Coluna do Dia

Kátya Desessards

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ANÁLISE SETORIAL

Setor vitivinícola busca seu equilíbrio

Responsável por 94% da produção brasileira de vinho, o Rio Grande do Sul vê crescer as exportações, principalmente, de vinhos finos. Este ano, serão comercializados US$ 3 milhões e para 2009 a previsão é de aumentar para US$ 4 milhões. Pode até parecer pouco, diante de outros setores, mas para os vitivinicultores é uma grande conquista.

Serra gaúcha adere ao menos é mais...
- Usufruir de recantos únicos, saborear gastronomia especial e ser atendido pelo dono, é algo que se tornou um dos atrativos mais diferenciados da Serra Gaúcha. Rotas tradicionais como o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS, onde estão localizadas grandes vinícolas produtoras de vinhos premiados no Brasil e no mundo, continua sendo uma boa opção turística. Porém, há um movimento que vem se consolidando nos últimos cinco anos, pequenas e médias vinícolas do Caminho das Pedras, no distrito de Pinto Bandeira (interior de Bento Gonçalves), oferecem pousada (com poucos quartos), restaurante, e roteiro para conhecer o processo de produção do vinho onde o próprio dono é o anfitrião em cada momento da experiência. É a estratégia do menos é mais. No Caminho das Pedras, o passeio resgata o legado dos colonizadores italianos, numa estrada sinuosa, casarões centenários de pedra, deixam qualquer visitante sem fôlego. Mas o que mais surpreende, é a paixão. A paixão com que os donos de vinícolas falam e gesticulam quando contam a história de suas famílias na construção de toda a região vitivinícola. É algo que não se esquece. Caso da vinícola Don Giovanni que registrou aumento de 35% na comercialização de seus produtos na comparação do mesmo período de 2007. Outro fator que aquece as vendas da Don Giovanni é a conquista do valor agregado aos vinhos e espumantes em virtude da pequena escala de produção, que garante maior qualidade. “As pessoas hoje em dia, buscam cada vez mais comprar em locais que oportunizem uma sensação de tranqüilidade e bem-estar e aqui elas encontram isto”, salienta o diretor da vinícola, André Dreher Giovannini.

Outros Estados descobrem potencial para o vinho - O Estado de São Paulo teria potencial para produzir 94 milhões de litros/ano de vinho se destinasse toda a produção de suas uvas para a elaboração da bebida, apontou pesquisa de mestrado realizada na FEA - Faculdade de Engenharia de Alimentos - da Unicamp. A produção média anual de uvas no Estado é de 190 mil toneladas e destina-se, principalmente, para o consumo in natura. Segundo a autora da pesquisa, a cientista dos alimentos Aline Camarão Telles Biasoto, a vinicultura além de oferecer uma alternativa para o produto agrícola, também seria uma oportunidade de promoção do crescimento do agronegócio no Estado. "A produção de vinho agrega valor à uva e poderia gerar renda para o pequeno produtor", defende Aline.

Experiência que deu certo - Com tecnologia e irrigação, o vale do São Francisco, no nordeste brasileiro, está se transformando em um “improvável” centro de produção de vinhos fora do eixo tradicional dos produtores, segundo relata reportagem publicada nesta terça-feira, pelo diário americano The New York Times. Segundo o jornal, vinicultores tradicionais vêm cada vez mais, investindo na produção de vinhos de “nova latitude” em países em desenvolvimento, apostando principalmente no crescimento dos mercados consumidores internos. “Ao fazer isso, essas companhias estão desafiando o dogma de séculos de que a vinicultura está relacionada ao 'terroir', a crença de que um vinho reflete a área onde as uvas são cultivadas, e a climas temperados”, diz a reportagem. O New York Times observa que “os vinicultores de nova latitude, ainda são relativamente desconhecidos, comparados com as tradicionais forças européias como França, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal, e ficam para trás até mesmo entre os chamados produtores do ‘Novo Mundo’, como Argentina, Austrália, Chile, Nova Zelândia, África do Sul e Estados Unidos”. "Ainda assim, o vinho está se tornando mais popular em países como Brasil, China e Índia por causa de uma crescente classe média e da publicidade sobre seus benefícios à saúde”, afirma o jornal. A reportagem cita como exemplo os investimentos no Brasil feitos pela vinícola portuguesa Dão Sul, que comprou 5 mil acres no vale do São Francisco em 2003 e investiu US$ 4 milhões em maquinário ultra-moderno. “Os 25 diferentes tipos de vinhos tintos, brancos e espumantes que a companhia produz já representam 15% de toda a produção da companhia”, relata o texto. Segundo o jornal, “a decisão de investir no Brasil foi baseada em diversos fatores, incluindo a terra e a mão de obra barata e técnicas avançadas de refrigeração”.

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NOTÍCIAS

Fluxo de pessoas no varejo sobe 5,2% em junho
Apesar do fluxo de pessoas no varejo em junho, ter registrado alta de 5,2% sobre o mesmo mês do ano passado, quando comparado ao mês anterior deste ano o índice apresentou retração de 7,8%. Estes números, que compõem o Índice de Fluxo do Varejo (IFV-CA), foram divulgados pela Count and Act, associação da consultoria Gouvêa de Souza & MD com a Virtual Gate e apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV). Na comparação do segundo trimestre deste ano com o mesmo período de 2007, encontramos um crescimento de 7,8%. Mesmo com uma queda de 0,7 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre, o comércio varejista ainda mostra uma boa performance nos seus indicadores. O quadro de otimismo segue amparado pelos dados de crédito, divulgados recentemente pelo Banco Central. O volume de crédito à pessoa física está em crescimento de 31,7% no acumulado em 12 meses, enquanto a média da taxa de inadimplência para pessoa física está estável em aproximadamente 7,1% em 2008.

Radioweb agora é marca
Após quatro anos de tramitação das marcas ‘Radioweb’ e ‘Agência Radioweb’, finalmente, aconteceu a concessão pelo INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial. "A concessão do INPI inibe a utilização dos nomes e das logomarcas da empresa por outras pessoas físicas e jurídicas", alerta Rudinei Modejezewski, referindo-se aos dois registros concedidos. Modejezewski é diretor da E-Marcas, empresa contratada para administrar os interesses da Agência Radioweb nessa área. "A conquista das duas marcas nos tranqüiliza, pois temos características exclusivas marcantes e nosso trabalho é pioneiro no Brasil", analisa o Diretor Geral da Agência Radioweb, Paulo Gilvane Borges. A Agência Radioweb atua no mercado há sete anos e se consolidou como a maior referência brasileira na produção de conteúdo jornalístico para rádios.

Vendas do Carrefour disparam no Brasil
O grupo francês Carrefour anunciou que no segundo trimestre deste ano, suas vendas no mercado brasileiro figuraram entre os destaques da companhia em todo o mundo. No País, as vendas cresceram 8,6% em mesmas lojas em euros e 32,2% no total, para 2,08 bilhões de euros. No semestre, as vendas avançaram 7,9% em termos comparáveis e incríveis 48,5% no total, para 4,07 bilhões de euros. O desempenho foi fortemente puxado pela aquisição da rede cash & carry Atacadão, um ano atrás. Nos últimos meses, três hipermercados foram convertidos para esta bandeira, dos 12 que deverão ser transformados ainda este ano. Na rede, as vendas cresceram 25,8% em mesmas lojas. A bandeira Carrefour Bairro, de hipermercados compactos, também teve um bom desempenho, com avanço de 5,5% em mesmas lojas e 13,9% em termos totais. Já as lojas de vizinhança Dia% registraram uma alta acima de 30%, desconsiderando variações cambiais. Nos hipermercados, o crescimento foi de apenas 1,5% em mesmas lojas, puxado pela inflação nos alimentos. O resultado nacional ficou bem acima do desempenho global da gigante francesa, segunda maior varejista mundial. O Carrefour fechou o segundo trimestre do ano com um crescimento de 6% em suas vendas totais (2,2% em mesmas lojas), para 23,7 bilhões de euros, com bom desempenho dos formatos de vizinhança na França (5,2% em supermercados, 1,7% em lojas de descontos e 1,5% em lojas de conveniência), crescimento sustentado na Espanha (3,4% em mesmas lojas) e fortalecimento da presença do grupo em mercados emergentes (que responderam por 28% das receitas da empresa, contra 25% no mesmo período de 2007).

Tuitá inaugura loja no aeroporto de Cumbica
A marca ecologicamente responsável, Tuitá, que utiliza fibras de bambu, jutas, pneus e lonas de caminhão recicláveis na confecção de seus produtos, ganha sua primeira loja. O local escolhido foi o aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos/SP. O espaço está localizado no corredor de interligação entre os terminais 01 e 02 no setor de embarque do aeroporto. Shopping bags, botas, sapatênis, chinelos, pastas para notebooks, malas de viagem, bolsas, cartucheiras, pochetes, jaquetas e chapéus são comercializados no espaço, que apresenta ainda uma coleção de camisetas bordadas por comunidades carentes assistidas pelas Ongs IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas e Pró-Aves.

Férias aquecem as vendas em Brasília
Diversos shopping centers de Brasília/DF, estão promovendo ações para atrair as famílias e estimular as vendas durante o período de férias. As atrações vão de brincadeiras de circo até competições e espetáculos. Na programação do Terraço Shopping, por exemplo, o público vai encontrar shows musicais, teatro infantil, festival de sanduíches, campeonato de ioiô chinês (diabolô), Rua de Lazer e Colônia de Férias. De acordo com o superintendente do empreendimento, Itamar Jardim, a expectativa do shopping é de um aumento de 10% nas vendas e no tráfego de clientes em relação a julho do ano passado. O centro de compras investiu R$ 110 mil. O Taguatinga Shopping investiu bem menos, R$ 50 mil, mas também prevê um aumento de fluxo de clientes de 10% para julho, comparado ao mesmo período do ano passado. Já a expectativa de incremento nas vendas é de 15% em relação a 2007. Na programação do centro de compras estão Olimpíadas Escolares, campeonato de diabolô e teatro infantil. O Brasília Shopping, por sua vez, conta com brinquedo de circo, aulas de patinação, teatro e games de última geração. O centro de compras aplicou R$ 65 mil nas ações de férias e espera um aumento de 10% nas vendas e de 8% no fluxo em relação ao ano passado.

Habib's amplia estrutura
A rede de fast food Habib’s investiu em novos centros-administrativos e de produção, que apresentam soluções tecnológicas e de conforto para colaboradores. As novas estruturas foram projetadas para atender às necessidades de crescimento da rede, além de serem centros geradores de valores e competências para o segmento fast food. A central administrativa do Habib’s, no bairro do Morumbi, em São Paulo, conta com 5 mil m de área distribuídas em cinco pavimentos, onde trabalham 300 pessoas, responsáveis pelo apoio à rede. O local conta com um sistema tecnológico com capacidade para conferência de voz e imagem, agilizando os contatos com a rede franqueada. Já a central de produção, localizada em Itapevi/SP, é responsável pela manipulação de todos os produtos do cardápio para as lojas do Estado de São Paulo, em uma área de 12 mil m. O prédio é dotado de um sistema logístico por docas de abastecimento, que funciona 24 horas por dia e deverá atender às necessidades de crescimento da rede no Estado. A central conta com duas câmaras gigantes de congelamento e a incorporação de diversos equipamentos importados. Além disso, a introdução de tecnologias em acessibilidade e segurança permite maior acompanhamento dos programas de controle de qualidade no recebimento, manipulação e logística de distribuição.

Braskem busca alinhamento
O novo presidente da Braskem, Bernardo Grandin, que substituiu José Carlos Grubisich, tem a missão de dar continuidade aos planos da empresa de estar apta para ingressar no nível 2 de governança corporativa da BM&F Bovespa. Além disso, Grandin está em plena renegociação dos preços da nafta com a Petrobrás. Hoje, a Braskem gasta US$ 10 bilhões para a compra da matéria-prima da estatal, segundo Grandin, que está otimista, as renegociações estão em andamento e deve sair uma solução a longo prazo. Em plena crise do petróleo, a empresa busca se alinhar e seguir os preços internacionais da resina, que devem ficar em 20%. Em agosto, inicia o novo ciclo de planejamento onde será apresentado o plano para os próximos três anos e a visão do negócio da empresa, em 10 anos.

Virtual Gate fecha nova parceria

A Virtual Gate, líder nacional no mercado de medição eletrônica de fluxo de clientes, fechou uma parceria com a ShopperTrak, maior empresa de contagem do mundo. Com o acordo, a Virtual Gate terá acesso aos estudos e análises de mercado internacionais realizados pela ShopperTrak e poderá repassá-los em forma de valor agregado à sua base de clientes. A Virtual Gate atua no mercado com soluções que contam o número de consumidores nos pontos de venda, o que, integrado ao sistema de gestão do varejo, permite mensurar a taxa de conversão dos visitantes em clientes, melhorando a gestão das lojas.

AleSat vai investir R$ 250 milhões
A mineira AleSat Combustíveis traça planos para reforçar a sua bandeira no mercado doméstico, depois de perder a disputa pelos ativos da Esso no Brasil. Até 2012, a empresa quer dobrar o tamanho de sua rede de distribuição no País, com o propósito de ampliar a presença em regiões ainda pouco exploradas e conquistar mais alguns pontos no ranking do setor. A mineira planeja investir R$ 250 milhões na abertura de novos postos, nos próximos cinco anos. Serão mais 1.019 unidades, que se juntarão as 1.100 da rede atual. Um valor de R$ 73,5 milhões está sendo desembolsado em 2008, na instalação de 240 postos. A principal base de crescimento até 2012 será a região Sudeste, que deve ganhar 414 novas unidades. Mas é na região Sul que a companhia espera crescer com maior vigor. Até 2012, a empresa vai abrir mais 215 unidades no PR, SC e RS. Os investimentos contemplam, ainda, a instalação de mais três bases de distribuição, que vão se somar as oito controladas pela empresa; e a duplicação da frota própria, formada por 150 caminhões. Com a expansão, a companhia espera aumentar as receitas de R$ 6 bilhões, previstas para este ano, para R$ 8 bilhões em 2012, para registrar uma geração de caixa da ordem de R$ 250 milhões, 66% superior ao previsto para 2007. O volume de combustível comercializado deverá chegar a 370 mil litros ao mês, cerca de 30% acima do estimado para este ano.

Nova opção de embalagens flexíveis
A gaúcha Plastrela Embalagens Flexíveis investiu cerca de R$ 12 milhões para trazer ao Brasil uma nova opção para produtos perecíveis em embalagem longa vida. A indústria, com sede em Estrela/RS, tem a licença para produzir um sachê plástico para envazamento de leite UHT, sucos, bebidas lácteas e outros produtos que necessitam de alta barreira asséptica. A novidade, já muito conhecida em países da América Latina, traz vantagens e benefícios ante a tradicional “caixinha longa vida” cartonada. Conforme o diretor da Plastrela, Jack Shen, a Duraflex, marca registrada pela empresa para esta embalagem, pesa sete gramas contra 28 gramas da longa vida cartonada, sendo 100% reciclável. “Este produto é feito com multicamadas e de fácil reciclagem”, conta Shen. A fábrica gaúcha - primeira empresa licenciada do país para comercializar a embalagem longa vida do tipo sachê - estima que o custo unitário da Duraflex seja entre 30% e 50% menor do que o das cartonadas. A embalagem ainda apresenta segurança total, testada e utilizada em mais de 40 países e preserva seu conteúdo em até 120 dias sem refrigeração.

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AO PONTO...

- A Kalunga inicia o segundo semestre com sua primeira loja em Brasília/DF. O ponto de venda é o de número 53 da rede de materiais de escritório e informática, e conta com uma área de 1.100 metros quadrados, no Setor Comercial Norte, Quadra 01, Bloco B. A loja oferece mais de 10 mil itens para o consumidor da Capital Federal e cidades vizinhas.

- O BNC - Banco de Desenvolvimento da China - mostrou interesse em participar dos projetos de investimentos na área de energia e logística do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento e colocou linhas de crédito à disposição do Brasil.

- As companhias aéreas vão precisar, nos próximos 20 anos, de 29,4 mil novos aviões (passageiros e carga) para sustentar suas operações. O valor total deste mercado é de US$ 3,2 trilhões, segundo a fabricante americana Boeing.

- A Iochpe Maxion concluiu a venda de 836 vagões ferroviários de carga para a Vale do Rio Doce e de outros 80 para a empresa Comilog, do Gabão.

- A Walmex, subsidiária mexicana do Walmart e maior varejista deste país, anunciou que no segundo trimestre seus lucros líquidos cresceram 8,6% na comparação anual, para 3,23 bilhões de pesos (US$ 313 milhões), impulsionados pelo aumento de 12% nas vendas, para 57,4 bilhões de pesos (US$ 5,57 bilhões), que foi alavancado por uma forte campanha publicitária baseada em descontos. Considerando apenas lojas abertas há mais de 12 meses, as vendas cresceram 8%.

- A MBE - Mail Boxes Etc, franquia no segmento de business center, pretende abrir, até o final de 2009, de 25 a 30 lojas, com foco especial em identificar representantes de área que atuem como sócios locais nas diversas regiões do País. Atualmente, a MBE conta com nove franquias, além de representantes de área (franqueado responsável pela expansão e apoio das franquias na região de atuação), para três das 16 áreas no Brasil. Das nove franquias, três estão em operação, duas em fase de pré-abertura e as outras quatro serão abertas entre 2009 e 2011.

- Muitas pessoas me perguntam por onde anda Sérgio Maia, ex-presidente da Sonae Distribuição Brasil (vendida para o grupo americano Walmart no final de 2005). Ele é diretor do Banco State Capital (especializado em fusão e aquisições), consultor e administrador de várias empresas, fazendo parte, inclusive, de conselhos de administração de empresas como Vinícola Aurora e Vompar. Continua morando em Porto Alegre, casou com a advogada gaúcha Cristiane Haas, que espera para breve um filho seu. E está feliz com a sua nova vida em off.

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CURIOSIDADE

Com que taça...
A austríaca Diamonds in Glass lançou uma nova linha para competir com as já tradicionais Riedel, também austríaca, e a francesa Baccarart. Adornadas com um diamante em suas hastes, as novas taças de vinho e champagnes são o motivo do alvoroço no mercado de luxo. Preço do capricho: 1,7 mil euros cada taça. Interessados podem acessar o site da fabricante no www.diamondsinglass.com.

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OBSERVATÓRIO

O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

Gerdau avalia negócios na Ásia e no Leste Europeu
O Grupo Gerdau estuda dezenas de negócios na Ásia e no Leste Europeu, adiantou o diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, Breno Lucki, na semana passada, quando participou do comitê de Finanças da Amcham-Porto Alegre. “São algumas dezenas de negócios em diversas regiões, que vão de aquisições totais a parciais”, revelou o executivo.
Especificamente na China, Lucki explicou que a Gerdau busca participação minoritária em negócios locais como forma de entrar no mercado, condição estabelecida pela constituição do país. “Essa estratégia é inevitável.”
Já no caso do Leste Europeu, o diretor destacou o interesse por países como Romênia, Bulgária e Polônia, que têm apresentado expansão significativa e, por se encontrarem em fase de reconstrução de sua infra-estrutura, demandam aço longo, segmento em que a Gerdau tem diferencial competitivo.
Segundo Lucki, alguns números comprovam o potencial do mercado do Leste Europeu. Entre eles, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de alguns desses países, acima da média registrada pela Comunidade Européia nos últimos cinco anos, 2% a 2,5% ao ano. “A Polônia, por exemplo, aumenta mais de 6% ao ano. É uma região que está se expandindo e o fará ainda no futuro a taxas importantes”, assegurou.
Aquisições - Nos últimos 18 meses, a Gerdau adquiriu 17 empresas, estabelecendo uma média próxima a uma compra a cada mês. De acordo com o diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios, de cada duas oportunidades de compra, o grupo efetuou uma. Ao todo, a equipe analisou mais de cem oportunidades de negócios nos últimos 18 meses e participou de 50 processos.
Em meados de maio de 2008, a Gerdau anunciou a compra de 28,88% do capital da Aços Villares, que pertencia ao BNDESPar, por R$ 1,3 bilhão. Com a aquisição, o grupo, que tinha o direito de preferência na compra das ações da Villares, passou a ter, indiretamente, 52,26% de seu capital total. A Villares é hoje a maior produtora de aços especiais para construção mecânica da América Latina e a terceira maior produtora mundial de cilindros forjados e fundidos para laminação.
Com uma receita de R$ 30,6 bilhões em 2007, o Grupo Gerdau trabalha para se manter como um dos principais competidores do setor siderúrgico. No ano passado, os investimentos chegaram a US$ 6,3 bilhões em aquisições e na expansão da capacidade instalada.


(FONTE: Assessoria de imprensa da Amcham-Porto Alegre/RS)

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AGENDA BRASIL
Julho

Hoje - Dia 15 – Rio de Janeiro/RJ
O setor de Operadores Logísticos tem apresentado notável crescimento, não só em receitas como também na oferta de serviços, que tem colocado a disposição das empresas interessadas em terceirizar certas atividades. O curso que acontecerá nos dias 14/7 e 15/7 procurará mostrar em que consiste uma terceirização estratégica (não aquela em que uma empresa procura livrar-se de um problema), e como os operadores logísticos têm se preparado para atuar em parceria com seus clientes, oferecendo soluções customizadas. O curso enfatiza, ainda, as etapas de um processo estruturado de seleção de operador logístico, mostrando porque a falta de cuidado na escolha do operador é a principal causa de fracasso no relacionamento entre embarcadores e prestadores de serviços. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Hoje – Dia 15 a 17 – São Paulo/SP

O GEO Summit Latin América 2008, é a continuação da série GEOBrasil iniciada em 2000. Hoje o evento é considerado o maior e mais completo do setor na América Latina. Em sua última edição, em 2007, o GEO Brasil reuniu mais de 3.500 visitantes, 600 congressistas e 50 expositores. Em 2008, a meta é ampliar a participação de profissionais de todo o Brasil e internacionalizar o evento, promovendo maior integração da comunidade latino americana de geoinformação, reforçando sua missão de apresentar as principais novidades, tendências e fomentar negócios nas áreas de: agrimensura, cartografia, GIS, sensoriamento remoto, cadastro técnico e GNSS (GPS, Glonass, Galileo e Compass). Informações com a Reed Exhibitions Alcantara Machado pelo telefone +55 11 3060.5000, pelo e-mail info@reedalcantara.com.br ou através do site do evento www.reedalcantara.com.br.

Dia 22 e 23 – Rio de Janeiro/RJ
Com o crescimento da complexidade nas empresas e no ambiente competitivo, visão holística e capacidade de analisar de forma integrada as dimensões de custo e nível de serviço, passaram a ser habilidades fundamentais para os profissionais da área de logística. O Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, com mais de 10 anos de experiência na execução de projetos de consultoria, ensino e pesquisa na área, está lançando o curso de Planejamento Logístico Integrado, no qual serão analisados os principais trade-offs da área. Este curso, que é focado na execução de exercícios práticos, aulas dinâmicas, análise de casos reais de grandes empresas e no jogo interativo Inter Planning, ainda apresentará a metodologia para a execução de um Plano Diretor de Logística para empresas. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dia 22 – São Paulo/SP

O ciclo de Cursos em Logística 2008, em São Paulo, terá início no próximo dia 22 de julho. Serão 12 cursos concebidos com o objetivo de abranger todas as atividades e funções da Logística e Supply Chain. A abertura do Ciclo será pelo curso Planejamento Logístico Integrado, cujo propósito é auxiliar as empresas na estruturação de suas operações logísticas e na identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria do nível de serviço. Colocam-se a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais no telefone +55 21 2598.9812. Informações e inscrições: www.centrodelogistica.org.

Dia 29 – São Paulo/SP

A Conferência e-Commerce realizada pela IQPC - International Quality & Productivity Center - trará para São Paulo, Capital, sua 3ª edição, que será realizada no dia 29/7, na Vila Olímpia. O evento contará com a participação do diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, que ministrará uma palestra sobre o ‘Comportamento de consumo e tendências no comércio eletrônico brasileiro’, abordando assuntos como a mudança no perfil do e-consumidor e perspectivas para esse mercado.

Agosto
Dia 30 – Porto Alegre/RS
Universitários entre 18 e 28 anos, podem aproveitar suas férias para ganhar dólares e experiência de vida. Estão abertas as inscrições para participar da Feira CI de Trabalho de Férias. Empregadores de empresas norte-americanas do ramo de entretenimento e turismo, como parques temáticos, hotéis, resorts, restaurantes, redes de fast-food, etc., estarão em Porto Alegre no dia 30 de agosto para o recrutamento. Interessados devem inscrever-se com antecedência para a Feira. É uma oportunidade desafiadora de vivenciar a cultura e o modo de vida dos americanos e ainda trabalhar ganhando em dólar. A Feira CI de Trabalho de Férias se realiza no dia 30 de agosto, sábado, na sede do Unificado da Nilo Peçanha, em Porto Alegre. No evento, empregadores norte-americanos vinculados a GAP, Banana Republic, Sing Shot (parque de diversões), Express Management (hotéis na Flórida), Nike, Tommy Hilfiger, Guess, irão explicar o funcionamento do programa e apresentar as vagas de trabalho. Informações pelo telefone +55 51 3346.4654.

São Paulo/SP

Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.

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