Coluna do Dia

Kátya Desessards

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ANÁLISE SETORIAL

Financiamento do Plano Safra Mais Alimentos 2008/09 já iniciou
Desde sexta-feira passada, dia 1/8, os bancos que atuam com o crédito rural do Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar -, estão aptos a iniciar a contratação de operações de financiamento rural do Plano Safra Mais Alimentos 2008/09. As últimas medidas administrativas necessárias para o início das operações, foram efetivadas por portarias do Ministério da Fazenda que autorizam o Bndes - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social -, o Bansicredi - Banco Cooperativo Sicredi - e o Bancoob - Banco Cooperativo do Brasil a operar esse crédito. O Basa - Banco da Amazônia -, o BNB - Banco do Nordeste - e os bancos privados e estaduais que usam recursos dos Fundos Constitucionais e das exigibilidades bancárias já estavam operando com o Pronaf. A contratação de operações de investimento, inclusive do Pronaf Mais Alimentos, será iniciada em 15 de agosto, tempo necessário para adequação dos sistemas dos agentes financeiros. O Plano Safra Mais Alimentos destina R$ 13 bilhões para financiamentos do Pronaf na safra 2008/2009.
Mais assistência técnica
Na safra 2008/09 da agricultura familiar serão destinados para as ações de Ater - Assistência Técnica e Extensão Rural - R$ 397 milhões, R$ 229 milhões a mais que na safra anterior, que foi de R$ 168 milhões em 2007/08. Além do aumento dos recursos, a rede no campo será ampliada de 20 mil para 30 mil técnicos, o que permitirá aumentar e melhorar a assistência a mais de 2 milhões, assistidos pelas ações de Ater no País.
Mais Alimentos
Entre as novidades do Plano Safra Mais Alimentos está o Pronaf Mais Alimentos, que disponibiliza R$ 6 bilhões para investimento na infra-estrutura produtiva da propriedade familiar. O limite de crédito por produtor é de R$ 100 mil, com prazo de até 10 anos para pagamento, carência máxima de três anos e juros de 2% ao ano. O recurso pode ser destinado à compra de máquinas e equipamentos, correção do solo, irrigação e melhoria genética, entre outras finalidades. “Este é mais um incentivo à introdução de métodos racionais de produção, visando ao aumento da produtividade, à melhoria do padrão de vida dos agricultores familiares e à adequada defesa do solo e da água”, diz Guadagnin. Coordenado pelo MDA, o Plano Safra Mais Alimentos vai ampliar a oferta de alimentos no País por meio do aumento da produção e da produtividade da agricultura familiar. O Mais Alimentos alia financiamento e conhecimento para levar à agricultura familiar, sistemas produtivos diversificados e sustentáveis. A meta é elevar em 18 milhões de toneladas/ano a produção da agricultura familiar.

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NOTÍCIAS

Lojas virtuais devem faturar R$ 300 milhões no Dia dos Pais
Números divulgados pela e-bit projetam para o Dia dos Pais uma movimentação de R$ 300 milhões no comércio eletrônico, um crescimento de cerca de 30% em relação ao faturamento alcançado no mesmo período em 2007. O aumento no volume de produtos e no valor agregado nos carrinhos dos e-consumidores, deverá ser o principal impulsionador do desempenho. Produtos mais caros, como Informática, Eletrônicos e Telefonia Celular, devem ser os mais procurados, fazendo com que o tíquete médio suba cerca de 8% na comparação anual, para R$ 320.

Syngenta apresenta soluções para algodão
A Syngenta realizará, a partir de 05 de agosto, uma série de eventos voltados aos cotonicultores e consultores nas principais regiões produtoras de algodão. Durante o primeiro evento, os convidados terão a oportunidade de conhecer o conjunto de soluções da Syngenta para a proteção das culturas de algodão: Avicta Completo, Bion e Chess. BION é um ativador da autodefesa de plantas de alta eficiência. O produto ativa o sistema imunológico da planta, fazendo com que ela se defenda sozinha de quaisquer adversidades, sejam doenças ou variações climáticas. De acordo com a empresa, Bion é o único ativador da autodefesa de plantas registrado nessa categoria no Brasil para a cultura de algodão. CHESS é um inseticida com modo de ação único, desenvolvido especialmente para controlar e combater, de forma simultânea, duas pragas que atacam as culturas de algodão e danificam sua fibra: o pulgão e a mosca-branca. Atualmente, os produtos mais tradicionais para o controle dessas pragas são do mesmo grupo químico daqueles utilizados no tratamento das sementes, o que gera um alto risco de resistência e poucas alternativas para realizar a rotação de produtos.

Ponto Frio cria empresa independente para comércio eletrônico
A Globex, controladora do Ponto Frio, segunda maior rede varejista de eletroeletrônicos do País, reestruturou suas operações de e-commerce e televendas com a criação de uma empresa independente, a Pontofrio.com. Para isso, a empresa associou-se a Eduardo Chalita, German Quiroga, Renato Drumond e Eduardo Castro, todos executivos importantes no desenvolvimento do comércio eletrônico no País. A Globex deterá, inicialmente, quase a totalidade do capital social. Está prevista a opção de compra de ações da Pontofrio.com pelos executivos e eventuais novos beneficiários, com participação máxima de 14% do capital social. Ainda como parte do acordo, a Globex torna-se acionista da E-Hub Consultoria, Participações e Comércio, prestadora de serviços na área de comércio eletrônico, que pertence ao grupo de executivos. O conselho de administração da Pontofrio.com terá sete membros: Chalita, Quiroga, Castro, Manoel Amorim (presidente da Globex); Pedro Chermont (conselheiro de Administração da Globex); Marcos Vignal (diretor-executivo de Operações da Globex) e Leonardo de Paiva Rocha (diretor-executivo Financeiro e de RI da Globex). Quiroga será o CEO da nova empresa e repetirá a bem-sucedida estratégia adotada na americanas.com, onde foi diretor de marketing e tecnologia. Com a criação de uma operação independente para o varejo não-loja, o Ponto Frio poderá acelerar o desenvolvimento de suas vendas online, mantendo o controle do negócio. Atualmente, a empresa detém cerca de 4% de participação nas vendas via internet no Brasil.

Suinocultura e o desafio do mercado internacional
O I SBSS vai reunir representantes de mais 80% da produção nacional de 13/8 a 15/8 em Chapecó/SC. O primeiro Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, realizado pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários, com o apoio da Abraves/SC - Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos -, Prefeitura Municipal de Chapecó e Embrapa Suínos e Aves, está movimentando o setor. A expectativa é que durante os três dias do evento, empresários, pesquisadores, técnicos e médicos veterinários das principais empresas do país, estejam presentes ao principal evento do setor, no coração da produção, em Chapecó-SC. Na programação do evento debates sobre sanidade, nutrição, reprodução, genética e manejo, reunindo especialistas nos temas escolhidos. Mais informações com Núcleo Oeste de Médicos Veterinários pelo telefone +55 49 3329.1640.

C&C lança linha premium de marca própria
A C&C Casa e Construção, maior varejista de materiais para construção, reforma e decoração do País, colocou no mercado a linha de produtos C&C Casanova Premium. O primeiro produto da marca é o Kit para Churrasco, composto por dois modelos de kits e 15 acessórios, também vendidos avulsos. Completando sete anos no mercado, a marca própria Casanova conta com cerca de 800 itens exclusivos, com garantia de procedência e rastreabilidade dos produtos.

Camex apresenta resultados da simplificação do comércio exterior
Os resultados iniciais da Estratégia Nacional de Simplificação do Comércio Exterior, lançada pela Camex - Câmara de Comércio Exterior -, em maio, começaram a ser implementados com a participação de diversos órgãos do governo federal, como a Receita Federal, o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Anac - Agência Nacional de Aviação Civil. Ao todo, são 18 órgãos que concedem anuências às ações do comércio exterior brasileiro e, no âmbito da Estratégia, deverão aprovar medidas para facilitar e desburocratizar essas operações. Grande parte das propostas está em fase de implementação, gerando resultados visíveis aos operadores de comércio exterior brasileiro. A expectativa é que todas sejam concluídas e implementadas até o final deste ano. A ação está inserida na Política de Desenvolvimento Produtivo e tem o apoio da ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial -, no âmbito do Ambiente Jurídico – Investimento e Inovação. A Estratégia Nacional de Simplificação tem a finalidade de reduzir a burocracia, facilitar as operações das transações comerciais e melhorar a gestão dos processos, operações, rotinas e procedimentos, entre outros benefícios para os exportadores e os importadores brasileiros.

Makro leva rede ao interior do Brasil
O atacadista Makro quer estender a sua rede em direção ao interior do Brasil. O alvo preferencial são cidades de médio porte e Estados onde a empresa ainda não está presente. Nessas localidades estão sendo erguidas lojas menores que as instaladas nas metrópoles e principais centros urbanos do País. Só na abertura dessas novas unidades os investimentos somam R$ 370 milhões até o final de 2009. Desse valor, R$ 170 milhões estão sendo aportados neste ano, com a instalação de oito lojas. A mais recente foi aberta no final da semana passada, em Montes Claros/MG. Outras duas foram inauguradas em Petrolina/PE e São Leopoldo/RS, no primeiro semestre. As próximas serão em Campina Grande/PB, Araçatuba/SP e Porto Velho/RO. O Makro pretende encerrar o ano com 65 unidades no País.

Preços do álcool voltam a cair no mercado
Os preços do álcool combustível continuam em queda no mercado interno. Segundo levantamento semanal do Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada -, o litro do anidro fechou a R$ 0,8670 (sem impostos), com recuo de 1,93%, sexta-feira. O hidratado encerrou a R$ 0,6974 o litro (sem impostos), com queda de 2,74%. Segundo o Cepea, a maior oferta do combustível nas usinas tem ajudado a pressionar as cotações do álcool no mercado. A maior oferta por parte de algumas usinas, que precisaram “fazer caixa” para o início de mês, pressionou as cotações na última semana, segundo o Cepea. Alguns negócios a valores inferiores que a média continuaram saindo em regiões mais distantes das bases distribuidoras.

Livraria Cultura e MCash oferecem gift card via celular
Uma parceria entre a MCash e a Livraria Cultura coloca em operação o primeiro vale presentes pelo celular, aceito em lojas físicas. O MGift Cultura estará disponível a partir do dia 5 de agosto e os produtos poderão ser retirados nas sete unidades da livraria no País e no site www.livrariacultura.com.br. Assim que o vale presente é adquirido, mediante pagamento da quantia desejada, uma mensagem SMS é enviada para a pessoa presenteada, com felicitações e informações sobre o valor e o autor da homenagem. Para resgatar os créditos recebidos, basta ir a uma loja da Livraria Cultura ou acessar o site da rede e escolher o item desejado. É possível, ainda, complementar o valor recebido para adquirir produtos que possuem valor mais alto ou, no caso de itens mais baratos, acumular o saldo para novas compras.

Gelateria Parmalat abre unidade no ABC Paulista
A Gelateria Parmalat, rede de sorveterias do grupo Parmalat, abriu no Shopping ABC, em Santo André/SP, sua primeira unidade na região do ABC Paulista. O novo espaço apresenta mais de 30 tipos de sorvetes, sobremesas e bebidas especiais da marca. Até o final do ano, a Gelateria quer chegar a 50 lojas no País, incluindo a chegada a novos mercados, como Brasília/DF e Minas Gerais. Atualmente, a rede conta com 39 lojas e seis quiosques.

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AO PONTO...

- A China pode aumentar os impostos de exportação incidentes sobre o aço, caso os embarques para o exterior reacelerem, informou a Associação do Ferro e Aço do gigante asiático.

- Efeitos da alta dos combustíveis nos fretes marítimos de navios graneleiros, demanda chinesa, dólar enfraquecido e busca de resultados, respondem por um novo elo da cadeia de transportes, até há pouco tido como "inimaginável" pelos operadores do setor.

- O novo presidente da Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo -, engenheiro José Roberto Correia Serra, cujo nome foi aprovado pelo conselho deliberativo da empresa, terá como um de seus principais desafios o aprofundamento do canal do estuário que dá acesso ao porto de Santos.

- Os governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, e Eduardo Braga, do Amazonas, assinaram protocolo de intenções em Uberlândia/MG, para instalação de um entreposto da Zona Franca de Manaus na cidade mineira.

- Bradesco fechou o primeiro semestre com lucro de R$ 4,105 bilhões. O crescimento do resultado foi 2,4% se comparado com o mesmo período de 2007. Desse montante, R$ 1,469 bilhão coube ao segmento de seguros e previdência (36% do total).

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CURIOSIDADE

Zidane para todos
Há quase dois anos aposentado do futebol, o craque francês Zinedine Zidane continua a criar suas jogadas de mestre. Ele foi escolhido para ser o embaixador da marca de relógios IWC, que criou um modelo especialmente para Zidane. A peça tem a caixa em aço e a pulseira é azul. Preço para levar Zidane no pulso: R$ 9 mil. Interessados podem fazer sua encomenda pelo telefone +55 11 3088.2233.

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OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Sadia fecha primeiro semestre com crescimento
O lucro líquido da Sadia S.A. alcançou R$ 334,8 milhões nos seis primeiros meses do ano, o que representa um incremento de 62,9% na comparação com igual período de 2007. Entre janeiro e junho de 2008, o faturamento da companhia foi de R$ 5,5 bilhões e a receita líquida de R$ 4,9 bilhões, valores respectivamente 23,5% e 24,6% superiores aos obtidos no 1S07.
O EBITDA chegou a R$ 548,4 milhões, valor 19% maior do que o verificado em 2007, enquanto a margem ficou em 11,3%. O aumento da demanda por alimentos e a alta nos preços de alguns de seus principais produtos, fizeram com que a Sadia fechasse o primeiro semestre com crescimento no volume de vendas e em receita, nos mercados interno e externo.
As vendas físicas avançaram 8,7% no período, totalizando 1,1 milhão de toneladas comercializadas. O balanço consolidado do 1S08 mostra que o ritmo de crescimento do volume no mercado interno foi superior ao das exportações. As vendas para o mercado interno subiram 10,6% e atingiram 512,4 mil toneladas, enquanto as exportações tiveram um incremento de 7%, com 590,8 mil toneladas. Já em receita, o crescimento foi maior nas exportações (25,8%) do que nas vendas para o mercado brasileiro (21,5%). Com isso, a participação do mercado externo na receita da companhia no primeiro semestre avançou e, as exportações, responderam por 48% da receita total da Sadia, enquanto as vendas internas foram responsáveis por 52%.
Um dos principais destaques do período, o segmento de industrializados, foi responsável por 44,3% do volume e 47,3% da receita totais da companhia no primeiro semestre de 2008. O aumento de vendas foi de 12% em volume e de 23% em receita, resultados decorrentes da melhor comercialização desse tipo de produto, tanto no Brasil quanto no exterior.
No 2T08, o desempenho da Sadia também foi positivo, mesmo com a alta do custo dos insumos e da ameaça permanente de desaceleração da economia mundial. Na comparação trimestral, a receita bruta de abril a junho de 2008, ficou 26,5% acima do mesmo período de 2007, atingindo a casa dos R$ 2,9 bilhões, enquanto a receita líquida cresceu 28,1% e chegou a R$ 2,6 bilhões.
O lucro líquido apresentou crescimento de 9,6% e atingiu R$ 119,9 milhões no período e o EBITDA foi de R$ 271,5 milhões, o que significou um aumento de 18,4% em relação ao 2T07. A margem sobre a receita líquida foi de 10,5% no período. O aumento de consumo nos países emergentes e os preços firmes praticados pela companhia no exterior, explicam os bons resultados obtidos.
A alta de 8,7% no volume total comercializado no trimestre (570 mil toneladas) e nos preços médios, especialmente de industrializados no mercado interno e aves no mercado externo, também contribuíram para o desempenho da companhia.

Mercado Interno
O aumento da renda dos brasileiros mais uma vez foi um fator importante para os resultados da Sadia no período de janeiro a junho de 2008. Mesmo com a alta da inflação e o conseqüente aumento dos juros, o consumo no mercado interno manteve-se estável. A receita gerada nos primeiros seis meses do ano chegou a R$ 2,9 bilhões, montante 21,5% superior ao de igual período de 2007. Já o volume de vendas cresceu 10,6% entre janeiro e junho de 2008 e totalizou 512,3 mil toneladas. Na comparação trimestral, o aumento foi de 7,8% em volume, com 257,2 mil toneladas, e de 23,6% em receita, com R$ 1,5 bilhão. Responsável por 81% da receita total da companhia no mercado doméstico, o segmento de industrializados foi mais uma vez o destaque das vendas internas. Entre os dois semestres avaliados, o volume cresceu 11,9% (429,1 mil toneladas) e a receita, 22,6%, atingindo a marca dos R$ 2,3 bilhões. De abril a junho deste ano, as vendas de industrializados foram 9,1% maiores em volume (214,9 mil toneladas) e 24,9% em receita (R$ 1,2 bilhão), em relação ao mesmo período de 2007.
Mercado Externo

A evolução da receita proveniente das exportações nos seis primeiros meses do ano foi ainda maior do que a verificada no País, especialmente em razão do aumento nos preços médios praticados pela empresa no mercado externo. A receita obtida com exportações no período chegou a R$ 2,6 bilhões, 25,8% maior do que a do 1S07. Na comparação trimestral, o aumento foi de 29,6% (R$ 1,4 bilhão). O volume comercializado no 1S08 chegou a 590,8 mil toneladas, 7% maior do que a do 1S07. No segundo trimestre de 2008, o aumento no volume de vendas foi de 9,5%, com 312,9 mil toneladas, comparado ao período de abril a junho de 2007.
Investimentos e Perspectivas
A Sadia investiu R$ 952,7 milhões nos primeiros seis meses do ano, quase o triplo do que foi aplicado no mesmo período de 2007. Para 2008, a companhia mantém o plano de investir o montante de R$ 1,6 bilhão no segmento de industrializados (R$ 556 milhões), na conclusão da unidade de Lucas do Rio Verde (R$ 558 milhões), em matrizes (R$ 150 milhões), no segmento de bovinos (R$ 70 milhões), na construção de um novo centro de distribuição em Pernambuco (R$ 60 milhões) e em diversos projetos de infra-estrutura, ampliação e tecnologia da informação (R$ 206 milhões).
Os investimentos previstos visam fortalecer a estratégia de internacionalização da companhia e manter seu ritmo de crescimento sustentável. A Sadia pretende continuar investindo firmemente em inovação e em projetos com foco em seu core business, que impulsionem as vendas de industrializados cárneos dentro e fora do País.


(FONTE: Assessoria de imprensa da Sadia)

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