Edição 430 | Ano II

Brasília / DF
Governo federal amplia prazo para contratação de crédito rural
O governo anunciou ontem, dia 28/10, a ampliação de prazos para a contratação de linhas de crédito destinadas à agricultura familiar e à renegociação de antigas dívidas agrícolas. A decisão foi tomada pelo CMN - Conselho Monetário Nacional -, colegiado formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central. No caso da agricultura familiar, foi estendido para 15/11 o prazo para que produtores inscritos no Proagro - Programa de Garantia de Atividade Agropecuária - façam sua adesão ao chamado Proagro Mais, uma linha especial que financia investimentos dos agricultores. O programa exigia que essa contratação fosse feita simultaneamente ao pedido para financiamento do custeio da atual safra, mas com a mudança os produtores que ainda não seguiram esse procedimento terão até novembro para regularizar sua situação. Além disso, o CMN também estendeu por até um ano o prazo para o pagamento das parcelas previstas para este ano pelo Pesa - Programa de Saneamento de Ativos Agropecuários. Segundo o Ministério da Fazenda, a alteração foi necessária porque as regras atuais do programa, regulamentado por projeto de lei aprovado em 2008, não fixavam um cronograma para pagamento a ser seguido por produtores que possuem financiamentos concedidos com recursos dos fundos constitucionais de desenvolvimento regional.

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INDICADORES ECONÔMICOS


Da redação – São Paulo / SP
ANÁLISE - Operando Brasília
O mercado financeiro brasileiro tem trabalhado nos últimos dias com um olho nos dados de atividade – que no mais permanecem bons por aqui – e com outro olho em Brasília. A definição do Primeiro Escalão do futuro governo é questão chave para diversos setores, e a boataria em torno do nome de Meirelles para o Ministério de Minas e Energia fez que a Petrobrás ganhasse fôlego ontem e avançou 5,21%.
O cenário de Brasília parece mais claro, e por isso que estas ponderações ganharam força. Ao que indicam as pesquisas recentes, aparentemente a candidata do governo deve ganhar o pleito do próximo domingo, e assim os atuais executivos do governo federal ficam sob evidência para um provável governo Dilma. A discussão é incipiente, mas deve ser levada em conta nas decisões de curto/médio prazo dos investidores.
Semana que vem já teremos alguns nomes definidos, e além dos atuais ministros soma-se à estes os nomes dos dirigentes da campanha de Dilma; entre eles o ex-ministro Antônio Palocci e o deputado federal José Eduardo Cardoso, onde se especula que fiquem com a Casa Civil e com a Justiça respectivamente. Para os outros postos da alta burocracia federal ainda há muita dúvida e qualquer opinião por ora seria um tanto quanto leviana.
O cenário com a vitória da candidata do governo torna-se mais factível devido, de um lado ás pesquisas eleitorais, e por outro a popularidade do presidente que chegou a 82% entre opiniões ótimo/bom. Soma-se à isto o resultado da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas sobre a Confiança do Consumidor que estacionou no patamar mais alto já registrado. Os consumidores/eleitores estão evidentemente satisfeitos com a atual situação econômica, colocando mais um
desafio ao candidato da oposição José Serra.
É razoável supor que após definido o pleito, o mercado saia do compasso de espera e aja com atenção focada nos projetos e orientações vindas de Brasília: todos querem saber sobre temas chaves como o câmbio, taxa de juros, inflação, PAC, etc.... O que pode contrabalançar certo espaço para alta (uma vez que a volatilidade política seria tirada de cena) é a situação econômica lá fora, onde – apesar da agenda corporativa e econômica estar sendo positiva esta semana – ainda há certa desconfiança no ar.
Lembremos que a agenda corporativa no Brasil está começando com força, e isto necessariamente força o investidor a ter sua atenção à estes eventos. Estamos num período de muita informação, e nestes momentos é recomendável cautela extra. (Fonte: André Perfeito – Gradual Investimentos)


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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas da Ásia - (Falha na transmissão)

HOJE – Abertura das Bolsas da Europa - (Falha na Transmissão)

ONTEM – Fechamento da Bovespa, NY e Europeias:

São Paulo / SP
Bovespa recua 0,35% no fechamento, em dia volátil
A Bovespa teve um dia volátil, em que a cautela do investidor foi mais forte do que o "entusiasmo" com os fortes resultados corporativos divulgados ontem, dia 28/10. A expectativa pela reunião do Federal Reserve continua predominante no ambiente de negócios.
- O índice Ibovespa retrocedeu 0,35% no fechamento, aos 70.320 pontos.
- O giro financeiro foi de R$ 6,76 bilhões.
- O dólar comercial foi cotado por R$ 1,714, em queda de 0,46%. Os preços da moeda americana oscilaram entre R$ 1,719 e R$ 1,707.
Análise 1 - As ações da Petrobras, que confirmou hoje a descoberta de um "megapoço" na camada pré-sal, valorizaram 0,26%, no caso das preferenciais, e apenas 0,03% no caso das ordinárias. Desde ontem, pelo menos, já circulavam especulações em torno dessa descoberta. Desde sexta-feira os papéis já estavam em rota de recuperação, acumulando ganho de quase 10%. O Banco Central promoveu dois leilões para compra de moeda. No primeiro, por volta das 12h20 (hora de Brasília), comprou dólares por R$ 1,7120 (taxa de corte). E no segundo, pouco depois das 16h, aceitou ofertas por R$ 1,7133. No front doméstico, a FGV já divulgou hoje que inflação mensurada pelo IGP-M - Índice Geral de Preços – Mercado -, usado como referência na maioria dos contratos de aluguel, desacelerou em outubro ao subir 1,01%, ante a alta de 1,15% em setembro. E o Copom - Comitê de Política Monetária do Banco Central - apontou um ajuste de suas previsões para a inflação em 2010 e 2011. A projeção de inflação do BC para 2010 elevou-se em relação ao valor considerado na reunião do Copom de setembro. Para 2011, a projeção também se elevou nos dois cenários, mas permanece em torno do valor central da meta.
Análise 2 - Ontem à noite, a mineradora Vale publicou seus resultados, com lucro líquido de R$ 10,6 bilhões, quase 60% acima do ganho apurado no segundo trimestre deste ano, e 253,4% mais alto que o lucro do terceiro trimestre do ano passado. O resultado histórico da empresa bateu as expectativas do mercado. Ontem, a mineradora anunciou um plano de investimentos de aproximadamente R$ 40,8 bilhões para 2011, mais que o dobro (125%) do aporte previsto para este ano. A ação preferencial teve perda de 1,68%, sendo negociada por R$ 47,90. "O tamanho desse investimento não é problema para mim. A Vale somente está aproveitando o bom momento. Acho que, na hipótese da geração de caixa não for tão suficiente, eles não devem 'forçar' esse plano", comenta Leonardo Alves, analista da Link Investimentos, que trabalha com um preço-alvo de R$ 62 (num horizonte de 12 meses). "A China, cuja demanda ficou um pouco estagnada nesse ano para o minério de ferro, pode surpreender em 2011. E acho que a demanda europeia e japonesa, que estão muito abaixo dos anos anteriores, tendem a recuperar no ano que vem", acrescenta.
A Redecard (cartões de crédito e débito) divulgou ontem um lucro líquido recorrente de R$ 324,1 milhões para o terceiro terceiro trimestre, contra R$ 333 milhões em 2009. O ganho ficou abaixo das projeções do setor financeiro. A ação ordinária desabou 5,7% no pregão de hoje.
O grupo siderúrgico Usiminas reportou ontem um lucro líquido de R$ 495 milhões para o terceiro trimestre deste ano, em um crescimento de 14% sobre os resultado de um ano antes. A ação preferencial teve ganho de quase 5%.
O banco Santander Brasil, que engloba as operações do antigo Banco Real, anunciou hoje que teve um lucro líquido de R$ 1,935 bilhão no terceiro trimestre, 31,4% a mais que no mesmo período de 2009. A chamada "unit" (recibo de ações) do banco teve perda de 1,52%.
E a Colgate-Palmolive, uma das líderes mundiais no segmento de bens de consumo, comunicou um lucro de US$ 619 milhões, ou US$ 1,21 por ação, para o terceiro trimestre, ante US$ 590 milhões, ou US$ 1,12 por ação, no mesmo período de 2009. Economistas estimavam um lucro de US$ 1,19 por ação.

Nova Iorque / EUA
Bolsas dos EUA oscilam pouco antes de Fed e eleições
As Bolsas de Valores dos EUA terminaram com discretas variações nos pregões de ontem, dia 28/10. A cautela prevaleceu antes das eleições da próxima semana no país e da probabilidade de mais estímulos por parte do Fed.
- O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, recuou 0,11%, para 11.113 pontos.
- O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,16%, para 2.507 pontos.
- O índice Standard & Poor's 500 ganhou 0,11%, a 1.183 pontos.
Análise 1 - A próxima semana pode mostrar importantes mudanças tanto na política monetária quanto na direção legislativa, levando investidores a prestar menos atenção a balanços corporativos e dados macroeconômicos. Uma notável exceção foi o conglomerado 3M, cujas ações caíram 5,9%. A companhia cortou sua perspectiva devido aos custos com recentes aquisições. "Talvez isso vá ser algo do tipo 'sobe no boato, cai no fato', tipo de movimento em que você tem um rali em antecipação a todas essas coisas", disse Phil Orlando, estrategista-chefe de mercado de ações da Federated Investors, em referência às eleições de terça-feira.
Análise 2 - Os papéis da Halliburton tombaram 8%, após um painel da Casa Branca afirmar que a companhia, que cimentou o poço Macondo, ignorou falhas na estrutura semanas antes do desastre que provocou o maior vazamento de petróleo da história dos EUA. As Bolsas receberam um impulso inicial, com a queda do dólar e dados mostrando inesperado recuo nos pedidos semanais de auxílio-desemprego. A Bolsa de Valores de Nova York informou que houve atraso no fechamento das ações de 58 empresas devido a um problema técnico.

Londres / Inglaterra
Bolsas europeias fecham em alta por resultados corporativos
As bolsas de valores da Europa fecharam em alta os pregões de ontem, dia 28/10, com uma série de resultados corporativos otimistas, mas o declínio de companhias do setor químico limitou os ganhos.
- O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,48%, aos 1.086 pontos.
- Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,56%, a 5.677 pontos.
- Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,42%, para 6.595 pontos.
- Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,5%, para 3.834 pontos.
- Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,22%, a 21.509 pontos.
- Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 0,5%, para 10.753 pontos.
- Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em alta de 1,47%, aos 8.043 pontos.
Análise - Ações de empresas de petróleo e gás foram destaques de alta. Royal Dutch Shell e ENI avançaram 0,7% e 2,8%, respectivamente, após superarem as previsões de analistas com lucro mais alto no terceiro trimestre."Essa é a sexta temporada de resultados em que as surpresas têm sido mais positivas, e isso é uma notícia muito boa para o mercado de ações", disse Lothar Mentel, diretor de investimentos da Octopus Investments.Por outro lado, a empresa química belga Solvay perdeu 5,6%, pressionada por resultados decepcionantes.


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INDÚSTRIA


São Paulo / SP
Lucro da Embraer tem queda de 3,7% no trimestre
A Embraer registrou lucro líquido de R$ 220 milhões no terceiro trimestre, queda de 3,68% frente aos R$ 228,4 milhões obtidos em igual período de 2009 e alta de 116,32% na comparação com trimestre anterior (R$ 101,7 milhões). No acumulado de janeiro a setembro, foi observado lucro de R$ 365,7 milhões, ante resultado de R$ 747,5 milhões em intervalo de tempo correspondente, retração de 51,08%. O Ebitda (o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no terceiro trimestre foi de R$ 227,4 milhões, queda de 19,07% em relação aos R$ 281 milhões no mesmo período do ano passado e retração de 23,61% ante o trimestre imediatamente anterior. A Embraer entregou 44 aeronaves no terceiro trimestre de 2010, sendo 20 jatos comerciais e 24 executivos, gerando uma receita líquida de R$ 1,82 bilhão no final do período. Em função de ganho de eficiência dos processos, a margem bruta no período foi de 20,6%. A margem operacional no terceiro trimestre foi de 6,4%, e no acumulado do ano 7,6%, enquanto que a margem Ebitda alcançou 12,5% e 12,2%, respectivamente. A carteira de pedidos (backlog) teve um aumento de aproximadamente US$ 100 milhões em relação ao trimestre anterior, atingindo US$ 15,3 bilhões, motivado principalmente pelos pedidos da aviação comercial anunciados na feira de Farnborough, no Reino Unido, em julho deste ano.

Toronto / Canadá
Potash lucra US$ 402,7 milhões no 3º trimestre
A fabricante de fertilizantes Potash Corp of Saskatchewan, do Canadá, informou que seu lucro líquido no terceiro trimestre subiu 62,44% sobre igual período do ano passado, para US$ 402,7 milhões, ou US$ 1,32 por ação, ficando acima das previsões do mercado, de lucro de US$ 1,16 por ação. As vendas subiram para US$ 1,6 bilhão, de US$ 1,1 bilhão, ante previsão dos analistas de vendas de US$ 1,31 bilhão. Segundo a empresa, que está sendo alvo de uma oferta hostil de US$ 38,6 bilhões da mineradora anglo-australiana BHP, o resultado positivo no trimestre se deveu à forte demanda por potássio, fosfato e nitrogênio. A procura por produtos fertilizantes deve crescer com o aumento da demanda por alimentos no mundo e a aceleração da economia da China, acrescentou. Ao divulgar o balanço do terceiro trimestre, a Potash reiterou que considera o valor da oferta da BHP, de US$ 130 por ação, muito baixa. Em Nova Iorque, as ações da Potash eram negociadas em US$ 143, em queda de 2,8%. Os papéis foram negociados acima de US$ 150 depois que a BHP fez sua oferta, mas recuaram posteriormente na falta de uma oferta melhor e ante o aumento das especulações de que o governo do Canadá vai bloquear a transação. Antes da oferta da BHP, as ações da Potash estavam em torno de US$ 112. A província de Saskatchewan, sede da Potash, está pressionando o governo federal a rejeitar a oferta, argumentando que a província perderia receita fiscal e o país teria menos influência sobre um recurso estrategicamente importante. Espera-se que o governo federal anuncie sua decisão até quarta-feira, 3/11. (Agência Dow Jones)

São Paulo / SP
Nestlé projeta aumento de 5% na produção de lácteos
O diretor da divisão agrícola da Nestlé S/A, Hans Jöhr, informou ontem, dia 28/10, que a empresa projeta aumento de 5% ao ano na produção de itens lácteos no mundo. Durante o evento 2º Fórum Nestlé Criação de Valor Compartilhado, promovido hoje, na sede da empresa em São Paulo, o executivo destacou que o aumento estimado para a produção equivale a uma expansão de produção de 100 mil vacas por ano. Para atingir a meta, a companhia está intensificando seus programas de desenvolvimento rural e agricultura sustentável em suas filiais no mundo. "Nós destinamos cerca de US$ 200 milhões anuais, ou 5% do faturamento da companhia, somente em projetos de sustentabilidade e as ações dessa área estão nesse montante", disse Jöhr.
Globalmente, a Nestlé compra 23 bilhões de francos suíços em matérias-primas - como leite, café, cacau - por ano para a fabricação de seus produtos, sendo dois terços delas oriundas de países emergentes. A empresa compra diretamente as matérias-primas de mais de 540 mil fazendas espalhadas pelo mundo, das quais 80% são de propriedade de pequenos produtores. Na área de desenvolvimento rural, para conseguir aumentar a produtividade de seus fornecedores de leite, a companhia criou distritos de coleta para fornecer aos produtores de leite da região dados e técnicas para obter um item de alta qualidade e até concessão de microcréditos a esses fornecedores, como incentivo para o uso de novas tecnologias de produção. Atualmente, os distritos do leite estão presentes em mais de 34 países no mundo. Programas parecidos como esse, mas de café e cacau, começaram a ser implantados neste ano nas filiais da empresa no mundo.
No Brasil, a Nestlé lidera o ranking de captação de leite fresco, trabalhando com cerca de seis mil produtores diretos e mais de 40 mil indiretos. "Desde que está presente no País - há 79 anos -, a Nestlé Brasil atua com projetos de desenvolvimento rural, mas com foco principalmente da cadeia do leite, bem aceitos pelos fornecedores. No ano que vem, começaremos ações com os produtores do café, cacau e cereais", disse o diretor da companhia. "É incrível como é muito mais fácil motivar o produtor nacional a adotar novas tecnologias. O brasileiro é muito mais aberto a aprender do que pessoas de outros países", completou. (Agência Estado)

São Paulo / SP
Braskem anuncia nova fábrica
Um mês após iniciar a operação de sua primeira fábrica de plástico verde - que usa etanol em vez de petróleo como matéria-prima -, a Braskem anuncia a construção de uma nova planta, que ficará pronta em 2013. Com investimento de US$ 100 milhões, a fábrica será capaz de produzir 30 mil toneladas de plástico por ano. Os estudos acabaram de ser concluídos, mas o local da instalação não foi divulgado. O projeto da nova fábrica de plástico verde será oficializado hoje pela Braskem, na Alemanha, durante a Feira K 2010 - o evento internacional mais importante da indústria de plásticos e borracha. A petroquímica brasileira faz planos de se tornar, até 2020, líder global em química sustentável. “É um caminho promissor e sem volta”, diz Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Braskem. As pesquisas nessa área começaram em 2005 e, dois anos depois, a empresa anunciou a construção de uma fábrica na cidade de Triunfo, no Rio Grande do Sul. A planta, que recebeu investimentos de R$ 500 milhões, foi inaugurada há um mês, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Essa primeira fábrica tem capacidade para produzir 200 mil toneladas de polietileno, um tipo de plástico usado principalmente em embalagens. Mesmo antes da inauguração a Braskem já tinha mais de 20 contratos fechados com empresas interessadas no plástico verde. Os primeiros produtos feitos com essa resina devem chegar às prateleiras até janeiro. A Johnson & Johnson vai usá-lo nas embalagens de Sundown; a Procter & Gamble, na linha Pantene; e a Natura, nos frascos de cosméticos da linha Erva Doce. (Agência Estado)

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AGROBUSINESS


Da redação – Brasília / DF
Consumo de frango é 7% maior que em 2009
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento indicam que em 2010 o consumo da carne de frango deve ser 7% maior que em 2009. A produção também está em franca expansão e registrou aumento em todos os principais produtores do país. Em Minas Gerais, dobrou o número de aves abatidas. Além disso, o quilo do frango resfriado custa em média R$3,80. Mesmo com o preço em recuperação, ainda é quase a metade do valor da carne de boi de segunda, por exemplo. Pelo terceiro ano consecutivo o consumo do frango no Brasil deve bater recorde. Até dezembro, oito milhões de toneladas do alimento devem ser servidas na mesa dos brasileiros.

Da redação – Porto Alegre / RS
Remate de Produção da Cabanha Catanduva é hoje em Esteio
Acontece, hoje, dia 29/10, às 13h, na Pista J, do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, o Remate de Produção, da Cabanha Catanduva (Cachoeira/RS), de Fabiana e Fábio Gomes. Estarão em pista 160 red Angus PO, sendo 100 fêmeas e 60 touros. O proprietário Fábio Gomes lembra que este é um momento especial para Cabanha Catanduva com uma oferta diferenciada: “selecionamos vacas que produzem há algum tempo, reduzindo assim o plantel de fêmeas, para trabalhar com transferência embrionária”, esclarece. O remate terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural. A Cabanha da Maya (Bagé/RS), de Zuleika Borges Torrealba, e Estância do Espinilho (Cruz Alta/RS), de Roberto Soares Beck, participam do remate como convidadas. Também serão leiloados lotes especiais da La Victoria Herencia Criolla. Todos animais estão segurados por 120 dias e possuem frete facilitado. As condições de pagamento serão em 20 parcelas fixas (2+2+16), desconto de 10% para pagamento à vista e Plano Safra. A leiloeira será a Tellechea & Bastos com Alexandre Crespo na batida do martelo. (Fonte: Associação Brasileira de Angus)

Da redação – Brasília / DF
Produção orgânica de leite no Brasil é repassada para técnicos do Haiti
Técnicos brasileiros passam informações sobre produção orgânica de leite aos haitianos. A ação faz parte das ajudas humanitárias oferecidas pelo governo brasileiro e destaca o País como futura referência mundial no sistema de produção orgânica. Esse tipo de produção, além de melhorar a qualidade do leite, prioriza o bem estar animal e gera benefícios sociais e ambientais. "O Brasil tem um trabalho de cooperação com o Haiti, bem anterior ao terremoto, para diminuir a pobreza local. A agricultura orgânica é um modelo de desenvolvimento sem a dependência de insumos externos, já que todo o sistema é desenvolvido na própria propriedade e perfeito para países tropicais", destaca o coordenador de agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias.
Leite orgânico no Brasil - O coordenador do Mapa explicou que o leite orgânico e seus derivados são produtos nobres e muito consumidos especialmente nos Estados Unidos, países da União Europeia e Japão. De acordo com Rogério, a produção orgânica no Brasil começou a ser padronizada no final de década de 80 e, nos últimos dez anos, a demanda do mercado interno para esse segmento cresceu muito. De acordo com Dias, a produção de leite orgânico no país ainda é pequena e a falta de dados sobre a produção orgânica no Brasil está com os dias contados. "A lei que regulamenta os orgânicos no país definiu o dia 31 de dezembro de 2010 como prazo para que os produtores façam o cadastramento. Após essa data saberemos exatamente quantos são os produtores, onde eles estão localizados, tipo e quantidade de produção", explica Dias. "A produção vegetal cresceu mais que a animal, mas a produção de leite orgânico e seus derivados também avançou. Algumas propriedades produzem leite orgânico há mais de 20 anos", afirma Dias.
A produção - É o caso da Fazenda São José, em Santo Antônio de Posse, município a 150 quilômetros de São Paulo, que iniciou a produção de leite orgânico há exatos 20 anos. Hoje, os irmãos e proprietários da fazenda, Roberto e Eduardo Machado, produzem 250 litros diários de leite que são processados na agroindústria instalada na fazenda e viram produtos como queijos, ricota, manteiga, mussarela, iogurte e requeijão. Os produtos são vendidos diretamente ao consumidor em feiras orgânicas em Campinas e São Paulo e também para supermercados. Apesar de ainda produzir uma quantidade pequena, os produtores acreditam ser possível chegar ao mercado externo. "Existe um consumo crescente de orgânicos no mundo. Não é um plano para curto prazo, mas acredito ser viável aumentarmos as exportações e buscar clientes também no mercado externo", afirma Eduardo Machado. Leite orgânico é, basicamente, um leite produzido sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos na produção dos alimentos que a vaca consome. Além disso, a vaca não pode receber hormônios para uma maior produção e nem os medicamentos usuais na produção convencional. (Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe)

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SETOR AUTOMOTIVO


ESPECIAL – 26º Salão do Automóvel de São Paulo

Carro mais potente do Salão de São Paulo é sueco
Aberto ao público desde terça-feira, dia 27/10, o 26º Salão de São Paulo acontece até o dia 7/11 e reúne 450 carros de 42 marcas diferentes. Carros esportivos, com design arrojado e números de desempenho impressionantes, são as grandes atrações do evento. A Ferrari mostra seu modelo de série mais potente, a 599 GTO. Já a sueca Koenigsegg chega com o CCRX, o mais potente do salão. Com 1.110 cv, o esportivo de R$ 6 milhões é "flex". O exclusivo Bugatti Veyron, por sua vez, custa R$ 8 milhões.

Volkswagen desenvolve carro mais econômico do mundo
A Volkswagen amplia seu catálogo de produtos para tentar reconquistar o primeiro lugar. E a grande estreia no estande da marca é o sedã Jetta, que adota a nova identidade da VW, com linhas horizontalizadas. A montadora alemã também reforça seu compromisso com o desenvolvimento de veículos menos poluentes ao lançar o protótipo L1, que promete ser o carro mais econômico do mundo.

Japonesas levam híbridos e compactos ao Salão do Automóvel
Com a preocupação com redução de poluentes na moda, as montadoras japonesas apostam nos carros híbridos, movidos com um motor a combustão e outro a energia elétrica. A Honda apresenta o CRZ e o Insight, que nos EUA compete com o Toyota Prius, líder de vendas na categoria. O esperado compacto da Toyota, o Etios, não deu as caras no Salão. Melhor para a Nissan que largou na frente e lançou o pequeno March. O carro chega em 2011, importado do México.

Citroën faz carro inspirado em game
As francesas atraem pelo design inovador e investimentos em tecnologia. A Renault apresenta o Fluence, substituto do Mégane. Na Peugeot, a estrela é o esportivo RCZ. Já a Citroën mostra um protótipo futurista baseado em carro de corrida de jogo de Playstation.

Chevrolet apresenta modelo astro de "Transformers"
Há 85 anos no Brasil, a Chevrolet esteve nas 25 edições do salão desde 1960. No estande, porém, poucas surpresas. A marca confirmou a venda oficial do Camaro. A nova geração do modelo, astro do filme "Transformers", é uma releitura da clássica versão dos anos 60. A montadora também vai retomar a importação do Omega australiano. O 2011 vai estrear com uma série especial que homenageia o bicampeão Emerson Fittipaldi, no ano em que ele completa 40 anos de sua primeira vitória na Fórmula 1.

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SERVIÇOS & VAREJO


São Paulo / SP
Vendas de porta em porta crescem 19% até setembro
As vendas diretas, feitas de porta em porta, tiveram alta de 19% e somaram R$ 18,56 bilhões entre janeiro e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2009, mostra balanço divulgado ontem, dia 28/10, pela ABEVD - Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas. No terceiro trimestre do ano, o volume de negócios foi de R$ 6,8 bilhões, elevação de 15,3% frente igual período do ano passado. Segundo Paulo Quaglia, presidente da ABEVD, os números confirmam a solidez e a importância do setor para a economia do país. "Sem falar que o aumento constante no número de revendedores cadastrados revela que as vendas diretas cumprem um importante papel social em termos de geração de renda", diz. O número de revendedores ativos foi de 2,4 milhões para 2,7 milhões no terceiro trimestre do ano, alta de 12,5%.
Segundo a associação, "o fato de o setor ter se mostrado à prova de crises está promovendo alterações no perfil dos revendedores, consultores e distribuidores que atuam no segmento". "A venda direta tornou-se uma atrativa opção de carreira para estudantes, aposentados e profissionais liberais, além de servir de inspiração para uma parcela cada vez maior de novos empreendedores", diz Quaglia. O mercado brasileiro de vendas diretas fechou o ano de 2009 com um crescimento de 18,4%, movimentando um volume de R$ 21,8 bilhões. Apesar de as vendas serem popularmente conhecidas como "de porta em porta", a ABEVD não aprova o uso do termo por entender que isso pode confundir a atividade com outras que envolvem mercadorias de origem desconhecida. Atualmente a associação conta com 50 associadas, sendo 28 empresas de vendas diretas, 11 consultores e 11 fornecedores.

São Paulo / SP
Lojas Renner tem lucro de R$ 57 milhões no 3º trimestre um salto de 86%
A Lojas Renner apresentou ontem, dia 28/10, lucro líquido de R$ 57 milhões para o terceiro trimestre, volume 86,3% superior ao apurado em igual período do ano passado. A companhia atribuiu o resultado à manutenção do cenário macroeconômico favorável, aliado ao lançamento da coleção de primavera-verão. A média de sete estimativas obtidas pela Reuters apontava para lucro de R$ 48,2 milhões no período. No acumulado dos nove primeiros meses de 2010, a Renner contabiliza lucro de R$ 184,9 milhões. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da varejista de roupas somou R$ 105 milhões de julho a setembro, ante R$ 73,9 milhões um ano antes. A margem Ebitda, por sua vez, subiu de 15,2%. A receita líquida com vendas de itens de vestuário atingiu R$ 568,7 milhões no trimestre passado, aumento de 16,8% na comparação anual.
Já as vendas pelo conceito mesmas lojas - que considera aquelas em operação há pelo menos 12 meses - cresceram 10,5% nos três meses até setembro, bem acima da alta de 1,3% há um ano. O resultado com serviços financeiros da companhia alcançou R$ 44 milhões no terceiro trimestre, montante 60,5% maior na relação com o mesmo intervalo em 2009. O valor foi favorecido pelo menor nível de inadimplência e vendas parceladas em até oito vezes com incidência de encargos. Além do cartão próprio, em setembro a Renner passou a oferecer aos clientes a opção de pagamento com cartão de crédito emitido pela empresa, com bandeiras Visa ou Mastercard. Disponível inicialmente em Campinas/SP, Florianópolis/SC e Salvador/BA, a varejista emitiu 130 mil plásticos a clientes selecionados. A Renner informou ainda que, de janeiro a setembro, foram abertas seis novas lojas e, até dezembro, devem ser inauguradas outras oito unidades.

São Paulo / SP
Lucro da Hering cresce em 45,8%
A Hering - varejista de vestuário - reportou lucro de R$ 33,479 milhões no terceiro trimestre deste ano, superando em 45,8% os ganhos do mesmo período do ano passado (R$ 22,965 milhões). O resultado segue uma expansão de 33,9% da receita líquida, que somou R$ 235,180 milhões entre julho e setembro. Já o resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) avançou 50% na comparação anual, para R$ 57,701 milhões no trimestre. A margem Ebitda subiu de 21,9%, no terceiro trimestre de 2009, para 24,5%, em igual período deste ano. No balanço, a empresa informa que antecipou para o próximo ano a meta de expandir a rede Hering Store para 405 lojas, antes prevista apenas para 2012. A decisão se deve a um estudo que indicou o potencial de ampliar a rede para 604 lojas. No fim deste ano, com a inauguração de mais 34 pontos no último trimestre, a Hering Store deverá somar 337 lojas - entre unidades próprias e franquias. Foram adicionadas 12 lojas ao plano inicial da empresa para 2010.

Da redação – Porto Alegre / RS
Clínica SIDI amplia atendimento no Rio Grande do Sul
O SIDI – Medicina por Imagem – está ampliando o atendimento no Rio Grande do Sul. No total, três novas unidades estarão disponíveis aos clientes da clínica de radiologia nos próximos meses. Em Esteio, onde desde o final da década de 1990 já existe uma unidade do SIDI/Ecom, o novo empreendimento, localizado na Rua Santo Amaro, 203, já estará apto a marcar exames a partir de novembro. O espaço físico será de 1,4 mil m² de área distribuído em dois andares, sendo o superior reservado para estacionamento. Esta unidade manterá os exames de ecografia, mamografia e raios–X, já oferecidos no antigo estabelecimento de 300 m², e acrescentará ressonância magnética, tomografia e densitometria óssea. O projeto arquitetônico permite à unidade de Esteio atingir, no futuro, até cinco andares.
Outra unidade que está na reta final de conclusão das obras é a de Capão da Canoa, com previsão para começar o atendimento ao público a partir de dezembro. Esta será a primeira vez que a cidade litorânea terá uma clínica especializada em exames radiológicos. Localizada na Rua Ceci, 2888, o espaço de 200 m² estará disponibilizando exames de ecografia, raios-x, mamografia e densitometria óssea. Uma das vantagens desta nova unidade é facilitar o deslocamento do paciente, por estar situada em uma região que abrange hospital, clínicas de fisioterapia e consultórios médicos.
Também na região litorânea do Estado, em Tramandaí, as obras da nova unidade estão previstas para iniciar em janeiro de 2011 e com previsão de término para agosto. A nova clínica vai ocupar uma área de 503 m² e estará situada na Travessa Heitor Gil, 315. Desde meados do ano passado, o SIDI já atua neste município realizando exames de ultrassonografia, porém o número elevado de exames antes mesmo do início da temporada de verão, quando a procura é mais intensa, serviu de incentivo para a construção deste novo empreendimento. O principal objetivo será oferecer ao público um número maior de exames radiológicos, como ecografia, raios-x, densitometria óssea, ressonância magnética e tomografia computadorizada.
O SIDI – Medicina por Imagem conta com 17 unidades em funcionamento no Estado, localizadas nos municípios de Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Guaíba, Camaquã, Gravataí, Viamão, Esteio, São Jerônimo e Tramandaí. (Fonte: Amorim Comunicação)


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COMÉRCIO EXTERIOR


Brasília/DF e São Paulo/SP
Cai a exportação de celulose em 13,2% no mês de setembro
As exportações brasileiras de celulose registraram forte queda em setembro em relação ao mesmo período do ano passado, assim como a produção do insumo. Segundo a Bracelpa -Associação Brasileira de Celulose e Papel -, no mês passado as exportações totalizaram 662 mil toneladas, queda de 13,2% em relação ao mesmo período de 2009 e de 2,4% ante agosto. A queda das vendas externas de celulose na comparação anual pode ser atribuída à forte base de comparação, pois em setembro de 2009 os embarques à China tiveram aumento expressivo. No acumulado do ano, as exportações de celulose alta de 0,7%, para 6,182 milhões de toneladas.
A Europa continua sendo o principal destino das exportações brasileiras de celulose, com 1,572 milhão de toneladas embarcadas entre janeiro e setembro, enquanto a China responde sozinha por 857 mil toneladas. Já a produção total de celulose foi de 1,167 milhão de toneladas em setembro, queda de 3,6% na comparação com igual mês de 2009 e alta de 1,1% sobre agosto deste ano.
De janeiro a setembro, o Brasil produziu 10,447 milhões de toneladas de celulose, sendo 8,9 milhões correspondentes a fibra curta, 1,217 milhão de toneladas de fibra longa e 330 mil toneladas de pasta de alto rendimento. A produção dos nove primeiros meses do ano é 6,6% maior que nos mesmos meses de 2009. "Parcela significativa desse volume permaneceu no mercado interno e foi direcionada à produção de papéis", disse a Bracelpa, em nota.
Houve leva alta em papel - Ainda de acordo com a Bracelpa, a produção brasileira de papel avançou 1,4% ante setembro de 2009 e caiu 3% contra agosto, chegando a 811 mil toneladas. No acumulado do ano, o crescimento é de 5,1%, para 7,732 milhões de toneladas. Do total produzido no mês passado, 406 mil toneladas correspondem a embalagens e 215 mil toneladas a papéis de imprimir e escrever, altas de 5,5% e queda de 0,5%, respectivamente, em comparação a setembro do ano passado. No mês passado, foram exportadas 159 mil toneladas de papel, queda de 9,7% ante o mesmo mês do ano anterior e alta de 0,6% em relação a agosto. No ano, a alta das vendas externas de papel é de 6,9%, para 1,572 milhão de toneladas. (Agência Reuters)

Da redação – São Paulo / SP
Cotia Trading é a empresa mais admirada do Brasil no segmento comércio exterior
A Cotia Trading recebeu o prêmio “As empresas mais admiradas do Brasil 2010”, realizada pela revista Carta Capital, este mês em SP. A empresa foi eleita a melhor no setor de comércio exterior. A premiação que foi feita em parceria com a consultoria Officina Sophia, Paulo Secches, completou sua 13ª edição como um dos eventos mais tradicionais de economia do país. O ranking das “Mais Admiradas”, foi pesquisado entre junho e agosto deste ano, avaliou mais de 48 segmentos e realizou mais de 1,1 mil entrevistas com executivos de empresas. O concurso premia as companhias que mais tenham se destacado nos quesitos de solidez, notoriedade, qualidade de produtos, respeito pelo consumidor, qualidade de gestão, inovação e desenvolvimento sustentável. A cerimônia de entrega dos prêmios contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Fazenda Guido Mantega, do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge, do ministro do Esporte Orlando Silva e do ministro da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas.
Sobre a Cotia - Desde 1976 no mercado, a Cotia oferece a seus clientes soluções completas que integram gestão,logística e financiamento. Cada operação é desenhada sob medida com objetivo de obter melhor resultado final. Uma rede de subsidiaria e empresas coligadas assegura a eficiência e a rapidez das operações.Com mais de 30 anos de know-how, a Cotia é hoje a maior empresa de comércio exterior do Brasil. Com escritórios e subsidiaria também na Argentina, Hong Kong e Estados Unidos a Cotia sempre busca a melhor alternativa para aumentar a rentabilidade das operações de seus clientes, seja qual for o ramo de atividade. (Fonte: IR Comunicação)

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TI, WEB & e-COMMERCE


Seattle / EUA
Microsoft registra aumento no lucro de 51%
A Microsoft registrou alta de 51% no lucro trimestral, impulsionado pelo crescimento nas vendas de seus principais produtos, o sistema operacional Windows e o suite de softwares Microsoft Office, além do lançamento de uma nova edição do popular videogame Halo. A companhia, maior fabricante de softwares do mundo, informou nesta quinta-feira que registrou um lucro de US$ 5,4 bilhões, ou US$ 0,62 por ação, no primeiro trimestre do exercício fiscal de 2011. No mesmo período do ano anterior, o lucro da empresa foi de US$ 3,6 bilhões, ou US$ 0,40 por ação. A receita da Microsoft cresceu 25%, para US$ 16,2 bilhões. Analistas esperavam ganhos de US$ 0,55 por ação, segundo o Thomson Reuters. As ações da companhia registraram alta de 1,6% no after-market - operações realizadas após o encerramento normal do pregão. (Agência Reuters)

Nova Iorque / EUA
McAfee registra lucro de US$ 47 milhões e supera expectativas
A McAfee informou um lucro trimestral maior que o esperado devido à forte demanda por seu software de segurança, embora as projeções de vendas da empresa para os últimos três meses do ano seja fraca. A McAfee, que está em processo de aquisição pela Intel, registrou um lucro de US$ 47 milhões, ou US$ 0,30 por ação, no terceiro trimestre, ante os US$ 37 milhões, ou US$ 0,23 por ação, registrados um ano antes. Excluindo itens, o lucro por ação da companhia foi de US$ 0,67, US$ 0,03 acima da estimativa média de analistas, segundo a Thomson Reuters. Já a receita do terceiro trimestre cresceu 8% em relação ao mesmo período de 2009, para US$ 523 milhões, em linha com o esperado por Wall Street. As projeções da McAfee para a receita do quarto trimestre, no entanto, foram de entre US$ 530 milhões e US$ 550 milhões, abaixo da previsão média de analistas, de US$ 550 milhões. (Agência EFE)

Da redação – Porto Alegre / RS
Serrano participa de site com ofertas exclusivas para o público gaúcho
A partir de hoje, dia 29/10, inaugura mais um site de ofertas para compras coletivas. É o ofertastchê, focado em produtos diferenciados para o exigente público gaúcho. A prova disso é que o site já inicia ofertando o melhor hotel de montanha do país, o Serrano Resort Convenções e SPA, da GJP Hotéis & Resorts, que se localiza em Gramado. Para consultar, acesse: www.ofertastche.com.br. (Fonte: Assessoria do GJP Hotéis Resorts)

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TELECOM


Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Lucro da Oi cresce 567% no 3º trimestre
A Oi registrou lucro líquido de R$ 427 milhões no terceiro trimestre, alta de 567,2% frente aos R$ 64 milhões obtidos em igual período em 2009. No acumulado de janeiro a setembro, foi observado lucro de R$ 1,367 bilhão, ante prejuízo de R$ 71 milhões em intervalo de tempo correspondente, decorrente de despesas com a compra da Brasil Telecom. O resultado no terceiro trimestre foi atribuído a menores custos e despesas, além da melhora no resultado financeiro líquido da companhia. A companhia investiu R$ 600 milhões de julho a setembro. Com isso, foram totalizados R$ 1,4 bilhão ao logo dos nove primeiros meses de 2010. Do total investido, 43,7% foram direcionados para o setor de dados e banda larga. A telefonia móvel ficou com 33,7%, e a telefonia fixa absorveu 22,7% dos investimentos. Segundo a Oi, a companhia possui 8 milhões de clientes em São Paulo. Isso representa participação de 13,2% em todo o estado, e de cerca de 18% na região metropolitana paulista.

Da redação – Porto Alegre / RS
Vivo realizou encontro interativo com colaboradores
Com o título Criando Pontes, a Vivo realizou nos dias 25/10, 26/10 e 27/10 o Encontro de Pessoas Vivo da Regional Sul 2010, no Hotel Serrano em Gramado/RS. A proposta foi inovadora. Montado em um formato de arenas onde as palestras ocorreram simultaneamente no mesmo espaço, o evento anual da empresa trouxe uma nova dinâmica de interação, tecnologia e conexão entre 450 colaboradores do RS, SC e PR que estiveram presentes. “Temos a oportunidade de aprimorar conhecimentos e vivenciar novas experiências, criando pontes para uma vida mais humana, segura, divertida e inteligente”, disse a diretora da Regional Sul da Vivo, Clenir Wengenowicz, ao abrir o evento. No dia 26/10, diante de uma platéia curiosa, Clenir apresentou o modelo do encontro em uma arena central, circundada de público por todos os lados. Nos quatro cantos do mesmo espaço, quatro arenas menores estavam divididas por temas: Humana, Segura, Inteligente e Divertida, onde ocorreram as apresentações simultâneas de executivos da Vivo do Brasil e de convidados especiais. “A proposta é colocar todas as pessoas em contato com todos os conteúdos, permitindo que cada um escolha em um ângulo de 360º como e quando se conectar com cada palestra. A conexão é facilitada por um rádio que tem quatro opções de canais, cada um ligado a uma arena, a um assunto”, explica Clenir Wengenowicz.
Trata-se de um modelo democrático e interativo. Cada pessoa pode acompanhar as arenas que mais lhe interessam de qualquer lugar. Ferramentas como SMS serviram para fazer as perguntas chegarem aos palestrantes, enquanto os colaboradores postavam informações e percepções no twitter. Foi criada inclusive uma hashtag - #EPVIVOSUL – que mobilizou os participantes. Pessoas da Vivo - como Alexandre Fernandes (diretor de Produtos e Serviços), Leda Kayano (diretora de Inteligência de Mercado e Consumidor), Juliana Limonta (consultora de Responsabilidade Socioambiental) e Silvio Sato (gerente de divisão de estratégia de Comunicação e Branding) – revezaram-se em apresentações nas arenas com convidados especiais.
A Vivo Sul também convidou um time de primeira do mercado para compartilhar informações: Tiago Faccio (diretor da WooDoo Oficina Web), Rodrigo Machado (sócio-diretor da Opinião Produtora), Diego Alves (gerente de produto da Samsung), Ethevaldo Siqueira (escritor, jornalista e consultor de novas tecnologias, colunista do jornal Estado de S.Paulo), Rita Almeida (Sócia diretora da CO.R Inovação), André Pase (jornalista, doutor em Comunicação, professor e coordenador na FAMECOS/PUC), Eduardo Santos (diretor da Rádio Pop Rock), Ligia Nery Silveira (Fundadora e Diretora da DCO Desenvolvimento de Carreira e Outplacement), Tania e Ana Bertuol (consultoras de Estilo e Etiqueta Corporativa), Alfredo Fedrizzi (sócio-diretor da agência Escala) e Murilo Vargas (gerente de produto da Sony Ericsson).
Na arena central, no final do dia 26/10, o escritor e netweaver da Escola-de-rede Augusto de Franco falou sobre treinamento futuro, conexões e redes sociais. De Franco levou a uma grande reflexão de como as informações podem ser compartilhadas em rede, quais as funções da rede social, diferenças entre rede social e mídia social. E mais como a educação ocorre atualmente, as ferramentas que são utilizadas para o aprendizado e a importância da forma como o conhecimento é adquirido. No final, juntamente com Luis Fernando Guggenberger, consultor de Responsabilidade Social Corporativa da Vivo, e Joyce Paiva, gerente de divisão do Trade Marketing da Vivo, propôs a participação dos colaboradores em formato de aquário, no qual quem quiser, da platéia, sobe na arena, senta em uma cadeira e participa diretamente do bate-papo.
No dia 27/10, o encontro encerrou-se com palestra de Roberto Shinyashiki, que falou das competências, atitudes e ações de um campeão. Mostrou filmes e destacou que o importante é acreditar sempre. Falou da importância das pontes, sempre permeando suas colocações com relatos de experiências pessoais. No final, foi aplaudido de pé. E para encerrar, Clenir Wengenowicz, juntamente com o diretor territorial, Antonio Pizarro, e o gerente da Vivo para Santa Catarina, Josué Freitas, reforçaram a importância daquele time que estava ali. A Regional Sul da Vivo conta com mais de 8,7 milhões de clientes, levando cobertura a 870 cidades dos três estados do Sul. O encontro reforçou a atuação da Vivo em uma sociedade em rede, reafirmando a missão da companhia de criar condições para que o maior número de pessoas possa se conectar a qualquer momento, de qualquer lugar. E para tanto os colaboradores foram colocados em contato com essa dinâmica de informações e, a partir daí, formando novas redes e novas pontes no processo do negócio. (Fonte: Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da VIVO Sul)

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MERCADO DE LUXO

Londres / Inglaterra
Cessna apresenta novo jato Citation Ten
A empresa Cessna acaba de colocar no mercado mais um super jato, o Citation Ten. Trata-se de uma versão mais avançada do Citation X, que é atualmente o jato mais rápido do mundo. O Citation Ten é cerca de 40 centímetros mais longo que o modelo X e tem capacidade para até 10 passageiros, sentados com muito luxo e conforto. (LEIA MAIS)


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MÍDIA


Da redação – São Paulo / SP
Metro Brasil lança o jornal Metro Motor
A Metro Brasil, que edita o Metro, maior jornal de circulação gratuita do Brasil, apresentou ontem, dia 28/10, o Metro Motor. Trata-se de um novo jornal com conteúdo exclusivamente focado em assuntos relacionados indústria de automotiva. Sua pauta foca fabricantes, consumidores, amantes e curiosos do universo dos carros e das motos, abordando novidades, eventos, comparativos e serviços, além de temas relacionados a turismo, tecnologia e sustentabilidade, entre outros. (LEIA MAIS)





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