Rio Grande do Sul receberá missão empresarial de Roraima
Consultora gaúcha Katya Desessards está à frente da organização da comitiva que chega ao Estado sexta-feira e traz no grupo o governador de Roraima

Uma importante missão empresarial do Estado de Roraima chega ao Rio Grande do Sul nesta semana para uma extensa agenda com diretores de empresas de vários setores e presidentes de entidades, com o objetivo de abrir oportunidades de negócios entre os dois Estados. A vinda da delegação ao Estado está sendo organizada pela consultora de mercado, Katya Desessards, que iniciou as tratativas da ação no mês de maio, quando esteve no Norte do país, executando trabalhos de consultoria para empresa canadense Thompson. “Conversando com entidades como a Fecomércio de Roraima, detectei possibilidades de negócios que poderiam ser ampliadas entre os dois Estados”, explica.

Assim como outros Estados da região Norte, Roraima tem forte presença gaúcha, por conta da colonização. “Agora, empresários e entidades querem ampliar essa afinidade, buscando novas oportunidades de negócios”. Katya explica que essa visita tem vários objetivos, entre eles estabelecer trocas tecnológicas, de conhecimento e comerciais. “Há interesses na cadeia do agronegócio, do couro, da carne, no setor da manufatura, moveleiro e vitivinícola”, aponta. O Estado tem peculiaridades que permitem o desenvolvimento de negócios rentáveis não só na área agrícola e tecnológica. “Além do clima, outros atrativos, como a menor carga tributária do país e o alto retorno para reinvestimento no negócio chamam atenção”.

A especialista conta que essa será a primeira visita para mapeamento, troca de informações e prospecção de potencialidades. O segundo passo será trazer ao Rio Grande do Sul delegações segmentadas para rodadas de negócios. A consultora antecipa ainda que busca a criação de um pólo industrial sustentável em Roraima, e que as visitas aqui podem criar circunstâncias que anteciparão a aplicação do projeto.

Entre os membros da comitiva, está o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, além dos presidentes e integrantes de entidades locais como Fecomércio, Federação das Indústrias, Sebrae, Federação da Agricultura, agências de fomento, secretários de Estado e empresários da área industrial. A agenda de visitas está concentrada em Porto Alegre, região metropolitana e Serra.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Oficial da Missão Empresarial Due Company)