). Na comparação com a média diária, o saldo em 2010 é 20,1% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, que teve superávit de US$ 25,275 bilhões (média diária de US$ 101,1 milhões).
Atividade no Mês - No acumulado mensal, as exportações somaram US$ 20,919 bilhões, com média diária de US$ 909,5 milhões. O resultado é 38,3% superior à média de US$ 657,4 milhões registrada em dezembro de 2009 e 2,8% acima na comparação com a média de novembro de 2010 (US$ 884,4 milhões). As importações em dezembro alcançaram US$ 15,551 bilhões, com média diária de US$ 676,1 milhões. Por esse critério, houve crescimento de 21% em relação ao mês de dezembro do ano passado (média de US$ 558,8 milhões) e queda de 22,2% na comparação com novembro último (média de US$ 868,8 milhões). O saldo no mês chegou a US$ 5,368 bilhões, com média diária de US$ 233,4 milhões. O resultado é 136,6% superior à média de dezembro de 2009 (US$ 98,6 milhões) e está 1400,9% acima da média de novembro passado (US$ 15,6 milhões).
Atividade na Semana - Nos cinco dias úteis da quinta e última semana de dezembro (27 a 31), a balança comercial registrou superávit de US$ 1,418 bilhão (média diária de US$ 283,6 milhões). No período, as exportações foram de US$ 3,917 bilhões (média diária de US$ 783,4 milhões). Na semana, as importações foram de US$ 2,499 bilhões, com média diária de US$ 499,8 milhões. A corrente de comércio somou US$ 6,416 bilhões e registrou média diária de US$ 1,283 bilhão. (Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC)

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TI, WEB & e-COMMERCE

Da redação – São Paulo /SP
Salesforce compra Dimdim por cerca de US$ 31 milhões
A Salesforce.com completou a aquisição de Dimdim, empresa especializada em tecnologias de comunicação em tempo real, por aproximadamente US $ 31 milhões. Com a aquisição, a Salesforce.com complementa a sua linha de produtos com serviços de colaboração baseados em nuvem. A Salesforce.com pretende usar integrar recursos de comunicação em tempo real de produtos da Dimdim à plataforma de colaboração Chatter.
A Salesforce.com reconhece que uma grande mudança está em curso na indústria, para o que está chamando de Cloud 2. Segundo a empresa, a primeira fase da computação em nuvem foi carcaterizada pela oferta de tecnologias de baixo custo, rápidas e fáceis de usar. Cloud 2 representa a nova geração da computação em nuvem - mais social, móvel e em tempo real. "O Facebook mudou fundamentalmente a maneira como nos comunicamos na nossa vida pessoal", disse Marc Benioff, presidente e CEO da Salesforce.com. "A aquisição da Dimdim vai ajudar Salesforce.com entregar à empresa a mesma colaboração e experiência de comunicação integrada."
Segundo Benioff, o Facebook iniciou a transição de mais de meio bilhão de usuários em todo o mundo para forma de colaboração em tempo real. Hoje, o Facebook tem provado o valor da colaboração e da comunicação integrada, com serviços como tlepresença e mensagens, que tornaram a rede social um dos locais mais populares da Internet. A SalesForce.com afirma ter seguido um caminho semelhante quando lançou a plataforma de colaboração Chatter. Hoje, mais de 60 mil clientes usam o Chatter desde seu lançamento em junho - o que torna o produto mais popular da companhia. Agora, com o Dimdim, a Salesforce.com está seguindo o exemplo do Facebook, mais uma vez. Ao oferecer uma colaboração integrada à plataforma de comunicação, a empresa acredita que irá aumentar a adoção Chatter, aumentar a fidelidade dos clientes e diferenciar a sua carteira de produtos.

Boston / EUA
'Nuvem' da Amazon pode deixar redes WiFi vulneráveis
Um pesquisador de segurança afirmou que encontrou uma forma fácil e barata de hackear um popular sistema de proteção de senhas para redes de Internet sem fio usando os potentes servidores da Amazon, que podem ser alugados por qualquer um pela Internet. O consultor de segurança Thomas Roth afirma que pode hackear redes protegidas usando um software especial criado por ele para usar os computadores da rede de cloud computing, ou computação em nuvem, da Amazon. O programa testa 400 mil possíveis senhas por segundo usando os servidores de alta-velocidade da Amazon. Isso deixa tanto redes corporativas quanto caseiras vulneráveis a ataques, caso usem senhas simples para proteger suas redes. A Amazon aluga seus computadores para desenvolvedores e empresas que não têm recursos para seus próprios servidores, ou que usam o equipamento com pouca frequência. Clientes do serviço da Amazon incluem programadores individuais bem como usuários corporativos. Não foi possível contatar a Amazon para comentar o caso. (Agência Reuters)

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INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

Sã Paulo / SP
Movimento em Viracopos cresce 345% vira a 3ª opção em SP
Enquanto o governo não decide se São Paulo terá ou não um terceiro aeroporto, Viracopos, a 90 quilômetros do centro da capital, está se transformando, na prática, em uma terceira opção para o viajante paulista. Após anos na ociosidade, o aeroporto de Campinas transportou 4,9 milhões de passageiros em 2010, alta de 345% ante 2008 - uma das maiores taxas de expansão do mundo. Além do ambiente econômico favorável, o crescimento se explica pela chegada da Azul Linhas Aéreas, em dezembro de 2008. Sem roubar passageiros da TAM e da Gol, que também cresceram, a Azul já conquistou 7,2% do mercado brasileiro, tendo Viracopos como base principal. Com 132 voos para 23 destinos, a Azul é responsável por 65% da capacidade do aeroporto. Para acomodar essa demanda enquanto não sai do papel a obra de ampliação -que prevê novo terminal e nova pista até 2015-, a Infraero vai construir um "puxadinho" de R$ 5 milhões. O chamado MOP - Módulo Operacional - deve ficar pronto em maio e elevará a capacidade de Viracopos dos atuais 3,5 milhões para 5 milhões de passageiros por ano. O MOP ampliará de 32 para 57 o número de balcões de check-in, mas já deverá estar saturado na inauguração. (Agência Folha)


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MERCADO DE LUXO


Paris / França
Aquitânia na cozinha é uma experiência imperdível
Símbolo do luxo mais extremo e também mais inacessível na culinária, o caviar se tornou tão raro que o privilégio de possuir e de oferecer deixou a questão do gosto em segundo plano. Mas para a região de Gironde, em Aquitânia, esse problema parece não existir. (LEIA na íntegra)

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MÍDIA


Las Vegas / EUA
Samsung negocia com Google acordo de TV com Internet
A Samsung Electronics, maior fabricante de TVs do mundo, está negociando com o Google um acordo para produzir uma TV com conexão à Internet com a marca do site de buscas, mas as companhias ainda têm questões a serem resolvidas, disse o chefe da unidade de televisão da Samsung. (LEIA na íntegra)

Las Vegas / EUA
Yahoo! Connected TV funciona com transmissões comuns de TV
O Yahoo! Anunciou, na CES , uma atualização do seu serviço de televisão online, o Yahoo! Connected TV. Agora, o sistema virá integrado em televisores e fornecerá serviços digitais e propaganda direcionada mesmo em tranmissões de TV a cabo ou programas ao vivo. (LEIA na íntegra)







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