Edição 305 | Ano II

São Paulo / SP
Brasil deveria ter candidato à direção da FAO, defendem ex-ministros
O Brasil deveria aproveitar sua posição de destaque na área agrícola e apresentar um candidato à direção-geral da FAO, o órgão das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, cujas eleições estão previstas para o próximo ano, defenderam ex-ministros da Agricultura brasileiros ontem, dia 13/4. Um sul-americano no comando da entidade permitiria que a região, uma das com maior potencial de crescimento de safras, tivesse um representante no órgão à altura de sua importância, acrescentaram eles. "Faz 16 anos que um senegalês (Jacques Diouf) está à frente da FAO. Antes disso, foram 16 anos de um libanês (Edouard Saouma). São pessoas competentes, mas não são de países agrícolas", afirmou o ex-ministro da Agricultura do Brasil Roberto Rodrigues a jornalistas, durante lançamento de evento do World Agricultural Forum (WAF), que acontece em 12 e 13 de maio em Brasília.
O evento, o primeiro promovido pela organização não-governamental na América Latina, deverá discutir metas de produção agropecuária, em um contexto que inclui a região, especialmente a América do Sul, como aquela capaz de dar uma resposta à crescente demanda global por alimentos."Caberia ao WAF propor que um brasileiro seja o novo presidente (da FAO)", acrescentou Rodrigues, lembrando que essa é uma decisão de governo.Ele disse já ter conversado com representantes do governo brasileiro. "Aparentemente, houve uma aceitação razoável", declarou.
Para o ex-ministro, seria necessário "melhorar a gestão da FAO, reformá-la e transformá-la naquilo para o qual ela foi criada: um organismo que trate de agricultura e alimentação".Segundo a própria FAO, a demanda global por alimentos crescerá 70 por cento até 2050. E a entidade ainda prevê que os países sul-americanos e a África subsaariana serão as regiões com maior capacidade de atender aos novos consumidores de países emergentes, que liderarão o crescimento da população global, que deve saltar dos atuais 6,7 bilhões para 9 bilhões de habitantes em 2050. E daí a importância de um brasileiro participar do processo, no comando da entidade, segundo os especialistas. "Queremos criar uma nova FAO, é isso que eu pretendo, ou melhor, o que eu proponho", declarou Rodrigues, ressaltando que já tem um candidato para sugerir: o pesquisador e ex-presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Silvio Crestana.
O ex-ministro Marcus Vinicius Pratini de Morares, também presente na entrevista, afirmou que o Brasil teria pelo menos seis nomes com condições de disputar a direção da FAO. Ele também disse não ser candidato."Não quero dizer nomes para não queimar", destacou Pratini de Moraes, citando também a necessidade de reformar a FAO, que "gasta 42 por cento de seu orçamento com a sua sede".Já Rodrigues ressaltou a importância de o Brasil estruturar a sua candidatura logo, para garantir suas chances. "Os conchavos começam no segundo semestre deste ano", destacou Rodrigues.O ex-ministro da Fazenda brasileiro e diplomata Rubens Ricupero afirmou que um órgão como a FAO poderia ter uma atuação mais forte em questões relacionadas ao comércio mundial, visando a queda de barreiras.Para o ex-ministro da Agricultura da Argentina Miguel Campos, o fórum internacional de maio pode ser um bom momento para a região lançar o seu candidato. "A conferência tem que ter algo de impacto", destacou. (Agência Reuters)


Rio de Janeiro / RJ
Pão de Açúcar confirma que revê fusão com Casas Bahia
O grupo varejista Pão de Açúcar confirmou nesta terça-feira que deve rever a fusão com as Casas Bahia, conforme anunciada no início de dezembro passado. As ações ordinárias da empresa caem 3,8% na Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), às 12h25 (hora de Brasília). Notícias da imprensa especializada apontam que a família Klein (fundadores das Casas Bahia) estava insatisfeita por ter vendido o controle do negócio e acreditava que o negócio havia sido subavaliado. Em nota ao mercado, a diretoria do Pão de Açúcar apontou que as partes envolvidas "manifestaram interesse de rever a associação". "CBD e Globex [Ponto Frio] consideram que o Acordo de Associação celebrado é válido e perfeitamente eficaz, tendo se manifestado no sentido de continuar em discussões com vistas a um entendimento de forma a assegurar a implementação da Associação", finaliza a diretoria do Pão de Açúcar. A compra do controle da Casas Bahia transformou o Pão de Açúcar na quinta maior empresa do país, com R$ 40 bilhões de faturamento. Os grupos se tornaram sócios de uma nova holding, que é dona da Globex, rede de bens duráveis que era subsidiária integral do Grupo Pão de Açúcar. Para ficar com o controle (51%) da nova empresa, o Pão de Açúcar entrou com a rede Ponto Frio, avaliada na operação em R$ 1,23 bilhão, e com a rede Extra Eletro, avaliada em R$ 120 milhões. A Casas Bahia entrou com ativos e passivos operacionais, incluindo 25% da fábrica de móveis Bartira, pertencente à família Klein, e uma dívida líquida de curto prazo no valor de R$ 950 milhões. Já contabilizada a dívida, a parte da Casas Bahia (49%) foi avaliada em R$ 1,29 bilhão. Quando a operação foi anunciada, no dia 4 de dezembro, a previsão era que a conclusão do negócio levaria seis meses.

Nova Iorque / EUA
Morgan Stanley Research: Web móvel vai superar a fixa até 2015
O número de assinantes de serviços de internet móvel deve chegar a dois bilhões até 2015, superando o número de assinantes de internet fixa, que será de cerca de 1,7 bilhão, de acordo com um estudo realizado pela analista da Morgan Stanley Research, Mary Meeker. Em 2007, a companhia registrou 400 milhões de assinaturas de internet móvel contra 1,1 bilhão de assinaturas de internet fixa. Esse fenômeno é resultado de duas tendências que afetam os consumidores: a indústria de hardware/infraestrutura e o potencial da web para o comércio, mobilidade e redes sociais. A previsão é de que nos próximos cinco anos a internet será mais utilizada por meio de dispositivos móveis do que computadores desktop, segundo Meeker. Um dos slides da pesquisa da analista diz: “O rápido crescimento do uso da internet móvel será um benefício para os consumidores e algumas empresas ganharão muito, enquanto outras ficarão pensando no que acabou de acontecer.Segundo Meeker, o uso da internet móvel está crescendo substancialmente mais rápido do que a internet fixa. Esse resultado surgiu da comparação da adoção do iPhone e iPod Touch em relação à adoção da AOL e do Netscape em meados de 1990. O uso dos dispositivos da Apple cresce até 11 vezes mais rápido do que o da AOL na ocasião e algumas vezes mais rápido do que o Netscape. A tecnologia 3G está ajudando nesta expansão. Segundo a Morgan Stanley, esse tipo de conexão atingiu um “ponto de inflexão” ao estar disponível para mais de 20% dos usuários de celulares do mundo (apesar da penetração ser apenas 7% nas América do Sul e central e 13% na Asia/Pacífico – excluindo o Japão, onde a penetração é de 96%). (Agência IDG Now!)


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INDICADORES ECONOMICOS


Rio de Janeiro / RJ
Brasileiro fecha primeiro trimestre com mais dinheiro e menos dívidas
A situação financeira do brasileiro apresentou o melhor desempenho para um primeiro trimestre desde o início da série, há três anos, indica pesquisa da Fecomércio-RJ. De acordo com o levantamento, a parcela de famílias brasileiras com sobra no orçamento foi de 27% contra 22% e 21% dos primeiros três meses de 2009 e 2008, respectivamente. O estudo informa ainda que, no mesmo intervalo, o percentual dos que registraram falta de dinheiro diminuiu de 27% nos primeiros três meses de 2008 e 2009 para 20% no mesmo período deste ano.
Em relação à inadimplência, segundo a pesquisa, a proporção de brasileiros com alguma prestação atrasada ficou em 11%, abaixo das taxas apuradas no mesmo período de 2008 (14%), com a economia em crescimento, e de 2009 (12%), quando o país ainda sentia os efeitos da crise. "O resultado do orçamento associado à trajetória da inadimplência demonstra que os avanços em termos de renda e emprego foram mais fortes do que os efeitos da crise sobre o bolso brasileiro. Com a crise, o consumidor se manteve cauteloso ao buscar financiamentos e na medida em que a redução e isenção do IPI estimularam o consumo de alguns produtos o brasileiro escolheu o momento mais adequado para ir às compras", informa a pesquisa.
Na região metropolitana do Rio, o movimento acompanha o cenário nacional. A parcela de famílias com sobra no orçamento depois de quitadas as contas mensais ficou em 36,1%, ante 33,6% no mesmo período de 2009. Foi o melhor resultado para um primeiro trimestre desde que a Fecomércio-RJ começou a realizar o Perfil Econômico do Consumidor, em 2001. Para as famílias com o orçamento equilibrado (sem falta ou sobra depois do pagamento de todas as despesas), a parcela subiu de 43,7%, nos três primeiros meses de 2009, para 45,5%, em igual período de 2010. Já a parcela de famílias com orçamento deficitário diminuiu, passando de 22,5% para 18,4% na mesma base de comparação.
Portanto, de acordo com a pesquisa, 81,6% das famílias da região metropolitana do Rio estão com orçamento equilibrado ou superavitário, ante 77,5% no mesmo trimestre do ano anterior. "Os números que tratam da inadimplência em contas fixas e financiamentos demonstram que as famílias usufruem de um bom momento da economia e colocam suas contas em dia, ao mesmo tempo em que a base de 2009 era prejudicada pelos efeitos da crise econômica mundial", afirma a pesquisa.


Rio de Janeiro / RJ
Alimentos pesam e inflação a 3ª idade tem maior alta em 6 anos
A pressão dos alimentos in natura e o aquecimento da demanda aceleraram a inflação para as famílias com pessoas cuja idade supera os 60 anos, que teve a maior variação para um trimestre, desde o início da série histórica, em 2004. A alta de 2,72% no primeiro trimestre superou a variação de 1,51% observada de janeiro a março do ano passado, segundo dados do IPC-3i (Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade), medida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Somente os alimentos subiram 5,80% nos três primeiros meses deste ano, recorde também dentro da série histórica. Dentro do índice que mede custos para a terceira idade, a alimentação representa 31% do orçamento. O forte incremento dos preços dos alimentos foi puxado pela alta de hortaliças, legumes e frutas, cujas produções foram impactadas pelas fortes chuvas do início deste ano. Hortaliças e legumes ficaram 21,46% mais caras, ante variação de 12,31% constatada no primeiro trimestre de 2009. As frutas subiram 6,48% de janeiro a março, contra 6,77% nos três primeiros meses no ano passado.
O açúcar também teve alta significativa no início deste ano, ficando 24,38% mais caro no orçamento das famílias com pessoas acima de 60 anos de idade. O leite longa vida teve elevação de 18,85%, influenciado por problemas de oferta. Juntos, arroz e feijão subiram 7,78%. Os alimentos lideraram a pressão, mas os custos dos serviços também pesaram dentro da chamada inflação da terceira idade. Os serviços médicos, por exemplo, aumentaram 2,69%; custos com empregados domésticos tiveram alta de 4,51%, e com transportes, impactados pelas tarifas de ônibus urbano, ficaram 3,87% mais caras. "Se tirássemos os produtos in natura do índice, a alta no primeiro trimestre teria sido de 1,86%. É uma diferença significativa, mas ainda é uma variação importante. Mesmo sem as pressões sazonais, o índice está elevado", afirmou o economista da FGV, André Braz. Ele lembrou que há um cenário de inflação mais aquecido em 2010 que vem se refletindo nos custos para a terceira idade. Segundo o economista, há sinais de mais pressões, ao longo deste ano, vindo dos custos com carnes, feijão e leite, além dos medicamentos, que serão reajustados no segundo trimestre.



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MERCADO DE CAPITAIS
(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)


HOJE – Fechamento das Bolsas asiáticas

Tóquio / Japão
Bolsas da Ásia fecham em elevação
A maioria dos mercados da Ásia apresentou bons números nesta quarta-feira. As bolsas da região foram influenciadas pelas expectativas sobre o PIB da China no primeiro trimestre e a alta em Wall Street. Não houve negociações na Tailândia por ser feriado.
- A Bolsa de Hong Kong fechou estável, com os investidores à espera da divulgação, amanhã, dos números sobre a economia chinesa. O índice Hang Seng subiu apenas 17,90 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 22.121,43 pontos. Na China, as Bolsas tiveram leve alta, lideradas pelas ações de companhias de metais não ferrosos. Os investidores, contudo, também estiveram cautelosos, aguardando os dados sobre a economia local. O índice Xangai Composto subiu 0,2% e encerrou aos 3.166,18 pontos, o maior fechamento desde 19 de janeiro. O índice Shenzhen Composto ganhou 0,7% e terminou aos 1.247,30 pontos.
- O yuan sofreu ligeira desvalorização em relação ao dólar, após uma alta acima das expectativas na taxa de paridade central dólar-yuan ter reduzido a demanda pela moeda chinesa. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8257 yuans, de 6,8256 yuans do fechamento de terça-feira.
- Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, foi alavancada pelo plano do governo de reduzir impostos cobrados das empresas. O índice Taiwan Weighted subiu 0,8% e fechou aos 8.097,13 pontos.
- A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em alta em função dos fortes ganhos da Intel e também porque o Serviço de Investidores Moody's, um dos mais respeitados na classificação de crédito do mundo, elevou a classificação das obrigações do governo para o nível A1. O índice Kospi subiu 1,5% e fechou aos 1.735,33 pontos, o mais alto desde 19 de junho de 2008.
- Na Austrália, na Bolsa de Sydney, o índice S&P/ASX200 fechou em alta de 0,9%, alcançando 4.994,7 pontos, o melhor índice em 19 meses.


HOJE – Abertura das Bolsas Européia

- Londres / Inglaterra - A Bolsa de Valores de Londres abriu em alta nesta quarta-feira, e seu índice geral, o FTSE-100, subiu 27,31 pontos (0,47%), até 5.788,97. O barril de petróleo Brent para entrega em maio abriu em alta nesta quarta-feira no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 84,84, US$ 0,12 a mais que no fechamento da jornada anterior.
- Frankfurt / Alemanha - A Bolsa de Valores de Frankfurt abriu em alta nesta quarta-feira, e seu principal índice, o DAX 30, subiu 0,56%, até 6.266 pontos. O euro abriu em alta em relação ao dólar no mercado de divisas de Frankfurt nesta quarta-feira, cotado a US$ 1,3648 dólares, contra US$ 1,3563 da tarde de terça. O Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio oficial do euro em US$ 1,3583 na terça-feira.
- Roma / Itália - A Bolsa de Valores de Milão abriu em alta nesta quarta-feira, e seu índice seletivo, o FTSE-MIB, subiu 0,56%, até 23.326,43 pontos.
- Madri / Espanha - A Bolsa de Valores de Madri abriu em alta nesta quarta-feira, e seu índice seletivo, o Ibex-35, subiu 88,30 pontos (0,77%), até 11.548.
- Paris / França - A Bolsa de Valores de Paris abriu em alta nesta quarta-feira, e seu índice geral, o CAC 40, subiu 0,61%, até 4.057 pontos, contra 4.031,99 do fechamento de terça.


ONTEM – Fechamento das Bolsas: Bovespa, NY e Europa

São Paulo / SP
Bovespa fecha em alta de 0,25%, mas ações do Pão de Açúcar caem quase 5%
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) teve um dia instável, oscilando entre altas e baixas, e encerrando o dia com uma valorização somente moderada. De olho na Grécia, os investidores começaram hoje a repercutir o início da temporada de balanços nos EUA. O destaque do dia ficou por conta das ações do Pão de Açúcar, em meio a incertezas sobre o processo de associação com as Casas Bahia.
- O Ibovespa subiu 0,25% no fechamento, aos 70.792 pontos.
- O giro financeiro foi de R$ 5,57 bilhões.
- O dólar comercial foi vendido por R$ 1,758, em um decréscimo de 0,05%.
- A taxa de risco-país marca 178 pontos, número estável sobre a pontuação anterior.
Análise 1 - "O dia não foi de grandes definições hoje. A Bolsa ficou no campo negativo durante boa parte do dia e somente no final houve alguns investidores aproveitam os preços para ir às compras, depois de dois dias de queda", comenta Eduardo Oliveira, analista da corretora Um Investimentos. "Nós temos que lembrar que o Ibovespa está oscilando entre 71 mil e 72 mil pontos faz uns cinco dias. A questão é que todo mundo está esperando a temporada de balanços nos EUA para definir alguma direção. E nos próximos dias, com certeza, nós vamos ter mais volatilidade", avalia. Ontem, saíram os resultados da gigante do alumínio Alcoa, após o encerramentos dos negócios. Os números foram considerados frustrantes e afetaram negativamente os negócios na parte da manhã.
Análise 2 - E o mercado não gostou das últimas notícias sobre a fusão Pão de Açucar e Casas Bahia. A gigante do varejo brasileiro confirmou oficialmente que deve renegociar a associação anunciada em dezembro. Na dúvida, os investidores optaram por vender, e a ação do grupo CBD cedeu 4,98%, sendo o quarto papel mais negociado da Bovespa, com volume de R$ 216,56 milhões. Entre as principais notícias do dia, o Departamento de Comércio dos EUA informou que o deficit comercial do país atingiu US$ 39,7 bilhões em fevereiro, cifra bem pior do que a esperada por analistas (consenso em US$ 38,5 bilhões). Outro órgão do governo americano, o Departamento de Trabalho, revelou que a inflação relativa a produtos importados foi de 0,7% em março, abaixo das projeções do setor financeiro (1%). O leilão de títulos da dívida grega teve demanda mais forte do que esperado e investidores aceitam juros um pouco menores, mas ainda bastante altos na comparação com o início do ano. No final de semana, FMI e UE acertaram detalhes de mecanismo financeiro para ajudar o país mediterrâneo em caso de insolvência. A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) registrou a criação de 79 mil empregos no 1º trimestre na indústria paulista. Trata-se do melhor trimestre da atual série da pesquisa, iniciada em 2006.


Nova Iorque / EUA
Bolsas americanas fecham em alta mesmo com deficit nos EUA
O índice Dow Jones Industrial, de referência em Wall Street, fechou nesta terça-feira em alta de 0,12%, para os 11.019,42 pontos, num pregão marcado pelo anúncio de que o deficit comercial dos Estados Unidos subiu mais que o esperado.
- O indicador seletivo S&P 500 avançou 0,07%, para 1.197,30.
- O índice da Bolsa eletrônica, a Nasdaq, ganhou 0,33%, aos 2.465,99 pontos.
Análise - As Bolsas de Nova York conseguiram terminar com ganho um pregão em que os principais indicadores oscilaram com frequência entre o território positivo e o negativo, embora dentro de margens curtas se comparado com ontem. O setor de empresas de serviços (0,45%) e o industrial (0,39%) tiveram um dia mais propício que os demais e as maiores quedas foram percebidas nas companhias de matérias-primas (0,49%), energia (0,39%) e equipamento (0,35%). Home Depot (2,57%), General Electric (1,28%), Kraft Foods (1,02%) e American Express (1,01%) lideraram o grupo de empresas no Dow Jones que fecharam com alta, enquanto as ações da Intel subiram 1,02%, pouco antes de divulgar seus resultados trimestrais. A Alcoa, com queda de 1,58% em suas ações, liderou o grupo de integrantes do Dow que terminaram com perdas. Também fecharam em baixa Boeing (1,02%), Caterpillar (0,81%), Dupont (0,75%), AT&T (0,68%) e Pfizer (0,64%).


Londres / Inglaterra
Bolsas europeias registram perdas com queda do petróleo
As principais Bolsas da Europa fecharam no vermelho nesta terça-feira, afetadas pelo declínio nos preços de petróleo e pela cautela ante a temporada de balanços que começou nos EUA. O impacto da queda nas ações de bancos foi amenizado pelo ganho em papéis de varejistas de alto luxo e companhias de bebidas, após vendas fortes informadas pela LVMH, que valorizou-se 1,6%.
- O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações do continente, recuou 0,19%, a 1.099,34 pontos, após oscilar da máxima de 1.102,76 pontos à mínima de 1.094,87 pontos durante a jornada.
- Bolsa de Londres fechou em baixa de 0,28% no índice FTSE 100, aos 5.761 pontos.
- Bolsa de Frankfurt caiu 0,32% no índice DAX, para 6.230 pontos.
- Bolsa de Paris perdeu 0,46% no índice CAC-40, indo a 4.031 pontos.
- Bolsa de Milão teve desvalorização de 0,41% no índice Ftse/Mib, fechando aos 23.195 pontos.
- Bolsa de Madri ficou estável com 11.461 pontos.
- Bolsa de Lisboa encerrou em baixa de 0,37% no índice PSI20, a 8.268 pontos.
Análise - O contrato futuro de petróleo em Nova York caía mais de 1% nesta terça-feira, na quinta sessão seguida em baixa, influenciado por expectativas de que os relatórios sobre os estoques mostrarão nova alta na semana passada. Total, ENI, BG e StatoilHydro cederam de 0,6% a 1,7%. Analistas disseram que investidores estão mais cautelosos ante os balanços do primeiro trimestre de companhias importantes, como a Intel, previsto para após o encerramento das operações em Wall Street. "Nós estamos apenas começando a temporada de balanços dos EUA e pode ser que o mercado queira ver o quadro", disse Mike Lenhoff, estrategista chefe e diretor de pesquisa na Brewin Dolphin Securities, em Londres.


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MERCADO FINANCEIRO


Brasília / DF
Banco do Brasil vai operar nos Estados Unidos
O Banco do Brasil obteve autorização do Fed (banco central dos EUA) para operar com residentes nos Estados Unidos. Na prática, o banco poderá abrir agências, atuar no mercado de capitais e até comprar instituições financeiras norte-americanas. Há mais de um ano que o BB esperava esse tipo de autorização, chamada de "financial holding companies". A instituição espera entrar em um mercado potencial de 1,5 milhão de brasileiros residentes nos Estados Unidos.
O diretor da área externa do BB, Admilson Monteiro, disse que o próximo passo dever ser a compra de alguma instituição norte-americana. O banco tem interesse em atuar nos Estados de Nova York, de Nova Jersey, da Flórida e de Massachusetts. O BB já tem duas agências nos Estados Unidos, uma em Nova York e outra em Miami, mas para realizar apenas operações com não-residentes (brasileiros em viagem ou empresas com negócios nos Estados Unidos). Há ainda um escritório em Washington.
"É bem possível que o BB seja o primeiro banco estatal do mundo a ter esse tipo de autorização nos Estados Unidos", afirmou Monteiro. Segundo ele, a autorização foi concedida com base em três critérios: 1) instituição bem capitalizada, 2) instituição bem gerenciada e 3) regulador local (BC brasileiro) exerce uma supervisão eficiente. Contado os EUA, o Banco do Brasil está atua hoje em 23 países. A experiência considerada mais bem sucedida é a do mercado japonês, onde a instituição tem autorização desde os anos 90 para operar com residentes. Segundo Monteiro, o BB tem 150 mil clientes no Japão. No ano passado, o BB teve um lucro liquido recorde de R$ 10,15 bilhões, o maior já apurado por um banco no país. Estimulado pelo governo, a instituição ampliou em 33,8% sua carteira de empréstimos, que atingiu R$ 320 bilhões, incluindo avais e fianças. (Agência Brasil)


Da redação – Brasília / DF
Novo diretor do BC é aprovado em sabatina no Senado
O novo diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Luiz Awazu Pereira da Silva, foi aprovado, por unanimidade, em sabatina pela CAE - Comissão de Assuntos Econômicos - do Senado ontem, dia 13/4. A maioria dos 18 senadores inscritos votou antes mesmo do início da sabatina. Pela lei, os parlamentares não precisam interpelar o candidato a diretor antes de votar, mas o resultado só pode ser divulgado após a audiência.


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AGRONEGÓCIOS


Da redação – São Paulo / SP
Sementes Agroceres estimula diálogo com a nova geração de agricultores e lança híbrido com tecnologia YieldGard VT PRO® no Tecnoshow Comigo
A preocupação com a produtividade é diária na vida dos agricultores brasileiros. Com a adoção da biotecnologia, os índices aumentam safra a safra. Para colaborar ainda mais com esta evolução, a Sementes Agroceres apresenta nesta semana, durante o Tecnoshow Comigo em Rio Verde/GO, um novo híbrido de milho que une as características desejáveis para uma boa colheita com o controle e a supressão das principais pragas da cultura do milho, graças à tecnologia YieldGard® VT PRO.
O milho com tecnologia YieldGard® VT PRO produz duas proteínas inseticidas do Bt (Bacillus thuringiensis) – bactéria encontrada no solo e comumente usada em inseticidas naturais – e pode evitar danos, que dependendo da infestação, comprometem a produção de grãos em até 40%. Quando as lagartas se alimentam das folhas da planta de milho YieldGard®, acabam ingerindo a proteína que atua diretamente nas células epiteliais de seus tubos digestivos. A proteína, portanto, confere uma proteção à planta antes mesmo que os insetos consigam lhe causar danos.
O híbrido AG 8061 YG, lançado na feira, tem alta produtividade e excelente qualidade de grãos. Com a tecnologia YieldGard® VT PRO, que propicia eficiente controle da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), da lagarta-da-espiga (Helicoverpa zea) e de espécies dos gêneros Ostrinia (broca europeia do milho e broca asiática do milho) e Diatraea (broca-do-colmo), o AG 8061 YG ajuda na preservação do meio ambiente. Tem alto potencial produtivo e excelente qualidade de grão; é uma das melhores opções para os plantios, em todas as épocas, nas regiões de altitude dos cerrados. O AG 8061 YG ainda proporciona segurança de resultados com a melhor relação custo-benefício por área plantada.
Ações pedagógicas - Além de exibir as novidades de seu portfólio, a Sementes Agroceres traz para o Tecnoshow Comigo 2010 a preocupação com os agricultores do futuro. O estande da marca conta com área destinada à realização de atividades lúdicas e educativas, supervisionadas por um recreador, que permitirão a crianças e jovens conhecer a história do milho, suas utilidades e produtos. O material recebido no estande da marca, que inclui também um calendário, pode ser levado para casa. “Com a ação, a Sementes Agroceres espera contribuir para educar a próxima geração de agricultores que utilizarão as tecnologias disponibilizadas pela marca”, afirma Tiago de Biase, gerente de Marketing da Agroceres. A primeira experiência com o trabalho educacional aconteceu em fevereiro, na feira agrícola Coopavel, realizada em Cascavel/PR, mais de 700 crianças participara da ação. “É um prazer dividir nossos conhecimentos com as crianças”, afirma Biase. (Fonte: CDI Comunicação Corporativa)


Londrina / PR
3º Leilão Conexão Angus negocia R$ 764,58 mil na Expolondrina
O 3º Leilão Conexão Angus – Produtores e Cruzamentos vendeu R$ 764,58 mil na noite de 08 de abril, na 50ª Expolondrina. Foram negociados 860 animais cruza Angus ao preço médio de R$ 767,00, além de 18 touros a campo (16 PO e 02 PC), no valor médio de R$ 5,81 mil. Conforme o coordenador do evento, Antonio Francisco Chaves Neto (Toninho), os machos cruza Angus obtiveram preços médios próximos dos R$ 3,60 o quilo vivo (Kg/vv). Já as fêmeas cruza Angus saíram de pista pelo valor médio aproximado de R$ 3,30 o Kg/vv. “Esse resultado superou todas nossas expectativas, pois, pensávamos que venderíamos, inicialmente, 500 animais cruza Angus e o número que foi à venda foi muito maior”, apontou. Já entre os touros Angus a campo a média geral foi de R$ 5,81 mil, porém, ao se considerar a venda de 10 touros PO da Reconquista Agropecuária a média dos machos sobe para R$ 6,426 mil. “Seguramente foi o melhor leilão de animais cruzados da Expolondrina.
Além da agilidade, em pista, verificamos o aumento das médias da primeira para esta terceira edição”, revelou Toninho. Em 2009, o valor médio dos touros a campo foi de R$ 5,8 mil. Em 2008, os reprodutores a campo saíram do recinto com valor médio de R$ 5,3 mil. Conforme Fábio Medeiros, da coordenação do Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus, o diferencial do leilão foi o grande volume de animais “cruza Angus com padronização e qualidade, em pista”. Entre os compradores, destaque para a HR Agropecuária, Marcos Molina, pelo Marfrig, e, pecuaristas da Cooperativa de Produtores de Carnes Nobres do Sudoeste do Paraná (Coopercanes). O 3º Leilão Conexão Angus – Produtores e Cruzamentos, chancelado pela Associação Brasileira de Angus (ABA), ocorreu no Recinto Abdelkarim Janene, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina (PR). Os trabalhos foram da leiloeira Rural Business Leilões.
Julgamento dos melhores lotes - Este ano, como inovação e reconhecimento aos criadores que investem no cruzamento industrial com a raça, ocorreu julgamento dos melhores lotes de terneiros, terneiras, novilhas e garrotes cruza Angus que participaram do leilão. O zootecnista Tito Mondadori, representando a ABA, e um integrante da Coopercarnes, que também atuou como promotora do evento, realizaram o julgamento. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Associação Brasileira de Angus)

São Paulo / SP
Selo 100% Feijão está pronto: vinte cinco marcas de feijão terão o certificado a partir de junho
Já está definida a imagem do selo de qualidade “100% Feijão”, que deverá estar estampado nos pacotes das principais marcas de feijão do país à partir de Junho. Até agora, 25 empresas já aderiram ao projeto e estão se adequando às normas de qualidade exigidas pelo selo.
Segundo o presidente do Conselho Administrativo do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders, as adequações deverão trazer benefícios tanto para as empresas do setor, como para o consumidor. “As empresas passarão por uma certificação minuciosa e após se habilitarem certamente terão um inédito argumento de vendas. Quanto ao consumidor, quando bem informado, ele reconhece e paga por um produto seguro” afirmou. Apresentada ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, à Câmara Setorial do Feijão e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) durante o mês de março, a iniciativa foi aprovada. O Ministério acolherá as eventuais denúncias do “100% Feijão” de violações à legislação.O selo é um certificado concedido às empresas que seguem as normas de manipulação de alimentos, apresentam no pacote as especificações corretas do grão e produzam de forma sustentável.
Conheça o selo e as marcas que já terão o selo em seus pacotes:
Flor do Sul, Barão, Biju, Caipira, Caldo Bom, Camil, Codil, Combrasil, Delicia, Dona Cota, Du Rio, Ferreirinha, Galante, Graos Brasil, Kikaldo, Máximo, Namorado, Pantera, Pé Vermelho, Pereira Pink, Primavera, Turquesa, Vitoria, Zaeli. (Fonte: Assessoria de Imprensa Ibrafe)


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SETOR AUTOMOTIVO


São Paulo / SP
Brasil pode se tornar 4º maior mercado automotivo em 2010
O Brasil pode ultrapassar a Alemanha e se tornar o quarto maior mercado automotivo do mundo depois que os bancos cortaram as taxas de juros e flexibilizaram os termos dos empréstimos, colocando os bens ao alcance de mais consumidores. De acordo com reportagem da agência de notícias Bloomberg, o maior acesso ao crédito no país aumentou os compradores potenciais em mais de 50%, afirmou Guido Vildozo, analista da IHS Global Insight. A IHS e a J.D. Power & Associates preveem que o Brasil ultrapasse a Alemanha em 2010. "O Brasil é um mercado emergente, jovem, e a Alemanha é um mercado mais maduro", afirmou Jeff Schuster, diretor-executivo de previsões da J.D. Power. As vendas de veículos no Brasil somaram 3,1 milhões em 2009, em comparação com 4 milhões na Alemanha, de acordo com a J.D. Power. Neste ano, os números no país devem subir para para 3,4 milhões, enquanto na nação europeia devem cair para 3 milhões. A população do Brasil é de cerca de 206 milhões, contra 82 milhões da Alemanha. A queda nas projeções de vendas na Alemanha segue o fim de um incentivo de US$ 3.398 para compradores de carros novos, na troca de modelos antigos. O governo aprovou os pagamentos em janeiro de 2009 para ajudar o setor a se recuperar da forte queda iniciada em agosto de 2008.

Detroit / EUA
Toyota suspende venda de Lexus nos EUA por risco de segurança
Toyota informou ontem a tarde, dia 13/4, que vai suspender temporariamente a venda do Lexus GX460 depois que uma revista especializada apontou falhas na segurança do veículo. A revista "Consumer Reports", feita por uma organização sens fins lucrativos, fez testes com o veículo e apontou que o modelo SUV oferece perigo de capotamento ao fazer determinadas curvas. O vídeo com o teste feito com o carro pode ser visto no site da organização. A fabricante japonês afirmou que vai suspender as vendas até realizar seus próprios testes. A "Consumer Reports" afirmou que, no teste, o carro deslizou e demorou até que o sistema de controle eletrônico de estabilidade recuperasse o controle. A revista afirma que isso poderia levar a um acidente de capotamento. Após o teste, a revista sugeriu que os consumidores não comprassem o veículo até que o problema seja corrigido. Toyota já vendeu cerca de 5.000 GX460 nos três primeiros meses de venda. (Agência EFE)

São Paulo / SP
Renault-Nissan faz acordo para lançar carro elétrico Leaf
A Renault-Nissan fechou ontem, 13/4, uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para tratar da viabilidade do lançamento do carro elétrico Nissan Leaf no município. O modelo, que será produzido inicialmente no Japão, deve ser lançado mundialmente no final deste ano. A expectativa é que o veículo tenha escala comercial até 2012. O Leaf é projetado para ter autonomia de 160 quilômetros, e o custo da recarga da bateria não ultrapassa US$ 3, de acordo com a empresa.
Segundo o presidente do grupo Renaul-Nissan, Carlos Ghosn, foram investidos 4 bilhões de euros no desenvolvimento dos carros com emissão zero de poluentes. "O carro elétrico se insere em um contexto em que há crescente preocupação em relação à dependência do petróleo como fonte de energia para transporte", disse. Para Ghosn, porém, a comercialização em massa do veículo depende de incentivos governamentais. "É necessária a ajuda dos governos no início, para que o carro elétrico possa competir nas mesmas condições que os veículos movidos a combustão", afirmou. Ele citou os casos dos Estados Unidos, em que o consumidor recebe créditos de imposto para a comprar de veículos elétricos, e do Japão, cujo governo oferece descontos em pedágios e estacionamentos.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que pretende começar ainda neste ano a substituição da frota da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por veículos movidos a eletricidade. "Já fica a primeira encomenda para que possamos começar a substituir a frota da CET ainda neste ano", disse. A concessão de outros incentivos, porém, ainda não está definida e dependerá das conclusões do grupo de trabalho que foi instaurado hoje. "Querermos implantar uma frota pública e privada como meio de combater a poluição na cidade de São Paulo, que é uma das prioridades do governo", disse Kassab. Segundo ele, circulam em São Paulo 6,3 milhões de carros. Segundo a Prefeitura, São Paulo é a primeira cidade da América do Sul a firmar um acordo dessa natureza.
Nos EUA, o Leaf será vendido por US$ 25.280. Questionado sobre o preço que seria praticado no Brasil, Ghosn disse que dependerá das condições de mercado. 'Mas tem que ser uma equação econômica favorável. Não queremos que o consumidor pague uma barbaridade pelo produto.' Para ele, o carro elétrico também é importante do ponto-de-vista do fortalecimento da marca. No Brasil, a Renaul-Nissan têm, juntas, participação de 6% no mercado. A empresa pretende que esse percentual passe para 10%. (Agência Reuters)

Da redação – São Paulo / SP
Venda de motos sobe 27,9% em março
O término da isenção de impostos acelerou a ida dos consumidores às lojas de motocicletas em março. Aproveitando o último mês do benefício fiscal, as vendas cresceram 45,6% sobre fevereiro e 27,9% na comparação anual, para 169.285, de acordo com a associação do setor, a Abraciclo. Com isso, no primeiro trimestre as vendas de motocicletas cresceram 9,6% sobre o mesmo período do ano passado.


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VAREJO & SERVIÇO


São Paulo / SP
Magazine Luiza deve mirar redes menores para crescer, dizem analistas
Em meio aos mais recentes movimentos de consolidação no varejo doméstico, as dúvidas quanto às opções viáveis para que o Magazine Luiza se mantenha competitivo ante as grandes redes ganharam destaque. Após perder para o Pão de Açúcar a disputa pelo Ponto Frio e, mais recentemente, a Insinuante para a Ricardo Eletro, a empresa comandada por Luiza Helena Trajano mantém o mercado à espera de um movimento urgente, sob o risco de perder ainda mais espaço no setor.
Em reação à fusão do Grupo Pão de Açúcar com a Casas Bahia, anunciada em dezembro e posta em discussão nesta terça-feira pela família Klein, o segundo grande passo rumo à consolidação do varejo foi dado no final de março, quando Ricardo Eletro e Insinuante uniram suas operações e criaram a segunda maior empresa de eletroeletrônicos e móveis do país, com faturamento de R$ 5 bilhões. Com isso, o Magazine Luiza desceu para a terceira posição entre as varejistas. Em 2009, a receita líquida da companhia foi de R$ 2,8 bilhões.
Uma possível aliança com a Máquina de Vendas - holding formada por Ricardo Eletro e Insinuante-- não é descartada pelo mercado e ajudaria a segunda colocada no ranking do varejo nacional a colocar em prática a estratégia de expandir sua atuação em São Paulo, já que ambas as redes têm forte atuação na região Nordeste. "A associação de Insinuante e Eletro com Magazine Luiza é uma alternativa, pois aceleraria o processo de entrada em São Paulo [interior]", assinala o analista Rafael Cintra, da Link Investimentos.
Na opinião do analista Ricardo Boiati, do Bradesco BBI, a dificuldade de se obter bons pontos de venda no Estado favorece a união a uma rede já consolidada. "Isso aceleraria o processo, já que começar do zero é mais caro, demorado e arriscado." As apostas do mercado, contudo, privilegiam o perfil consolidador da empresa sediada em Franca/SP. Nesse sentido, a aquisição de redes regionais de menor porte - com até 20 lojas - se mostra como o melhor caminho a ser seguido por Luiza Helena para ganhar musculatura em todo o país. "Para o Magazine Luiza, pode ser interessante comprar [empresas] menores porque o desembolso de dinheiro não será tão grande. Além de não pagar pela marca, grupos regionais custam menos por não estar em grandes centros", afirma o analista Pérsio Nogueira, da Planner Corretora.
Segundo ele, a estratégia representaria uma via de mão dupla, favorecendo pequenas redes que hoje estão endividadas ou enfrentam dificuldades para negociar preços melhores. "O movimento de consolidação vem impulsionando empresas de pequeno porte a se unir a redes maiores, prevendo a possibilidade de melhores condições para competir", acrescenta Nogueira, que não descarta, por outro lado, uma possível associação entre Magazine Luiza e Casas Pernambucanas. Neste caso, embora os negócios não sejam equivalentes, seriam complementares, ao ampliar a atuação da Pernambucanas em eletrodomésticos e eletrônicos. "O Magazine Luiza, que perdeu posição, talvez procure também se unir a outro player, como a Colombo ou Pernambucanas", disse o professor do Centro de Excelência no Varejo da Fundação Getulio Vargas, Maurício Morgado, na ocasião da fusão entre Ricardo Eletro e Insinuante.
IPO - A possibilidade de um passo ser dado pelo Magazine Luiza no curto prazo também reforça as discussões de que o IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) da companhia possa ocorrer ainda este ano. "A abertura de capital não é condição fundamental para aquisições, mas seria positiva para dar fôlego à empresa ao entrar numa negociação", ressalta Cintra, da Link, acrescentando que, "se [a empresa] ficar parada, vai perder espaço". Já Nogueira, da Planner, aponta que a ida do Magazine Luiza ao mercado está vinculada à estratégia que a companhia pretende adotar. "Caso decida se unir a uma grande rede, o IPO seria interessante depois, garantindo um valor de mercado maior", avalia. "Dessa forma, teria muito mais força para competir com Pão de Açúcar." Em contrapartida, se a estratégia de adquirir grupos regionais menores for adotada, a varejista deve ir a mercado antes para se capitalizar, conforme o analista.


São Paulo / SP
InBrands associa-se à Cia das Marcas para dobrar venda
Afetada pela crise do ano passado, quando cresceu apenas 3%, a InBrands, braço de moda do Pactual Capital Partners (PCP), associou-se à Cia das Marcas para dobrar o faturamento. Na sexta-feira, as duas empresas fecharam um acordo que vai possibilitar ao grupo ter receita, neste ano, de R$ 540 milhões. Desse total, R$ 290 milhões são da novas marcas. A Cia das Marcas é dona da Richards, da Salinas e da Bintang. A InBrands tem em seu portfólio as grifes Ellus, Isabela Capeto e Alexandre Herchcovitch. No acordo fechado na semana passada, o sócio fundador da Richards, Ricardo Ferreira, passa a fazer parte do conselho do braço da moda do Pactual. Ferreira e o CEO da InBrands, Bruno Medeiros, não informaram o valor do negócio nem o percentual de troca de ações. Segundo o fundador da Richards, os planos da rede já eram ambiciosos antes da operação com a InBrands. "Nós esperamos crescer 35% em 2010", disse. A rede hoje tem 67 lojas Richards, das quais 26 franquias, e 30 Salinas, com 21 franqueadas. Esta, a marca de moda-praia, exporta para 42 países e, em 2009, ano de crise quando a maior parte do setor empatou o faturamento, teve crescimento de receita de 14%, de R$ 24,5 milhões, em 2008, para R$ 28 milhões em 2009. A Richards teve expansão de 6,8%, de R$ 182 milhões para R$ 194,5 milhões.


Da redação – São Paulo / SP
Multiplan investe R$ 5 milhões na campanha do JundiaíShopping
O JundiaíShopping, empreendimento da Multiplan em construção na cidade de Jundiaí (SP), recebeu um investimento de R$ 5 milhões em publicidade. Com filme de 60” em TVs aberta e fechada no Rio de Janeiro e em São Paulo, e anúncios em jornais e revistas, a campanha fica no ar por quatro semanas. As obras do JundiaíShopping devem ser iniciadas ainda este ano e a inauguração está prevista para setembro de 2012. O shopping terá 35.418 m² de Área Bruta Locável (ABL) em sua primeira fase, com 193 lojas. O investimento total é estimado em R$ 240 milhões e o projeto inclui duas torres comerciais de dez andares cada.

Da redação – São Paulo / SP
Hershey’s cresce no Brasil
A operação brasileira da Hershey’s está ganhando cada vez mais projeção internacional. O país começa a se tornar referência na produção e no desenvolvimento de novos produtos. Em 2009, a companhia cresceu 21% em relação ao ano anterior. Aluizio Periquito Neto, diretor-geral da Hershey’s no Brasil, tem a meta de se tornar líder no segmento de tabletes em dois anos. A Hershey’s lança em junho sua primeira campanha de marketing feita exclusivamente para o Brasil.

Da redação – São Paulo / SP
Studio DPI conquista prêmio "Top Of Quality 2010"
O Studio DPI, agência de comunicação integrada, conquistou o prêmio "Top Of Quality 2010", na categoria "agência de comunicação integrada", após pesquisa realizada com clientes, órgãos de classe, indicadores sociais e formadores de opinião. Promovido pela Ordem dos Parlamentares do Brasil (OPB), a premiação busca reconhecer e destacar o empenho das organizações que se preocupam constantemente com a qualidade profissional e de seus produtos e serviços, e que, com grande mérito, se conduziram de forma digna, cultivando um trabalho ilibado e respeitado, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do estado e do país. O prêmio, representado pela estatueta "Vitória Alada" - que representa o símbolo internacional da qualidade e da eficiência -, vem acompanhada de um certificado em aço escovado. As honrarias foram em sessão solene, no último dia 10 de abril, com a presença de parlamentares, autoridades civis, militares e convidados. Esta é a segunda premiação que a agência recebe este ano. Em fevereiro, o Studio DPI conquistou o prêmio "100 Melhores Fornecedores para RH 2010", fornecido pela editora Gestão & RH, mídia especializada em Recursos Humanos. (Fonte: Studio DPI Comunicação Integrada)


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MERCADO DE TECNOLOGIA


Nova Iorque / EUA
Brasil pode crescer como pólo de offshore de TI
A reorganização das infraestuturas tecnológicas, com o fortalecimento do conceito de cloud computing, e da economia mundial pode fazer com que novos países se destaquem na área de serviços de tecnologia. E, neste contexto, o Brasil tem uma grande oportunidade de crescer, de acordo com o vice-presidente de pesquisas da consultoria Gartner, Daryl Plumer. Segundo ele, a recuperação rápida da economia brasileira e a oferta de mão-de-obra qualificada e barata pode colocar o País em uma posição central no que diz respeito ao fornecimento de serviços de TI. “O Brasil está entrando na lista de opções de sourcing e na lista dos principais players que procuram países para montar sua infraestrutura”, aposta.
Os principais concorrentes do Brasil continuarão sendo, principalmente, as nações asiáticas, mas, segundo Plumer, a Índia já perdeu posições na lista de fontes preferenciais de sourcing. “Os custos naquele país estão subindo, o que dá mais espaço para o crescimento do Brasil”, completa. Um dos pontos fracos apontados pelo consultor no País é a falta de domínio do idioma inglês. Plumer, no entanto, acredita que o Brasil vá superar essa questão.
Um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), realizado pela consultoria A.T. Kearney e divulgado em abril de 2009, mostra que o Brasil é o quinto destino global para offshore. A análise aponta que o País tem qualificação para competir com outros países emergentes por uma fatia maior dos recursos destinados a offshore outsourcing - um mercado que deverá atingir 101 bilhões de dólares em 2010. De acordo com a consultoria, o Brasil poderia ficar com metade desta soma. No entanto, para se posicionar como um dos três principais players globais, o Brasil precisa voltar os olhos para a questão tributária. Segundo a Brasscom, em 2009, o Brasil exportou 3 bilhões de dólares em software e serviços de TI - valor 36% superior ao verificado no ano anterior. A estimativa para 2010 é de 3,5 bilhões de dólares em negócios no exterior. Para 2011, a expectativa é que as exportações de software e serviços somem 5 bilhões de dólares, segundo a Brasscom. (Agência Computerworld)


São Francisco / EUA
Resultados da Intel no 1º tri superam previsões e ações sobem
A Intel informou um salto de 44% na receita do primeiro trimestre, além de divulgar uma projeção acima do esperado por Wall Street para o atual trimestre, o que impulsionou as ações da fabricante de chips. A empresa registrou uma margem de lucro líquida de 63% no primeiro trimestre, e prevê uma margem de cerca de 64% para o atual trimestre. A empresa afirmou nesta terça-feira que seu lucro líquido foi de US$ 2,4 bilhões, ou US$ 0,43 por ação, nos três primeiros meses de 2010 até 27 de março, o que representa um salto significativo em relação aos US$ 629 milhões, ou US$ 0,11 por ação, registrados no mesmo período de 2009. A receita da Intel cresceu para US$ 10,3 bilhões, acima da estimativa média de Wall Street de cerca de US$ 9,84 bilhões. A Intel prevê uma receita de por volta de US$ 10,2 bilhões para o segundo trimestre. Já analistas entrevistados pela Thomson Reuters I/B/E/S esperam, em média, uma receita de US$ 9,68 bilhões para o atual trimestre. As ações da maior fabricante de chips do mundo chegaram a subir 4,1%, para US$ 23,70, no pregão after-market após a divulgação dos resultados. (Agência Reuters)


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MERCADO WEB


Redmond / EUA
Microsoft pretende concorrer com a Google na web
Depois da Google implementar ferramentas na web para facilitar o uso dos seus aplicativos em escritórios, a Microsoft aparece com uma nova estratégia, numa espécie de contra-ataque, que visa ampliar a possibilidade do uso dos seus aplicativos de escritório na web. Segundo o site technologyreview.com , o novo pacote Office 2010 terá uma plataforma de uso na web, que deve chegar ao mercado no início de maio. A Microsoft já havia anunciado o ‘Office 2010 Web’ antes, mas agora, perto de sua liberação ao grande público, a empresa tem falado mais sobre ele. A iniciativa será um importante teste para entender se a Microsoft está pronta para adentrar no mundo dos escritórios “mergulhados na web” – tentativas anteriores em outras áreas, como o Windows Live Spaces, não foram bem sucedidas. O ‘Office 2010 web’ será oferecido de forma gratuita, mantida por anúncios no site, parecido com muitos sistemas web já existentes, como o Google Docs e o Zoho. Kurt DelBene, vice-presidente do grupo do Office na Microsoft defende que enquanto algumas empresas migram para o modelo online e outras se prendem ao offline, a Microsoft quer se manter no caminho do meio. "O real desafio será manter os clientes no caminho do meio, então estamos dando a eles a flexibilidade para escolher quais partes eles querem manter na ‘nuvem’ ", explica ele, em entrevista ao site informationweek. O Office Web Apps, que acompanha o Office 2010, trará versões web para o Word, Excel, PowerPoint e OneNote, e deve ser lançado nas primeiras semanas de maio.

Cupertino / EUA
Apple remove logo da Google de buscas no iPhone
Mais uma vez a Apple mostra que não quer associação com a Google. Dessa vez, a empresa decidiu remover todos os logotipos da Google que apareciam nos buscadores do iPhone OS 4. Segundo o site cultofmac, essa pode ser mais uma evidência de que a Apple estaria mesmo trocando o Google, que paga cerca de 100 milhões de dólares por ano à Apple para ser o buscador oficial do iPhone, pelo Bing, da Microsoft.Outra teoria diz respeito ao desenvolvimento de um sistema de buscas próprio da Apple, feito para uso no iPhone e no iPad, informa o site Google Watch . A rivalidade entre as empresas vem crescendo desde março, e que pode ter se tornado quase uma disputa pessoal, já que Steve Jobs entendeu que a Google ‘violou uma aliança entre as empresas’ quando decidiu lançar smartphones baseados no sistema operacional Android, esclarece o site The New York Times

São Francisco / EUA
Google contrata líder para a área de games
Mark DeLoura, ex-Sony Computer Entertainment America e vice-presidente de tecnologia da Green Screen Interactive, foi contratado pela Google para ser o ‘evangelizador’ da área de videogames na empresa. Mesmo não sendo o primeiro líder na área a ser contratado pela Google – Bernie Stolar, que havia trabalhado na Sega America, foi um evangelista de games na Google entre 2007 e 2009 – a adição de DeLoura ao time da Google mostra que a empresa está de olho na área de videogames, ressalta o site pocketgamer. “Eu acredito que ao contratar alguém com foco específico em games, a Google mostra que reconhece a importância crescente dos games como um meio de comunicação”, disse DeLoura ao site Gamasutra. Provavelmente o foco de DeLoura será no desenvolvimento de aplicativos de games dentro da plataforma mobile da Google, o Android. “Existem diversas oportunidades para desenvolvedores. Pode ser difícil para as empresas de videogames tradicionais para acompanhar as novas possibilidades geradas pelas plataformas móveis, redes sociais e modelos alternativos de negócios. No entanto, eu pretendo trabalhar tanto com empresas de games tradicionais quanto com novos desenvolvedores de games para entender como a Google pode ajudar, e contar sobre as plataformas e projetos que a Google vem desenvolvendo”, explicou ele. (Agência EFE)


São Paulo / SP
Voltada a negócios, rede social LinkedIn passa a operar em português
O LinkedIn, uma rede voltada para relacionamentos de negócios, começou a operar hoje em português. Com 65 milhões de usuários, o site já funciona em inglês, alemão, francês e espanhol. No Brasil, estima-se que haja 1 milhão de usuários. Em diversos lugares do mundo, no Brasil inclusive, o LinkedIn é usado por recrutadores para buscar talentos e, em menor escala, por empreendedores e equipes de empresas que buscam investidores ou colaboradores. As cidades que mais possuem usuário são, respectivamente, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas.
Para os usuários que já possuem uma conta, a opção para mudar de idioma será opcional. É possível manter os dados em vários línguas com o um mesmo perfil. "O Brasil é um dos mercados em que mais crescemos. Vamos esperar de três a seis meses para ver o desenvolvimento do serviço em português para tomar novas decisões de abrir ou não um escritório no Brasil", disse Arvind Rajan.
Desde que o executivo colocou em seu perfil que viria ao país, a blogosfera têm especulado sobre a abertura de um escritório em São Paulo. Por enquanto, afirmou Rajan, a mudança é apenas de idioma. Mas ele afirmou que tem alta expectativa em relação ao desenvolvimento de aplicativos nacionais para a rede de relacionamento. "Temos ótimos casos de colaboração no Brasil", afirmou. Segundo a empresa, há cerca de oito mil grupos relacionados ao Brasil na rede. E o país é apresenta um rápido crescimento viral, em que uma pessoa indica a outra a utilização da ferramenta. Petrobrás, Accenture e IBM são as empresas que mais possuem profissionais brasileiros conectados ao LinkedIn.
Regionalização - Ainda nesse ano o site virá em outras línguas, adiantou a empresa. Quem acessar do Brasil já verá a página em português a partir de hoje. O endereço é "[http://br.linkedin.com]':http://http://br.linkedin.com. Apesar possuir uma mesma estrutura para todos os países em que opera, o LinkedIn deve aprimorar sua regionalização, disse Rajan. Segundo ele, diferentes culturas usam a ferramenta de formas distintas, e é possível que em alguns anos que o site disponibilize ferramentas específicas para regiões. Elas devem vir principalmente por meio de aplicativos que são construídos por colabores, como ocorre com o Facebook, por exemplo. (Agência Folha Online)



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MERCADO DE LUXO


São Paulo / SP
“Do Espiritual na Arte”, o abstracionismo de Kandinsky
Considerado por muitos o precursor do abstracionismo, Wasily Kandinsky foi um dos mais célebres professores da Escola Bauhaus que repensou a vida moderna no início do século XX. Kandinsky nasceu em Moscou em 1866 e morreu em 1944 em Neully-sur-Seine, na França. Estudou Direito e Economia na Universidade de Moscou e, ainda menino, começou a estudar a arte por meio da música. Somente aos 30 anos Kandinsky ingressou na Escola de Belas Artes de Munique.
O artista russo foi influenciado pelas idéias de Helena Blavatsky, maior expoente da Teosofia moderna, que prega a origem espiritual das formas e aponta uma fonte única e eterna para todo conhecimento. Segundo a teoria, toda a criação parte de uma progressão geométrica que começa num simples ponto e do aspecto criativo da forma derivam círculos, triângulos e quadrados.
O próprio Kandinsky costumava contar como chegou à pintura abstrata: um dia ele entrou no seu atelier e encontrou um de seus quadros colocado de outra forma por alguém que passou por ali. Ele não visualizou de imediato aquilo que o quadro figurativamente representava, mas a maneira como as linhas e cores se compunham. Percebeu que o resultado expressava uma beleza particular e intensa.
A expressão da arte prevalece sobre a mera representação quando o conjunto, composto por cores e formas abstratas, se dirige mais à nossa percepção sensível do que à nossa percepção intelectual. Este aspecto permite que pessoas das mais diferentes culturas possam sentir a arte, já que no abstrato não há nada para ser entendida. “Do Espiritual na Arte”, publicado em Munique em 1911, foi o primeiro grande manifesto da arte abstrata escrito por Kandinsky. Logo depois ele escreveu “Ponto e Linha sobre Plano” (1926).
O artista foi convidado a lecionar na escola Bauhaus, em Weimar, que foi transferida para Dessau e fechada pelo nazismo em 1933. Seu trabalho influenciou toda uma geração de artistas norteados por uma concepção de arte avant garde e não figurativa, onde o artista antecipa o movimento de progresso da humanidade. Pela singularidade e expressão do novo, a obra de Kandinsky foi inicialmente rejeitada. Já naquela época, seus trabalhos evocavam a rapidez do tempo em momentos tumultuados, o que coloca o seu nome entre os artistas contemporâneos mais valorizados da atualidade.
Kandinsky foi para a França e lá viveu o resto de sua vida, tornando-se cidadão francês em 1939. Apesar das muitas dificuldades pelas quais passou, nunca deixou de lado seu grande entusiasmo pela arte. As obras de Kandinsky estão em exposição no Guggenhein Museum, que comemora 50 anos, e na exposição “Bauhaus 1919-1933: Workshops for Modernity” no Moma, ambos em Nova Iorque. A exposição sobre a escola alemã de arte e arquitetura reúne mais de 400 obras incluindo pintura, escultura, arquitetura, design industrial, de mobiliário, gravura fotografia e cerâmica.


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