Edição 458 | Ano III



Washington / EUA
A guerra cambial está gerando uma crescente distância entre as economias mundiais
A guerra cambial, a tensão em torno da taxa de câmbio do dólar e do yuan, e a incerteza sobre o futuro do euro ilustraram neste ano a crescente distância entre as economias desenvolvidas em crise e os países emergentes, líderes em crescimento. "Estamos vivendo atualmente uma guerra cambial internacional, uma desvalorização generalizada das moedas", advertiu no fim de setembro o ministro brasileiro da Fazenda, Guido Mantega. A expressão causou polêmica, mas também teve um sucesso impressionante. Era uma constatação das diferenças entre os líderes das maiores economias do planeta, as que exportam muito (China, Alemanha, Japão) e as que queriam mais (Estados Unidos, os países da zona do euro).
A decisão do banco central chinês de deixar o yuan flutuar mais livremente, ansiosamente aguardada por outros países do G20, ocorreu em junho, uma semana antes de uma cúpula do Grupo de países ricos e em desenvolvimento em Toronto (Canadá). A medida teve pouco efeito, e não acalmou os congressistas americanos, que pediam sanções contra Pequim. "Somente uma legislação clara fará os chineses mudarem e conterá os fluxos de emprego e riqueza que escapam dos EUA", declarou o senador democrata Charles Schumer, que quer a aprovação de uma lei de retaliações comerciais.
A China, com um crescimento anual de 10%, mostrou-se irritada com as pressões estrangeiras. Seu presidente, Hu Jintao, declarou que sua política é "coerente e responsável". Uma alta muito rápida do yuan "levaria muitas empresas chinesas à falência, deixaria muita gente desempregada e criaria tumultos", acrescentou seu primeiro-ministro, Wen Jiabao.
Em seis meses, o yuan se valorizou apenas 2,5% em relação ao dólar. O FMI - Fundo Monetário Internacional - ainda o considera "claramente desvalorizado". Mas como o dólar também caiu em relação a outras moedas, o yuan desvalorizou-se 4% em relação ao euro e mais de 5% em comparação com o iene. Países como o Brasil começaram rapidamente a tomar medidas, como a imposição de uma tarifa sobre a entrada de capital estrangeiro, que aumentou em outubro para 6%.
Os mercados vítimas - Se existe uma "guerra cambial", europeus e japoneses se consideram suas vítimas. Tóquio, que no dia 15 de setembro interveio para frear a valorização do iene, mostrou-se irritado pelas críticas que essa medida suscitou. Na zona do euro, os países ainda imersos na crise, como Grécia e Irlanda, sofrem porque têm a mesma moeda que a Alemanha, em plena expansão. Para eles, resta apenas recorrer à ajuda de seus sócios e do FMI. E o debate sobre a explosão da união monetária, improvável em 2009, se converteu em um rumor crescente no fim do agitado ano de 2010.
O papel dos EUA como banqueiro central mundial, com a emissão sem limites de dólares quando suas autoridades econômicas a consideram necessária, também está sendo debatido. "As pessoas tendem a culpar muito a China, mas também se esquecem de que, quando um país que tem a moeda que é reserva de valor em todo o mundo faz uma política monetária muito liberal, isso também cria problemas no equilíbrio monetário", criticou em novembro o chanceler brasileiro Celso Amorim, em clara alusão aos Estados Unidos. "Tal e como é constituído atualmente, o sistema monetário internacional tem um defeito estrutural", reconheceu em novembro o presidente do Federal Reserve americano, Ben Bernanke. (Agende Frande Presse / AFP)

Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP
Formalização impulsiona crescimento de empresas
Comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro têm visto prosperarem negócios conduzidos por empreendedores que se formalizaram no último ano pelo MEI - Microempreendedor Individual -, rebatizado de EI - Empreendedor Individual. Motivada pela formalização e pelo aumento de poder aquisitivo, dizem especialistas ouvidos pela Folha, parte dos 84.233 empresários dessas capitais passa por um segundo processo: o de ampliação da oferta de produtos e serviços e de boas práticas de atendimento para alavancar o empreendimento. Uma das explicações, indica o presidente do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -, Paulo Okamotto, é o acesso a instrumentos de mercado como contato direto com fornecedores e possibilidade de obtenção de crédito. Conseguir um empréstimo com juros mensais de 2,5% para implementar melhorias na empresa é um dos benefícios citados pelo cabeleireiro Valdeci José Pereira, de 33 anos, sobre a formalização. Dono de um salão de beleza na zona leste de São Paulo desde 2004, o empreendedor aderiu ao EI em maio deste ano, contratou um funcionário, abriu uma conta bancária jurídica e providenciou a instalação de máquinas de cartão de débito e crédito. De acordo com André Ferreira, sócio da consultoria Ernst & Young Terco, o cenário no Brasil está favorável tanto para a abertura de negócios quanto para o crescimento daqueles já existentes. "A perspectiva é a de que mais novas empresas sobrevivam", considera.

_____________________________
INDICADORES ECONÔMICOS


RESUMO DA SEMANA – 6 a 10 de dezembro de 2010
Confiança de Serviços recua em novembro - O Índice de Confiança de Serviços (ICS) da Fundação Getulio Vargas reduziu-se em 0,3% entre outubro e novembro de 2010, ao passar de 132,2 para 131,8 pontos.
IPC-C1 acelera em novembro - O Índice de Preços ao Consumidor - Classe 1 (IPC-C1) do mês de novembro apresentou variação de 1,33%. Com este resultado, o indicador acumula alta de 6,41%, no ano e 6,58%, nos últimos 12 meses. Em novembro, o IPC-BR registrou variação de 1,00%. A taxa do indicador nos últimos 12 meses ficou em 5,73%.
Confiança da Indústria de Pernambuco cai em novembro - O Índice de Confiança da Indústria de Pernambuco (ICI-PE) recuou 0,4% entre outubro e novembro de 2010, ao passar de 121,8 para 121,3 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal.
IPC-S acelera em seis capitais - O índice diminui apenas em Salvador. Todas as outras capitais analisadas registram aumento na taxa de variação do IPC-S. Em 7 de dezembro de 2010, o IPC-S registrou variação de 1,14%, 0,14 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração.
IGP-DI em alta em novembro - O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 1,58%, em novembro, taxa superior à registrada em outubro, de 1,03%. Os três componentes do IGP-DI apresentaram as seguintes trajetórias, na passagem de outubro para novembro: IPA, de 1,32% para 1,98%, IPC, de 0,59% para 1,00%, e INCC, de 0,20% para 0,37%.


Indicadores Financeiros
Copom mantém taxa Selic em 10,75% ao ano - Avaliando a conjuntura macroeconômica e as perspectivas para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, manter a taxa Selic em 10,75% a.a., sem viés. Diante de um cenário prospectivo menos favorável do que o observado na última reunião, mas tendo em vista que, devido às condições de crédito e liquidez, o Banco Central introduziu recentemente medidas macroprudenciais, prevaleceu o entendimento entre os membros do Comitê de que será necessário tempo adicional para melhor aferir os efeitos dessas iniciativas sobre as condições monetárias. Nesse sentido, o Comitê entendeu não ser oportuno reavaliar a estratégia de política monetária nesta reunião e irá acompanhar atentamente a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária.


Agropecuária
LSPA do IBGE prevê para 2011 safra de grãos 2,5% menor que a de 2010 - O IBGE realizou em novembro o segundo prognóstico para a safra de 2011, nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e nos estados de Rondônia, Maranhão, Piauí e Bahia. Para a estimativa da produção nacional em 2011, os números levantados nas regiões e estados onde a pesquisa foi realizada foram somados às projeções obtidas a partir das informações de anos anteriores para as Unidades da Federação e para as culturas, que por força do calendário agrícola, ainda não dispõem das primeiras estimativas. Assim, neste segundo prognóstico, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2011 é estimada em 145,1 milhões de toneladas, inferior 2,5% à registrada em 2010 devido, principalmente, às menores previsões da Região Sudeste (-1,6%) e Sul (-9,0%). Nas informações da pesquisa do prognóstico as avaliações representam 70,4% da produção nacional prevista, enquanto que as projeções realizadas respondem por 29,6% do valor total.

Índices de Preços ao Consumidor
IPC da Fipe fica em 0,67% na primeira quadrissemana de dezembro - A primeira quadrissemana de dezembro do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou inflação de 0,67% na cidade de São Paulo, segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado apresentou desaceleração ante 0,72% da prévia anterior. Nas sete classes de despesa que compõem o IPC da Fipe, os resultados apurados foram: Habitação (0,10%), Alimentação (1,92%), Transportes (0,29%), Despesas Pessoais (0,62%), Saúde (0,18%), Vestuário (1,29%) e Educação (0,06%).

IPCA fica em 0,83% e INPC em 1,03% no mês de novembro - O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou novembro em 0,83%, 0,08 ponto percentual (p.p.) acima da taxa do mês anterior (0,75%). É o maior índice mensal desde abril de 2005, quando havia atingido 0,87%. O acumulado do ano está em 5,25%, acima dos 3,93% referentes a igual período de 2009. Considerando os últimos 12 meses, o IPCA passou para 5,63%, acima do acumulado nos 12 meses imediatamente anteriores (5,20%). Em novembro de 2009, o índice havia sido de 0,41%. A alta do IPCA foi mais uma vez motivada pelo grupo Alimentação e Bebidas, cujos preços passaram de 1,89% em outubro para 2,22% em novembro. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de novembro fechou em 1,03%, ficando acima da taxa de 0,92% do mês anterior em 0,11 p.p.. Com este resultado, o acumulado do ano ficou em 5,83%, acima da taxa de 3,86% relativa a igual período de 2009. Considerando os últimos 12 meses, o índice situou-se em 6,08%, acima dos 5,39% referentes aos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2009, o INPC havia ficado em 0,37%. Os produtos alimentícios passaram para 2,35% em novembro, enquanto os não alimentícios foram para 0,46%. Dentre os índices regionais, o maior ficou com Fortaleza (1,82%), tendo em vista os alimentos (3,56%) e os artigos de vestuário (5,15%). O mais baixo foi o de Porto Alegre (0,68%), onde os alimentos (1,15%) subiram menos.

Indústria
Produção industrial cresce em quatro dos 14 locais pesquisados - Segundo dados divulgados pelo IBGE, a produção industrial brasileira cresceu em quatro dos 14 locais pesquisados na passagem de setembro para outubro de 2010. Os estados que mais se destacaram foram a Bahia (5,4%) e o Espírito Santo (3,8%). Os outros resultados positivos foram observados no Rio de Janeiro (0,7%) e em Minas Gerais (0,1%), enquanto Santa Catarina (0,0%) repetiu o patamar do mês anterior. As taxas negativas foram registradas na região Nordeste (-0,1%), São Paulo (-0,5%), Pernambuco (-0,6%), Pará (-0,7%), Rio Grande do Sul (-0,8%), Amazonas (-3,3%), Goiás (-4,5%), Ceará (-5,9%) e Paraná (-7,6%).

São Paulo / SP
IBGE afirma que a riqueza gerada no Brasil está migrando também para cidades médias
A riqueza brasileira está, pouco a pouco, saindo dos grandes centros urbanos e migrando para as cidades médias. É o que revela estudo sobre o PIB dos municípios divulgado nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados são de 2008, mas foram divulgados só agora pelo IBGE. Na comparação entre 1999 e 2008, o grupo das 37 cidades brasileiras com população superior a 500 mil habitantes perde 3 pontos percentuais na composição do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Já os municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes elevam em 2,5 pontos percentuais sua participação.
O grupo com cidades onde residem entre 20 mil e 100 mil pessoas aumenta seu peso em 0,4 pontos percentuais e aquelas cuja população não chega a 20 mil habitantes ganha 0,1 ponto percentual no período. No entanto, a centralização da riqueza ainda é grande. De acordo com o PIB dos municípios, em 2008, a renda gerada por seis municípios equivalia a 25% de toda a riqueza produzida no país. São Paulo-SP é o primeiro da lista (com participação de 11,8% no PIB), seguido de Rio de Janeiro-RJ (5,1%), Brasília-DF (3,9%), Curitiba-PR (1,4%), Belo Horizonte-MG (1,4%) e Manaus-AM (1,3%). Juntos, os 51 municípios de maior renda representavam a metade do PIB e 30,6% de toda população brasileira. Do outro lado da moeda, somados os 1.313 municípios com menor participação relativa chegava-se a 1% do PIB e 3,4% da população; 76% dos municípios do Piauí e 60% dos da Paraíba estavam nessa faixa.
Dependência das capitais - O estudo indica que, de maneira geral, as regiões Norte e Nordeste são mais dependentes de suas capitais do que as demais regiões do país. No Estado do Amazonas, por exemplo, a capital Manaus respondia, em 2008, por 81,4% da renda estadual. O Amazonas revela-se ainda detentor da maior concentração espacial de renda do país, já que Manaus e as outras quatro maiores cidades do Estado participavam com 88,1% do capital de todo o Estado. Considerando as cinco maiores cidades de cada Estado, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais são os que possuem as menores concentrações espaciais de renda, com 35,5%, 36% e 36,7%, respectivamente. No Rio de Janeiro, a capital vem diminuindo seu peso no PIB do Estado em função do desenvolvimento de outras regiões, como o norte fluminense. Entre 2004 e 2008, a participação relativa da capital fluminense na economia estadual caiu de 50,5% para 45,1%. Consequentemente, a participação relativa do município do Rio no PIB nacional também recuou. De 5,8% em 2004, o índice foi para 5,1% em 2008.

_______________________
MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas da Ásia

Sydney / Austrália
Bolsas da Ásia avançam após dados dos EUA
As Bolsas de Valores da Ásia encerraram em alta nesta segunda-feira, guiadas por dados dos Estados Unidos enquanto ações na China subiram quase 3% em meio ao alívio dos investidores sobre confirmação de que medidas de Pequim para conter a inflação não incluem aumento de taxa de juros.
- O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico, exceto Japão, exibia às 7h32 (horário de Brasília) alta de 0,4%, a 468 pontos.
- A Bolsa de Xangai fechou em alta de 2,88%, no maior ganho diário em dois meses.
- A Bolsa de Tóquio fechou com valorização de 0,8%, para 10.293 pontos.
- Em Hong Kong o mercado subiu 0,67%.
- Taiwan encerrou valorizado em 0,2%.
- Em Seul, a Bolsa fechou em alta de 0,53%.
- Cingapura caiu 0,1% e Sydney fechou com ganho de 0,24%.
Análise - Líderes chineses afirmaram no domingo que aumentaram esforços para reduzir a inflação em 2011 em resposta aos dados que mostraram que o ritmo dos preços no país superou previsões e alcançou o maior nível em 28 meses em novembro, de 5,1%. Antes da divulgação dos dados, o banco central da China aumentou a taxa de compulsório dos bancos pela terceira vez em um mês. Pequim não elevou juros, o que foi um alívio para uns, mas muitos esperam que uma alta na taxa de juros vá acontecer em algum momento. "Não vejo chance alta de alta no juro até o final deste ano agora", afirmou o analista Cao Xuefeng, da Huaxi Securities, acrescentando que isso deve provavelmente ajudar as ações na China a ganhar terreno no curto prazo. "No geral, o mercado está se resfriando e as pessoas não estão dispostas o bastante para montarem grandes posições agora", disse Carey Wong, analista de investimento no OCBC Investment Research. Entre as commodities metálicas, o cobre industrial atingiu preço recorde nesta segunda-feira, a US$ 9.129,50 a tonelada, acumulando valorização de 23% este ano. Já o petróleo subiu 0,7%, a 88,42 dólares o barril, alta no ano de 11%.

HOJE – Abertura das Bolsas da Europa
- Londres / Inglaterra - O índice geral da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE-100, abriu nesta segunda-feira em alta de 23,87 pontos (0,41%), aos 5.836,82. Londres, 13 dez (EFE).- O barril de petróleo Brent para entrega em janeiro abriu nesta segunda-feira em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 91,28, o que representa US$ 0,80 a mais que no fechamento anterior.
- Frankfurt / Alemanha - O índice DAX-30 da Bolsa de Valores de Frankfurt abriu nesta segunda-feira em alta de 0,31%, aos 7.028 pontos. O euro abriu nesta segunda-feira em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, cotado a a US$ 1,3196, frente a US$ 1,3223 da jornada anterior. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,3244.
- Madri /Espanha - O principal indicador da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, abriu em alta de 28,70 pontos (0,28%), aos 10.149.
- Roma / Itália - O índice seletivo FTSE-MIB da Bolsa de Valores de Milão abriu nesta segunda-feira em alta de 0,46%, aos 20.580,48 pontos.O índice geral FTSE Italia All Share também subia 0,46%, para 21.285,16 pontos.
- Paris / França - O índice de referência da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, abriu nesta segunda-feira em alta de 0,36%, aos 3.872,88 pontos, frente aos 3.857,35 da última sessão, quando caiu 0,02%.


________________________
MERCADO FINANCEIRO


Brasília / DF
Receita divulga regras para declaração do IR 2011
A Receita Federal anunciou as normas e procedimentos para a apresentação da declaração do IRPF - Imposto de Renda da Pessoa Física - de 2011, ano-calendário de 2010. De acordo com a instrução normativa publicada nesta segunda-feira no "Diário Oficial da União", está obrigada a apresentar a declaração a pessoa física que: recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25; recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40 mil; e/ou obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos ou realizou operações no mercado financeiro. O valor mínimo para a obrigatoriedade de apresentação da declaração foi corrigido em relação ao determinado por Medida Provisória no final de 2008. Na ocasião, a tabela progressiva colocava como valor mínimo de rendimentos tributáveis R$ 17.989,81.
A instrução normativa aponta também a obrigatoriedade para a apresentação da declaração da pessoa física que: teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos de valor total superior a R$ 300 mil; passou à condição de residente no Brasil; optou pela isenção do IR incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais, no prazo de 180 dias da venda. A norma também determina a obrigatoriedade relativa à atividade rural e os casos em que a pessoa física está dispensada da apresentação quando dependente, além de definir as normas para a opção pelo desconto simplificado.
Para a declaração do ano que vem, a Receita determinou a obrigatoriedade da elaboração via computador, por meio de programa a ser distribuído na página do órgão na internet. A declaração deverá ser apresentada de 1º de março a até 23h59min59s do dia 29 de abril. As declarações poderão ser enviadas pela internet ou, caso apresentadas em disquete, entregues nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. A Receita ainda divulgou as normas e prazos para a apresentação de retificação da declaração, quando for necessário, e das multas em caso de entrega foram do prazo. Também apresentou a maneira de realizar a declaração e dispôs sobre quais bens devem ser declarados, além da forma de pagamento do IR.

____________
INDÚSTRIA


Londres / Inglaterra
GE compra britânica Wellstream por US$ 1,3 bilhão
A GE - General Electric - anunciou hoje, dia 13/12, que comprará a britânica Wellstream Holdings, do segmento de serviços petrolíferos, por cerca de 800 milhões de libras (US$ 1,3 bilhão), em um negócio que marcará a expansão do portfólio do conglomerado norte-americano em serviços e equipamentos submarinos. A GE informou que, com o acordo, os acionistas da Wellstream receberão 780 centavos de libra (US$ 1,2) em dinheiro, além de um dividendo especial de 6 centavos de libra (US$ 0,9) por ação da companhia. Os papéis da Wellstream encerraram a sexta-feira cotados a 747 centavos de libra (US$ 1,18) na Bolsa de Londres. O negócio também aumentará a possibilidade de a GE crescer no Brasil, na África e na Ásia, afirmou a empresa em comunicado. Com o acordo, a GE aumentará ainda sua atuação nos segmentos de produção flutuante, armazenamento e descarga. A Wellstream registrava reserva de caixa de 250 milhões de libras (US$ 398 milhões) até 16 de novembro, segundo a GE. No início de outubro, a Wellstream rejeitou a oferta de US$ 1,2 bilhão (755 milhões de libras) feita pela GE. Na ocasião, representantes da GE afirmaram que a empresa terá US$ 30 bilhões disponíveis para aquisições nos próximos anos. No Brasil, as instalações da Wellstream, que fabrica produtos que serão usados na extração dos bilhões de barris de petróleo das reservas do pré-sal, são consideradas como ponto de grande interesse por possíveis compradores da empresa. (Agência Reuters)

Da redação – Porto Alegre / RS
Don Giovanni personaliza produto para o restaurante Koh Pee Pee
A vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira/RS, passou a produzir um espumante exclusivo para o restaurante Koh Pee Pee, na capital gaúcha. Denominada de Koh Pee Pee Brut Gran Reserva, a bebida foi elaborada pelo enólogo da vinícola Don Giovanni, Luciano Vian.“É um produto que harmoniza muitíssimo bem com a gastronomia tailandesa. Possui uma grande complexidade aromática”, avalia Vian. Por mais de 36 meses em processo de envelhecimento e maturação, o espumante foi elaborado através do tradicional método champenoise. O enólogo responsável ressaltou ainda, que o lote é limitado a 240 garrafas para esta safra. (Fonte: Leed - Inteligência e Soluções em Comunicação)

________________
AGROBUSINESS

Da redação – Brasília / DF
Café arábica brasileiro será negociado na Bolsa de Nova Iorque
A Bolsa de Nova York é o principal mercado de formação de preços desse tipo de produto, em que são negociados exclusivamente os cafés lavados. "A Bolsa percebeu que o Brasil tem participação importante nesse mercado, já que somos o maior produtor e exportador de café do mundo", enfatiza o diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Robério Silva.
Pleito - A medida atende pedido do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, feito em junho deste ano, ao chefe de operações da Bolsa, Thomas Farley. Na carta, Rossi ressaltou o crescimento da produção brasileira do café arábica lavado e semi-lavado nos últimos anos. "A aceitação internacional do produto é resultado de investimentos feitos pelo governo e setor privado, destinados a aumentar a qualidade dos grãos de café produzidos, bem como dos esforços para respeitar os rígidos padrões sociais e ambientais no meio rural", disse o ministro.
Qualidade - Rossi acrescentou, ainda, que os testes de qualidade realizados pelos peritos da Bolsa concluíram que há qualidade dos Cafés do Brasil e que o produto está em conformidade com as especificações e os padrões de qualidade do contrato C.
Produção - O país dispõe de um parque produtor que ocupa 2,1 milhões de hectares. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de café deverá alcançar mais de 47 milhões de sacas nesta safra. "Esse resultado está relacionado às transformações da cafeicultura nos últimos anos, como a evolução tecnológica, por meio de avanços na área genética das plantas, dos sistemas de plantio, irrigação e mecanização", explica Silva.
Variedade - Ao todo, 14 estados produzem café em 1,9 mil municípios e o país tem a vantagem de produzir variados tipos do produto, o que amplia a capacidade de atender as exigências mundiais. O setor é responsável por empregar direta ou indiretamente oito milhões de pessoas.
Países certificados - Hoje, 19 países produtores são certificados pela Bolsa de Nova York para emissão de contratos para essa variedade: Burundi, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador,Guatemala, Honduras, índia, México, Nicarágua, Nova Guiné, Panamá, Peru, Quênia, República Dominicana, Ruanda, Tanzânia, Uganda e Venezuela. No Brasil, o café arábica natural, principal variedade produzida no país, é negociado na BM&F/Bovespa e o café robusta, no London Terminal Market. (Fonte: Assessoria de Imprensa do Mapa)


Da redação – São Paulo / SP
Matsuda lança a primeira semeadeira a lanço do Brasil para sementes revestidas
Aquele produtor que planeja formar ou reformar suas pastagens conta agora com um grande aliado nesta empreitada: A Semeadeira Show. Feita sobre o mais alto padrão de qualidade a Semeadeira Show é a primeira do Brasil desenvolvida para o plantio de sementes revestidas. Do tipo pendular, a Semeadeira Show supre uma deficiência até então existente no mercado, a de semear com precisão sementes forrageiras de alta tecnologia, como por exemplo, as Sementes Série Gold Matsuda. Com a qualidade dos produtos Matsuda em seu DNA, a Semeadeira Show possui um mecanismo que é acionado pela tomada de força do trator, sistema alojado em uma caixa hermeticamente fechada e lubrificada, evitando o contato com impurezas. Com componentes banhados a óleo, fator antiaquecimento, a Semeadeira Show apresenta uma maior vida útil e seus revolucionários pêndulos garantem uma ótima fluidez das sementes, sem quebras do revestimento. Além das sementes revestidas, a Semeadeira Show Matsuda também é indicada para semear com precisão sementes puras, com polímero e sementes convencionais. (Fonte: Activa Press Comunicação Integrada)

_____________________
SERVIÇOS & VAREJO


Da redação – Porto Alegre RS
Fecomércio-RS critica projetos que buscam dispor sobre a atuação de conselhos profissionais regulamentados
Dois projetos de lei que buscam uma nova forma de cobrança de anuidades de conselhos profissionais estão sendo rejeitados pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS). Conforme a entidade, os projetos, caso sejam aprovados, poderão inviabilizar o exercício de profissões regulamentadas. São eles o PL 6.463/09, do Poder Executivo, e o PL 3.507/08, de autoria do ex-deputado federal Tarcísio Zimmermann.
O primeiro trata sobre as contribuições devidas para os conselhos profissionais em geral, bem como sobre a forma de cobrança das anuidades e multas por violação da ética, enquanto que a outra proposta dispõe sobre a fixação de limites máximos para os valores das anuidades, multas e taxas devidos às entidades de fiscalização do exercício de profissões. No começo desta semana, o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, enviou um ofício aos deputados federais demonstrando a argumentação da entidade contrária aos projetos, pois o dirigente empresarial acredita que as proposições atingem, entre outros, os conselhos de Representantes Comerciais Autônomos, sem levar em consideração que esta categoria já é regulamentada pela Lei nº 4.886, devendo as alterações quanto às suas atividades serem realizadas dentro de sua própria normatização. Outra preocupação da Fecomércio-RS é de que os atuais valores cobrados pelos conselhos possam, a partir dessas propostas, ter um significativo aumento, o que certamente dificultará o exercício das atividades desses profissionais, podendo até mesmo inviabilizá-las. “Caso aprovada, acarretará a limitação dos referidos conselhos, e não só dos representantes comerciais, mas também dos demais conselhos que possuem a liberdade de fixar suas anuidades e demais taxas”, alertou De Marchi no documento enviado aos parlamentares. (Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Fecomércio-RS)

______________________
COMÉRCIO EXTERIOR

Da redação - São Paulo / SP
A exportação de frango deve ser recorde em 2010
O Brasil está prestes a registrar o maior volume de carne de frango in natura embarcado da história. Dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram que, de janeiro a novembro de 2010, o total de carne de frango enviado ao exterior foi de 3,176 milhões de toneladas. Este volume é cerca de 176 mil toneladas acima do registrado no mesmo período de 2008, quando os embarques foram recordes. É, portanto, superior ao acumulado em igual período de todos os anos anteriores.Para que o setor bata novo recorde anual de exportação, será necessário embarcar apenas 91 mil toneladas em dezembro. Desde janeiro de 2004, a menor quantidade exportada foi de 139,7 mil toneladas, em abril daquele ano. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Cepea)

________________________
TI, WEB & e-COMMERCE


São Paulo / SP
Sites de compras coletivas faturam US$ 500 milhões em 2010
Nova febre na internet brasileira, os sites de compra coletiva têm pouco mais de nove meses de operação no Brasil, mas devem movimentar R$ 500 milhões neste ano. Com a lógica do "atacado virtual", em que as vendas são feitas com descontos de até 90% para grupos, esses portais já respondem por 4% do número de transações do comércio on-line no país. "Em menos de um ano, os portais de compra coletiva já somam 2 milhões de transações, ante 50 milhões do varejo on-line, que tem 13 anos", diz Gastão Mattos, da consultoria GMattos. Criado por três sócios com experiência em tecnologia nos Estados Unidos, o Peixe Urbano puxou a tendência a partir de março. Num sobrado em Botafogo, no Rio, os sócios se dividiam entre a infraestrutura de tecnologia e a construção de parcerias. "Não foi fácil. A cada dez portas que eu batia para negociar descontos, nove recusavam", diz Julio Vasconcellos, um dos fundadores. O modelo, aos poucos, conquistou os empresários, especialmente por não haver investimento inicial. A comissão é repassada sobre o total das vendas feitas - em geral, de 50% sobre a oferta. "O empresário pode até gastar dinheiro, mas o retorno vem quando os consumidores voltam ao estabelecimento", diz Vasconcellos.
O crescimento do mercado - Não existem números precisos, mas se estima em 400 o número de sites do gênero do país, num ritmo de crescimento que remete à era inicial da internet. Quatro deles são os que já ganharam fôlego (Peixe Urbano, Clube Urbano, ClickOn e Imperdível). O ClickOn tem hoje 150 funcionários. O Clube Urbano, versão local do americano Groupon, já conquistou mais de 3,5 milhões de usuários e fez de São Paulo seu terceiro maior mercado, atrás de Paris e de Londres. O Imperdível descobriu na qualificação da audiência o seu grande filão. "Nossas ofertas são voltadas para as classes A e B. É vantagem para o parceiro trabalhar conosco porque esse cliente que compra o serviço com desconto pode estar disposto a voltar e a pagar o preço cheio mesmo por um serviço que não é necessariamente barato", diz Paulo Veras, um dos sócios. Outros portais criaram modelos atrelados à fidelidade, como o Mel na Boca, do Rio, que promete até 100% de desconto para quem convencer os amigos a comprar. Para os especialistas, apesar do crescimento desenfreado em 2010, o ano que vem será de estabilidade. "O cliente escolherá os sites com melhor estrutura, e os portais descobrirão que é preciso manter equipe robusta de venda para sustentar as promoções", diz Mattos.

São Francisco / EUA
Google permite uso do Gmail como backup do MS Exchange
A Google anunciou um serviço para backup, na nuvem, de e-mail corporativo. Resultado da compra da Postini em 2007, o Google Message Continuity permite que as empresas mantenham uma cópia das mensagens do Microsoft Exchange nos servidores da Google. Dessa forma, em caso de pane nos servidores corporativos de e-mail, a empresa poderá contar com os serviços da nuvem da Google, como Gmail, Agenda e Contatos. "As organizações que mantêm sistemas internos de e-mail, como o Microsoft Exchange, correm o risco de perder o acesso ao e-mail - ou até pior, a seus dados - durante uma pane no servidor", alerta a Google, em blog. O Google Message Continuity reduziria este risco replicando as contas de e-mail dos servidores Exchange para a nuvem, usando Gmail, Agenda e Contatos. "Se o Microsoft Exchange Server falhar, ou tiver algum tipo de parada, tudo que você tem a fazer é entrar no Gmail e continuar a se comunicar", explica a empresa. (Agência IDG Now!)

Washington / EUA
Governo norte-americano pode fechar 800 data centers federais
A Casa Branca anunciou, ontem, domingo, dia 12/12, planos para a reestruturação de sua TI, que tem como uma das medidas principais a consolidação dos data centers e aplicativos governamentais, além da adoção de uma política que privilegia a nuvem. O plano federal, apresentado pelo CIO do governo norte-americano Vivek Kundra, inclui a eliminação de pelo menos 800 dos atuais 2,1 mil data centers do governo até 2015, além da migração de cargas de trabalho para sistemas de nuvens comerciais, privadas e governamentais. O objetivo principal é fazer com que agências compartilhem serviços e evitem duplicação de estruturas. Desde que foi nomeado CIO pelo presidente Obama, Kundra tem sido um dos grandes defensores da computação a nuvem e da transparência nos gastos com TI e no uso de indicadores que comprovem evoluções. Para embasar suas decisões, o profissional pediu ideias e opiniões de executivos de data centers do setor privado.
O plano divulgado ontem, que delineia 25 pontos específicos, está ligado a esse trabalho de diálogo desenvolvido por Kundra. Mas, segundo analistas, falta ao documento alguns pontos-chave, ligados a questões importantes para as pessoas afetadas por ele como funcionários federais e fornecedores do governo. O plano não menciona, por exemplo, o destino dos funcionários dos data centers que devem desaparecer. A implementação do plano vai envolver reorganização de pessoas, o que deve abrir novas oportunidades de treinamento, principalmente para os gerentes do novo ambiente computacional. Mas fazer com que os funcionários federais abracem a ideia pode ser um desafio, uma vez que Obama já anunciou que eles não terão aumento no salário pelos próximos dois anos.
O orçamento de TI do governo dos EUA, de US$ 80 bilhões, impacta também nas taxas de empregos no setor privado. Com a consolidação, os empregos indiretos gerados devem cair, embora o plano não deixe evidente quanto quer economizar em dinheiro e qual é o preço-alvo que o governo tem para os novos serviços. O analista da consultoria especializada em governo Federal Resources, Ray Bjorklund, disse que é cedo para avaliar o plano com cuidado, uma vez que ele está em uma fase conceitual e depende ainda de detalhamento de todas as iniciativas. “No entanto, ele é bem amarrado no que diz respeito às ações necessárias para fazê-lo funcionar e no objetivo de gerar um ambiente de TI economicamente melhor para o governo”, avalia.
Um dos cuidados a serem tomados, segundo Bjorklund, é nas trocas que as agências precisam fazer para um ambiente mais padronizado, já que elas têm necessidades diferentes em termos de TI. Para a analista especializada em governo da consultoria Input, Deniece Peterson, a mudança cultural necessária para o plano vai ser gigantesca. “Quais profissionais vão querer promover mudanças que podem acabar com o próprio emprego?”, diz. Por esse motivo, ela acredita que falta diálogo com todos para levar o plano à frente.

Da redação – Porto Alegre / RS
Advanced IT promove capacitação de sua equipe comercial
Profissionais da Área Comercial da Advanced IT acabaram de receber o selo certificação da ASSESPRO-RS, pela conclusão do Programa de Certificação Comercial para empresas de Tecnologia da Informação. A venda consultiva demanda subsídios e conhecimento suficientes para compreender as necessidades e oferecer as melhores soluções para os clientes. O objetivo do programa da ASSESPRO-RS foi auxiliar na profissionalização da operação comercial das empresas de TI para fortalecer e incentivar o crescimento das empresas do setor. Dentro das competências desenvolvidas no programa destacam-se prospecção, relacionamento com clientes, aprimoramento das ações de vendas e gestão da área comercial, entre outras. O conteúdo foi dividido em três módulos: Administração de Vendas, Técnicas de Vendas Aplicadas ao Mercado de TI, Gestão e Liderança de Equipes de Vendas. Ao final de cada módulo foi aplicada uma prova individual, cujo resultado determinava a continuidade ou não dos participantes no programa. Além da capacitação da ASSESPRO-RS, os profissionais da Área Comercial da Advanced IT realizaram com sucesso especializações de vendas para o OPN Specialized - Programa de Especialização de Parceiros da Oracle. A equipe agora possui certificado de especialização em Oracle Database 11g, Oracle Real Application Clusters (RAC), BI Foundation, Oracle GoldenGate, Oracle Enterprise Manager, Performance e Tunning, Oracle Hyperion Planning e Oracle Essbase. (Fonte: EFE)


____________________
MERCADO DE LUXO


São Paulo / SP
Justiça manda despejar Edemar de mansão
A Justiça mandou o ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, antigo dono do Banco Santos, desocupar sua residência no Morumbi (zona sul) de São Paulo. O motivo foi a falta de pagamento de aluguel mensal de R$ 20 mil para a massa falida da Atalanta Participações, antiga empresa de Edemar que administrava vários imóveis em São Paulo. Famosa por abrigar a coleção de arte de Edemar Cid Ferreira, o imóvel do Morumbi foi projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake e sua construção foi orçada em cerca de R$ 142,7 milhões. A casa tem cinco andares distribuídos em 4,1 mil m² de área construída. O ex-banqueiro vive no imóvel com a família desde 2004. Na casa, há várias obras de arte e artigos valiosos como uma luminária do designer alemão Ingo Maurer, avaliada em 262,5 mil de euros, e uma mesa de mogno para 20 pessoas, de US$ 390 mil. (LEIA na íntegra)


________________________________
AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras


Da redação – São Paulo / SP
Consultoria Pezco realiza curso sobre Capital Budgeting
A empresa Pezco – Consultoria e Pesquisa, da São Paulo, traz para o Brasil uma versão compacta do consagrado curso de Capital Budgeting do Prof. Marcos de Arruda, da Drexel Univertsity, oferecido a executivos de grandes empresas dos EUA. Uma das principais decisões da vida de uma empresa se refere aos investimentos de capital. Por exemplo, como selecionar o projeto de longo prazo que vai trazer a maior rentabilidade; selecionar o investimento na nova planta ou unidade; a aquisição de uma nova frota, equipamentos tecnológicos ou instalações; a decisão entre o leasing e a compra; tudo isso, usando teorias e ferramentas financeiras, como a TIR, VPL e o custo médio ponderado de capital (WACC). (LEIA na íntegra)

________
ARTIGO


Os desafios para a produção orgânica
por Sylvia Wachsner - diretora da Sociedade Nacional de Agricultura e coordenadora do Projeto OrganicsNet/SNA (LEIA)





------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
i-press.biz - Copyright © 2008 / 2010 - Todos os direitos reservados