Série Empreendedores

Durante o mês de agosto estaremos fazendo uma série de matérias com micro, pequenos e médios empresários que fizeram do empreendedorismo um modo de vida.
Boa leitura,
Equipe I-press.biz
-----------------------


O bolo perfeito
Kátya Desessards, editora-chefe
Durante nossas vidas ouvimos histórias de pessoas que venceram por seu esforço e vontade de mudar. Muitas dessas histórias se perdem nas tentativas e outras ainda surgem todos os dias. O empreendedorismo é algo que pode ser comparado ao talento de um artista, que não deixa domar sua alma e não se leva pelos padrões. Rosangela de Andrade é uma dessas personagens anônimas que construíram uma história de luta e perseverança.
Ao final de 1999, Rosangela passava por dificuldades por causa da perda de sua malharia. Seu sustento por mais de 15 anos. Após algumas sessões de analise e da ajuda das aulas da Escola de Filosofia que freqüentava, Rosangela buscou força no seu passado da época de colégio. A força dessas lembranças fez com que esta mulher, mãe e corajosa, reunisse forças para continuar em frente e conseguisse sustentar sua família.
O olhar ficou parado no tempo por alguns instantes durante a entrevista, parecendo estar noutro lugar... mais precisamente na cidade de São Geraldo, interior de Minas Gerais, que fica perto do município de Juiz de Fora. É de lá que vem o talento de Rosangela. Esta mineira trouxe da terra do pão de queijo as mãos desenhadas para criar doces. "Há 37 anos, na época de colégio eu e minhas amigas fazíamos doces para vender na hora do intervalo da escola. Gostávamos muito de nos reunir para inventar receitas de doces e bolos", contou Rosangela.
Há 35 anos no Rio Grande do Sul, ela decidiu que estava na hora de mudar totalmente de vida voltando as suas origens. Foi assim que nasceu a Demeter Delícias, uma empresa especializada em doces e bolos ornamentais. "No início, em 2000, comecei fazendo biscoitos de natal e pães de mel. Mas sentia que precisa fazer mais, precisava ir mais longe. Sentia que podia conseguir", lembra Rosangela. Foi quando percebeu que precisava se especializar, buscar mais conhecimento.
Decidiu então que faria cursos com profissionais a área de confeitos e doces. "Há 7 anos, voltei para Minas Gerais e procurei minha amiga e ex-colega Ana Lúcia Coelho para me ensinar tudo sobre a arte de fazer doces e bolos. Sua amiga Ana Lúcia é hoje uma das mais conceituadas confeiteiras mineiras, sua empresa atende os mercados de Brasília, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com uma produção de mais de 10 mil doces por semana. E foi nas suas mãos que nossa entrevistada deu seus primeiros passos para sua nova vida.
Fez outros cursos na Casa do Padeiro e com profissionais conceituadas como Rosário Valdez e Izamara Amancio, onde aprendeu e aprimorou suas técnicas de confeitos e de criação de bolos ornamentais. "Não me distraio com a qualidade dos meus produtos. Sei que meus clientes sabem qual é o diferencial do meu trabalho", salienta Rosangela. Após algum tempo de empresa a sua filha Roberta de Andrade Sousa, que se formou em arquitetura, entrou como sua sócia. Elas dividem as tarefas, Rosangela é responsável pela produção, pelo controle de qualidade e sua filha pela ornamentação dos bolos e pela organização dos eventos.
A Demeter Delícias possui três funcionárias fixas e quando há aumento de demanda entre os meses de setembro, outubro e novembro, contratam mais dois profissionais. "Hoje a minha produção, em tempos normais de demanda, é de 3 mil doces por semana e cerca de 4 a 5 bolos", salienta Rosangela. Ela pretende ampliar sua produção com a diversificação de seu negócio. Com a deflagração da crise econômica todos sentiram os seus efeitos e com a mineira Rosangela não foi diferente. Ela teve que pensar em como fazer o seu negócio não naufragar assim como tantos. "Houve uma quebra de quase 50% na produção por causa da crise econômica". Rosangela está investindo para diversificar a sua linha de serviços.
Para 2010, pretende abrir um salão de festas, para no máximo 80 pessoas, na sua casa, onde possui a sua cozinha industrial que produz seus doces e bolos especiais. Neste novo espaço, segundo a empresária, ela está projetando a criação de uma escola de pães de doces, um antigo sonho desde que abriu sua empresa há quase 10 anos. "Acreditar nos sonhos é o segredo", afirmou a empresária. A força de Rosangela está gravado no próprio nome da sua empresa.
Deméter, na mitologia Grega, era o nome de Ceres a deusa da agricultura. E foi na essência dessa deusa que Rosangela buscou sua inspiração. Hoje, esta empresária mineira que virou gaúcha de coração, está realizada por conseguir sustentar sua família e por conseguir superar as adversidades que a vida lhe impôs, pois conseguiu transmitir para sua empresa e para suas funcionárias o espírito de empreendedorismo que leva na sua alma.

CONTATOS:

Demeter Delícias
Rua: Eurico Lara, 466 – Bairro Medianeira
Tel.: (51) 3232.5108 ou Cel.: (51) 9288.6080
www.demeterdelicias.com.br
Proprietária: Rosangela de Andrade

----------------------

Se você conhece ou é um empreendedor e queria nos contar, envie um e-mail para katya.desessards@gmail.com.br e conte sua história.