Edição Especial | Ano II

Prezado Leitor,
Todos os sábados o i-press.biz Economia & Mercado presenteia seus leitores com a publicação de uma Reportagem Especial, tratando de temas atuais e de repercução nacional e internacional. Você também pode participar ativamente, mande sua sugestão de pauta para redacaoipressbiz@gmail.com e fale direto com nossos repórteres. E de segunda a sexta-feira, nossas edições diárias trazem todas as notícias importantes que você precisa saber sobre economia e o mercado.

Grande abraço,
Kátya Desessards
Editora-chefe
_______________________________


Mercado de Tecnologia

São Paulo / SP
Fuja das limitações dos emails e mande arquivos gigantes para seus amigos
Você já tentou mandar uma pasta de fotos em alta resolução para um familiar? Um par de músicas bacanas para seu melhor amigo? Um vídeo tutorial para seu colega de trabalho? Se sim, já deve ter se deparado com a limitação do email para grandes arquivos. Aprenda agora como escapar dela.

Usuários mais antigos se lembram do que era receber um email com um anexo gigantesco e ter sua conexão travada enquanto a gigante mensagem não era recebida. Hoje, com a popularidade dos webmails e a banda larga, este tipo de problema foi sanado. Quer dizer, não completamente: a maioria dos servidores do email limita o envio e recebimento de arquivos, o que quer dizer que você não pode enviar uma pasta com muitas fotos, um vídeo maior e em alguns casos nem uma música que encontrou em algum site.

Qual a solução, então? Muitos desistiriam, outros apostariam em comunicadores instantâneos como o Windows Live Messenger, o que é viável, mas acaba barrado em outras limitações. E se o seu contato não estiver conectado, por exemplo?

Eis que surgem alguns serviços na web para facilitar sua vida. Nesta matéria você conhecerá alguns deles e aprenderá a mandar seus gigantescos arquivos de uma vez por todas. Sem dor de cabeça, é claro. Antes, esclarecemos que selecionamos três tipos de serviço, nossos preferidos.

YouSendIt
O YouSendIt ( www.yousendit.com ) é um serviço que permite, através de uma interface web, enviar um arquivo a um servidor e compartilhá-lo com múltiplos destinatários. O site funciona mediante cadastro e possui quatro tipos de contas, sendo uma delas gratuita (Lite) e duas delas reservadas a equipes e companhias. Na versão gratuita, que interessará a maior parte de nossos leitores, o tamanho máximo do arquivo a ser enviado é de 100 MB. Nas versões pagas (as contas custam a partir de US$ 10/mês) o limite sobe para 2 GB. O arquivo estará disponível online a qualquer um que possuir o link de acesso durante o período de 7 dias (ou 100 downloads, o que acontecer antes). Por este motivo, evite enviar arquivos desprotegidos, a menos que você opte por pagar um extra pela proteção de seu arquivo no momento do envio ao YouSendIt.

Como se inscrever - Entre no site www.yousendit.com e clique no link Sign Up. Na próxima tela, escolha o botão Sign Up referente à versão Lite. Preencha o formulário que pede seu nome, email, senha, telefone, país e setor em que trabalha. A página de confirmação pedirá que você clique em um link, que será enviado ao seu email dentro de até 30 minutos e sugerirá o download de um plugin para o Outlook e o YouSendIt Express, que facilita o envio dos arquivos. Depois de clicar no link recebido por email, digite seu login e senha e clique no botão Login. Você verá pela primeira vez seu painel de usuário e poderá começar a enviar seus arquivos.

Como enviar - Acesse o site www.yousendit.com e na caixinha azul faça o login digitando seu email e senha de cadastro. A primeira tela apresentará um formulário de uso. Em “To”, escreve o email de seu destinatário. Preencha o assunto do anexo em “Subject” e uma mensagem que explica do que se trata o arquivo. Clique em “Escolher arquivo” e localize o arquivo grande a ser enviado. Clique duas vezes sobre ele. Clique em “Add Another File” se você precisar acrescentar mais um anexo. O YouSendIt Lite permite a adição de serviços como proteção de dados e confirmação de recebimento, todavia estes adicionais são pagos. Clique no botão “Send It”. O serviço mostrará uma barra de progresso com o status do envio da mensagem e o tempo total estimado. Ao final do envio, o serviço mostrará o link para download dos arquivos e informará por quanto tempo o arquivo ficará no ar, disponível para download do(s) destinatário(s).

Como baixar - No email recebido, clique em “Download File”. Se o botão não tiver aparecendo, informe ao programa de email que mostre as imagens. Na mesma mensagem virá o prazo para download do arquivo, que se foi enviado por uma conta Lite será de 7 dias a contar do envio. Uma nova janela do navegador será disparada para uma tela bem intuitiva. Ao lado de cada arquivo enviado existirá um botão “Download”. Clique nele e aguarde até que a tarefa esteja concluída, dentro de alguns instantes.


Pando
O Pando ( www.pando.com ) é um sistema mais inteligente, embora dependa do download de um programa específico, existente para Windows (XP, Vista e 7) e Mac OS X (10.4 ou superior). O sistema utiliza tecnologia P2P como o BitTorrent. Ao enviar um pacote, um arquivo .pando é gerado e remetido ao destinatário. Ao baixar e executar este arquivo, o Pando é disparado e o download é iniciado. Uma das maiores vantagens deste serviço é que, além de limitar o download do arquivo (que pode ter até 1 GB na versão gratuita) àqueles que tenham o arquivo .pando, o download pode ser feito em tempo real, enquanto o remetente ainda estiver enviando o arquivo. O Pando mostrará, também, quantas vezes o arquivo foi baixado. Depois de enviado, o arquivo será mantido no servidor por sete dias após o envio.

Como se inscrever - Abra o site www.pando.com e clique em “Get Pando” ou em “Download”, na barra superior do site. A nova janela mostrará a diferença entre a versão gratuita e a versão Pro, que pode ser obtida pelo pagamento único de US$ 25 e permite o compartilhamento de arquivos de 3 GB e download mais rápido. Clique em “Get Pando Free”. Indique o sistema que você possui (Windows ou Mac) e clique em “Download Pando Now!”. Feito o download, execute o arquivo e prossiga com a instalação. Preste atenção para negar ou autorizar a Pando Toolbar, que é desnecessária ao processo.

Como enviar - Feita a instalação, abra o aplicativo. Você verá que o aplicativo tem três “abas”: “received” (recebidos), “sent” (enviados) e “channels” (canais). Possui também um botão azul escrito “share new” (compartilhar novo). Clique nele e escolha Email. Uma janela será aberta. Ela apresenta o campo “To:”, onde você precisará preencher o(s) endereço(s) de email do(s) destinatário(s) do pacote, o “Subject” (assunto), a “Message” (mensagem) e, logicamente, o campo para anexar os arquivos. No rodapé da tela, clique em “Click to enter your email address” para confirmar seu nome e email. Isso precisará ser feito apenas uma vez. Preencha seu nome e email.
Agora preencha os campos e, na hora de adicionar o(s) arquivo(s), clique em “browse”. Uma janelinha será disparada, navegue pelas pastas e encontre o arquivo desejado. Clique duas vezes sobre ele. Repita o processo até que todos os arquivos estejam incluídos. Se quiser, renomeie o nome do pacote em “Package name”. Terminado, clique em Send. No primeiro envio você precisará digitar o texto mostrado em uma imagem, o que garantirá que o envio está sendo feito por um humano, e não por uma máquina. Ao mesmo tempo em que se clica em Send, seu destinatário receberá um email e já poderá fazer o download (desde que tenha o Pando instalado). Você receberá uma cópia do email enviado, o que indica que o arquivo já está disponível para download. Não desligue ou desconecte seu computador da internet até que o pacote seja enviado por completo.

Como baixar - Você precisará ter o Pando instalado em sua máquina. Caso ainda não esteja, siga o primeiro passo citado em “Como enviar” para fazer a instalação. Em seguida, abra seu email e baixe para seu disco o arquivo .pando recebido. Encontre o arquivo .pando baixado para seu disco rígido e execute-o. O Pando será disparado e a transferência aparecerá na guia “Received”, junto com uma barra de progresso. Terminada a transferência, o arquivo poderá ser aberto com um duplo clique.


WeTransfer
O serviço mais simples dentre nossos três preferidos, o WeTransfer permite a transferência de arquivos de até 2 GB e dispensa registro. Todo o processo pode ser feito mediante o preenchimento de poucos passos dentro do próprio site, que é um show a parte. A interface é limpa, composta de um pequeno formulário para envio e uma fotografia aleatória de fundo. Qualquer arquivo enviado fica disponível para download por até duas semanas e, ao contrário do YouSendIt, o arquivo não possui limite de downloads. Por mascarar o endereço de download, seu arquivo possui uma proteção extra que ajuda a dificultar a transferência por pessoas não autorizadas. Isto é, se nenhum de seus destinatários replicar o email recebido para outras pessoas. Outro recurso interessante é que o WeTransfer enviará um email informando quando determinado destinatário baixar o pacote.

Como enviar - Abra o site www.wetransfer.com e na única caixinha de texto clique no botão “Go”.Em “Enter your friends email address(es)” preencha com o(s) endereço(s) de email de seus destinatários separados por um espaço. No campo abaixo insira seu endereço de email. Logo abaixo, escreva uma mensagem.No primeiro campo clique no sinal de + para começar a adicionar arquivos. Encontre o primeiro arquivo e clique duas vezes sobre ele. Repita o processo até que todos os arquivos estejam inclusos.Terminado o preenchimento do formulário de envio, clique em “Transfer”. Uma bela barra de progresso surgirá. Aguarde até que o envio tenha sido completado. Ao terminar o processo, o site mostrará a confirmação do envio, que também será mandada para seu email.

Como baixar - Quando alguém lhe enviar um arquivo pelo WeTransfer, você receberá uma mensagem em seu email que traz a mensagem deixada pelo remetente e o nome do(s) arquivo(s) anexados. Clique no botão “Download”. Uma nova janela do navegador será aberta. Clique novamente em “Download”. Indique a pasta de seu computador para a qual o arquivo será baixado e clique em “Salvar”. Uma barra de progresso informa quanto do download já está concluído. Aguarde até que esteja finalizado e uma mensagem de confirmação com o botão Finish aparecer. (Fonte: Rodrigo Martin de Macedo)


------------------------------

EXPEDIENTE: REDAÇÃO - Rua Menezes Paredes, 124 – Nonoai – CEP 90830-070 – Porto Alegre/RS – Tels.: +55 51 3276.2143 – E-mail: redacaoipressbiz@gmail.com * Editora-chefe Kátya Desessards – katya.desessards@gmail.com * Editora Letícia Vargas Tel.: +55 51 8206.7350 * Repórter Caren Martins Oliveira - Revisora Lúcia Iná Sá d’Oliveira -professoraluciaina@gmail.com * Fotógrafo Nilton Santolin - www.niltonsanolin.com.br * Sucursal São Paulo/SP Ana Díaz Monteiro – Editora Assistente * Sucursal Brasília/DF Marco Aurélio Reis – Repórter * Sucursal Rio de Janeiro/RJ Luiz A. Mascarenhas – Repórter * Sucursal Internacional Lisboa/Portugal Maria João Souto Freitas – Correspondente * EMPRESAS PARCEIRAS Pezco Consultoria & Pesquisa (www.pezco.com.br) / PRNewswire Brasil (www.prnewswire.com.br) * DEPARTAMENTO COMERCIAL Flávia Pereira Neto – Executiva de Conta – Cel.: +55 51 9136.2404

i-press.biz ecpnomia & mercado - Direitos autorais e comerciais reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, distribuição ou disponibilização pública, por qualquer meio ou processo, sem autorização expressa. A violação dos direitos autorais é punível como crime (art. 184 e parágrafos, do Código Penal) com pena de prisão e multa; conjuntamente com busca e apreensão e indenizações diversas (arts. 105, 108 e incisos da Lei 9.610, de 19.2.98, Lei dos Direitos Autorais). i-press.biz economia & mercado - Copyright © 2008/2009 - Todos os direitos reservados a Kátya Desessards