Edição 363 | Ano II



Da redação – São Paulo / SP
As mulheres continuam a ganhar menos e trabalhar mais do que os homens
Um absurdo continua a se perpetuar no mercado de trabalho no Brasil. Apesar do aumento da participação das mulheres na atividade econômica na América Latina, elas continuam ganhando menos e trabalhando mais que os homens. É o que revela pesquisa divulgada pela Cepal - Comissão Econômica para a América Latina e Caribe. Segundo o estudo, entre 90 e 2008, a população economicamente ativa feminina cresceu de 42% para 52% no continente. Na média calculada pela Cepal, em 2009, o salário das mulheres era 21% menor que o dos homens. Mas a diferença tem diminuído. Em 2008, elas recebiam 28% a menos. O Brasil puxa o incremento da participação feminina na economia, com um avanço de 52% no período. As brasileiras, contudo, acumulam mais horas de trabalho não-remunerado. De acordo com a pesquisa, as mulheres não ganham por 21,8% das horas semanais que trabalham em serviços domésticos. Os homens trabalham 9,1% sem receber. As mulheres recebem por 34,8% das horas trabalhadas na semana, e os homens, 42,9%. No total, elas trabalham 4,6% a mais. Outro dado da pesquisa: as casas comandadas por mulheres são mais pobres que as chefiadas por homens, apesar de a participação feminina na economia ter ajudado no combate à pobreza na região. Das mulheres com mais de 15 anos em zonas urbanas da América Latina, 43% não tinham renda própria em 1994 (contra 11% de homens). Em 2008, esse número caiu para 32% do lado das mulheres (e 10% do lado dos homens). (Fonte: Assessoria de Imprensa da Cepal)


Brasília / DF
Brasil pode acabar com a miséria em 2016
Até 2016, o Brasil pode superar a miséria e diminuir a taxa nacional de pobreza absoluta (rendimento médio domiciliar per capita de até meio salário mínimo por mês), segundo estudo do Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - sobre pobreza e miséria. O levantamento apresentado nesta terça-feira no Rio alerta que, para atingir esse ideal, o país precisa equilibrar a desigualdade que existe entre os estados em relação às taxas de redução da pobreza. Segundo o levantamento baseado em dados da Pnad - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios -, entre 1995 e 2008, 12,8 milhões de pessoas saíram da condição de pobreza absoluta, enquanto que 12,1 milhões superaram a condição de pobreza extrema (rendimento médio domiciliar per capita de até um quarto de salário mínimo mensal). O desafio, segundo o Ipea, é fazer com que os estados apresentem ritmos diferenciados de redução da miséria, justamente por apresentarem níveis diferentes de distribuição de renda e de riqueza. Entre 1995 e 2008, as taxas de pobreza extrema entre as unidades da federação foram bem desiguais. Em 1995, Maranhão (53,1%), Piauí (46,8%) e Ceará (43,7%) eram os Estados com maior proporção de miseráveis em relação à população. Treze anos depois, Alagoas assumiu o topo do ranking, com a taxa de pobreza extrema de 32,3%. Na outra ponta da lista, Santa Catarina (2,8%), São Paulo (4,6%) e Paraná (5,7%) apresentaram os melhores resultados. Em relação à pobreza absoluta, entre os estados que tiveram os melhores resultado nesse período estão Santa Catarina, que reduziu a taxa em 61% no período de 13 anos, Paraná (52,2%) e Goiás (47,3%). Já o Amapá (12%), o Distrito Federal (18,2%) e Alagoas (18,3%) tiveram as menores taxas de redução do universo de pessoas nessas condições. (Agência Brasil)


São Paulo / SP
Magazine Luiza negocia a compra da rede Lojas Maia, uma das maiores do Nordeste
A rede varejista Magazine Luiza está em fase avançada de negociações para a compra da nordestina Lojas Maia, com sede em João Pessoa e faturamento de cerca de R$ 500 milhões no ano passado. O negócio deve ser concluído até o fim da semana. Entre dívida da Lojas Maia e o pagamento em dinheiro aos seus acionistas, o negócio deverá ficar em cerca de R$ 300 milhões. Se a aquisição se concretizar, a Magazine Luiza, que espera faturar R$ 5 bilhões em 2010, passará a ter uma receita de cerca de R$ 5,7 bilhões nesse ano – aproximando-se, assim, da segunda colocada no ranking do varejo. Neste ano, a Máquina de Vendas, resultado da fusão de Insinuante e Ricardo Eletro, espera faturar R$ 6,1 bilhões. Oficialmente, tanto a Magazine Luiza como a Lojas Maia negam que mantenham as conversas.
A negociação entre Lojas Maia e Magazine Luiza começou na semana passada e entrou no final de semana. "A Magazine Luiza está muito agressiva", diz um executivo a par das conversas. Até agora, não foi realizada due diligence (processo de levantamento dos números financeiros da empresa comprada). Há, porém, condicionantes no contrato de venda – caso sejam encontradas "surpresas", o contrato seria desfeito. A Lojas Maia tem seus balanços auditados há pelo menos quatro anos.
Essa não é a primeira vez que Lojas Maia e Magazine Luiza negociam. A primeira foi em 2007, mas as conversas não foram adiante por um desacordo quanto ao preço. Desde então, o cenário do setor mudou: o Grupo Pão de Açúcar comprou o Ponto Frio e depois se uniu à Casas Bahia. A Insinuante se juntou à Ricardo Eletro. Depois, se fundiram com a rede City Lar, de Mato Grosso. Com cerca de 150 lojas em nove Estados do Nordeste, a Lojas Maia tem controle familiar. Em 2008, a empresa manteve negociações com a rede mexicana Elektra, que queria aumentar sua presença no País. As conversas duraram quase um ano, mas não foram adiante.
Audácia - No ano passado, a Magazine Luiza manteve negociações com a rede Ponto Frio, mas acabou perdendo a disputa para o concorrente Pão de Açúcar. A rede de Abilio Diniz fez sua proposta uma semana antes do combinado e aumentou o valor três dias depois. "Nosso investidor estava viajando e não pude fazer outra proposta", disse Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, em entrevista ao Estado no início do ano. A empresária declarou ter ficado uma semana de luto após o episódio. Depois que o Pão de Açúcar fechou o seu segundo negócio, com a Casas Bahia, Luiza declarou: "O que descobri é que o Abilio Diniz foi muito audacioso. Muito mais do que imaginava e do que eu seria. Nunca passou pela minha cabeça, por exemplo, a possibilidade de a Casas Bahia vender mais de 50% de participação. Vi que preciso ter mais audácia." Com sede em Franca, no interior de São Paulo, a Magazine Luiza tem 456 lojas em sete Estados e já declarou a intenção de abrir o capital. (Agência Estado)


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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)



HOJE – Fechamento das Bolsas da Ásia

Tóquio / Japão
Bolsas da Ásia sobem animadas com resultados da Intel
As principais bolsas de valores asiáticas subiram nesta quarta-feira, dia 14/7, puxadas pelo setor de tecnologia depois que os resultados da Intel na véspera superaram as expectativas do mercado.
- O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão tinha alta de 1,39%, para 400 pontos, às 7h59 (horário de Brasília).
- O índice Nikkei da bolsa de TÓQUIO subiu 2,71%, para 9.795 pontos, graças ao bom desempenho do setor tecnológico, incluindo a Tokyo Electron, que subiu 4%.
- Em SEUL, o mercado atingiu sua máxima no decorrer dos negócios em mais de dois anos e fechou em alta de 1,32%, para 1.758 pontos.
- Em HONG KONG, o índice Hang Seng avançou 0,64%, para 20.560 pontos.
- XANGAI ganhou 0,82%, para 2.470 pontos.
- TAIWAN teve valorização de 1,54%, para 7.714 pontos.
- Em SYDNEY, a bolsa subiu 1,88% a 4.462 pontos.
- CINGAPURA encerrou com variação positiva de 0,82%, para 2.952 pontos.
Análise - A temporada de resultados corporativos nos EUA começou bem esta semana e alivia as preocupações sobre os problemas de dívida soberana da zona do euro e o setor financeiro. Após o fechamento de terça-feira em Wall Street, a Intel, maior fabricante mundial de chips, divulgou lucro de segundo trimestre acima das expectativas de analistas, aliviando os receios de que as empresas possam estar diminuindo seus investimentos em tecnologia. A visão otimista da Intel impulsionou ações do setor de tecnologia da Ásia, como as da Samsung Electronics, maior fabricante mundial de chips de memória DRAM. "Há crescentes dúvidas sobre a saúde da economia norte-americana, mas estes resultados melhores que o esperado da Intel mudaram realmente o sentimento do mercado", disse Toshiyuki Kanayama, analista de mercado na Monex no Japão. O foco agora está nos balanços do JPMorgan na quinta-feira e a General Electric na sexta-feira. "O que estamos vendo é que o dinheiro está sendo aplicado novamente com todas as notícias negativas em torno da zona do euro recuando", disse Greg Gibbs, estrategista de câmbio do RBS, em Sydney.


HOJE – Abertura das Bolsas da Europa
- Londres / Inglaterra - A Bolsa de Valores de Londres abriu em alta nesta quarta-feira, e seu índice geral, o FTSE-100, ganhou 5,45 pontos, 0,10%, até 5.276,47. O barril de petróleo Brent para entrega em agosto abriu em baixa no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres nesta quarta-feira, cotado a US$ 76,50, US$ 0,15 a menos que no fechamento de terça.
- Berlim / Alemanha - A Bolsa de Valores de Frankfurt abriu em alta nesta quarta-feira, e seu principal índice, o DAX 30, subiu 0,38%, até 6.214,66 pontos. O euro abriu em alta em relação ao dólar no mercado de divisas de Frankfurt nesta quarta-feira, cotado a US$ 1,2715, contra US$ 1,2580 de terça. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na terça-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,2569.
- Roma / Itália - A Bolsa de Valores de Milão abriu em alta nesta quarta-feira, e seu índice seletivo, o FTSE-MIB, subiu 0,47%, até 20.950,10 pontos.
- Paris / França - A Bolsa de Valores de Paris abriu em alta nesta quarta-feira, e seu principal índice, o CAC 40, subiu 0,40%, até 3.652,19 pontos, contra 3.637,76 do fechamento de terça.
- Madri / Espanha - A Bolsa de Valores de Madri abriu em alta nesta quarta-feira, e seu principal índice, o Ibex-35, ganhou 25,20 pontos (0,24%), até 10.284.


ONTEM – Fechamento das Bolsas: Bovespa, NY e Europa



São Paulo / SP
Bovespa sobe 1,15% no fechamento
A Bovespa ganhou ímpeto renovado na jornada do pregão de ontem, dia 13/7, a reboque do otimismo global com a temporada de balanços nos EUA. Investidores viram com bons olhos os números da Alcoa e dispararam ordens de compra, em busca de ações a preços atrativos após a desvalorização vista nos últimos pregões. Hoje à noite, dia 14/7, a China deve divulgar uma bateria de indicadores importantes (PIB, produção industrial, vendas do varejo), que devem por à prova o "bom humor" dos mercados.
- O Ibovespa avançou 1,15%, aos 63.685 pontos.
- O giro financeiro foi de R$ 5,56 bilhões.
- O dólar comercial foi trocado por R$ 1,753, em queda de 0,67%.
- A taxa de risco-país marca 211 pontos, número 4,09% abaixo da pontuação anterior. Profissionais do setor têm dúvidas se a taxa de câmbio deve ficar muito abaixo do patamar atual.
Análise - "Acho que o Banco Central já mostrou várias vezes que quer ver o dólar oscilar numa faixa de R$ 1,75 a R$ 1,85, ou R$ 1,90, até o final do ano. E o próprio mercado não acredita numa queda muito maior", comenta Luiz Carlos Baldan, diretor da corretora Fourtrade, lembrando que, no boletim Focus, a projeção para a taxa cambial de dezembro é mantida há várias semanas em R$ 1,80. Na noite de segunda-feira, a Alcoa iniciou a temporada de balanços apresentando um lucro de US$ 136 milhões, ou US$ 0,13 por ação, relativo ao segundo trimestre. Tão importante quanto os dados, a companhia afirmou que o consumo de alumínio vai crescer neste ano em um ritmo acima do previsto anteriormente. "O mercado vai prestar atenção, principalmente, às projeções das empresas para os próximos meses. Se o 'guidance' [expectativa] para o consumo for positiva, o mercado vai gostar", avalia Patrícia Branco, sócia-gestora da Global Equity. "Hoje, foi a perspectiva da Alcoa de que o consumo de alumínio cresça nos outros trimestres que deu sustentação aos mercados hoje, porque as notícias, no geral, foram muito ruins", acrescenta. Outra informação importante de ontem foi a divulgação do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – sobre o volume comercializado no varejo que subiu 1,4% naquele mês, depois de cair 3,1% em abril, conforme dados corrigidos pelo instituto.

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MERCADO FINANCEIRO


São Paulo / SP
BB e Bradesco concluem aquisição de ações de Cielo e CBSS
O Banco do Brasil e o Bradesco anunciaram nesta terça-feira que concluíram a aquisição de parte das ações detidas pelo Santander na Cielo e na CBSS - Companhia Brasileira de Soluções e Serviços - que emite os cartões Visa Vale. No Bradesco, a aquisição foi de 2,09% do capital social da Cielo, pelo valor de R$ 431,7 milhões e de 10,67% do capital da CBSS, por R$ 141,4 milhões. "Dessa forma, a participação da organização Bradesco na Cielo aumentou de 26,56% para 28,65% e na CBSS de 34,33% para 45%", afirmou o banco em comunicado ao mercado. Já o Banco do Brasil, por meio da subsidiária integral BB Banco de Investimento (BB-BI) informou que foram adquiridos 5,11% do capital social da Cielo por R$ 1,055 bilhão e 4,65% da CBSS por R$ 61,7 milhões. Assim, as participações do BB nas companhias aumentaram de 23,54% para 28,65% na Cielo e de 40,35% para 45% na CBSS. Os valores das transações, no caso dos dois bancos, ficaram um pouco acima do previsto no anúncio da operação, em abril.


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INDÚSTRIA

Manuas / AM
Zona Franca de Manaus bate recorde de produção de TVs LCD
A indústria de eletroeletrônicos de Manaus bateu novo recorde na produção de TVs do modelo LCD. No acumulado de janeiro a maio deste ano, a fabricação do produto cresceu 181,83% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), foram fabricadas 3.008.574 unidades de LCDs nos primeiros cinco meses de 2010 contra 1.067.518 nos mesmos meses de 2009.
No mesmo período, cresceu também a produção de TVs de plasma - em 40,89%, ou 161.491 unidades contra 114.622 - e de cinescópios (tubo de imagem) - em 10,43%, ou 2.120.333 unidades contra 1.919.991. A expectativa do setor este ano é vender 11,5 milhões de televisores dos três modelos. A Suframa, autarquia federal que concede os incentivos fiscais, diz que o primeiro recorde na produção de LCDs aconteceu no quadrimestre deste ano. O crescimento da produção de televisores de LCD foi 158,64% em relação ao período em 2009.
Segundo empresários, mesmo com o fim da Copa do Mundo a produção continua em ritmo acelerado. "Nós tivemos aquele boom para atender a demanda da Copa do Mundo, mas as indústrias continuam a produzir em ritmo acelerado. Isso se deve, principalmente, ao crédito e o crescimento contínuo do poder aquisitivo da população", afirma Flávio Dutra, diretor executivo da Fieam. A ofertas de empregos no setor eletroeletrônicos também aumentou. O Sindicato dos Metalúrgicos diz que cerca de 27 mil operários fazem hora extra para cumprir os contratos. Para este mês são esperadas 2 mil novas admissões nas fábricas de TVs.


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SERVIÇOS & VAREJO

Da redação - São Paulo / SP
Empresas mudam a abordagem para atingir a classe C
Depois de fazer as compras num supermercado de Osasco/SP, a bancária Claudia dos Santos Silva, de 33 anos, foi surpreendida na saída da loja por um estande de vendas de imóveis, com corretor e tudo mais. Parou, tirou informações sobre o apartamento e guardou o folheto na bolsa. "Em casa vou dar uma olhada", disse Claudia, que se programa para comprar a casa própria. Com as facilidades de crédito e o déficit habitacional nas classes C e D, grandes construtoras e incorporadoras estabeleceram como meta "ir onde o cliente está". Desde 2008, a Rossi, incorporadora e construtora, optou por esse caminho. "Temos quiosques no calçadão de Campo Grande (reduto de comércio popular do Rio de Janeiro) e em outros locais. Mudamos a forma de vender imóvel", afirma o diretor de empresa, Marco Adnet. Ele explica que há muitos brasileiros das classes C e D que não sabem que preenchem os quesitos para comprar um imóvel. Existem até empresas focadas nessa estratégia de guerrilha para fisgar o cliente, como a Vídeo Imóvel, empresa especializada do Grupo Eugenio, que é pioneira em estratégia de abordagem diferenciada do consumidor, como anúncios em embalagens de pão, caixas de pizza e até em supermercados. A construtora Gafisa contratou a companhia para montar estande de vendas no supermercado. "Não é todo mundo que vai a um estande de vendas tradicional. É o início de um processo", diz o presidente da empresa, Wilson Amaral. Já o diretor de Relações com o Mercado da Trisul Incorporadora e Construtora, Marco Antonio Mattar, diz que a sua empresa segue estratégia diferente dos concorrentes que adotam novas formas de abordagem. A construtora prefere ter estande de vendas no local do empreendimento. "Nossa intenção é fazer uma venda mais consciente."

Da redação -Rio de Janeiro / RJ
Brookfield investe R$ 300 milhões em expansões até 2012
A Brookfield Shopping Centers (antiga Brascan Shopping Centers) vai investir cerca de R$ 300 milhões nos próximos dois anos em expansões e revitalizações de alguns de seus empreendimentos. O recurso faz parte de um total de R$ 800 milhões reservados para serem injetados de 2008 a 2012, segundo Filipe Vasconcelos, diretor-executivo da Brookfield Gestão de Empreendimentos, administradora do negócio. Entre os principais projetos em andamento em São Paulo está o do shopping Pátio Paulista, que acaba de ser expandido e reformado. Há também um terreno ao lado, onde estão previstos para serem construídos quatro pisos de garagem e cinco de área para lojas, mudanças que envolvem R$ 150 milhões. Outra expansão com as mesmas características é o Pátio Higienópolis, também em São Paulo, com entrega em setembro. No Rio, a grande expansão está prevista para o Riosul. Entre os novos empreendimentos, a empresa inaugurou em novembro o shopping Vila Olímpia/SP, parceria com Multiplan e Helfer. Está em construção um complexo em Alphaville/SP e a empresa pretende retomar o planejamento de outro em Mogi Mirim/SP, que já teve pré-lançamento, mas foi desacelerado em 2009.

Da redação - Porto Alegre / RS
Rede gaúcha Panvel prefere crescer devagar e sempre
A compra da Drogão pela Drogaria São Paulo, que deu origem à maior rede de farmácias do Brasil, no final de junho, recolocou na ordem do dia o processo de concentração e consolidação do setor, que movimenta R$ 30 bilhões por ano. Até recentemente dominado pela informalidade, o ramo de farmácias e drogarias começou a se tornar mais atraente para os investidores de dentro e fora do setor, à medida que instrumentos como a nota fiscal eletrônica foram sendo implantados, reduzindo a sonegação. "A formalização da atividade, eliminando a concorrência desleal, deu margem às grandes redes para ganhar dinheiro com a atividade", diz Julio Mottini Neto, vice-presidente de marketing e operações da Panvel, a principal rede de farmácias do Sul do País, sediada em Porto Alegre/RS. Não por acaso, a Panvel, com 270 lojas espalhadas pelos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dona de um faturamento que chegou a R$ 1,1 bilhão no ano passado, é considerada um alvo perfeito em ocasiões como a atual. "Não adianta nos procurar", afirma Mottini Neto. "Simplesmente, não estamos à venda e nem sequer cogitamos essa possibilidade." Na verdade, garante ele, embora seja lembrada, raramente a Panvel, sétima no ranking de vendas nacional, é consultada formalmente. "Quem quer comprar geralmente está de olho em empresas em dificuldades, depreciadas", diz. "Nosso desempenho acaba desestimulando quem está atrás de pechinchas e nos permite continuar caminhando com nossas próprias pernas." Segundo ele, há seis anos consecutivos as receitas e a lucratividade da Panvel vêm crescendo a cada trimestre. Em 2009, o faturamento aumentou a despeito da crise, ao mesmo tempo em que o lucro chegou a R$ 48 milhões. Um dos segredos da Panvel é reinvestir os lucros, bancando o crescimento com recursos próprios. Este ano, está prevista a abertura de 25 novas lojas, sendo que dez foram abertas no primeiro semestre. O objetivo é fechar o ano com 285 unidades e, em 2011, iniciar a operação no Paraná, com cinco lojas em Curitiba.

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COMÉRCIO EXTERIOR


São Paulo / SP
Receita com exportação de carne do Brasil cresce 23% no semestre
As exportações de carne bovina do Brasil encerraram o primeiro semestre de 2010 com crescimento de 2% em volume e alta de 23% em receita, na comparação com o mesmo período do ano passado, informou ontem, dia 13/7, a Abiec, associação que representa os exportadores. As vendas externas do país, o maior exportador mundial de carne bovina, somaram 971,9 mil toneladas (equivalente carcaça) no primeiro semestre, gerando divisas de US$ 2,35 bilhões.
O preço médio das exportações fechou o semestre com aumento de 19%, para US$ 3.704 por tonelada, na comparação com o primeiro semestre do ano passado, quando o setor era afetado pela crise internacional. O crescimento nas receitas semestrais está acima da meta de exportações para 2010 da Abiec, que prevê aumento em torno de 20% nas vendas este ano. Mas a alta nos volumes nos primeiros seis meses está abaixo das previsão inicial para o ano, de aumento de 10% ante 2009.
A Rússia manteve a liderança no ranking dos principais países importadores de carne in natura do Brasil. No semestre, os russos compraram 203 mil toneladas, o que representou um resultado em receita cambial de US$ 455 milhões. O Irã também manteve a posição de segundo principal comprador do produto "in natura", com importações de 139,6 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 367,8 milhões. Hong Kong vem em terceiro, com compras de 69 mil toneladas, equivalente a US$ 162 milhões.
As vendas mensais - Em junho, as exportações brasileiras somaram 117,3 mil toneladas, queda de 2% em relação ao mesmo mês do ano passado, "principalmente porque as exportações para os Estados Unidos [de carne industrializadas] estão temporariamente fechadas". Os norte-americanos costumam figurar como os principais compradores do produto industrializado do Brasil. O governo brasileiro e a Abiec esperavam anunciar nesta semana a retomada das vendas para os EUA, com a resolução de questões técnicas que suspenderam o comércio. No mês passado, as exportações totais de carne bovina do Brasil cresceram em receita 19%, para US$ 455 milhões. As exportações de carne "in natura", com aumento de 7% em volumes em junho, sustentaram as vendas, já que as vendas do produto industrializado caíram 34% em volumes. No mês passado, a receita com a exportação do produto industrializado foi de US$ 38 milhões, contra US$ 384 milhões obtidos com os embarques do produto "in natura". (Agência Reuters)




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TECNOLOGIA & WEB


Nova Iorque / EUA
EBay é alvo de processo de US$ 3,8 bilhões por patentes de tecnologia
O eBay está sendo alvo de um processo em valor de US$ 3,8 bilhões movido pela XPRT Ventures, que acusa o serviço de leilões e varejo online de violação de seis patentes, no desenvolvimento de sistemas de pagamentos online como o PayPal. O processo foi aberto na terça-feira no tribunal distrital norte-americano do Delaware, informaram advogados da empresa que faz a acusação. O eBay não respondeu de imediato a telefonemas e e-mails solicitando comentários sobre o assunto. De acordo com a queixa, o eBay usou informações confidenciais e exclusivas da XPRT em um pedido de patente, e também utilizou indevidamente diversos recursos desenvolvidos por ela em seus sistemas de pagamentos. O processo solicita indenização mínima de 3,8 bilhões de dólares, triplicada devido à "conduta deliberadamente indevida" do eBay, e outras medidas de sanção. O total inclui indenização punitiva. A XPRT tem sede em Greenwich, Connecticut, e o eBay em San Jose, Califórnia. (Agência Reuters)


São Francisco / EUA
Lucro e previsão de vendas da Intel superam estimativas
A Intel superou as expectativas de Wall Street ontem, dia 13/7, e divulgou uma previsão de vendas melhor que as expectativas, graças à forte demanda de clientes corporativos por computadores pessoais. As ações da companhia, que fecharam a US$ 21,01 no pregão regular desta terça-feira em Nova York, saltavam 5% no "after-market". A maior fabricante de chips do mundo disse que sua receita no trimestre encerrado em 26 de junho totalizou US$ 10,8 bilhões, acima dos US$ 8 bilhões registrados um ano antes e dos US$ 10,25 bilhões previstos por analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S. "Num trimestre em que as pessoas já esperavam um desempenho relativamente forte, eles [a Intel] superaram de mão cheia e deram uma boa previsão. Eles parecem ilesos do sentimento negativo que está influenciando os mercados de ações", disse o analista Edward Snyder, da Charter Equity Research.
A companhia teve lucro líquido trimestral de US$ 2,9 bilhões, ou US$ 0,51 por ação, revertendo prejuízo líquido de US$ 398 milhões, ou US$ 0,07 por papel, no segundo trimestre de 2009. Um ano atrás, os resultados da Intel incluíram uma multa de US$ 1,4 bilhão imposta pela Comissão Europeia. Analistas esperavam lucro de US$ 0,43 por ação no segundo trimestre do atual ano fiscal. A Intel informou que a margem bruta no segundo trimestre ficou em 67%, acima dos 64% estimados por analistas. Olhando à frente, a Intel estimou que sua receita para o terceiro trimestre será de US$ 11,6 bilhões, com margem de US$ 400 milhões para mais ou para menos, acima dos US$ 10,92 bilhões esperados por analistas.
O presidente-executivo da empresa, Paul Otellini, afirmou que os segmentos de PCs e servidores estão saudáveis. As ações da Intel, cujos chips são utilizados na maioria dos computadores pessoais do mundo, têm caído junto com as de outras fabricantes de chips nos últimos meses. Investidores demonstram receio com um potencial aumento nos estoques de chips e também com os efeitos da crise de dívida europeia sobre a indústria. (Agência Reuters)


São Francisco / EUA
Google cresce no mercado de smartphones
A empresa de inteligência de mercado digital comScore divulgou seu relatório de maio do mercado de celulares nos EUA , e mostrou que os smartphones Android estão ganhando território. Os dados da comScore mostram as tendências na indústria de celulares dos EUA , comparandos a média de compras de aparelhos dos últimos três meses com a média dos três meses anteriores, explica o site The Inquirer. O relatório indica a liderança mantida pela RIM , com 41,7% do mercado, seguida um pouco de longe pela Apple, que caiu 1% e ficou com 24,4%. Os números da maçã, porém, podem melhorar em breve, pois a comScore não considerou o lançamento do novo iPhone 4 nos resultados. Já a Microsoft caiu de 15,1% para 13,2%, como destaca o site DiTii , número que não surpreende, devido à demora no lançamento do Windows Phone 7. Apesar de ainda longe dos concorrentes, a Google teve um crescimento massivo e pulou de 4% para 13%, com algumas empresas perdendo vendas para os celulares Android. Porém, o mercado, como um todo, está em expansão.


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MERCADO DE LUXO

Da redação – Paris / França (Jean Pierre Sorteau, correspondente)
Malas rígidas Aston Martin Racing
A Hackett é a parceira oficial da Aston Martin Racing para roupas e acessórios clássicos britânicos, e a empresa acabou de criar uma nova linha das malas Aston Martin Racing. (LEIA MAIS)






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AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras

Da redação – Florianópolis / SC
Ingresso para Febratex 2010 será dois quilos de alimentos não perecíveis
A Feira Brasileira para a Indústria Têxtil – Febratex 2010 - vai novamente solicitar aos visitantes da mostra a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. (LEIA MAIS)

Da redação – Porto Alegre / RS
Instrutor da T@rgetTrust palestra em evento de Metodologias Ágeis
O instrutor e consultor de Metodologias Ágeis da T@rgetTrust, Guilherme Lacerda ministrou palestra no evento “Bate-papo com o Especialista” realizada pela equipe PUBTEC (Tecnologia de Publicidade) do Terra Networks. (LEIA MAIS)




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ARTIGOS - Conheça nossos especialistas




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