Coluna do Dia

Kátya Desessards
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ANÁLISE SETORIAL

Setor de seguros inova com irreverência
Os índices de crescimento do mercado brasileiro têm chamado a atenção de inúmeras empresas estrangeiras do setor de seguros. Hoje, o mercado de seguros é um negócio de mais de US$ 3,4 trilhões no mundo. Um estudo de 2007 da Funenseg - Fundação Escola Nacional de Seguros do Brasil - mostrou que este mercado está crescendo mais rapidamente nas economias emergentes, e apontou aumento anual de 2,5% da receita global total para os próximos anos.
De acordo com a Federação Brasileira de Companhias de Seguros e da Funenseg, há boas razões para a expansão deste mercado. Por exemplo, o seguro melhora e fortalece os mercados internos de capital, aumenta as taxas de poupança e investimento, ajuda a incrementar o potencial de crescimento do PIB e fornece informação sobre risco nas atividades de negócios. Além disso, as tendências mundiais do mercado mostram que as economias em crescimento, necessitam mais serviços de seguros, já que as famílias e as empresas são mais vulneráveis a riscos.
Os investidores estrangeiros estão à procura de ambientes de negócios promissores na América Latina, buscando países com mercados de seguros. E o Brasil desempenha um papel proeminente porque, nos últimos anos, o mercado de seguros passou por um crescimento muito rápido. Foi exatamente o que a inglesa RSA (ou Royal & SunAlliance), percebeu ao analisar novos mercados para direcionar sua expansão na América Latina.
O Brasil é o melhor ambiente para esta expansão, onde a seguradora inglesa quer, nos próximos três anos, trazer a experiência de outros países que atua. Os esforços da RSA no País estão focados para o segmento do microsseguro, pretendendo agir justamente onde a concorrência considera menos atrativo. Porém, a RSA vislumbrou um mercado com demanda reprimida de R$ 2,3 bilhões.
O primeiro produto lançado é um seguro de vida para pets, numa parceria operacional com a Merial Saúde Animal. Na Inglaterra, por exemplo, os seguros para cachorros e gatos movimentam US$ 495 milhões/ano, com opções de mais de 50 tipos de apólices de seguros para os animais. O presidente da RSA, Thomas Batt, explicou que a empresa estudou durante três anos o mercado, até tomar a decisão de trazer uma das modalidades de apólices para pets. Mas a empresa quer muito mais do que este segmento de seguro, fixou estratégia também para a cobertura de pequenos aparelhos eletrônicos como MP3, notebooks, câmeras, etc, fechando contrato com a rede Ponto Frio e com a Fnac. Apesar da forma irreverente que optou para entrar no Brasil, as metas de crescimento da RSA de uma carteira inicial de R$ 100 milhões até 2011, é bastante conservador para o potencial do mercado de microsseguros. Hoje, a empresa ocupa a 20ª posição no ranking do setor no País, faturando R$ 312 milhões/ano.


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NOTÍCIAS

Eptc está multando quem já pagou IPVA
É isto mesmo. Mesmo que o motorista já tenha realizado o pagamento do seu IPVA, ele está a mercê da Eptc - Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre. Não vai adiantar argumentar com o agente de transito (chamados de azulzinhos em Porto Alegre), que os Correios estão de greve, nem apresentar o recibo do pagamento, nada vai livrar o motorista de levar um boa multa. Injustiça!? E não adianta a empresa pública vir dizer o contrário, pois os casos de abuso de autoridade estão acontecendo todos os dias. É melhor a Eptc não ousar argumentar que não é bem assim, pois é – exatamente - isto que está acontecendo. Vários leitores do E-Press.biz reclamaram e contaram histórias escabrosas deste abuso. O cidadão vai reclamar para quem? Pro bispo? Nem ele vai escapar da ferocidade por arrecadar da Eptc...

Participação dos cartões no total de crédito permanece estável
As operações de crédito feitas com cartões, encerraram o mês de maio representando 16% do volume total de recursos livres emprestados a pessoas físicas no Brasil. A participação dos cartões na comparação com as demais linhas de financiamento, permanece muito próxima desse patamar, o maior já atingido pelos cartões de crédito, em quase dois anos. Os números do BC -Banco Central - mostram que, desde 2006, os meios eletrônicos de pagamento ocuparam uma fatia apenas dois pontos percentuais maior do montante de empréstimos no País. Ao todo, a modalidade acumulou em maio um saldo de R$ 56,7 bilhões. Para a Abecs - Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Crédito e Serviços -, a estabilidade do nível de participação dos cartões no cenário do crédito nacional, mostra que o endividamento dos portadores de cartões não foi alavancado em relação ao montante de recursos livres. Enquanto a participação dos cartões passou de 14% para 16% do total, entre 2006 e 2008, outras linhas dobraram no mesmo período. Sobre o crescimento absoluto do saldo, o cartão é apenas o quarto colocado, ficando atrás do crédito pessoal, do leasing e do crédito para a aquisição de veículos.

Reativado silo da Cesa no Porto de Estrela no RS
Depois de 11 anos sem realizar nenhum carregamento no porto de Estrela, a unidade local da Cesa - Companhia Estadual de Silos e Armazéns - iniciou, às 16h do dia 9/7, um embarque histórico de 2,2 mil toneladas de arroz beneficiado. O carregamento, concluído ontem, dia 10/7, reativa um novo braço da logística fluvial para escoamento de grãos montada pelo governo do Estado, aproveitando as águas dos rios Jacuí e Taquari. Em funcionamento desde 1976, esta é a primeira vez que a unidade da Cesa, em Estrela, embarca arroz para venda ao Exterior. A carga total de 15 mil toneladas do cereal será completada ainda Porto Alegre, onde receberá mais 1,8 mil toneladas, e Rio Grande, com 11 mil toneladas. O destino será a África. Dentro do planejamento realizado pela direção da Cesa, só falta a recuperação do terminal fluvial de Cachoeira do Sul, com investimento previsto de R$ 300 mil, para conectá-lo à logística formada pelas unidades de Estrela, Porto Alegre e Rio Grande. "Estamos incrementando a atividade da empresa, multiplicando as suas tarefas e possibilidades", afirma o presidente da Cesa, Juvir Matuella.

Notebooks ganham mercado no País
De janeiro a abril deste ano, aumentou a participação dos notebooks no mercado brasileiro de computadores. Conforme a GfK Indicator, os portáteis foram responsáveis por 29,7% das vendas totais do setor, só em abril, contra 24,9% em dezembro de 2007. Este índice chegou a 31,6% em fevereiro. Dentre os motivos atribuídos para a expansão do mercado de notebooks estão: a redução dos preços dos produtos e a maior demanda dos consumidores por equipamentos que proporcione maior mobilidade.

Cocamar promove ação em Maringá
Para apresentar novas tecnologias que possam ser incorporadas pelos produtores cooperados em seus negócios, a indústria Cocamar promove no dia 18/7, em Maringá/PR, o Dia de Campo de Inverno. Programada para a Unidade de Difusão de Tecnologia da cooperativa, situada na PR-317 (saída para Campo Mourão), a realização é exclusiva para cooperados e vai reunir dezenas de empresas parceiras em experimentos com culturas próprias da época na região, como milho, trigo e canola, mas o local conta também, com vitrines de café e laranja, além de várias outras. Conforme o gerente técnico da cooperativa, Aparecido Carlos Fadoni, eventos como este geram expectativa entre os cooperados, pois funcionam como uma exposição tecnológica aplicável à região, onde eles têm a oportunidade de assimilar ou aperfeiçoar conhecimentos. "A informação é uma ferramenta indispensável para a evolução de seus negócios", destacou.

BNDES aprova crédito para GBarbosa
A rede de supermercados GBarbosa, do grupo chileno Cencosud, recebeu a aprovação do financiamento de R$ 193,4 milhões solicitado ao Bndes - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O capital servirá para a implantação de 18 novas lojas (três hipermercados), e para a expansão de outras cinco unidades. O financiamento corresponde a 70% do investimento total a ser realizado pela GBarbosa, de total de R$ 276,3 milhões. O restante virá de recursos próprios. Em novembro de 2007, o grupo chileno Cencosud, adquiriu 100% da GBarbosa por US$ 380 milhões, além de assumir US$ 50 milhões em dívidas. A rede faturou R$ 2 bilhões no ano passado.

Food service deverá crescer
Pesquisa encomendada pela Abia - Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação – ao Instituto Ipsos para identificar os hábitos de alimentação das pessoas fora do lar em restaurantes (food service), concluiu que: os homens da classe A são o público mais habituado a freqüentar restaurantes; a classe C acredita que a comida de casa é mais confiável que a da rua; e a pizzaria é o lugar mais procurado quando bate a vontade de deixar forno e fogão desligados. O Ipsos ouviu 700 pessoas das classes A, B e C nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, na segunda metade de 2007. A amostra representa um universo de 10,2 milhões de pessoas com mais de 15 anos. No levantamento, 69% dos entrevistados costumam comer fora, pelo menos, uma vez por mês. Esse resultado é maior do que o da pesquisa anterior, feita no segundo semestre de 2005, quando 56% dos entrevistados tinham esse hábito. Apesar do aumento da freqüência nos restaurantes, nos últimos dois anos, a Abia avalia que há muito espaço para crescer na classe C e também entre as mulheres, uma vez que 38% e 34% dos dois públicos, respectivamente, não costumam comer fora. O mercado de alimentação fora do lar movimentou R$ 106 bilhões em 2007, enquanto o faturamento da indústria com o food service foi de R$ 50,3 bilhões. A expectativa inicial, porém, deve sofrer uma baixar por causa da nova lei de tolerância zero no trânsito. Mas, outras entidades do setor de restaurantes, já estão estudando alternativas para que a baixa não represente desaquecimento e baixa no consumo.

Cresce o número de empresas que emitem Nota Eletrônica no RS
Com a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica para os setores de cigarros e combustíveis, desde abril deste ano, e com os esforços da Receita Estadual para prospectar novos segmentos econômicos, o número de empresas autorizadas a emitir a Nota Fiscal Eletrônica cresceu 20 vezes em um ano. Hoje, são aproximadamente 400 empresas emitindo NF-e, contra apenas 20 no ano passado, quando a utilização do sistema passou a ser ampliada. Neste grupo, estão empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo a maior parte do ramo industrial. Simplificando as obrigações acessórias, a Nota Fiscal Eletrônica otimiza os processos de faturamento, guarda de documentos, controle e logística, além de reduzir o número de documentos em papel, contribuindo para a redução de custos e estímulo aos negócios. Proporciona, também, maior controle do Fisco sobre as transações econômicas, a partir de informações quase instantâneas. Para o diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, o Rio Grande do Sul é referência nacional pelos sistemas desenvolvidos pela Secretaria da Fazenda e Procergs, que foram fundamentais para este crescimento. As empresas buscam se adaptar aos avanços tecnológicos. Segundo ele, há expectativa de que este número aumente ainda mais, ao final do ano. - Com a entrada em vigor da obrigatoriedade para os setores automotivo, de bebidas alcoólicas, refrigerantes, medicamentos, cimento, frigorífico, de aços semi-acabados e laminados e fornecedores de energia, pode chegar a 3 mil o número de empresas que emitem a Nota Fiscal Eletrônica, avalia Grazziotin. Para o secretário Aod Cunha, a ampliação da Nota Eletrônica, reforça as ações da Secretaria da Fazenda no sentido de criar um ambiente de maior justiça fiscal para os contribuintes que cumprem corretamente com suas obrigações, reduzindo a possibilidade de sonegação.

RS emite Notas Fiscais Eletrônicas para outros 12 Estados
Graças a excelência do seu sistema, o RS passou a colaborar com outros Estados na autorização da Nota Fiscal Eletrônica. Com a Sefaz Virtual, empresas e Receitas Estaduais emitem e autorizam documentos fiscais de forma ininterrupta. Hoje, o número de Notas Eletrônicas autorizadas, via Sefaz Virtual, incluindo os Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Rondônia, ultrapassa 5 milhões referentes; no RS esse número ultrapassa os 3 milhões. Em movimentação financeira total, as notas emitidas somam R$ 106,8 bilhões. O acompanhamento dessas e outras informações podem ser realizados no site da Secretaria da Fazenda, www.sefaz.rs.gov.br, o qual permite consulta completa ou resumida sobre determinada NF-e e conferência das empresas que já se adequaram à emissão do documento fiscal eletrônico.

Carrefour participa da Campanha do Agasalho
Durante todo o mês de julho, o Carrefour vai realizar nas suas lojas do estado de Minas Gerais uma campanha para ajudar na arrecadação de agasalhos. As unidades Carrefour e Carrefour Bairro organizaram postos de coleta, onde receberão roupas e alimentos não-perecíveis. Todas as doações serão distribuídas entre 24 instituições. A ação faz parte do trabalho que a empresa realiza junto às comunidades onde atua, levando desenvolvimento econômico e social. A expectativa é de arrecadar, até o final da campanha, mais de uma tonelada de doações.

Ana Hickmann vira espaço de coleção fashion
A Fotoptica abriu em suas lojas, nos shoppings Iguatemi e Morumbi, em São Paulo, o Espaço Ana Hickmann, que serve de vitrine para a coleção eyewear que leva a assinatura da ex-modelo. A idéia é diferenciar mais a grife, lançada em 2004, com armações para receituário e óculos de sol, propondo um espaço mais fashion. Detalhes foram trabalhados para chamar a atenção pela suavidade das linhas, cores e texturas, que, aliados a utilização de materiais transparentes, resultam em um cenário sensual, romântico e contemporâneo.

A gaúcha Cigam adere ao Lively do Google
A ferramenta Lively recém lançada pelo Google para competir como o novo Second Life da Microsoft, já tem adeptos do mercado de Tecnologia da Informação: a Cigam Software Corporativo sai na frente de seus concorrentes marcando presença no universo virtual, em caráter permanente. O Lively permite criar avatares para interagir nesse espaço, onde o usuário pode incrementar seu perfil, além disso, é possível adicionar vídeos hospedados no YouTube e fotos, possibilitando também a construção de ambientes, como a sede da Cigam. Essa ação tem o objetivo infiltrar no programa para participar de todas inovações tecnológicas, para conhecer melhor os usuários e prospectar clientes em um ambiente diferenciado: "Queremos desenvolver todas as potencialidades que o Lively proporciona, como o relacionamento entre empresas através da interação virtual", completa Ouriques. Uma das vantagens do programa do Google é a facilidade de rodar o Lively dentro do navegador (Internet Explorer ou Mozilla Firefox), podendo ser acessado diretamente pelo site: http://www.lively.com. A criação de universos virtuais, segundo pesquisa da Garner Group, ditará o futuro de empresas para atividades de marketing e colaboração remota nos próximos cinco anos. O Lively já funciona em redes sociais como o Facebook, e o Google está trabalhando na adaptação para o MySpace. O novo sistema funciona com Windows Vista e XP, e é preciso ter ao menos 13 anos para participar.

A indústria Lipon faz ação de marketing de guerrilha em Porto Alegre
A nova linha Lipon Sec foi desenvolvida para absorver a umidade do ambiente, eliminando, dessa forma, a principal origem do mofo - causador de manchas e odores desagradáveis -, que provocam reações alérgicas e problemas respiratórios. Com cinco diferentes fragrâncias, os produtos Lipon Sec destacam-se por serem os únicos no mercado a possuir refil, tornando a escolha mais econômica. Sábado, dia 12/7, a partir das 12h30min, será iniciado um roteiro de ‘protestos contra a umidade e o mofo’, passando em frente aos supermercados Bourbon Ipiranga, Bourbon Country, Zaffari Higienópolis e Bourbon Assis Brasil, com um grupo de donas-de-casa que dará início a essa guerra contra o mofo. Além da ação de ‘protesto’, completam a Campanha de Lançamento dos antimofos Lipon Sec, criada pela agência Adequá Comunicação, busdoors, materiais de PDV e promoters nas gôndolas, distribuindo gratuitamente o refil aqueles clientes que comprarem os potes. A marca Lipon, atua no mercado nacional há mais de 10 anos, pertence à empresa Causticlor e conta ainda com as linhas de água sanitária, alvejante, desentupidores e soda cáustica. A indústria fará o lançamento de outros produtos ainda esse ano.

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AO PONTO...

- A rede de lojas de departamentos Marisa abre hoje sua nova loja em Chapecó/SC. Com 1.245 metros quadrados de área de vendas e 2.242 metros quadrados de área construída, a unidade está localizada na rua Getúlio Dorneles Vargas, no centro da cidade catarinense.


- Macau é uma peça fundamental para concretizar os objetivos do Brasil de aumentar as exportações para a China, disse segunda-feira em Macau o secretário do Comércio Exterior do Brasil, Welber Barral.

- O Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados e a Rússia), "reconhece" a necessidade de reduzir em 50% as emissões de CO2 na atmosfera até o ano 2050, uma medida para combater a mudança climática, anunciou o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda.

- Após três décadas de abandono, os primeiros 106 quilômetros da Rodovia SP-332, conhecida como Estrada Velha de Campinas, serão reformados nos próximos seis meses, em um investimento inicial de R$ 113,6 milhões do governo paulista.

- O conflito societário da VarigLog prejudicou um dos maiores ativos da companhia aérea especializada no transporte de carga: a sua rede de franquias. Algumas lojas registraram queda superior a 30% nas vendas e a empresa, que contava com cerca de 300 franqueados, perdeu pelo menos 50 deles nos últimos seis meses.


- Os zoneamentos de risco climático da safra 2008/2009 das culturas de milho, mamona e arroz de sequeiro para Rondônia, e milho para São Paulo, aprovados pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento -, foram publicados ontem no Diário Oficial da União. Notas técnicas, indicando tipos de solos, períodos de semeadura e relação dos municípios aptos ao cultivo acompanham as quatro portarias.

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CURIOSIDADE

Que tal escrever em grande estilo?
Para aqueles que gostam de escrever, mas em grande estilo, temos uma dica perfeita. Uma caneta produzida em madeira, com pena em ouro e tampa banhada em platina. Esta peça faz parte da série limitada anual, já tradicional da Faber-Castell, que este ano foi inspirada no salão do castelo de Faber, da Condessa Otillie Von Faber. No topo da tampa do modelo há uma pedra de quartzo citrino lapidada. O preço: R$ 12,5 mil. Interessados em comprar a sua podem encomendar pelo telefone +55 11 3552.3232. Como avisar nunca é demais, sejam rápidos. Vocês já sabem que as nossas dicas de produtos exclusivos sempre são por pouco tempo.

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OBSERVATÓRIO


O E-Press.biz Economia & Mercado, tem este espaço – Observatório - para a livre exposição de seus leitores e das assessorias de imprensa.

RS faz parceria com MDA para iniciativas à agricultura familiar
“Valorizamos muito a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, e buscamos sempre aprimorá-la cada vez mais para o progresso da agricultura familiar.” A frase foi proferida pelo presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento, na abertura do Seminário do Plano Safra, para a Agricultura Familiar 2008/2009 e Programa Mais Alimento, feita no auditório da Emater/RS-Ascar, nesta quarta-feira (9), em Porto Alegre. No encontro, que contou com a presença do delegado regional do MDA no Estado, Nilton Pinho de Bem, Nascimento enalteceu conquistas como a ampliação de recursos do MDA para iniciativas conjuntas com a Instituição.
Na abertura, o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Rural da SAF/MDA, João Luiz Guadagnin, explicou para técnicos e representantes de entidades vinculadas à agricultura familiar a importância do segmento. Em relação aos programas lançados na semana passada pelo governo federal, frisou o grande número de ações que contemplam a agricultura familiar. “Se há avanços na agricultura nacional, eles ocorrem na relação direta com organismos que se dedicam à agricultura familiar, uma estrutura que mexe com o governo, que está preocupado em ampliar as políticas públicas para o desenvolvimento da atividade”, afirmou Guadagnin.
O Seminário permitiu que o deputado estadual Elvino Bohn Gass, repudiasse as opiniões de economistas, segundo os quais, a solução para estancar a taxa inflacionária, é promover a diminuição da expectativa de consumo de produtos alimentícios. “É preciso fazer o contrário”, disse o deputado, para quem as entidades e representantes da atividade primária rio-grandense precisam “turbinar” medidas que beneficiem o agronegócio estadual.
Com uma linha de crédito de até R$ 100 mil, pagamento até 10 anos e juros de 2% ao ano, o Mais Alimentos engloba R$ 6 bilhões neste ano-safra 2008/2009. Este recurso está incluído nos R$ 13 bilhões anunciados na semana passada, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para o Plano Safra da Agricultura Familiar.


(FONTE: Assessoria de imprensa da Emater/RS)

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AGENDA BRASIL
Julho


Hoje - Dia 11/7 – Porto Alegre/RS
O Diretor de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios do Grupo Gerdau, Breno Lucki, é o convidado do Comitê de Finanças da Amcham-Porto Alegre (Câmara Americana de Comércio), sexta-feira, dia 11/7, às 8h30min, na rua Mostardeiro, 322, 11º andar. O executivo apresentará as estratégias e conquistas da companhia através das fusões e aquisições.

Dia 13/7 – Porto Alegre/RS
A Confraria União pela Dança do Grêmio Náutico União e a Equipe Fernando Campani, realizam no domingo, dia 13/7, a Festa-Show Cinema. Durante o evento, que inicia às 18h, os convidados poderão assistir ao espetáculo “Uma Noite no Cinema” enquanto degustam uma deliciosa Paella do União Cooks. Os vinhos e espumantes da noite ficarão a cargo da Vinícola Don Giovanni, de Pinto Bandeira. “Será uma noite de muita dança e diversão”, explica o professor Fernando Campani, um dos idealizadores do projeto. Convite: R$ 35 não-sócios e R$ 25 para sócios do GNU (podem ser adquiridos na secretaria do clube ou com a Equipe Fernando Campani). Jantar (opcional): Paella Valenciana e Campeira (R$ 25,00 - com sobremesa). Informações: +55 51 3025.3808 / +55 51 3334.2202 / +55 51 9909.8899.

Dia 14 – São Paulo/SP
No dia 14/7, acontecerá o lançamento oficial das feiras - BioFach América Latina e ExpoSustentat, Feira de Bens e Serviços Sustentáveis, em um seminário que reunirá renomados especialistas da entidade, do agronegócio e da indústria. Eles discutirão a importância do setor para o desenvolvimento econômico, a realização dos eventos como plataforma internacional de atração de investimentos para os orgânicos e a importância da sustentabilidade para o setor empresarial no Brasil. O evento acontece na sede da Fiesp, das 9h às 12h30min e o convite é do diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP (DEREX), Roberto Giannetti da Fonseca, em parceria com o Planeta Orgânico e Nuremberg Global Fairs, os organizadores das feiras. A abertura do evento conta com a participação de Roberto Giannetti da Fonseca, diretor titular de relações internacionais e comércio exterior e de Ricardo Martins, diretor do mesmo departamento que falarão sobre “O compromisso da Fiesp com a sustentabilidade”. Na seqüência, Maria Beatriz Martins Costa, responsável pela organização dos eventos, falará sobre a importância das feiras BioFach América Latina e ExpoSustentat que pode ser medida pelos resultados dos eventos: um público diário de mais de três mil pessoas de 15 países diferentes e a geração de negócios em torno de R$ 40 milhões, números relevantes para o mercado interno, afora inúmeros negócios plantados pelas rodadas de negócios realizadas com compradores internacionais. Informações no site www.biofach-americalatina.com.br.

Dia 14 e 15 – Rio de Janeiro/RJ
O setor de Operadores Logísticos tem apresentado notável crescimento, não só em receitas como também na oferta de serviços, que tem colocado a disposição das empresas interessadas em terceirizar certas atividades. O curso que acontecerá nos dias 14/7 e 15/7 procurará mostrar em que consiste uma terceirização estratégica (não aquela em que uma empresa procura livrar-se de um problema), e como os operadores logísticos têm se preparado para atuar em parceria com seus clientes, oferecendo soluções customizadas. O curso enfatiza, ainda, as etapas de um processo estruturado de seleção de operador logístico, mostrando porque a falta de cuidado na escolha do operador é a principal causa de fracasso no relacionamento entre embarcadores e prestadores de serviços. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dias 22 e 23 – Rio de Janeiro/RJ
Com o crescimento da complexidade nas empresas e no ambiente competitivo, visão holística e capacidade de analisar de forma integrada as dimensões de custo e nível de serviço, passaram a ser habilidades fundamentais para os profissionais da área de logística. O Centro de Estudos em Logística do Coppead/Ufrj, com mais de 10 anos de experiência na execução de projetos de consultoria, ensino e pesquisa na área, está lançando o curso de Planejamento Logístico Integrado, no qual serão analisados os principais trade-offs da área. Este curso, que é focado na execução de exercícios práticos, aulas dinâmicas, análise de casos reais de grandes empresas e no jogo interativo Inter Planning, ainda apresentará a metodologia para a execução de um Plano Diretor de Logística para empresas. Informações sobre o programa podem ser obtidas através do site www.centrodelogistica.com.br.

Dia 22 – São Paulo/SP
O ciclo de Cursos em Logística 2008, em São Paulo, terá início no próximo dia 22 de julho. Serão 12 cursos concebidos com o objetivo de abranger todas as atividades e funções da Logística e Supply Chain. A abertura do Ciclo será pelo curso Planejamento Logístico Integrado, cujo propósito é auxiliar as empresas na estruturação de suas operações logísticas e na identificação de oportunidades de redução de custos e melhoria do nível de serviço. Colocam-se a disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais no telefone (21) 2598-9812. Informações e inscrições: www.centrodelogistica.org.

Dia 29 – São Paulo/SP
A Conferência e-Commerce realizada pela IQPC - International Quality & Productivity Center - trará para São Paulo, Capital, sua 3ª edição, que será realizada no dia 29/7, na Vila Olímpia. O evento contará com a participação do diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, que ministrará uma palestra sobre o ‘Comportamento de consumo e tendências no comércio eletrônico brasileiro’, abordando assuntos como a mudança no perfil do e-consumidor e perspectivas para esse mercado.

Agosto
São Paulo/SP
Fruto de acordo de cooperação entre a Aslog - Associação Brasileira de Logística - e a Fipe/USP - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo, foi lançado, durante a XII Conferência Nacional de Logística, o curso MBA Logística Empresarial e Supply Chain, com carga horária de 400 horas dividida em quatro módulos: I – Gestão Contemporânea, Estratégia Empresarial, Processos Gerenciais e Métodos Instrumentais, II – Gestão de Logística Empresarial Integrada, III – Gestão de Processos em Logística Aplicada à Supply Chain e IV – Trabalho de Conclusão de Curso. O curso será coordenado pelos professores doutores Adolpho Walter Pimazoni Canton e Célio Mauro Placer Almeida, e será ministrado na sede da FIPE, à Avenida Paulista 1499, 4º Andar, em São Paulo, as terças e quintas-feiras, com início em agosto próximo. Informações podem ser obtidas pelos emails mba@aslog.org.br e cursospaulista@fipe.org.br. A oferta inicial será de 30 vagas.


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