Coluna do Dia

Kátya Desessards

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ANÁLISE SETORIAL

Medo do Brasil...
Pelo menos sete grandes multinacionais com atuação forte no Brasil estão agindo contra os planos do Brasil de expandir a produção de biocombustível. O governo brasileiro vem fazendo um bom trabalho na defesa do etanol como commodity internacional, até porque o País possui extensão territorial suficiente para aumentar a área de biocombustíveis e, ainda, crescer sua produção agrícola de alimentos. Coisa que em outros países não é possível. Unilever, Nestlé, Cadbury, Mars, Heineken, Kellog’s Danone e Pepsi estão dentro da comitiva de pesos-pesados que estão atacando os planos brasileiros para o etanol, junto ao Conselho Europeu. Com o argumento de que é o etanol o vilão da alta dos alimentos, estas, e outras, empresas foram pedir aos líderes europeus que desistissem da meta de utilizar, até 2020, 10% de biodiesel. Este verdadeiro levante tem cheiro de outra coisa. Oras, agora o etanol brasileiro é considerado o responsável pela falta de alimentos no mundo. Isto além de ser uma falácia, é ridículo. O Brasil é o único que pode produzir as duas coisas ao mesmo tempo sem perder sua capacidade agrícola. Ou isto é inveja, ou é pura falta de informação. Como a segunda opção é improvável, este ataque só pode ser medo. A questão é: medo exatamente do quê? Que o Brasil domine a produção de biocombustíveis no mundo?

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NOTÍCIAS

Inflação afasta consumidores dos supermercados em julho
A inflação dos alimentos está afastando os mais pobres das gôndolas dos supermercados. Segundo a Latin Panel, que faz pesquisas periódicas sobre os hábitos de consumo das famílias latino-americanas, cerca de 880 mil lares brasileiros — 2% do total — deixaram de consumir produtos básicos em conseqüência do aumento de preços. O custo das cestas de alimentos, bebidas, higiene pessoal e limpeza pesquisados pela Latin Panel cresceu 9%, em média, nos primeiros quatro meses do ano em comparação com igual período de 2007. De acordo com Veronica Amorim, gerente de atendimento da empresa, famílias de classes A, B e C estão gastando entre 5% e 6% a mais, mas não foi registrada queda no consumo desta faixa da população. A carne perdeu espaço para o peixe, o arroz cedeu lugar à massa e o feijão não aparece na mesa toda a semana em grande parte das famílias brasileiras. A carne vermelha foi um dos primeiros itens da cesta básica a ser reduzido nas compras mensais. Em vez dela, entra desde filé a sardinha, e inclusive frango. O arroz continua diariamente na mesa da família, porém, em menor quantidade. O tradicional acompanhamento da refeição ganha reforço de legumes refogados ou, ainda, de macarrão. Igual arranjo foi feito com o feijão. Por estar com o preço mais elevado, o grão aparece a cada duas semanas. No intervalo, entra em cena a lentilha. Para a Abras - Associação Brasileira de Supermercados -, a substituição de alimentos será o comportamento padrão das famílias nos próximos meses. Os supermercados já apresentam queda no volume de itens vendidos, segundo a Abras, mas o faturamento do setor tem aumentado em razão da alta de preços. Para o setor, a alta de preços vai forçar a indústria de alimentos a reposicionar os produtos de forma a não perder clientes.

Confiança do consumidor brasileiro fica estável em junho
O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos (INC) ficou em junho praticamente estável na comparação com maio, tendo subido apenas um ponto, para 138. O índice está acima do registrado em junho de 2007, quando foi de 130 pontos. A região Norte/Centro-Oeste, com forte influência do agronegócio, segue mais otimista, com 155 pontos. Em seguida está o Sudeste, com 145; Nordeste com 131; e Sul, com 118 pontos. Em abril, o índice nacional estava em 145 pontos e, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o recuo do INC reflete a alta generalizada nos preços dos alimentos.


Land Rover aumenta vendas no semestre
A montadora Land Rover comercializou 2.015 veículos no mercado brasileiro no primeiro semestre do ano, representando um crescimento de 53% em relação ao mesmo período de 2007 e a melhor marca da história da companhia no País. A empresa atribui o bom número ao sucesso de seus modelos no mercado nacional, com destaque para o Freelander 2, que representa 48,1% do total de vendas. O Discovery 3 e a linha Range Rover, ambos com amplas opções de motorização a diesel, também influenciaram diretamente no crescimento. O Range Rover Vogue, modelo mais luxuoso da marca, registrou acréscimo em vendas de 131% no período.


Talento alicerçado
Está em fase de finalização o projeto da BSF Engenharia para o novo prédio do CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola. Localizado na Avenida Dom Pedro II, com 22 mil m². A empresa também é a responsável pela construção do Portal Tecnopuc, da terceira etapa de ampliação do parque fabril da Polo Films, em Montenegro/RS; e pelas edificações do VELOPARK - Parque Temático da Velocidade - em Nova Santa Rita/RS. Ao todo, só neste ano, já foram mais de 50 mil m² entregues e outros 30 mil m² estão previsto até o final deste ano. Com alto padrão de acabamento, os seus 22.000 m² são distribuídos em 17 andares, três subsolos para estacionamento e um teatro com capacidade para 450 pessoas. Muitas das tecnologias empregadas no prédio são inéditas no RS, como o sistema glazzing, que proporciona maior conforto interno com alto padrão de acabamento externo. Outro destaque é a técnica de aplicação do granito na fachada e a utilização de piso elevado nas áreas externas. A construção do edifício também atende a requisitos ambientais, com técnicas inovadoras para evitar o consumo excessivo de energia e água. Há 25 anos no mercado, a empresa localizada em Porto Alegre é ligada aos conceitos de inovação e pioneirismo. Reconhecida no Brasil e exterior como um dos destaques nacionais na aplicação de modernos conceitos de Gestão de Produção, embasa sua diretriz na filosofia Lean Production, para a realidade da construção civil. São mais de 20 engenheiros integrando o corpo técnico da empresa e atuando nas obras, garantindo agilidade, segurança e qualidade. Entre os empreendimentos de destaque estão a Sede do Grupo Gerdau, a nova sede do CIEE, Polo Films, Pirelli, General Motors do Brasil, além dos hospitais Moinhos de Vento e Mãe de Deus.

Starbucks realiza ações para frear queda nas vendas

A rede americana de cafeterias Starbucks anunciou uma nova série de promoções para impulsionar suas vendas nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que realizará uma série de atividades regionais de sampling em lojas selecionadas. A idéia é aumentar o diálogo com os consumidores e ter um rápido feedback sobre várias iniciativas realizadas pela empresa. Do outro lado do mundo, a filial japonesa da companhia, cujas vendas vêm em queda há quatro meses, decidiu abrir mais lojas em subúrbios e em pontos das cidades com grande tráfego de consumidores. Já na Europa, a empresa, junto com seu licenciado regional Autogrill, anunciou a abertura de sua primeira loja na Bélgica, no aeroporto de Bruxelas, ainda neste ano. Já de acordo com a imprensa grega, a Starbucks irá inaugurar sua primeira unidade na Bulgária até dezembro, provavelmente na capital Sófia. No Brasil, a empresa ainda não passa por estes problemas.

Monsanto com novo presidente
O espanhol Afonso Alba deixa a presidência da Monsanto no Brasil para assumir os negócios da empresa no sul da Europa. No seu lugar entrará o brasileiro André Dias, curitibano de 40 anos. Dias é funcionário de carreira da Monsanto desde 1991, e até agora chefiava as estratégias da empresa no Sudeste Asiático. O grande desafio do novo presidente será de implementar maior visibilidade da empresa no mercado brasileiro e de introduzir outras linhas de pesquisa para suprir demandas internas.

Francesa Casino cresce 14,6% no trimestre

O grupo varejista francês Casino, sócio do Pão de Açúcar no mercado brasileiro, disse que no segundo trimestre de 2008 suas vendas líquidas em operações continuadas cresceram 14,6% na comparação anual, para 6,95 bilhões de euros. Pelo critério mesmas lojas, as receitas avançaram 6,3%. A consolidação dos números das redes Super de Boer (Holanda) e Exito (Colômbia), adquiridas ao longo do ano passado, também reforçou os resultados da companhia. No mercado francês, as vendas líquidas cresceram 4,2% no trimestre, para 4,5 bilhões de euros, com queda de 0,9% nas receitas nos hipermercados, incremento de 9,1% nos supermercados e avanço de 9% nas lojas de descontos Franprix/Leader Price. Nos mercados internacionais, o crescimento orgânico da empresa foi de 11,8%, refletindo uma alta de 12,6% nas vendas na América do Sul e de 13,4% no Sudeste Asiático.

Expansão do grupo Guabi
Dentre os líderes na produção de ração animal, o grupo Guabi anunciou seus planos de expansão. Com sete fábricas, o grupo pretende crescer 50% nos próximos três anos. E para alcançar esta meta, o plano de expansão contempla a construção de novas unidades fabris e aquisições. O grupo Guabi já está monitorando o mercado e analisando as suas opções para ir às compras.

Domino's bate recorde de vendas em junho
A rede de pizzarias Domino’s, gerida no País pela holding Umbria, também controladora das marcas Spoleto e Koni Store, alcançou em junho faturamento de R$ 2,02 milhões em suas 16 lojas próprias (a marca tem 23 pontos de venda no mercado brasileiro), com mais de 80 mil pizzas entregues pelo delivery ou consumidas nas pizzarias. O desempenho é atribuído à nova comunicação visual da empresa e à campanha Combos Loucos, que lançou seis novas combinações e superou a expectativa da empresa, ajudando a aumentar em 8% as vendas em relação ao mesmo período de 2007. Diante do resultado, a rede decidiu estender a promoção até o fim de agosto nas lojas da rede no Rio de Janeiro (14), São Paulo (2) e Distrito Federal (4). Para 2009, a empresa está estudando aumentar sua participação em São Paulo e avalia uma possível expansão para a Região Sul.

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AO PONTO...

- Nos últimos 12 meses as passagens aéreas subiram 61,24%, é a maior alta em 11 anos. Para a FVG – Fundação Getúlio Vargas -, esta alta foi uma manobra das companhias aéreas que aproveitaram o aquecimento doméstico para reajustarem os preços na tentativa de recuperar as margens de lucro. Assim fica difícil...

- Mais de 16 mil, cerca de 4% do total de funcionários, serão demitidos pela Siemens que busca economizar 1,2 bilhão de euros em dois anos para melhorar suas margens de lucro. A metade, ou 2% das demissões, será na Europa. O Brasil ainda não está na mira da Siemens, pois a empresa está conseguindo manter suas metas aqui no País. Ufa!

- O segmento de carros importados conseguiu a marca histórica de ultrapassar os 1% de participação no mercado brasileiro. Foram vendidos 13.522 veículos, uma alta de 249%, só no primeiro semestre. Em 2007, os importados representavam apenas 0,7% deste mercado, atualmente estão posicionados em 1,3%. A meta das montadoras é de alcançar, até 2010, 5% do total da fatia do mercado automotivo no País.

- Inicialmente, numa transação de US$ 680 milhões, o Marfrig selou o termo de compra e venda envolvendo oito empresas que detém 15 plantas do grupo OSI, distribuídos no Brasil e em vários países na Europa. Deste valor, US$ 400 milhões serão pagos em dinheiro e os restantes US$ 280 milhões, em ações ordinárias do Marfrig.

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CURIOSIDADE

Christian Dior se rende a tecnologia
Seguindo o exemplo de suas concorrentes, Prada, Giorgio Armani, Dolce & Gabbana e Tag Heuer, a Christian Dior se rende e entra no seleto clube dos celulares fashion. A grife francesa vai lançar até o final do ano o modelo Dior Phone, cravejado com diamantes, MP3, câmera com 2 megapixels e bluetooth. Os felizardos compradores ainda levam uma charmosa capa exclusiva da grife feita em couro de crocodilo. Para conhecer o modelo, acessem www.dior.com. Não se sabe quantas peças virá para o Brasil, mas como exclusividade é sinônimo para poucos, com certeza serão poucas. Então já entre na fila e encomende o seu.

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OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Agronegócio paulista exporta US$ 7,69 bi no 1° semestre
O agronegócio do Estado de São Paulo apresentou exportações crescentes entre janeiro e junho de 3,4%, atingindo US$ 7,69 bilhões, enquanto as importações aumentaram 40,5%, somando cerca de US$ 3,47 bilhões. O saldo de US$ 4,22 bilhões, embora positivo, é 15,1% menor do que no mesmo período do ano passado. Os dados são de pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola, ligado à IEA/Apta/SAA - Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado -, com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/Mdic). Mais uma vez, o déficit do comércio exterior paulista seria muito maior não fosse o desempenho dos produtos do agronegócio, considerando-se as importações paulistas nos demais setores - inclusive o agronegócio - que somaram US$ 26,69 bilhões para exportações de US$ 19,65 bilhões, gerando um déficit externo desse agregado de US$ 7,04 bilhões no primeiro semestre. Quanto ao agronegócio brasileiro, de janeiro a junho as exportações cresceram 26,9% na comparação com o ano anterior, atingindo US$ 35,79 bilhões (39,5% do total). Já as importações do setor aumentaram 61,8%, somando US$ 11,83 bilhões (14,9% do total). O superávit fechou em US$ 23,96 bilhões, 14,7% superior ao do mesmo período de 2007. “Portanto, o desempenho dos agronegócios sustentou a balança comercial brasileira, uma vez que os demais setores, com exportações de US$ 54,85 bilhões e importações de US$ 67,47 bilhões, produziram no período um déficit de US$ 12,62 bilhões”, dizem os pesquisadores. Cadeias de produçãoOs cinco principais agregados de cadeias de produção nas exportações do agronegócio paulista, de janeiro a junho de 2008, foram cana e sacarídeas (US$ 2,95 bilhões), bovídeos - bovinos (US$ 1,63 bilhão), frutas (US$ 1,05 bilhão), produtos florestais (US$ 971,30 milhões) e cereais/leguminosas/oleaginosas (US$ 549,71 milhões), que juntos perfizeram 93,12% das exportações setoriais. Em âmbito nacional, os cinco principais agregados foram cereais/leguminosas/oleaginosas (US$ 10,33 bilhões), bovídeos - bovinos (US$ 4,89 bilhões), produtos florestais (US$4,81 bilhões), suínos e aves (US$4,08 bilhões) e cana e sacarídeas (US$2,99 bilhões), que totalizam 75,74% das vendas externas dos agronegócios. Agregador de valorCerca de 47,1% do valor das exportações brasileiras de produtos do agronegócio corresponderam, em âmbito nacional, a produtos industrializados (manufaturados e semimanufaturados) e 52,9% a produtos básicos. Em São Paulo, os básicos representam apenas 23,8% e, a participação dos industrializados, 76,2%. Isso significa índices superiores de agregação de valor, já que o Estado exporta 61,4% dos produtos processados dos agronegócios nacionais.

(FONTE: Assessoria de imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo)

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AGENDA BRASIL
Julho

Hoje - Dia 17 – Porto Alegre/RS
O programete Espaço Jurídico veiculado pela Rádio Guaíba promove o Seminário Gestão Jurídica para Dano Moral nas Empresas – Relações Trabalhistas e de Consumo. O evento é uma parceria com a Escola da Ajuris. As palestras ocorrem a partir das 8h30min no auditório da Ajuris (Rua Celeste Gobbato, 81 - Bairro Praia de Belas). Entre os palestrantes estão especialistas como Maurício Góes, diretor do Curso de Direito da Ulbra, a diretora da Escola Superior de Magistratura, Íris Helena Medeiros Nogueira e Túlio de Oliveira Martins, juiz do TJRS. As inscrições são gratuitas e o número de vagas limitado. Para participar do Seminário é preciso entrar em contato com o Programa Espaço Jurídico no e-mail espacojuridico@radioguaiba.com.br. A Rádio Guaíba fará ampla cobertura do Seminário com boletins nos programas Agora, Jornal da Manhã, Guaíba Revista, Jornal da Tarde e Jornal da Noite. Gerson Anzzulin, editor do Espaço Jurídico, é também o responsável pela coordenação do Seminário.

Hoje – Dia 17 – São Paulo/SP
O GEO Summit Latin América 2008, é a continuação da série GEOBrasil iniciada em 2000. Hoje o evento é considerado o maior e mais completo do setor na América Latina. Em sua última edição, em 2007, o GEO Brasil reuniu mais de 3.500 visitantes, 600 congressistas e 50 expositores. Em 2008, a meta é ampliar a participação de profissionais de todo o Brasil e internacionalizar o evento, promovendo maior integração da comunidade latino americana de geoinformação, reforçando sua missão de apresentar as principais novidades, tendências e fomentar negócios nas áreas de: agrimensura, cartografia, GIS, sensoriamento remoto, cadastro técnico e GNSS (GPS, Glonass, Galileo e Compass). Informações com a Reed Exhibitions Alcantara Machado pelo telefone +55 11 3060.5000, pelo e-mail info@reedalcantara.com.br ou através do site do evento www.reedalcantara.com.br.

Dia 22 – Porto Alegre/RS
O fórum de debates Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, promovido pela Câmara Municipal, vai discutir vida urbana e insegurança no evento de encerramento, dia 22, a partir das 8h30min, no Prédio 40 da PUC, com a presença do jornalista e ex-deputado federal Marcos Rolim. A mesa terá a coordenação do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo. Em seguida, todos os candidatos a prefeito da Capital receberão o documento com as conclusões do fórum e que servirá de base para a criação de um instituto de altos estudos para planejar o futuro da cidade. A segunda parte da programação terá a presença de especialistas de renome internacional, como o urbanista catalão Jordi Borja, responsável pelas reformas estruturais da cidade espanhola de Barcelona, e também do arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. Outro nome confirmado é do arquiteto norte-americano Charles Duff que há duas décadas é responsável pela revitalização dos bairros e do porto da cidade americana de Baltimore, no estado de Maryland. Cerca de 300 pessoas já se inscreveram para o evento final do fórum de debates Porto Alegre, Uma Visão de Futuro, que tem a coordenação do professor João Carlos Brum Torres. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones + 55 51 3225.6910, 3225.3996 e 3061.3000 ou no site da Câmara Municipal www.camarapoa.rs.gov.br.

Dia 22 e 23 – Rio de Janeiro/RJ
Com o crescimento da complexidade nas empresas e no ambiente competitivo, visão holística e capacidade de analisar de forma integrada as dimensões de custo e nível de serviço, passaram a ser habilidades fundamentais para os profissionais da área de logística. O Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, com mais de 10 anos de experiência na execução de projetos de consultoria, ensino e pesquisa na área, está lançando o curso de Planejamento Logístico Integrado, no qual serão analisados os principais trade-offs da área. Este curso, que é focado na execução de exercícios práticos, aulas dinâmicas, análise de casos reais de grandes empresas e no jogo interativo Inter Planning, ainda apresentará a metodologia para a execução de um Plano Diretor de Logística para empresas. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dia 22 – São Paulo/SP

O ciclo de Cursos em Logística 2008, em São Paulo, terá início no próximo dia 22 de julho. Serão 12 cursos concebidos com o objetivo de abranger todas as atividades e funções da Logística e Supply Chain. A abertura do Ciclo será pelo curso Planejamento Logístico Integrado, cujo propósito é auxiliar as empresas na estruturação de suas operações logísticas e na identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria do nível de serviço. Colocam-se a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais no telefone +55 21 2598.9812. Informações e inscrições: www.centrodelogistica.org.

Dia 29 – São Paulo/SP
A Conferência e-Commerce realizada pela IQPC - International Quality & Productivity Center - trará para São Paulo, Capital, sua 3ª edição, que será realizada no dia 29/7, na Vila Olímpia. O evento contará com a participação do diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, que ministrará uma palestra sobre o ‘Comportamento de consumo e tendências no comércio eletrônico brasileiro’, abordando assuntos como a mudança no perfil do e-consumidor e perspectivas para esse mercado.

Agosto
Dias 19 e 20 – Rio de Janeiro/RJ

A integração e a gestão do relacionamento com os participantes de uma cadeia de suprimentos possibilitam a adequada coordenação dos fluxos de produtos, serviços e informações, minimizando os custos totais de servir determinado canal de distribuição. Para empresas que buscam oportunidades nos modelos de relacionamento e integração com seus parceiros comerciais, seja na distribuição ou no suprimento, o Centro de Estudos em Logística oferecerá em São Paulo, nos dias 19 e 20 de agosto, o curso de Gestão Integrada de Cadeias de Suprimento. As inscrições e os detalhes do programa podem ser obtidos no site www.centrodelogistica.com.br ou pelo telefone +55 21 2598-9812.

Dia 30 – Porto Alegre/RS
Universitários entre 18 e 28 anos, podem aproveitar suas férias para ganhar dólares e experiência de vida. Estão abertas as inscrições para participar da Feira CI de Trabalho de Férias. Empregadores de empresas norte-americanas do ramo de entretenimento e turismo, como parques temáticos, hotéis, resorts, restaurantes, redes de fast-food, etc., estarão em Porto Alegre no dia 30 de agosto para o recrutamento. Interessados devem inscrever-se com antecedência para a Feira. É uma oportunidade desafiadora de vivenciar a cultura e o modo de vida dos americanos e ainda trabalhar ganhando em dólar. A Feira CI de Trabalho de Férias se realiza no dia 30 de agosto, sábado, na sede do Unificado da Nilo Peçanha, em Porto Alegre. No evento, empregadores norte-americanos vinculados a GAP, Banana Republic, Sing Shot (parque de diversões), Express Management (hotéis na Flórida), Nike, Tommy Hilfiger, Guess, irão explicar o funcionamento do programa e apresentar as vagas de trabalho. Informações pelo telefone +55 51 3346.4654.

São Paulo/SP

Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.

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