Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 22, 2008

E-Press.biz Economia & Mercado | Edição 067 | Ano I

Kátya Desessards

_____________NOTÍCIAS
Mantega nega uso do FGTS para capitalizar pré-salO ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou, ontem, por meio da assessoria de imprensa, que o governo vá permitir o uso do FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - para capitalizar a Petrobras. No domingo, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmou, em entrevista à rádio CBN, uma possível abertura do FGTS para compras de ações da Petrobras, para investimento direto no pré-sal. "O presidente me pediu para desmentir a notícia do jornal Folha de São Paulo, que o governo estuda permitir o uso do FGTS para capitalizar a Petrobras na exploração do pré-sal", disse Mantega por meio de sua assessoria à Agência Estado. Segundo o ministro, ainda por meio de sua assessoria de
imprensa, em nenhum momento se cogitou a utilização do FGTS para capitalizar a Petrobras. O presidente Lula chegou a afirmar que o anúncio dessa informação foi irresponsável e abominável. Mas segundo fontes do próprio go…

E-Press.biz Economia & Mercado | Edição 066 | Ano I

Kátya Desessards

____________
NOTÍCIAS

Lula vai reabrir compra de ações da Petrobras com FGTS
Os trabalhadores com conta no FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - poderão usar esses recursos numa nova rodada de investimentos na Petrobras. Para permitir capitalização, será preciso mudar a lei. Quem já tem ações da Petrobras compradas com recursos do FGTS, também poderá voltar a aplicar na empresa. Em 2000, o governo permitiu o uso do FGTS para a compra de ações da Petrobras. De acordo com a reportagem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu permitir o uso do FGTS na capitalização da Petrobras para explorar o petróleo da camada pré-sal. A reportagem informa ainda, que Lula decidiu que a União fará uma capitalização da Petrobras a fim de elevar sua participação nos lucros da empresa, que tendem a aumentar bastante com a exploração do pré-sal. O Palácio do Planalto acredita que a medida amenizará a crítica de prejuízo aos acionistas minoritários com a capitalização que a Uniã…