Edição 303 | Ano II

Genebra / Suiça
Brasil planeja inclusão de africanos em fundo do algodão
O Brasil planeja incluir os principais países africanos produtores de algodão, conhecidos como Cotton-4 (Benin, Burkina Faso, Chade e Mali), em um fundo compensatório que deve ser criado pelos americanos em um pré-acordo no caso dos subsídios dados pelo governo dos EUA a seus algodoeiros. A intenção já foi comunicada aos americanos dentro das conversas que os dois países vêm mantendo. O que não está definido ainda é a forma pela qual os africanos seriam beneficiados. Desembolsos diretos estão decartados - ele sairiam das regras fixadas pela Organização Mundial do Comércio.
O mais provável, na lógica da diplomacia brasileira, é que se opte por algum tipo de financiamento a um programa de desenvolvimento ou uma parceria na área de desenvolvimento tecnológico e pesquisa. Um caminho é a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -, que tem uma sede em Gana e quer expandir a atuação no continente, onde já opera em 16 países. Após sete anos de idas e vindas na disputa, o Brasil ganhou da OMC em novembro o direito definitivo de retaliar os EUA em até US$ 830 milhões (nos valores calculados para este ano) por conta de seu programa de subsídios.
Brasília começaria a impôr as sanções na última quarta, mas diante de uma proposta concreta dos EUA para negociar - a primeira considerada como tal pelo Itamaraty em quase cinco meses decidiu suspender temporariamente as medidas até o dia 22. Os EUA dividiram sua oferta em três planos: limitação provisória dos benefícios em um programa de garantias ao produtor, com vistas a corrigir irregularidades no futuro; vantagens a outros setores (suspensão de medidas sanitárias contra a carne suína e bovina de Santa Catarina) e criação de um fundo de compensação para os produtores brasileiros.
É neste fundo que os africanos estão de olho. Pela proposta, ele chegaria a US$ 147,3 milhões ao ano, que é o valor em que a OMC estima o prejuízo dos algodoeiros brasileiros por conta das distorções no mercado criadas pelos subsídios americanos, e teria como objetivo fomentar o desenviolvimento do setor no Brasil. O fundo ainda precisa ser regulamentado, e há pouco coisa a seu respeito definida exceto o valor. Como ocorreriam os pagamentos e como seria a gestão --a ideia é que ela inclua os produtores nacionais_ é algo que americanos e brasileiros debatem até o próximo 21, data fixada como primeiro limite para avaliar o andamento das negociações e manter ou não as sanções suspensas.
Os Cotton-4, cuja ecomomia depende largamente do algosão, decidiram não tomar parte da disputa quando ela foi aberta na OMC, em 2002, achando que a Rodada Doha de liberalização do comércio global era o fórum mais adequado para obter algo dos EUA no que toca os subsídios. Mas a rodada está travada, e com o pré-acordo entre Washington e Brasília, os africanos ficaram receosos de que perderiam o aliado em Doha - e consequentemente, a chance de obter a negociação. Anteontem, o embaixador brasileiro na OMC, Roberto Azevedo, convocou os representantes dos quatro países para um briefing. Mas com a maior parte dos detalhes a definir, não há ainda sinal de maior entendimento entre os lados. (Agence France Presse / AFP)


Brasília / DF
Aumenta interesse da China por trem-bala do Brasil
O interesse chinês na construção do trem de alta velocidade entre Rio, São Paulo e Campinas estará entre os principais temas a serem tratados pelo presidente Hu Jintao no encontro que terá com seu colega Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira, em Brasília. A China está empenhadíssima em ganhar a disputa, o que poderá transformar o Brasil em um "showroom" para promover a exportação de seus trens rápidos. "Todas os representantes do governo chinês com quem me encontrei falaram dessa questão. Eles consideram isso uma prioridade", disse o ex-secretário executivo do Conselho Empresarial Brasil China e sócio da Strategus Consult, Rodrigo Maciel, que encerrou há duas semanas uma viagem de 35 dias ao país asiático. De seu lado, Lula vai ressaltar o interesse brasileiro em manter as operações da Embraer na China. A empresa pretende fabricar no país seu avião de grande porte, o E190, e renegocia a parceria que tem desde 2002 com a estatal Avic, formada originalmente para a fabricação na China dos aviões ERJ-145, de até 50 lugares. Mas, na última sexta-feira, a perspectiva de que um acordo fosse alcançado durante a visita parecia remota. Se as duas partes não se entenderem, a Embraer poderá encerrar suas operações na China no próximo ano. (Agência Brasil)


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INDICADORES ECONOMICOS


RESUMO da Semana – 5 a 9 de abril de 2010


IPC-S em alta na primeira semana de abril - O IPC-S de 07 de abril de 2010 registrou variação de 0,98%, taxa 0,12 ponto percentual (p.p.) acima da apurada na última divulgação. Este foi o maior resultado desde a segunda semana de fevereiro de 2010, quando a taxa do índice ficou em 1,04%.

IGP-DI desacelera em março - O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,63%, em março. A variação registrada em fevereiro foi de 1,09%. O IGP-DI de março foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 1º e 31 do mês de referência.


ECONOMIA NACIONAL

IPC da FIPE registra variação de 0,23% na 1º quadrissemana de abril
A primeira quadrissemana de abril do índice de Preços ao Consumidor (IPC) apontou inflação de 0,23% na cidade de São Paulo, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na última segunda-feira. Os resultados dos sete itens que compõem o IPC da Fipe foram: Habitação (0,12%), Alimentação (1,19%), Transportes (-0,81%), Despesas Pessoais (0,04%), Saúde (0,08%), Vestuário (0,63%) e Educação (0,08%).

Custo da Cesta básica apresenta alta de 10,49% em São Paulo
Todas as 17 capitais brasileiras onde o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – realiza mensalmente a Pesquisa Nacional da Cesta Básica registraram, em março, alta no preço dos gêneros alimentícios essenciais. As capitais que apresentaram aumentos mais expressivos foram: São Paulo (10,49%), Recife (9,74%), João Pessoa (9,49%) e Brasília (9,00%). As menores variações foram verificadas em Natal (2,91%), Fortaleza (3,13%), Manaus (3,31%) e Vitória (3,33%). Já os menores valores apurados ficaram por conta de Aracaju (R$ 181,70) e Fortaleza (R$ 182,43).

Inflação é maior para famílias de baixa renda
A inflação para o conjunto das famílias do município de São Paulo, em março, foi de 0,47%, ou seja, 0,12 ponto percentual menor que a de fevereiro (0,59%), segundo o Índice do Custo de Vida – ICV - calculado pelo DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico. Segundo nota divulgada pelo DIEESE, a taxa do mês foi muito diferenciada segundo os estratos de renda, com variação mais expressiva para as famílias de menor poder aquisitivo, reunidas no estrato 1 (0,89%), e menor à medida que o nível de rendimento cresce, ficando em 0,62%, para as famílias com nível intermediário de rendimento (estrato 2) e de 0,32%, para as de maior poder aquisitivo, pertencentes ao estrato 3.

INPC fica em 0,71% e IPCA em 0,52%, em março
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 0,71% em março, muito próxima ao resultado de 0,70% de fevereiro. Com a taxa do mês, o acumulado do ano fechou em 2,31%, bem acima da taxa de 1,15% relativa a igual período de 2009. Considerando os últimos doze meses, o índice situou-se em 5,30%, acima dos doze meses imediatamente anteriores (4,77%). Em março de 2009 o INPC havia ficado em 0,20%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês de março apresentou variação de 0,52% e ficou abaixo da taxa de 0,78% registrada no mês de fevereiro. Com o resultado de março, o acumulado do primeiro trimestre do ano fechou em 2,06%, bem acima da taxa de 1,23% relativa a igual período de 2009. Considerando os últimos doze meses, o índice situou-se em 5,17%, também acima dos doze meses imediatamente anteriores (4,83%). O IPCA de março de 2009 ficou em 0,20%.


Indústria

Vendas de veículos somam 331 mil unidades em março
De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na última quarta-feira, a produção de veículos no mercado brasileiro somou 331 mil unidades em março, o que representa um crescimento de 32,5% em relação a fevereiro e uma alta de 20,3% em relação a um ano antes. Já as vendas de veículos no mercado brasileiro somaram 353,7 mil unidades no mês passado, registrando variações positiva de 60,1% ante fevereiro e de 30,3% no confronto com março de 2009. Segundo a Anfavea a previsão de crescimento para o setor em 2010 é de 8%.

Em fevereiro, indústria avança em 7 dos 14 locais pesquisados
De acordo com o IBGE, entre janeiro e fevereiro, os índices regionais da produção industrial ajustados sazonalmente avançaram em 7 dos 14 locais pesquisados. Destaque para Pernambuco (11,1%), Goiás (8,3%), Rio de Janeiro (2,3%), São Paulo (2,2%) e Minas Gerais (2,0%), que cresceram acima da média nacional (1,5%). Entre as sete áreas que reduziram a produção, nesse confronto, Rio Grande do Sul (-5,3%) e Amazonas (-3,9%) registraram as quedas mais elevadas. Na comparação com fevereiro de 2009, todos os locais pesquisados apresentaram crescimento na produção, refletindo não só a maior produção neste início de ano mas também a baixa base de comparação decorrente dos efeitos da crise econômica internacional.

Agropecuária

IBGE estima safra de grãos 8,5% maior que em 2009
A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deverá atingir uma produção da ordem de 145,2 milhões de toneladas em 2010, superior em 8,5% à obtida em 2009 (133,8 milhões de toneladas). É o que aponta a terceira estimativa da safra nacional, relativa a março, que indica pequeno acréscimo em relação à estimativa de fevereiro (0,02%). A safra esperada para 2010 tem a seguinte distribuição regional: região Sul, 61,1 milhões de toneladas (16,6%); Centro-Oeste, 50,4 milhões de toneladas (3,3%); Sudeste, 16,5 milhões de toneladas (-4,2%); Nordeste, 13,2 milhões de toneladas (13,8%) e Norte, 3,9 milhões de toneladas (3,9%).


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MERCADO DE CAPITAIS

(Informações: Dow Jones, Bovespa, Reuters, EFE, AFP e Associated Press)

HOJE – Fechamento das Bolsas asiáticas

Sydney / Austrália
Bolsas da Ásia fecham mistas
As principais bolsas asiáticas tiveram uma segunda-feira, dia 12/4, sem rumo definido, com as quedas na China e Coreia no sul derrubando o principal índice. As praças que subiram foram animadas pela notícia de que a zona do euro chegou a um acordo, no domingo, para disponibilizar um pacote de ajuda à Grécia.
- O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão tinha queda de 0,26%, para 436 pontos, depois de chegar a subir 0,6% durante a sessão.
- Na bolsa de TÓQUIO o índice Nikkei ganhou 0,42%, para 11.251 pontos.
- O índice Hang Seng da bolsa de HONG KONG perdeu 0,32 %, a 22.138 pontos.
- Em XANGAI, o mercado cedeu 0,51%, para 3.129 pontos, pressionado pelo setor de imobiliário depois que o regulador do setor bancário no país tomou novas medidas para controlar os empréstimos de risco.
- TAIWAN ganhou 0,32%, para 8.117 pontos.
- Na AUSTRÁLIA, a alta foi de 0,73%, a 4.984 pontos.
- Na COREIA DO SUL, a bolsa fechou em queda de 0,82%, para 1.710 pontos.
- CINGAPURA ganhou 0,17%, para 2.977 pontos.


HOJE – Abertura das Bolsas Européia
- Londres / Inglaterra - A Bolsa de Valores de Londres abriu hoje em alta e seu índice geral, o FTSE-100, subiu 18,65 pontos (0,32%), para 5.789,63. O barril de petróleo Brent para entrega em maio abriu hoje em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, cotado a US$ 85,34, US$ 0,51 mais que no fechamento da sexta-feira.
- Frankfurt / Alemanha - O índice DAX-30 da Bolsa de Valores de Frankfurt abriu em alta de 0,46%, aos 6.278 pontos. O euro subiu hoje e abriu cotado a US$ 1,3640, frente a US$ 1,3447 da sexta-feira pela tarde no mercado de divisas de Frankfurt. O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio oficial do euro em US$ 1,3384.
- Madri / Espanha - O principal indicador da Bolsa de Valores de Madri, o Ibex-35, abriu em alta de 125,20 pontos (1,09%), aos 11.519 unidades, enquanto o Índice Geral da Bolsa de Madri, com todos seus setores em positivo, subiu 0,89%.
- Roma / Itália - O índice seletivo FTSE-MIB da Bolsa de Valores de Milão abriu em alta de 0,74%, aos 23.275,72 pontos. O índice geral FTSE Italia All Share abriu também em positivo e avançava 0,69%, para 23.796,16.
- Paris / França - O índice geral da Bolsa de Valores de Paris, o CAC-40, abriu em alta de 0,66%, aos 4.077,31 pontos, frente aos 4.050,54 do fechamento da sexta-feira passada.



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INDÚSTRIA


Da redação – São Paulo / SP
Vita Derm amplia atuação no mercado brasileiro
A Vita Derm está ampliando a sua atuação no mercado por meio de diferentes canais de vendas. O foco da companhia está em três segmentos: o de mercado profissional, para cabeleireiros, esteticistas; o de varejo, como perfumarias e farmácias; e as franquias. A companhia planeja fechar este ano com 360 pontos de venda, 40 mais que o registrado no ano passado. Do total, 24 serão novas franquias. Os investimentos são de cerca de R$ 7 milhões. A Vita Derm também pretende retomar, no segundo semestre, um processo de internacionalização da marca. Já tiveram início as negociações com distribuidores em Dubai, Angola, Israel e Paraguai. Para responder ao aumento esperado da demanda, a companhia planeja, para o final deste ano e começo do próximo, a construção de uma nova unidade fabril.


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AGRONEGÓCIOS


Cuiabá / MT
Genética maximiza o uso de bons reprodutores
Enipec 2010 traz para Cuiabá doutor em biotecnologia que apresentará técnica da criopreservação do sêmen eqüino. A equideocultura mato-grossense vai receber um reforço de peso durante a programação técnica da sexta edição do Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010), que será realizado de 3 a 5 de maio, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. O destaque será a utilização de técnicas da biotecnologia, que favorecem a reprodução otimizando manejo e reduzindo custos, que será apresentada aos congressistas com a palestra “Criopreservação de Sêmen e Inseminação Artificial em Equinos”. O tema será abordado por José Antônio Ribas, doutor em Biotecnologia da Reprodução Animal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), no dia 4 de maio, a partir das 10h30. O Enipec 2010 é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) em co-realização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) e a Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Nove cadeias produtivas serão discutidas no evento, incluindo a equideocultura.
A criopreservação é uma técnica em que a temperatura do sêmen é diminuída, de forma a reduzir o metabolismo espermático, permitindo sua manutenção por um maior período de tempo. Na prática, a criopreservação melhora a relação custo/benefício na produção de equinos, pois maximiza o uso de bons reprodutores, estendendo a relação égua/garanhão para criatórios distantes, por exemplo. A Inseminação Artificial (IA) consiste em depositar o sêmen no trato reprodutivo da fêmea, sem que ocorra a cópula. A técnica convencional utilizada na inseminação de equinos prevê a deposição do sêmen no corpo uterino, mas como normalmente é feita com um baixo número de espermatozóides viáveis, devido principalmente à qualidade do sêmen congelado, existe uma tendência mundial em desenvolver outros protocolos para a inseminação artificial, visando melhores taxas de gestação. “O desenvolvimento de biotecnologias cada vez mais modernas no nosso país é extremamente importante para a manutenção da nossa posição de destaque no cenário internacional, incrementando e incentivando investimentos para o melhoramento genético e zootécnico do nosso rebanho equino”, observa José Antônio Ribas.
A equideocultura – numa visão do agronegócio relacionado à indústria do cavalo - ocupa lugar de destaque na economia de países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, por exemplo, a receita anual atinge cerca de R$ 7,5 bilhões e emprega 3,2 milhões de trabalhadores. ”Essa explosão da indústria do cavalo nos últimos anos foi favorecida pela liberação da utilização das biotécnicas, como a criopreservação do sêmen, a inseminação artificial e a transferência de embriões por diversas associações de criadores, que resultaram no melhoramento genético do nosso plantel”, analisa o doutor em Biotecnologia. (Fonte: Assessoria de Imprensa – Enipec)


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VAREJO & SERVIÇO


Da redação – São Paulo / SP
Magazine Luiza cresce 20% e fatura R$ 2,8 bilhões
A rede de eletroeletrônicos e móveis Magazine Luiza fechou o ano de 2009 com um faturamento líquido de R$ 2,8 bilhões, 20% mais que no exercício anterior, com um lucro líquido de R$ 50,4 milhões. A dívida bruta da empresa caiu de R$ 820,9 milhões para R$ 695,8 milhões, enquanto a receita bruta subiu 20%, para R$ 3,1 bilhões. A empresa conta com 456 lojas em sete Estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina).

Da redação – São Paulo / SP
Mercado de refrigeradores tem alta de 34% em 2009
Números divulgados pela GfK mostram que o mercado brasileiro de refrigeradores teve em 2009 um crescimento de quase 34% em relação ao ano anterior, vitaminados pela redução do IPI - imposto sobre produtos industrializados - de 15% para 5% como forma de combater os efeitos da crise financeira global no país, que reforçou as vendas no último trimestre. Com preços mais baixos, muitos clientes optaram por comprar produtos melhores e mais avançados, aumentando a procura por aparelhos duplex e em muitos casos, com sistema frost free. Perto do Natal e nas queimas de estoque de janeiro, a demanda voltou para produtos mais básicos, de uma porta. Já em fevereiro, a tendência do ano anterior parece continuar, com 60% dos produtos sendo de duas portas, a maioria com frost free.

Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Passeio faz dez anos e muda identidade visual
Para comemorar os dez anos do Passeio Shopping, no Rio de Janeiro, o departamento de marketing do centro de compras resolveu dar uma nova roupagem à identidade visual do mall. O conceito da campanha institucional de aniversário do shopping inclui uma logomarca mais moderna e estilizada, com o número 10 em vermelho, adornado por grafismos que mesclam a marca do shopping a elementos gráficos que fazem referência ao cotidiano dos consumidores. A linha de trabalho deste ano será focada no conceito de presente, procurando mostrar que o centor de compras está constantemente na vida dos clientes, especialmente em momentos importantes, como Dia das Mães e Natal. As mídias externas utilizadas serão outdoor, busdoor e e-mail marketing, além de banners no site do shopping. Já as mídias internas serão utilizadas nas portas e elevadores do mall. A campanha se estende o final do ano.

Londres / Inglaterra
Marks & Spencer tem resultados acima das expectativas
A rede britânica de vestuário Marks & Spencer disse que suas vendas no quarto trimestre de seu ano fiscal (três meses fechados no fim de março) cresceram 5,1% em termos comparáveis em relação ao mesmo período de 2009, por conta de um aumento em todas as categorias de produtos, mas com destaque para vestuário masculino formal. O segmento alimentar apresentou uma melhoria em seu desempenho, com a oferta de produtos inovadores e uma melhor relação custo/benefício. A divisão não-loja da empresa, a M&S Direct, apresentou um aumento de 48% em suas vendas, por conta principalmente da extensão para mais de 300 lojas do serviço “Shop Your Way”, que permite pedir os produtos na loja com entrega em casa, ou compra pela internet com retirada no ponto de venda. (Agência EFE)


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COMÉRCIO EXTERIOR


São Paulo / SP
Indústria prevê retomada das exportações em 2010
As exportações brasileiras de produtos industrializados devem retomar, neste ano, a trajetória de nove anos de crescimento que a crise internacional de 2009 interrompeu, segundo as projeções da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Com uma elevação de aproximadamente 21%, as vendas de bens manufaturados para outros países alcançariam US$ 106,3 bilhões -o segundo melhor resultado da história, abaixo apenas do de 2008, quando o volume chegou a US$ 119,8 bilhões. "Dessa maneira, recuperamos metade das perdas causadas pelas turbulências do ano passado, o que é muito bom", diz Paulo Francini, diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da entidade. "E o PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro será afetado positivamente pela alta." A previsão da Fiesp é apoiada em uma pesquisa com as maiores empresas exportadoras do país cuja base de operações fica no Estado de São Paulo. Como os contratos de vendas são fechados com antecedência de alguns meses, tais companhias já têm uma ideia bastante razoável de quanto efetivamente vão negociar ao longo de 2010.
O crescimento esperado explica-se, essencialmente, pela recuperação de mercados consumidores que se retraíram fortemente com a crise, como os EUA. Do início de 2009 para o de 2010, a participação dos americanos nas exportações do Brasil caiu de 16,5% do total para 13,8%. Essa fatia tende a se recompor. Ao mesmo tempo, outras regiões vão ganhando importância, como a Europa, que viu sua parcela subir de 21,8% para 23%, e a América Latina, que aumentou sua fração de 28% para 30,8%. A retomada das exportações também tende a se dar de maneira espalhada entre os segmentos da indústria. As montadoras já comemoram uma elevação de 66,6% nas vendas de carros para outros países em fevereiro último ante o mesmo mês do ano passado -o destaque, entre os destinos, ficou com a Argentina. Nota-se, ainda, alta no comércio de máquinas, artigos de informática e produtos farmacêuticos. Os aviões, os produtos químicos e os calçados são os únicos que continuam deprimidos.
Estímulo - A manufatura brasileira reconhece que algumas medidas tomadas pelo governo durante a crise, como a concessão de empréstimos para as companhias, ajudaram muito na passagem pelos tempos difíceis, mas pede outras providências para contribuir na reconquista do espaço perdido. "Teve gente que comemorou o fato de os EUA terem diminuído a sua parte entre os compradores de mercadorias brasileiras, o que é um absurdo. Há anos, não foi apenas em 2009, estamos perdendo competitividade em mercados importantes, como o americano. Nessas regiões, quase sempre, o Brasil é ultrapassado pela China. Fica complicado, depois, ganhar de volta os consumidores", afirma Julio Gomes de Almeida, professor da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas -, consultor do Iedi - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial - e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Se não existem muitas esperanças de modificações na política cambial brasileira - o dólar desvalorizado ante o real é apontado como a principal desvantagem para os empresários do país -, os especialistas sugerem que a devolução dos empréstimos pagos pelas companhias na fabricação de itens que serão vendidos no exterior, como manda a lei, seja realizada com mais rapidez pelos governos federal e estaduais. "Falta boa vontade em todas as esferas, e aí se encontra um grande nó", comenta Francini. De acordo com os cálculos de Almeida, a restituição correta e célere teria o mesmo efeito que uma apreciação de 8% da moeda americana ante a brasileira. "Não precisa inventar nada, é só fazer valer o que já está determinado. E pensar em diminuir a burocracia no país, que aumenta demais os custos de operação", afirma o professor. (Agência Estado)


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MERCADO DE TECNOLOGIA


Nova Iorque / EUA
Conformidade recebe mais investimento que proteção intelecutal
As empresas estão investindo mais em conformidade e proteção contra vazamento acidentais de dados do que em proteção contra roubo de segredos corporativos muito mais valiosos. A constatação vem de um estudo realizado com 305 decisores de segurança de TI do mercado mundial pela Forrester Consulting. O levantamento intitulado “O Valor dos segredos corporativos: como a conformidade e a colaboração afetam a percepção das empresas sobre o risco”, foi contratado pela RSA, divisão da EMC e Microsoft.
Segundo o estudo, quase 90% das companhias entrevistadas revelaram que a principal motivação dos programas implantados para segurança dos dados vem da necessidade de conformidade com padrões como o Payment Card Industry Data Security Standard (PCI-DSS), para coibir fraudes nas transações com cartão de crédito: leis de privacidade; normas contra violação e políticas de proteção das informações. Essas organizações dedicam 39% de suas verbas a programas de segurança de dados associados à conformidade. Contudo, a pesquisa da Forrester mostra que os segredos corporativos correspondem a 62% do valor total das informações, enquanto os dados em custódia relativos à conformidade abrangem uma proporção muito menor, apenas 38%.
Apesar da grande variação apresentada quanto a gastos com segurança, percepção do valor das informações e número de incidentes de segurança reportados, quase todas as empresas entrevistadas classificaram seus controles de segurança como igualmente eficazes.
Com base nos resultados, o estudo da Forrester fez cinco recomendações para auxiliar as empresas a garantir que suas estratégias de segurança da informação tenham o equilíbrio adequado:

1 - Identificar os ativos de informação mais valiosos no portifólio da companhia;
2 - Criar um “registro de riscos” a partir dos riscos à segurança dos dados, a fim de documentar cenários específicos de ameaças;
3 - Avaliar e priorizar o equilíbrio do programa de segurança de TI entre conformidade e proteção de segredos;
4 - Aumentar a vigilância sobre as relações de negócios externas e com terceiros;
5 - Mensurar a eficácia do programa de segurança de dados.


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MERCADO WEB


São Francisco / EUA
Twitter lança aplicativo para Blackberry
Foi lançada a primeira versão beta aberta ao público do aplicativo oficial do Twitter para a plataforma Blackberry, disponível gratuitamente na loja BlackBerry App World.Há um mês, o site Mashable divulgou a realização dos testes fechados do aplicativo, que traria novas funções como encurtamento automático de URLs, fácil compartilhamento de fotos e busca com filtros de geolocalização. Baseados nos feedbacks recebidos por estes testes, os desenvolvedores acrescentaram, além do já mencionado, notificações de novos tweets, @replies e menções, suporte para as listas, edição de perfil e configurações e mudança de estilo e tamanho da fonte. Para baixar o Twitter para Blackberry basta acessar o atalho http://tinyurl.com/twitonBB . O arquivo tem 963 KB e pode ser utilizado em todos os países, exceto a China. Vale lembrar que este, apesar de oficial, não é o único aplicativo para Twitter no BlackBerry. Há diversos deles, como o popular OpenBeak (http://tinyurl.com/openbeakBB). (Agência EFE)


Estocolmo / Suécia
Nokia compra companhia de localização online
A Nokia anunciou que irá adquirir a MetaCarta, uma empresa americana de capital fechado que se especializou em pesquisa de conteúdo para serviços móveis de localização. A tecnologia da MetaCarta preenche a lacuna entre mapas e conteúdos, de acordo com a empresa. Sua tecnologia Geosearch pode encontrar conteúdo, dados e informações sobre um lugar e apresentá-los numa única visualização. Sua tecnologia Geotag pode ser usada para encontrar referências geográficas em vários tipos de conteúdo. Essas informações podem ser usadas em outras aplicações. A aplicação NewsMap, por exemplo, processa o texto de notícias para extrair os lugares geográficos que elas mencionam. O resultado pode ser sobreposto a um mapa digital, de acordo com a MetaCarta. A Nokia deu poucos detalhes sobre como planeja usar as várias tecnologias da MetaCarta. A empresa diz apenas que elas "serão usadas no campo da busca local, em localização e em outros serviços". A Nokia tampouco forneceu detalhes financeiros sobre a transação. Esta é a segunda compra que a Nokia faz em duas semanas. Em 26/3, a empresa comprou a Novarra, uma empresa americana especializada em browser para equipamentos móveis. (Agência IDG News Service)


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LOGÍSTICA & INFRAESTRUTURA


Da redação – Porto Alegre / RS
América Latina Logística recebe prêmio IR do Global Rankings
Reconhecida como a maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, a ALL – América Latina Logística recebeu um dos principais prêmios do segmento de Relações com Investidores do mundo, o IRGR – Investor Relations Global Rankings, realizado pela MZ Consult.Na edição de 2010 do IRGR, o site de RI da ALL foi premiado como o melhor do Brasil e também o melhor do mundo no segmento de Industrials. A ALL também recebeu o prêmio de TOP 5 da América Latina em Governança Corporativa. “Esta premiação reforça o compromisso da ALL com seus investidores e acionistas para o aprimoramento constante de suas práticas de comunicação e utilização das melhores práticas de governança corporativa, pautada na transparência, equidade e garantia de acesso a informações”, afirma Gustavo Reichmann, Gerente de Relações com Investidores da ALL. O IRGR avalia websites de RI, práticas de governança corporativa e procedimentos de comunicação financeira com base em pesquisas extensivas realizadas por equipes dedicadas junto a companhias de capital aberto e investidores, contando com o suporte especializado de auditores e advogados independentes. (Fonte: Martha Becker Assessoria de Comunicação)


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MERCADO DE LUXO


Da redação – Rio de Janeiro / RJ
Barbara Strauss chega para os cariocas
A rede de joias contemporâneas Barbara Strauss inaugura neste mês sua oitava loja, a primeira no Rio de Janeiro. O ponto de venda estará localizado no Barra Shopping. Com 40 metros quadrados, a nova loja conta com um projeto arquitetônico que reflete a inspiração da marca, representada pela metamorfose da borboleta, além de traduzir aspirações e desejos das consumidoras. A empresa opera no sistema de autoatendimento assistido e os produtos são atualizados semanalmente. A rede pretende abrir neste ano dez pontos de venda no país.


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AGENDA – Eventos / Cursos / Feiras

Da redação – São Paulo / SP
Evento analisa presente e futuro das lojas de departamentos
Nos dias 29 e 30 de maio, em Londres, a rede britânica Selfridges e o grupo IGDS realizam a primeira edição do Global Department Store Summit (GDSS). O evento tem como foco a análise das estratégias das principais redes de lojas de departamentos do mundo, a identificação das mudanças e tendências emergentes no mercado global e a possibilidade de relacionamento com as principais varejistas do setor. O evento acontecerá no Jarvis Memorial Hall, no centro de Londres, e contará com palestrantes como Bernie Brookes (CEO da Myer), Paul Kelly (CEO da Selfridges), Caryn Lerner (CEO da Holt Renfrew), Terry Lundgren (presidente da Macy’s), Stephen Sadove (CEO da Saks Fifth Avenue) e Nayna McIntosh (diretora de marketing & design de lojas da Marks & Spencer). Saiba mais sobre o evento e faça sua inscrição online, diretamente no endereço www.dssumit2010.org.

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