Edição 382 | Ano II

São Paulo / SP
Agência reguladora fica sem verba
Sem prestígio na atual administração, as agências reguladoras amargaram no ano passado o maior corte no orçamento desde que foram criadas, em meados da década de 90. O contingenciamento, que em 2002 era de 65,6%, cresceu tanto no governo Lula que alcançou 85,7% das receitas totais, segundo levantamento da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), com informações do Tesouro Nacional.
Entre 1998 e 2009, cerca de R$ 37 bilhões deixaram de entrar no caixa das agências para reforçar o superávit primário do governo federal. Só em 2009, foram R$ 8 bilhões, referentes a receitas diversas, como royalties, taxas de fiscalização cobradas das concessionárias e bônus. Normalmente, esses recursos não podem ser usados para outras finalidades, por isso entram no superávit.
Um dos principais reflexos da asfixia das agências é a fiscalização dos serviços públicos, cuja qualidade tem se deteriorado nos últimos anos. Sem dinheiro suficiente e quadro de funcionários restrito, a capacidade para detectar falhas no mercado e exigir melhorias diminui sensivelmente. Isso dá margens para a piora na prestação de serviços ao consumidor.
No setor aéreo, o aumento da demanda provocou o caos nos aeroportos e testou a paciência dos passageiros. O último episódio, ocorrido no início do mês, escancarou as fragilidades da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que não conseguiu evitar o colapso provocado pela Gol ao mudar seu sistema de dados. No fim do ano passado, o mesmo havia ocorrido com a TAM, que mudou o sistema de check-in.
Um dos fatores por trás dessa dificuldade para detectar problemas futuros é exatamente a falta de recursos. No ano passado, a área de fiscalização e regulação da Anac contava só com R$ 20 milhões para garantir o funcionamento da aviação civil dentro de padrões internacionais de qualidade e segurança, conforme dados da ONG Contas Abertas. Neste ano, dos R$ 34 milhões autorizados para a área, R$ 10 milhões foram contingenciados.
O setor de energia, embora mais evoluído, também padece da mesma deterioração nos serviços, cuja demanda tem crescido de forma expressiva. Em 2006, por exemplo, o tempo que o brasileiro ficou sem luz foi o mais longo desde a privatização, com uma sequência de apagões que se estendeu até este ano. Embora a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirme que realizou fiscalizações acima da meta física do Projeto de Lei Orçamentária Anual, o volume caiu em relação a 2008. O planejamento inicial era fazer 2.017 fiscalizações, mas foram realizadas só 1.866 por causa do corte de verbas, conforme Relatório de Gestão referente a 2009. (Agência Estado)

Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Greenpeace faz passeatas contra exploração do pré-sal no Brasil
Manifestantes ambientalistas do grupo Greenpeace promoveram, na manhã de ontem, domingo, dia 15/8, passeatas nas orlas de três capitais brasileiras. Os ativistas marcharam pelas cidades de Salvador/BA, Recife/PE e Rio de Janeiro/RJ, protestando contra o risco de acidentes motivados pela exploração de petróleo em águas profundas. Os ativistas cobriram seus corpos com uma espécie de pasta negra e ostentaram cartazes que faziam referência ao desastre ecológico do Golfo do México, nos EUA, em abril deste ano. A crítica do Greenpeace é direcionada ao projeto brasileiro de exploração da camada pré-sal e seus quase cem bilhões de barris de petróleo.

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INDICADORES ECONÔMICOS


RESUMO da Semana – 9 a 13 de agosto de 2010
Confiança da Indústria de Transformação de Pernambuco recua - O Índice de Confiança da Indústria de Transformação de Pernambuco (ICI-PE) recuou 1,3%, entre junho e julho, ao passar de 118,8 para 117,3 pontos, considerando-se dados com ajuste sazonal.

IGP-M em aceleração no primeiro decêndio de agosto - O IGP-M registrou, no primeiro decêndio de agosto, taxa de variação de 0,42%. Em julho, no mesmo período de apuração, a taxa foi de 0,14%. Os três componentes do IGP-M apresentaram as seguintes trajetórias: IPA, de 0,19% para 0,75%, IPC, de -0,31% para -0,40%, e INCC, de 0,89% para 0,27%.

IPC-S ainda em queda na primeira semana de agosto - O IPC-S de 07 de agosto de 2010 apresentou variação de -0,18%, taxa 0,03 ponto percentual (p.p.) acima da registrada na última divulgação.


ECONOMIA NACIONAL
Índices de Preços ao Consumidor
IPC da Fipe fica em 0,20% na primeira quadrissemana de agosto - A primeira quadrissemana de agosto do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou inflação de 0,20% na cidade de São Paulo, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O resultado ficou 0,03 ponto percentual (p.p.) acima do índice na quarta quadrissemana do mês de julho (0,17%). Dos sete itens que compõem o IPC da Fipe, os resultados apurados foram: Habitação (0,36%), Alimentação (-0,46%), Transportes (0,41%), Despesas Pessoais (0,65%), Saúde (0,58%), Vestuário (-0,04%) e Educação (0,15%).

Indústria
Emprego na indústria cresceu 0,5% em junho - De acordo com o IBGE, em junho de 2010, o total do pessoal ocupado no setor industrial avançou 0,5% frente ao mês anterior, já descontados os efeitos sazonais, sexto resultado positivo consecutivo. Na comparação com junho de 2009, o emprego industrial avançou 4,9%, quinta taxa positiva consecutiva e a mais elevada desde o início da série histórica. Com isso, o fechamento do primeiro semestre do ano registrou expansão de 2,4%, acelerando o ritmo frente aos resultados dos últimos meses. O acumulado nos últimos 12 meses permaneceu apontando recuo (-1,6%), mas prosseguiu com a redução no ritmo de queda iniciada em janeiro último.

Comércio Varejista
Em junho, vendas do varejo crescem 1% -
O comércio varejista do país manteve-se com resultado positivo no mês junho de 2010, apresentando taxas de 1% no volume de vendas e de 0,5% na receita nominal, ambas as variações com relação ao mês anterior ajustadas sazonalmente. O resultado completa dois meses consecutivos de crescimento no volume de vendas após a forte queda do mês de abril. Para a receita nominal de vendas, é o sexto mês consecutivo de taxas positivas, como aponta a evolução dos indicadores de base fixa.

Setor Externo
Balança registra superávit de US$ 943 milhões na primeira semana de agosto - Nos cinco dias úteis da primeira semana de agosto (1º a 8), a balança comercial brasileira teve saldo positivo de US$ 943 milhões, com média diária de US$ 188,6 milhões. Na comparação com a média diária do mês de julho (US$ 61,7 milhões), o superávit na balança comercial teve aumento de 205,8%. Em relação à média de agosto do ano passado (US$ 145,4 milhões), o crescimento foi de 29,7%. A corrente de comércio (soma das exportações e importações) foi de US$ 7,893 bilhões, com média diária de US$ 1,578 bilhão, nesta primeira semana do mês. A média está 2,2% acima da registrada no acumulado do mês de julho (US$ 1,545 bilhão) e é 34,6% superior a média do mês agosto de 2009 (US$ 1,172 bilhão).

Economia Internacional
Sobe o número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA - O número de trabalhadores norte-americanos que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego subiu 2 mil na semana até 7 de agosto, após ajustes sazonais, para 484 mil solicitações. De acordo com o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, esse foi o nível mais alto desde a semana encerrada no dia 20 de fevereiro deste ano.

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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas da Ásia
POR PROBLEMAS TÉCNICOS, NÃO CONSEGUIMOS ACESSAR O RESULTADOS DAS BOLSAS

HOJE – Abertura das Bolsas da Europa
POR PROBLEMAS TÉCNICOS, NÃO CONSEGUIMOS ACESSAR O RESULTADOS DAS BOLSAS

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MERCADO FINANCEIRO


São Paulo / SP
Poupança lidera preferência na classe
Não é de hoje que a poupança figura entre os investimentos com menor rendimento, abaixo de 1%. Apesar disso, a tradicional caderneta continua sendo a preferida dos investidores, inclusive daqueles com menor renda. Segundo pesquisa da consultoria Quórum Brasil feita com pessoas da classe C com renda familiar entre R$ 1.500 e R$ 2 mil, 51% dos homens e 34% das mulheres têm entre suas aplicações a poupança. Poucos investem em ações, boa parte, por não achar que o mercado acionário é adequado ao padrão de renda. "O primeiro fator que explica o investimento em poupança é comportamental. Os pais, os avós, muitas gerações já aplicavam na caderneta", diz o diretor da Quórum Brasil, Cláudio Silveira. O aumento da renda e a abertura da primeira conta bancária por milhares de brasileiros também explica a preferência. "Há uma alta penetração desse investimento no Brasil porque é um produto muito vendido pelos bancos. Com qualquer R$ 1 você investe", diz o consultor Mauro Calil. Segundo o Banco Central, 54% dos poupadores têm até R$ 100 na caderneta. (Agência Estado)

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INDÚSTRIA


Tóquio / Japão
Toshiba vai cortar gastos com insumos em US$ 12 bilhçoes em 3 anos
A Toshiba, maior fabricante de chips do Japão, anunciou que planeja cortar em 1 trilhão de ienes (U$S 11,7 bilhões) o gasto com suprimentos nos próximos três anos, buscando novos fornecedores em mercados emergentes. A Toshiba quer gastar 70% do seu orçamento de compras de insumos no exterior no ano que começa em abril de 2012, ante nível de 57% no ano fiscal de 2009/2010, informou um porta-voz da companhia. A empresa japonesa, que também é a segunda maior fabricante de chips de memória NAND do mundo depois da Samsung, planeja cortar custos especialmente em TVs planas e outras divisões de produtos eletrônicos de consumo em meio a uma guerra de preços que está pesando sobre a lucratividade do conglomerado. (Agência Reuters)

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AGRONEGÓCIOS

São Paulo / SP
Grupo frigorífico JBS expande receita, mas lucro despenca no 2º trimestre
A JBS, maior produtora de carne bovina do mundo, informou que teve lucro de R$ 3,7 milhões no segundo trimestre de 2010. O resultado ficou abaixo da estimativa média de analistas ouvidos pela Reuters, que previram lucro de R$ 180 milhões para o período. "A demanda por capital de giro, bem como o impacto da volatilidade cambial durante o trimestre, foram as principais causas desse recuo do nosso lucro", disse a empresa.
No mesmo período do ano passado, quando a JBS ainda não contava com as operações de Bertin e Pilgrim's Pride, adquiridas somente no final de 2009, a empresa teve lucro de R$ 125,9 milhões, informou a companhia, em relatório. O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no período ficou em R$ 1 bilhão, uma alta de 163,3% em relação ao obtido em igual trimestre de 2009. A margem Ebitda subiu de 4,1% para 7,1%.
Na comparação anual, a receita operacional líquida da JBS cresceu 52,5%, para R$ 14,1 bilhões. Segundo a empresa, o aumento refletiu o aumento geral nos preços de venda, condições de mercado favoráveis e crescimento na base de clientes. "Esperamos que os volumes e os preços continuem fortes no segundo semestre, especialmente a partir dos EUA, à medida que o comércio internacional tende a se normalizar", disse o presidente-executivo da JBS, Joesley Mendonça Batista, em relatório. No documento, a companhia informou também que não incorporou os números da Inalca nesse trimestre, devido a discordâncias com o sócio no negócio, a Cremonini. (Agência Reuters)

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SETOR AUTOMOTIVO


Da redação – São Paulo / SP
Crédito para financiamento de veículos aumenta 13,5% no semestre
O crédito para financiamento de veículos cresceu 13,5% no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). O saldo das carteiras para pessoa física de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e de leasing atingiu R$ 167,3 bilhões em junho, ante R$ 147,4 bilhões no mesmo mês do ano passado. O aumento dos financiamentos foi creditado pela entidade ao maior poder de compra da população e à criação de empregos. O CDC foi a modalidade mais utilizada pelo consumidor para financiamento de veículos no primeiro semestre, com 43% de participação, seguido por leasing (13%) e consórcio (6%). Trinta e seis por cento das compras foram feitas à vista.

São Paulo / SP
Ford segue receita de sucesso do Honda City e lança Fiesta Sedan
Rejeitada pelos garotos na escola, a menina desengonçada de Horizontina/RS cresceu e virou top model. Gisele Bündchen e o Ford Fiesta têm algo em comum. Basta lembrar do carrinho lançado em 1996 que, de tão feio, logo ganhou o apelido de "sapinho". Agora, na sexta geração, vira príncipe e também deixa para trás a fama de simplório e baratinho. Promovido ao pujante segmento dos compactos "premium", o novo Fiesta Sedan mira Honda City e VW Polo -todos na faixa de R$ 50 mil. O Fiesta anterior, reestilizado em abril, continua à venda como opção econômica. Já o moderno é importado do México exclusivamente na configuração sedã, equipada com o motor 1.6 Sigma (115 cv) do Focus. É o mesmo Fiesta vendido nos EUA. Mas só eles têm direito à cereja do bolo. Itens como duplo comando de válvulas do motor, controle de tração e câmbio automático de dupla embreagem não são nem opcionais por aqui. Ainda assim, o Fiesta é o primeiro Ford global no Brasil. "Adequamos o conteúdo para deixá-lo competitivo", justifica Lucíola Almeida, gerente de marketing da Ford. Mesmo com bancos de couro e airbag de joelho e de cortina, o Fiesta topo de linha (R$ 55 mil) é quase 10% mais barato que o City 1.5 (115 cv) igualmente equipado.
Mercado do homem metrossexual - Motoristas que valorizam o conforto vão preferir a direção elétrica e a suspensão macia do sedã da Ford. Destaque para o painel e para o baixo nível de ruído interno, com para-brisa acústico inédito em hatches. Mas, a 120 km/h na estrada, o vento cortando os enormes retrovisores incomoda. Quem vai atrás optará pelo Honda, que oferece espaço extra de 12 cm para as pernas e o maior bagageiro da categoria: 506 litros (66 litros maior que o do Fiesta). Maior e mais caro para manter, o sul-coreano Kia Cerato caiu para R$ 49,9 mil. Resta saber se esse Fiesta metrossexual é rápido na pista como é bom de passarela. (Agência Folha Online)

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SERVIÇOS & VAREJO


Da redação – São Paulo / SP
Redes de lojas de departamentos têm desempenho positivo no trimestre
Algumas das principais redes de lojas de departamentos dos EUA divulgaram seus números relativos ao segundo trimestre de 2010. Na Nordstrom, focada no segmento de luxo, as vendas cresceram 12,7% em termos líquidos na comparação anual, para US$ 2,42 bilhões. Considerando apenas lojas abertas há mais de 12 meses, a expansão foi de 8,4%, com destaque para o crescimento de 34,1% nas vendas no varejo não-loja. O líquido da empresa saltou 39% na comparação anual, para US$ 146 milhões. Na Kohl’s, focada no segmento médio da população, as vendas chegaram a US$ 4,1 bilhões, 7,7% mais que um ano antes, com expansão de 4,6% em mesmas lojas. A receita operacional foi de US$ 449 milhões, o equivalente a 10,9% das vendas (0,4 ponto percentual mais que em 2009), enquanto o lucro líquido da empresa foi de US$ 260 milhões, 13,5% mais que no segundo trimestre do ano passado. Na JC Penney os resultados também foram melhores que em 2009, mas bem menos brilhantes: as vendas caíram 0,1% na comparação anual, para US$ 3,94 bilhões (+0,9% em mesmas lojas), impactadas pela descontinuidade dos grandes catálogos da empresa no início deste ano. As vendas online no site jcp.com avançaram 4% na comparação anual, para US$ 317 milhões. O lucro operacional chegou a US$ 95 milhões, 41,8% mais que no ano passado, e o resultado líquido foi de US$ 14 milhões, contra um prejuízo de US$ 1 milhão no segundo trimestre de 2009.

Da redação – São Paulo / SP
Franquias são premiadas por design de lojas
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou na semana passada, em parceria com o Retail Design Institute (RDI), a entrega da primeira edição do Prêmio de Design ABF - Retail Design Institute, reconhecendo projetos de design que contribuem para malhorar a experiência de compra dos consumidores, ganhar mercado e melhorar o desempenho das empresas. O prêmio de Design do Ano foi entregue à Hering Store, considerada a franqueadora que melhor usou o design para criar um ponto de venda encantador. A escolha levou em consideração critérios como a elevação da experiência da compra dos consumidores; a expansão de mercado através do design; e programas de comunicação e marketing. O prêmio de Inovação do Ano, que leva em conta, conceito, visual merchandising, iluminação, equipamentos, móveis e comunicação, ficou para a Contém 1g. Na categoria Franqueador Pleno (redes franqueadoras com dez ou mais franqueados e no mínimo três anos de atuação), a Fotoptica ficou com a primeira colocação em Design, seguida por Star Point e TKTS. Na categoria Franqueador Sênior (redes franqueadoras com 30 ou mais franqueados e no mínimo cinco anos de atividade), foram premiadas Capodarte, Água Doce Cachaçaria e Morana. Na categoria Franqueador Máster (redes franqueadoras com 60 ou mais franqueados e no mínimo dez anos de atividade), a vencedora foi novamente a rede Hering Store, seguida por Mundo Verde e Contém 1G, de saúde e beleza.

Da redação – São Paulo / SP
Makro Extravaganza amplia escopo para pequeno e médio varejo
O Makro Extravaganza, evento realizado pelo Makro, maior atacadista de autosserviço do Brasil, com foco em clientes profissionais, chega à quarta edição e pela primeira vez apresentará conteúdos voltados ao pequeno e médio varejo. O Extravaganza oferece capacitação gratuita em gestão de negócios e gastronomia e oferece soluções para o setor de food service. Nas primeiras três edições, o evento foi focado exclusivamente em transformadores de alimentos, especificamente para o segmento de food service (Hotéis, restaurantes, cafeterias, bares, buffets, lanchonetes e afins). A expectativa, com a ampliação do evento, é que haja um aumento de até 30% no número de visitantes em relação ao ano passado. A edição deste ano começa amanhã e vai até quinta no Moinho Eventos, em São Paulo, espaço que conta com 6.800 m² de área de exposição. Serão investidos mais de R$ 6 milhões no evento, que deverá contar com até 80 expositores. A previsão de público é de 7 mil clientes.

Da redação – São Paulo / SP
Riachuelo tem lucro 36,8% maior
O grupo Guararapes, controlador da rede de vestuário Riachuelo, disse que no segundo trimestre do ano seus lucros líquidos subiram 36,8% em relação ao mesmo período de 2009, para R$ 58,2 milhões, impulsionados pelo bom desempenho no Dia das Mães e Namorados. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 122,1 milhões, contra R$ 102,9 milhões um ano atrás. A receita líquida avançou 13,1%, para R$ 596 milhões, com alta de 7% em mesmas lojas. Até o final do ano, a empresa pretende abrir nove lojas, com mais 16 em 2011.

Da redação – São Paulo / SP
Procter & gamble anuncia plano para usar embalagens sustentáveis
A Procter & Gamble anunciou que pretende usar plástico feito a partir de derivados da cana de açúcar em algumas embalagens de suas marcas Pantene Pro-V, COVERGIRL e Max Factor. O material é produzido por meio de um processo que transforma a cana de açúcar em plástico polietileno de alta densidade (HDPE), um tipo comumente usado em embalagens. A embalagem derivada de cana de açúcar é 100% reciclável. O projeto piloto acontecerá no mundo todo durante os próximos dois anos, com os primeiros produtos chegando às prateleiras em 2011.

Da redação – São Paulo / SP
Suplicy expande rede de cafés para fora de SP
A Suplicy Cafés está expandindo a sua rede de cinco lojas para fora da capital paulista. No mês que vem, abre uma unidade no Shopping Iguatemi de Brasília/DF. Outros dois mercados, Rio de Janeiro e Campinas/SP, já estão sendo analisados pela empresa. A loja de Brasília, somada às duas unidades que serão inauguradas em São Paulo, em setembro, consumiram investimentos no total de R$ 800 mil.

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COMÉRCIO EXTERIOR


Brasília / DF
Exportação de carne de frango em julho é a segunda maior da história
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Brasil registrou em julho o segundo maior volume de exportações de carne de frango da história do país. Foram 360,526 mil toneladas do produto, de acordo com levantamento feito pela consultoria Safras & Mercado. Essa quantidade rendeu aos produtores uma receita de US$ 644,81 milhões. O total comercializado fica atrás apenas das 361,414 mil toneladas exportadas em maio de 2008. Na comparação com as vendas internacionais de julho de 2009 (total de 317,206 mil toneladas), o mês apresentou em 2010 um crescimento de 13,94%.
A arrecadação das vendas superou julho do ano passado em 22,68%, quando foi registrado um total de US$ 525,595 milhões. Também o preço médio por tonelada subiu: de US$ 1.656 para US$ 1.788.Apesar dos recentes atritos gerados por causa de medidas impostas pela União Europeia (EU) restringindo a utilização da carne de frango brasileira, o Brasil acumulou receita de US$ 3,756 bilhões com as exportações do produto de janeiro a julho de 2010. Isso corresponde ao embarque de 2,165 milhões de toneladas para outros países. Os maiores importadores foram Arábia Saudita (297,594 mil toneladas), Japão (220,979 mil toneladas), Hong Kong (202,53 mil toneladas), Emirados Árabes Unidos (132,575 mil toneladas) e Países Baixos (118,242 mil toneladas).
Mercado Interno - Para a segunda metade de agosto, o analista Fernando Iglesias, da Safras & Mercado, diz que a expectativa é de cotações estáveis a levemente mais baixas para a carne de frango. O motivo é uma demanda mais aquecida, uma vez que a carne bovina no varejo segue em patamares elevados de preço. "Esse cenário deve favorecer a venda de carnes concorrentes à de boi, como a de frango e a suína", afirma Iglesias. (Agência Brasil)

Da redação – São Paulo / SP
Crescem as exportações brasileiras de mel
Levantamento divulgado pelo Sebrae indica que, em julho, as exportações brasileiras de mel totalizaram duas mil toneladas, por US$ 5,7 milhões, valor 14% maior que o registrado no mesmo mês de 2009. Na comparação com junho deste ano, o crescimento foi de 5,4% em volume e de 4,2% em valor. O principal destino do mel brasileiro continua sendo os E.U.A., responsáveis por 74,4% do total embarcado. Na sequência estão Alemanha (10,2%), Áustria (7%) e Canadá (4,6%).

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TECNOLOGIA & WEB


Nova Iorque / EUA
IBM compra empresa de software de marketing por US$ 480 milhões
A IBM anunciou a compra da empresa de software de marketing Unica por cerca de US$ 480 milhões em dinheiro para expandir seu negócio de serviços corporativos, levando as ações da Unica a disparar 117%. A IBM, que recentemente disse que compraria mais empresas para crescer no segmento de software e serviços, pagará cerca de US$ 21 dólares por ação da Unica, um ágio de aproximadamente 120% em relação ao preço de fechamento na quinta-feira passada, dia 12/8. A companhia afirmou que a Unica irá aumentar sua capacidade de ajudar empresas a analisar e prever o comportamento dos consumidores e desenvolver melhores estratégias de marketing. Os 500 funcionários da Unica serão integrados ao grupo de soluções de software da IBM. A aquisição, que ainda depende da aprovação dos acionistas da Unica e de órgãos reguladores, deve ser concluída no quarto trimestre deste ano, segundo as companhias. A Unica possui mais de 1,5 mil clientes nos segmentos financeiro, de seguros, telecomunicações, viagem e hotelaria, entre os quais, Best Buy, eBay e ING. A IBM planeja destinar US$ 20 bilhões à compra de ativos nos próximos cinco anos para ingressar em negócios com margens mais elevadas, se distanciando das vendas cada vez mais commoditizadas de hardware. (Agência Reuters)

Nova Iorque / EUA
Oracle processa Google por violação de patentes com Android
A Oracle abriu um processo contra o Google, alegando infração de patente e de direitos autorais no desenvolvimento do sistema operacional Android. O processo, enaminhado na quinta-feira a um tribunal da Califórnia, alega que o Google "conscientemente, diretamente e repetidamente infringiu a propriedade intelectual da tecnologia Java, da Oracle" ao desenvolver o Android, afirmou a porta-voz da Oracle Karen Tillman, em comunicado. "Esse processo busca soluções apropriadas." A Oracle adquiriru a tecnologia Java ao comprar a Sun Microsystems, por US$ 5,6 bilhões, no início deste ano. Analistas consideram que a ação contra o Google pode sinalizar que a Oracle pretende ser mais agressiva na busca de licenciamento do Java, tecnologia usada em diversos produtos de Internet. O presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, disse considerar o Java um ativo fundamental, ressaltando sua utilização em uma variedade de equipamentos eletrônicos, de computadores a aparelhos de DVD. Um porta-voz do Google não comentou o processo, considerando que a companhia não teve a chance de revisá-lo ainda. Analistas dizem que o sistema Android utiliza partes da tecnologia Java. Cerca de 200 mil smartphones e outros equipamentos baseados no Android são vendidos diariamente, segundo o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt. (Agência Reuters)


São Paulo / SP
Saraiva entra no mercado de "ebooks"
Dois meses depois de lançar sua loja on-line de livros eletrônicos, a Saraiva, maior rede de livrarias do país, inicia a venda de leitores digitais a partir de hoje, dia 16/8. A companhia começa a distribuir os leitores coreanos iRiver pelo site. Com capacidade para 1.500 livros, funções de gravador de voz e reprodutor de músicas, o aparelho custará R$ 1.099. "Este é o primeiro aparelho da série de leitores digitais que pretendemos oferecer. Imaginamos ter, até o fim do ano, também o iPad, da Apple", diz Marcílio Pousada, presidente da Livraria. O aparelho da Apple, porém, não tem data confirmada para chegar ao país. Até o fim de agosto, a Saraiva também venderá o Alfa, da brasileira Positivo. O Alfa custará cerca de R$ 700. Em complemento às vendas pela internet, as lojas físicas da rede receberão os modelos nos próximos meses. Também na próxima semana, a Saraiva atualiza sua loja de livros on-line. Inaugurada em junho, a loja até agora oferecia livros para serem lidos no computador. Até agora foram 12 mil títulos distribuídos. Deles, 8 mil foram obras gratuitas, fruto de parceria com a Imprensa Oficial. O volume ainda é pequeno, mas marca o início da tendência. "Os leitores atuais são deficientes em conectividade e não têm loja embarcada, o que seria o ideal", diz.
Amadurecimento do mercado - Existem hoje cerca de 1.500 títulos nacionais em versão eletrônica, ante os 46 mil exemplares em papel editados no ano passado. É igualmente pequena a base de leitores digitais. São 10 mil unidades, frente a 2,9 milhões nos EUA. A entrada da Saraiva na venda destes aparelhos, ao lado de outras iniciativas recentes de Fnac, Livraria Cultura, editoras e fabricantes, devem contribuir para o crescimento do mercado. O fenômeno pode não ser integrado como nos EUA, onde a Amazon, tradicional varejista on-line, fomentou a criação de um ecossistema completo, da distribuição do leitor Kindle até a entrega dos livros eletrônicos. "Iniciativas pontuais, porém, tendem a fazer o mercado crescer naturalmente, já que com mais leitores, mais conteúdo pode ser gerado, o que ficará mais interessante para o consumidor", diz Duda Ernanny, da livraria Gato Sabido, que trouxe oficialmente o primeiro leitor digital ao país, em dezembro. Hoje, além do Cool-er, Positivo, e a pernambucana Mix Tecnologia já investem nas vendas do aparelho. Do lado das editoras, um avanço expressivo veio em junho, com a criação da Distribuidora de Livros Digitais (DLD), reunindo as editoras Objetiva, Record, Sextante, Intrínseca, Rocco e Planeta. A intenção é investir R$ 2 milhões até o fim de 2011.
Conteúdo diferente para os clientes - Entre os autores não há unanimidade, mas, para alguns, os leitores digitais são o trunfo para conquistar os jovens. Segundo o gaúcho Moacyr Scliar, 73, com obras à venda na Amazon, recursos multimídia como os do iPad darão vazão a outros tipos de conteúdo. "O livro deixará de ser só texto, embora sua beleza continue nas palavras", resume. (Agência Folha Online)

Da redação – São Paulo / SP
Agora já é possível agendar voos pelo Facebook
Reservar passagens aéreas pela internet não é mais novidade, mas provavelmente você ainda não tinha feito isso através de redes sociais. No Facebook, isso já é possível. A companhia aérea Delta Air Lines resolveu implementar uma nova funcionalidade em sua página na rede social, denominada Ticket Window, que permite a reserva de passagens diretamente do Facebook. “Nossos clientes estão passando mais tempo online e estão em busca de novos jeitos de se conectarem a nós”, esclareceu o vice-presidente da Delta Air Lines, Bob Kupbens. “Agora estamos oferecendo tecnologias nos locais onde nossos consumidores estão. Sabemos que o Facebook é um dos sites mais usados via Wi-Fi durante os voos, dado que nos levou a lançar o Ticket Window”, reforça Kupbens, de acordo com o site ComputerWorld. A empresa também espera implementar nos próximos meses um aplicativo para iPhone que permita a realização de check-ins, conferência do status dos voos, entre outras, informa o site NY Daily News . É possível também que o mesmo aplicativo possibilite também a escolha dos assentos, fazendo com que o passageiro não precisasse nem mesmo passar pelos guichês de atendimento, ajudando a agilizar o serviço e diminuir as filas.

Da redação – São Paulo / SP
Gato Sabido fecha parceria com Submarino para e-books
A Gato Sabido, uma das primeiras lojas virtuais para a venda de e-books no Brasil, fechou uma parceria com o Submarino para vender seus cerca de 1.500 títulos em português e 120 mil em inglês na plataforma de uma das maiores varejistas online do país. Com isso, a Gato Sabido amplia o alcance de suas ações e o Submarino entra no mercado de e-books, onde suas principais concorrentes, Saraiva e Cultura, já estão.

Da redação – São Paulo / SP
Positivo tem lucro líquido de 148,5% no 2º trimestre
A Positivo Informática registrou lucro líquido de R$ 30,2 milhões no segundo trimestre de 2010, alta de 148,5% sobre o mesmo período de 2009. O Ebitda subiu 45,4%, para R$ 54,8 milhões, e a margem Ebitda ficou em 9,3%, avanço de 2 pontos porcentuais. A receita líquida da companhia foi de R$ 591,5 milhões de abril a junho deste ano, um avanço de 14,6%.

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INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA


Santiago / Chile
Fusão LAN/TAM criará sinergias de US$ 3 bilhões
A fusão entre as companhias aéreas TAM e LAN, do Chile, anunciada na véspera, poderia criar ganhos de sinergia de cerca de US$ 3 bilhões ao grupo, disse o presidente-executivo da companhia chilena, em reportagem de um jornal local no sábado, dia 14/8. A união, proposta via uma troca de ações avaliada em US$ 2,7 bilhões, cria a maior empresa aérea da América Latina e a décima primeira maior do mundo, em termos de passageiros transportados. Enrique Cueto, presidente-executivo da LAN, disse ao jornal com sede em Santiago La Tercera que a fusão é fundamental para que a companhia consiga competir dentro de mercado global de aviação mais consolidado, entrar com força no mercado brasileiro e gerar importantes reduções de custos.
Se a fusão for aprovada, Cueto será o presidente da Lacan Airlines, nome da nova companhia, enquanto o presidente do conselho de administração da TAM, Mauricio Rolim, será o presidente do CA do grupo. "Acreditamos que, além dos US$ 400 milhões em sinergias anuais, teremos um ganho de US$ 3 bilhões que em algum tempo estará refletida nos nossos resultados ," disse Cueto. "Em valores atuais, sem as sinergias, o valor combinado das duas companhias é de cerca de US$ 11,5 bilhões."
A família Amaro, controladora da TAM, e a LAN, de Cueto, terão conjuntamente cerca de 37% a 38% de participação na nova empresa, disse o executivo. Seu irmão Ignacio, chefe de operações da LAN, disse na mesma entrevista que a família Cueto terá uma fatia de 24% a 25% da empresa resultante da fusão. O negócio permitirá que ambas as companhias mantenham suas marcas atuais. A estrutura foi desenhada para evitar eventuais obstáculos políticos nos dois países. A regulação brasileira proíbe estrangeiros de deter mais de 20% de participação numa companhia aérea do país. (Agência Reuters)

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MERCADO DE LUXO

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Miami / EUA
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