Edição Especial | Ano II



Prezado Leitor,
Todos os sábados o i-press.biz Economia & Mercado presenteia seus leitores com a publicação de uma Reportagem Especial, tratando de temas atuais e de repercução nacional e internacional. Você também pode participar ativamente, mande sua sugestão de pauta para redação.ipressbiz@gmail.com e fale direto com nossos repórteres. E de segunda a sexta-feira, nossas edições diárias trazem todas as notícias importantes que você precisa saber sobre economia e o mercado.

Grande abraço,
Kátya Desessards
Editora-chefe



------------------------------------------------

Da redação – São Paulo / SP
As novas tendências para o setor de telecomunicações
Fornecedora de equipamentos de telecomunicações Huawei realizou um estudo que aponta quatro tendências para o setor que devem se realizar na próxima década. Segundo a Huawei, graças a inovações tecnológicas, a indústria tem vivido níveis de crescimento constantes e imprecendentes nos últimos 20 anos. No entanto, nos próximos anos, desafios significantes estão por vir, como uma base de assinantes saturada e altos níveis de penetração de serviços de telecom.


Veja, abaixo, as quatro tendências apontadas pela Huawei:

1 – Mais de 50 bilhões de dispositivos conectados
Em alguns países desenvolvidos, as taxas de penetração de comunicação móvel atualmente já ultrapassaram 100%. Nos próximos dois anos, haverá 5 bilhões de assinantes de celular em todo o mundo - mais de 80% da população global. Mesmo com essa alta taxa de penetração, não atingiremos o nível de conexões necessário para tratar de assuntos como poluição ambiental e escassez de energia.
A "Internet das coisas", que surgiu para descrever um sem-número de tecnologias, como sensores de rede e RFID, que permitirão à Internet chegar a objetos físicos, vai ajudar a diminuir este gap. A aplicação de tecnologias da informação e comunicação a diferentes indústrias permite conectar todos os tipos de máquinas, monitorar máquinas precisamente e controlar máquinas de forma inteligente. Com isso, será possível atingir o objetivo de melhoria de eficiência energética, decisões tomadas com base na ciência, economia de energia, proteção ambiental e redução de custos.
A "Internet das coisas" vai expandir a comunicação das 6 bilhões de pessoas em todo o mundo para cerca de 50 bilhões de máquinas. Isso trará oportunidades significativas para a indústria de telecom desenvolver novos mercados. Além disso, provocará uma mudança no desenvolvimento humano, que passará de uma sociedade eletrônica (e-society) para uma sociedade ubíqua (u-society), na qual tudo é conectado e pode ser acessado de qualquer lugar.

2 - O avanço da banda larga móvel é a próxima engrenagem de telecomunicações
As receitas dos tradicionais serviços de voz estão saturadas e, com o surgimento e a adoção das comunicações móveis, temos visto uma queda gradual dessas receitas. A banda larga móvel, no entanto, está vivendo sua época de ouro. Em 2014, o número de assinantes de banda larga móvel terá crescido 10 vezes, atingindo cerca de 3 bilhões.
Boa parte do desenvolvimento da banda larga móvel deve-se a tecnologias de rede como HSPA/LTE, consideradas eficientes do ponto de vista de custos. Além disso, a Web Oriented Architecture (WOA), que permite o desenvolvimento e a adoção de widgets e aplicativos, traz serviços para telefones móveis que enriquecem e expandem as ofertas disponíveis para a banda larga móvel. Novos dispositivos, como iPhone e aparelhos com Android, permitem de forma simples a interação homem-máquina, mas esses modelos ainda não estão disponíveis para a maioria dos usuários devido a custos.

3 - Cloud computing traz novas oportunidades
Novos serviços de internet e aplicações transformaram muitos modelos de negócio tradicionais. Cloud computing é um exemplo. A nuvem redefiniu a estrutura de indústrias inteiras ao revolucionar modelos de negócios de software, hardware e ao fazer com que clientes deixassem de comprar produtos e passassem a comprar serviços.
Ao usar uma plataforma de cloud computing e de armazenamento na nuvem, o Google está incubando uma grande revolução que atingirá o desenvolvimetno e a operação de software e serviços, por meio de sua APP Engine. Essa solução pode balançar a indústria como um todo, ao extinguir a necessidade de fornecedores e usuários de software e hardware de comprar equipamentos ou software.
Já que a cloud computing depende de provedores de serviço confiáveis e seguros, a nuvem oferece grandes oportunidades para operadoras. Ao entrarem no mercado de cloud computing, as operadoras podem alavancar suas redes e vantagens para seus assinantes para criar novos serviços de valor agregado e experiências ao integrar conteúdo da indústria e aplicações. Além disso, podem desenvolver novos modelos de negócios que capitalizem em suas próprias bases relacionados a informações do usuário, como data mining e plataforma de publicidade. A nuvem é uma área-chave para operadoras que queiram ir além.



4 - Casa conectada
Pensando no exemplo da indústria de música, podemos concluir que a experiência certa do usuário pode revolucionar completamente a indústria. Música digital e os tocadores MP3 mudaram o modelo de negócios da indústria de música. A próxima fronteira para a experiência do usuário é a casa conectada.
O aumento da penetração de banda larga criará casas über conectadas e redes domésticas. A rede da residência é feita de diversos componentes, incluindo entretenimento audiovisual (TV), comunicações (computadores e dispositivos móveis) e video vigiância. A TV já experimentou a mais revolucionária transformação com o desenvolvimento de diversas formas de consumir conteúdo tradicional sob demanda e online. Não é difícil que a TV tradicional e o modelo de distribuição de DVDs se tornem obsoletos na próxima década.
A União Europeia previu em seu relatório "Internet de 2020" que nos próximos 10 anos os canais de TV serão distribuídos junto com outros serviços de internet e não haverá mais transmissão via satélite e terrestre - exceto em áreas isoladas. Na década passada, testemunhamos a convergência de telecomunicações e internet. Na próxima, vamos ver a convergência de broadcast, TV e internet.
A casa conectada é o principal campo de batalha para a convergência de telecomunicação, TV e internet. E vai oferecer oportunidades sem precedentes para operadoras devido à característica da rede de telecomunicações de oferecer banda larga e bi-direcional que pode satisfazer a experiências do usuário tanto online quanto sob demanda.


--------------------------------------------------

i-press.biz ecpnomia & mercado - Direitos autorais e comerciais reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, distribuição ou disponibilização pública, por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa. A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal) com pena de prisão e multa; conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 105, 108 e incisos da Lei 9.610, de 19.2.98, Lei dos Direitos Autorais). i-press.biz economia & mercado - Copyright © 2008/2009 - Todos os direitos reservados a Kátya Desessards