Coluna do Dia

Kátya Desessards

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ANÁLISE SETORIAL

Setor automotivo dobra verba de marketing de olho nos jovens
Se as montadoras fizessem uma grande campanha online para vender automóveis usando só os seus sites oficiais, atingiriam cerca de dois milhões de usuários na internet. Mas, se os integrantes das comunidades virtuais que tratam do tema carros decidissem disparar uma campanha contra ou a favor de alguma marca na web, envolveriam um bilhão de internautas, ou seja, provocariam um impacto 500 vezes maior, segundo pesquisa do NetRatings realizada esse ano sobre as redes sociais.
Nas comunidades relacionadas a veículos, mais de 90% dos membros têm até 24 anos de idade. Não por acaso, as montadoras estão cada vez mais interessadas nos motoristas que carregam há menos de dez anos a carteira de habilitação. Para isso investem mais em ações na web e também no mundo "real", voltadas especificamente para esse público. Duas montadoras anunciaram essa semana estratégias pioneiras para atingir os motoristas com menos de 30. A Volkswagen patrocina com exclusividade a partir de 1 de agosto, o download do novo álbum da banda Cansei de Ser Sexy, em uma parceria fechada com a gravadora Trama. Por meio da ação, qualquer internauta pode baixar o álbum completo, como parte da campanha de lançamento do novo Gol, capitaneada pela agência Almap BBDO. Já a Fiat acaba de levar ao ar o primeiro site brasileiro para usuários do iPhone. Os donos do aparelho da Apple, um misto de celular e tocador de música digital, poderão conhecer detalhes do Palio Adventure, lançamento da montadora. Tanto na Volkswagen, quanto na Fiat, os investimentos voltados ao público jovem irão consumir entre 25% e 30% da verba total de marketing desse ano. Na Volks, esse montante estava em 15% em 2003, quando a empresa decidiu intensificar as ações de comunicação com os novos consumidores, a partir do lançamento do Fox. O meio online é o principal meio para se comunicar com esse público, tanto que nossa aposta nessa área mais do que dobrou nos últimos cinco anos - de 3% para 7% da verba de mídia. O investimento está acima da média aplicada pelo mercado em comunicação online, que foi de 2,8% da verba de mídia no ano passado, segundo a pesquisa Inter-Meios. Fiat e Volks aplicaram juntas, de acordo com o levantamento, R$ 170 milhões e R$ 130 milhões, respectivamente. Na Fiat, a aposta em web vai muito além e deve fechar entre 10% e 12% do total investido em marketing esse ano. O curioso é que a estratégia de marketing das duas, centrada no online para chegar aos jovens, vai na contramão das estatísticas do Denatran: há cada vez menos motoristas jovens (de 18 a 25 anos) nas ruas, enquanto cresce o número de condutores com mais de 50. Questão é: falar com os jovens não necessariamente para vender carro, mas para influenciá-los como formadores de opinião. A aquisição do veículo está cada vez menos solitária e mais compartilhada, daí a necessidade de estar presente nas redes sociais. Vários executivos estão aprendendo isso pessoalmente, criando seus blogs pessoais. Eles afirmam que a influência começa dentro de casa, opinando sobre a marca que o pai ou a mãe podem comprar, e mesmo que os mais jovens não tenham dinheiro para andar de quatro rodas agora, podem ser fiéis à marca amanhã. Mas não é qualquer ação virtual que tem peso junto a esse público. Só ganha espaço uma ação relevante, como a entrega de música digital de qualidade e de graça, porém, os esforços vão além do virtual. A Volks, por exemplo, fez uma parceria com a MTV (promoção Pimp my Fox) e criou um concurso (o Fox Route) para universitários. A alemã quer aposentar de vez aquela imagem de "carro do papai", sério e comportado, para adotar uma postura mais arrojada.

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NOTÍCIAS

Últimos dias para as inscrições do Prêmio Empreendedor Social 2008
Terminam no dia 10 de agosto, as inscrições para o Prêmio Empreendedor Social 2008, parceria exclusiva da Folha de S.Paulo com a Fundação Schwab. Em sua quarta edição no Brasil, o concurso identifica e premia líderes de projetos sociais inovadores e sustentáveis que beneficiam à sociedade há pelo menos 24 meses. O vencedor de 2008 fará parte da rede mundial de "Empreendedores Sociais de Destaque" da Fundação Schwab. Isso significa acesso a benefícios especiais, como serviço de consultoria internacional gratuito e bolsas de estudo totais e parciais, em instituições de primeira linha como Harvard Business School, nos EUA, e Insead, na França. Também será convidado a participar da reunião anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, caso atenda a critérios como falar inglês fluentemente, entre outros.Nesse ano, alguns prêmios serão estendidos para o segundo e o terceiro colocados: eles participarão, com despesas pagas de transporte e hospedagem, da reunião regional do Fórum Econômico Mundial, prevista para ocorrer em abril de 2009, no Rio de Janeiro. Além disso, poderão integrar o Fórum dos Jovens Líderes Globais, caso tenham menos de 40 anos de idade. Todos os finalistas terão seus perfis publicados pela Folha de São Paulo em um caderno de circulação nacional. Inscrições pelo e-mail brasil@schwabfound.org.

Brasil em busca de acordos bilaterais
Após o fracasso da Rodada Doha, os caminhos que o Brasil têm a seguir são o de investir em sua própria competitividade e o de realizar acordos bilaterais. O Brasil e qualquer outro país agrícola exportador têm muito a perder com o fato de não haver o acordo de Doha. Mas, é uma perda a médio e longo prazo. Agora, é preciso compensar essas perdas do futuro investindo já na lição de casa e em acordos bilaterais. O México explodiu em termos de exportações por meio de acordos bilaterais, o Chile também. Mesmo sem acordos comerciais fechados, o país está se saindo muito bem no comércio internacional de agricultura. Nos últimos 10 anos, as exportações de soja dobraram, foram quintuplicados a de carne, triplicaram as de açúcar, multiplicaram por 300% as de milho e assim por diante. Sem acordo nenhum. Isso porque a agricultura brasileira foi eficiente, foi competitiva, foi capaz de crescer. Apesar do desempenho favorável do setor nos últimos tempos, a recomendação do ex-ministro é a de não deixar de lado a lição de casa. Mais tecnologia, mais qualidade, defesa sanitária, rastreabilidade e certificação de produtos, mais agregação de valor, mais gestão no processo produtivo, logística e infra-estrutura, que é um gargalo terrível.

Mapa fará auditoria em frigoríficos exportadores de carne
Nas próximas três semanas, o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, irá realizar novas auditorias nos frigoríficos habilitados a exportar carne bovina industrializada para os Estados Unidos. A decisão é resultado de reunião realizada na sexta-feira passada, dia 1/8, em Washington/EUA, entre representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa e o FSIS - Food Safety and Inspection Service - do Departamento de Agricultura americano, que tratou da certificação da carne bovina exportada para aquele País. Durante a reunião, ficou acertado um cronograma de ações corretivas de aplicação imediata, que inclui o treinamento e reciclagem de técnicos do SIF - Serviço de Inspeção Federal -, das empresas (plantas frigoríficas), além das auditorias com equipes especialmente capacitadas nesse programa. Conforme o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Inácio Kroetz, o relatório dessas ações será enviado pelo governo brasileiro ao FSIS, que após análise do documento, irá agendar uma missão para realização de nova inspeção amostral, que deverá ocorrer antes do final do mês de agosto. Até que estas ações sejam efetivamente implementadas, preventivamente, o Mapa não emitirá o Certificado Sanitário Internacional para a carne bovina processada, destinada ao mercado americano. Em recente missão do FSIS ao Brasil, foram constatadas não conformidades de plantas frigoríficas de carne bovina processada.

Dinamize adquire as empresas Contato Imediato e Agência Internet
Com um investimento de R$ 1 milhão, a Dinamize, empresa focada em fornecer comunicação via internet e líder em e-mail marketing no Brasil, adquiriu ambas as empresas cumprindo sua estratégia de buscar outro software de comunicação e ampliar sua equipe de desenvolvimento com profissionais altamente qualificados. A Contato Imeditado desenvolve sistemas de chat online com tecnologia revolucionária. A Agência Internet, por sua vez, possui capital intelectual diferenciado e sua equipe será direcionada para acelerar o desenvolvimento de novas funcionalidades do principal produto da Dinamize, o Easy Mailing. O objetivo é manter o serviço na liderança de softwares de e-mail marketing do Brasil. A Dinamize tem a expectativa de alcançar o faturamento de R$ 3 milhões com a nova equipe, que passa a contar com o trabalho de dois executivos seniores na área técnica, Lucas Branco (Contato Imediato) e Gustavo Tagliassuchi (Agência Internet), mais seis programadores, além de incrementar sua carteira de clientes com empresas como Expresso do Oriente, Importsul, Colégio Dom Bosco, Faculdade Dom Bosco, Cidepe, Baguete, Aços Favorit, Via Porto, Açokraft, Metais Becker, Unidos VW, Zero Defect, Azeredo Consultores, XP Educação, Rey do Vidro, Allgayer Segurança, Auxiliadora Predial, Bummer, Centrocópias, Revista Condomínio Segurança, Associação Leopoldina Juvenil, RZO Consultoria, Studio Clio, STV, Ulbra Ji-Paraná, Sport Club Ulbra Ji-Paraná, Uni5, Unirede, entre outros.Segundo Jonatas Abbott, Diretor Executivo da Dinamize, "é importante ressaltar que a Dinamize, apesar de ter adquirido duas agências digitais, não atuará no desenvolvimento de sites e projetos, pois essas áreas das empresas serão desativadas. Esse lançamento nacional, coroa a estratégia da empresa, definida em 2005, de prover soluções simplificadas de comunicação baseadas em tecnologia de baixo custo e de grande impacto no resultado do cliente".

Avon dobra lucros no trimestre
A Avon, principal empresa de vendas diretas do mundo, apresentou, no segundo trimestre do ano, um lucro líquido de US$ 235,6 milhões (US$ 0,55 por ação), um crescimento de 109% em relação ao mesmo período de 2007. Com isso, a empresa fechou o semestre com um resultado positivo de US$ 420,3 milhões (US$ 0,99 por ação), 60% a mais na comparação anual. No trimestre, o faturamento da Avon cresceu 17% sobre o mesmo período de 2007, para US$ 2,32 bilhões. No acumulado do primeiro semestre, a receita teve um avanço de 16%, para US$ 5,23 bilhões.

Bunge vai investir no Tocantis
O governo do Tocantins informou que a multinacional Bunge deverá investir na construção de três usinas de açúcar e álcool no Estado. O grupo já está em fase de plantio de cana na cidade de Pedro Afonso. Segundo a Secretaria de Agricultura do Estado, cada usina deverá ter uma área plantada com cerca de 30 mil hectares e os aportes em cada usina, podem atingir R$ 350 milhões. A primeira usina entrará em operação em 2011. A multinacional protocolou os projetos das três usinas no início desse ano. A intenção é escoar os produtos pela ferrovia Norte-Sul e escoar parte do produto também via porto de Itaqui. Em Minas Gerais, o grupo tem uma usina, a Santa Juliana, com outro projeto que poderá ser reativado. O Estado de Tocantins é considerado a nova fronteira e pode se tornar atraente para escoamento da produção pela ferrovia Norte-Sul. A produtividade com a cana irrigada chega a 120 toneladas por hectare. Mas, a média do centro-sul é de 85 toneladas médias. O Estado oferece isenção de recolhimento de ICMS por 15 anos. Procurada, a empresa não comenta o assunto.

Starbucks fecha trimestre no vermelho
A maré não anda boa para a Starbucks, maior rede de cafeterias dos Estados Unidos. Atingida em cheio pelo desaquecimento da economia americana e colhendo o ônus de um forte ritmo de expansão nos últimos anos, que reduziu a rentabilidade da operação, a empresa anunciou o fechamento de 60 lojas nos Estados Unidos e outras 60 na Austrália, além de mudanças na estrutura organizacional e uma tentativa de trazer de volta tudo o que tornou a empresa um sucesso mundial. Por enquanto, não há o que comemorar: a varejista fechou o terceiro trimestre de seu ano fiscal com um prejuízo operacional de US$ 6,7 milhões, contra um lucro de US$ 158,3 milhões, há um ano. As vendas subiram 9% na comparação anual, para US$ 2,57 bilhões. O prejuízo foi atribuído pela empresa, aos custos advindos do fechamento de lojas e da reestruturação de seus negócios no mercado americano. No lado das receitas, houve uma expansão abaixo das expectativas em mercados importantes, como Canadá e Reino Unido.

Fila para carregar açúcar no País sobe para 40 navios
A fila para embarcar açúcar nos portos do Brasil cresceu de 36 para 40 navios na semana encerrada ontem, segundo a agência marítima Williams Brazil. O dado diz respeito a embarcações já ancoradas, à espera no mar e com previsão para atracar até o dia 18 de agosto. Os navios foram contratados para carregar 786,95 mil toneladas ao longo das próximas semanas. Na semana anterior, os agendamentos previam o embarque de pouco mais de 750,71 mil toneladas. A maior parte do açúcar deixará o país pelo porto de Santos. Serão 594,75 mil toneladas, ante 564,60 mil na semana anterior. Os agendamentos para o porto de Paranaguá cresceram de 121,40 mil para 134,50 mil. A previsão é que sejam exportadas 562,11 mil toneladas de açúcar 150-VHP, o que significa uma pequena redução em relação as 576,31 mil toneladas da variedade contratadas na semana anterior. As informações são da Dow Jones.

Equipav firma contrato de US$ 250 milhões com a IP
O Grupo Equipav assinou um contrato de longo prazo, no valor de US$ 250 milhões, para venda de bioenergia para a gigante papeleira International Paper. Até 2020, a usina entregará, em média, 24 MW de energia gerada pelo bagaço oriundo do processo produtivo de açúcar e álcool. A unidade da Equipav em Promissão, SP, é a maior produtora de bioenergia do setor canavieiro do país e pioneira na cogeração com palha e pontas em grande escala, processo que incentiva a redução das queimadas. A usina necessita de quase 2 milhões de toneladas de bagaço de cana por ano para alimentar a caldeira de alta pressão, a maior em operação numa usina no Brasil. Em 2008, a Equipav estima gerar energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de 2 milhões de habitantes. Em agosto, está previsto o início das operações de uma nova unidade do grupo, em Brejo Alegre, SP, onde serão instalados inicialmente 66 megawatts de potência.

Kopenhagen abre duas novas lojas
A rede de docerias Kopenhagen inaugurou em julho mais duas unidades franqueadas, em Joinville/SC e São Paulo. A unidade catarinense está localizada no shopping Mueller Joinville, é um quiosque de 11 metros quadrados e foi aberto ontem. Essa é a primeira unidade da Kopenhagen na cidade de Joinville, maior PIB de Santa Catarina e quarto município mais populoso do Sul do País. Já em São Paulo, o bairro de Santana, na região norte da cidade, ganhou uma loja de rua, aberta na quarta-feira. O investimento médio na loja girou em torno de R$ 290 mil e no quiosque, de R$ 150 mil. Todos os pontos estão localizados em locais de grande circulação de público das classes A e B, o foco da marca. Com a inauguração das novas unidades, a Kopenhagen totaliza 239 lojas em todo o Brasil.

Suinocultura de SC comemora resultados
A suinocultura passa pela melhor fase dos últimos 30 meses, segundo a Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Em janeiro desse ano, a atividade voltou a crescer. Hoje o produtor integrado recebe pelo quilo do suíno vivo, 2,60 mais bonificação. Um cenário bem diferente do ano passado, quando nessa época ele recebia apenas R$ 1,50. A perda do mercado de exportação para a Rússia, em dezembro de 2005, fez o preço do suíno despencar. Hoje o mercado voltou a valorizar o suíno e o setor já começa a negociar com outros países, é o caso do Chile. Os números no primeiro semestre do ano deixam o setor otimista. As exportações de suínos de Santa Catarina já subiram 43%. Sem o mercado russo, hoje o principal comprador de carne suína de Santa Catarina é a Ucrânia. Na questão dos insumos, apesar da super safra os preços não estão nos mesmos patamares que antigamente. É normal que as proteínas animal tenham novas altas, porém a tendência é positiva para o setor, com uma safra recorde, terão pouco volume de exportação e preços em equilíbrio. O equilíbrio é importante, pois o milho representa 70% no custo da alimentação na suinocultura. A suinocultura passa por um momento muito bom, tanto pela remuneração e, melhor ainda, pela tendência de estabilidade do setor. O suinocultor catarinense volta a respirar.

Faturamento do comércio do RJ aumenta 2,5%
O faturamento do comércio do Rio de Janeiro aumentou 2,5% em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com a Fecomércio/RJ - Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro. Segundo a entidade, desde março de 2007 o setor vem apresentando crescimento na comparação anual. O desempenho em junho foi favorecido pela liquidação antecipada de inverno, que aqueceu as vendas de semiduráveis (alta de 4%). O destaque ficou para calçados, tecidos e vestuário, com altas de 7,2%, 5,3% e 3,5%, respectivamente. As vendas de não-duráveis cresceram 3,8%, enquanto o comércio automotivo teve alta de 1,2% e combustíveis e lubrificantes, 0,4%. O segmento de bens duráveis, por sua vez, apresentou redução de 0,4% na comparação anual.

Petrobras Biocombustível estuda construção de usina
A Petrobras Biocombustível já estuda a construção de uma nova unidade com capacidade de produzir cerca de 300 milhões de litros por ano, volume que chega a ser quase o dobro da produção prevista para as três usinas que entram em operação até o final de agosto, com produção total de 171 milhões de litros de biodiesel por ano. A informação foi dada pelo presidente da subsidiária, Alan Kardec. Segundo ele, as três primeiras unidades – Candeias/BA, com capacidade de produção de 57 milhões de litros por ano e já em operação; Montes Claros/MG e Quixadá/CE, ambas com a mesma capacidade de produção – foram as únicas com volume de produção relativamente pequeno em comparação às demais. “Nós trabalhamos para chegar a 2012 produzindo quase 1 bilhão de litros de biodiesel por ano. Esse é um volume significativo e ambicioso. Por isso mesmo, estamos estudando a construção de unidades maiores. Inclusive já há em estudo a construção de uma quarta unidade com capacidade para produzir cerca de 300 milhões de litros por ano. Seguramente não haverá, portanto, mais unidades de produção com a capacidade dessas três primeiras que entrarão em operação até agosto”. As três unidades que a Petrobras ativará, exigirão investimentos de R$ 295 milhões e com previsão de gerar trabalho e renda para 55 mil agricultores familiares, contratados para fornecer a matéria-prima. A usina em Candeias, considerada “um marco na história da Petrobras”, foi inaugurada na terça-feira da semana passada, dia 29/7, e é o primeiro passo para levar a estatal a se tornar o maio produtor nacional do biocombustíveis.

Walmart e Estrela fazem parceria em Banco Imobiliário verde
A onda ecologicamente correta chegou à seção de brinquedos e jogos do Walmart. A rede fez uma parceria com a Brinquedos Estrela para o lançamento do Banco Imobiliário Sustentável. Os supercenters da rede estão vendendo essa nova versão do clássico jogo por R$ 74,97, em um acordo de comercialização exclusiva que vale até o final do ano. A versão “verde” do Banco Imobiliário tem novidades na dinâmica e nos materiais do produto. O sistema de troca substituiu o dinheiro por créditos de carbono e, os bairros e ruas importantes de São Paulo e Rio de Janeiro, foram substituídos por reservas naturais, como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros e Serra da Mantiqueira; e por regiões produtoras de cana-de-açúcar, como Ribeirão Preto/SP, Três Lagoas/MS e Teotônio Vilela/AL. As companhias de transporte deram lugar para empresas de Reciclagem Energética, Reflorestamento, Agricultura Orgânica e Reciclagem Mecânica. As cartas de Sorte ou Revés também são temáticas. O jogador pode tirar a sorte grande com cartas como “você protegeu suas terras do desmatamento e faturou com o turismo ecológico” e “sua cadeia de restaurantes orgânicos é um sucesso” ou sofrer reveses, como “sua empresa foi multada por poluir demais”. O conceito de sustentabilidade está presente também no material do jogo: as peças plásticas são produzidas com polietileno verde feito 100% com matéria-prima renovável (bagaço de cana). Além da fonte renovável, esse tipo de plástico se diferencia porque é capaz de absorver e fixar o CO2. Outra novidade é o uso de papel reciclável na produção de embalagens, cartas e tabuleiro.

Balança comercial registra recorde em julho
A balança comercial brasileira registrou, na quarta semana de julho (entre os dias 21 e 27), exportações de US$ 5,431 bilhões, com média diária de US$ 1,086 bilhão, valor que é recorde histórico para desempenhos semanais. As importações, no mesmo período, somaram US$ 3,993 bilhões (média diária de 798,6 milhões), o que resultou num superávit comercial (diferença entre o valor exportado e o importado) de US$ 1,438 bilhão. O resultado do saldo é o segundo melhor do ano. Perde apenas para a segunda semana de maio, quando foi de US$ 1,471 bilhão. A corrente de comércio (soma das exportações com as importações), apresentada no período, totalizou US$ 9,424 bilhões. Pelo critério da média diária, as exportações da quarta semana de julho, ficaram 28,4% acima da média registrada no mês até a terceira semana (US$ 846 milhões). Nessa comparação, houve crescimento nos embarques de básicos (+59,4%) e semimanufaturados (+49,2%). Entretanto, as vendas de produtos manufaturados caíram 5,9%. As importações no período, na mesma comparação, cresceram 13,5%, principalmente, em função dos gastos com equipamentos mecânicos, aparelhos eletroeletrônicos, adubos e fertilizantes, químicos orgânicos e inorgânicos, instrumentos de ótica e precisão e produtos siderúrgicos.

Periferia de grandes centros atrai shoppings
Apenas cerca de 5% dos municípios brasileiros têm shopping centers. Por isso, e para alavancar os negócios, o setor mira cidades que ainda não possuem esses empreendimentos, acirrando cada vez mais a disputa nas periferias de grandes pólos econômicos, como nas regiões metropolitanas do RJ, de SP e de Curitiba. De acordo com a Abrasce - Associação Brasileira da Shopping Centers -, vários shoppings devem ser abertos em cidades cariocas, como Caxias, Macaé e Cabo Frio. Em São Paulo, as regiões que têm potencial e chamam a atenção das empresas são Mogi Mirim, Diadema e o ABC paulista. No Paraná, São José dos Pinhais receberá seu primeiro mall. Atentas ao mercado, empresas como Aliansce, Ancar e Sonae Sierra afirmam estar prospectando várias cidades. Os portugueses do Sonae, por exemplo, acreditam que há potencial para quintuplicar seu número de shoppings no País, em 53 cidades que ainda não possuem unidades.

CRM otimiza gestão da Siga do Brasil
A Siga do Brasil, empresa curitibana especializada em soluções de TI e Telecom, reforça a administração dos seus negócios com a aplicação do e-Labore CRM Basic da SPPS Provedora de Soluções. A ferramenta contribui no aumento da eficiência da equipe comercial da Siga, gerenciando os processos desde o princípio, com organização completa das ações de pré-venda e prospecção. A parceria foi feita a partir do escritório comercial da SPPS em Curitiba e, entre os benefícios do CRM Basic, estão a coordenação do departamento comercial da Siga do Brasil, registro de cadastro e histórico de todas as ações da empresa, com evolução dos negócios demonstrada desde relatórios gráficos, com todas as ações personalizáveis e permitindo maior liberdade na forma de organização dos processos da Siga do Brasil. Para o diretor da SPPS, Iedo Joner Junior, o contrato confirma a atuação da empresa fora do Estado do Rio Grande do Sul, onde está situada a sede da SPPS: "Já estamos com novos canais em Estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, expandindo aos poucos, nossos negócios para partes estratégicas do País. Curitiba, no Paraná, é um de nossos focos, já que prospecta grandes mercados. Com a adesão da Siga ao nosso sistema de e-Labore, confirmamos o espaço que conquistamos diariamente com nossas soluções" relata.

Drogasil é a melhor modelo de criação de valor ao acionista
A Drogasil, uma das maiores redes de farmácias do País, foi a vencedora do primeiro prêmio Abrasca de Criação de Valor, que tem o objetivo de reconhecer a companhia que apresentou o melhor modelo de criação de valor para o acionista em 2007. A Drogasil também foi destaque entre as empresas do segmento Atacado e Varejo, por obter o maior índice de criação de valor com 175,3%. O prêmio também considera avaliações de analistas que acompanham as empresas. Para fazer a avaliação das companhias, os analistas consultados, por intermédio da Apimec, observaram a regularidade da influência do ambiente externo sobre o lucro operacional e sustentabilidade dos resultados, transparência e atuação da área de RI, práticas de governança corporativa, gestão e controle de riscos, política de distribuição de dividendos entre outros.

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AO PONTO...

- A operação varejo da fabricante de computadores Apple, oferece hoje grandes ensinamentos às empresas que desejam ter sua equipe de vendas como um diferencial competitivo. A Apple conta, em suas lojas Apple Store, com times muito bem treinados, prontos a oferecer um atendimento consultivo e, com conhecimento e paixão, fazer com que os consumidores mergulhem no universo dos seus produtos.

- O novo sistema eletrônico de Drawback, na modalidade Suspensão, em ambiente Web, está disponível no Portal do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e no Portal do Exportador, no ícone do Siscomex - Sistema Integrado de Comércio Exterior.

- E julho voltou a subir a dívida interna de títulos públicos, chegando a R$ 1,247 trilhão. É o segundo mês seguido de alta na dívida, para os analistas o principal motivo é o aumento dos juros.

- O maior grupo de varejo online dos EUA, a Amazon apresentou resultados satisfatórios NE segundo trimestre, superando as expectativas dos analistas. Seu lucro foi de US$ 158 milhões, contra os US$ 78 milhões que havia registrado no ano passado. Na semana passada, as ações subiram 15,4%.

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CURIOSIDADE

Fogo com estílo
Para os apreciadores de um bom charuto, o isqueiro é um acessório importante. A queima uniforme do charuto depende da forma como ele é aceso. Pensando nisso, a St. Dupont desenvolveu um modelo para quem pretende acender o seu legítimo havano da forma certa e, de ainda, mostrar classe. Recém chegado a famosa tabacaria Lenat em São Paulo, leva 16 pedras de diamantes e é confeccionado em platina. Preço da mordomia: R$ 8,35 mil. Interessados podem fazer sua encomenda pelo telefone +55 11 3082.5062.

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OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Agricultura perderá R$ 5 bilhões anuais por causa de Doha
O mercado agrícola brasileiro deixará de exportar R$ 5 bilhões anualmente, em conseqüência da ausência de acordos comerciais na Rodada Doha, realizada no âmbito da OMC - Organização Mundial do Comércio -, em Bruxelas. Outra conseqüência séria deverá acontecer quando um determinado produto ficar com preço muito baixo no mercado internacional e os Estados Unidos resolverem reforçar o protecionismo em favor de seus produtores. A atual crise mundial na área do abastecimento de produtos alimentícios tinha relação direta com as discussões da Rodada. O fracasso nas negociações de Doha deverá desencadear um impulso de acordos bilaterais em todo o mundo, e o Brasil deverá aderir a essa prática. A posição irredutível dos Estados Unidos e dos países europeus em reduzir os subsídios internos aos agricultores foi lamentável, porque a Rodada Doha era a única plataforma internacional para tratar do assunto. O Brasil deve pensar em obter ganhos a partir de cuidados mais agressivos com a política sanitária e fitossanitária de seus produtos agropecuários, e continuar aumentando a promoção internacional das coisas que exporta, pois não temos condições de competir com o Tesouro americano, que gasta muitos bilhões de dólares com seus produtores. O agricultor brasileiro tem mentalidade competitiva, e, por isso, nem mesmo precisa desse tipo de ajuda. Ganhariam mais com o investimento em sanidade animal e na promoção comercial. A volta das negociações poderá acontecer, daqui a alguns anos, quando a poeira baixar, e o novo presidente dos Estados Unidos verificar que não pode jogar fora um esforço que vinha acontecendo há sete anos, na Rodada Doha, em torno da liberalização do comércio mundial. O Brasil se posicionou muito bem, afastando-se até mesmo de aliados para defender seus interesses, mas agindo com flexibilidade. O País terá dificuldade em negociações com a Argentina, quando for tentar acordo bilateral, porque eles são muito relutantes em promover aberturas na área industrial, porque sempre tentam através dela obter ganhos na área do comércio agrícola. Tudo é agravado pela crise interna que o país enfrenta, com a governabilidade da nova presidente do país, Cristina Kirchner. Os argentinos foram a Genebra com a intenção de atrapalhar e essa disposição deles pode dificultar acordos com o Brasil.
(FONTE: Assessoria de imprensa da CNA)

Inflação no campo está maior que a registrada na cidade
A inflação no campo está acima da verificada na cidade. Estudo da Scot Consultoria mostra que, no acumulado do ano, o custo da pecuária leiteira e de corte foi superior ao custo de vida nas cidades. O mesmo ocorreu no mês de julho e no período dos últimos doze meses. A chamada "crise dos alimentos", que elevou o preço das commodities agrícolas e, desse modo, levou a "roldão" outros produtos, como o dos adubos e suplementos minerais, é a explicação para a diferença.
Além de viver um período com custo mais alto, o produtor não está conseguindo repassar toda essa elevação. Os preços recebidos não subiram mais que a inflação ou que os custos. No mês de julho houve perda nas duas atividades, enquanto no ano, a valorização do preço do leite está superior ao aumento nos preços e, em 12 meses, o boi teve cotação com alta superior à verificada no custo. Mas na comparação com a inflação, as duas atividades perderam no mês, no ano e em 12 meses. Os valores foram calculados a partir de uma estimativa do IGP-DI, que devem ser divulgados nos próximos dias. Pela projeção da consultoria, o índice fechará julho em 1,90%.
Os custos estão sendo absorvidos pelo produtor e pela indústria. A maior pressão ocorre para a indústria e, depois, para o produtor. O consumidor sente parte da inflação dos alimentos, que teriam de ter aumentado mais. Além disso, os alimentos ficaram quase 15 anos sem reajustes.
No agronegócio, o melhor parâmetro para comparação é o anual, por causa da sazonalidade da atividade. No período de 12 meses, os custos que mais subiram foram os da pecuária de corte: 53,05%. Na mesma comparação, os preços da atividade se elevaram 42% e a inflação, medida pela IGP-DI somou 14,11%. Os custos da atividade leiteira subiram mais em 2007. Agora a elevação ocorre mais na pecuária de corte. No caso da pecuária de corte o maior aumento é no adubo e na suplementação mineral. Enquanto o adubo responde por 8%, a suplementação representa entre 18% e 22% do custo da atividade. No período de um ano, os preços dos fertilizantes se reajustaram em mais de 100% e os da suplementação, 170%. Para a atividade leiteira, o maior peso é o dos concentrados (que basicamente têm grãos): 40% do custo, enquanto os adubos respondem por 12% a 15%. Em um ano, os valores pagos por concentrados subiram 65%. Nogueira lembra também que outros custos subiram de forma significativa no período de um ano, como o dos defensivos (14,5%) e o do óleo diesel (14%).

(FONTE: Assessoria de imprensa da Scot Consultoria)

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